No video

Professores doutrinadores: imparcialidade a partir da fala de Eduardo Bolsonaro

  Рет қаралды 7,552

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Жыл бұрын

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou de um ato pró-armas, em Brasília, neste domingo, 9. Durante o evento, o parlamentar chamou atenção ao comparar professores “doutrinadores” com traficantes de drogas. “Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar e levar os nosso filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior”, disse o filho do ex-presidente da República, que discursou em cima de um carro de som.
Isto não é Filosofia
há 2 meses (editado)
NEUTRALIDADE E IMPARCIALIDADE
Quero compartilhar com vocês um comentário que fizeram no Núcleo de Formação Filosófica, na aula de Descartes e Bacon:
"Para manter a neutralidade deveria ter utilizado uma foto onde aparece um destes políticos "lendo" o papel de ponta-cabeça. Assim, debochando de ambos, a imparcialidade se manteria. Mas convenhamos: são mais de 100 aulas, uma escorregadinha haveria de ter."
E qual foi minha resposta? Transcrevo-a a seguir. Ela serve para todos aqueles que pertencem ao Núcleo ou que planejam entrar. Esse é um dos meus valores fundamentais. Você deve considerá-lo caso decida permanecer ou entrar. Aqui vai.
______
Neutralidade não existe por dois motivos.
1. Todos temos valores, a partir dos quais filtramos a realidade. Seres biológicos e culturais que somos, aprendemos a lidar com a realidade a partir de preferências, isto é, de o que nos atrai e de o que nos causa repulsa. Isso no nível mais básico. Mas o mesmo padrão é verdadeiro para níveis mais complexos. Nossa visão de mundo faz com que, de acordo com nossas preferências valorativas, concebamos a realidade deste ou daquele modo. Eu nunca escondi, por exemplo, que sou ateu e de esquerda social-democrata. Todas as aulas vem deste sujeito aqui, encarnado num corpo, situado num canto do mundo, com determinada formação e modo de compreender a realidade. Isso, aliás, me conduz para o segundo ponto.
2. Todos concebemos a realidade a partir de determinadas perspectivas, não a partir do seu todo. Só um ser seria capaz de assim fazê-lo: Deus. A "perspectiva do olho de Deus", como diz o filósofo Hilary Putnam, só é dada mesmo a Ele. Reitero: vejo o mundo a partir da minha situação, que envolve a época em que nasci, a sociedade em que vivo, meu temperamento, meu repertório adquirido. Por maior que seja esse último, ainda assim me faltará a onisciência -- o que me traz de volta ao ponto inicial: eu não tenho o "olho de Deus", logo minha visão é necessariamente parcial.
Sendo assim, você jamais deve exigir de mim, nem de niguém a tal da neutralidade, nem da imparcialidade. O que você deve exigir de mim é honestidade intelectual. Mas o que é honestidade intelectual? Também a desdobro em dois elementos:
1. Explicitar os próprios valores e as próprias perspectivas, porque todos tem valores e perspectivas. Mesmo aquele que nega, no máximo, ignora que os têm. Negar isso, novamente, é negar a condição humana de ser não só biológico, mas cultural. E, enquanto ser cultural, um ser de valores e de perspectivas.
2. Não deturpar os valores e perspectivas alheios. É o que tento fazer quando a cada aula me esforço para não só expor a ideia do filósofo, mas defendê-la. Faço isso com os cristãos, mesmo sendo ateu, e com os conservadores, mesmo sendo de esquerda. Não consigo fazer isso sempre, porque é humanamente impossível.
Você quer um sinal de que está diante de alguém desonesto intelectualmente? É só perceber se essa pessoa se vende como neutra ou imparcial. Eu não me vendo assim.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefi...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefi...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefi...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoef...
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________

Пікірлер: 227
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Neutralidade não existe por dois motivos. 1. Todos temos valores, a partir dos quais filtramos a realidade. Seres biológicos e culturais que somos, aprendemos a lidar com a realidade a partir de preferências, isto é, de o que nos atrai e de o que nos causa repulsa. Isso no nível mais básico. Mas o mesmo padrão é verdadeiro para níveis mais complexos. Nossa visão de mundo faz com que, de acordo com nossas preferências valorativas, concebamos a realidade deste ou daquele modo. Eu nunca escondi, por exemplo, que sou ateu e de esquerda social-democrata. Todas as aulas vem deste sujeito aqui, encarnado num corpo, situado num canto do mundo, com determinada formação e modo de compreender a realidade. Isso, aliás, me conduz para o segundo ponto. 2. Todos concebemos a realidade a partir de determinadas perspectivas, não a partir do seu todo. Só um ser seria capaz de assim fazê-lo: Deus. A "perspectiva do olho de Deus", como diz o filósofo Hilary Putnam, só é dada mesmo a Ele. Reitero: vejo o mundo a partir da minha situação, que envolve a época em que nasci, a sociedade em que vivo, meu temperamento, meu repertório adquirido. Por maior que seja esse último, ainda assim me faltará a onisciência -- o que me traz de volta ao ponto inicial: eu não tenho o "olho de Deus", logo minha visão é necessariamente parcial. Sendo assim, você jamais deve exigir de mim, nem de niguém a tal da neutralidade, nem da imparcialidade. O que você deve exigir de mim é honestidade intelectual. Mas o que é honestidade intelectual? Também a desdobro em dois elementos: 1. Explicitar os próprios valores e as próprias perspectivas, porque todos tem valores e perspectivas. Mesmo aquele que nega, no máximo, ignora que os têm. Negar isso, novamente, é negar a condição humana de ser não só biológico, mas cultural. E, enquanto ser cultural, um ser de valores e de perspectivas. 2. Não deturpar os valores e perspectivas alheios. É o que tento fazer quando a cada aula me esforço para não só expor a ideia do filósofo, mas defendê-la. Faço isso com os cristãos, mesmo sendo ateu, e com os conservadores, mesmo sendo de esquerda. Não consigo fazer isso sempre, porque é humanamente impossível. Você quer um sinal de que está diante de alguém desonesto intelectualmente? É só perceber se essa pessoa se vende como neutra ou imparcial. Eu não me vendo assim.
@LuisCarlos-xv1qy
@LuisCarlos-xv1qy Жыл бұрын
Viver é tomar partido
@proferreira2
@proferreira2 Жыл бұрын
Bem interessante. Mas será que o problema não seria falta de pluralidade de ideias em determinados ambientes? Talvez o problema não seja a falta de neutralidade, visto que ela é impossivel, mas o ter acesso somente a professores com os mesmos pensamentos politico e ideologicos.
