Para além do trator que tá passando nesses liberais que aprenderam a ser o que são por assimilação de comportamento olavista, é gigante a importância do trabalho de divulgação feito aqui sobre o conteúdo das obras (mesmo que possam surgir mil e uma divergências entre as pessoas). E é incalculável a importância da divulgação sobre esse mínimo necessário para fazer um trabalho de pesquisa acadêmica, seja no campo da história, seja em qualquer campo relacionado a leitura e compreensão de textos . Esse foi mais um vídeo muito bom. Tem que aparecer mais gente no KZbin com esse tipo de inclinação.
@felipeberlinck85414 жыл бұрын
Sua Live aquele dia sobre a "treta" dos dois falou exatamente sobre esses aspectos deste vídeo né Pedrinho? O cuidado que devemos ter na hora de analisar uma informação de qualidade e saber diferir ceticismo e questionamentos válidos de achismos e baboseiras. O que me chama a atenção é o seu esforço e o do Gustavo de ter que explicar o óbvio ululante, mas acredito que elucida aqueles que estão querendo aprender a ter uma base para a busca do conhecimento.
@blackdog35684 жыл бұрын
Faz um crossover com o Clarion... kk
@mts24 жыл бұрын
Eu gostei também, deu noção dessa dimensão que deve ter um trabalho sério...
@arminioquerusio7974 жыл бұрын
Se nao é o camaradinha que diz que o jovem "é uma bosta" por falar bobagem na internet, mas fica mais de uma hora numa live tratando como sinônimos método científico e metodologia de pesquisa...
@JoaoVictor-dw7pw4 жыл бұрын
Cabuloso o rigor técnico do Gustavo. Eu gostaria de ter esse fôlego todo para estudar. O bom desses vídeos é que eles servem para estimular isso.
@matheuscarvalho8834 жыл бұрын
Não existe conhecimento sem esforço, é isso que esses caras não entendem! Há 2 semanas não sabia nada de Marx, 1 semana depois já quer refutar completamente KKKKKKK
@Tefery-nd5of4 жыл бұрын
Os caras são desonestos mesmo, sabem que tão falando merda mas domam o gado na emoção
@jesermarquesdelemos48644 жыл бұрын
Estão falando dos socialistas?
@Tefery-nd5of4 жыл бұрын
@@jesermarquesdelemos4864 não, dos ancaps
@nickstones4 жыл бұрын
Eles sabem de uma coisa: há gente tão ou mais desinformada do que eles que, facilmente, aceitarão e irão divulgar as ideias ou os canais deles.
@rodrigopantoja14954 жыл бұрын
Tirando os diversos prefácios, introduções e apêndices, só os capítulos puros do Capital são quase 3.000 páginas a depender da edição, e o cara "leu" em uma semana??!!!!
@vVanderlej4 жыл бұрын
Aqui no KZbin você consegue horas e horas de aulas da USP, Unicamp, Yale, Stanford e até Harvard. Galera prefere ideias radicais.
@zamyrtonjunior49634 жыл бұрын
Quem tem preguiça de ler corre para esses canais.
@Ricardo-dn6gy4 жыл бұрын
Exatamente. Muito melhor do que tudo isso são as universidades de Havana, Caracas e Pyongyang! Vale a pena conhecer essas aulas. São de excelência e nos ajudam a ter mais orgulho ainda de pensar como pensamos :)
@Ricardo-dn6gy4 жыл бұрын
Satan Follower Cara, então: vamos lá. Não existe só a área das humanas. E eu não sei se vc ja ouviu falar, mas existe um tipo de sala chamada de laboratório, que é bastante útil para se realizar os diversos tipos de estudos, especialmente nas ciências da natureza. Tal estrutura precisa comportar um rol de equipamentos e recursos muito tecnológico e especializado. Ela, sim, varia bastante de universidade pra universidade. Tenho certeza que as instituições que eu citei possuem uma grande infra-estrutura científica. Mas, infelizmente essa mídia burguesa e capitalista não divulga essa informação justamente pra gente pensar que o nosso sistema jamais funcionará. Estamos no mesmo time. Espero ter te ajudado :)
@Ricardo-dn6gy4 жыл бұрын
Satan Follower Satan Follower Cara, em primeiro lugar, eu empreguei o tema da tecnologia de forma mais ampla para facilitar o seu entendimento. Mas, de qualquer forma, vamos lá: existem instalações projetadas para fins de produção de conhecimento científico que estão claramente voltadas para as ciências exatas. Um famoso exemplo disso é o Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas da atualidade, situado na fronteira entre a França e a Suiça. Depois dê uma pesquisada. É bem interessante. Já sobre a questão das universidades, é de conhecimento de todos que a Universidade de Havana é uma referência mundial no que diz respeito à medicina, por exemplo. Você sabe disso. É algo que nós temos que nos orgulhar, assim como o notório poderio tecnocientífico das outras 2 universidades que citei. É isso aí. Não precisa se exaltar. Nos tempos de hoje, muita gente anda bem estressada e ansiosa. Vou te indicar um site bem legal para você relaxar. Praticar yoga é importante para você prezar pela sua saúde mental. Não podemos baixar a guarda para essa burguesia opressora. www.artofliving.org/br-pt/yoga/bem-estar/9-dicas-de-yoga-para-superar-o-transtorno-de-ansiedade Ah, e “tecnológico” é com um acento só, tudo bem? Espero ter ajudado :)
@rickdozap2993 Жыл бұрын
@@Ricardo-dn6gycaracas?
