Adorei esse estilo rabiscado. O minimalismo em preto, da capa dura, também me agrade um bocado.
@homemmacaco20843 жыл бұрын
Muito bom! Um dos poucos marxistas que falam de Marx no youtube
@itaxe2644 Жыл бұрын
Gustavo, pretende fazer um vídeo sobre o "livro IV" do Capital?
@lorranneves20203 жыл бұрын
Valeu Gustavo! Vi o anterior e esse realmente trás ainda melhores informações! Valeu!
@MCUPW2 жыл бұрын
Melhor descrição do livro de Marx que eu já vi, muito legal e didática.
@lsbzkr3 жыл бұрын
Muito boa a iniciativa do curso! Obrigada!
@EdwardMunz3 жыл бұрын
Camarada Gustavo, existe também a tradução de Portugal, pela editora Avante!. Coordenada por um dos grandes especialistas de Marx de cá, José Barata-Moura. É a que eu sigo a par do seu curso e parece ser muito rigorosa (deixando muitos dos termos traduzidos com o orginal em alemão, por exemplo). Pode ser útil para portugueses ou brasileiros em Portugal que seguem o canal.
@trostsky48843 жыл бұрын
Possuo-os e recomendo a leitura dessa traducao de Portugal. Camarada Gustavo parabens pelo canal, sugiro compilar em ebook - pdf estas aulas, sao importantissimas para o entendimento da obra prima do genio Marx.
@weltgeist.2 жыл бұрын
Onde posso encontrar essa tradução portuguesa em formato digital? (de todos os três volumes, se possível)
@EdwardMunz2 жыл бұрын
@@weltgeist. Não existe em formato digital. Será no entanto omnipresente em várias bibliotecas municipais ou outras. Na feira do livro de Lisboa também costumam vender tudo num bundle de 70 euros (8 volumes).
@murilobarbante3 жыл бұрын
Comentando pra dar engajamento, vc merece, Gustavo.
@igoralves27123 жыл бұрын
Vídeo maneiro! Tinha assistido o outro tbm e esse não deixo de ver
@MrRichard243 жыл бұрын
Oi Gustavo! Quando volta o curso “O Capital”? Tô ansioso pra ver tua conclusão do Livro I. Abraço!
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
o quanto antes meu caro. vou postar um curto vídeo explicando. A qualificação de meu doutorado foi adiantada e devo entregar o texto até 15 de maio. Então, infelizmente, vai sair depois dessa data. Mas vai ser a primeira prioridade a partir de então.
@MrRichard243 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Força na qualificação! Já anima saber que logo estaremos enfrentando o final do livro I. Grande abraço e sucesso na empreitada acadêmica!
@marcossilvaluz22243 жыл бұрын
@@orientacaomarxista tô colado
@Fernando-xo5dv3 жыл бұрын
@@orientacaomarxista gustavo, a boitempo nunca te chamou para fazer algum vídeo de Marx lá no canal deles?
@JoseSantos-xh9mp3 жыл бұрын
Estou lendo um livrinho portugues "como ler o capital" ediçoes antitodo. Foi criado pelo "coletivo da universidade de berlin"
@glauciomosimann3 жыл бұрын
Sucesso Gustavo!!! P
@odairjesus8837js2 жыл бұрын
Boa noite Gustavo conhecimento que liberta, Odair js SP.
@VictorHugoVideos3 жыл бұрын
Estou lendo a da Boitempo
@marcelonovello35393 жыл бұрын
este año salió publicado por Siglo XXI Editores una nueva edición de El Capital, siempre traducido por Pedro Scaron, pero esta vez únicamente en 3 Tomos (en vez de los 8 Tomos anteriores)... una hermosa edición
@paulokofpv3 жыл бұрын
Meu primeiro contato foi com o da civilização brasileira na faculdade de economia, depois peguei o ebook da boitempo. O texto é muito difícil, por isso tantos economistas largam de mão e proferem bizarrices sobre o capital na internet.
@gabrielguedes13703 жыл бұрын
Mano eu so liberal e gosto de vc sempre te assisto há espaço para nós acredite 👍
@willealves1973 жыл бұрын
Gustavo, pq vc n faz uma análise sobre o Fausto de Goethe?