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 Жыл бұрын
Parabéns! ❤
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 Жыл бұрын
​@@proferreira2isso não existe a não ser na cabeça de pessoas sem pensamento crítico. As escolas e universidades têm, por princípio, um programa a seguir. O que pode acontecer e deve, porque não existe imparcialidade, é o professor dar mais ênfase a um ou outro ponto. O ideal seria o estímulo ao pensamento crítico dentro das escolas e assim, sendo dado aos alunos os vários aspectos de uma matéria, ele pode se alinhar com um ou outro ponto de vista. Você também deve saber que nas escolas e universidades se ensina o que está de acordo com o consenso acadêmico, portanto, não se ensina coisas estapafúrdias. Por exemplo, não se estuda nas universidades livros de pessoas como Olavo de Carvalho, algum historiador que diz não ter havido holocausto, algum outro que caracteriza o nazismo como de esquerda etc e tal.
@projetostart-ms1mt
@projetostart-ms1mt Жыл бұрын
Bom dia! Sou cristão e conservador, sou professor e já atuei desde o ensino fundamental até o nível superior, comecei a seguir o canal a pouco tempo pois gostei do conteúdo e da forma como conduz. Quanto ao assunto do vídeo a Questão é que existe honestidade intelectual, nem mesmo profissional, digo por parte dos que distorcem a realidade dos fatos no intuito de passar como única solução os ideais socialistas imputando tudo de ruim no mundo ao capitalismo e ao conservadorismo. Honesto intelectualmente - e profissionalmente - seria ensinar na letra fria dos fatos a teoria literária, e as consequências da realidade da implementação das ideologias, tanto da socialista/comunista como do capitalismo e conservadorismo. Escolher uma ou outra como filosofia de vida é algo individual e deve ser respeitado.
@allisonsantos1808
@allisonsantos1808 Жыл бұрын
Definitivamente uma das lições que vou levar pra vida de ter aprendido nas aulas do Vitor foi essa: NÃO EXISTE imparcialidade. Grande lição pra logo "cortar as asinhas" de quem realmente se acha "imparcial" (ou até de forma mais pejorativa, um "isentão"). Ótimo trabalho professor! 😎
@marciooliva4447
@marciooliva4447 9 ай бұрын
Não existe imparcialidade, mas existe honestidade intelectual, algo meio raro entre os docentes no BR.
@viniciuscmaia
@viniciuscmaia 5 ай бұрын
De fato, não existe imparcialidade. Mas um professor cristão de biologia que não creia no evolucionismo de Darwin ainda assim deve ensiná-lo em sala de aula. Porque quando se trata de sociologia, somos obrigados a estudar Karl Marx, mas nem sequer ouvimos falar que existem outras obras que são completamente contrárias a Marx? Digo mais: porque um estudante de Sistemas de Informação, alguém que está se preparando para ser um programador, é obrigado a ter aulas sobre Marxismo na faculdade? Marx deu alguma contribuição para o desenvolvimento de software?
@BergueRios
@BergueRios Жыл бұрын
A preguiça intelectiva, que se caracteriza pela falta de interesse, curiosidade ou motivação para aprender, estudar ou adquirir conhecimento, afeta quase todas as pessoas que não gostam de professor.
@Madashiable
@Madashiable Жыл бұрын
Parabéns, professor Vitor! Resposta lógica, honesta e objetiva. Sou cada vez mais fã!
@Fernando1663
@Fernando1663 Жыл бұрын
PROFESSOR, tem meu apoio e admiração pela força e coragem.
@elainedonascimento24
@elainedonascimento24 7 ай бұрын
Descobri este canal vou continuar assistindo.suas aulas, para aprender a ser mais politizada.
@piguezapig
@piguezapig Жыл бұрын
O pior ataque é essa migalha que o governo vem pagando para os professores nos últimos 20 anos
@marcelamiranda8755
@marcelamiranda8755 Жыл бұрын
Ótimo 👍
@celiareginadasilva
@celiareginadasilva Жыл бұрын
Orgulho de ser Joana de Barro desse núcleo
@sorayabrito4344
@sorayabrito4344 Жыл бұрын
Perfeito! 💎
@cytavares
@cytavares Жыл бұрын
A noção zero de educação brasileira que essa corja tem é inacreditável. Como professora que leva o trabalho a sério, que está na carreira há quase vinte anos e que está mestrando em educação, eu me sinto atacada da forma mais baixa possível, é uma afronta a uma classe debilitada e quase extinta. Uma pessoa ir a público falar isso só mostra que há muito claramente um motivo. Essa gente aí é quem doutrina e faz isso com muita clareza de propósito.
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
Tem certeza? Há quanto tempo a esquerda está no poder? Basicamente desde a redemocratização. Você fala em classe debilitado, concordo em gênero, número e grau. Posto isso, porque a esquerda não fez nada para melhorar as condições de trabalho dos professores no Brasil?
@pattyguiot7927
@pattyguiot7927 Жыл бұрын
Essa fala veio de um miliciano do rio, o q esperavam?
@MarcoGrabolos
@MarcoGrabolos Жыл бұрын
#ForaBolsonaro
@bernardocastro7013
@bernardocastro7013 Жыл бұрын
Maravilha, um resuminho bem feito do assunto...
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Eu não sei se fico feliz ou triste com o comentário. Se pareceu um resumo, eu falhei. Mas aparentemente você gostou -- a não ser que esteja sendo irônico.
@bernardocastro7013
@bernardocastro7013 Жыл бұрын
Gostei sim, muito bom. Esse assunto sobre o qual vc falou já foram feitos muitos livros nas ciências humanas, no jornalismo, na história, filosofia etc... Vc tocou em um vídeo curto nos principais temas e um jeito muito didático, que dá pra ser usado em sala de aula inclusive. Não quis parecer irônico.
@Katia656
@Katia656 Жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@IuryBelchior
@IuryBelchior Жыл бұрын
Excelente. É muito importante mostrarmos que os usos das noções de objetividade e neutralidade são armas da direita para deslegitimar a dimensão crítica inerente ao conhecimento.
@marciooliva4447
@marciooliva4447 9 ай бұрын
Excelente. É muito importante mostrarmos que os usos das noções de objetividade e neutralidade são armas da esquerda para tentar ocultar o fracasso universal de suas políticas ao subverter a dimensão crítica inerente ao conhecimento e torná-lo mera catequese, levando as massas a abraçarem e se submeterem a políticas da direita...
@Pablito003
@Pablito003 Жыл бұрын
Eu tinha um professor de Direito Penal, no ensino ele ensinava uma visão que ele tinha sobre o Direito devido sua vida de trabalho e conhecimento adquirido (Delegado de Polícia) ele não fugia qdo confrontado com alguma posição antagônica, dizia entender mas que discordava dela. Na hora da prova ele sempre nos dizia que seja qual for a posição jurisprudencial, ou, doutrinária adotada é que a gente fundamentasse ela e que ele daria como correta a resposta, pois ali em jogo estava nossa capacidade de argumentação e fundamentação teórica e não sua opinião pessoal. Bons professores são como o nosso professor disse, mostram sua posição, seus pensamentos e sua visão de mundo, mesmo assim não calam e nem silenciam visões contrárias, por vezes tentam corrigir algum enviesamento ou distorção. Mas conheci algumas raríssimas pessoas mais empolgadas e militantes, mas elas não se preocupam nem em ensinar ou direcionar pensamentos, somente fazem campanha política para o candidato da vez, ou, ficam reclamando horas e horas de como é difícil a vida deles.
