Yes, Silvia, we need to know the History! Aqui em Floripa, as bruxas são exaltadas por causa do trabalho magnífico de Franklin Cascaes, por isso a cidade ganhou o apelido de Ilha da Magia. Viva a bruxaria!
@cintiaronise2902 Жыл бұрын
Oiii Silvia muitos importante esse pensamento porém aqui no Brasil principalmente aqui no Sul onde existe uma cultura extremamente machista sinto que falta uma pátria e uma linguagem que venha nos representar realmente pois tenho muita dificuldade em me expressar sem excluída ou cancelada antes de mesmo de ser ouvida
@JhanadeLayany4 жыл бұрын
Deixo aqui também a indicação de um ótimo livro, Textos da Fogueira, simplesmente perfeito. Quem tiver a oportunidade de ler este livro junto com esse da Silva será um ganho em conhecimento histórico e antropológico gigantesco.
@biancaassumpcao48844 жыл бұрын
Valeu pela indicação de leitura. Vou procurar. Obrigado.
@jullyenecoelho96513 жыл бұрын
Adorei que estamos ressignificando a palavra "bruxa"
@lourencodasilva75964 жыл бұрын
Aquele vídeo foda sobre feminismo que você respeita.
@dilso67314 жыл бұрын
Boa tarde
@alexandredivino75304 жыл бұрын
Boa reflexão!
@Marcos60368 Жыл бұрын
Criar obras com outra imagem das bruxas eu super apoio, mas proibir que continuam retratando de forma negativa está errado. Sou super a favor da liberdade de escrita.
@ronaldobarbosa47664 жыл бұрын
Obs A autoestima da mente e do corpo não tem a ver, "necessariamente", com "padrão" de beleza corporal! O "SENTIMENTO DE AUTOESTIMA" pode ser desenvolvido mesmo que a mulher ou o homem não tenha tal padrão mental-emocional de beleza física, atual!
@danielasilvanas97504 жыл бұрын
Nossa, o contexto histórico também não deveria ser analisado?
@sthess14 жыл бұрын
😷👏👏👏👏👏 Mulheres com conhecimento sempre incomodaram e provocaram o ódio de muitos fanáticos!
@ticoticotaco98984 жыл бұрын
carai só a estetica já vale o conteudo de qualidade é topppp
@sorayamonteiro73454 жыл бұрын
Incrível!
@gabrielbaleeiro68963 жыл бұрын
Isso é interessante e bem intencionado, mas me parece uma apropriação do termo "bruxa", que hoje significa certos grupos de pessoas que realmente são bruxas/bruxos. Na minha opinião é um tipo de apropriação cultural.
@Avozinhavai4 жыл бұрын
Muito bommm.
@marceloperrone76524 жыл бұрын
Ótima reflexão sobre verdades absurdas e cruéis do patriarcado
@kalado1532 жыл бұрын
Legaliza 🌞🌿✨
@gabrielcastro62304 жыл бұрын
perfeitooo
@JoseAlves-je5tz4 жыл бұрын
Nossa!! Muito Legal Reenvindicar o Direito da Imagem da Mãe Terra!! Viva a grande Mãe!!
@lullala95894 жыл бұрын
👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽
@varellagio4 жыл бұрын
Bruxas são simbolo de empoderamento. Somos todas Elviras, que vamos abalar a sociedade "conservadora"/machista. 👏
@ronaldobarbosa47664 жыл бұрын
Me desculpem, mas as bruxas não tem nada a ver com a "imagem das mãos" que foi aí usada para elas. Só reforça uma idéia popular supersticiosa e inadequada!
