Só queria fazer uma ressalva sobre isso de conversar com as amigas... As vezes estamos inseridas em um relacionamento abusivo/tóxico e não conseguimos enxergar isso sozinhas. As vezes o olhar externo pode ajudar.
@jussarabarbosaleite65514 жыл бұрын
hmmm verdade, é muito importante essa rede de apoio
@karenrego46644 жыл бұрын
concordo, acho perigoso essa ideia de não falar com as amigas e se fechar na relação
@danitida4 жыл бұрын
Eu ia falar a mesma coisa! quantas vezes a minha rede de amigas se ajudaram a apontar comportamentos abusivos que quem estava inserida na relação não enxergava. e sempre q tentava conversar com o parceiro, ele achava uma forma de manter o padrão tóxico.
@rosemarymariadeoliveira94254 жыл бұрын
Entendo que é necessário ter consciência do que vc está compartilhando com as amigas, ou seja, ter cuidado, observar seu próprio comportamento.
@jerlinerocha99834 жыл бұрын
Acho o mesmo!
@aapuglia5 жыл бұрын
Reclamar de boy pras amigas é a maior furada: vc sempre vai ficar com mais raiva do cara e a realidade nem é aquilo. Toma uma dimensão que não é a real. Essas coisas têm que falar na terapia :)
@mariacordeiro40025 жыл бұрын
Realmente, Alessandra! Já aconteceu comigo...Expor demais os assuntos íntimos é complicado!
@annac.22605 жыл бұрын
e depois nem adianta pq não resolve nada ,melhor reclamar para mãe que já te manda umas real na cara mesmo kkk e a gente se aquieta kkkkkkkkk , mas é sempre bom falar para alguém , mãe é bom e útil. Ou fala na cara do namorado mesmo dai já resolve o problema ou se livra logo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@venusaline5 жыл бұрын
@@annac.2260 ótima dica!!!!
@estefanimanzane70604 жыл бұрын
Ta aí uma coisa q eu aprendi. Graças
@juju49655 жыл бұрын
Eu e meu namorado percebemos o quanto não podemos discutir pelo Whatsapp. Quando a DR é pessoalmente, tudo soa melhor. O tom da voz, as palavras escolhidas, a expressão facial... Isso não quer dizer que não haja um desconforto pelo o que é colocado, seja por mim ou por ele, mas com certeza a gente consegue conversar mais do que tentar uma disputa pra saber quem tá certo. Esqueci de falar que anoto no bloco de notas quando ele fala algo que eu não gostei no Whatsapp pra "discutir" pessoalmente (nós vemos só aos finais de semana) e na maioria das vezes aquilo perde sentido quando vai chegando o dia. Eu já não tô com mais raiva, sabe? Ou seja, acho que muitas vezes podemos dar esse tempo e perceber se vale a pena mesmo discutir sobre aquilo. Sair de cena, respirar. Se eu devolvo no Whatsapp, na mesma hora, pronto, temos uma briga!
@stephanieneves33715 жыл бұрын
Ju Ju adorei a dica de anotar vou aderir
@tuanneevelyn5 жыл бұрын
Tbm tenho procurado fazer isso. Está bem melhor agora😘
@SLima-df7wj4 жыл бұрын
dica anotada também!
@__geiltonmelo4 жыл бұрын
uau.
@savannaaires98305 жыл бұрын
"é você que quer falar, não o outro que quer ouvir, necessariamente". muito boa essa colocação. pra guardar no caderno mental haha
@anabfrade72235 жыл бұрын
Quando criança e adolescente meus pais sempre me ensinaram um conceito de relacionamento baseado em "melhores amigos um do outro", ou seja, que sempre seu "namorado" seria teu melhor amigo também (considerando que meus pais são melhores amigos um do outro, nitidamente, e funciona pra eles isso). Assim, tenho dificuldade em desvincular esse conceito, e hoje com 23 anos tive 3 melhores amigos e nossos fim de relação sempre foram muito difíceis, porque sempre se perdia esse "melhor amigo". Vi que a Flor falou que vocês não se consideravam melhores amigos, por que não e o que vocês pensam sobre isso?
@pedroalmeida65415 жыл бұрын
Acho que a questão não é nem falar tudo, é ter espaço pra falar tudo. Saber que pode ser absurdo, que pode ser vulnerável, que pode ser fraco é MUITO GOSTOSO.
@floremanu5 жыл бұрын
Pedro Almeida exatamente
@virginiabenatti85465 жыл бұрын
A minha experiência de conversar com amigas é totalmente diferente. É sempre construtivo sim. E a gente não fica competindo e nem apenas nos afirmando. A gente pensa juntas sobre o porque de a coisa estar acontecendo, estar incomodando... E sempre me ajuda a organizar meu sentimento antes de falar com meu parceiro. Um beijo pra vocês
@floremanu5 жыл бұрын
Virgínia Benatti que legal
@juliamelo21914 жыл бұрын
Por aqui tambem. Acho que o negócio é saber que amigo pode ser construtivo pra aquela situação
@juliamelo21914 жыл бұрын
Fora que será sempre uma opiniao. A palavra final é sua
@zalegria91903 жыл бұрын
pensei nisso também, tenho amigas bastante ponderadas e busco agir como, isso ajuda muito a olhar sob outra ótica das coisas
@danielalbuquerque53942 жыл бұрын
É raro,mas é possível.
