Quem tem 12 anos de beneficio prescreveu? Como que fica a pericia do inss
@alexrocha59186 жыл бұрын
Aula perfeita. Muito obrigado professor.
6 жыл бұрын
Eu que agradeço, amigo. Forte abraço!
@kawhileonard90824 жыл бұрын
Melhor vídeo que eu já vi desse tema. Simples, direto e objetivo.
@DuduBastilho7 жыл бұрын
Excelente explicação!
7 жыл бұрын
Obrigado, amigo!
@vagnedutralima.6 жыл бұрын
Vamos imaginar o seguinte... Você passou em frente uma padaria, viu um bolinho na vitrine e quis comprar-lo. Observou que tinha uma placa próximo ao bolinho, dizendo: “Preço: R$ 10,00. Prazo de validade 3 dias”. Você colocou a mão no bolso e percebeu que não tinha o dinheiro necessário. Dai você foi para casa triste e faminto. Você então esperou o recebimento do seu salário e retornou à tal padaria... SITUAÇÃO 1: Chegando na padaria, você colocou o dedo na vitrine e disse: “Eu quero esse bolinho”. O atendente retirou o bolinho da vitrine e disse: “Desculpe, Sr, mas não posso mais vender esse bolinho. O prazo de validade expirou. O Sr. perdeu o prazo PRESCRICIONAL (validade). O bolinho existe, ele está aqui na minha mão, porém, por força de lei (vigilância sanitária), não posso mais vender-lo” SITUAÇÃO 2: Chegando na padaria, você colocou o dedo na vitrine e disse: “Eu quero esse bolinho”. O atendente olhou para dentro da vitrine e disse: “Desculpe, Sr, mas não temos mais bolinho. O prazo de validade expirou ontem e tivemos que jogar-lo fora. O Sr. perdeu o prazo DECADENCIAL (validade). O bolinho não existe mais" PRESCRIÇÃO: “é a perda do direito de ação ocasionada pelo transcurso do tempo, em razão de seu titular não o ter exercido. Portanto, haverá prescrição quando, por inércia do titular do direito de ação (trabalhador), este deixar de escoar o prazo fixado em lei, em exercê-lo.” EXEMPLO: AÇÃO TRABALHISTA (PRAZO DE 2 ANOS PRESCRICIONAL) DECADÊNCIA: “é a extinção do direito pela inércia do titular, quando a eficácia desse direito estava originalmente subordinada ao exercício dentro de determinado prazo, que se esgotou, sem o respectivo exercício.” EXEMPLO: AÇÃO RESCISÓRIA (PRAZO DE 2 ANOS DECADENCIAL)
@thalespachecodossantos47666 жыл бұрын
félôménauuu, olhe só paehh
@fredcoutinho80194 жыл бұрын
ORRA!!! VLWWWW
@emillyrocha13806 жыл бұрын
top e simplificado ! valeu
6 жыл бұрын
Eu que agradeço!
@juizdeinternet6 жыл бұрын
Tem como você fazer um vídeo sobre OS TIPOS DE PRECLUSÃO e a diferença entre PRECLUSÃO VS PRETENSÃO (no contexto da prescrição)? Grato
6 жыл бұрын
Obrigado pela sugestão, amigo. Anotada aqui. Forte abraço!
@waleskaalencar98816 жыл бұрын
O prazo que atinge a responsabilidade do sócio retirante previsto no art 10A da CLT é prescricional ou decadencial???
6 жыл бұрын
Excelente pergunta, Waleska. Por um lado, esse prazo parece semelhante ao da prescrição trabalhista bienal - caso ainda não tenha assistido, recomendo este vídeo: goo.gl/iyftFM. Mas, por outro lado, pode-se defender que se trata de um prazo decadencial, como acontece, de forma semelhante, no direito civil. Dê uma conferida neste artigo: www.fiscosoft.com.br/main_online_frame.php?page=/index.php?PID=151346&key=3077381. De todo modo, tendo a pensar que se trate de um prazo decadencial, estamos diante da possibilidade de responsabilização até dois anos após a averbação da alteração social. A única semelhança com a "prescrição total" trabalhista seria o prazo (dois anos), mas como os marcos iniciais dos prazos são diferentes, penso que isso seja suficiente para defender que o prazo do artigo 10-A da CLT seja decadencial. Outro argumento a favor da consideração do caráter decadencial do prazo seria o fato de que a prescrição quinquenal (parcial), ou mesmo a prescrição bienal (total) caso o contrato venha a se encerrar é contada em paralelo ao prazo do artigo 10-A. Parece-me, portanto, que se trata de um direito potestativo que o empregado teria de responsabilizar subsidiariamente o sócio retirante. Espero ter esclarecido. Forte abraço!
