Pelo amor de deus, gente. Faz mais vídeos assim. De duas horas se quiserem. É um prazer aprender com vcs. Minha mente se expande muito.
@parabolaed5 жыл бұрын
Muito obrigado, procuramos fazer sempre que a gente pode!!!! Muito obrigado pela audiência
@parabolaed5 жыл бұрын
na quinta-feira às 12h haverá uma conversa ao vivo com outro grande linguista o prof. Dr. Sírio Possenti, acompanhe será ao vivo pelo KZbin
@clovisbevilaqua49626 ай бұрын
Esse livro transformou profundamente a minha vida como professor de Português. Depois dele, fiz meu mestrado e meu doutorado, deixando para trás o ensino gramatiqueiro. Devo essa guinada ao professor Marcos Bagno.
@raqueldepovoas4 жыл бұрын
Bagno, é uma honra conhecer seu trabalho. Obrigada por tanto! Viva a língua, viva a diversidade!
@aguiarpelomundo21635 жыл бұрын
Gostei demais, sobretudo da ideia de um curso em torno do "PRECONCEITO LINGUÍSTICO". Aguardando ansiosamente por isso. PARABÉNS PARÁBOLA, PELAS MARAVILHOSAS PUBLICAÇÕES! PARABÉNS BAGNO, PELOS 20 ANOS DESTA OBRA FANTÁSTICA QUE ABRIU O OLHO (E OUVIDO) DE MUITOS BRASILEIROS PARA ALGO TÃO SÉRIO!! SUCESSO (MAIOR AINDA) A VOCÊS!!!
@cahlendo2 жыл бұрын
Amei conhecer e estudar sobre essa obra para meu trabalho de fundamentos da linguística. Espero em breve obter um exemplar para contemplá-la ainda mais e falar sobre em meu canal. Obrigada por essa importante contribuição em nossa literatura, professor Marcos Bagno!
@fortalbrz2 жыл бұрын
Essa narrativa do Marcos Bagno é uma doença!!! É um assistencialismo conivente, criminalizando a norma culta (lhe associando artificialmente as piores estirpes de preconceito), sendo ele um cúmplice perverso com toda a degradação do sistema de ensino!!! Afinal, se os alunos não atingem a meta, passamos todos "de ano"... Se o IDH não melhora, baixamos o limiar da pobreza... Politiqueiramente, demagogicamente cínico!!!! Por favor, me esclareçam: qual a novidade nessa narrativa que a falta de aderência com a norma culta prejudica o indivíduo numa prova, vestibular, concurso, entrevista de emprego??? Que atire a primeira pedra quem já nao tinha toda conciência que uma linguagem incorreta é um instrumento de segregação social, até mais forte do que roupas ou outros sinais de status? Você pode sim ser discriminado/prejudicado por isso... Pode não ser justo, mas é assim que funciona... Mas qual a solução do "pesquisador" do UnB para esse problema? Lutar pela melhoria do sistema educacional falido? Se esforçar para tentar nivelar as oportunidades de ensino. Nada disso! Vamos pelo caminho fácil e oportunista, pela sombra! Vamos revisitar a "pedagogia do oprimido" e baixar a régua!!!! Não é o sistema de ensino que é deficitário: a norma é que está errada em essência!!!! Vamos não só aceitar qq tipo de construção errada, degringolando de vez a educação em línguas (já tão precária) e a compreensão de texto (essencial para a real democracia), mas criminalizar a própria norma, lhe associando a insurgência de preconceito. Assim ninguém pode ser corrigido ou ensinado: todos os erros são suas "variações linguísticas". Como se o mercado de trabalho, por exemplo, fosse aceitar toda essa baboseira por decreto... Por mais que os políticos fazam carreiras com isso, o sol não bpode ser tapado com a peneria!!! O devaneio vai tão longe que já se propõe aceitar "variações linguísticas" no ENEM. O discurso maquiavelicamente paternalista, cinicamente conivente já assume o caráter de deterioração institucional. Uma nação com instituicoes fracas não existe... Quem será a próxima vítima? A matemática? Se o aluno calcular 1 + 1 = 3, está certo porque é a "matemática pessoal do aluno", estaríamos "ferindo seus sentimentos" e lhe "impondo preconceito" por nao ter proficiência em matemática??? Marcos Bagno é um verdadeiro criminoso, parte de um sistema com viés politico e ideológico populista e paternalista, que institucionaliza a mediocridade. Chega de "pedagogias de oprimido". Devemos sim analisar como nosso sistema educacional com orçamento estupendo de 180 bilhões é tão ruim? Quais as causas de tanta ineficiência? Como corrigir toda a imundície de corrupção que temos na educação nesse país?