@nubiadecassia86935 жыл бұрын
Sempre que uma amiga vem falar de alguma questão do relacionamento dela eu incentivo ela a sentar e conversar com a/o parceira/o. Eu estando de fora entendo que não tem como eu falar sobre uma relação na qual eu não estou inserida, as vezes a própria pessoa pode falar as coisas de uma maneira aumentada por estar no calor do momento ou até mesmo eu entender de outra forma. Eu entendo que talvez a pessoa que está falando só quer desabafar também, nem quer que eu diga nada. E é o que eu faço no meu relacionamento. Já fui muito de ficar falando sobre com as amigas e cansei de ver a galera colocando fogo no parquinho. Sentar e conversar com a pessoa é a solução.
@gabriellaalmeidarancan9734 жыл бұрын
Muitas vezes falamos entre mulheres porque vivemos muitas violências. Então é uma forma de podermos colocar isso para fora! As vezes é difícil a mulher entender se está ou não sofrendo abuso ou violência. Esse lugar de conversa entre amigas é muito importante, na minha ótica. Não é falar mal, mas falar sobre aquilo que incomoda.
@aryelleluz54404 жыл бұрын
Fiquei pensando exatamente sobre isso.
@daisygomes89585 жыл бұрын
A única pergunta urgente/ possível: pq raios essa falta de amigos?
@jasonrodrigues23095 жыл бұрын
Deve ter a explicação dele mas eu acho super "normal", eu tenho um amigo, isso de uma amizade de mais de 10 anos e ainda assim a gente mal se vê mesmo morando em uma cidade minúscula e a uns 5 minutos da casa do outro, você pode ter muitos colegas, adorar eles e tals mas não são amigos, provavelmente vou me mudar dessa cidade quando terminar a faculdade e ficarei num estado parecido com o do Manu, claro que ele tem a flor e antes de ser parceira, namorada, esposa ela é amiga dele mas não é nenhum absurdo essa falta de amigos.
@LD-kd7gc5 жыл бұрын
Parece que ele tem um pouco de fobia social sla
@oomiguel89925 жыл бұрын
Pesquise sobre introspectovos. Super normal, nao ver a necessidade de estar cercado de várias pessoas. Pq raios o krl!
@daisygomes89585 жыл бұрын
@@oomiguel8992 ah que fofo.
@PBPFLGE5 жыл бұрын
também queria saber, mas, na verdade, me dá até uma paz ver a pessoa falar isso com tanta simplicidade e naturalidade. (até por que, me identifico).
@relacoes-textospoesias48125 жыл бұрын
Isso já aconteceu comigo mas não é na roda de amigos, mas com um ou dois em expecifico e gera uma parada toda confusa pois as vezes tu só ta em um momento ruim e o que acontece depois é que seu amigo ou amigos ficam com uma imagem de que sua parceira, no meu caso, é uma pessoa ruim e que não serve pra vc, e que te faz mal, é um monte de coisas e talvez em alguns momentos seus próprios amigos acabam de estimulando a não estar com essa pessoa... Pq se encontrar pra falar sobre algo ruim do relacionamento é muito mais comum, e não deveria, do que se encontrar pra falar algo de bom do outro... Show.. curto vcs bastante
@floremanu5 жыл бұрын
Robson Farias bem isso mesmo. Ninguém se encontra pra falar bem
@marinacarvalho21345 жыл бұрын
"Eu não sinto frio porque eu estou sempre coberta de razão" A Flor podia ter falado isso 😂
@debora30004 жыл бұрын
Flor: passa Bepantol. Ele: vou ao médico. O médico: passa Bepantol. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@leticiachagas86335 жыл бұрын
No meu antigo relacionamento eu não falava nada e isso me fez MT mal. No minha relação atual eu sempre digo quando algo me incomoda com meu companheiro, mas sempre num tom leve, não de reclamação , sempre comentando o que me chateia. E nossa, é a melhor relação que já tive na minha vida, a gente sempre conversa entre si e tudo se resolve.
@jessicacristinacarvalho62404 жыл бұрын
O Manu e essa capacidade de analisar, de refletir sobre a relação e sobre a vida, de pedir desculpa quando acha que fez algo que a Flor não gostou... me lembra muito o meu irmão. Cara, e meu irmão não sabe o quanto ele é incrível!
@tudooquevocepodiaser5 жыл бұрын
Achei as falas de vocês bastante sensatas, porém acho que são válidas para relacionamentos em que as duas pessoas estão dispostas e engajadas para ouvir e pensar sobre os problemas. Em casos de relações abusivas muitas vezes são pessoas de fora da relação que alertam e ajudam a pessoa a sair daquilo. No mais, concordo que é importante guardar essas questões entre o casal, sendo o/a analista a pessoa de fora com quem se abrir.
@La37Laura5 жыл бұрын
Uma das minhas amigas até hj reclama do namorado pra mim e 2 segs dps se resolve com ele, quando eu namorava ela só ouvia e já queria flr do dela como se fosse uma competição de problema. Isso enche o saco e não é pouco! 😒
@Senhorsnakebr5 жыл бұрын
Sou solteiro, mas não consigo deixar de assistir esse canal. Parabéns!
