Os bastidores de uma biografia: A mulher calada, Janet Malcolm | Paloma Lima

  Рет қаралды 3,058

Paloma Lima

Paloma Lima

Күн бұрын

Пікірлер: 45
@professorperdigao3592
@professorperdigao3592 Жыл бұрын
Descobri seu canal hoje! Adorei! Que moça inteligente, bem articulada! Amei sua resenha! ❤
@vivalendo1664
@vivalendo1664 3 жыл бұрын
Uau! Não li nada da Sílvia Plath, não por flata de vontade, mas agora depois da sua explanação tão detalhada sobre esse livro, terei que percorrer a obra da autora para enfim poder ler esse ! Olha o trabalho que você dá, mulher !! Ninguém resiste a suas indicações 🤗
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
🙈 apesar de ser difícil de ler (não por conta da dificuldade da linguagem, mas sim do que é narrado), gosto muito de "A redoma de vidro"
@lazarocamposjunior8543
@lazarocamposjunior8543 3 жыл бұрын
A Janet Malcolm é genial! Até agora, li apenas "O Jornalista e o Assassino". E pelo seu vídeo e aquele que eu li, dá para perceber que a Malcolm se especializou mesmo em levantar pontos que passam despercebidos. Esse é o primeiro parágrafo do "O Jornalista e o Assassino": "Qualquer jornalista que não seja demasiado obtuso ou cheio de si para perceber o que está acontecendo sabe que o que ele faz é moralmente indefensável. Ele é uma espécie de confidente, que se nutre da vaidade, da ignorância ou da solidão das pessoas. Tal como a viúva confiante, que acorda um belo dia e descobre que aquele rapaz encantador e todas as suas economias sumiram, o indivíduo que consente em ser tema de um escrito não ficcional aprende - quando o artigo ou livro aparece - a sua própria dura lição. Os jornalistas justificam a própria traição de várias maneiras, de acordo com o temperamento de cada um. Os mais pomposos falam de liberdade de expressão e do “direito do público a saber”; os menos talentosos falam sobre a Arte; os mais decentes murmuram algo sobre ganhar a vida."
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Adorei!
3 жыл бұрын
Ótima sua observação sobre não ser uma biografia da Plath. Muita gente, por preguiça ou outra coisa, não se interessam mesmo pela premissa, rs. Adoro essa escritora e esse livro. Parabéns e obrigado pela dedicação no conteúdo :)
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Muito obrigada pela generosidade, Darwin! Aliás, me recomendaram seu canal recentemente e descobri que somos conterrâneos! Agora sei porque você é tão gente boa, rs. Que me perdoem as pessoas de outras cidades, mas a galera de Fortaleza é imbatível =)
@fatimaaparecidaschramm6309
@fatimaaparecidaschramm6309 3 жыл бұрын
A blusinha combinando com as cores da capa do livro.😍💖📚
@NasaSantos1724
@NasaSantos1724 3 жыл бұрын
Aqui onde eu moro, meus vizinhos fazem calhamaços de biografia de qualquer pessoa, é só perguntar. Dependendo de quem se trata, até uma fantasia saí pq é cada coisa que inventam também KAKAKAKAKAK Excelente vídeol❤
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
AHAHAHAHAHHA você é de cidade pequena? Se for, um clássico! 😂
@AlineAimee
@AlineAimee 3 жыл бұрын
Está na minha fila há tempos. E ainda assim eu achava que era uma biografia. 😆 Ótimo vídeo!
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
A foto dela na capa não ajuda, né? E muito obrigada, Aline!
@darwinosalsichaleitor1247
@darwinosalsichaleitor1247 3 жыл бұрын
Obrigada por mais um vídeo e livro excelentes.
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Eu que agradeço o elogio, Dani!
@tati_fases_demim
@tati_fases_demim 3 жыл бұрын
Sensacional o vídeo. Sempre quis conhecer a obra da Sylvia, mas até hoje não consegui. Sou poetisa e apaixonada pelo gênero, mas sempre dei preferência aos escritos em língua portuguesa. Por ser jornalista também, fiquei muito impactada com essa obra. Seu vídeo e sua forma de analisar estão de parabéns. Gratidão por seu trabalho, Paloma!🥰 Serei expectadora assídua a partir de hoje.👏👏👏
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Tati, muitíssimo obrigada pelo comentário tão generoso! Feliz demais em saber que gostou do vídeo 💜
@NasaSantos1724
@NasaSantos1724 3 жыл бұрын
Pronto! Meu domingo pode começar! ❤❤❤