@andreiarocha31334 жыл бұрын
Obrigada, Marcos pela sua contribuição científica em nossa língua materna
@prof.galbadoliveira82884 жыл бұрын
Marcos Bagno, obrigado pelo seu trabalho e dedicação em expor esse assunto que causa tanta polêmica e espanto pra muitos. Li seu livro A norma oculta e aprendi muito com ele, expandiu meus conhecimentos. O próximo que pretendo ler é Preconceito linguístico que acredito ser muito bom também. Parabéns!
@nanysantos74072 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho! Estou encantada!👏🏽👏🏽👏🏽
@charles07782 ай бұрын
Já tinha iniciado a ler ,a alguns anos! Não tinha terminado ! Iniciei esse ano 2024 e vou terminar ! Um ótimo livro !
@carlapaes71354 жыл бұрын
Que honra em poder ouvir esse querido professor =)
@cleudineiasantos66313 жыл бұрын
Muito bom esse livro!!Parabéns professor Bagno...
@liammathpinky4 жыл бұрын
Leiam a suma gramatical de Nougué e a gramática Cegalla.
@robertodiasvieira19653 жыл бұрын
Eu indico também o grande Napoleão Mendes de Almeida.
@leandrolima656410 ай бұрын
@@robertodiasvieira1965este merece respeito.
@letras20115 жыл бұрын
Obrigada, Márcia Bagno por mais esta aula! 😍🤩😍🤩😍
@professorbrunofernandes5 жыл бұрын
É verdade. As ideias do livro não são novas. A Sociolinguística Variacionista surgiu ainda no final da década de 1960. Mas Bagno simplifica essas ideias, torna-as acessíveis a qualquer pessoa, mesmo quem não é da área entende o que ele escreve.
@fortalbrz2 жыл бұрын
Essa narrativa do Marcos Bagno é uma doença!!! É um assistencialismo conivente, criminalizando a norma culta (associando artificialmente as piores estirpes de preconceito), sendo ele um cúmplice perverso com toda a degradação do sistema de ensino!!! Afinal, se os alunos não atingem a meta, passamos todos "de ano"... Se o IDH não melhora, baixamos o limiar da pobreza... Politiqueiramente, demagogicamente cínico!!!! Por favor, me esclareçam: qual a novidade nessa narrativa que a falta de aderência com a norma culta prejudica o indivíduo numa prova, vestibular, concurso, entrevista de emprego??? Que atire a primeira pedra quem já nao tinha toda conciência que uma linguagem fora da norma é um instrumento de segregação social, até mais forte do que roupas ou outros sinais de status? Você pode sim ser discriminado/prejudicado por isso... Pode não ser justo, mas é assim que funciona... E qual a solução do "pesquisador" do UnB para esse problema? Lutar pela melhoria do sistema educacional falido? Se esforçar para tentar nivelar as oportunidades de ensino? Nada disso! Vamos pelo caminho fácil e oportunista, pela sombra! Vamos revisitar a "pedagogia do oprimido" e baixar a régua!!!! Não é o sistema de ensino que é deficitário: a norma é que está errada em essência!!!! "Nao existe uma linguagem certa!". Vamos não só aceitar paternalistamente qq tipo de construção, degringolando de vez a educação (já tão precária) e a compreensão de texto (essencial para a real democracia), divergindo a lingua que mantém coesão nacional em dialetos na maior velocidade possível. Pior, vamos criminalizar a própria norma, associando a insurgência de preconceito. Assim ninguém pode ser corrigido ou ensinado: todos os erros são suas "variações linguísticas" inimputáveis. Como se o mercado de trabalho, por exemplo, fosse aceitar tudo isso por decreto... Por mais que os políticos façam carreiras com isso, o sol de fato não pode ser tapado com a peneria!!! O devaneio vai tão longe que já se propõe aceitar "variações linguísticas" no ENEM. O discurso maquiavelicamente paternalista, cinicamente conivente já assume o caráter de deterioração institucional. Uma nação com instituicoes fracas não existe... Quem será a próxima vítima? A matemática? Se o aluno calcular 1 + 1 = 3, está certo porque é a "matemática pessoal do aluno", estaríamos "ferindo seus sentimentos" e lhe "impondo preconceito" por nao ter proficiência em matemática??? Marcos Bagno é um vírus, parte de um sistema com viés politico e ideológico populista e paternalista, que institucionaliza a mediocridade. Chega de "pedagogias de oprimido". Devemos sim analisar como nosso sistema educacional com orçamento estupendo de 180 bilhões é tão ruim? Quais as causas de tanta ineficiência? Como corrigir toda a imundície de corrupção que temos na educação nesse país? Em cada secretaria de educação?
@BrunoSkylab2 жыл бұрын
@@fortalbrz Cidadão, se eu for seguir o seu raciocínio, eu nem vou considerar o seu comentário, que está recheado de "erros". Olha, honestamente, meu conselho é que você procure conhecer o que a ciência da linguagem já produziu até aqui. Conheça a sociolinguística variacionista, conheça todo o trabalho que vem sendo realizado desde a década de 1960. Não adianta eu argumentar, porque você demonstra total desconhecimento em relação à língua.