@TVBoitempo4 жыл бұрын
Olá, Ronaldo. Se você estiver se referindo à miniatura que usamos para ilustra este vídeo, escolhemos propositalmente uma imagem da "Bruxa Malvada do Oeste" para aludir à forma pela qual Hollywood (como a própria Silvia comenta) e indústria cultural contemporânea atualizam essa imagem supersticiosa da bruxa -- imagem esta a ser combatida. A rigor, como ela mesma diz, a palavra e a imagem da bruxa foram criadas por aqueles que perseguiam as mulheres, e não pelas próprias mulheres acusadas de serem bruxas. A imagem já nasce, portanto, como uma construção opressora para amparar as caças às bruxas. Daí a problematização proposta pela Silvia Federici: da imagem da bruxa estar no centro de um campo de batalha, e que mais do que buscar ressignificá-la, é importante saber que por trás dessa imagem hoje "pop", quase lendária, existe uma história real de perseguição e opressão às mulheres que pavimenta a violenta transição para o capitalismo e sua manutenção na atualidade.
@ronaldobarbosa47664 жыл бұрын
Do meu ponto de vista, entendo que a reprodução da imagem "reforça a atualização da significação supersticiosa" nos meios populares, pois esta já é a imagem que se encontra instalada no imaginário popular, isto feito exatamente por Wollywood, ao longo do tempo. E, é precisamente isto, que precisamos "desfazer".
@serperiorsserpetare75384 жыл бұрын
Sinceramente não vejo absolutamente nenhum sentido na recuperação desse conceito. É algo criado pelos cristãos e por consequência algo totalmente negativo e que está na cabeça de todos, então porque tentar recuperar isso ? Sendo que todos já tem essa programação que diz que bruxas são ruins ? É uma tentativa contraproducente que fará única e exclusivamente que o movimento seja ainda mais mal visto Por exemplo eu sou ateu e sempre vejo outros ateus se denominando satanistas e reinvidicando isso para eles, é coerente já que o satanismo moderno não crê em lúcifer, apenas o vê como símbolo e nada além disso. Se denominar satanista é uma decisão idiota, a palavra Ateismo já carrega uma conotação negativa para as pessoas, satanismo pior ainda, isso só fará com que as pessoas sejam ainda mais odiadas e tidas como ruins
@angelicaguimaraes88132 жыл бұрын
Homem comentando e falando de religião. Tem história, estudos... conhecimento... empoderamento, força da mulher sempre botou medo. O caminho mais fácil foi perseguir a mulher, perseguir a bruxa, ela que sangra e traz vida a terra, gera uma vida. As fases da lua, e os ciclos da natureza é a mulher. Respeite isso. O capitalismo/patriarcado ao serviço do contrário.
@mautifritz10974 жыл бұрын
O que uma Bruxa? Ela (e) nagativo ou positivo? Acho eu (só também Bruxo- family Cigano)! Mas sempre vivo esse título com muito orgulho! 😔 A imagem de identificar Bruxa somente p/ as Mulheres, acho eu, errado!
@sabedoria.omnia.perene4 жыл бұрын
Feminista: - "somos a netas sobreviventes daquelas que foram queimadas!" Eu: - "Cadê aquele meu livro? O Malleus Maleficarum ?"
@jblp924 жыл бұрын
Não entendi bem, ela quer proibir filmes que abordam o tema bruxas? Como um fã do gênero terror me deixou intrigado.
@viniciusmiroarruda4 жыл бұрын
Acho que o problema não é representar bruxas em filmes. Mas representar essas personagens como vilãs que precisam ser destruídas. Porque isso já aconteceu no passado (não em filmes, mas em livros e outras mídias do início da modernidade) e resultou em perseguições e execuções contra mulheres reais. Seria como representar judeus em filmes de guerra como vilões a ser exterminados. Não sei se é a melhor analogia, mas o problema estaria em banalizar uma experiência histórica de extermínio em massa.
@ronaldobarbosa47664 жыл бұрын
Correto, isto reforça no "imaginário popular" o que Hollywood produziu, que bruxas são más, e têm que ser mesmo perseguidas e mal faladas. Com isso dificultam a adesão popular, e geram oposição a essa cultura "religiosa".
@Marcos60368 Жыл бұрын
Foi o que eu entendi também. Não exatamente proibir de abordar, mas proibir a abordagem negativa.
@almorassi4 жыл бұрын
Este vídeo expressa perfeitamente a esquerda "cirandeira"