Aqui vai o vídeo que dá seguimento a este debate: kzbin.info/www/bejne/pZrTmZaqgJqNecU
@lsis3 жыл бұрын
Grande professor !
@cintiatravassos84503 жыл бұрын
Professor, parabéns por sustentar o debate. É um privilégio poder aprender tanto com o senhor. Obrigada, da orgulho ter um psicanalista brasileiro fazendo tanto pela ciência e pela disseminação da psicanálise.
@Hd-tb7hq2 жыл бұрын
Ciência?
@GabrielRodrigues-lz4ce Жыл бұрын
@@Hd-tb7hq Assiste o vídeo, fanfarrão.
@DelmaRufinodaSilva Жыл бұрын
@@psicologia_e_reflexao Pesquise pelo neurocientista Mark Solms. Existe 22 pontos da psicanálise provados pela neurociencia. Inclusive a psicanálise é mais provada pela neurociencia do que a TCC que usa argumentos falsos de autoridade. Então logo, como a neurociência é falseável, anatômica e biológica. Existe evidências mais fortes para psicanálise, só que ninguém fica soberbo.
@DelmaRufinodaSilva Жыл бұрын
@@psicologia_e_reflexaoPesquise também sobre psicanálise pelo Erick Kandel neurocientista que ganhou um nobel de medicina.
@DelmaRufinodaSilva Жыл бұрын
@@psicologia_e_reflexaoTeoria Cognitivo comportamental é financiado pelos planos de saúde americanos porque é mais barata. Eles não querem disponibilizar uma terapia cara. O que tem nessa teoria e muito marketing, isso sim.😂
@ojoaoleal3 жыл бұрын
Como estudante de Psicologia só tenho que observar criticamente este debate. Riquíssimo.
@gabrielagrassi82373 жыл бұрын
Concordo
@pedrovaladao40023 жыл бұрын
Salve jameeees
@DanielGontijo3 жыл бұрын
Essa referência ao artigo da Lancet toca num dos cernes da crítica à Psicanálise: a não aderência às formas mais atuais e robustas de se testar hipóteses por parte dos psicanalistas. Não apenas a eficácia da psicoterapia psicanalítica precisa ser mais testada, mas também seus conceitos e princípios básicos. Não vejo quais seriam os impedimentos técnicos pra se fazer isso; neurocientistas vêm estudando processos neuropsicológicos inconscientes, por exemplo. Essa “resistência” à atualização e à tentativa de refutação, se for verdadeira (como parece ser), seria o principal marcador da não cientificidade da Psicanálise, no meu entendimento. Abordei isso (e outros problemas) em dois vídeos no meu canal. No mais, parabéns a vocês pelo debate! Está sendo ótimo acompanhar.
@nndnn1153 жыл бұрын
Tá aí um encontro que eu gostaria de ver: prof. Dunker e o prof. Daniel Gontijo! O Gontijo tem produzido muito material a respeito da PBE e a Psicanálise, classificando ela como pseudociência, mas sempre achei que faltava algum contraponto para falar com maior propriedade sobre a epistemologia psicanalítica e termos assim um debate mais franco e justo. Quem sabe né?!
@lailalukacian3 жыл бұрын
Perfeitamente bem colocado, Prof Gontijo
@helgafever7683 жыл бұрын
Mas o inconsciente não está no cérebro. Para a psicanálise o sujeito é efeito dos discursos sociais de cada época e não expressão da atividade cerebral. Em termos evolutivos o cérebro humano é o mesmo em 1900 e em 2021, mas o sujeito é muito distinto.
@viniciusfrattafritz3 жыл бұрын
Sou psicólogo e mestre em filosofia da psicanálise , fiz minha graduação na UFSCar, que até alguns anos atrás era quase uma igreja behaviorista, salvo alguns e algumas docentes de outras abordagens que faziam um trabalho fantástico, mais uma ou outra exceção de behavioristas humanizados. Hoje, 8 anos depois de ter iniciado meus estudos na área, não tenho dúvida da grandiosidade da psicanálise, do tamanho que têm os textos de Freud pra humanidade, em filosofia da natureza, psicologia, estudos culturais, compreensão da subjetividade e daí em diante. Tenho uma desconfiança enorme com esse pessoal que acha que tudo passa pelo pente naturalista, que acha que vai resolver as grandes questões sem respeito aos grandes pensadores e às outras áreas do saber. Com todo respeito ao trabalho de colegas de profissão, mas falta filosofia a essas pessoas. Falta leitura em filosofia, falta compreensão em história das ciências e em metodologia científica, e principalmente em literatura e poesia. E digo isso não só porque foi o caminho acadêmico que trilhei até então, mas porque enquanto psicólogo que pesquisa há alguns anos na filosofia tenho muita certeza via experiência que falta às e aos profissionais da psicologia compreensão filosófica. Excelente trabalho Dunker, seu trabalho com os volumes da Autêntica está impecável, nós no Brasil apesar de todas as mazelas somos muito privilegiados em se tratando da produção acadêmica em teoria freudiana e psicanalítica. Seguimos resistindo aos ataques injustos, que desde sus época Freud teve de lidar, e que a despeito deles a história mostra quem são os grandes e quais teorias prevalecem. Um grande viva à psicanálise e à filosofia, e longa vida às ciências humanas verdadeiramente humanas. Os nossos problemas são, antes de tudo, de ordem simbólica.
@tainahlago3313 жыл бұрын
Acho que falta investigação histórica em conjunto com a investigação filosófica tb né..
@fabricioronchi84723 жыл бұрын
Bravo!! 👏👏👏
@menisnascimento86853 жыл бұрын
Sim sim sim!!!
@menisnascimento86853 жыл бұрын
Falta humanidade!
@julianatangioni75863 жыл бұрын
Excelente texto!