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
💜💜💜
@rosemartos2010
@rosemartos2010 3 жыл бұрын
Aula de como fazer uma boa biografia, muito esclarecedor, adorei Paloma! bj🦄🦄
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Feliz que tenha gostado, Meire! 💜
@luciamontrod1175
@luciamontrod1175 3 жыл бұрын
Li poucas biografias, não por não gostar, mas justamente por achar que eu estaria me "informando" mal sobre a vida de uma pessoa. Afinal, um terceiro, por mais minucioso, criterioso e cuidadoso que seja na pesquisa de uma vida, sempre vai se deparar com obstáculos como parentes superprotetores e/ou intencionalmente omissos, diários/documentos desaparecidos ou adulterados, conhecidos rancorosos ou excessivamente amorosos e, por isso mesmo, incapazes de relatarem acontecimentos de forma isenta, como a própria Janet aponta nesse livro. Acho, pelo que você mostrou no vídeo, que a Janet foi muito corajosa ao querer contar um pouco do que ela passou/sentiu ao pesquisar a vida "espinhosa" da Sylvia, tendo ela descoberto pelo que passaram outras pessoas que fizeram o mesmo anteriormente. Mas é claro que depois de assistir seu vídeo tão claro sobre esse livro, fiquei querendo muito lê-lo. 👏🏻💜
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Sim! Achei a Janet muitíssimo corajosa não só por mexer no "vespeiro" das biografias, mas também por deixar seu posicionamento claro em um "debate" tão sensível.
@diegorocha3150
@diegorocha3150 3 жыл бұрын
Paloma, você já leu algo da Sylvia? Sei que você não curte tanto poesia, mas "Ariel" é fenomenal! Traçou um novo panorama para a poesia contemporânea em língua inglesa. A prosa era algo em que Sylvia trabalhava para melhorar, mas as primeiras publicações foram bem medianas. Apesar de "A Redoma de Vidro" ser promissora, acho que você não ia gostar. rsrs Sou estudante de Letras e me debrucei sobre a obra de Plath. Esse livro da Malcom é sensacional para elucidar alguns aspectos do gênero biográfico. Parabéns pelo vídeo! 😍
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Só li "A redoma de vidro" e um pouquinho dos diários! E eu gosto de "A redoma de vidro"! Não é dos meus livros favoritos, mas gostei. Já da poesia, só li alguns trechos, mas nunca cheguei a me debruçar, mesmo. Pretendo fazer isso um dia. Achei tão legal que você estudou a obra dela! Você recomenda alguma biografia sobre ela, aliás? E muito obrigada! 💜
@diegorocha3150
@diegorocha3150 3 жыл бұрын
@@PalomaLima Eu gosto muito de "Red Comet", uma ótima biografia! Mas nada melhor para compreender a relação vida/obra, no caso de Sylvia Plath, que ler os Diários e as cartas! Dá para traçar vários paralelos entre real e ficcional. ♥️
@gracabatista1112
@gracabatista1112 3 жыл бұрын
Maravilhosa!
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Graça, querida, muito obrigada!
@julianabenevides8214
@julianabenevides8214 3 жыл бұрын
Bom dia! Amei o vídeo e já com vontade de ler esse livro no mínimo corajoso! Minha dificuldade com biografias é exatamente a credibilidade das mesmas. Parabéns Paloma por mais uma resenha maravilhosa!!
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Também achei o livro bastante corajoso da parte da autora! E muito obrigada, Ju!
@marianadatrino958
@marianadatrino958 3 жыл бұрын
Amo biografia e fiquei super curiosa para ler este livro! E a capa? Achei lindíssima!
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Também acho a capa maravilhosa!
@denisefreitas6727
@denisefreitas6727 3 жыл бұрын
Vou ler com certeza, não só porque admiro muito a Sylvia, mas também por não ser uma biografia. Biografias, eu só gosto das do Zweig!
@LilyMaiko
@LilyMaiko 3 жыл бұрын
Resenha sensacional 💙, gostei muito das discussões levantadas por esse livro sobre biografias.
@hellenao
@hellenao 3 жыл бұрын
Eu odiei o livro. Li pq tinha algumas informações interessantes sobre a Sylvia, mas a passionalidade dela não só afetou o livro, como acontece geralmente na literatura, mas, na minha opinião, envenenou tudo. Ela não estava só do lado dos Hughes, mas também da escritora que não lembro o nome e que fez a biografia com a autorização dos irmãos Hughes. Tanto é que ela era fã dessa moça desde a faculdade, a admirava praticamente com tiete mesmo. Uó.