@hoffman123full18 күн бұрын
Por que sobre Fausto especificamente? Gustavo comentou algo sobre o livro? Eu sei que teu comentário já faz três anos, mas eu tbm fiquei muito interessado nessa possível análise
@odairjesus8837js2 жыл бұрын
As traduções de Marx vc explica Gustavo é dez a sua tese sobre os textos okjs.
@geraldoramos73503 жыл бұрын
Grato
@Prof.Biocássio3 жыл бұрын
Gustavo, faltou um video sobre a crítica a Weber.
@jussietormesdossantos89342 ай бұрын
Vídeo excelente!
@rodrigoappendino3 жыл бұрын
Você poderia um dia falar sobre as diferenças entre marxismo, lenismo, stalinismo, trotskismo e maoismo? Pelo menos as diferenças mais importantes.
@gmfdve Жыл бұрын
É simples Marxismo = Leninismo = Trotskismo ≠ Stalinismo Leninismo é o Marxismo na época do imperialismo e da tomada de poder pelo proletariado, o Trotskismo aprofunda a análise da sociedade capitalista em putrefacção o aparecimento do Fascismo e a degenerescência Estalinista com a consequente crise da direção do proletariado. O desfecho da II Guerra Mundial abre um novo período que será analisado por outros marxistas como Ted Grant. O Estalinismo é a negação do Marxismo, não é propriamente uma teoria, mas, uma série de justificações e falsificações que apoiaram a politica de defesa dos privilégios da burocracia contrarrevolucionária.
@MarcusWilheim Жыл бұрын
Stalinismo não existe, é mentira Trotskyista.
@luizhumberto88023 жыл бұрын
Faz um reagindo ao artigo "marxismo: promessa e realidade" de Mario Bunge, publicado pelo universo racionalista. A crítica é bem tosca, mas como o autor é bem conhecido acho que vale a pena.
@Mestre33063 жыл бұрын
Mario Bunge é um autor que faz umas críticas muito toscas a muitos autores de filosofia no geral. Ele carrega uma espécie de positivismo ao pé da letra. Muito bizarro esse cara.
@despertatuquedormes74832 ай бұрын
Eu amo as capas da Boitempo
@Kulegajusten3 жыл бұрын
Olá, tenho 60 anos e me aposentei em 2019. Trabalhei nas área da saúde e educação, mas sempre quis me inteirar da obra de Marx. Confesso que, por puro comodismo, fui adiando essa aproximação com o passar dos anos. Após conhecer o sei canal, no qual estou inscrito, soube que vc pretende ministrar um curso sobre "O Capital". Estou muito interessado e gostaria, se possível, que vc me passasse como faço para me inscrever. Aproveito para parabenizá-lo pelo canal e enviar um grande abraço!
@marciosena21263 жыл бұрын
Você pode encontrar o curso dele aqui no canal mesmo, na playlist "Curso: O capital de Marx" e o curso é aberto ao público, sem necessidade de se inscrever p/ participar. Espero ter ajudado ✌️
@marcosoliveira83303 жыл бұрын
Seria legal um comentário sobre a tradução da Collected works, edição inglesa.
@sanzercaldas85843 жыл бұрын
Muito bom vídeo. Estou gostando bastante do canal. Estou me preparando para iniciar os estudos no marxismo.
@oanonimogreg64873 жыл бұрын
Eu baixei a versão original em alemão do capital por pdf, mas aqui em casa em livro físico em inglês e em português
@theooliveiramunarim41443 жыл бұрын
@Daniel Silva sim cara puta idioma foda
@vitorpedrososcherer21753 жыл бұрын
Sou monarquista tradicionalista,mas seu rigor intelectual enquanto marxista é admirável,parabéns.
@erickmoraes93 жыл бұрын
Caro Gustavo, você pretende fazer algum vídeo apresentando a real situação da Eletrobrás tal qual você fez naquele vídeo da Petrobrás? Tendo em vista a iminente aprovação da MP da privatização, creio que seja uma questão na ordem do dia. Abraço!