@wellingtonmiranda_oficial4 жыл бұрын
Cara, eu não sou um marxista, na verdade eu estou longe da ideologia, sou um estudante de economia e me considero um liberal. Porém, eu admiro muito seu trabalho, conheci esse canal a pouco tempo já me inscrevi e ativei notificação, a sua forma de explicar o marxismo é admirável, muito bom ver que tem gente que entende do que fala para desmontar as falácias dos que não conhecem e nunca leram a obra de Karl Marx e dão opiniões baseadas do que ouviram falar. Eu já fui dessas pessoas, mas a cada dia tento me controlar ao querer opinar algo que não conheço. Parabéns!
@forazzora47514 жыл бұрын
Eu tbm, fiquei chocado
@jorgearthur41784 жыл бұрын
Se Deus quiser, em pouco tempo você já se torna um marxista, amigo
@mauriciopiresnatorp94194 жыл бұрын
@Welligton Miranda E eu que sou positivista comteano, de Auguste Comte?
@jzargowinterhold19423 жыл бұрын
Também não sou marxista, nem de esquerda. Mas o canal dele é absolutamente sensacional.
@Prof.Mujica2 жыл бұрын
Ainda é liberal?
@pierrepruh4 жыл бұрын
Sua fala final é excelente. Quando comecei me interessar profundamente por vários temas (e aqui nem falo propriamente de Marx ou da tradição marxistas, ou de algum tema no que se refere a correntes historiográficas) percebi que eu não sabia de nada, e para questão que eu descobria ou tinha meras impressões iniciais, saia com uma dezena de questões inconclusivas (nesses momentos a síndrome do Impostor bate forte). Hoje eu lido bem melhor com isso e simplesmente assumo minha ignorância em muitos momentos, e isso acaba sendo engraçado, já que a maioria das pessoas ao me redor afirmam com toda convicção de coisas que elas simplesmente não fazem uma puta ideia do que seja - se trata do puro achismo de alguém que se acha especialista em algo.
@aquilacavalcantecabral55164 жыл бұрын
Faço das suas palavras as minhas, depois que entrei na universidade e comecei a estudar seriamente e especificamente alguns assuntos, percebi que, mesmo nos temas a que me dedico, eu sei pouquíssima coisa, é esse pouco que sei é um conhecimento bem laminar, e a tarefa de transpor, mesmo que minimamente, essa superficialidade é uma tarefa hercúlea, que requer muita concentração, paciência e café. Enfim, com a atividade acadêmica, você percebe que é um ignorante generalizado, e, mesmo que você estude bastante, o máximo que você vai conseguiu é se tornar um ignorante especializado. Isso é muito deprimente, mas com o tempo a gente se acostuma.
@zamyrtonjunior49634 жыл бұрын
A impressão é essa mesma: quanto mais se estuda, mais nos deparamos com nossas próprias contradições e as do mundo e que são inúmeras. E descobrimos o quão somos limitados e o quão é difícil lidar com tantas informações.
@coronatempo7214 жыл бұрын
@@zamyrtonjunior4963 É preciso ter foco, estar aberto para assimilar novas idéias e ter paixão/tesão pela pesquisa e o estudo que se faz. Ninguém jamais poderá aprender sobre tudo o tempo todo, pois como vocês bem dizem, qto mais aprendemos mais percebemos o qto nada sabemos, e isso é condição sine qua non para uma reflexão fecunda e original. Enfim, ame a vida que ela te fará expandir na medida de seus desejos e vontades. Bom, isso até certo ponto para que a corda bamba guarde o frescor do novo, da criação.
@andersonmedina76814 жыл бұрын
@@aquilacavalcantecabral5516 esse sentimento é maravilhoso porque é o grande motor do aprendizado. Desde que senti isso aprendi mais
@mts24 жыл бұрын
Mas isso pode ser meio problemático também, no sentido de implicar acovardamento, especialmente em relação à ideologia capitalista parece ser útil a coragem da negação. Às vezes é bom deixar o receio de lado e se colocar afirmando algo. Afinal, não há um pouquinho de "verdade" em toda expressão? Pode acontecer de se perceber depois que se tratava de algo diferente do que intentava inicialmente e daí seguir à outra seara.
@coronatempo7214 жыл бұрын
Gustavo, você é uma inspiração saudável e fértil. Muito bom ver tua generosidade em ensinar métodos de trabalho e rigor teórico prático. Parabéns.
