obrigado pelo video. eu comecei a ler semana passada e me perdi totalmente!!!!!!
@AndressaPR4 жыл бұрын
Impossível não gostar, suas aulas são incríveis
@larissamaciel55014 жыл бұрын
Obrigada por tudo! Suas aulas são incríveis, pfv não pare nunca 👉🏽👈🏽
@marcosviiny73884 жыл бұрын
Cara...Essa foi a melhor aula que vi até agora sobre Kant, muito clara e objetiva, foram 20 minutos muito bem investidos! Muito obrigado 🙌
@marcosviiny73884 жыл бұрын
Estou com uma dúvida...Se de fato os conhecimentos a priori não dependem da experiência, como posso ter esse conhecimento sem antes ter passado por uma experiência? Ex: como sei que se eu colocar o dedo no fogo vou me queimar, sem antes ter passado por uma experiência parecida?
@DanielSantos-xt3en4 жыл бұрын
Passei pra Direito, enem 2019, com 31 acertos em ch, e você, professor, foi essencial para que tudo isso se concretizasse, continue com esse trabalho esplêndido, tornando a educação brasileira um pouco mais democrática, sucesso, e irei continuar acompanhando rs
@rockcanine86584 жыл бұрын
Como ficou tua nota em ch?
@rakellrodrigues18744 жыл бұрын
Que bacana, mano, eu aceitei 30, mas fiquei com uma nota muita baixa. Fiquei triste pra caramba, porém seguimos kkkk
@V_MFDZ284 жыл бұрын
Qual foi sua nota (2 rsrs)?
@guilhermeaguiar57774 жыл бұрын
passou em qual universidade?
@marilenecoelho83063 жыл бұрын
Muito boa essa aula
@marianagrazziotti99644 жыл бұрын
Immanuel Kant afirma em sua obra “Crítica da razão pura” que o conhecimento parte da experiência e da razão. Por isso, dividiu-o em conhecimento “a priori” e conhecimento “a posteriori”. A razão tem função de organizar as ações humanas. Por isso, o conhecimento por parte dela, por isso é pura. Conhecimento “a priori” é toda forma de conhecer que depende da razão, e o conhecimento “a posteriori” é a forma de conhecer que depende da experiência. “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa “a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência da sua queda, pois praticamente já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade”. Para Kant, o conhecimento “a priori” também pode se dividir em puros e impuros, sendo os puros, todos aqueles que não necessitam do empirismo, e os impuros, aqueles que necessitam da experiência passada: “Toda mudança tem uma causa”, é um princípio “a priori”, mas impuro, pois o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência. Juízos dão a formação do conhecimento que temos, e para Kant existe três formas de juízo, os juízos analíticos, os juízos sintéticos e os juízos sintéticos a priori. Os juízos analíticos são aqueles em que o enlace do sujeito com o predicado se concebe por identidade. Ou seja, o predicado pertence intimamente ao sujeito. Exemplo: todos os corpos são extensos. Os juízos sintéticos são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito. Exemplo: Todos os corpos são pesados. Para Kant, todos os juízos sintéticos partem da experiência. Segundo palavras do próprio filósofo: “Os juízos da experiência são todos sintéticos. Porque será absurdo fundar um juízo analítico na experiência, pois para formá-lo não preciso sair do meu conceito e, por conseguinte não me é necessário o testemunho da experiência”. Os juízos sintéticos a priori são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito, porém não necessita de uma experiência imediata. Um exemplo desse juízo é a matemática, como o próprio Kant descreveu: “Poder-se-ia em verdade crer, à primeira vista, que a proposição 7+5=12 é puramente analítica, resultante segundo o princípio de contradição, do conceito de uma soma de sete e cinco. Mas se considerarmos com mais atenção que o conceito de soma de sete e cinco, não contém mais do que a união dos dois números em um só, o que não faz pensar qual seja esse número único que compreenda aos outros dois. O conceito de 12 não é de modo algum percebido só pelo pensamento da união de cinco e sete, e posso decompor todo meu conceito dessa soma tanto quanto quiser, sem que por isso encontre o número doze”.