@valeriapimentel78005 жыл бұрын
Eu tbm 💛
@floremanu5 жыл бұрын
Robson Gervasio que legal
@lucianog.oliveira25895 жыл бұрын
Eu viciei também... rsrs
@claudiadowsley97955 жыл бұрын
Acredito que a abertura ao diálogo sincero nos relacionamentos existe quando a relação não é colocada em cheque. Quando podemos falar a respeito daquilo que nos incomoda, sem termos o risco de que o relacionamento termine se fomos mal interpretados, gera um terreno seguro para o debate sincero. 😉
@Alice-md8qq4 жыл бұрын
Que foto linda a sua
@pedroalmeida65415 жыл бұрын
Ô coisa que da preguiça é role com homem hétero que fica “porra, mulher é um negócio complicado né”. Esses dias escutei de um amigo que se tivesse uma filha com temperamento da mulher ele tava ferrado. Pra que que casou então? 🙄
@fabilove1905 жыл бұрын
Pedro Almeida você fez essa pergunta pra ele?
@mayarabonfim5825 жыл бұрын
É, não adianta reclamar do comportamento do amigo no KZbin se não vida real não teve coragem de chamar a atenção dele
@pedroalmeida65415 жыл бұрын
Fabi Love oi Fabi! Sim! A minha resposta foi “ué amigo, então faz como eu e começa namora meninos”
@pedroalmeida65415 жыл бұрын
Mayara Bonfim Haha eu respondi ele sim Mayara! Fica tranquila (:
@garudadrakon47283 жыл бұрын
incels sendo incels esse povo é insuportável até msm qnd o assunto n envolve relacionamento
@jessicaaline71735 жыл бұрын
Flor e Manu, assistindo o canal de vcs eu percebi que quando a gente ama o parceiro a gente tem que ser chato e brigar mesmo, brigar pra conseguir ajustar e fazer dar certo. Por conta disso eu pude ver que tinha desistido de um relacionamento de 4 anos com uma pessoa incrível e que eu amo demais só porque eu evitava o conflito e levava a ideia de "aceitar as pessoas como elas são" meio a sério demais, então eu só fui deixando até que fui vencida pelas nossas diferenças. Nunca é fácil se relacionar, estamos sempre aprendendo e as mudanças são necessárias pro casal evoluir junto. Relacionamento não é só um encaixe mágico, é construção. Acabou que decidimos reatar e sem dúvidas eu não teria feito isso sem a ajuda dos relatos de vcs. Abração e obrigada
@lourencodriver5 жыл бұрын
Meu, a cara da Flor aos 6:25, depois que o Manu, aos 6:22, diz que "o problema de ter amante não é transar com outra pessoa..." é ótima!! Ri alto sozinho... Isso foi "muito homem", Manu! Kakakak. Amo vocês demais! 😂🤣😂🤣
@carolinacunha24835 жыл бұрын
Sobre a fala, leia o livro Comunicação Não Violenta para aprender esse partilhar que o Emanuel falou.
@davidsantossilvadavid67065 жыл бұрын
Eu já ajudei amigos a se desarmarem e verem a relação de um jeito positivo Mas o risco de queremos defender o amigo e botar pilha é forte. ACHO legal tratar com a pessoa
@vjs25045 жыл бұрын
Exatamente. Traição às vezes não é infidelidade, mas não ser leal. Quando somos leais à outras pessoas que não ao nosso parceiro, pode ser pior do que trair. Concordo.
@sandramacedo76535 жыл бұрын
Quando vi o título do vídeo, pensei que o foco seria outro, sobre como essa ideia de "dizer tudo ao outro", essa ideia de que uma relação saudável necessita que tudo se partilhe, poderia não necessariamente ser positiva ou sempre positiva e que até poderia ter o efeito contrário várias vezes, e sobre a questão dos tempos, a questão também das privacidades pessoais. Não tenho um posicionamente claro a respeito, apesar de parecer-me bem necessário que numa relação exista espaço para poder partilhar com o outro,de forma clara (e na medida do possível amorosa) as incomodidades, frustrações, insatisfações e tudo isso. Pessoalmente, considero importante o "papel" dos amigos na minha vida afectiva, inclusivamente nos momentos de tensão amorosa. Não numa lógica de queixa e reclamação, mas como possibilidade de poder ampliar perspectiva e como possibilidade de partilhar dificuldades que possa estar a ter na forma de expressar ao outro temas delicados. Até porque sendo cada experiência amorosa única, pode ser inspirador ver como amigas em quem confio, tentaram abordar e gerir essas dificuldades. Acho que às vezes ajuda a "normalizar" e "relativizar" algo que pode parecer gordo e que afinal faz parte da experiência de qualquer casal, num ou noutro momento. Acho que os amigos (não sendo terapeutas) e depende muito do tipo de relação de amizade e comunicação que se tem, podem até ajudar a ver o lado do outro. Pelo menos, como amiga que ouve, esse é o lugar que tento muitas vezes ter (e que sinto que têm comigo), o de gerar empatia, o de pensar como o outro pode também estar a viver essa tensão, o de balancear e sobretudo também o de tentar colocar questões que vão mais sobre o questionamento e clarificação pessoal, e não o de demonizar/ridicularizar o outro lado. Acho que o valor da amizade, nesses momentos de partilha, não é "pôr mais lenha na fogueira", se não de tentar abrandar um pouco esse fogo interno, ajudar a desvanecer um pouco o fumo para que possa facilitar o momento de comunicação com o outro, sobre o que se quer dizer e como se pode tentar dizer isso.
@sandramacedo76535 жыл бұрын
O que é isso do direct?
@danielleschemiko59045 жыл бұрын
Mana, minhas amigas jogam a real, mesmo que eu ñ "goste". É mto relativo isso. Mas de qualquer forma, isso deve ser posto na relação tb, nem sempre fácil.