@DucaLuz4 жыл бұрын
Muito bom Gustavo, mesmo eu sendo da área de informática, e sem formação qualquer em filosofia, gosto de assistir teus vídeos, exatamente, porque você provoca o pensamento, e não pura e simplesmente sua opinião. Esse pessoal, ao qual se refere nesse vídeo, comenta assuntos sérios, como se tivessem comentando um gol no maracanã. E as vezes, com uma interpretação tão ruim, que quando se pede uma explicação, o sujeito diz que viu o gol de longe, porque estava de costas, no bar buscando um chope. Imagino que tenhas um monte de atividades, e seu tempo deve ser curto. Mas que tal um vídeo, curto, semanal ou quinzenal, apenas mostrando as falhas lógicas, das principais polêmicas da semana. Ajudaria a popularizar o canal, e quem sabe arrebanhar mais gente, para o aprofundamento da argumentação. Parabéns pelo canal.
@canalinventalinguas79704 жыл бұрын
Porra, esse vídeo é o mais importante do KZbin nos últimos tempos.
@pedrobatistadebarros69014 жыл бұрын
Exposições assim são um grande incentivo ao estudos. Parabéns e Obrigado!
@brunorodrigues604 жыл бұрын
Você será o pioneiro de uma novidade no KZbin. Uma luta contra a pós verdade na Internet se faz tão necessária e mesmo doutores que já estão há tempos nas redes sociais não conseguem combater esse tipo de coisa com excelência como você. Parabéns pelo canal, que cresça ainda mais e puxe outros para fortalecer a rede com conteúdo de qualidade rigorosa como deve ser.
@gabrielm30064 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho! Bonito demais ver na prática a produção de conhecimento como profissão! Te digo que esse mester é um dos que menos é conhecido pela população em geral. Obrigado por compartilhar isso com o mundo.
@jotadale82053 жыл бұрын
13:50 - "Quem estuda uma coisa só num é capaz de falar nem sobre aquilo que ele estuda". Obrigado por essa!!
@MarcelodeItapecerica4 жыл бұрын
Parabéns Gustavo pelo seu rigor. Precisamos de mais pessoas como você dentro e fora da academia para elevar o nível do conhecimento no país.
@MatheusSk8allday4 жыл бұрын
Cara, incrível. Meu PIBIC pareceu uma brincadeira de criança agora kkk fiquei com medo da pós. Mas quero dizer que acho incrível mesmo você trazer essa realidade, da academia para o youtube. Parabéns Gustavo, muitos academicos conseguem simplesmente ignorar os charlatões e só. Queria dizer que gostaria muito de saber mais sobre como você estuda e como foi seu mestrado( não sei se foi para o doutorado direto). É isso, parabéns mesmo!!
@zarnowind4 жыл бұрын
Excelente vídeo, já tive um professor que fez algo parecido comigo, basicamente me mostrou que ele leu mais livros pra escrever um parágrafo de seus trabalhos do que eu já tinha lido na minha vida inteira. Sabichões são sempre fruto de ignorância.
@aquilacavalcantecabral55164 жыл бұрын
Excelente vídeo, mostrando como é estudar como gente grande.
@viniciusfrances4 жыл бұрын
Valeu pela exposição, Gustavo! Bom trabalho ai com seu doutorado!
@johnalencar24594 жыл бұрын
Olá, Gustavo. Eu tô no terceirão e comecei a estudar a teoria marxista faz um ano e meio, comecei com a edição condensada do Capital pelo Gabriel Deville, estou estudando agora o Capital livro 1(da boitempo), de lá pra cá eu já tenho lido Reforma ou Revolução, Estado e Revolução e agora eu também tô lendo junto o Capital a 'Origem da Família, da PP e do Estado'; fora os artigos que eu constantemente leio sobre a obra hegeliana, Lukács e outros autores (que eu adoraria, mas ainda não tive tempo de ler suas obras, principalmente por conta de que eu também tenho foco em minha formação profissional). Queria saber como foi sua trajetória intelectual, como tú conseguiu balancear seus estudos externos e seu processo de construção profissional. Esse foi um ótimo vídeo, desde já agradeço.
@klaus_lima4 жыл бұрын
up.
@GCFTuto4 жыл бұрын
Eu mesmo sou militante e não arranjo tempo pra ler... Eu sou da área de engenharia e ajudo meu pai às vezes em sua pequena empresa. Enfim não sobra tempo e me sinto cobrado pelos meus camaradas a ler coisas que eu sei que não vou encontrar tempo... Claro q eles compreendem, são geralmente de outras áreas ligadas às ciências humanas, mas o fato do grupo sobre a minha linha ser pequeno na minha cidade traz consigo grandes responsabilidades e eu sinceramente ja pensei diversas vezes em sair da militância por conta disso...
@gutocardoso19774 жыл бұрын
Também queria muito saber sobre essa trajetória do Gustavo Machado. Eu trabalho e cuido do meu filho de dois anos. Sinto também a frustração da falta de tempo para estudar, mas venho estudando o Capital desde novembro do ano passado e estou no capítulo 13. Tenho o livro e a versão digital. Aproveitando os pequenos intervalos do dia e os raros momentos de paz para ler o Capital além de estudar alemão, ler literatura e me manter informado. Li livro introdutório do Milcíades Peña indicado pelo Gustavo. Aos poucos a gente vai absorvendo o que pode. Foi preciso abrir mão de coisas que desperdiçam tempo como joguinhos. Se pego o celular hoje, quase sempre é para ler Marx ou estudar alemão.