@antioedipus723 жыл бұрын
17:37 nossa, fiquei em choque aqui. Por que sera que acontece uma coisa dessas? kkkkkk
@zenildosantos3172 жыл бұрын
Olá, Gustavo. Recentemente descobri seu canal. Assisti alguns vídeos além desse. N é tão simples encontrar pessoas coerentes. Vou aprender sobre Karl Marx através do curso e dos outros vídeos. Percebi q n é tão simples mas vou me esforçar p entender um pouco. Tenho o livro em pdf. Se n encontrasse seus vídeos dificilmente eu iria ler os livros dele. Já vi tanta bobagem a respeito desse autor: relacionaram a imagem dele com várias coisas negativas. Antes d fazer qualquer divulgação a pessoa deveria checar as fontes e ir fundo nos estudos. Há pessoas q possuem essa capacidade mas por vários motivos preferem fazer apelos emocionais. Eu tbm repetia bobagens sobre esses assuntos . Falar sobre o q n se sabe é fácil pq n exige esforço nenhum. Estudar exige esforço. Forte abraço.👍
@junyander Жыл бұрын
Vídeo de extrema importância, parabéns! Senti falta, no entanto, de menção ao nome dos tradutores, ao ano de publicação e à procedência da tradução, isto é, a partir de qual idioma foi feito (se do original ou de outro) e de qual edição.
@Vinicius-nc2ig3 жыл бұрын
Preço? eu já mando um pdf brabo
@Wellksan3 жыл бұрын
Gustavo, fugindo um pouco do tema, o que vc acha de um filósofo brasileiro chamado Mário Ferreira dos Santos? É realmente um filósofo diferenciado? Gostaria de sua opinião, sua análise acerca da obra do Carpeaux foi fantástica, me fale sobre o Mário, abraço!
@theooliveiramunarim41443 жыл бұрын
Cara que alegria que você tá regravando esses vídeos. Seu curso de O Capital parece ser ótimo, mas aquela qualidade de áudio era até desanimadora.
@mrbr45873 жыл бұрын
Estou ouvindo perfeitamente...
@ronaldotadeudesouza73223 жыл бұрын
Olá caro Gustavo Machado. Antes de tudo meus parabéns pelo trabalho excelente, necessário e fundamental de apresentar com rigor e erudição, mas sem os jargões da universidade, a obra e o pensamento do Karl Marx. Sou doutor e faço pesquisa de pós-doutorado, ambos na ciência política da USP. Estou lendo e estudando Giambattista Vico, um autor fundamental, e que poucos sabem, para o Marx. Eu teria dois pedidos, gentilmente, para você: 1) você sabe onde o Marx comenta sobre o Vico... eu suponho que seja em alguma carta ou alguma nota do Capital mais não sei localizar; 2) e você poderia fazer um vídeo sobre o Vico e a importância dele para o pensamento do Marx? 🙏🏿🙏🏿🙏🏿👍🏿👍🏿👍🏿
@pauloeduardogouveia3 жыл бұрын
Gustavo, não achas que as traduções em português deveriam "converter" os exemplos para o nosso sistema de pesos, medidas e também monetário? Aquela maluquice do sistema inglês só atrasa a leitura...
@VithorCabral2 жыл бұрын
Impossível. Infelizmente a moeda inglesa da época em questão era, além de cunhada, alíquota. Malgrado cada subdivisão do valor de peso entre a libra, pence... A conversão é impossível pois o papel-moeda atual é meramente cifrário, não tem determinações fixas de preço por peso, ao passo que a tentativa de dar uma noção de quanto a coisa valeria contemporaneamente iria exigir um trabalho monumental e resultaria em necessárias imprecisões, ou seja, a coisa simplesmente não vale a pena. Nossa interpretação dos exemplos pecuniários dados por Marx fica limitada a percepção intuitiva de que se o autor fala "de 2 libras e 1/2 pence para 4 libras e 1 pence" houve uma multiplicação (x2) do valor original, por exemplo.
@obarbanegra84073 жыл бұрын
Gustavo, o que você acha do Professor Paulo Ghiraldelli?
@marc612211 ай бұрын
eu tenho a civilizacao brasileira porem essa do video tem nada a ver com a que é vendida, a capa é azul e o livro 2 é verde. nao entendi qual edicao vc quis referir
@juliamarques76723 жыл бұрын
Gustavo, vc podia tanto fazer um debate com alguém q pensa totalmente o contrário d vc. Seria mto legal ver dois lados da moeda
@alves557353 жыл бұрын
Gustavo, chegou a ver a mini série do Kim sobre a Rússia, mais especificamente sobre Stalin?