@paolap.98045 жыл бұрын
Às vezes eu preciso trocar experiência com outras mulheres, no entanto, quando há problemas na minha relação com meu parceiro de vida, minha conversa é com ele. Eu preciso que ele saiba o quanto as coisas me incomodam ou me magoam. Muitas vezes a terapia me ajuda. Nossa, como me ajuda! Às vezes eu preciso entender o que me incomoda. Ou como eu posso nomear as coisas que sinto. Ou ainda, como me comunicar de forma objetiva e afetiva com o meu gostoso. Resumindo, se eu não falar com ele, não consigo ter sossego mental. Kkkkkkk. Por outro lado, eu também acho que as trocas de saberes entre mulheres poderiam ser riquíssimas, mais acabam sendo apenas lamentações sobre nossas dificuldades com nossos parceiros, o que é uma pena.
@dayanasouza92815 жыл бұрын
O Manu racionaliza as coisas de um jeito poético e intenso, que me assusta um pouco rsrsrs. Eu acho super de boas contar os problemas de relacionamento pras minhas melhores amigas, funciona tipo uma catarse, mas só confio em 3 pessoas! hahaha
@fernandad.93415 жыл бұрын
Nao sei que dá para generalizar relaçoes de amizades femininas dessa forma que só reforça o que é ruim e tem uma grande competição. Eu converso muito com minhas amigas e isso me ajuda muito a estruturar meu pensamento. Podemos até vir a despejar queixas, mas todas querendo estruturar aquele sentimento. Dizemos perspetivas diferentes, nem sempre nos apoiamos e nem sempre nos "reprimimos". Apontamos o que é legal e o que é ruim. Igual nós aqui que vemos os videos do canal e por muitas vezes viemos aqui comentar e "expor queixas" mas num momento de querer se entender, ver outras visões, buscar soluções possíveis. E não acho que seja algo que expõe a relação podendo prejudica-la. Na verdade pode ser muito salutar. A questão é não deixar aquela conversa só ali. É trazer para o parceiro tb. É colocar em pratica. A desvantagem que vejo em expor para proximos o que tem acontecido com o casal é que os ouvintes podem criar já um preconceito da pessoa que esta sendo o assunto, entende? Por isso, realmente é bom saber bem com quem você conversa. E quando for o ouvinte, não misturar a sua relação com aquela pessoa com o que foi discutido ali.
@floremanu5 жыл бұрын
Fernanda Dias nossa, você tem toda razão. Claro que podemos ter diálogos saudáveis e legais com nossas amigas e amigos. E isso pode gerar muito crescimento e afeto entre as pessoas e amigos. Obrigada pelo comentário.
@henrysena41735 жыл бұрын
Emanuel é ótimo haha. Falar das angústias (de coisas que são suas) ao invés de falar do outro é um sonho que desejo pra meus clientes (ou pacientes como se fala em psicanálise). Parabéns a Maria Flor que é maravilhosa e a vc Emanuel por terem coragem e serenenidade para falar sobre suas questões na relação que não é um processo fácil. Sou inscrito novo aqui e tô adorando vcs, sucesso e felicidades😊
@floremanu5 жыл бұрын
Henry Sena que legal Henry! Adorei saber que você acompanha a gente. Estamos tentando falar sobre a vida amorosa.
@zairagrativol39715 жыл бұрын
Acho que a palavra melhor é consulente, só uma dica.
@taianatagliani5 жыл бұрын
"Aqui" na nossa relação, combinamos que nos "dias dos namorados" comemoramos o namoro com presentes para a relação. Esse ano já encomendei nosso presente, e é o Curso do Amor, do Alain de Botton. Obrigada, queridos!
@anabfrade72235 жыл бұрын
Que lindo, vou pegar essa dica pra mim!
@dinamarciadasilvaspirito98015 жыл бұрын
vivo uma relação de amor e ódio com o vídeo desses dois. Amo os assuntos. Odeio as interrupções da Flor!!
@rosanaestrelaadamos75075 жыл бұрын
Uma coisa é reclamar com amiga outra é se aconselhar trocando experiências. Saber aproveitar o comparativo. Só reclamar é muito feio pq expõe sua intimidade.
@lisandrasc5 жыл бұрын
Muitas vezes a amiga so vai reforcar suas angustias, porque voce so vai contar o seu lado e a verdade nao é so o seu lado.
@diegonascimento32775 жыл бұрын
Eu quase não brigo com minha esposa (é algo muitoo raro). Tbm não desabafamos com estranhos (em relacionamento, tenho por estranho todo aquele que não vive no mesmo teto, não vivencia esse relacionamento na pele), nem pedimos conselhos.. essa prática de ficar partilhando intimidades e problemas pessoais no final só geram mais problemas.
@kinzen76305 жыл бұрын
Depois de 20 dias numa aldeia isolada na floresta amazônica a pessoa vem e vê um vídeo sobre questões de relacionamento. É de bugar a cuca de choque de realidade... rsrsrs!!!
@vanessavitti26645 жыл бұрын
Descobri o canal HOJE 😍 ...sexta-feira 13!! Lua cheia!! To amando. Devorando os conteúdos e “zerando” os vídeos 🤩✨ sou o Manu das minhas relações. Me senti menos solitária, menos Et ... em um mundo cheio de vaidade e máscaras!! Vida longa ao canal e muito amor na vida de vcs casal 😘😘
@rafabuscacio35555 жыл бұрын
Comigo é ao contrário. Eu faço força pra falar com os meus amigos. Acho certo a pessoa q eu tô me relacionando saber mais do q qlqr outra pessoa sobre os meus sentimentos e sobre a nossa relação.