@gutocardoso19774 жыл бұрын
Ao camarada militante aí, eu sugiro não desistir da militância. Vai aprendendo aos poucos e pensa a longo prazo. Uma hora o tempo aparece. Você parece ser jovem, muitas mudanças ainda vão ocorrer.
@YUR14024 жыл бұрын
Ótima pergunta
@rodrigoappendino4 жыл бұрын
Esse vídeo deveria ser uma corrente. Todo mundo da filosofia e das ciências humanas deveria fazer um vídeo para falar isso tudo.
@VALOZ_FELIPEVALOZJRVALOZ4 жыл бұрын
Muito bom! Didático e necessário! Espero que todos desfrutem com zelo e honestidade intelectual, como pretensamente o fiz...!😉‼️
@ademirrocha89383 ай бұрын
O Brasil precisa muiito de pessoas que levam conhecimento e informação à sério e que desmascarem essas infinidades de desinformação propagadas nas redes sociais.....muito obrigado pelo video....
@vladitav4 жыл бұрын
Excelente o seu vídeo! Passei pelo mestrado e doutorado e sei como é trabalhar criteriosamente. Agradeço pela paciência em compartilhar!
@albertoms75754 жыл бұрын
Bah, parabéns pelo vídeo!! Vc mostrou como deve ser um debate entre pessoas que realmente estudam sobre o assunto a ser debatido, e não o que é o padrão debate da CNN!! ABração!!
@balcambal97694 жыл бұрын
É muito bom ver teus vídeos Gustavo. Parabéns pelo trabalho honesto e sério. Abraço camarada
@guilhermebandeira38244 жыл бұрын
macho, eu acompanho seus vídeos, sou um cara com leituras de autores mais conservadores: burke, hume, kirk, scruton, por exemplo, mas é como você falou de sócrates, um dos aspectos mais importantes do saber é você assumir sua ignorância e tentar sempre evoluir, buscar em todos os cenários, independente de partido, ideologia, pensamento, religião, etc, extrair ao proveitoso. O que mais acho foda no seu canal, além de você demonstrar ser um cara que se esforça pra caramba para obter conhecimento, é que você influencia outras pessoas a estudarem mais e mais. Obrigado pelo trabalho e saudações cearenses para esse marxista desenrolado.
@felipeguimaraes75654 жыл бұрын
Apoio vídeos ensinando a estudar (mais ou menos como esse, mas particularmente focados nisso). Sinto que existe um certo silêncio em relação a seus métodos entre as pessoas que estudam mais seriamente, e isso acaba por contribuir para a visão de que os trabalhos são fruto puramente de um gênio especial e não do esforço.
@danielpaesdebarros30474 жыл бұрын
Teu entusiasmo é inspirador, cara. Não pela pesquisa, que de fato é uma delícia fazer, mas pelo vídeo. Obrigado
@dr.strangelove58354 жыл бұрын
Mais um episódio do meu anime favorito
@opedrohenrique124 жыл бұрын
Esperava mais desse novo arco do Porto, o vilão foi derrotado muito facilmente e não empolgou essa tentativa de ressurreição do mesmo no fim para tentar uma nova batalha. Filler, 5/10
@aaa-t9z5c4 жыл бұрын
Meu também
@alessandrolinonetto8184 жыл бұрын
@@opedrohenrique12 eu também esperava mais do Porto, mas não deu.kkkk
@quantisz44164 жыл бұрын
Concordo. Portin ficou magoado com a enrabada tomada e fez um plot twist mequetrefe.
@o_corisco4 жыл бұрын
o ser em si mesmo, sendo mesmo ja é outro.
@FelipeSantos-il5qu4 жыл бұрын
Parabéns pelo crescimento do canal, faz jus ao seu extenso e honesto trabalho intelectual.
Eu sou bem parecido com você. Porém na poesia. Ja tenho um livro digital feito. Mais todos os dias leio e releio e outros autores pra escrever e melhorar cada vez mais. Isso dá trabalho mesmo. Porém pra quem gosta é algo prazeroso.
@gabrielm30064 жыл бұрын
O que você acha da visão que tem o Jessé Souza sobre o Brasil?
@mateusdecastro20124 жыл бұрын
Não sou ele mas posso responder, Jessé viveu muito tempo na Alemanha e defende um modelo social democrata aos moldes desse país e de outros como Noruega, Finlandia etc aqui no Brasil, entretanto suas leituras do Brasil ao contrario do que ele diz não são novidade nenhuma, ele se comporta as vezes como um showman/guru que fala que só ele diz as coisas que ele diz em seus livros mas é uma grande menira, autores marxistas Brasileiros tem as mesmas teses sobe ele desde os anos 50, 60 e tal, contrapondo autores mais liberais como os intelectuais da sociologia uspiana
@chuckjunior0094 жыл бұрын
Esse ego de refutar eu entendo bem, há 6 anos quando comecei a cursar história, tive filosofia no primeiro termo do curso, e meu professor apresentou Rousseau, daí eu querendo mostrar que era bom, comecei a lê-lo para tentar "refutar"; conclusão: virei fã.