@anamoraes1442
@anamoraes1442 Жыл бұрын
Adoraria conhecer este professor e ter aula com ele.
@marcusmoreno8971
@marcusmoreno8971 Жыл бұрын
Exato! Ministro História, estou mais à direita no espectro político, e procuro fazer isto com meus alunos...
@proferreira2
@proferreira2 Жыл бұрын
Esse seu professor é dos bons. Em sala sempre eu sempre busco mostrar aos alunos diferentes correntes de pensamento sobre um assunto. Sempre digo para eles que eles precisam ver perspectivas diferentes sobre um assunto antes de formarem uma opinião.
@insondavel279
@insondavel279 Жыл бұрын
Doutrinação vs. Educação A visão do professor Victor Lima de que a doutrinação é inevitável na educação é questionável. Embora todos tenham valores, um bom educador deve se esforçar para apresentar perspectivas divergentes de forma justa, encorajando o pensamento crítico. A igualação entre educação e doutrinação é perigosa e mina o verdadeiro papel do professor. A perspectiva do professor Lima ignora o imperativo socrático de seguir a argumentação onde quer que ela leve. Um verdadeiro educador deve adotar a maiêutica, guiando o aluno no autoconhecimento através do diálogo. Aceitar a doutrinação é uma afronta ao espírito filosófico. 3. Neutralidade e Imparcialidade: O professor Lima parece usar um relativismo equivocado para descartar a busca pela neutralidade. Contudo, é um dos papéis centrais do educador se esforçar para minimizar viés e apresentar temas de forma equilibrada. Embora a neutralidade perfeita seja inatingível, sua busca contínua é essencial para uma educação de qualidade. O relativismo moral do professor Lima contradiz o universalismo kantiano, que exige agir de acordo com máximas que possam ser leis universais. O educador tem o dever deontológico de buscar a imparcialidade. 4. Honestidade Intelectual: A visão do professor Lima sobre honestidade intelectual é questionável. Ele parece confundir transparência sobre opiniões próprias com o dever de contextualizar e limitar enviesamentos. Verdadeira honestidade intelectual requer uma abordagem cética, reconhecendo a complexidade dos temas. O professor Lima parece seguir um ceticismo radical ao negar a possibilidade de conhecimento objetivo. Porém, como Aristóteles argumenta, a verdade pode ser alcançada através do equilíbrio entre razão e evidência empírica. 5. Marxismo Cultural: As tentativas do professor Lima de deslegitimar as críticas ao marxismo cultural são falaciosas. O marxismo cultural tem influência concreta em diversos campos, o que torna seu questionamento válido. Acusações de desonestidade não substituem a necessidade de avaliar criticamente essa perspectiva. A recusa em criticar o marxismo cultural ignora o princípio popperiano de falseabilidade. Todas as teorias devem ser continuamente testadas e questionadas. Imunizá-las da crítica é dogmático. 6. O Papel do professor: A noção de que todo professor necessariamente doutrina é absurda e preocupante. Essa visão distorce o papel do educador, que deve ser o de fomentar o pensamento crítico, não impor uma ideologia. Esse defeito de concepção precisa ser veementemente contestado. Aceitar a doutrinação docente equivale a defender o "noble engano" platônico, onde os filósofos-reis ocultam verdades dos cidadãos por um pretenso bem maior. Isso contradiz a autonomia moral kantiana e desrespeita a dignidade humana. O professor Lima apresenta sérios problemas conceituais e riscos à qualidade da educação. Portanto, sob uma análise filosófica rigorosa, as noções do professor Lima mostram-se epistemologicamente problemáticas e eticamente preocupantes. Concluíndo: O professor Lima revela-se um verdadeiro sofista, distorce os conceitos de educação e honestidade intelectual para defender a doutrinação ideológica. Sua postura é epistemologicamente problemática, negando a possibilidade de conhecimento objetivo. Além disso, sua recusa em criticar perspectivas como o marxismo cultural demonstra dogmatismo irracional. Ao rejeitar ideais como imparcialidade e pensamento crítico, o professor se aproxima de um relativismo niilista preocupante. Utilizando de falácias e retórica enganosa, ele tenta imunizar certas visões da análise crítica. Essa postura é eticamente questionável, ferindo a autonomia moral e a dignidade dos estudantes. Mais que um educador, o professor Lima assume o papel de doutrinador, impondo ideologia sob um verniz de "honestidade intelectual". Em suma, as argumentações do professor se assemelham às de um sofista que distorce a realidade. Seus pontos devem ser rejeitados por qualquer um comprometido com a verdadeira educação e o pensamento livre.
@hidra8701
@hidra8701 Жыл бұрын
Rapaiz, que análise ein
@inquietacoesfilosoficas6460
@inquietacoesfilosoficas6460 Жыл бұрын
Concordo plenamente com Vitor. Não existe neutralidade política e ideológica na atividade docente. Ser professor é se posicionar e refletir sempre sobre a realidade. Sem criticidade não há ensino.
@germanomebarak9110
@germanomebarak9110 Жыл бұрын
Perfeito!
@bebelleitetina
@bebelleitetina Жыл бұрын
Ficou muito bom, vou ter que passar para frente o vídeo.
@aldoviana3275
@aldoviana3275 10 ай бұрын
Parabéns, professor, pelo curso e esclarecimentos sobre a tal doutrinação. Gratidão 🤛
@enoquejoshua.5890
@enoquejoshua.5890 Жыл бұрын
Que pena professor que os simpatizantes do Bolsonaro não gostam de filósofos de verdade e professores, mas é como diz uma frase de um poema que li há muito tempo " se não houve frutos valeu pela intenção das flores 💐 ".
@mariadagloriaguedescunha3582
@mariadagloriaguedescunha3582 Жыл бұрын
Parabéns pelo posicionamento, basta ter estudado na USP para ser considerado , vaquinha de presepio , gentalha, que desrespeita professor. Te seguindo agora . ❤❤❤ Aqui São Paulo capital.
@geraldinobarros4225
@geraldinobarros4225 11 ай бұрын
No momento não tenho nenhuma admiração pela esquerda, mas admiro a vossa sinceridade.
@aldairsax
@aldairsax Жыл бұрын
Como professor com 9 anos de carreira entendo que o discursante se referiu a professores DOUTRINADORES, não a todos os professores. Essa doutrinação política em sala de aula, da qual temos inúmeros exemplos documentados, é uma violência grave, uma vez que se vale da audiência cativa dos alunos, muitas vezes fugindo dos temas da aula.
@Gustavo_Gindre
@Gustavo_Gindre Жыл бұрын
Quais são os exemplos?
@maurosilveira908
@maurosilveira908 Жыл бұрын
Perfeito!!! Parece que os pseudo educadores intelectualóides não entenderam. Sou professor há 30 anos e existe doutrinação sim!!!
