Рет қаралды 1,505
Ele é fotógrafo e ex-modelo. Nos anos 90 foi o modelo brasileiro de maior projeção internacional. Seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional foi apresentado na exposição Vogue Fashion Art em São Paulo. Em 2010, recebeu o 1º Prêmio de Fotografia da 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma. Ele é... Ivan Alexandre!
Antônio Abujamra entrevista o fotógrafo e ex-modelo Ivan Alexandre. Nascido em uma família de artistas, entrou para o mundo da moda por influência da mãe publicitária e da irmã cineasta. Foi morar na Europa e, durante um ano e meio, enfrentou dificuldades para se estabelecer profissionalmente. Ele conta que sua magreza e sua altura foram obstáculos iniciais para conseguir trabalho. Mas, como na moda as tendências estão em constantes mudanças, Ivan tornou-se o modelo brasileiro mais bem sucedido internacionalmente dos anos 90. Apesar do sucesso fora do país, ele declara: “O modelo masculino não tem fama. Por mais que ele trabalhe, ninguém se recorda de apenas um”.
Começou a fotografar enquanto trabalhava como modelo para os fotógrafos de moda e marcas de renome internacional. Em 2000, virou assistente do fotografo Mario Testino. “Como fotógrafo, viver a minha própria loucura é uma sensação de poder”. Inspirado por fotógrafos de cinema e por nomes como Helmut Newton e David Bailey, Ivan Alexandre recebeu o Primeiro Prêmio de Fotografia da 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma de 2010. A foto premiada, intitulada O Tapa, é uma cena em que o ator Bruno Fagundes, filho de Antônio Fagundes, leva um tapa no rosto da modelo Caroline Bitencourt. “É uma foto produzida. Essa foto apareceu no meio de um ensaio que para mim estava sendo comum”.
Programa exibido em 07/07/2010.