@lollll5914 жыл бұрын
O conhecimento é um processo que nunca acaba, camaradas.
@voabarros4 жыл бұрын
Ansioso pelo seu livro sobre Marx e filosofia, Gustavo!
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Só daqui a alguns anos
@thiagoreis16504 жыл бұрын
Excelente e extremamente necessário esse video!! 👏👏👏
@brunnogurgel30764 жыл бұрын
Gustavo, você poderia fazer uma exposição do anarquismo e das críticas de Marx ao Bakunin, Proudhon e outros teóricos? Acho que muitos de nós não temos clareza das diferenças. Valeu!
@wellingtonfelipedesousa38294 жыл бұрын
Obrigado Gustavo, continue realizando esse belo trabalho.
@arthurchagasdossantos10674 жыл бұрын
Obrigado pelo video!! Eu posso sugerir que você faça uma serie sobre o passo a passo de uma pesquisa rigorosa? Eu sou aluno de graduação e só com esse video tirei uma ideia muito boa de como uma pesquisa deve ser feita. Abraços, gosto muito do seu trabalho aqui no youtube!
@jozieldossantosoliveira91984 жыл бұрын
Parabéns. Que bom que pessoas como você estão nas redes para nos proporcionar luz nessa escuridão.
@lucianamouratomas644 жыл бұрын
Gustavo não para de humilhar os liberalóides
@p2400mhz4 жыл бұрын
Um exímio e rigoroso trabalho de nível de pós-graduação! Parabéns, Gustavo! Você é um grande pesquisador. Seria muito bom tê-lo em uma Universidade Federal. O pensamento científico ganharia muito. Esses meninos que se propõe a "refutar" seguirão se afundando em contradições intelectuais e "egolatrias ignorantadas".
@MrLamxm4 жыл бұрын
Esse vídeo é o que distingue os meninos dos homens. Obrigado e parabéns aos envolvidos, tem sido divertido até aqui.
@5driedgrams4 жыл бұрын
Cara, compartilha esse "Noções elementares da lógica" Fiquei interessado
@aquilacavalcantecabral55164 жыл бұрын
Também fiquei
@andree98914 жыл бұрын
Se vc desconhece o assunto: A ideia é vcs fazerem por vcs mesmos. Ler um fichamento de alguém que lhe avisou não entender não é o caminho.
@souchata71284 жыл бұрын
material p quem é membro
@souchata71284 жыл бұрын
alias aconselho, so por seis reais ja pode
@rapou2394 жыл бұрын
Outro coisa que seria muito interessante ,seria um vídeo de você explicando como fazer uma pesquisa em ciências sociais de forma séria e coerente.
@luciogregorio56034 жыл бұрын
Que presente pra o youtube brasileiro é esse canal, vei! Excelente vídeo.
@eduardojuliodasilva72304 жыл бұрын
Rapaz... deu até vontade de estudar.
@rodolfodirack12463 жыл бұрын
Toda vez que eu acho que eu fiz muito para minha tese de doutorado eu paro e assisto este vídeo do Gustavo! Kkkkk
@ricardotgamer4 жыл бұрын
Acho que esse é o problema principal desses expoentes do youtube atualmente, não pelo fato deles quererem pesquisar, mas desse negacionismo que tem sobre qualquer autor que pense diferente de seus ideais. Isso cria um cara de 15 anos que aparentemente já refutou todos os autores de todas as épocas da história, mas nunca leu mais do que 1 livro desses autores. Não sei se isso já está acontecendo, mas provavelmente irá ocorrer uma revolta do porquê de teorias como as faladas por esses expoentes, não serem consideradas relevantes em âmbito acadêmico. Sendo que a resposta para essa pergunta é bem nítida.
@mateusandrade24184 жыл бұрын
Eles dizem que somente academismo quer dizer nada. A mesma retórica rasa do Olavo de Carvalho quando confrontam ele a nunca ter apresentado suas ideias na academia para ser seriamente questionado.
@antonioviniciusfernandesdo35974 жыл бұрын
Mano, te admiro pra caralho. Fico impressionado pelo foco que tu consegue ter nesses estudos. Admito que também bate uma inveja (GATILHOS!!!!!) porque na fase atual tô muito longe de conseguir qualquer tipo de tempo pra conseguir retomar estudos mais profundos por motivos de: exploração em tempo de quarentena e filha bebê. Continue que tu é foda.
@zamyrtonjunior49634 жыл бұрын
Inveja não, amigo, é admiração e identificação mesmo! Nossas frustrações podem ser trabalhadas.
@anagodoi17834 жыл бұрын
Imagina a inveja de quem mora com ele!!!
@jonatasalves70164 жыл бұрын
Eu faço fichamento também. Cruzo autores e pensamentos. Acho que todo pesquisar de ciências humanas tem essa prática.