@shinigami2021
@shinigami2021 Жыл бұрын
Me fez refletir sobre um ponto sobre o tecnicista, pois, estou nesse ambiente e percebo isso, mas também percebo que essas pessoas, parecem não ter nem o conhecimento necessário para ser honesto intelectualmente, até porque, muitas das vezes só estão repetindo termos técnicos que não gera reflexão e sim certezas. vlw pela reflexão.
@TREX-VEGANO
@TREX-VEGANO Жыл бұрын
Eu tive um professor de filosofia militante e até vereador do PT foi e jamais virei esquerdista. Será que tem embasamento ?Eu sempre bati de frente com ele quando esse queria elogiar o governo ou as doitrinas .
@cytavares
@cytavares Жыл бұрын
Existe uma grande diferença entre "doutrinar" e desenvolver criticidade na pessoa. Com certeza esse seu professor de filosofia despertou sua curiosidade, por isso foi tão marcante, você ia de encontro com o que ele falava, ele te fazia pensar. A doutrinação faz exatamente o contrário, mata sua capacidade intelectual, te amarra, te ensurdece, te faz enxergar somente um ponto de vista. 0:00
@adsonrodox123
@adsonrodox123 Жыл бұрын
O seu caso não é isolado. O que tem de professor militante esquerdista nas escolas não está no gibi. Eu mesmo fui vítima dessa corja. Saí do ensino médio um militante de carteirinha. Só consegui me libertar dessa mentira de comunismo depois de alguns anos de estudo!
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
@@cytavares não seja ingênuo, tem várias pessoas que sofreram perseguição política na escola ou na universidade, como o Nikolas Ferreira e a Ana Campagnolo.
@Esodum
@Esodum Жыл бұрын
@@jeordesluciano3788 quando você escolhe apenas os exemplos que favorecem seu argumento, você limita o debate e, portanto, traz desonestidade à questão. Eu sou de uma família de berço protestante e conheço amigos que foram perseguidos ao estudarem em uma escola católica de muito renome no Rio de Janeiro, por seus pais serem ateus e militantes de esquerda. Também conheço pessoas que sofreram bullying por viram de famílias cristãs tradicionais e decidirem nunca namorar, a não ser para engajar em um casamento. Em ambos os casos, as experiências passaram por humilhação pública e as vezes agressões físicas. Seja honesto e você verá que pessoas são perseguidas por diferenças o tempo todo, pois o medo ou a abominação ao que é diferente é inerente ao ser humano e como ele guarda as coisas em caixinhas chamadas de Esquemas, pela psicologia social americana. Atribuir atos de maldade, algo inerente ao ser humano e extremamente geral na humanidade, a um grupo só apenas porque você não concorda com o mesmo não apenas é desonesto com debates, mas consigo mesmo. E sim, antes que falem algo, eu tendo a adotar uma perspectiva centrista, nesse ponto.
@aprenderensinar1325
@aprenderensinar1325 Жыл бұрын
@@jeordesluciano3788 o cara está nesse canal citando '' nikolas ferreira ''e '' ana''. Dois abutres! SEnhorr!! ouremos
@madselvafeiges
@madselvafeiges Жыл бұрын
Muito bom. Excelente explícitação.
@telmanepomceno5940
@telmanepomceno5940 Жыл бұрын
Sou professora,e já consegui recuperar muitos.
@adrianakohlerkondarzewski7447
@adrianakohlerkondarzewski7447 Жыл бұрын
Parabéns Vitor!! É muita ignorância que precisamos enfrentar neste Brasil. Por isso essa corja de político fez tudo para dizimar o pouco de educação oferecida no Brasil. Saber é poder!
@claudiogoncalves80
@claudiogoncalves80 Жыл бұрын
Parabéns, todos somos parciais e seletivos. Mesmo dizendo que não.
@emesonagiazo3777
@emesonagiazo3777 Жыл бұрын
Que onda né 😂😂😂😂
@lailafelipem.7559
@lailafelipem.7559 Жыл бұрын
Concordo que todos temos valores e perspectivas, porém, acho que o papel do professor não é transmitir seus valores e sua perspectivas, mas apenas o conhecimento em si, deixando os alunos livres para pensarem e não pensando pelo aluno.
@newtonclark7656
@newtonclark7656 Жыл бұрын
Vc é excelente, sou professor de macroeconomia e sempre digo isso q vc disse
@marialuciene2248
@marialuciene2248 Жыл бұрын
Bom dia!
@fabioluiscosta1382
@fabioluiscosta1382 Жыл бұрын
Obrigado Professor! Excelente colocação!
@RP-fi6nd
@RP-fi6nd Жыл бұрын
🥰
@MatheusCosta-to3eo
@MatheusCosta-to3eo Жыл бұрын
Massa! Estou de acordo quanto a honestidade intelectual ser o mais relevante. Mas quanto à imparcialidade ou neutralidade, não é possível realmente ser isso, mas é possível buscar, com critérios objetivos, aproximar-se o máximo possível disso. Caso contrário, concursos, vestibulares e outras formas de seleção de pessoas para funções sociais e profissionais seriam inteiramente enviesadas, parciais, e não é o caso. As seleções tem algum viés, é claro, mas, nos casos justos, tem critérios claros, objetivos e públicos.
@zxxzzz
@zxxzzz Жыл бұрын
Nesses exemplos você fala de duas imparcialidades, bem distintas, uma é de opinião, outra que busca por atos equalizar disputas.
@MatheusCosta-to3eo
@MatheusCosta-to3eo Жыл бұрын
@@zxxzzz , ok. mas no vídeo não foi bem delimitado que tipo de imparcialidade está falando, então, meu ponto é que a busca por ser o mais próximo possível da imparcialidade é benéfico em várias ocasiões.
@trazendoalume
@trazendoalume 10 ай бұрын
Gosto de ouvir os contrários. Porque se deve ouvir tudo e reter o que é bom.
@marcosjose2948
@marcosjose2948 Жыл бұрын
Ótimo comentário, prof. Vitor!! Parabéns.
@maygoboy1968
@maygoboy1968 Жыл бұрын
é incrível as contradições que esses patriotários colocam, que mais me parece ser desonestidade intelectual, quando ao mesmo tempo dizem que professores estão doutrinando os alunos e que hoje em dia alunos não respeitam mais professores! Oxxxiiii como é que os professores estão conseguindo doutrinar os alunos se esses não lhes respeitam???? Acredito que para se dizer em doutrinação primeiro o doutrinado deve ter respeito ao doutrinador, se não, jamai ocorrerá a doutrinação. Valeu Professor, excelente conteúdo e força, esperança e muita paz aos Professores desse nosso Brasil!
@terezinhalpires
@terezinhalpires Жыл бұрын
Obrigada professor.Otima explicacao!
