Sou livreiro da Livraria Jaqueira, aqui em Recife, e nessas últimas semanas foi um dos livros mais procurados. O efeito foi oposto. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@RosanaSilva2060 Жыл бұрын
Pelo que entendi, o deputado não pretendia censurar completamente o livro, acho que ele só entendeu que o livro não deveria ser usado como pré-requisito para entrar na universidade.
@irenenandin Жыл бұрын
O deputado é um bo$t@...
@gustapodesta Жыл бұрын
Adoro quando isso acontece
@jeanbaptistedebret Жыл бұрын
É porque a esquerda adora o que é escroto
@luizamsalgado Жыл бұрын
kkkkkk Bem feito
@alcidesduartefalcao2577 Жыл бұрын
Um amigo meu resolveu visitar uma livraria em Havana. Para surpresa dele, só haviam livros biográficos sobre os "heróis" do regime. Ele, de maneira sarcástica, perguntou se eles tinham uma edição do "Arquipélago Gulag" de Soljenítsin. O vendedor quase o fulminou com o olhar. É isso, os livros sempre incomodam os regimes totalitários, estejam eles no espectro da direita ou da esquerda.
@dinhoalpha8366 ай бұрын
O livro ABC da Liberdade quem o diga; foi banido porque uma advogada ativista resolveu que ela era o pilar da moral e ética, daí lá foi a Academia acatar aquele absurdo.
@alguemporai901 Жыл бұрын
Quanto mais se tenta censurar algo, mais isso entra em evidência. Não conhecia o livro, agora vou lê-lo
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
Sim. Mas vale dizer pra quem nao conseguiu entender ainda: o livro nao foi censurado. Ele foi retirado da lista do vestibular. So isso. Exemplos verdadeiros de censura nos temos com livros do Mark Twain, Agatha Christie, monteiro lobato etc…
@wm_wm01 Жыл бұрын
@@thegreatgoat4375 Discordo também de censura nos casos citados. Agatha e Mark foram decisões das Editoras, nada por parte do Estado. De Monteiro Lobato o Estado desaconselhou o uso de Caçadas de Pedrinho, também não foi censura. A obra foi indicada com ressalva, caso o professor que utilizasse conseguisse abordar sobre a temática do racismo. Logo, não existiu censura. Caso a Direção de determinada Escola ou Município obrigue os professores a não usarem, caso quisessem, poderia ser possível falar em censura. Mas com diálogo democrático e argumentação lógica, seria, muito provavelmente, contornável.
@edmilsonfactor1223 Жыл бұрын
q censura?
@polly9429 Жыл бұрын
Leia! Marçal Aquino é maravilhoso! "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" é um dos meus livros nacionais favoritos da vida!!! Depois pegue o livro mais recente dele, "baixo esplendor". Simplesmente maravilhoso! Marçal é sensaciocan!! ❤❤
@filipelomba2259 Жыл бұрын
@@thegreatgoat4375 foi censurado sim. Usar da máquina pública para retirar de uma lista meramente por achar que o livro não segue a moral do mesmo é censura. Senão, uso indevido da força pública. Esse deputado é um escroque.
@ericorenatoserra Жыл бұрын
Comprei e li o livro depois do episódio da censura. Gostei bastante. Não concordo com o argumento da Isa, pois livros como Vidas secas ou O cortiço, por exemplo, trazem discussões até mais pesadas e continuam sendo exigidos como leitura obrigatória em vestibulares pelo país. E o Cauby começa a narrativa como um niilista (não sei se "canalha" seria o adjetivo mais adequado) mas tem uma bela história de redenção. Mais do que recomendável.
@wevertoncoelho44636 ай бұрын
Também não concordo com o argumento, sob esse pretexto de gatilho muito pode deixar de ser utilizado, sem contar que o que é gatilho para uma pessoa não é para outra, então não haveria como ter um "filtro ideal" para definir isso. Por fim, a vida universitária é permeada de dados científicos que mostram a dura realidade da sociedade. Matthew Quick em "O lado bom da vida" traz uma passagem interessante dizendo como essas leituras são importantes para que aprendamos a ser empáticos com o sofrimento dos outros.
@dinhoalpha8366 ай бұрын
Sem contar o ABC da Liberdade que foi censurado 2 anos atrás por uma advogada ativista e não teve essa repercussão toda.
