Queria ter visto esse vídeo muito antes para ter entendido o conteúdo desde o começo. Explicação super didática!
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Ana! Grato pela visita! Sucesso!
@juniorm.j.436710 ай бұрын
Fantástico!!! Muito obrigado por disponibilizar
@ProfessorQuintino10 ай бұрын
Valeu, Júnior! Grato pela visita! Sucesso!!
@gleidsoncontabil20092 ай бұрын
Excelente explicação Professor.
@ProfessorQuintino2 ай бұрын
@@gleidsoncontabil2009 Olá, Gleidson! Grato pela visita e pelo comentário!! Sucesso!!
@sergiosantosadvogado2 ай бұрын
Sensacional!!!
@ProfessorQuintino2 ай бұрын
Valeu, Sérgio! Grato pelas visitas e comentários!! Sucesso!!
@mineirobr573311 ай бұрын
Parabéns pela didática
@ProfessorQuintino11 ай бұрын
Valeu, MineiroBR! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!!
@charlescastro1056 Жыл бұрын
Muito didático 🎉🎉🎉
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Charles! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!!
@GabrielAugusto-pq1pk Жыл бұрын
Parabéns Professor, ótima explicação.
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Gabriel! Grato pla visita e pelo comentário! Sucesso!
@aylaerosiane1406 Жыл бұрын
Bem objetivo o vídeo e com detalhes, muito bom...
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Aylã e Rosiane! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!!
@cristianofigueiredo9840 Жыл бұрын
Show de bola!
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Cristiano! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!!
@fernandosantana8704 Жыл бұрын
Muito bom! Bem ilustrativo
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Fernando! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!
@angelanitaf2669 Жыл бұрын
Explicação perfeita, obrigada professor Quinino.
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Angél! Grato pela visita e pelo comentário! Bons estudos e sucesso!
@LuizPauloOliveiraLopesdeSousa6 ай бұрын
Muito obrigado! Excelente didática!
@ProfessorQuintino6 ай бұрын
Valeu, Luiz Paulo! Grato pela visita e pelo comentário!! Sucesso!!
@paulamagalhaes80669 ай бұрын
Excelente professor Quintino!! Parabéns!!
@ProfessorQuintino9 ай бұрын
Oi, Paula! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!
@diegogomes55868 ай бұрын
Muito obrigado por essa aula incrível
@ProfessorQuintino8 ай бұрын
Valeu, Diego Gomes! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!
@camilalimamesquita34798 ай бұрын
Que vídeo incrível!!
@ProfessorQuintino8 ай бұрын
Olá, Camila! Grato pela visita e pelo comentário ! Sucesso!
@cinebiscoito2294 Жыл бұрын
Aula sensacional. parabéns, professor
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Valeu, CINE Biscoito! Grato pela visita e pelo comentário! Sucesso!!
@rogeriodias4980 Жыл бұрын
Boa tarde Professor! Assistir um vídeo seu sobre Balanço Patrimonial, E gostaria de sugerir se pudesse fazer um vídeo, explicando como funciona às transferências de Mercadorias entre Matriz e Filiais, sobre a contabilização, e a consolidação no balanço, ou Balancete. Obrigado!
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, Rogério! Grato pela visita e pela sugestão! A contabilização da transferência entre matriz e filial, ou vice-versa, ou entre filiais é feita utilizando-se uma conta auxiliar chamada "conta corrente filial" ou "conta corrente matriz". Veja: Na matriz 1) Transferência de estoque de 6.000 pára filial TAL D: Conta Corrente - Filial TAL ... 6.000 C: Estoque ...........6.000 Na filial 2) Recebimento de estoque da Mtriz D: Estoque ..... 6.000 C: Conta corrente da Matriz .... 6.000 No fechamento, confere-se estas contas correntes e zera, No BP de cada loja (matriz ou filial) deixa o estoque normalmente (recebeu, aumenta - transferiu, diminui). Se quiser fazer alguma menção sobre as transferências, escreve nas nots de rodapé. Não incide ICMS entre filiais e matriz. Depois, quem vender acerta e recolhe. Sucesso!!
@flaviaduque51169 ай бұрын
Ótima explicação, muito obrigada
@ProfessorQuintino9 ай бұрын
Olá, Flávia! Grato pela visita e pelo comentário! Bons estudos e sucesso!!
@leonardoprado50053 ай бұрын
Muito bom, professor! O goodwill e mais valia em algum momento devem ser baixados ou sofrer amortização, por exemplo?
@ProfessorQuintino3 ай бұрын
Olá, Leonardo! Grato pela visita! O goodwill representa o valor pago a mais em relação ao valor justo dos ativos identificáveis de uma empresa, decorrente da aquisição de ativos intangíveis, como marca, reputação ou clientela. O goodwill não é amortizado; em vez disso, a empresa realiza testes periódicos de recuperabilidade (impairment) para verificar se esses ativos intangíveis ainda mantêm o valor pago a mais. Se for constatada uma desvalorização, o goodwill será reduzido, não por amortização, mas por ajuste ao valor recuperável. Já a mais-valia resulta de uma reavaliação positiva de ativos imobilizados adquiridos, como construções e máquinas. Esses ativos, ao longo do tempo, sofrem depreciação, e essa depreciação afeta também a mais-valia, que será amortizada gradualmente ao longo da vida útil dos ativos reavaliados. Depois dê um retorno para este entendimento!