@fabiodesouza7047
@fabiodesouza7047 Жыл бұрын
Boas considerações. Sempre pontual. Penso que deveria ser premissa de todo Professor, que também o sou, a honestidade intelectual. O problema encontra-se na generalização, há sim professores desonestos intelectualmente e creio que a crítica do Deputado referiu-se a isso, como há muitos políticos desonestos. Porém, não se deve tomar a parte pelo todo. Me lembro muito bem que você, sempre ao expor a ideia de um filósofo, apresenta-a de forma a não oferecer juízo de valor da pessoa em relação à visão filosófica por ele defendia. E você o faz mesmo que as convicções filosóficas de quem você está apresentando sejam contrárias às suas. É isso que está faltando a certos profissionais
@taberneirodaaltapopulacaoc5319
@taberneirodaaltapopulacaoc5319 Жыл бұрын
Ótima explicação, Vitor!
@T4njiro_YT
@T4njiro_YT Жыл бұрын
Parabéns pela exposição. Mais claro que isso só o sol do meio dia.
@cibelecassiasouza879
@cibelecassiasouza879 Жыл бұрын
Ainda tbem que temos professores como voce para colocar as coisas nos devidos lugares. Obrigada Professor
@waltervergara8938
@waltervergara8938 Жыл бұрын
Caro professor, vejo que você aprendeu muito com os sofistas. Na ágora você se daria muito bem!
@vivianefranco4288
@vivianefranco4288 Жыл бұрын
Parabéns, estou no canal certo.
@thiagomarciorodriguesdefar9001
@thiagomarciorodriguesdefar9001 Жыл бұрын
Muito bom, professor.
@josedeari.209
@josedeari.209 Жыл бұрын
Professor 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@petersonnovais5119
@petersonnovais5119 Жыл бұрын
Show
@silviafonsecaferreira6270
@silviafonsecaferreira6270 Жыл бұрын
Sou nova por aqui, então vou me apresentar, parto de uma visão do feminismo negro, marxista lenista e cai de paraquedas neste canal por conta do Hobbes hahaha...Realmente é impossível e falacioso se dizer neutro, neutra ou se fazer parecer como tal. Venho descobrindo o amor pela Sophia, tanto que sou graduanda de ciências sociais e licenciatura na federal do Rio. Obrigada pela honestidade professor, quero que saiba, estou apreciando muito o conteúdo do canal. Gratidão por fornecer fontes limpas, tenho sede!
@oultimodado
@oultimodado Жыл бұрын
Em relação ao marxismo cultural, concordo contigo. Mas fazem o mesmo com a direita. Então faz parte do jogo a desonestidade intelectual. Honestidade intelectual deve existir entre os intelectuais, mas perante a massa o que vale é o discurso.
@joseribamarciprianodasilva1762
@joseribamarciprianodasilva1762 Жыл бұрын
é isso.
@TulioAugustus
@TulioAugustus Жыл бұрын
👏👏👏
@herondeabreu
@herondeabreu Жыл бұрын
Procure tecer comentarios sobre as declarações do presidente Lula, também, em especial sobre os regimes "democraticos" da Venezuela, da Nicaragua e de Cuba.
@prof.ercioluizdossantos9558
@prof.ercioluizdossantos9558 Жыл бұрын
Muito bom!
@josefelipeoliveira8568
@josefelipeoliveira8568 Жыл бұрын
Bom de mais Vitor. E mais, os professores tem o DEVER de ensinar, ou seja, explanar as diferentes concepções ideológicas ou teorias científicas, dever de repassar o conhecimento dentro de sala de aula e não de oculta-lo.
@mariaalicedaniapedroza3667
@mariaalicedaniapedroza3667 Жыл бұрын
Você quis dizer "Bom demais". Antes de filosofia, aprenda português...
@yuremendes7368
@yuremendes7368 Жыл бұрын
Quando se trata de um advérbio de intensidade, como no exemplo mencionado, a forma correta é "demais" separado.
@josefelipeoliveira8568
@josefelipeoliveira8568 Жыл бұрын
@@mariaalicedaniapedroza3667 o estudo de um anula o outro? Acho que nem você estudou filosofia. Básico é entender a limitação do próximo ;)
@josefelipeoliveira8568
@josefelipeoliveira8568 Жыл бұрын
@@yuremendes7368 escrevi corretamente então?
@mariaalicedaniapedroza3667
@mariaalicedaniapedroza3667 Жыл бұрын
@@josefelipeoliveira8568 Anula? Eu não disse isso. O que acho é que no caso existe uma ordem a se seguida. Se uma pessoa não domina pelo menos a linguagem materna não pode se aprofundar nas ideias, já que estas são expressas verbalmente, usando sempre um idioma, pois assim pensamos. Se a pessoas tiver dificuldade, por exemplo, em elaborar uma frase, por falta de uso da mente na elaboração e interpretação de textos, como vai estudar pensamentos complexos? Aí é que está o problema pra mim, há uma ordem a ser seguida: ler e escreve, e nesse processo aprender a pensar, e depois filosofar.
@gabebauerfeld
@gabebauerfeld Жыл бұрын
A doutrinação só é um mal quando é diferente da minha hehehhehe
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
Exato. Tenta exibir um documentário do Olavo de Carvalho em alguma universidade pra você ver o que acontece.
@netobrahn43
@netobrahn43 Жыл бұрын
@istonaoefilosofia Acho que faltou só o professor pontuar o uso político da fala do Eduardo, um político que fala do perigo do professor doutrinador num evento pro-armas.
@brenoharantes
@brenoharantes Жыл бұрын
Ideologia é só a do outro. A minha é a visão normal, de Deus 😂
@jorgeseewald6469
@jorgeseewald6469 11 ай бұрын
Muito embora seja evidente a existência de entendimentos particulares diversos sobre a realidade, do seu comentário entendi que olhar para a realidade é selecionar aspectos a trabalhar o que, ao fim e ao cabo, afasta a neutralidade e parcialidade e que somente à perspectiva do olho de “Deus” (com sua “onisciência”) seria possível obter uma visão “imparcial” sobre a realidade, pelo que gostaria de conhecer se, no seu entender: • A “opinião” (individual) e o “conhecimento” (científico) têm o mesmo valor quanto ao entendimento (coletivo) sobre a realidade? • Está comprometido o “princípio da causalidade” e da objetividade científica para o entendimento da realidade? • Afirmar a condição humana de ser biológico e cultural tem como premissa a aceitação da subjetividade da realidade?
@muciocamilo
@muciocamilo 8 ай бұрын
Para mim "imparcialidade" seria oferecer todas as visões possíveis para o aluno. Talvez seja melhor para nós professores sermos ecléticos.
@AltemirMC
@AltemirMC Жыл бұрын
Admiro ao Senhor pelo posicionamento honesto e pela clareza de exposição. Aprendo cada vez mais que a filosofia como ciência é também oportunidade de observar ao redor aqueles que fundamentam sua vida em argumentos da razão e outros tentam induzir seus conceitos meramente dogmáticos. De forma prática, fortificamos em nós a capacidade crítica e também a coragem de como humanos, reagir e levar o que de melhor podemos fazer em prol dessa sociedade. Parabéns pelas suas palavras que poderiam ser as minhas, sem mudar uma vírgula sequer.