@wemersonmendonca28985 жыл бұрын
O casal hetero mais fofo do KZbin ❤
@clelianobrega93505 жыл бұрын
Talvez por ser mais velha e ter amigas de longa data que me conhecem bem, muitas vezes quando reclamo do meu outro relevante, ouço opiniões bem construtivas, que me fazem pensar. 🥰
@laraoliveira30485 жыл бұрын
bepantol eh perfeito eu passo antes de dormir a pele fica incrível e a sobrancelha tb kkk
@karinamaux30295 жыл бұрын
Pomada, creme, líquido...qual vc passa?
@Alice-md8qq4 жыл бұрын
Up
@Alice-md8qq4 жыл бұрын
Up
@amandalima98343 жыл бұрын
A sobrancelha? Uai não sabia q servia lá
@gabrielavieira71455 жыл бұрын
Já eu sou o contrário, eu falo sobre tudo tenho necessidade de falar tudo mesmo!! Porém não encontro ninguém que goste disso tb na verdade as pessoas q eu encontro não conversam,não se abrem por nada, isso é estranho e me deixa triste af
@floremanu5 жыл бұрын
Gabriela Vieira imagino...
@solangevezu68724 жыл бұрын
Tem razão Manu, acredito que os homens falam sobre o sentimento em relação à algo que está se passando no casamento, as mulheres TODAS falam mal do seu marido para as amigas. Parece que não tem outro assunto... Acho que vou parar de fazer isso, pois volto com muita raiva dele e até termino o namoro quando chego em casa... digo que já chega... mas de fato nunca terminamos porque existe uma sensatez da parte dele que fica calmo e volta como se nada tivesse acontecido. Acho que ele entende o que se passa na minha cabeça.
@amyamariak77325 жыл бұрын
comunicação nao violenta acho que é a melhor solução, entender tmb qual a sua necessidade e a necessidade do outro. Exemplo: a Flor diz "Manu, eu tenho a necessidade de ver a casa arrumada, por isso te peço pra ser mais organizado. Se puder olhar pra isso com mais atenção, me deixaria mais feliz." É melhor do que dizer: "Você não me ajuda" ou "Você deixa a casa uma bagunça, eu tenho que fazer tudo sozinha. Não gosto disso em você" (exemplos ta ok). Porque se não, fica uma energia de cobrança, julgamento e o outro acaba que se sente atacado, dai surgem mais discussões pq a gnt tem a tendencia de querer acusar o outro de alguma outra coisa também pra meio que "empatar", acho que pra tentar fazer a relação mais justa ou reciproca.
@nanacristina57502 жыл бұрын
Emanuel , adoro oque vc fala. Sempre achei isso, ficar falando mal de alguém de relacionamento pra "amigos " e péssimo! Igual quando casamento acaba e a pessoa reclama do ex, não tem que reclamar, fiquei junto pq quis e foi bom enquanto durou. Adorei D.R e relação..❤️😘🙏
@jj0712675 жыл бұрын
Me passou uma coisa ótima pela cabeça: vocês são tão corajosos, ter essa conversa com a gente é tão revelador em vários sentidos... Mas vocês sabem o que estão fazendo: só isso já é maravilhoso. 😍😘
@mallumuniz10625 жыл бұрын
"Eu nao sei pq nao tenho amigos" Manu, 2019... rindo alto aqui no restaurante onde como sozinha nos domingos pq vivo longe da família e nos domingos não tenho amigos kkk
@zalegria91903 жыл бұрын
nossa, seu comentário me fez conectar com um sentimento que tinha quando morava sozinha no centro de SP uma certa angústia sobre o que faria no almoço de domingo.
@phgeekstuff1634 жыл бұрын
É verdade, pára de completar ela. Deixa ela terminar. Isso já significa que vc está atento a ela.
@TheEusarah5 жыл бұрын
Pq Emanuel nao tem amigos?? Ele parece ser tao legal e bem sabio 😂
@alexandreveiga52644 жыл бұрын
Casal....... eu não paro de rir com vocês. Estou com dificuldades de superar e decidir "dentro de mim" que não haverá mais o meu casamento. ACABOU !!! PUT A KEEP ARE YOU ! Esquece a tradução, não existe tradução, mas eu comecei a assistir vocês e têm na relação de vocês muita coisa que eu e a minha, "infelizmente", EX vivíamos e VOCÊS ESTÃO AÍ JUNTOS. Eu acho que vale a pena os esforços para continuarmos nos aperfeiçoando, junnnntoooos. Já, ELA..... ?? Não acha ! Sei lá.
@gabeeviolet Жыл бұрын
É mto bom conhecer o canal anos depois e ver os vídeos aleatoriamente pq vc vê detalhes que quem vê na sequência não vê. Nesse vídeo o manu pede pra mandar msgs pro email dele e isso é uma reclamação dele qdo o canal ta chegando ao fim (o fato das pessoas só mandarem perguntas pra ele). Rs
@jussarabarbosaleite65514 жыл бұрын
eu tenho a sensação de que essa relação das mulheres é muito mais sobre competição, nos somos ensinadas a competir
@msf87784 жыл бұрын
Achei muito bacana você ( Manu) abordar essa questão de falar do companheiro para outras pessoas. Não havia enxergado desse perspectiva de ridicularizar a outra pessoa. Mas, sim de desabafar mesmo. Você tem razão. Parabéns pra vcs! Que o canal continue sendo um sucesso.