@rodrigodesouza20854 жыл бұрын
Ver esse vídeo dá a obrigação de comentar... Que retrato fidedigno do que acontece hj, da apropriação inapta e falta de responsabilidade no relato da memória, da verdade... Preferia que conhecedores como você não usassem tempo na plataforma tendo que alertar e contestar a desinstrução, mas o pessoal não colabora. Pessoalmente gosto do caráter introdutório, gerando interesse para o nosso próprio aprofundamento posterior no conteúdo. Parabéns pela iniciativa e conteúdo.
@luizfelipebrandao62384 жыл бұрын
Parabéns por mais este excelente vídeo.
@luiscarvalho19974 жыл бұрын
Excelente tema e vídeo Gustavo Inclusive estou cursando economia e atualmente pra aprofundar o conhecimento estou lendo bastante artigos acadêmicos sobre diversos temas relacionados à economia Nesse vídeo vc discutiu como se discute um autor com toda complexidade Mas e no caso de um artigo vc teria dicas de como fazer uma leitura mais rigorosa? Por fim parabéns pelo trabalho cara Os vídeos estão cada vez melhor
@costadnelio4 жыл бұрын
Nada de novo nesse comentário aqui, Gustavo. Só tou colocando porque o vídeo ficou espetacular e a ideia é gerar mais engajamento pra atingir mais pessoas. Tá de parabéns, cara. Sempre senti MUITA falta de conversas mais honestas e sinceras sobre filosofia no KZbin. A mentalidade de "timinhos" fode o debate e por isso é fundamental sempre trazer atenção à estrutura de como deve ser uma conversa saudável. Abraço e parabéns
@seantaylor61424 жыл бұрын
Grande camarada Gustavo. O melhor youtuber marxista, sempre coeso e com explicações embasadas. No início da quarentena eu era petista, mas agora, depois de ler algumas obras de Marx e ver alguns vídeos seus, eu me tornei Marxista.
@lollll5914 жыл бұрын
Sou petista e marxista. O PT tem várias contradições, mas é um partido popular com base nos movimentos sociais. Lutemos para radicaliza-lo à esquerda
@seantaylor61424 жыл бұрын
@@lollll591 O problema do PT é que os políticos do partido se aliam com os centristas, e eles não farão as reformas que o país precisa. Precisamos de mais Brizolas. Sou filiado porque é o partido de esquerda mais influente e que tem mais presença dentro do movimento sindical, mas só por isso mesmo.
@seantaylor61424 жыл бұрын
@Vinicius Ataide Por "reforma" eu estava me referindo à reforma agrária, abolição da propriedade privada. Não sou partidário do reformismo de Bernstein e de Kautsky. Eu reli o meu comentário, e eu percebi que ele dá margem para esse tipo de interpretação. Desculpa.
@josefonsecadecarvalhoolive19924 жыл бұрын
@@seantaylor6142 Ué? O Brizola era um reformista, por que você quer mais dele?
@robinhood92894 жыл бұрын
@@seantaylor6142 Pse n tem como o cara ser marxista e petista e nem anarco petista a um tempo atras eu tava nessa fase. Mais vemos a diferença daquele q estão pro statos co defendendo o capitalismo daqueles q querem romper o sistema e n reformar e fazer conciliação de classes e uma coisa q Marxs dizia q isso é impossivel.
@marcelovictorgomes4 жыл бұрын
Esse vídeo era muito necessário! E eu quero compartilhar desta sua esperança de que as redes sociais irão oferecer materiais de maior qualidade.
@cordeiromotaalexandre40384 жыл бұрын
Concordo 110% do que foi dito. Só levanto uma questão um pouco genérica. Quando se trata de filosofia ou as ciências humanas, se é possível uma refutação, pelo menos uma refutação definitiva. Uma determinada tentativa de se refutar uma teoria tem como ponto partida uma interpretação dela. Porém, as interpretações são múltiplas. Desse modo, uma teoria pode ser 'refutada' sob certo ponto, mas 'restaurada' um tempo depois a partir de outras leituras. Nem autores como Habermas ou Leo Staruss merecem afirmação de foram totalmente refutados, embora tudo pareça indicar isso.
@andree98914 жыл бұрын
Vídeo sensacional. De longe o melhor do canal. É até difícil explicar isso para os seguidores dos youtubers que não estudam, no fim vão te acusar de argumento da autoridade, coisa que nem da pra se extrair do vídeo. O vídeo é excelente, sério, e se pelo menos meia duzia de pessoas entenderem o que significa estudar e argumentar direito, já ta valendo. Parabéns pela iniciativa de adentrar esse espaço. Todos os espaços tem que ser conquistados por mentes assim (e olha que discordo frequentemente de ti).
@elitecartola56094 жыл бұрын
Ri alto aqui com o Alexandre Benfica.. O Gustavo parece um pai ensinando ao filho como deve ser.
@leftundersun4 жыл бұрын
Importantíssimo esse vídeo
@ramongoncalves61684 жыл бұрын
Gostei da sua colocação, parabéns!!