@renirodriguespontes91112 жыл бұрын
Se eu soubesse que no seu comentário estaria resumido toda a aula, de forma simples, clara e objetiva, teria dispensado a a aula, pois achei muito chata, importante, mas chata. Valeu, obrigada.
@felipemachado2730 Жыл бұрын
tenho o livro critica da razao pura mas te digo uma coisa o prefacio ja é dificil hehehehehe.
@silvanapiovan6486 Жыл бұрын
Adorando suas aulas Parabéns obrigada
@luanaferreira28143 жыл бұрын
Meu momento! Eu passei meu 2019 inteiro estudando para o vestibular e o seus vídeos fizeram uma diferença enorme pra mim. Hoje eles continuam me ajudando, só que nas aulas da federal. Bate até uma nostalgia só de ouvir sua voz kkkkk. BEIJÃO!
@Ronaldostyle-m2y3 жыл бұрын
Pode me ajudar: o que é predicado citado tanto por Kant?
@oraculomanifesto3183 жыл бұрын
Eu adoro que em TODO vídeo em algum momento ele para pra se desculpar ou reclamar de algum barulho na rua enquanto ele grava. Eu nunca escuto o tal barulho no vídeo, mas já fico esperando do que ele vai comentar. Marca registrada KKKK
@MariaClara-zr6vh4 жыл бұрын
Resumo Completo da Aula Immanuel Kant afirma em sua obra “Crítica da razão pura” que o conhecimento parte da experiência e da razão. Por isso, dividiu-o em conhecimento “a priori” e conhecimento “a posteriori”. A razão tem função de organizar as ações humanas. Por isso, o conhecimento parte dela, por isso é pura. Conhecimento “a priori” é toda forma de conhecer que depende da razão, e o Conhecimento “a posteriori” é a forma de conhecer que depende da experiência. “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa “ a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência de sua queda, pois praticamente já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade”. Para Kant, o conhecimento “a priori” também pode se dividir em puros e impuros, sendo os puros, todos aqueles que não necessitam do empirismo, e os impuros, aqueles que necessita, da experiência passada. “ Toda mudança tem uma causa”, é um princípio “ a priori”, mas impuro, porque o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência. Juízos são a formação do conhecimento que temos, e para Kant existe três formas de juízo, os Juízos Analíticos, os Juízos Sintéticos e os Juízos Sintéticos a Priori. • Juízos Analíticos são aqueles em que o enlace do sujeito com o predicado se concebe por identidade. Ou seja, o predicado pertence intimamente ao sujeito. Exemplo: Todos os corpos são extensos. • Os Juízos Sintéticos são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito. Exemplo: Todos os corpos são pesados. • Para Kant, todos os juízos sintéticos partem da experiência. Segundo, palavras do próprio filósofo: “Os juízos da experiência são todos sintéticos. Porque seria absurdo fundar um juízo analítico na experiência, pois para formá-lo não preciso sair do meu conceito e, por conseguinte não me é necessário o testemunho da experiência.” • Os juízos Sintéticos a Priori são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito, porém, não necessita de um experiência imediata. Um exemplo desse juízo é a matemática, como o próprio Kant descreveu: “Poder-se-ia em verdade crer, à primeira vista, que a proposição 7+5=12 é puramente analítica, resultante, segundo o principio da contradição, do conceito de soma de sete e cinco. Mas se a consideramos com mais atenção o conceito de soma de sete e cinco não contém mais do que a união dos dois números em um só, o que não faz pensar qual seja esse número único que compreenda aos outros dois. O conceito de 12 não é de modo algum percebido só pelo pensamento de união de cinco e sete, e posso decompor todo meu conceito dessa doma tanto quanto quiser, sem que por isso encontre o número 12. Quem gostou?