@gilmaranrs5 жыл бұрын
Manu, vc n sente falta de ter amigos? Eu tenho tentado elaborar minha solidão e, apesar de saber que somos seres sozinhos, eu fico entediada comigo mesma as vezes. rs Mas a questão é, qual nossa necessidade de compartilhar a vida? Seja nas relações em gerais.
@sarahbringel77765 жыл бұрын
Antes mesmo de assistir eu já digo: vocês são incríveis.
@lenizeresck88564 жыл бұрын
Concordo que é essencial que as questões sejam sempre discutidas entre os parceiros. Mas é importante sim que existam amigos de confiança com quem a pessoa se abra. Em relações onde existe abuso é comum o(a) parceiro(a) usar esse argumento de que não se deve falar da relação com outras pessoas, e isso é uma maneira dele garantir seu domínio da situação. Ouvir outras experiências e sobretudo compartilhar suas próprias com alguém fora do relacionamento não deve ser descartado não, na minha opinião.
@marinap.garcia43734 жыл бұрын
Vc pode contar para suas amigas e tb para seu parceiro!!!! É natural desabafar, é necessário. Acho que não é excludente e não tem nada a ver com traição! Pode manter cúmplicidade e parceria na amizade e no relacionamento!!! O ponto de vista do outro é libertador......falar do outro não é necessariamente meter o pau..... Se é pra isso separa!!!!
@rutileiasilva52494 жыл бұрын
Acho tão engraçado a Flor perguntando nos videos sobre a abertura 😂😂😂😂😂😂😂
@DriksPas4 жыл бұрын
Eu tenho a experiência de um terceiro lugar (mistura a reclamação do bar da Flor com a auto-análise do Manu) que é o desabafo com amigos com quem tenho um elo de intimidade muito profundo; isso me ajuda muito a ressignificar meu ponto de vista e voltar para a relação com o parceiro e resolver conflitos de forma mais leve. Não entendo isso como uma ruptura de um elo com o parceiro e sim com abertura, que no final acaba enrriquecendo tanto o relacionamento a dois, como o relacionamento com esses amigos.
@dnarangell64344 жыл бұрын
Verdade, Flor. Nasce um distanciamento.
5 жыл бұрын
Me senti tão representada nesse vídeo, pq meu companheiro tbm não tem amigos e eu tenho: achei q fôssemos sozinhos nessa questão.
@virginiaalves50365 жыл бұрын
meu deus eu descobri esse canal agora não paro nunca
@rosanarodrigues83633 жыл бұрын
C relação as compras, os frios são sempre os últimos q eu pego no mercado e os primeiros a serem guardados.... Táh certo q o restante das compras eu dou uma embaçada p guardar, mas é por aí 😜
@gabriellecosta57135 жыл бұрын
Sou casada com outra mulher,aAcho que é importante ter outras pessoas para trocar os pontos de vista. Pq as vezes a gente se perde, e ja nem sabe mais o que é seu ou do parceiro(a), se é vc que pensa assim ou pensa assim pq seu parceiro(a) pensa. enfim....Na hora de entender o que é melhor para cada, fica meio confuso. Mas concordo que o que é q tem q resolver, tem q resolver com quem se esta. Mas nao acho que devemos descartar conversar as vezes com amigos. SO que vc tem q ter sabedoria, e saber com quem fala as coisas, e se realmente é necessario. A humanidade precisa se relacionar para praticar, e ter outros pontos de vista penso que seja crucial.
@mariacarolinadias20155 жыл бұрын
Manu, pq vc não tem amigos?
@aapuglia5 жыл бұрын
maria carolina dias semana que vem vou fazer o curso em SP com o Manu. Vou tentar fazer amizade sincera com ele rs
@floremanu5 жыл бұрын
Ele tem, mas são poucos e bons
@aapuglia5 жыл бұрын
flor e manu perfeito! É assim que tem que ser. ❤️
@mariacarolinadias20155 жыл бұрын
Alessandra Puglia que legal!!!! Eu adoraria conversar pessoalmente com eles depois de passar horas vendo tantos vídeos! Aproveite muito!!!
@venusaline5 жыл бұрын
Como a Flor é linda! 🥰 Gracinha demais.
@lauryncardoso71515 жыл бұрын
Agora sobre o vídeo, sou solteira, mas amo assistir os vídeos pra aplicar nas relações familiares, de amizade e quem sabe com alguém no futuro, adoro a forma como vcs se comunicam ❤
@eusilva99075 жыл бұрын
Esse casal é muito evoluído.
@rosangelasalazar58244 жыл бұрын
Fui apresentada a vocês e fiquei apaixonada!
@Plixtoflicca5 жыл бұрын
Concordo, não acho que a gente tem que ficar falando(reclamando) da nossa relação com amigos. Algo muito íntimo, muito particular, e que tem que ser conversado entre as duas pessoas. Também considero meu marido meu melhor amigo. É sério mesmo esse papo de "não tenho amigos"?
@jositeodoro6989 Жыл бұрын
O principal ponto sempre vai ser o *como* falar. Praticar a CNV, Comunicação Não Violenta, em todas as relações é um exercício fundamental pra vida! Pra além do exercício de gigantesca importância de se olhar primeiro e reconhecer o que é seu, o pq aquilo te afeta e até onde é sua responsabilidade o que vc sentiu ou pode mesmo ter sido responsabilidade do outro. Pra além disso, construam sim relação de amizade com a/o sua/seu parceire, isso é sem dúvidas muito valioso ♡ Grata, Flor e Manu ♡
@jositeodoro6989 Жыл бұрын
Se eu já atingi isso que descrevi e consigo viver isso na hr da emoção como o meu parceiro?! Não! Infelizmente ainda não, mas estamos caminhando em busca desse aprendizado cada dia um cadinho! E assistimos juntos, refletindo e conversando sobre, aos vídeos do canal!