@ana-s-923 жыл бұрын
Falando como pessoa analisada: a psicanálise mudou minha vida ❤ Obrigada, Dunker!
@julianaciolaB3 жыл бұрын
🙏
@evelinmayra27973 жыл бұрын
A minha também, e ainda hoje segue mudando ❤️
3 жыл бұрын
A minha também! Sigo atravessando o processo ♥️
@rqchaves2 жыл бұрын
Há quem diga o mesmo de Jesus, por exemplo. E não estou querendo dizer que haja problema com esse tipo de afirmação. Mas não se podem perder de vista suas limitações.
@TheMslucastro Жыл бұрын
Pois para mim, a psicanálise foi realmente iatrogênica, pela forma com que seus conceitos ainda mantêm preconceitos sobre as mulheres e sobre pessoas homossexuais.
@brunofarias20483 жыл бұрын
Estou feliz pelo debate respeitoso e de qualidade que está acontecendo. Tanto a Psicologia quanto a Psicanálise precisavam desse debate de alto nível. Só continuem! Grande abraço!
@PesteNegro3 жыл бұрын
[Gif do Michael Jackson comendo pipoca mais vivo do que nunca]
@aldecyanogomes37123 жыл бұрын
Tinha que ter a função de colocar Gif aqui!
@aldecyanogomes37123 жыл бұрын
Mas imaginei bem
@PesteNegro3 жыл бұрын
@@aldecyanogomes3712 KZbin perde muito nos comentários hahahha
@juperucchi3 жыл бұрын
Devia ter um óculos pretinho subindo até os olhos do Dunker com a musiquinha... que classe pra nocaute tem esse colega professor.
@anabrito3013 жыл бұрын
SIIIMMMM 😂😂
@NanoAbsoluto Жыл бұрын
O mais bonito no Professor Dunker é sua paciência e até carinho com os iniciantes que o questionam de forma tão incisiva e, a meu ver, equivocada.
@marcosferreiraoficial1 Жыл бұрын
Que honestidade intelectual! Coisa linda de se ver nos dias de hoje! Tem meu total respeito Dunker...
@Rita-jr9tr3 жыл бұрын
Bem complicado o vídeo do pessoal da PBE. A psicanálise tem forte presença nas universidades, participa do mundo do conhecimento, constrói ciência, dialoga, lê, publica e submete artigos à avaliação dos pares. Negacionistas não fazem isso. O vídeo tenta enquadrar a psicanálise dentro de uma gaveta e julgá-la por essa régua. As ciências psi não cabem nessa gaveta.
@giulianobaltar69263 жыл бұрын
Essa comparação de psicanalistas com negacionistas (e sempre com a invocação da cloroquina e da ivermectina) é jogo sujíssimo de argumentação.
@biapaiva37143 жыл бұрын
Ter forte presença nas universidades não quer dizer nada.
@giulianobaltar69263 жыл бұрын
@@biapaiva3714 isso é verdade, mas ela citou outras formas de presença da Psicanálise na produção de conhecimento
@icaromachado13 жыл бұрын
tudo isso que você disse (à exceção da presença em universidade, o que, como disseram a cima, não é lá grandes méritos) poderia ser aplicado à astrologia ou ao reiki.
@jeanrogerdelacroix24673 жыл бұрын
@@icaromachado1 astrologia e reiki não estão discutindo juntos na construção do conhecimento científico, aliás astrologia e reiki são conhecimentos milenares e anteriores À ciência como conhecemos hoje
@silviomello67193 жыл бұрын
sou formado em economia e psicanalista e ainda bem que a psicanálise não ficou restrita ao mundo acadêmico, só assim se desenvolve livremente em várias áreas do conhecimento.
@joaoweimar80873 жыл бұрын
É muito estranho observar esse debate como alguém com formação em sociologia. Seguindo essa linha cientificista não existiriam ciências sociais.
@hebergoncalves49813 жыл бұрын
Exato. Como se a palavra "ciência" possuísse apenas o significado que eles querem dar, através de um método que, sim, é consagrado, mas que não é o único. Será que tudo que pensamos, falamos e agimos sem ter esse respaldo científico positivista está então invalidado? A ciência não precede a existência!
@virior3 жыл бұрын
A única ciência social que esse povo gosta se baseia em predisposição genética
@milal95293 жыл бұрын
Para qualquer pessoa de humanas esse debate levantado pela PBE é esquisito demais. Vamos invalidar agora toda forma de conhecimento que não seguiu o método que eles acham adequado? Nem fisioterapia se salva então. É pseudo ciência também! Que coisa absurda considerar que um método por se mostrar acertado para determinada área deve ser o único para todas as outras.
@joaodecarvalho70122 жыл бұрын
Existe ciência social científica sim. Muito dela é derivada da psicologia social.
@calb43652 жыл бұрын
Muito menos Ciências Humanas.
@JeffersonGuillenministerio2 жыл бұрын
Obrigado pela contribuição que o Senhor traz para o campo da saúde emocional.
@McrMarra3 жыл бұрын
Dunker, esse vídeo ficou bem melhor que o outro. O outro me soou como um desabafo, do qual muitas vezes até compartilho kkk mas talvez alguns apontamentos ficaram meio soltos e descontextualizados, além de algo que talvez seja propriamente um erro que é reivindicar a mesma noção de evidência para a psicanálise. Acho que um dos pontos mais importantes com kuhn é o da incomensurabilidade das ciências, desavisado disso é mto difícil conversar. E o campo psi tem mta gente desavisada e acho que um dos méritos maiores do seu canal é justamente ser um ambiente de avisos epistemológicos. Em tempo, gostei do resgate à crítica enquanto conceito filosófico, algo que nem de longe se encerra na experimentação.
