Рет қаралды 69,410
Você sabia que a Scania já esteve presente no mercado de caminhões? Então veja neste vídeo como foi a trajetória da Scania na América do Norte e os modelos de caminhões comercializados por lá.
Antes de chegar com seus clássicos caminhões nos Estados Unidos, a Scania iniciou uma longa relação com a americana MACK, compartilhando projeto de ônibus e várias tecnologias mecânicas de motores.
Em 1985, decidiu investir naquele mercado, com caminhões levados importados da Suécia, tratava-se a série 2, composta pelos modelos T, P e R, 112 e 142. Para oferecer mais potência também foi disponibilizado o motor V8 de 14,9 litros, na 142 com 450cv, más logo seria lançada a série 3, que chegava aos EUA em 1987, com motor mais potente, incluindo a opção 143 com o V8 de 500cv.
A principais barreiras enfrentadas pela Scania nos EUA, era a questão de ser importada e desconhecida por lá, seus motores eram geralmente menores que os gigantes americanos, e o veiculo mais pesada pois não utilizava alumínio, e por fim, o câmbio era diferente dos consagrados Eaton Fuller americanos.
Fato interessante foi que, a grande concorrente Volvo, também havia se inserido no mercado americano pouco tempo antes, em 1980, adquirindo à marca americana White, que estava insolvente, e aos poucos foi fazendo adaptações nos caminhões e inserindo a marca e o design volvo conforme padrões que já tinha na Europa, tornando-se bem-sucedida até hoje naquele país.
Já a Scania não se sustentou, e por motivos não muito claros, não continuou no mercado de caminhões do país, anunciando o fim das importações para lá em 1992, dois anos depois, em 1994, se instalando no México, e por isso, atualmente é possível que caminhões Scania atravessem a fronteira para os estados unidos durante suas viagens, e dos modelos antigos, os que sobraram rodando são verdadeiras relíquias, fora isso, nos estados unidos, a Scania está presente apenas no ramo de motores estacionários e marítimos.
#caminhão #Scania #caminhãoamericano