@xavierk992 жыл бұрын
Verdades foram ditas nesse vídeo.
@cristianamoura7455 жыл бұрын
Contar para os amigos ou as amigas não vai resolver o problema da relação. Às vezes quem está com você não sabe que aquele comportamento é um problema pra você, mas as amigos/amigas sabem. Aí acontece o que Flor falou sobre ter aquele processo de afirmação do problema e você sai da conversa com mais raiva ainda da pessoa. Mas tentar achar soluções possíveis, que é o realmente importa na relação, esse procedimento não vai promover. Sem contar na coisa de expor o outro de maneira muito complicada(já fui essa pessoa que se sentiu exposta e não foi nem um pouco agradável ou construtivo pra mim). Por outro lado, existe a possibilidade de poder conversar com alguém sobre uma questão e essa conversa pode te ajudar a ver as coisas a partir de um outro ponto de vista, de quem está de fora etc... Acho que é diferente de juntar uma galera e só reclamar. É tentar conversar e essa conversa te ajudar a reelaborar suas ideias, enfim. Depende muito de como isso tudo é conduzido. Acho. Mais um ótimo vídeo de vocês.Obrigada! 😉
@mariymariy83875 жыл бұрын
Aquele vídeo que veio na hora e no momento exato... #grata.
@lipaan2 жыл бұрын
Vídeo necessário ! Tão bom ver e ouvir pessoas sãs !
@janainaservidonemdasilva73455 жыл бұрын
Á flor ninguém é perfeito ,e ninguém tem sempre razão !
@lazzericorretor97074 жыл бұрын
Que coisa bonita esse canal de vocês, adorei a dinâmica. Me identifiquei com o Manu por não ter amigos hahaa. Que aula de como ter relação com as pessoas, adorei vocês. Parabéns.
@anaismedeirospassos17505 жыл бұрын
Flor seu cabelo tá muito bonito, como sempre!
@Nanasundj5 жыл бұрын
É tão complicado isso, mas eu acho que tudo deve ser resolvido com a pessoa diretamente: seja amigo, seja parceiro. Eu gosto muito de falar sobre tudo, compartilhar pensamentos, opiniões, discordâncias, mas infelizmente nem sempre encontramos parceiros que correspondem a isso, é uma loteria. Agora tb, as vzs a gente necessita de um conselho/desabafar, mas até pra isso é preciso avaliar a quem vai pedir. Alguém aí embaixo sinalizou sobre falar com o terapeuta e eu super concordo rs, já que ninguem vai ficar exposto e é um conselho mais profissional.
@maridossantos78535 жыл бұрын
Normal não ter amigos , o que não é muito normal é pessoas falando que não tem. Eu e meu marido não temos , acho que por que não encontramos pessoas pra fazer amizade com compatibilidade afinal ter amigos de verdade é quase um casamento, agora se for só pra parecer amigo isso é muito fácil ,ter amizade de verdade é difícil e da trabalho e precisa de dedicação. Parabéns pro casal .
@nathvilelao5 жыл бұрын
Essa parada de conversar como se estivesse falando com uma criança como se tivesse 5 anos de idade, faz muuuito sentido!!! Vou tentar aplicar. ahahah
@SchellySantiago5 жыл бұрын
Eu tive uma queimadura terrível com limão e sumiu rapidamente ao passar óleo essencial de lavanda e de rosa mosqueta! São incríveis e não tem contra indicações.
@rafaelateixeira97804 жыл бұрын
Eu acho complicado dizer que é "traição ou causa afastamento" o fato das mulheres conversarem sobre as relações. Para quem se aprofundou nos estudos sobre feminismo, entende que isto foi e é fundamental historicamente para as mulheres. Inclusive como proteção. Sororidade é um conceito político, tem que ser entendido, estudado...
@anapaularobert69725 жыл бұрын
Salve! Mui grata pelo vídeo, foi uma experiência rica! Sobre a maneira de falar, já tiveram contato com o livro comunicação não violenta? É de Dominic Barter, fala inclusive de gatilhos de ruptura. Indico. :D Gostei de saber sobre o Allan de buton, como escreve? Enfim, valeu!
@dzrre_5 жыл бұрын
e também é complicado essa dinâmica de não falar do seu parceiro ou parceira para seus amigos, quando a relação é abusiva. Pq as vezes é importante um olhar de fora nessas situações e se a pessoa não fala da relação.... e ai?