@kallilferreira43777 ай бұрын
Obrigado pela aula professor ! E eu estava lendo sobre o assunto, e fiquei com uma dúvida.. Já vi textos falando que é possivel amortizar o agio para fins fiscais 1/60 (mês) e outras citações dizendo que por ser um intagivel de vida indefinida ele é apenas testado pra impairment. O que é o correto aqui ? Muito obrigado.
@ProfessorQuintino7 ай бұрын
Olá, Kallil! Grato por suas visitas!! Este assunto tem, realmente, muita controvérsia. Se sim ou se não. Com relação à amortização, a exclusão de 1/60 do valor do ágio para fins fiscais, está amparada no Art 433 do RIR/2018, que diz que ...poderá excluir, para fins de apuração do lucro real...à razão de um sessenta avos,. Agora veja o outro lado da moeda. O Art 434, diz que no caso de uma aquisiação por compra vantajosa, este ganho será acrescido à razão de 1/60 por mês para fins de apuração do lucro real. Com relação ao ativo intangível, o $ 1º do Art 433, diz que não poderá utilizar este benefício quando não puderem ser identificados em decorrência da não observância ao disposto no § 3º do art. 427 ou no § 1º do art. 437 .. Só que ao consultar estes dois dispositivos do "não pode" lemos restrições quanto à não identificação do valor e não com relação ao prazo. Assim, entendo que se o ativo intangivel (de prazo indeterminado) puder ser avaliado com relação a valores, independentemente do prazo, ele pode ser incluíido neste beneficio da exclusão mensal de 1/60 do valor avaliado; é claro que por meio de laudo próprio. Mas, dá uma olhada nestes artigos para formar seu próprio entendimento. Depois dê um retorno sobre este entendimento Sucesso!.
@fabinhoscont Жыл бұрын
Professor, como fica a venda de parte dessa participação após equivalência patrimonial? Aspectos contábeis e tributários?
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Olá, Fábio! Grato pela visita! No caso da venda de uma participação societária, a empresa vendedora deve registrar o valor recebido no caixa e a contrapartida será na conta do investimento na empresa "vendida". O ganho de capital, se ocorreu, será registrado em receita financeira e sofrerá a incidência da tributação normal, geralmente de 15% (IRRF) e 9% (CSLL) sobre o lucro líquido. Aspectos contábeis - Registro do valor recebido no caixa; - Registro da contrapartida na conta do investimento na empresa "vendida"; - Registro do ganho de capital em receita financeira; Aspectos tributários - Tributação do ganho de capital pelo IRPJ e pela CSLL; Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucessi!
@IgorAugusto-x6p9 күн бұрын
e a tributação disso tudo, professor?
@ProfessorQuintino9 күн бұрын
Olá, Igor! Grato pela visita! Sobre a tributação: Com relação ao goodwill e à mais-valia: Para a empresa compradora: Não haverá pagamento de tributos diretamente sobre a aquisição. Os valores pagos "a mais" serão incorporados ao balanço patrimonial como parte dos ativos adquiridos. No futuro, esses ativos serão depreciados ou amortizados, gerando despesas que reduzem o lucro tributável e, assim, impactam o valor dos tributos a pagar. Para a empresa vendedora: A diferença entre o valor recebido e o valor contábil dos ativos será reconhecida como receita financeira ou ganho de capital, dependendo da natureza da operação. Isso aumenta o lucro tributável e, consequentemente, os tributos devidos (IRPJ e CSLL). Com relação à compra vantajosa: Para a empresa compradora: Ao adquirir os ativos ou a empresa por um valor inferior ao registrado no balanço da vendedora, será reconhecida uma receita financeira no momento da aquisição. Isso aumenta o lucro tributável, gerando impacto nos tributos (IRPJ e CSLL). Para a empresa vendedora: A venda por um valor abaixo do contábil gera um prejuízo que será registrado como despesa financeira, reduzindo o lucro tributável e, com isso, diminuindo os tributos a pagar. Depois dê um retorno sobre este entendimento!! Sucesso!
@PereirfPereirf9 ай бұрын
Professor, o diferido sobre a mais valia não entra no cáculo do Goodwill?
@ProfessorQuintino9 ай бұрын
Olá, PereirfPereirf! Grato pela visita! Quando a empresa adquire parte de outra, no cálculo, entram todas as variáveis. A partir do valor pago, a empresa irá registrar: 1) como investimento, o valor do PL adquirido; 2) no item mais valia, a diferença entre o valor justo (PL atualizado, se for o caso), menos o PL registrado no BP da empresa e, ainda, 3) como goodwill, o valor pago a mais, em função desta diferença da última conta. É claro que, se a empresa vendida tiver contas a pagar ou tributos diferidos, tudo vai interferir no valor negociado, afetando mais o valor justo e não , particulartmete o goodwill. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
@PereirfPereirf9 ай бұрын
@@ProfessorQuintino nao professor, me refiro a aplicar 34% mesmo direto no valor da mais valia reduzindo ela e realocando esse valor para o Goodwill.