@MeneLauSantos4 ай бұрын
O livro não foi censurado. A universidade não proibe que vc o leia nem impede que seja editado. Ele só não está nas leituras obrigatórias.
@daninhanegaarts Жыл бұрын
Ótima sua reflexão. Sou pedagoga e pecamos muito na seleção de materiais, a literatura não é apenas uma forma de aprender, ela é a forma mais profunda de apresentar a cultura de um povo e sua época.
@merciaboaventurasantos Жыл бұрын
😊 ⚘
@pedroborges6127 Жыл бұрын
O livro em questão apresenta uma parte do Brasil que a maioria de nós ignora existir. Violenta, abandonada, na mão de garimpeiros criminosos. É uma obra necessária.
@williammendes357 Жыл бұрын
Por isso mesmo não deve ser censurada!
@lrf12 Жыл бұрын
A obra não foi censurada. Qualquer um poderá lê-la, se quiser. Eu li e gostei muitìssimo (assim como outras obras do autor). A questão apresentada é da adequação e razoabilidade de colocá-la como leitura obrigatória para que se possa ingressar em uma escola de ensino superior. Embora eu seja avesso a “paladinos da moral”, junto-me à Isa em sua opinião.
@pedroborges6127 Жыл бұрын
@@lrf12 ela foi censurada. Existe a censura total e censuras parciais. Antigamente, programas de televisão traziam uma informação antes de começar: "Censura, 16 anos", por exemplo. No vestibular em questão, a obra foi censurada. Se você leu o livro, sabe que ele não tem nada de absurdo, nada que justifique a retirada dele da lista do vestibular.
@WaldirBSFilho Жыл бұрын
Isabella, você foi feliz, corajosa, objetiva e especialmente sensível na sua avaliação. É preciso enfatizar que você não recomenda a censura do livro. Em vez disso, sugere que a leitura não deveria ser obrigatória para adolescentes candidatos a uma vaga numa universidade. Grosso modo, é como recomendar que não se sirva feijoada numa escola maternal...
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
Não pode ler o livro mas vê coisa pior em filmes, novelas e internet...
@mariapiedade1000 Жыл бұрын
@@leandroqueiroz1213a pessoa vê o que quer na tv, cinema, etc, por opção. No vestibular é obrigatório. Essa é a diferença
@tradeargent6507 Жыл бұрын
Excelente analogia!!
@stanleymaxfotografia2915 Жыл бұрын
@@leandroqueiroz1213 Você está indignado e por isso não está prestando atenção ao ponto levantado por esse vídeo, igualando obrigatoriedade com escolha/vontade própria. Veja que nos exemplos que citou, se a pessoa não quiser ter contato com esse tipo de conteúdo, basta ignorá-lo.
@charlieconservador5323 Жыл бұрын
@@leandroqueiroz1213burro, vc não entendeu hei , já sei por quem votou
@andrehalan Жыл бұрын
Parabéns deputado, ajudou o livro e o autor, mais uma vez conseguindo o oposto do que pretendia 😂.
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
Mas o que ele pretendia ele conseguiu mesmo, que era tirar da lista do vestibular rsrs
@claudia.310 Жыл бұрын
Se eu fosse escritora pediria alguém para fazer isso pelo meu livro. É a melhor propaganda.
@marimari.maciel Жыл бұрын
Verdade kkkk já vou baixar o meu
@otavioalbinoneto8012 Жыл бұрын
livro sem futuro.
@otavioalbinoneto8012 Жыл бұрын
não me leve a mal esse livro é uma porcaria.
@MrEricluiz7 Жыл бұрын
Obrigado, Deputado! Vou ler e já recomendei para três primos meus que vão prestar o vestibular. 👏🏼
@edaristimunho Жыл бұрын
O meu estava na estante... agora vou ler.
@gabibmw Жыл бұрын
Adoro quando a censura faz exatamente o contrario, ja coloquei na minha lista de leitura ❤📚
@andersoncardoso255 Жыл бұрын
Valeu deputado pela propaganda gratuita...