@brunodaniel51553 жыл бұрын
Gustavo, vc conhece o professor Amaro Fleck, da UFMG? Ele será meu professor numa disciplina de introdução ao Capital. Gostaria de saber se ele tem relevância para os marxistas
@gabrieldias90173 жыл бұрын
Dessa editora Siglo Veintiuno eu tenho Gênesis e estrutura de O capital de Marx, do Rosdolski.
@gabrielguedes13703 жыл бұрын
Gustavo, como vc eh cruzeirense e gosta do Estudiantes?
@bccvtcorrea3 жыл бұрын
Olá Gustavo. Eu tenho uma dúvida sobre o uso da palavra "Opressão" em Marx. Eu só fiz leituras em inglês e português, mas não na língua Mater. O termo me parece não ser o que se define em dicionários, mas termo específico de acordo com a filosofia do momento. No curso do capital você fala sobre isso? Se não, vc poderia detalhar isso? Muitas obras conseguinte usam o termo opressao e eu tenho uma leve impressão que elas não remetem a definição de Marx. Att.
@bccvtcorrea3 жыл бұрын
A pergunta surge no seguinte contexto. Assistindo a algum dos vídeos do canal você detalhou o uso da palavra "determinar" pela filosofia alemã da época. O determinar no caso não significa uma relação de causa e efeito, mas uma forma de explicar que está contido em um contexto.
@junyander Жыл бұрын
Chocado que o tradutor da Boitempo é de direita! hahahaha
@sanzercaldas85843 жыл бұрын
Olá. Qual grupo de pesquisa na UFMG vc participa?
@ewertonvieira99253 жыл бұрын
grupo não sei, mas segundo o lattes ele é orientado pela professora Ester Vaisman.
@Igor-yw2vq3 жыл бұрын
Como um tradutor sério que conhece a obra de Marx vira aluno de um sujeito que a distorce absurdamente? Não consigo entender.
@jennings23693 жыл бұрын
Gustavo, tenho o livro 1 da civilização brasileira. Existem problemas conceituais na tradução que faça vc compreender o tema de maneira distorcida, no nível “Para entender o Capital” do David Harvey? Sou apenas um curioso, meu interesse não é acadêmico, mas tenho o cuidado de compreender o mais fiel possível do tema.
@kairamh3 жыл бұрын
qual a melhor tradução para o inglês?
@agolorts3 жыл бұрын
Tenho o primeiro livro do Capital da editora Bertrand Brasil, com tradução do Reginaldo Sant'Anna. Comprei há alguns anos em um sebo. Pelo que vi aqui, a Bertrand foi incorporada à Civilização Brasileira e à Difel em 1996, não sei se é anterior à edição comentada inicialmente no vídeo. Você conhece essa da Bertrand, Gustavo? Será que é a mesma tradução da Civilização Brasileira?
@expeditoandrade60755 күн бұрын
Peguei os 04 livros da Abril Cultural por 60,00 (Sessenta reais)
@adilsoncostta3237 Жыл бұрын
😮😮😮😮😮
@mahrianajuana3 жыл бұрын
En Ga Já Men Tá Rio Check
@supereaids61463 жыл бұрын
Qual o nome dos programas que o Gustavo usa em vários de seus vídeos? Um é de apresentação e o outro é um de texto.
@kaizarchan3 жыл бұрын
KDEnlive e obs studio
@lucas403903 жыл бұрын
acho que ele grava com cheesy.
@marcossilvaluz22243 жыл бұрын
Bom dia Gustavo, cara até hoje só Lí fragmentos da obra de Marx, mais to querendo ler, pode me dá uma dica, por onde começar.
@ProfessorFilosofico3 жыл бұрын
Eu comecei recentemente a estudar Marx. Sugiro que comece por duas obras, a ideologia alemã (versão curta e compacta, apenas para se familiar com os termos de materialismo, história...) e o manifesto comunista (pequeno panfleto de umas 30 páginas). Agora estou lendo manuscritos econômicos-filosóficos, uma pincelada introdutória do jovem Marx ao que ele iria se dedicar toda uma vida para produzir.