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Não achei que “envenenou” tudo, não! Fiquei bem “ok” com o viés dela, aliás, ainda mais depois que ela tornou isso claro aos olhos do leitor. E, tirando isso, achei que ela levanta questionamentos super relevantes. Mas super entendo o seu sentimento =)
@gabrieldas.costanetobilinh6117
@gabrieldas.costanetobilinh6117 3 жыл бұрын
*OI PALOMA... TEM COMO FALAR DO LIVRO A MULHER DO PRÓXIMO DO GAY TALESSE? É POLÊMICO DEMAIS !!!*
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Oi, Gabriel! No ano que vem, pretendo ler "Fama e anonimato", do Gay Talese. Caso goste - e acho que irei -, lerei mais coisas dele e aí eventualmente "A mulher do próximo" aparece por aqui!
@UniversoParticular
@UniversoParticular 3 жыл бұрын
Ótima resenha. Há muito tempo queria ler esse livro, por algum motivo acabei nunca comprando, vai voltar p wishlist.
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Muito obrigada!
@giulianavieiragoncalves1999
@giulianavieiragoncalves1999 3 жыл бұрын
Parece um livro muito interessante
@JuracyRibeiro
@JuracyRibeiro 2 жыл бұрын
Janet Malcolm morreu esse ano de 2022, no dia 16 de junho. Acabei de ver na wikipedia.
@luisecastro6915
@luisecastro6915 3 жыл бұрын
Ótima resenha, Paloma! Eu estava ansiosa pra ver seus comentários sobre esse livro desde que você comentou que tinha lido. Achei que o fato da autora se posicionar claramente a favor dos Hughes só explicita os limites que ela tão bem explicou que fazem parte da construção das biografias, pra mim seria mais estranho se ela tivesse tentado se manter imparcial depois de deixar bem claro que isso não é possível rs Assumo que sou muito cadelinha da Plath e em alguns momentos me deu uma antipatia pela autora por causa desses posicionamentos, mas isso não me impediu de ter gostado muito dessa leitura. Livros como esse com certeza nos tornam leitoras mais críticas.
@PalomaLima
@PalomaLima 3 жыл бұрын
Concordo muito com o que você disse sobre o posicionamento dela. Vi uma galera reclamando porque ela deixou claro o posicionamento a favor dos irmãos Hughes e fiquei tipo "oxi, mas cêis leram o livro?" ahahaha não faria o menor sentido ela falar das inúmeras problemáticas das biografias e não explicitar o seu próprio viés. Achei muito honesto - e corajoso - da parte dela.
@raianecristina4015
@raianecristina4015 3 жыл бұрын
Não conheço esse livro, a autora morta nem seu marido, mas ao meu ver, não dá pra confiar em nada em relação ao que é dito sobre a poeta morta, seus diários foram adulterados, se escolhendo o que poderia ser lido ou não. Colocar a irmã do marido como responsável pelo espólio me parece uma tentativa de ir se limpando a imagem do cara com o pasaar do tempo, afinal é a irmã delE que decide o que será escrito ou não.
@suanispecht
@suanispecht 3 жыл бұрын
💟
Os meus livros favoritos: não-ficção | Paloma Lima
32:15
Paloma Lima
Рет қаралды 12 М.
Муж внезапно вернулся домой @Oscar_elteacher
00:43
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН
Одну кружечку 😂❤️
00:12
Денис Кукояка
Рет қаралды 1,2 МЛН
FOREVER BUNNY
00:14
Natan por Aí
Рет қаралды 36 МЛН
What type of pedestrian are you?😄 #tiktok #elsarca
00:28
Elsa Arca
Рет қаралды 40 МЛН
Moby Dick - Herman Melville #mobydick #hermanmelville
55:03
beekause_i_read
Рет қаралды 114
Os meus melhores livros do século XXI
51:31
Paloma Lima
Рет қаралды 20 М.
Os diários de Sylvia Plath | Sabrinna Talks
18:08
Sabrinna Talks
Рет қаралды 3,2 М.
Eu li o melhor livro do mundo 🥲🩶 // Lidos em agosto! (2024)
30:50
A redoma de vidro: o grito de socorro de Sylvia Plath
8:00
Livro&Café | Francine Ramos
Рет қаралды 3 М.
Aí eu li "Pessoas normais", da Sally Rooney | Vale o hype?
33:09
ROMPENDO MALDIÇÕES - Maldição hereditária - Parte 3 - Pastora Tânia Tereza
34:49
Pastora Tânia Tereza Oficial
Рет қаралды 842
I'm glad I made it in time 🫶 #shorts
0:15
LOVEMATSU STUDIOS / ラブマツ
Рет қаралды 12 МЛН
НУ ОНА КАК НОВАЯ
0:15
ptenec_show
Рет қаралды 2,9 МЛН
I really didn't do it 😭
0:15
Little Hero Super Z - Official Channel
Рет қаралды 28 МЛН