@menisnascimento86853 жыл бұрын
Caro professor Dunker, oq me preocupa no discurso e nas práticas que se afirmam antinegacionistas é justamente o pressuposto de que a ciência em sentido estrito é uma única versão da verdade. Faltam-lhes essencialmente o reconhecimento de que todo discurso e toda prática se fundamentam previamente em valores, inclusive a ciência mais bem intencionada. Mas na medida em que não se perceber que a verdade tmb é um valor, e que valores são múltiplos, se dá um discurso de exclusão e eliminação. Isso sim é a base do negacionismo, e eu estenderia, aos totalitarismos: a noção de que o que um grupo identifica como verdade, deve universalizar-se ao passo que anula todo o outro. Faltam a eles conhecimento da própria arqueologia da ciência.
@JoaoSilva-dj6jy3 жыл бұрын
Uau! 😍
@wellingtongoncalves-compos77943 жыл бұрын
Perfeito! Eu até entendo a preocupação dos dois jovens, mas, ao passo que eles não entenderam que a ''verdade'' igual eles delegam nos trouxe o autoritarismo e os campos de concentração.
@danilobucker3 жыл бұрын
Questionem as premissas!
@hebergoncalves49813 жыл бұрын
Exaaaato. Eles são os verdadeiros negacionistas, negam a experiência humana em sua forma errante, incerta.
@adrianalucia53913 жыл бұрын
Amei este seu comentário. Recentemente comecei a assistir animadamente a um video de um ex-colega, cientista conceituado, e lá pelas tantas... :((( me deparei com o discurso da verdade plena e absoluta do método científico, excluindo cabalmente todo e qualquer conhecimento e prática que a ele não seja diretamente submissível... difícil, viu?!
@zenondas3 жыл бұрын
Sei não, Seu Dunkinho (coisa de meu filho ciumento...).Eu me surpreendo, em minha prática como estagiário em clínica psicanalítica, como o settimg se torna um cenário maravilhoso por onde circula o Ics nas manifestações mais variadas! Eu fico encantado em como a teoria se revela a cada sessão! Digam o q quiser, não é Ciência? Tá. Que seja Arte! Penso q são as duas coisas. Ciência sim! Tão exata qto é uma psique!
@mariannad.r.68683 жыл бұрын
Tive essa mesma sensação no meu estágio 😍 incrível ne?
@amandagomez97322 жыл бұрын
Espetáculo de explicação
@faroanalítico3 жыл бұрын
Coitadinha da História! Deixou de ser a ciência em um lacre...
@alanmonteiro27073 жыл бұрын
Eu acho fascinante a palavra alemã para ciência: Wissenschaft, que embora seja traduzida muitas vezes como "ciência", na verdade significa corpo organizado e sistemático de conhecimento. A experiência originária com a ciência é propriamente Wissenschaft. É interessante pensar, nesse sentido, a própria originariedade da experiência do conhecimento científico. Existem fundamentalmente dois tipos de ciência: (1) as ciências ônticas (ciências do ente), que tem em vista uma "região do ser", um ente em particular já previamente dado, ou seja, antes mesmo da ciência empreender uma investigação sistemática desse ente (desse objeto), ele já precisou estar "desvelado" para nós de antemão. Como tal, esse ente possui inicialmente um caráter pré-científico, o que não é o mesmo que dizer que ele não tenha um sentido ou algum significado na vida fática do ser humano. Enfim, esse caráter previamente dado é chamado de "positum", que é de onde deriva a denominação de ciência "positiva". Seu movimento é fundamentalmente externalista: ele se move para fora, diz respeito ao ente externo ao sujeito cognoscente. (2) "a" ciência ontológica, a ciência do ser (ou simplesmente ontologia ou simplesmente filosofia). Diferentemente de uma ciência ôntica, a ciência do ser tem uma guinada internalista: volta-se para o ser do ente, sem contudo, abandoná-lo; pelo contrário, traz o ente para seu vigor mais próprio, para o seu ser. Isto implica dizer que ela é a interpretação de mundo e de vida, emancipada da rigidez de conceitos metodológicos e procedimentais, visando os próprios modos de compreender e estar no mundo. Todo saber é assim presidido por uma determinada gama de pré-conceitos interpretativos. A questão é que a ciência positiva (como a psicologia baseada em evidências) tem sempre em vista apenas o Ego, o âmbito totalmente consciente e imperativo da procedência do pensamento e do comportamento. O que ela ignora, contudo, é precisamente a historicidade na qual seu método está inserido. Como diria Heidegger em seu texto "Fenomenologia e teologia": "Toda interpretação ôntica move-se no solo de uma ontologia, solo esse de imediato e na maioria das vezes oculto". A ciência positiva, enquanto escrava do método, não consegue colocar a validade de seu próprio método em questão. A maneira que a ciência se encontra de mudar, aprimorar e expandir sua autoconsciência interpretativa é através da capacidade que ela tem de sofrer crises. Isso quer dizer, em outros termos, que sua interpretação ôntica (sua epistemologia) só pode verdadeiramente sofrer uma mudança de paradigma (e não digo somente uma mudança de critérios metodológicos e sim de critérios de interpretação e estruturação de "mundo") a partir do momento que ela passa por viragens ontológicas: os abalos sísmicos são abalos de seu solo ontológico sobre a qual ela está assentada. Para encerrar (já me alonguei mais do que planejava), penso que a psicanálise é um caso suis generis, pois ela nem se encontra inteiramente no primeiro caso (como ciência ôntica) e nem tampouco inteiramente no segundo (como filosofia). Ela se encontra num limbo, flutuando numa espécie de éter ôntico-ontológico, de modo que ela é e não é ciência ao mesmo tempo, e é e não é ontologia, por outro lado. O que é certo, contudo, é que ela flerta com os dois lados e sim, é capaz de jogar luz sobre os pontos cegos da ciência (sendo ela mesma sendo uma ciência da linguagem habitada pelo sujeito), fazendo-se ao mesmo tempo como uma hermenêutica ontológica (possibilitando furar o solo ontológico sobre o qual estamos assentados). Não vejo como uma proposta de cura e portanto não deve ser reduzida a esse critério para determinar se ela é legítima ou não, e sim como ferramenta hermenêutica capaz de proporcionar rasgaduras e dilacerações no nosso modo paradigmático (e por vezes tabuístico) de ser. Não se trata de alcançar um determinado e pré-figurado estado mental, mas de abrir o sujeito no meio e deixá-lo ele mesmo flutuar nesse limbo, fazendo da psicanálise (em especial com Lacan através de Freud) uma crítica ontológica que habita uma terra poética chamada devir...