@marcossilvaluz22243 жыл бұрын
@@ProfessorFilosofico valeu Camarada.
@geovanaesthermoreiranegrei34523 жыл бұрын
@@marcossilvaluz2224 Meu amigo sempre recomenda lê mais ou menos nessa ordem: Manifesto Comunista (vc acha facilmente mas as edições da boitempo para as o obras de Marx são otimas), do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico (obra de Engels mas vale a pena), 18 de Brumário, Guerra Civil na França, Crítica ao Programa de Gotha e A Ideologia Alemã (acho que é uma das minhas obras preferidas do Marx, caso leia na edição da Boitempo a seção 1 é a mais importante, já em outras edições como da Expressão Popular, se não me engano só tem a Seção 1 mesmo).
@geovanaesthermoreiranegrei34523 жыл бұрын
@@marcossilvaluz2224 Ah, o Critica ao Programa de Gotha da Boitempo tem uns adicionais no final mas eles são facilmente "achaveis" no marxists.org, eu acho essencial a leitura da carta do Engels a August Bebel e as respostas de Marx a Bakunin. Eu tenho o pdf de todos esses livros na edição da boitempo caso não tenha dinheiro eu posso passar pra você.
@marcossilvaluz22243 жыл бұрын
@@geovanaesthermoreiranegrei3452 bom dia Camarada, Sim começarei nessa ordem ,valeu .
@tomasdepaivacardoso95793 жыл бұрын
likezera
@JoseSantos-xh9mp3 жыл бұрын
O mais engraçado é que mesmo nos sebos o custo desses livros é caro. Depois ainda falam que os livros de ciencia politica não vendem. Se naõ vendem deveriam ser baratos. Vai entender!!!
@EscoladeFilosofiaEFPC8 ай бұрын
Então, gosto muito das capas da Boitempo.
@dnelubk8593 жыл бұрын
A edição do Boitempo do segundo tomo do Capital é a pior de todas. Não é pela tradução, mas pela edição. 1. O leitor constantemente está atrapalhado e distraído pelas intervenções do editor (Boitempo) que não ajuda nada além de aumentar a dúvida e manipular o texto. “Engels enfatizou elementos que nos textos de Marx não eram tão evidentes ou nem sequer existiam” (p.36) diz Heinrich. O Gustavo crítico adorado com a edição pode esclarecer quais elementos são inseridos pelo Engels que não existiam no textos do Marx? 2. Tanto Michael Heinrich quanto o Boitempo alegam repetidamente que o Engels alterou o texto substancialmente, mas em nenhum lugar, eles são capazes de responder o que mudou exatamente. A resposta vem do David Harvey: “... é possível que surjam interpretações muito substanciais. Não posso antecipar que reinterpretação seriam essas, mas penso que é correto informar sobre essa possibilidade.” (p.15) Comparando o appendix adicionado no fim do livro com o texto do Engels, o Gustavo crítico pode fazer uma nova reinterpretação do texto que muda substancialmente nosso entendimento do segundo tomo? Pura manipulação! 3. Desde a primeira edição do segundo tomo, como Engels ressalta na sua introdução, os trechos inseridos por ele foram marcados e colocados entre parênteses para avisar o leitor. O Boitempo alega que a intervenção do Engels foi mais e avisa por todos os subtítulos inseridos pelo Engels também, que trabalho maravilhoso! O Gustavo está feliz que o Boitempo deixou negrito as inserções do Engels. O Gustavo crítico está contente também com a denigração do trabalho do Engels? 4. Quando olharmos o appendix do livro, a gente entende o valor do trabalho do Engels. Imagina se o Engels publicasse o segundo livro como Boitempo preparou o appendix. O appendix aparentemente não foi inserido para melhorar a leitura do livro, ao contrário, para criar um enigma que a maioria dos marxistas gostam. Alí você ganha oportunidade de voar alto :) 5. E último, o Michael Heinrich, como aborda nos seus artigos, nega as conclusões alcançadas por Marx. Para ele, o Capital não é um livro de ciência, mas um livro de aforismas. Como o Gustavo crítico não se deparou com isto?