@MrPedrinhuw5 жыл бұрын
Enquanto homem de 22 anos (bem jovem) em um relacionamento bastante serio, posso dizer como exemplo que quando saio com meus amigos (o que é mto importante pra mim) é falando sobre erros e angustias que eu mesmo cometo no relacionamento. Ninguem é perfeito, um relacionamento envolve uma responsabilidade emocional muito grande e voce quer sempre ser o melhor sempre. Muitas vezes seu próprio parceiro também nao sabe a resposta sobre como voce deveria agir. To com o Emanuel neste topico. Ele é sensato e sensível. EU QUERIA TANTO MORAR NO RIO E SER AMIGO DE VOCES AFFF
@janainafilippetto87045 жыл бұрын
Queridos, eu admiro muito o senso de realidade de vocês. É de uma honestidade muito linda, vocês se expõem e isso faz com que as pessoas reconheçam seus relacionamentos e limitações (e tentativas de melhora). Compartilhar o diálogo enquanto ele acontece é muito corajoso. Não parem 🙏 sobre a amizade real na relação amorosa, isso demanda energia. Se não colocar energia nos diálogos, tecer a relação, nos afastamos muito rapidamente. Compartilhar com amigos/as pode ser muito saudável quando se faz isso com amigos que conhecem o casal de fato, e reconhecem o propósito do casal de ter uma relação bacana apesar das diferenças (no caso de relações abusivas acho muito mais delicado esse assunto). Todas as relações tem diferenças grandes, pessoas são muito complexas. Mas se não compartilhar "tudo" fica mais difícil...existe o universo íntimo, individual, que as vezes precisa ser elaborado antes de ser compartilhado. Em resumo, investir no diálogo do casal é condição pra manutenção de qualquer relacionamento, e dá trabalho. E compartilhar também pode ser saudável, mas não como forma de legitimar os defeitos do outro né?! Enfim...queria muito conversar com vocês 😂😂 adoro demais o canal! Beijo pros dois. Flor, "A Ponte" vem pra Curitiba?!
@dnarangell64344 жыл бұрын
Adoro essa música. Penso na França. Por quê?
@rafabuscacio35555 жыл бұрын
Flor, por favor, deixa o assunto do vídeo rolar hahahaha por faaavoorr
@dinamarciadasilvaspirito98015 жыл бұрын
ela interrompe demais o Manu. E a análise dele é SEMPRE a melhor!!!
@kimpetras4585 жыл бұрын
@@dinamarciadasilvaspirito9801 o problema de FOCO que ela tem, gente. Eu não sei qual o nome científico, mas ela tem. Não vamos julgar com tanta crueldade e sem empatia
@DebHell5 жыл бұрын
A Flor parece que tá chapada hehehe que fofa 🤣❤️
@maisa355 жыл бұрын
Flor eu amo esse seu cabelo. Deixa ele curtinho assim, tá tão lindo! Então, eu não sei reclamar civilizadamente, quando eu reclamo eu sou grossa mesmo
@nilzaortmeier39314 жыл бұрын
Descobri o canal de vcs hoje e adorei ! Parabéns !!!
@larabarreira33944 жыл бұрын
Uma pergunta dentro desse tema: Quando me sinto muito frustrada/desrespeitada eu tenho uma reação de descontrole (infelizmente). Eu grito, choro, xingo a pessoa... Entra no lanche da compulsão e tal... Eu já tentei meditar antes de falar com a pessoa e tal... Depois de 20 mim de meditação, mesmo assim não funciona, a pessoa chega perto de mim e eu ainda quero bater na pessoa (não bato,claro). Mas eu grito, xingo e tal... Tenho pensado muito em ir conversar com amiges antes e tal... Sei lá... Talvez ajude... As vezes as amigas maduras pode dar boas vizoes... Enfim... esse paranauê é relativo eu acho... O que vcs acham?
@elaine56045 жыл бұрын
Quanto melhor nos conhecermos, quanto mais informação sobre nós estiver à nossa disposição, ao nosso acesso ou alcançe consciente (ou pré-consciente), melhor conseguimos cuidar de nós, melhores as escolhas que fazemos para na vida e melhor conseguimos compreender os demais e o mundo à nossa volta. Em suma, melhor as coisas correm para nós. A humildade parece ser uma forma particular de expressão de maturidade psicológica e de saúde mental. Quando é genuína, ela parece transparecer uma certa atitude de tranquilidade interior, mais ou menos de paz ou de algum modo termos feito as pazes connosco mesmos e com a vida. Parece estar associada a uma capacidade de podermos apreciar realisticamente as nossas vulnerabilidades e fragilidades, de poder falar delas e até partilha-las
@lulukaboy204 жыл бұрын
Gargalhei com a reação da Flor quando o Manu falou sobre traição. kkkkkkkkkkk
@porraneto5 жыл бұрын
Tô apaixonado por vocês e esse canal. Que casal F***, rei. Muito massa! Essa naturalidade e espontaneidade é incrível demais, fico só babando! Quanta consciência, sabedoria, fofura e responsabilidade social. Parabéns!
@elaine56045 жыл бұрын
Usar a verdade para ofender, humilhar. Necessário momento adequado e de forma correta sem agredir a pessoa. Por exemplo desligar ou demitir alguém,
@marinafreire74234 жыл бұрын
Vcs são uns queridos, sempre foi muita risadas.bjs
@raquellahmannmagalhaes18765 жыл бұрын
Tô simplesmente amando todos os vídeos. Sobre esse tenho duas questões. Acredito que falar com amigas ou amigos sobre a relação pode ser bom e não uma traição quando o objetivo é entender melhor o que vc sente a respeito das diversas situações e quando a amiga/amigo consegue separar e opinar de forma imparcial sobre a questão, mesmo quando deixa claro sua opinião pessoal. Tenho amigas assim inclusive. Sobre falar o que nos incomoda no outro acho ser uma questão delicada, porque mesmo numa relação, o outro não tem que mudar pq vc se sente incomodado e o sentir-se incomodado é algo que é seu. É legal colocar isso pro outro sim, pq ele pode ter a empatia de entender que aquilo não é legal e mudar, mas ele pode TB não querer mudar e cabe somente a vc decidir se vc quer lidar com aquilo ou não. O outro não é responsável pelo que vc sente, mesmo que o que vc sente tenha sido engatilhado por uma ação dele.