@heitorlima14813 жыл бұрын
Junto ao posicionamento heideggeriano sobre a ontologia, posicionamento hermenêutico, há a crítica husserliana ao que tinha sido feito com a teoria do conhecimento até então: pressupor situações gnosiológicas sem antes operar uma redução ao Eidos, à essência mesma pré-reflexiva, visto que o conteúdo essencial da consciência é anterior a qualquer reflexão, é anterior à dicotomia sujeito x objeto, é intencional, visto que estar consciente é estar cosciente de algo.. a reflexão sobre esse algo é posterior e está no campo da atitude natural. Heidegger ampliará essa discussão, certamente. Fará duras críticas ao conceito de consciência, que Husserl ainda usava, e criticará toda a metafísica clássica, que esqueceu o Ser para se depor numa onticidade. Brilhantemente retomará os pré-socráticos e seu conceitos de Arché, situando no plano do Ontos hermenêutico.
@Ushhi20103 жыл бұрын
Que texto bom Alan!👏👏👏👏👏👏👏👏
@herberthferreira3 жыл бұрын
Muito bom! O mundo é muito maior do que as teorias.
@Fati-h5w2 жыл бұрын
Meu Deus admiro tanto a sua paciência Christian! Muita sabedoria que inveja
@indianatedescosaugo67473 жыл бұрын
... Também me percebo como uma "evidência" da eficácia da análise pessoal, uma vez q tal prática me ajuda muitíssimo; e não é pela falta de experiência com outras abordagens. Parabéns pelo vídeo! E obrigada.
@mariamonfortedamaia3 жыл бұрын
Preguiça desse povo que n sabe nd de filosofia, de epistemologia, de linguística, e fica querendo, n discutir, mas cancelar o Christian e a psicanálise hahaha Chris ❤
@Veronicamtavares3 жыл бұрын
Pois é. Eu sou admiradora da psicanálise e, então, do Dunker, mas ainda bem neófita nos estudos. Assisti ao vídeo anterior do Dunker e uns dias depois o KZbin me mostrou o vídeo ao qual o Dunker respondeu neste. Bom, devo dizer que sou uma admiradora do conhecimento e do trabalho do Dunker, mas, mesmo assim, pensando na possibilidade de ele cometer equívocos (quem nunca?), resolvi (tentar) assistir. Parêntesis: sou formada em Engenharia Química e depois Direito e estudei metodologia científica em ambos os cursos, obviamente, por enfoques completamente diferentes, em que, no Direito além de perpassar mais disciplinas tinha um enfoque mais filosófico (a 1a disciplina que estudei o assunto foi justamente a 1a disciplina de filosofia do curso. Além disso, a própria natureza do Direito, Ciência do Direito e por aí vai. Fecha parêntesis. Comecei a assistir, mas já confesso que não consegui terminar. Primeiro: várias coisas que eles disseram que o Dunker disse, o Dunker não disse. Segundo, pelo que estudei sobre metodologia científica, a conta não fechava (e olha que me julgo longe de poder me dizer uma expert no assunto). Daí, hoje, quando vi no Instagram do Dunker o assunto "baseado em evidências" voltar, vim correndo aqui e então vi que era sobre o que não consegui terminar de ver. 😊Mas claro que eu não poderia deixar de assistir a tréplica. Qual felicidade a minha! E tripla! Primeiro porque é isso, o debate de ideias é saudável. Segundo, assistir a uma aula dessa, de graça, não é trivial (exceto aqui neste canal do YouTchube 😊) e enche a mente da gente de motivação para o estudo e o debate. E, terceiro, talvez um pouco pretensiosa ou até arrogante, ter a certeza de que meus estudos no campo da metodologia científica não foram em vão e não totalmente esquecidos; claro que num nível de complexidade, argumentos, exemplos, referências, autores, citações etc. etc. em número e profundidade bem menores, eu consegui apreender a essência do porquê a crítica em questão ao vídeo anterior do Dunker me pareceu tão rasa (e de tabela meu juízo de não merecimento em assistir até o fim🤗). Enfim, feliz demais de estar, em certo grau, afinada aos argumentos deste vídeo do Dunker e de perceber que consigo, minimamente, colocar em prática o que aprendi ao analisar a consistência de argumentos pela forma em que se dá, mesmo quando não domino a disciplina, o debate. E o que a gente vai fazer então? Estudar/ler mais sobre o assunto para apurar essa capacidade. E, claro, também vou assistir a mais vídeos do Dunker sobre psicanálise e metodologia científica. E é muito gostoso encontrar motivação nestes tempos tão sombrios. Dunker foi meu melhor achado de pandemia e sem ele estaria mais difícil atravessar estes tempos. Obrigada, Dunker! Você não tem noção do que seu trabalho tem promovido no meu dia a dia! Seria isso uma evidência? Hahaha (P.S.: acabou que meu comentário virou textão! 😊).