@gilsoncorreia96
@gilsoncorreia96 Жыл бұрын
Tenho 56 anos. Na minha infância, estudei num colégio estadual (idos de 1977), ainda no período da ditacuja militar. Tinha uma disciplina chamada OSPB (Organização Social e Política Brasileira) cujo conteúdo era inteiramente doutrinação: Louvores à "revolução democrática de 1964"; execução dos Hinos à Banderira" e ao "herói sanguinário duque de caixinhas" Aprendi que, quando fosse adulto, eu nunca deveria estudar, só fazendo post nas redes.soviais com diversos erros de português e comprar mansões milionárias com dinheiro vivo. Como é bom ser doutrinado nas escolas!! Principalmente pelo Professor Otávio de Carvalho, o Primeiro Filósofo Proctológico da História da Humanidade!!❤❤
@miguelfrazao8459
@miguelfrazao8459 Жыл бұрын
Muito honesta e clara explicação. Mas há outro aspecto mais sombrio nessa notícia: a guerra cultural anticultura, anticiência, anticonhecimento, foi feita em um ato público contra restrições à posse e ao porte de armas, inclusive as de uso militar, num contexto de atentados letais em escolas, doença social importada dos EUA. Como ficar neutro entre civilização e barbárie?
@KirkdNardinni
@KirkdNardinni Жыл бұрын
O tempo todo estamos recebendo informações e estímulos, nao apenas nas escolas. Pontos de vistas então por ai, cabe a cada um ver aquela informação que recebeu como sendo útil ou não para ele. Obrigado pela sua honestidade e clareza, professor 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@IniSwam
@IniSwam 7 ай бұрын
Até pq sabemos q a educação tecnicista n é/ foi nada neutra e imparcial. Ao contrário, foi implementada no país com o 'incentivo' americano na corrida contra a implementação de regimes contrários ao capitalismo na América do Sul.
@BergueRios
@BergueRios Жыл бұрын
A palavra doutrina vem do latim doctrina, que significa ensinamento, instrução ou conhecimento. O termo está relacionado com o verbo docere, que significa ensinar.
@mariaalicedaniapedroza3667
@mariaalicedaniapedroza3667 Жыл бұрын
Entendi. Então a Coreia do Norte está ensinando quando educa as crianças a serem fanáticas pelos governantes como se deuses fossem? É isso?
@pabloaraujo3047
@pabloaraujo3047 Жыл бұрын
Eu temo mas concordo com o Deputado, um professor que ao invés de ensinar as matérias com base nos fatos, usam da sua autoridade em sala de aula para disseminar suas ideologias, sejam elas quais forem, e isso não é correto e sim é nocivo, tanto para a formação como ser pensante, como na formação acadêmica do aluno.
@calmendes
@calmendes Жыл бұрын
Agradeço pela sua honestidade intelectual, Professor. Lamento, porém, que a sua resposta tenha sido muito longa para quem não possua capacidade cognitiva para interpretar além dos 280 caracteres. Elon Musk que o diga.
@wallacemedeiros7280
@wallacemedeiros7280 9 ай бұрын
Navalha de Ockham... ele não generalizou os professores, só disse que há professores ruins no meio acadêmico, como existem políticos, advogados, médicos etc...
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 9 ай бұрын
Para de usar termo filosófico sem saber o que significa. É brega.
@wallacemedeiros7280
@wallacemedeiros7280 9 ай бұрын
@@istonaoefilosofia obrigado por me responder com um argumento...... AD hominem. 😂😂😂
@TassioDenker
@TassioDenker Жыл бұрын
Excelente; é muito parecido com a discussão que existe em torno da própria ciência (tema que até tentei arranhar, em um vídeo, mas sem essa mesma qualidade e clareza). Compartilhei no twitter, um espaço que há tempos é caótico, mas está cada vez mais fadado ao extremismo desta alt-right sem fronteiras.
@eduardos.bastos3377
@eduardos.bastos3377 Жыл бұрын
Concordo com ele e so olhar as Universidades públicas do Brasil!!
@Gustavo_Gindre
@Gustavo_Gindre Жыл бұрын
Você estudou em uma universidade pública?
@DaviddosMulekes
@DaviddosMulekes Жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@alexandrelinsdossantos5604
@alexandrelinsdossantos5604 Жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@JoaoSilva-oy2gm
@JoaoSilva-oy2gm Жыл бұрын
Conclusão: faltam honestidades intelectuais a muitos professores...
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Sem dúvidas. Como em todas as profissões.
@cowboybeboop
@cowboybeboop 11 ай бұрын
Nao,seria,entao o problema à falta de honestidade e etica?
@marcusmoreno8971
@marcusmoreno8971 Жыл бұрын
Sou conservador, professor, e concordo contigo. Só lamento que existam tão poucos ministrando minha materia: a História. No mais, abraços!
@VictorHugoVasconcellos
@VictorHugoVasconcellos Жыл бұрын
Boa reflexão! Todos nós professores deverìamos agir assim. Peço para fazer uma parte 2 deste vìdeo abordando as dificuldades de agir desse modo. Lecionei 15 anos em escolas privadas no Brasil. A ordem é ser imparcial e não tocar em certos assuntos. Do contrário, muita dor de cabeça e boicote na distribuição de aulas para te forçar a se demitir. Eu sempre tive problemas por me colocar. Mesmo buscando apresentar as possibilidades, deixava claro o meu lado. E dizia para buscaren outras fontes além das que eu apresentava. Sou da área da linguìstica. Mestrado e doutorado em Analise do discurso no Brasil e doutorando em gramática contrastiva galega na Galiza-Espanha. Forte abraço. Victor Hugo - A Coruña - Galiza.
@cmarzo
@cmarzo Жыл бұрын
Perfeito! Mas defenda isso para um bolsonarista e ele vai ignorar completa e solenemente! :(
@andrewscollartavares7673
@andrewscollartavares7673 Жыл бұрын
Professor, gosto dos teus vídeos e não me incomoda a suas posições políticas e ateias, contrarias as minhas, mas acho que você foi infeliz nessa apresentação, explico: Achei a analogia do deputado, grosseira, mas acredito que hajam professores "doutrinadores", vou explicar com um exemplo: nas aulas de história do ensino médio e pre vestibular, quando a aula era, por exemplo, sobre a Revolução Russa, nossa, era uma militância, e uma "doutrinação", pois era uma apologia total... Você falou em honestidade intelectual e explicitar os valores, eu acho que nesses casos (px Revolução R.) eu não vi, nem honestidade intelectual, nem explicitar valores, pois nunca vi, nenhuma crítica aos genocideos e a ditadura e isso é desonestidade ou no mínimo não explicitar que defende como valor ditadura "do proletariado". Você não teve ou conheceu nenhum professor assim? Quando você falou da impossibilidade da imparcialidade, você levou ao extremo para descaracterizar(é como a falácia do espantalho), é óbvio que não se está exigindo uma neutralidade ou imparcialidade absoluta, mas um bom senso razoável para humanos e não máquinas. Os humanos tem a capacidade de explanar não apenas as suas visões e perspectivas, mas também outras contrárias (como você faz), mas não foi isso que esses professores "doutrinadores" fizeram(no meu caso), pois nunca tinha ouvido se quer falar em qualquer pensador liberal como Adam Smith ou Von Missis, mas em Marx, Hengels, Gramiche era direto, você não acha isso terrível, não teve ou conheceu isso também? E o objetivo de uma aula não são os valores do professor (embora entenda que ele não está fora deles), mas a imparcialidade na explanação, poderíamos pensar algo como a epoqué grega. Se não existisse a imparcialidade, essa palavra nem existiria e nem estaríamos falando dela. Portanto existe sim professores "imparciais"(na medida do possível) e professores "doutrinadores", o que é gravíssimo para uma sociedade livre , não vou dizer que são semelhantes à traficantes, mas penso que é como que um "crime" moral e político.