@angelicamjr_raphael3028 Жыл бұрын
Isa! Que orgulho que tenho de ser madrinha do canal!! Sua inteligência, sagacidade e estudo me dão esperança de um mundo mais justo, culto e educado! Parabéns!🌻🌻
@gislaineteixeira7838 Жыл бұрын
Estudei e apresentei um trabalho sobre esse livro na faculdade!!! Foi aí que me apaixonei por Marçal. ❤❤
@ragnerchristiano8186 Жыл бұрын
Compartilho do mesmo amor!
@carolinabeirodasilveira2681 Жыл бұрын
❤❤❤ Isa compreendi e concordo plenamente com seu ponto de vista, como psicóloga de adolescencia que sou, com relação aos pontos de gatinhos que este livro pode trazer, porém sou extremamente contra qualquer tipo de censura, acredito que a universidade deveria ter tornado a leitura do livro opcional e alertar sobre os possíveis gatilhos presentes no material, retirá-lo da lista por pressão política apenas, acredito que enfraquece uma discussão extremamente necessária
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
Eu respeito a sua opinião mas essa história de gatilhos...o que pode ser considerado gatilho para uma pessoa? É muito complexo isso, abre espaço para censura.
@polly9429 Жыл бұрын
Concordo com seu ponto de vista em gênero, número e grau! Sejamos contra QQ tipo de censura! N concordo com a opinião da Isa, mas respeito. Enfim...CENSURA NUNCA MAIS!
@rosilav Жыл бұрын
A razão da censura foi a suposta pornografia, por moralismo hipócrita. Estava pouco se lixando para possíveis gatilhos.
@pedroborges6127 Жыл бұрын
Olha, todo livro tem "gatilho", até O pequeno príncipe. A cena de Memórias Póstumas de Brás Cubas em quevuma criança negra é feita de cavalo pelo protagonista. O cortiço, cheio de sexo, violência e brutalidade. Engraçadinha, cujo mote da história é um caso de incesto. Navio Negreiro, então, nem se fala. Romeu e Julieta termina com um suicídio, que, aliás, também surge em Amor de Perdição e em O Guarani. Enfim, esse não é o ponto.
@stanleymaxfotografia2915 Жыл бұрын
@carolinabeirodasilveira2681 Quero levantar questões honestas sobre o seu comentário (sem qualquer tipo de desmerecimento ou coisa do tipo), mas as questões não terão nenhum sentido se o foco for a censura. Lá vai... Tendo em vista o lado da responsabilidade da universidade com a questão dos gatilhos, qual seria o ganho em indicar um livro como opcional para o vestibular? (Minha linha de raciocínio: Se não é obrigatório, não haveria a necessidade de indicação.) Nessa linha ainda... Leitura opcional sugerida pela universidade não poderia ser interpretado como "obrigatório" pelo vestibulando? Já que uma vez que a obra tenha sido listada, o candidato poderia considerar que o conteúdo do livro poderia ser cobrado na prova?
@aneberg3203 Жыл бұрын
Não conhecia está obra....VOU LER Obrigada, nobre deputado!
@tatianebarbosa9831 Жыл бұрын
Cada um é livre para ler o esgoto que quiser.
@JoaoRodrigues-yi2hk11 ай бұрын
@@tatianebarbosa9831esgoto é o gaiada e vc
@angeliecrystalarcquell11 ай бұрын
@@tatianebarbosa9831 pois é, acabei de ler seu nome e seu comentário. Dois esgotos, mas não foi por querer, foi tão compulsório quanto a sua burrice.
@biricicleta Жыл бұрын
Essa galera fica horrorizada com menção a sexo na arte de boa qualidade, mas consomem as piores formas de pornografia quando estão longe dos olhos da """"moralidade"""""
@olegente9525 Жыл бұрын
Sim, mas nem todos. Há pessoas que se libertaram ou estão lutando contra o vício da pornografia. (Você talvez seja apática a esse fato porque esse tipo de dependência é mais letal para o homem do que para mulher, por questões biológicas.) Essas pessoas precisam ficar longe dos chamados "gatilhos". Então, uma leitura assim, embora não devesse ser censurada, deveria ter uma alternativa.