@julianapimentel253 жыл бұрын
Muito isso. Teve um debate ao vivo sobre o mesmo tema com a participação do psicólogo e psicanalista Flávio Mendes. Tá aqui no KZbin. Eles foram um pé no saco, metade da postura deles é sustentada pela prepotência.
@psi.anaclarafalcao2 жыл бұрын
A galera da PBE vê filosofia. Não existe ciência sem filosofia.. kk
@marizafernandes91222 жыл бұрын
Estava preparndo um e-mail para saber exatamento qual seria sua resposta. Feliz essa explicação. Um previlégio ter profissionais com esse nível. Parabéns Professor
@thedolhaze3 жыл бұрын
Tentando entender o pessoal da AC reforçando um comportamento que eles não querem aumentar a frequência 🤷♀️
@RonaldoMoura3 жыл бұрын
Como muito bem disse o Einstein, a coisa mais perigosa do mundo é um pouco de conhecimento. Pessoal se empolgou.
@thaisba9543 жыл бұрын
Essa garotada podia ter ficado sem passar essa vergonha na vida. Excelente argumentação Prof. Dunker e debate enriquecedor rolando aqui nos comentários. Agradeço pela aula.
@SueliLimaPsi3 жыл бұрын
De Itu SP, obrigada Cris Dunker!!! Uaauu que assertividade corajosa. Admiro e agradeço!
@gabrielagrassi82373 жыл бұрын
Que bom Dunker que você viu meu comentário, você tem direito de resposta. Estava ansiosa por isso.
@olivi67713 жыл бұрын
Nossa que necessário esse debate! Vlw Dunker! Obg a Clarice e Vitor tbm por possibilitarem isso, mesmo q não concorde com o pensamento de vcs. Esperando pt2
@estermanela26623 жыл бұрын
Bravo! para o Dunker! Clarisse e Vitor.Estudem mais e sejam mais humildes!
@reginacanedo48612 жыл бұрын
SEUS VIDEOS SÃO MUSICAS PARA OS MEUS OUVIDOS.... OBRIGADA
@sorayamoreiraneves22013 жыл бұрын
Excelente e necessária resposta Dunker! Você é muuuito bom! E tem paciência, eh eh! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@juliocesarhoenisch14023 жыл бұрын
Parabenizo você pela paciência (imprescindível para a clínica e ensino). Esse debate, tão discutido nos anos 90, retorna... Será o fim das Ciências Humanas? Abraço, Dunker.
@pascalefaraday43823 жыл бұрын
Muito bom! E é bom lembrar da relação que Einstein tinha com Freud.
@saviobarros57713 жыл бұрын
Nem sou da psicologia, absolutamente deliciosa essa polêmica acadêmica
@RafaelSouza-oo6qm3 жыл бұрын
Eu Tb sou de fora e tô curtindo igual haha
@hebergoncalves49813 жыл бұрын
O maior engano talvez seja achar que do lado de cá estão os iluminados e do lado de lá os enganadores e os enganados. Parece que algumas pessoas têm uma dificuldade de reconhecer a própria ignorância, o que é primordial para ter humildade e expandir o próprio pensamento.
@jeannemuzeka8773 жыл бұрын
Percebo que há muita crítica à psicanálise de maneira cega e em grande parte baseada em esteriótipos. Além disso, existem muitas, muitas pessoas pesquisando e discutindo teorias e a prática psicanalítica. Ao contrário de algumas psicologias. E ainda assim, a psicanálise é a escolhida para ser criticada. Não saberia dizer a razão, talvez por ser mais conhecida. De qualquer maneira, creio que é importante que as pessoas compreendam que estudar sobre outras áreas, teorias, não significa odiar, competir. Eu por exemplo, gosto muito de conhecer os estudos da TCC, porque isso não é competição. Uma pena que a maioria não vê dessa forma. Não é suficiente, mas vejo na minha clínica e na minha análise mudanças gigantescas. Minha qualidade de vida, por exemplo, hoje é outra. Outro exemplo é meu noivo, que somente começou a parar de ter rituais do TOC com a psicanálise, tendo passado pela comportamental e psiquiatria desde criança. Mas pesquisas pelo mundo todo são publicadas. E críticas também. Esse discurso de que não há crítica na psicanálise é mentira. Há e muito. Enfim, acho importante mesmo sairmos da nossa bolha, pena que muitos fazem isso com o único objetivo de achar erros para dizer : “viu só?! Sou melhor”. Precisamos estudar para conhecer, aprender, criticar, mas não a nível pessoal. Além de ser importante, como já disseram, compreender que outras formas de saber são sim relevantes, como a filosofia. Discussão complexa e que envolve muito narcisismo.
@Heiotmmota3 жыл бұрын
Caro Cris, adorei o vídeo. Sou historiador em transição de carreira para a área da saúde e me parece que existe uma disputa por veridicção no campo contemporâneo dos saberes acadêmicos. A disputa se agravou no contexto do combate ao negacionismo, a partir de uma certa crítica que junta astrologia, psicanalise e todas as PICs em uma coisa só. Indo nessa direção, poderia falar um pouco sobre preconceito epistêmico e injustiça epistêmica no contexto da clínica psicanalítica.
@Psicamente3 жыл бұрын
Coisa linda esse vídeo. Pura arte!
@afpazin3 жыл бұрын
Vídeo absolutamente necessário. Pisou na cara pra estragar o velório, kkk! brinks
@fabiofreitas13933 жыл бұрын
A "velharia" do Freud manda um recado pro pessoal da "psicologia baseada em evidências" lá de 1921 em Psicologia das massas e análise do eu: "Se outra ligação de massa tomar o lugar da religiosa (...) ocorre a mesma intolerância com os de fora que havia na época das lutas religiosas, e se as diferenças de concepções científicas viessem a ter, algum dia, importância igual para as massas, o mesmo resultado se repetiria também com essa motivação." (Obras completas Vol. 15 Cia. das letras) Um século depois e aquele velho safado acerta na mosca assim.