@GabrielFernandes-vv6uc4 жыл бұрын
Muito obrigado pelo resumo
@yurisantos57563 жыл бұрын
imagina ter q digitar tudo isso :0
@konartus41744 жыл бұрын
Eu demorei umas 20 horas lendo o livro pra conseguir entender os conhecimentos, nem cheguei nos analiticos, foi um esforço mto grande, pq filosofos fazem isso? É algo tão simples, tão "bobinho", isso q vc nos ensinou em 20 minutos, é +-500 paginas de livro mto densas, é foda... Otima aula :)
@gabrieladeoliveira24 жыл бұрын
eles fazem porque podem kkkk
@brunamorais1104 жыл бұрын
acho que tb tem que considerar as mudanças na linguagem conforme o tempo. Um autor tipo o Kant que nem é dos mais velhos vai ter mt vocabulario em desuso
@SeltonMR4 жыл бұрын
simples, ele está construindo conhecimento e para tanto, precisa utilizar de uma linguagem mais refinada e mais sólida, Kant não quer divulgar seus pensamentos, apenas quer avançar na busca de conhecimento. Por isso que artigos científicos são tão difíceis de se ler, a linguagem é outra.
@basilioomagno2 жыл бұрын
Simples. Além da linguagem ser mais complexa, os filósofos buscam explicar de maneira solida e que não cause nenhuma dúvida ou questionamento mais, entrando em todas (ou quase todas) nuanças
@GuilhermeMichel Жыл бұрын
Você acha mesmo que isso é bobinho? Principalmente a parte do Juízo sintético a priori. Imagine você na época que ele viveu, sozinho, tentando explicar uma das coisas mais lindas já escritas pela humanidade, sem usar uma linguagem literária. Só 3 homens na história fizeram isso, e você sabe quem são.
@carolinatrindade46832 жыл бұрын
Obrigada por proporcionar conteúdos desse tipos, eles ajuda bastante a entender melhor e com clareza
@biancamedeiros4 жыл бұрын
Suas aulas são demais!!!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos de forma tão atenciosa, dinâmica e com amor
@marinagouveia34484 жыл бұрын
muito bom mesmo! primeiro canal que trata de filosofia que eu realmente aproveitei cada segundo do vídeo, extremamente didático!
@friedrichnietzsche8684 жыл бұрын
Eu vou assistir!!
@andresilveira42384 жыл бұрын
São poucos os professores com tanta dedicação como você com o ensinar, te admiro
@imodesto3 жыл бұрын
Professor Pedro Renó quero deixar aqui meus agradecimentos por suas aulas, são incríveis! Acompanho a pouco menos de um ano e cada dia aprendo mais com você, obrigado de verdade. Hoje estudo história e filosofia por hobby, metade aqui metade nos livros, parabéns!!! E muita gratidão!
@LeoFonx4 жыл бұрын
Muito obrigado por investir teu tempo com um assunto tão útil e de forma tão sucinta.
@vanicefolgiarini6482 Жыл бұрын
Professor fenomenal! Explica e faz os links que tanto precisamos pra memorizar ❤
@amandasarraf80824 жыл бұрын
OBRIGADA, PROFESSOR!!
@jesus94Ай бұрын
Muito boa a aula!!! Meu Professor preferido de História, Sociologia e Filosofia!!!
@vamostomarosmeiosdeproduca9734 жыл бұрын
Sem dúvidas o melhor professor de humanas do KZbin, obrigada por tamanha dedicação, prof, tá me ajudando muito ❤
@karen56123 жыл бұрын
sobre qualquer assunto de historia eu nem penso duas vezes,ja sei onde procurar. Parabolica é o melhor canal de historia do youtube brasileiro!!!!!!!!!!
@elizabethlugao79774 жыл бұрын
Gosto mt das suas aulas! Obrigada! Não se preocupe c/ os barulhos da rua, sabemos (e vemos) que vc não está num estúdio!