@guiavurto4 жыл бұрын
É muito aliviador ver gente como você por aqui, Gustavo.
@mircosbazula4 жыл бұрын
Falar de pesquisa científica para esse pessoal é dar pérolas aos porcos!
@andree98914 жыл бұрын
Mas afinal, é necessário. Pessoas precisam ser convencidas de qual dos lados que tem bons argumentos
@gabriel394954 жыл бұрын
Ei, mano, me tira uma dúvida? Oq Marx escreveu é algo científico?
@mircosbazula4 жыл бұрын
@@gabriel39495 claro que sim. Ciência em sentido próprio.
@mircosbazula4 жыл бұрын
@@andree9891 claro, mas no final tenho um certo apreço por Nietzsche. Boa argumentação ou má argumentação pouco importa para a maior parte das pessoas, o que vale é aquilo que afirma o seu desejo, sua vontade de poder.
@PedroNeto19874 жыл бұрын
@@gabriel39495 o seu comentário é científico?
@jvfl09784 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Uma recomendação de tema: Materialismo e pesquisa cientifica. Vejo que em diversas áreas do conhecimento os investigadores adotam uma postura "idealista" de pesquisa, ou seja, partem de conceitos a priori para definirem o objeto de estudo. Como pode haver algo anterior ao objeto de estudo? Se eu estudo o homem como ser, não há nada que venha antes dele, não há uma "essência humana". O homem é definido pelos seus caracteres objetivos. Por isso, não engulo essa ideia de direito natural. Liberdade é um direito natural? "O homem antes de tudo tem direito de ser livre". Será? Ou será porque em nossa sociedade nos é dado esse direito? NADA é inato. Somos seres históricos, ou seja, fruto de nossos tempos e LIMITADOS por ele.
@Taigification4 жыл бұрын
Muito bom Gustavo, parabéns pelo seu trampo, to tentando compreender Marx com a sua ajuda para um dia tentar conversar a obra dele com a de Nietzsche, essa parte metafísica que vc estuda tem muito a ver mesmo, ansioso para ler seu trabalho, força!!!
@martindimitrov55464 жыл бұрын
muito bom mano, parabéns pelo seu trabalho, realmente muito bom... já pensou em fazer um curso presencial ou ago do gênero?
@RodrigoMaicon274 жыл бұрын
Ti admiro de mais Gustavo! Meu sonho é conseguir um dia completar um doutorado. Ansioso por mais reacts, abraços!
@SciFilo4 жыл бұрын
Acho em 30:20 apareve coisa da minha tese kkkkkkkk não imaginava que alguém ia ler aquele negócio.
@zamyrtonjunior49634 жыл бұрын
"...Vou ler trechos... e refutar..." 😂
@felipeginigini4 жыл бұрын
Gustavo, você como todo marxiano não só versa a teoria mas é eticamente impelido a formar e informar. Pela enésima vez: todas as classes agradecem sua ação social até não mais exitirem classes.
@helciobrunelli35214 жыл бұрын
Cara, você é muito bom! Parabéns!
@99Gamernoob4 жыл бұрын
Difícil é esse povo saber o que é uma pesquisa científica.
@sandro2305794 жыл бұрын
Muito bem, camarada!
4 жыл бұрын
Será que dá tempo do Alexandre Porto apagar o tweet?
@lexluthorjf4 жыл бұрын
O Gustavo nem tem mais sangue nas veias. Só tem café aí! Ahahahaha
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Isso é fato
@jeannominato41694 жыл бұрын
Com pouco conhecimento vc consegue desmascarar esses youtubers, mas eles insistem em passar vergonha! Já passou da hora de quem estuda com rigor certos assuntos "cagar na cabeça" desses sem noção! Excelente vídeo Gustavo!
@BobyLetys4 жыл бұрын
Assumo que nada sei. Agora, como vou agir no mundo? Se me abstenho da política, por não saber, dizem que estou sendo conivente com a barbárie. Mas sou ignorante, não sei se há exploração, não sei o que é certo ou errado.
@zamyrtonjunior49634 жыл бұрын
Busque sempre fontes confiáveis. Sugiro, especialmente, as científicas.
@PedroNeto19874 жыл бұрын
Gustavo está se referindo a pessoas específicas, e não pessoas no geral. Pessoas presunçosas que desmerecem anos e anos de estudo com alguns minutos de vídeo público, com grande alcance, ou algum comentário/textão de internet. Como, por exemplo, alguém que publicamente diz que pode refutar a mais-valia sem nem saber explicar o que é mais-valia de uma forma séria.
@cosmodradek4 жыл бұрын
Como assim amigo, não tem nada mais gritante no mundo de hoje que a existência da exploração. Se você não notou você não está prestando atenção.
@Mylle03954 жыл бұрын
a caminhada pro conhecimento ê uma caminhada eterna em direção ao horizonte. Ngm vai dominar todo o conhecimento e se sabe algo profundamente jamais poderá dizer q domina, sempre vai haver algo q se desconhece. Reconhecer sua ignorância te torna um ser muito mais político do que um que grita um conhecimento que não tem, já q se conhecer como ignorante rewuer uma humildade q lhe permite trocar ideias, o que os presunçosos não fazem.