@rafaelcesteves73 жыл бұрын
Muito bem localizada sua referência!!! Eu pensei em tantos textos dele quando vi aquele video, que quase deu vontade de fazer um estudo de caso. Só com Freud, sem nem precisar recorrer a Lacan.
@adcinco3 жыл бұрын
A vagabundagem e a aversão ao estudo virou símbolo de status na era bolsonazista...Até Hitler se envergonharia da fajutice.
@Rafael514603 жыл бұрын
Novamente, Freud explica hahahaha
@andressafernandes553 жыл бұрын
Quero muito o vídeo sobre comportamento verbal! 🙏🙏🙏
@cristianemilaneze5638 Жыл бұрын
👏👏👏👏 Bem dito!!!
@marjorievieira3 жыл бұрын
Christian admiro teu conhecimento, teu rigor e ainda mais tua paciência! Gostaria tanto de um vídeo no Desejo em Cena sobre o filme Nomadland! Achei um filme muito honesto e que mexe com tantos arranjos da nossa vida cotidiana! Abraço!
@Hidekiclash3 жыл бұрын
Vamos ler um pouco mais de antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss.
@danilobucker3 жыл бұрын
Por quê?
@leituras.em.movimento65013 жыл бұрын
Por quê? Rs não vai estar lá a base desse debate rs
@jotareiss3 жыл бұрын
Pra polemizar um pouco mais: É bem comum a PBE se atrelar a medicina baseada em evidências como argumento de autoridade. Mas o modelo de ciência da psicologia não encaixa na medicina, e teoricamente a MBE é capaz de rejeitar ou criticar praticamente tudo o quea PBE considera evidencia. Relato de caso ou série de relatos de caso: evidencia fraca. Estudo "psicoterapia ou nenhuma intervenção": quem garante que foi a técnica psicoterápica e não o vínculo ou algo do tipo?. Estudos controlados por placebo, randomizados, cegos, multicentricos (padrão ouro da MBE): da pra apontar dezenas de vieses metodologicos que enfraqueceriam a evidência (vies de cegamento, vies de randomização, viés de expectativa, etc).
@collcetx43772 жыл бұрын
Perfeito!
@cassioferreiradesousa973 жыл бұрын
Bibi Bailas do "Física e Afins" precisa urgentemente assistir essa aula.
@Ana-ck8ym3 жыл бұрын
Concordo, Cássio! Inclusive, naquele vídeo que ela entrevista um psicólogo da tcc, a única coisa a que se propõe é desqualificar a psicanálise.
@icorsinipg3 жыл бұрын
Siiim! Única discordância que tenho com ela, mas tudo bem uma Física não manjar tanto de Psicologia né. Hehehe Espero que um dia ela se abra pra esse debate.
@beatrizcoelho98992 жыл бұрын
Bom demais, Dunker! 👏👏👏👏👏
@beatrizcoelho98992 жыл бұрын
Já vou assistir a parte 2 correndo!
@RodrigoMarianodiamante3 жыл бұрын
Que legal, como leigo fico impressionado com o seu jeito de argumentar, criticar e ter sempre uma boa resposta. Quero ser psicanalista.
@rafaelcesteves73 жыл бұрын
Vem Rodrigo!!! Apesar das críticas, como disse o Dunker, que a própria Psicanálise faz a si mesma o tempo todo, para mim está sendo uma experiência incrível, tanto de racionalidade, desejo e emoções. No meu estágio em Psicanálise as teorias se presentificam ali, na minha frente, diante de meus ouvidos e olhos.
@RodrigoMarianodiamante3 жыл бұрын
@@rafaelcesteves7 que legal. Eu tenho admiração e respeito pela psicanálise.
@kellescosta3 жыл бұрын
@@rafaelcesteves7 Em que escola você estuda?
@luanzisseable3 жыл бұрын
Dunker, gostei muito do vídeo e gostei muito da resposta. Estudo fenomenologia, teoria do conhecimento e psicanálise e acompanhei os vídeos de respostas e entendo que falta, muitas vezes, compreender o quão limitada é a técnica moderna e a perspectiva das ciências objetivas. Forte abraço!
@patyleasofia3 жыл бұрын
"Pra quem aguentar"! Sensacional!
@BlaueHedgehog3 жыл бұрын
Muito boa argumentação .Parabéns Dunker 🤘
@IvanovBR3 жыл бұрын
Uma discussão que vale por 20 aulas.
@VitorSantos-hu7jk3 жыл бұрын
Dunker, poderia fazer um vídeo explicando as relações entre Adorno e Lacan? Principalmente aquilo que tange os conceitos de Eu, identidade e sujeito.
@psiritamarques3 жыл бұрын
Sou estudante de psicologia e amo psicanalise!
@Deborah_Gribel3 жыл бұрын
Adoro esse professor!!!💖👏💙
@felipesimabukuro2 жыл бұрын
eu como geógrafo (que tem 2 métodos distintos, um pra ciências naturais e outro pra ciências humanas) posso dizer que a unidade da pesquisa científica sob os métodos exclusivos das ciências naturais e biológicas, leva ao que chamamos de "determinismo geográfico", que no limite último se materializou nos campos de concentração e na escravidão; e no limite próximo, leva a naturalização da pobreza.
@WilliamFernandes19803 жыл бұрын
Ótima discussão, professor. Muito bom. A psicologia por evidência apresenta-se bastante frágil e ainda em processo (esse caminho tem mesmo uma ausência da autocrítica e está amparado na arrogância própria de onde se baseiam).
@danielwvasconcellos3 жыл бұрын
Maravilhoso como sempre.
@monicaaparecidaoliveira80633 жыл бұрын
Christian, que aula sensacional!
