Não perca a ÚLTIMA AULA DO CURSO: kzbin.info/www/bejne/rKrccoJ7nc-UpZI (acesso o link e ative as notificações).
@raydeglannoronha56989 ай бұрын
Tem que ter subjetivos e objetivos. E cara!! Esse vídeo é o mais incrível que já vi na minha vida. Parabéns!!
@aubericoantunesantunes52372 жыл бұрын
O sentido da vida é viver .TUDO terá um final algum dia , então não há nada para se preocupar ou avaliar .
@alessandrohenriquedeoliveira Жыл бұрын
Parabéns pelo canal e todo o conteúd, tenho aprendido muito contigo Vitor!!!!
@yagoalisson Жыл бұрын
Eu sou fãzaço deste canal a anos e sempre me surpreendo aquui!! Conteúdo nesta magnitude esta quase impossível!
@vbooks9708 Жыл бұрын
Então, tudo tem um valor instrumental, até as nossas maiores aspirações espirituais. Afinal de contas, a finalidade de todas nossas escolhas está na busca da felicidade.
@caio31415 Жыл бұрын
Não tem como definir oq é objetivo. Subjetivamente eu posso acreditar que oq eu faço tem valor objetivo.
@alpandrade Жыл бұрын
Excelente reflexão sobre um assunto de vital importância para qualquer pessoa. Obrigado.
@thiagoalmeida9650Ай бұрын
Eu apoio o inef
@megamarvadao46462 жыл бұрын
Perspectivas interessantes. Causam no mínimo uma reflexão. A não ser que seja um sínico, todos buscam de alguma forma o sentido da vida. Essa questão diz muito mais sobre o indivíduo, do que ela pretende elucidar.
@ws67782 жыл бұрын
25:07 - 25:37: Pelo menos até onde eu sei, nada possui valor inerente e objetivo por si só, ou seja, as coisas que existem apenas possuem valor relativo, valor em relação às outras coisas que existem, em outras palavras, nossas existências apenas têm algum valor em relação ao que existe além de nós, nas nossas conexões com os outros, mas não duvido que possa estar errado, já que no final não temos certeza de coisa alguma, assim, ainda acredito que Ceticismo seja mais forte que o Relativismo e o Niilismo.
@alpandrade Жыл бұрын
Obrigado por essa aula. Sou estudante de filosofia e seu material tem me ajudado muito. Acabo de me tornar um apoiador.
@amiltonoliveira56932 жыл бұрын
Obrigado pela aula professor. Foi muito objetiva. A, finalidade que o senhor cita no começo remete ao livro ética a nicomaco de Aristóteles, levando ao regresso Ad infinito a onde pensamos na teoria da conditio sine qua non que por exemplo em direito penal só cessa com a realização do dolo que é o limite. Mais, tudo que foi trago até aqui na sua aula como eudaimonia por exemplo são questões de grande valor para que possamos pensar em relação a tudo isto que nos foi apresentado até aqui. Parabéns pelo trabalho e antes de mas nada, tem um canal no KZbin que era transmitido na época por Antônio Anbujara que já faleceu o nome é provocações e, ele entrevista algumas pessoas desde famosas até pessoas mais, simples do dia a dia e no final ele sempre costumava a pergunta antes de finalizar a entrevista qual é o sentindo da vida. Melhoras na sua saúde professor amém.
@kollmaya17582 жыл бұрын
Está aula nos remete, e por favor não tenho a intenção de diminuir o seu valor, mas nós remete as primeiras questões que nós faz buscar respostas através da do filosofar, e está sua aula Vitor demonstra o quanto ainda é passível de ser explorada... já fiz grande exercício em torno deste problemas da filosofia, e echeguei a duas perguntas, que quero compartilhar com todos: O que viu o Cágado? E, Porquê os pardais brigam?
@daianyamour32632 жыл бұрын
Aula maravilhosa 👏🏻👏🏻👏🏻excelente trabalho
@mariosato55092 жыл бұрын
Professor q aula!! Mario sato Moro no japão ja 19 anos… tenho acompanhado as aulas pq comecei a estudar teologia e seus estudos tem me auxiliado demais em questões teológicas
@petersonnovais51192 жыл бұрын
Às vezes, o sentido é destruído quando é eternizado... muito interessante essa ideia!
@ws67782 жыл бұрын
Tecnicamente, apenas damos valor a algo quando percebemos que podemos perder tal mesmo algo, assim sendo, parece que as coisas que existem apenas possuem algum valor por não durarem para sempre.
@HenryDavidThoreauHDT2 жыл бұрын
Vitor, o que vc acha do egoísmo da ayn rand? tem uma ligação com o tema do vídeo, seria legal vc fazer um vídeo sobre
@edimilsonjose90802 жыл бұрын
Eu apoio o inef.