@fortalbrz2 жыл бұрын
@@BrunoSkylab provavelmente vc deve ter mais papers que eu. E se tivesse ja teria "descoberto" q existe muito picareta tb... Acho sim esse trabalho viesado e ideológico... Não compro esse "fales o que queres pois é tudo da lei". Sem aspas nos erros.
@danielbenjamin5355 жыл бұрын
Muito legal a ideia de produzirem um curso!
@parabolaed5 жыл бұрын
Sim aguarde em breve, todos os que comprarem o livro Preconceito Linguístico receberão o curso gratuitamente.
@sandracosta78655 жыл бұрын
Por favor, mais conversas edificantes quanto esta. Amei!
@rochaleonardo015 жыл бұрын
Sensacional!
@parabolaed5 жыл бұрын
Sensacional é ter internautas como você!
@MagoPoetaRJ3 жыл бұрын
Boa!
@vlmopaiva5 жыл бұрын
Muito bom ouvir esses dois!
@parabolaed5 жыл бұрын
Vera muito obrigado, logo conversaremos com você.
@parabolaed5 жыл бұрын
não deixe de assistir na quinta Marcos e Sírio Possenti.
@jezergomes7653 Жыл бұрын
Nosso tema de TCC em Letras na Univesp! Parabéns pela obra!
@ronimarquessantana2 жыл бұрын
Parabéns.
5 жыл бұрын
Obrigada por todo o seu trabalho, Bagno!
@parabolaed5 жыл бұрын
A Parábola agrace você pela leitura.
@natalysela6252 Жыл бұрын
Esse professor é fera, vou comprar o livro preconceito linguístico!
@sr.mendonca3403 жыл бұрын
Dr. Marcos Bagno, quantas horas Você lê por dia ?É maravilhoso se tornar um escritor e um leitor assíduo.
@tainadasilvasantos20053 жыл бұрын
Massa!
@cleriabetania8267 Жыл бұрын
“Depois de ter estudado tanto o preconceito linguístico, a gente descobre que preconceito linguístico não existe. O que existe de fato é um preconceito social disfarçado de preconceito linguístico.”. 😢 Material didático da Faculdade Unina - Fonética e Fonologia de D.ra Maria Lígia Freire Guilherme.
@misaelsantos33215 жыл бұрын
A Parábola é a Parábola! Não há igual.
@jadelago124 жыл бұрын
Hahaha tá explicado! Pura sedução mesmo! Sou apaixonada!
@lucianebenites192 жыл бұрын
Que lindo!!!
@andreiarocha31334 жыл бұрын
Concordo com a sedução usada por Marcos. Comecei a ler Preconceito linguístico e só parei no fim.
@dazai13892 жыл бұрын
Gostei muito, mas gostaria de ter ouvido mais o Marcos Bagno sem tantas interrupções.
@gessicasousa2539 ай бұрын
Fiquei com a mesma sensação de incomodo !
@AnaizaSoaresdosSantosАй бұрын
Eu gostaria de compreender o prtuguês e da linguística com tanto domínio quanto se é transmitido nesse vídeo
@gabrielamenezes65342 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@DanubiaLetras5 жыл бұрын
Oi povo bonito, hoje não tem bate papo?
@parabolaed5 жыл бұрын
Não hoje é só uma entrevista, mas em abril tem bate-papo. Marcos Bagno volta para gravar o curso e faremos um bate-papo ao vivo com ele e vocês.
@DanubiaLetras5 жыл бұрын
@@parabolaed ansiosa, já 😊
@JRPoesia_e_Prosa Жыл бұрын
Houaiss disse em entrevista que é: concordo em gênero, número e caso.
@luanamarcela60432 жыл бұрын
31:00
@luanamarcela60432 жыл бұрын
40:36
@vivisantos7219 Жыл бұрын
Gostaria de saber o significado das capas das edições . Sempre com pessoas de aparência pobres, desfavorecidas e em preto e branco.
@esiomacedoribeiro20785 жыл бұрын
Então você, Marcos Bagno, está fazendo uma coisa e pregando outra. Luta contra o preconceito e a discriminação e, no entanto, discrimina uma pessoa amiga só pelo fato de ela não pensar como você politicamente.
@Andrepolt12555 жыл бұрын
Que comparação mais desonesta... Ele luta contra injustiças sociais. Quem defende ditadura, regimes escravocratas e preconceitos não deve ser tolerado/a.
@esiomacedoribeiro20785 жыл бұрын
@@Andrepolt1255, eu não comparei nada, apenas apresentei um fato. Se tem dúvidas, pergunte para ele. Concordo com sua última frase.