@pinguimempresario
@pinguimempresario Жыл бұрын
Vai de Ocultas? Quem ele não sabe responder vai de Vasco da Gama
@DaviddosMulekes
@DaviddosMulekes Жыл бұрын
Perfeito!!!!!!!
@DaviddosMulekes
@DaviddosMulekes Жыл бұрын
Oculta rápido, seus alunos podem aprender a raciocinar!!!!
@RP-fi6nd
@RP-fi6nd Жыл бұрын
Professor, filosofia é matemática, isso qe é incrível .
@chuchu8403
@chuchu8403 8 ай бұрын
Como assim?
@RP-fi6nd
@RP-fi6nd 8 ай бұрын
@@chuchu8403 quero dizer que a filosofia é pautada na lógica... em proposiçoes... =)
@denissandrob.m.6777
@denissandrob.m.6777 Жыл бұрын
Mas eu quero crer que o ponto da crítica dos conservadores é sobre a hegemonia do pensamento marxista Vitor; quando falam de doutrinação devem está se referindo a hegemonia. Pessoalmente acho que todo tipo de doutrinação é nociva tanto de um lado quanto do outro (idealismo) , acho que o professor deveria saber disso e evitar propagar, o professor deveria pelo menos em seu trabalho está além da doutrinação mas isso também é ideal porque se refere ao um defeito da humanidade que é a doutrinação, eu achei também idealista o teu conceito sobre honestidade ideológica, me parece um dasafio para a humanidade e não para as salas de aula.
@clauhma
@clauhma Жыл бұрын
Escolhemos o professor quando adultos, pelas afinidades intelectuais ou intenções com o estudo. Já das crianças os pais fazem a seleção e também os professores precisam ser posicionados para que os pais os reconheçam. Nisso vejo dois problemas imediatos. Nossas escolas, do fundamental à graduação básica, não são abertas a escolhermos os professores e alguns nem sabem ou não podem se posicionar politicamente na escola...
@Esodum
@Esodum Жыл бұрын
Nesse ponto, é só que o professor não ignore seu dever como professor e que pais não ignorem seu dever como pais. Como o Vitor falou, desde que o professor deixe claro seu posicionamento e passe seu conteúdo da forma mais honesta possível, os pais saberão exatamente o que reforçar ou não desse conteúdo recebido em casa. O problema é que querem conceber a escola como um ambiente criado num vácuo, além de atribuir à instituição deveres que seriam seus.
@Vouempurrar
@Vouempurrar Жыл бұрын
Professor, o selhor ja abordou alguma coisa sobre foulcalt? Obrigado
@donizeteoliveira3924
@donizeteoliveira3924 Жыл бұрын
Neutralidade nunca existiu. Todos fazemos escolhas, mesmo qdo pensamos não fazer...
@HeraclitoAragaoPinheiro
@HeraclitoAragaoPinheiro Жыл бұрын
A foto do lula com livro de cabeça pra baixo é uma montagem, ótimo vídeo como sempre!
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
É verdade, Heráclito. Vou colocar a retificação.
@welingtonalves7115
@welingtonalves7115 Жыл бұрын
Vitor, concordo que não existe imparcialidade. Porém, também não deveria ter professores dando chilique porque algum aluno falou alguma coisa que não corrobora com pensamento de esquerda.
@Gustavo_Gindre
@Gustavo_Gindre Жыл бұрын
Onde foi isso?
@welingtonalves7115
@welingtonalves7115 Жыл бұрын
@@Gustavo_Gindre tá cheio de vídeo na Internet. Uma hora vc vai encontrar.
@ismael8343
@ismael8343 Жыл бұрын
Eu cordo com.você! Mas infelizmente alguns professores não são honesto.
@Gustavo_Gindre
@Gustavo_Gindre Жыл бұрын
Quais?
@humbertobraga8763
@humbertobraga8763 Жыл бұрын
Como nos últimos anos a escola se tornou em uma extensão do lar, professores que, além de professores dentro da escola, se transformaram em pais, psicólogos, acompanhantes, babás, costureiros, enfermeiros etc., e ainda assim são chamados maldosamente de doutrinadores.
@Sergio-sv1kv
@Sergio-sv1kv Жыл бұрын
Também sou professor e discordo da sua fala. "O ser humano defende valores", ok, porém o professor pode e deve ser neutro NA SALA DE AULA, fora dela, seja o que quiser e fale o que desejar. A visão do mundo pelo professor não interessa na sala de aula. Trabalho questões polêmicas na sala de aula, mas sempre apresento os dois lados da questão. Quando o aluno quer saber minha opinião, digo que ela não interessa na sala de aula. Acredite, é humanamente possível ser um professor não doutrinador. Talvez você não aceite isso, o que seria compreensível por ser um socialista (social democrata) seguramente doutrinado pelo método do patrono da educação brasileira.
@leandrocarneiro7758
@leandrocarneiro7758 Жыл бұрын
Profundamente lamentável que uma retórica simplista e superficial sobre doutrinação tenha mais alcance que sua abordagem. Como vc fala: quanto mais massificada a informação, mais estrago ela faz nas mentes incautas.
@cassionunespreview5287
@cassionunespreview5287 Жыл бұрын
Vejo implicações pressuposicionais; premissas que colapsam nas questões últimas da realidade. Essa é a questão última de todas as coisas. Por que têm que ser o padrão dos homens e não o padrão de Deus em qualquer instância? Por que têm que ser um juizo ou deslocamento de valor á decidir o padrão ou doutrina para o certo ou errado? Quem pode absolutamente dizer qual é o padrão? Quem pode justificar o padrão certo e errado sem antes não PRESSUPOR uma necessidade de um referencial absoluto? Como reinvindicações podem ser mais poderosas, consistêntes e coerentes do que outras? Quem descide? Quem é o juíz da medida? Segundo a qual padrão você define o que é evidência valida e o que não é válido? GORDON H. CLARK Livro: Três Tipos de Filosofia religiosa. VINCENT CHEUNG Livro: Questões últimas.
@angelaterezasavastano5191
@angelaterezasavastano5191 Жыл бұрын
Excelentes colocações, infelizmente quem as motivou e seus partidários além de não serem honestos, não têm a menor capacidade de entender seus argumentos, digo isso baseado no histórico dos últimos anos.