@brunnogurgel30764 жыл бұрын
Apenas busque conhecimento - Bilu, ET
@solys9343 жыл бұрын
Rapaz, muita coisa. E eu chorando no meu TCC. De fato, é muita coisa, você deve não ter quase nada de tempo para se distrair.
@felipedossantosamaral5524 жыл бұрын
Gustavo, sei que seria trabalhoso e não é o objetivo do canal, mas seria interessante você fazer esse mesmo percurso com a leitura do pensamento de Mises. Assim, talvez, a base deles entenda o que é rigor científico e fiquem mais abertos a fazer uma leitura do marxismo com seriedade
@JoseCarlos-ly1wc4 жыл бұрын
Muito importante seu trabalho desmascarando todo esse charlatanismo desses picaretas "refutadores" do que não conhecem.
@lucaslavisio92354 жыл бұрын
Perdi tudo no “Alexandre Benfica” kkkkkk
@leonardofariasflorentino76574 жыл бұрын
"perdi tudo"... pqp anglicismo nojento!
@oanonimogreg64874 жыл бұрын
Prefiro chamar-lo de Alexandre Pearl Harbor
@lucaslavisio92354 жыл бұрын
O Anônimo Greg eu o chamo de analfabeto funcional mesmo.
@rodrigoappendino4 жыл бұрын
@Ygor acho que ele quis dizer que a expressão veio do inglês, quando dizem algo como "I lost at...".
@joaopedrof.passoscoelho97104 жыл бұрын
Tantas respostas e ainda ninguem entendeu o facto de trocar o Porto por Benfica? Basicamente é o FCP vs SLB futebolisticamente falando...
@paulo_marques4 жыл бұрын
VÍDEO NECESSÁRIO!
@Tusabe123able4 жыл бұрын
seria interessante um vídeo sobre Pachukanis
@NAVASjoao4 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo
@vitorfraga80864 жыл бұрын
Quando o assunto é divulgar Marx e a tradição marxista, o canal Orientação Marxista é, disparadamente, o melhor que eu conheço! Parabéns pelo excelente trabalho, Gustavo! Obs: crie um instagram!!!
@luizhumberto88024 жыл бұрын
Camarada tem como você disponibilizar as suas anotações de O Capital e sobre os diálogos de Platão? Eu particularmente fiquei interessado.
@Trexfreestyle19914 жыл бұрын
Coloca o Pdf da logica para venda, fiquei interessado.
@thiagoqueiroz97434 жыл бұрын
Queria ver um debate seu com o Daniel Miorim do Universidade Libertária. Ele diz ter estudado marxismo por 12 anos, mas acabou se tornando libertário.
@alexandresebastiaos.desouz68444 жыл бұрын
Muito bom. Parabens.
@phre934 жыл бұрын
ótimo vídeo!
@bfaab4 жыл бұрын
Eu sei bem menos que o Gustavo em Lógica. Mas o pouco que já tive contato com a área me permite dizer que, em Lógica, a gente (tanto eu, quanto o Gustavo) tem muito a aprender. No texto que ele mostrou, eu não cheguei a ver temas de Lógica Temporal, Sistemas formais deônticos, Sistemas formais aplicados a Linguagens Naturais, outras construções de definições de verdade (para além da aristotélica, da por correspondencia, por coerencia, a de Tarski): existem definições de verdade pra todos os gostos. Também, tem estudos de linguagens (ou sistemas, agora me fugiu à cabeça 😅) formais semânticamente fechadas e semânticamente abertas. Também, aspectos de provas de computabilidade de sistemas formais, e toda a diversidade que existe dentro da área. Existem tipos de paradoxos variados também. Aqui, eu tô só citando, bem por cima, temas possíveis de lógica, mais pra confirmar o que o Gustavo falou sobre, apesar do textão dele sobre lógica, ainda tá bem longe do que a galera de das publicações de lógica. Observo denovo: sou bem menos gabaritado na área que o Gustavo, e ainda menos do que o meu professor de Lógica, com quem tive aulas maravilhosas. É isso.
@bfaab4 жыл бұрын
Observação. São temas que o Gustavo, provavelmennte tem contato, mas que não me recordo de estar citado no texto que ele escreveu.
@rapou2394 жыл бұрын
Gustavo, faz um vídeo sobre sindicalismo
@mpguarnier4 жыл бұрын
Creio que não só o youtube, mas a internet no geral nivelou coisas que antes estavam desniveladas, validou discuções que antes estavam invalidadas pela ciencia. Hoje temos que debater se a terra é plana. Para que a internet funcione de modo neutro, seria melhor que ela estivesse mais em dominio publico do que privado.
@Neurastenia34 жыл бұрын
Excelente vídeo!
@pqpmaic4 жыл бұрын
Vídeo extremamente essencial
@lucasfeitoza68144 жыл бұрын
Que massa Gustavo, sua maneira de estudos acabou de me inspirar sz