@titostepanenkogaglianone20812 жыл бұрын
muito bom !!!!
@alandavidvasconcelos9443 жыл бұрын
Discussão boa e pertinente. Pena que muitos que estão no controle da autoridade dos discursos não entendem sequer os conceitos fundamentais em jogo na composição científica.
@luc-y8r3 жыл бұрын
E pensar que a DE aqui em São Paulo, sob a gestão Doria e Rossielli, criou um negócio chamado: "Escritório de Evidências".
@meirivonearagao8733 жыл бұрын
Dunker, parabéns pela postura e paciência de discutir com quem ainda tem uma estrada tão longa a percorrer para chegar talvez um dia perto de onde você está no caminho do conhecimento. Não é minha área, não conheço os autores e argumentos, mas é lindo ver essa aula. Obrigada por nos presentear mais uma vez. A arrogância juvenil me dá uma canseira 🥱
@anasantos-vz7gr2 жыл бұрын
psicanalise salvando literalmente minha vida. várias tentativas de abreviar a existencia.
@psicologia_e_reflexao Жыл бұрын
Foi a psicanálise ou foi o apoio de um psicoterapeuta? A sutileza desse tipo de questão passa despercebido dos pacientes (e de muitos profissionais).
@anawasilewski3 жыл бұрын
Esse povo traz a vibe “a ciência sou eu”
@Antiposmoderno3 жыл бұрын
se inclua Paul Feyrabend para a leitura. o cientificismo é anti-cientifico... imagina o eco que faz em quem acha que só a ciencia consegue chegar a verdades objetivas e validas. nao sabe o que é verdade, nem objetivo e nem valido...
@brunomaricato4397 Жыл бұрын
Que aula!
@marcosv.25503 жыл бұрын
Dunker, fala sobre constelação familiar
@eduardo53513 жыл бұрын
Parabéns, Christian! É inacreditável o alcance que esses ditos "cientistas" possuem hoje. Falta muita responsabilidade na internet e o senhor colabora muito ao debate ao não ignorar essa chama antes dela se tornar um incêndio. Um abraço!
@filosartes3 жыл бұрын
"Principal quer dizer então prince..." rs Sempre excelentes vídeos Professor! Grato pelo guia!
@jacajah2 жыл бұрын
Excelente explanação! E em relação a afirmativa a qual leio muito dos ultra defensores da PBE: " As abordagens sem evidências científicas, são consideradas história da psicologia no exterior" As abordagens geralmente citadas são: psicanálise, logoterapia, gestalt, ACP, entre outras. Você poderia falar um pouco sobre isso? Não conheço tão bem a realidade da PBE no exterior.
@BWandepol3 жыл бұрын
Maravilha de aprendizado 🌸🤩🥰
@wolveruno3 жыл бұрын
Olá, Duniduniker! Foi lançado um seriado que é um prato cheio para seu quadro Desejo em Cena, o Round 6 da Netflix. Em um dos primeiros episódios aparece um livro do Lacan e a série foi desenvolvida como uma alegoria do capitalismo, segundo o criador.
@nãofreud3 жыл бұрын
Tô acompanhando todos os vídeos e artigos. Gostando muito do debate!
@veluassis3 жыл бұрын
Sobre o poder do vínculo, Carl Rogers chamava isso de análise leiga e falava de amor como sendo a carência que gera a doença e , portanto a cura.
@gabrielanjos3343 жыл бұрын
46 Minutos? Agora sim! :)
@gabrielrezende30443 жыл бұрын
Parabéns ao dunker e a Clarisse, por sustentar o debate. Como estudante só tenho a agradecer.
@joaopedroalmeida36513 жыл бұрын
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo sobre como é feita a pesquisa em Psicanálise? Sou estudante de Psicologia e recentemente entrei num programa de Iniciação Científica, em um laboratório de psicanálise da universidade. Suas colocações me ajudariam bastante. Grato!
@RaphaShiva Жыл бұрын
Já havia assistido ao vídeo na época do lançamento. Revendo novamente e agora comentando- é simplesmente sensacional! Os Pontos nodais aqui abordados contra as críticas cíclicas que miram a psicanálise sao excelentes. Críticas essas geralmente extremamente pessoais e baseadas em parcas evidências kkkkk. Disto, colegas, tiramos como a psicanálise incomoda. Dica: essa galera, heróis da "ciência única e verdadeira", deviam começar análise o quanto antes kkkk
@psicologia_e_reflexao Жыл бұрын
Vocês precisam se decidir sobre qual será a linha de argumentação. Vão colocar obstáculos sobre a proposta de busca de evidências ou vão mostrar estudos de evidência da psicanálise quando os encontram?
@KaianEves3 жыл бұрын
ansioso pela parte 2
@raystarrr3 жыл бұрын
Além dessas demarcações filosóficas colocadas, a da experimentação está no Francis Bacon, contemporâneo do Descartes e um dos suportes epistemológicos da ciência moderna.
@veluassis3 жыл бұрын
A meu primeiro contato com essa matéria (escolar) foi pela leitura e pensei, na época : "podemos ser mais felizes apenas conhecendo essas teorias. Não se trata de religião, e a importância vdis relacionamentos... aí fui me apaixonando por autores, acabei precisando mesmo de terapia. Mas. Sério. Nem tudo se resolve. Imagino que é preciso ler mais, estudar mais. Viajar mais. Para ser mais livre. E funcionar melhor. As amigas católicas, romanas. São vmais livres neste sentido.
@joaodecarvalho70122 жыл бұрын
O Dunker vive falando da replication crisis, sempre em um contexto de questionar o rigor da investigação científica. Quando descobriram isso, de fato foi um problema, tanto que chamaram de "crisis". E aí houve uma mobilização para corrigir isto. Não sei em que pé estão as coisas hoje em dia, mas isso já faz um tempo, e providências estão sendo tomadas para corrigir este problema.