@GabrielOliveira-pg2oy4 жыл бұрын
Lápis tabuada era legal, ruim era na hr de apontar o lápis kkkk
@elizabethlugao79774 жыл бұрын
Ainda existe lápis-tabuada! ;)
@FelipeGomes-of2yw4 жыл бұрын
Kkkkkkk É uma crueldade apontar um lápis-tabuada
@sandramarina42553 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade
@giuliadecker46383 жыл бұрын
É E X C E L E N T E quando o professor traz as próprias citações dos autores e pensadores. Isso é demais!
@Nanarrollyn9 ай бұрын
Até q fim alguém q sabe explicar d forma mais fácil e prática ❤👏
@matheusbrandao71113 жыл бұрын
Ótima explicação, passo a passo é a didática perfeita! Lápis tabuada salvava rs.
@juliusrock82034 жыл бұрын
Ansioso por essa.😜
@karmathv-yt Жыл бұрын
Obrigada por isso, não estava conseguindo entender apenas lendo!
@arthurwrs4 жыл бұрын
Muito bom!!! Tinha assistido um vídeo sobre Kant em outro canal, que por sinal bastante conceituado, mas a professora apenas lia o texto e não dava explicações muito claras. Parabéns!
@katianiaparecida3314 жыл бұрын
Oi professor, muito obrigada pela aula. Faça uma aula sobre merleau Ponty.
@tata66704 жыл бұрын
Obaaaaa! Aula de filosofia.
@flavinhaleon80353 жыл бұрын
Precisa nem assistir pra saber que vai ser ótimo 💙
@nicolenicanica4 жыл бұрын
Gostei bastante, não achei nada cansativo assistindo, fiquei presa em tentar entender, ótimo vídeo e ótima explicação!!!
@EDIRAN.3 жыл бұрын
Gratidão por compartilhar.
@millenasami24544 жыл бұрын
Unico filosofo que nao compreendi de cara!
@talitaaraujo69003 жыл бұрын
vejo todas as aulaaass,sao perfeitas
@joemiavaz40174 жыл бұрын
Com vc falando fica muito fácil entender,parabéns.
@eduardamartins17794 жыл бұрын
excelente aula ! , me ajudou muito para o vestibular que vou fazer .
@leticiaramos67623 жыл бұрын
Aula sensacional muito obrigada professor!!!!
@lucasmarques7142 Жыл бұрын
Melhor professor 🔥🔥
@alanamessias9954 жыл бұрын
Excelente, professor!
@luanamonteiro59914 жыл бұрын
Amo suas aulas, vc explica muito bem❤️
@dixnisix94443 жыл бұрын
Razão experiencia Racionalismo empirismo A priori a posteriori Ex de a priori: se alguém quebrar os alicerces de uma casa ela irá cair A priori divide-se em conhecimento puro = aquele que não precisa de experiências passadas para ser um conhecimento. Impuro = aquele que exigiu experiências passadas. Ex de a priori impuro "Toda a mudança tem uma causa" Teoria dos juízos: Analítico Sintético A priori
@euclidiamenezes78344 жыл бұрын
Você ainda pretende lançar seu material didático esse ano professor com os exercícios? E aquele sistema de simulados que voce disse que ia tentar fazer? Trás informaçoes sobre pra nois pf
@mairlacosta12282 жыл бұрын
A senhora por aqui kkkkkkk Amooo❤️
@florabitencourt16804 ай бұрын
obrigada!!