@luizhumberto88023 жыл бұрын
Eu particularmente gosto da edição, e acho útil deixar as inserções do Engels em negrito, justamente para saber quais foram suas intervenções. Porém, todo esse estardalhaço querendo diminuir o trabalho do Engels, chegando até a dizer que as intervenções dele foram arbitrárias e querer discutir inclusive que ele deveria ser coautor do livro 2 e 3 é de fato algo muito problemático.
@dnelubk8593 жыл бұрын
@@luizhumberto8802 Engels não escondeu suas intervenções, por isso, colocou tudo em parentheses. E é uma preferencia pessoal de ver as inserções do Engels em negrito ou entre parentheses. Para mim, não é uma coisa para elogiar. Eu gosto das edições do Boitempo, mas desta vez, foi mal-intencionada. Além disso, é uma ideia boa colocar os trechos não-publicados na edição. O Problema é fazer isso para denegrir todo livro.
@luizhumberto88023 жыл бұрын
@@dnelubk859 Eu pessoalmente axho em negrito muito melhor que em parênteses, mas de fato isso é meramente subjetivo.
@MaGon20093 жыл бұрын
Surpreendente saber que o Rubens Enderle é olavista. Não entendo de tradução mas me parece que a tradução da Boitempo é PRIMOROSA, inclusive foi premiada. Que coisa, será que Olavo tem razão ? kkkkkkk
@dede-ts5st3 жыл бұрын
Gustavo, me responde no Facebook pf kkkkkk
@mathiasandrade30473 жыл бұрын
Bilhetes de banco e bolha de sabão
@Seu_Lunga3 жыл бұрын
Aí vc assiste vídeo do pombo alfa vê ele reclamando de tradução de bíblia e pensa que é mimimi de religioso. Vai ver vídeo aqui, é reclamando de tradução, feito religioso. Tradutore, traitore. Como dizem na Itália, achou ruim tem que ler no original infelizmente.
@zesmene3 жыл бұрын
olá faz uma critica a esse video,. ele fala da escola de frankfurt Fernando Conrado: 'O CAPITALISMO INVESTE EM POLÍTICAS DE ESQUERDA PARA GERAR MAIS CONSUMO' kzbin.info/www/bejne/eIKwpKaGn6yZprc
@lucasaguiar20663 жыл бұрын
Foi mal, mas se você tão contra os "burgueses"o que tá fazendo nessa plataforma na qual cada vez que você posta um vídeo está alimentando o bolso deles ? KKKKK
@alancosta47603 жыл бұрын
Falando por mim, eu detesto ajudas, notinhas desnecessárias, etc, e as traduções brasileiras abusam disso, da BoiTempo, que eu tive acesso a todas, eu odiei, essa da Civilização eu só tive acesso ao livro 1, não tenho opinião formada porque nem lembro direito, fazem uns 6 anos, as da Abril eu não tive acesso. A escrita de Marx já é suficientemente didática e simplificações não melhoram a didática, aliás, podem distorcer o conteúdo (aquele abração David Harvey). Minha dica: já começa errado se tá lendo o Capital antes de dominar a dialética de Hegel, como Lenin dizia.
@Richardfreethinker3 жыл бұрын
Você não é marxista, vc comete erros grosseiros ao falar sobre marxismo.
@_nandobenny3 жыл бұрын
tipo?
@diegomedeiros32863 жыл бұрын
Quais?
@mbp63853 жыл бұрын
@@diegomedeiros3286 Deve ser um stalinista frustrado.
@davidh.34493 жыл бұрын
Sim, Gustavo é anarcocapitalista hoppeano. Como descobriu?
@mbp63853 жыл бұрын
@@davidh.3449 Que eu saiba ele é trotkista e tu o que é?
@anamedeiros433 жыл бұрын
Minha edição que mencionei na outra mensagem faz parte da coleção Os Economistas e o volume sobre Marx na minha coleção 'Os pensadores', de 1979, não é O capital mas textos selecionados..
@anamedeiros433 жыл бұрын
Paul Singer é o coordenador e revisor da edição da Abril Cultural. Minha edição não tem esses artigos que vc menciona com exceção de um do Singer com os tradutores Flávio R. Jorge e Regis Barbosa.