@vanessarocha31053 жыл бұрын
Dois comentários: 1- Muito sagazes as capas de Chitãozinho e Xororó. A psicologia baseada em evidências não explica essas associações divertidas que povoam a mente humana. 2- do transplante acrítico do método biomédico para a psicologia “baseada em evidências” para “êpa! não use a autoridade médica para dizer que é bom” Estou gostando. Quero mais!
@jorgel73983 жыл бұрын
A mente existe? Tira o cérebro e encontre a mente?
@PsiLivre3 жыл бұрын
@@jorgel7398 se tirar o cérebro não vai encontrar nada, né, a não ser que seja um cérebro alheio, ai tu vai encontrar uma série de pedacinhos nomeados pelo humano. Não peguei a ideia.
@desaprendasuador3 жыл бұрын
o comentário dois é maravilhoso
@vanessarocha31053 жыл бұрын
@@jorgel7398 fiquei na dúvida de como eu deveria dizer? “Essas associações divertidas que povoam o comportamento verbal humano”? Ou, “essas associações divertidas que povoam a área de Wernicke do cérebro humano”? Posso dizer que há associações na linguagem? Quantas incertezas na minha cabecinha!! Opa! No meu cérebro.
@teuzindrk73 жыл бұрын
" A psicologia baseada em evidências não explica essas associações divertidas que povoam a mente humana" E de onde você tirou isso? PBE não é uma abordagem da psicologia como psicanálise ou behaviorismo
@estanteesquizoide3 жыл бұрын
Mt bom adorei
@morlot3 жыл бұрын
Christian aproveitando este debate, como você vê a adoção das estratégias chamadas de Práticas Deliberativas dentro do campo das psicoterapias ? Em especial as pesquisas e trabalho do Tony Rousmaniere, que trabalha com o uso de Prática Deliberativas em terapia psicodinâmica, no tema ?
@Mayarrud3 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Obrigada Dunker pelo debate, acrescentou demais!
@marianabertoncini53872 жыл бұрын
aaaaaaaaa!!!!!! podia fazer uma análise da música
@msj69463 жыл бұрын
Aprecio demaaaiss a tua organização argumentativa. Retórica impecável. Me inspira!
@wanitasi3 жыл бұрын
Quanta presunção querer cancelar um campo do conhecimento. Parabéns pela elegância e pedagogia, Dunker. Este já é um grande e valioso canal.
@marceloguimaraes54803 жыл бұрын
O que percebo que o fenômeno Humano e justamente onde as ciências naturais tropeçam, devido a sua complexidade. Talvez possamos fazer um paralelo entre a física Clássica e a física Quântica.
@lucasavilaadorno7423 жыл бұрын
a questão não são a falta de evidências, mas o princípio "dissecatório" na psicologia em geral.
@denisebastos61923 жыл бұрын
👏👏👏 professor 💚❤
@ressignificando453 жыл бұрын
Argumentar com doutor não é fácil, isso mostra que chegou ao doutorado com mérito, dedicação, muita leitura imagino transpondo da psicanálise a outras escolas e áreas filosóficas. Estava perdendo o ânimo com a psicanálise, pois ultimamente os comportamentais e doutores das evidências (claro que perceptível a arrogância, inclusive até físicos se aventurando a criticar nas ciências humanas, psicanálise). Mas, depois dessa, me faz lembrar que, mesmo algumas abordagens mecanicista, positivista, experimental com seus métodos palpáveis nunca irão além do seus medos de lidar com a metafísica, o existente, mas difícil de apresentar a realidade. Mas, entendo que o debate seja importante para não voltarmos a defender o paradoxo do dragão: invisível, desprovido de calor, incorpóreo, flutuante, cospe fogo atérmico citado por Carl Sagan " O Mundo Assombrado por demônios. Se não há como testar se o dragão existe ou não, então, para a ciência, é como se ele não existisse. Mas e se ele existir, apesar da ciência não poder comprová-lo? Bem, a ciência só vai se importar com ele, quando houver como testar sua existência. Podemos pensar em uma situação semelhante, mais realista: O que aconteceria se alguém propagandeasse a existência da radioatividade no século XVII (anos 1600), mas não tivesse base teórica, nem metodológica para demonstrar sua existência? Certamente, ele seria taxado de louco e nenhum cientista 'sério' se ocuparia da ideia, então. Seria um erro dos cientistas? Outro detalhe que me entristece saber (mas, acredito q seja questões minhas obsessões ou paranóia - perfil da minha personalidade?). Fiz teologia antes de me dedicar a psicologia e há também escolas que se divergem, fundamentalistas ou os críticos textuais ( essa última para mim é mais científica) e no fim percebendo que seria impossível nessa área alcançar a unanimidade. Fui para a psicologia acreditando que não existiria tal problemas. Me enganei! E acredito que se eu for para as ciências exatas também haverá isso, Eisenstein sofreu no meio acadêmico também tais fenômenos dos críticos. Então é isso! Video do Christian Dunker show
@veluassis3 жыл бұрын
Minha critica aos tratamentos psicológicos se deve a que, com uma boa fé. Cobsegue-se superar muitas coisas. Tenho várias amigas que levam vida bem e algumas dizem:_nao preciso de Psicólogos porque tenho amigas com quem posso falar. Confesso que percebi que eu não confiava em amigas.....amigos....leigos em geral. Tentava manter minha integridade e não me expor...Ela resolvem bem suas vidas. Viajam e geralmente não estudam muito, como eu fiz.
@tuiarasol3 жыл бұрын
Excelente, Dunker!
@saxnato3 жыл бұрын
Olá Dunker. Você poderia falar sobre o que "cura" a psicanálise e como (processo transformativo da prática analítica). Obrigado.