@aguiarmichel4 жыл бұрын
Adoro seus vídeos de filosofia! ❤️😁
@JoaoVitorSilva-by4kg3 жыл бұрын
Sensacional vídeo, li kant e entendi em partes, este vídeo terminou de clarear o pensamento . Parabéns
@Bbrorld2 жыл бұрын
eu te assistia quando tava no cursinho e vc salvava minha pele, agora faço psicologia na usp e vc continua salvando minha pele kkkkkk
@aprendendoaaprender81394 жыл бұрын
Aula sensacional! Esclareceu muitas dúvidas! Obrigada, professor :D
@izabellabastos56644 жыл бұрын
Tô viciada nesse canal, vim por causa do enem, mas agr assisto por puro prazer!!!
@alascacatiorenea.20434 жыл бұрын
Foi um pouco complicado mesmo, tive que voltar algumas vezes pra entender kk mas continue com esses vídeos professor, eles são muito importantes.
@fivejokers7994 жыл бұрын
Bom vídeo, mestre! Boa didática
@mariaantoniaramires5314 жыл бұрын
ficou bem mais claro agora, obrigada prof, você é um fofo!
@daianerocha93303 жыл бұрын
Que aula maravilhosa!😍👏👏👏
@AlefeLucas4 жыл бұрын
Um sujeito que nasceu numa espaçonave no espaço jamais saberia que "objetos caem"
@teawithbia Жыл бұрын
Kant do céu, como é difícil entender o que se passava em sua cabeça
@brie21754 жыл бұрын
muito obrigada por essa aula!
@lilianalvestaveiraneves5434 жыл бұрын
Adoro suas aulas! Você é ótimo! Obrigada ❤🙏
@Jih_Santana3 жыл бұрын
Melhor professor de Filosofia
@CamilaNodari4 жыл бұрын
Muito maravilhoso!!!!! Obrigada 🤓📚
@GabrielOliveira-pg2oy4 жыл бұрын
Bem q o Senhor falou q Kant é difícil d entender. Uma das melhores aulas de filosofia na minha opinião é de Jungen Habermas e a importância do diálogo, o q o senhor achou desse pensamento?
@vandersonsilva16333 жыл бұрын
Cara e monstro aulas tops
@cley32993 жыл бұрын
Qual a diferença entre conhecimento a posteriori e conhecimento a priori impuro?
@jeso93474 жыл бұрын
eu acho Kant difícil demais! um dos mais difíceis pra mim até agora
@thaismachado19474 жыл бұрын
Sim! quando eu acho que entendo, vou resolver alguma questão e acabo errando
@GabrielOliveira-pg2oy4 жыл бұрын
Espero ansioso
@mozartl8194 жыл бұрын
Didática perfeita!
@fabisantos1980 Жыл бұрын
Ótimas explicação! Parabéns e obrigada, professor! Você é dublador?! Sua voz parece familiar!
@josedivinolimagomes24733 жыл бұрын
Excelente! 👍🏿👍🏿
@theuz3052 жыл бұрын
me ajudou muito, obrigado
@Allanandraderamos4 жыл бұрын
Parabéns! Obrigado pelo vídeo!
@Estudos-lz1mf4 жыл бұрын
Muito boa a aula!
@giovanarezende86704 жыл бұрын
Consegui entender, obrigada!!
@alinevitoria18073 жыл бұрын
Ótima aula!!!
@Ronaldostyle-m2y3 жыл бұрын
Pode me ajudar: o que é predicado citado tanto por Kant?
@anamarins34914 жыл бұрын
Eu comecei a ler este livro por causa de outro livro, Zen e a arte da manutenção de motocicleta. Não estou entendendo quase nada. Ainda bem que tem suas aulas 😇
@guilhermehaniel24144 жыл бұрын
Eu li duas vezes, na segunda eu entendi melhor, li pausadamente.
@aminatacamara58333 жыл бұрын
gostei boa explicaçao
@Ronaldostyle-m2y3 жыл бұрын
Pode me ajudar: o que é predicado citado tanto por Kant?
@Marcusviniciusvazr3 жыл бұрын
Video belissimo!!!