@waleskaalencar98816 жыл бұрын
Direito Sem Juridiquês você é show! Pensei também nesse sentido de considerar o prazo como decadencial, até porque uma eventual interrupção (admitida, via de regra, na prescrição) poderia perpetuar uma responsabilidade cuja opção não me parece ter sido a do legislador. Muito grata!
@carlosmendes17927 жыл бұрын
Muito boa a explicação! Grato, professor!
7 жыл бұрын
Eu que agradeço, amigo. Forte abraço!
@juarezeusoumesmoapaixonado7625 жыл бұрын
Meu nome e Juarez me aposentei em 1997 o inss alegou que eu me recuperei só que não entrei na justiça ganhei na primeira e na segunda estância o juiz decretou prescrição por eu nao ter passado por pericia significa que eu venci e que nunca mais terei que passar por pericia obrigado desdija
@juarezeusoumesmoapaixonado7625 жыл бұрын
?
@gpmedeiros5 жыл бұрын
Quem consegue encontrar diferenças relevantes entre prescrição e decadência na PRÁTICA, é no mínimo psicopata! Seria o mesmo que perguntar qual a diferença entre Exoneração e Demissão! São as mesmas coisas, com as mesmas finalidades, com um nomezinho diferente pra tentar tornar tudo mais difícil!
@diorgelessilva38853 жыл бұрын
Exato. Qual a diferença entre pretensão do direito e o direito em si? Na prática, nenhuma.
@gpmedeiros3 жыл бұрын
@@diorgelessilva3885 É esse casamento do direito com a burocracia que me tapa de nojo!
@antoniodejesus67166 жыл бұрын
Obrigadoooooo muito bom.parabens
6 жыл бұрын
Eu que agradeço. Abraço!
@whoamiidk3986 жыл бұрын
uma duvida Pretensão= é o direito que tenho de obrigar/compilar alguém a cumprir uma prestação. direito subjetivo=é a titularidade de um direito por uma pessoa seria isso ?
6 жыл бұрын
É isso mesmo!
@adelsonbn7 жыл бұрын
Excelente!
7 жыл бұрын
Obrigado!
@Henrique_advogado7 жыл бұрын
Mt bom !! Excelente para fazer revisões nas férias ! Abçs professor!
7 жыл бұрын
Olá, Amigo. Obrigado por seu comentário. Que legal! Leve o DirSemJur para as férias para revisar o conteúdo, e conte comigo. Afinal, o importante não é só fixar o conteúdo para as provas, mas entender as ideias para poder utilizá-las daqui para a frente, não é mesmo? Forte abraço!
@gabir24746 жыл бұрын
Ótimo vídeo!
6 жыл бұрын
Obrigado!
@MarianeMendoncaAdvogada6 жыл бұрын
MELHOR PROFESSOR EVEEER
@harrisonarruda35926 жыл бұрын
excelente, mestre!
6 жыл бұрын
Obrigado!
@andressadeoliveirabarronca23515 жыл бұрын
Excelente didática, profs. Foi um prazer ter conhecido seu canal. Tão esclarecedor quanto o profs Cristiano Chaves. Outra percepção que pode auxiliar é a de que as Causas Interruptivas são judiciais (a exemplo do despacho judicial que interrompe a prescrição - art. 202,CC) e as Causas Suspensivas são não judiciais (art. 197 a 199, CC), ressalvados o Protesto Cambial e a Confissão de dívida, causas interruptivas, mas não judiciais. Abraços!
@MiguelZini077 жыл бұрын
Grato por compartilhar seu conhecimento Professor! Mais um inscrito aqui do MT
7 жыл бұрын
Olá, amigo. Eu que agradeço suas palavras, e a inscrição também! Forte abraço para você e para o pessoal do MT!