@giovanisouza4632
@giovanisouza4632 Жыл бұрын
Creio que seus valores pessoais não necessariamente podem ser transmitidos durante as aulas, inclusive sua posição política nunca atrapalhou isso!
@manoelarnaldopereiradeoliv9687
@manoelarnaldopereiradeoliv9687 Жыл бұрын
Bacana,mas acho que Eduardo Bolsonaro ganha muito gerando essa polêmica. Ele,obviamente, fala para seu curral eleitoral,que o acaba idolatrando ainda mais ao verem que aqueles que lhe faz oposição renindo os dentes. Por isso,creio ser a melhor resposta é ignorar Declaração como a que Eduardo deu aí no dia 7. O bom dessa estória toda é que a polêmica motivou a realização de uma aula de filosofia tão bacana,Vitor. Parabéns e força para travar grandes debates verdadeiros que valem a pena.
@EssaTalEngenharia
@EssaTalEngenharia 8 ай бұрын
Exigir neutralidade e imparcialidade de professor é das coisas mais intelectualmente desonestas (pra não dizer coisa pior) que possa existir. Pensa (e isso vale para professor de qualquer área, hein?! De filosofia a engenharia; de medicina a antropologia): todo professor seleciona o conteúdo a ser lecionado e sua forma de acordo com sua visão de mundo daquela área. Há muitas formas de se discutir o início do universo (será que teve início ou terá fim?): da teoria do Big Bang a uma visão criacionista. E, note, essas duas hipóteses nem são tão auto-excludentes assim, tá?! Reflita consigo, e talvez vc concorde comigo. Um professor tratará sobre esse, ou outro assunto, seguindo ao seu enfoque, área, formação, cultura, visão de mundo. Esperar um professor imparcial é o mesmo que exigir um professor-máquina. Mas professor-máquina não é professor-humano e, portanto, professor-racional. É tão simples de entender que me parece absurdo que alguém não entenda (ou se faça de desentendido). Talvez o que semvergonhamente o deputado defenda é um professor-papagaio-chatGPT. Esse talvez sirva para ensinar algo a ele e seus seguidores (será que mesmo esse tipo de professor sirva para eles? será que conseguiriam aprender algo mesmo dessa forma?), mas certamente não a uma sociedade. Mas convenhamos, o que podemos esperar de quem se apresenta com um fuzil como prendedor de gravata (veja o vídeo de novo e observe)? "Homens fracos criam tempos difíceis"; estamos nos tempos difíceis...
@joaomarcelopreto4149
@joaomarcelopreto4149 Жыл бұрын
Fiquei feliz com teu posicionamento. Um homem inteligente jamais apoiaria o bolsonarismo.
@jersonrodrigo9025
@jersonrodrigo9025 Жыл бұрын
Nem o lula.
@DaviddosMulekes
@DaviddosMulekes Жыл бұрын
Aí socorro bolsonaro me ataca ainda ahahahahahahhahaha
@suelyrocha5089
@suelyrocha5089 Жыл бұрын
Isso mesmo! Não existe neutralidade em nenhum discurso, principalmente no educativo. O tal deputado peca duas vezes: a primeira pela infelicidade de comparar o agir do traficante, com a ação educativa, aviltando o profissional desta ação e, a segunda, por comparar dois sujeitos completamente diferentes, agindo em campos diferentes, inclusive, prostituindo o professor trabalhador, que forma pessoas, com o seu destino se comprometendo e não deformando, tal traficante, que apenas vê no sujeito um objeto para atingir seu fim, que é o lucro, o vício, incitando a violência e a ruptura do tecido social. Estas palavras do deputado precisam ser amplamente divulgadas e rebatidas, porque maculam irremediavelmente e ferem de morte o educador.
@carlosguilhem
@carlosguilhem Жыл бұрын
Considerando o contexto e as palavras de Eduardo Bolsonaro, penso e sinto que foi expresso por ele o que já sabíamos: eles têm ódio aos professores que expõem pensamentos que vão contra o que eles (Eduardo Bolsonaro e quem compartilha de sua ideologia) pensam. Dentro do sistema democrático eles mesmos podem defender sua ideologia e o fazem, mas anseiam, muitos deles, assim mesmo, a instalação de um sistema pseudodemocrático.
@moraes9humberto
@moraes9humberto Жыл бұрын
O sistema pseudodemocrático já está instalado no Brasil.
@natalinafarias2498
@natalinafarias2498 Жыл бұрын
Certamente Vitor, ótima resposta a essa estapafúrdia verborragia do nobre bolsonarista!
@mariaalicedaniapedroza3667
@mariaalicedaniapedroza3667 Жыл бұрын
Se a neutralidade é impossível, então quer dizer que o professor tem o direito de ensinar que a União Soviética era um paraíso na terra e o melhor para o Brasil seria seguir esse modelo maravilhoso? Tem o direito de ensinar que para acabar com a pobreza do mundo basta tirar todo o dinheiro dos ricos e distribuí-lo para o povo e viveremos um utopia perfeita? Ou talvez ensinar que pessoas frustradas por não terem as terras que desejam têm o direito de invadir e tomar terras alheias? Se o professor pode ensinar tudo isso, então talvez os pais devam ter o direito de escolher que professores seus filhos vão ter, e ter o poder pleno para despedir os que ensinarem ideias que não sejam as que consideram corretas.
@LancelDuLac
@LancelDuLac Жыл бұрын
Dá pra ver que vc vive numa bolha. Entra numa faculdade e vai estudar e ver como é de fato. Só do modo que vc descreve o que seria políticas de esquerda ja dá pra saber que é ignorante e não tem a mínima capacidade de escolher professor pra filho algum. Hj em dia virou moda ser estúpido sem sentir vergonha kkkk
Sêneca e a ira perante a guerra
21:26
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 4,1 М.
Como não citar um filósofo (O pequeno Maquiavel de Saint-Exupery)
12:29
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 36 М.
艾莎撒娇得到王子的原谅#艾莎
00:24
在逃的公主
Рет қаралды 45 МЛН
Вы чего бл….🤣🤣🙏🏽🙏🏽🙏🏽
00:18
Survive 100 Days In Nuclear Bunker, Win $500,000
32:21
MrBeast
Рет қаралды 153 МЛН
Идеально повторил? Хотите вторую часть?
00:13
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 17 МЛН
Traição a partir da Filosofia (o caso Luisa Sonza e Chico)
16:50
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 10 М.
O conceito intraduzível da condição humana: o que aprendi com Milan Kundera
11:51
A falácia da liberdade de expressão irrestrita
10:43
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
E o Tiago Santineli? Ódio do bem ou do mal?
17:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 15 М.
Não existe isso de "mais razão, menos emoção"
11:49
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
A técnica simples para memorizar leituras filosóficas e não passar vergonha
9:20
Oppenheimer e a visão ingênua de ciência
13:35
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 17 М.
艾莎撒娇得到王子的原谅#艾莎
00:24
在逃的公主
Рет қаралды 45 МЛН