@mariajanielle25272 ай бұрын
Alguém pra explicar a diferença do conhecimento impuro pro conhecimento à posteriori? Pq eu entendi que são diferentes mas parecem ser a mesma coisa
@bocreitosdeere37664 жыл бұрын
Usei muito
@erikalorrayneferreirafonse20044 жыл бұрын
Ótima aula
@Onfalcao3 жыл бұрын
Todos os triângulos têm três lados é um Juízo Sintético, por traduzir um conceito universal relativo aos triângulos. Um bom exemplo para um Juízo Sintético pode ser: aquele triângulo tem três lados iguais. Ter três lados iguais é uma característica específica, não uma qualidade universal de um triângulo.
@vitoriamarcionilaarthur58674 жыл бұрын
Aula maravilhosaaaaaaa
@shinycoc53472 жыл бұрын
Incrível!
@adircayres85653 жыл бұрын
Ótimo professor!
@augustinrei3 жыл бұрын
muito bom o vídeo
@Astronauta54 жыл бұрын
Parabéns
@williamwallacy27234 жыл бұрын
Só vem
@ivanmessias17533 жыл бұрын
Excelente
@nunoyoung40404 жыл бұрын
O professor é excelente, mas eu tive que me focar bastante KKKK Começou a falar de "7+5" e eu fiquei tipo: "Mas o que esta acontecendo nessa aula?"
@brendaleal96614 жыл бұрын
sim???? to com dor de cabeça
@aprendendoaaprender81394 жыл бұрын
XD A filosofia é assim mesmo. É muita abstração que é preciso recorrer a conceitos mais práticos para ajudar na nossa compreensão acerca do assunto abordado; mas nesse processo, como não há muitos exemplos concretos que relacione à nossa realidade, os exemplos parecem muito avulsos e sem nexo kkk
@techn4043 жыл бұрын
to desistindo depois dessa aulakkkkkkkkkkkk
@ROMULOBENICIO3 жыл бұрын
Já na medicina. Mas ainda Grande fã aqui.
@linetorres34103 жыл бұрын
quero me desafiar a ler esse livro inteiro ❤️ amo o kant e acho muito interessante essa obra
@GiulianoEriston4 жыл бұрын
Uma virgulazinha na primeira citação faria toda diferença: “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa, ‘a priori’ poderá esperar que ela desabe...”
@jacquelineufmg77204 жыл бұрын
Perfeito!!!!!
@lucaswolf34174 жыл бұрын
Grande aula 🤩
@Livrosparaestudar6 ай бұрын
Muito bom
@syangrainaraalvesalexandre23973 жыл бұрын
Faço Filosofia, adoro seus vídeos
@Marcusviniciusvazr3 жыл бұрын
Entendi.
@dinheirofacil74354 жыл бұрын
Kkkkk e eu pesquisando sobre o Kant MC kk da batalha da aldeia e parei Aki kkkk
@nobodyimportant25894 жыл бұрын
Assistiu o video?
@rafaelpereira17773 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@celinemayumi41643 жыл бұрын
@@saracobra521 verdade Sarah...
@pedrogomes99953 жыл бұрын
@João xd Sem contar que ele é um fã assumido do Froid, outro rapper que colocou o nome baseado em um filósofo - Freud.
@fabios.s79043 жыл бұрын
Se todo conhecimento parte de uma experiência, acredito eu... que Kant está afirmando que a razão pura é inexistente, ou seja, o conhecimento A priori puro não existe, é isso professor? Excelente video.
@priscilaaraujo83724 жыл бұрын
perfeito!
@Azous_c4 жыл бұрын
12:14 nas escritas, tem algo muito errado: "todos os juízos sintéticos partem da experiência" não é vdd, como vc mesmo vai citar no vídeo, o juízo sintético a priori. Todo juízo a posteriori é sintético, mas nem todo sintético é a posteriori
@rodrigo_orvate98574 жыл бұрын
Verdade, acho que isso devia estar relacionado com o juízo sintético a posteriori. Erro de digitação.