@ProfessorQuintino9 ай бұрын
@@PereirfPereirf Ah, Ok. Entendi, melhor. Desculpe-me. Realmente é isto; O tributo dsta expectativa futura de lucro será repassado ao goodwill e permanecerá diferido. Veja alguns lançamentos: - Valor pago pela empresa adquirente: $ 1.000.000 - Valor contábil do patrimônio líquido da empresa adquirida: $ 500.000 - Valor justo dos ativos líquidos da empresa adquirida: $ 700.000 Aqui nós temos um mais valia de ($ 700.000 - $ 500.000) $ 200.000 e um goodwill, por enquanto, de $ 300.000 Taxa de imposto: 34% Mais-valia: = R$ 200.000 Diferido sobre a mais-valia: R$ 200.000 * (1 - 0,34) = R$ 132.000 Goodwill: R$ 1.000.000 - (R$ 500.000 + R$ 200.000 - R$ 132.000) = R$ 168.000 Este valor de 132.000 será amortizado durante a vida útil do goodwill.
@PereirfPereirf9 ай бұрын
@@ProfessorQuintino muito obrigada!
@IgorCaetanodeLima6 ай бұрын
Professor, Como funcionaria caso o PL da empresa que eu estou comprando seja descoberto?
@ProfessorQuintino6 ай бұрын
Olá, Igor!! Grato pela visita! Uma aquisição irá se demembrar em três partes: o percentual do PL adquirido, o Mais-valia e o Goodwill. O mais-valia é o percentual do valor justo reajustado da empresa comprada, porque às vezes, o valor do balanço patrimonial está desatualizado. O goodwill é o valor pago a mais da soma destes dois itens: Goodwill = Valor pago - (PL + MV). Na hipótese do PL ser negativo, todo o valor pago pela empresa na aquisição será mais-vali e ou goodwill. A linha do investimento puro e simples no PL ficará zerada. Veja este exemplo: BP da empresa comprada: Ativo total = 34.000 Passivo (obrigações exigíveis) = 40.000 Patrimônio Lìquido = -6.000 A empresa compradora ofereceu 24.000 para comprar 100% da outra e assumir a dívida Um pouco antes da venda, fizeram uma reavaliação do ativo e este, apesar de estar escrito no BP 34.000 valia, na verdade, 38.000. Como ficaria então: Mais valia = 38.000 - 34.000 = 4.000 PL = -6.000 Goodwill = Valor pago (24.000) - (-6.000 + 4.000) Goodwill = 24.000 - (-2.000) = 24.000 + 2.000 = 26.000 Como ficaria os registros: D: Investimento (Mais valia) = 4.000 D: Investimento (Goodwill) = 26.000 D: Ativo (da outra empresa, agora incorporado) = 34.000 C: Caixa = 24.000 C: Passivo da outra empresa = 40.000 Observe que o somatório dos créditos é igual ao dos débitos. Mas, e se não tivesse o mais valia? Vc somaria o valor pago ao valor negativo do PL e este seria o seu goodwill. Depois dê um retorno sobre este entendimento!
@Direitofinanças5 ай бұрын
Professor, o sr. tem uma bibliografia para indicar?
@ProfessorQuintino5 ай бұрын
Olá, Que bagunça é essa! Grato pela visita! Sobre bibliografia: os liuvros existentes no mercado de um modo geral apresentaam muito bem estes assuntos contábeis. Existem os autores de mais tempo, que ajudaram na formação de muita gente e e que continuam atuais. Ctio> José Carlos Marion, Eliseu Martins, Osny Moura Riveiro, Clóvis Luís Padoveze. Vi no seu canal que o seu intersse transecende a contabilidade em si. Neste caso, talvez o livro Contabilidade para Executivos de José Caros Marios e autores pode lhe atender em melhores condições. Depois dê um retorno!! Sucesso!
@Direitofinanças5 ай бұрын
@@ProfessorQuintino professor, o sr. é de uma gentileza ímpar e de uma generosidade desmedida. Vou tentar contato para estreitarmos uma amizade e ideias de trabalho!
@leonardocarolino64476 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@ProfessorQuintino6 ай бұрын
Valeu, Leonardo! Grato pela visita! Sucesso!!
@mh-gp1rj Жыл бұрын
👍👍🙏
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Oi, mh! Grato pela visita! Sucesso!!
@levygeralte271 Жыл бұрын
Prof. o Sr falou 220.000 mas é 2.200.000!!
@ProfessorQuintino Жыл бұрын
Valeu, Levy! Grato pela visita e pelo retorno. Ops! Vou deixar anotado e corrigir quando for republicar o vídeo. Valeu!! Sucesso!!