@marjoriebeck48782 жыл бұрын
Professor, muito obrigada por transmitir tanto conhecimento!!!
@suelidesouzapinto81042 жыл бұрын
Passarei a contribuir para a continuidade do INÉF dia 17/10. Em cima da hora eu sei, mas é a minha possibilidade do momento. Sigamos.
@istonaoefilosofia2 жыл бұрын
Agradeço muito, Sueli!
@eduardolignani52392 жыл бұрын
Eduardo Lignani de Juiz de Fora - MG
@zuleidebarbosa78802 жыл бұрын
" Qual o sentido da vida? " Esta pergunta não procede, porque as respostas seria das mais variadas possíveis; e assim vai ficar sempre sem respostas rasoáveis, devido o juizo subjetivo das pessoas... A pergunta certa seria: qual os princípios e valores fundamentais que nos leva á vida? Esta pergunta não deixa brecha para o subjetivismo; por quê? Exatamente porque princípios e valores fundamentais, descarta qualquer respostas relativistas e subjetivistas. Mesmo não havendo uma resposta racional ou ficando sem resposta, fica claro que, só podemos classificar como verdadeiro sentido da vida, aquilo que não tem fim, e que traga um estado de bem-estar sem fantasias ou aquilo que represente o fim de todas as coisas, no que tange a realidade; o resto é meio, ilusão, interesses perecíveis, vaidades, prazeres e paixões cegas; e isso nada tem a ver com o sentido da vida, mesmo havendo um certo sentido, criado ou vivido sem noção desse sentido, pelo individuo. Quando eu falei em bem-estar, estava me referindo um dos atributos da felicidade.
@filosofianofiodobigode78312 жыл бұрын
O sentido da vida é ser feliz.... De forma genérica, a felicidade é objetivada por todos, daí concordo contigo que é necessária uma elaboração mais adequada ao que seria felicidade, mas o sentido em si, acho que a felicidade é a resposta.
@zuleidebarbosa78802 жыл бұрын
@@filosofianofiodobigode7831 exatamente... A felicidade é a vida aquecida em paz, amor, prosperidade, alegria, ética, justiça e liderança entre a sociedade, sem que alguem o tenha constituido, e nem seja percebido diretamente, o seu protagonismo nessa seara magnifica. Quando eu falei sobre bem-estar sem fantasias, estava me referindo á um atributo da felicidade. Um braço! Hamilton Barbosa - ceará - For.
@eduardolignani52392 жыл бұрын
O mito de Sísifo sob a visão de Albert Camus, também nos traz uma reflexão sobre o sentido da vida de uma forma tal, que talvez nos remeta que a vida não tem sentido sem questionar que somente a morte poderá dar sentido a vida, será isso?
@filosofianofiodobigode78312 жыл бұрын
Sentido é uma bussola, a jornada com sentido é bem vivida e a morte aos bem vividos não é temida.
@ws67782 жыл бұрын
Tecnicamente, apenas damos valor a algo quando percebemos que podemos perder tal mesmo algo, assim sendo, parece que as coisas que existem apenas possuem algum valor por não durarem para sempre.
@joaocouto31664 ай бұрын
Ninguem nunca deu essa resposta. Nem nunca vai dar
@AmauriNolascoSanchesJunior2 жыл бұрын
presente
@fabiocarniello67615 ай бұрын
Chegando agora, a aula do materialismo histórico foi interrompida no meio. Poderia termina-la de assistir?
@istonaoefilosofia5 ай бұрын
Pode sim, Fábio. É só entrar no Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com.br/nucleo
@filosofianofiodobigode78312 жыл бұрын
Vitor, acho que acharia interessante a conversa de Jordan Peterson com Matthieu Pageau, achei enriquecedor, quando tiver um tempo da uma olhada, é incrível! Inclusive você é familiarizado com o trabalho do Jordan Peterson? É muito construtivo. Interessante o tema do vídeo, coaduna com um vídeo que produzi em meu canal sobre alegria e felicidade... Sentido na vida vem com a dedicação ao outro, responsabilidade de si e de outro, ser alguém que o outro possa contar, na busca de ser esta pessoa, nos melhoramos individualmente, guiando nossas ações através das virtudes cardeais, é a receita para uma vida satisfatória.
@ws67782 жыл бұрын
Nada possui valor inerente e objetivo por si só, ou seja, as coisas que existem apenas possuem valor relativo, valor em relação às outras coisas que existem, em relação, em outras palavras, nossas existências apenas têm algum valor em relação ao que existe além de nós, nas nossas conexões com os outros.