@camis3113 Жыл бұрын
Acho que a questão não é bem essa. Todos vimos pornografia antes dos 18 anos, mas isso são escolhas pessoais, baixo controle dos pais etc. É diferente quando estamos falando de instituições de ensino terem este livro como obrigatório. São contextos diferentes. O ideal é incluir a todos e não prejudicar ninguém, sejam eles conservadores ou liberais (nos costumes)
@gehardtviniciuskobler7249 Жыл бұрын
Como você sabe disso? é o colchão deles pra ter certeza que todos são viciados em putaria?
@joanareis280311 ай бұрын
Lembrando que pagamos assinatura do site brasileirinha para Zambeli.
@SMadalena6 ай бұрын
Você
@alinebraga8383 Жыл бұрын
Cirúrgica como sempre Isa. Essa questão dos gatilhos emocionais é seríssima. No entanto, ferir a autonomia universitária também é extremamente grave. Concordo que os profissionais envolvidos nas escolhas das leituras obrigatórias para escolas e vestibulares precisam ter um pouco mais de sensibilidade e responsabilidade com essas escolhas. É um tema muito complexo. Não selecionar para o vestibular e o mesmo adolescente se deparar com a obra em um período qq da universidade não resolve. Talvez anemize só em relação à idade, que não significa necessariamente maturidade e/ou equilíbrio emocional. Poupar adolescentes da leitura não seria como colocá-los numa bolha? E que, sendo bolha é obviamente frágil e temporária. Penso que a melhor solução para não ferir a autonomia universitária e nem violentar às pessoas mais suscetíveis à gatilhos seria colocar três opções de leitura à escolha do estudante e esclarecendo quais obras não eram indicadas â algumas pessoas dvd possibilidade de gatilhos tal, tal e tal.
@SookLima Жыл бұрын
Quando li esse livro foi uma experiência crua e dura de engolir, me marcou muito, mas não me lembro sequer de uma parte sexual dele, sei que tinha coisas sexuais mas o que realmente marcou para mim foi o estado mental da Lavinia e tudo que ela passou. Todo romance deles era regado a decadência da saúde mental dela e quando você descobre o porquê... é destruidor.
@Pekenoprincipe1 Жыл бұрын
Esse livro é maravilhoso, eu já li duas vezes. Lavínia é uma personagem incrível, eu passei mal com esse livro. Lindooooo. ❤️
@aparecidahigino Жыл бұрын
Isabela nunca decepciona. Tratou da questão de forma magistral. Essa obra realmente é pesada, mas altamente recomendável. É muito bem escrita e fica com a gente durante um longo tempo. Amei a resenha!
@cristianpereira6006 Жыл бұрын
Excelente percepção Aparecida!!!
@caioandradelima3 Жыл бұрын
É de extrema importância trazer temas sensíveis da história do Brasil e da sociedade em que os adolescentes estão inseridos para despertá-los para a realidade do país desde cedo. Ao abordar questões como a escravidão, ditadura, desigualdade social e injustiças históricas, estamos capacitando esses jovens a compreenderem o contexto no qual estão crescendo, fomentando uma consciência crítica e empatia pelos outros. Essa abordagem não só ajuda a evitar o risco de ignorância e alienação, mas também os empodera a se tornarem cidadãos mais conscientes, engajados e capazes de contribuir positivamente para a sociedade, evitando que se tornem apenas mais um "idiota" em meio aos desafios e oportunidades do país.
@sergiopaulocosta310 Жыл бұрын
" Mas não se procupe meu amigo Com os horrores que eu lhe digo Isso é somente uma canção A vida realmente é diferente Quer dizer Ao vivo é muito pior" Belchior em: Apenas um rapaz latino americano
@analuciabarrettoanunciacao3526 Жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼👍🏼
@kassia3alves Жыл бұрын
Sim
@vicentejanuario1686 Жыл бұрын
"Um livro não é moral nem imoral, os livros são bem ou mal escritos." (Oscar Wilde)
@worldcitizen196010 ай бұрын
seu toba!
@dinhoalpha8366 ай бұрын
Falei a mesma coisa quando proibiram o livro ABC da Liberdade anos atrás, mas segundo os autores profissionais: " Se a Academia diz que é errado, então é errado. "
@MeneLauSantos4 ай бұрын
@@dinhoalpha836 não existe proibição neste caso. Não há "censura privada". VC compra e lê o livro a hora que vc quiser.
@dinhoalpha8364 ай бұрын
@@MeneLauSantos Aí eu vou ter que discordar; em 2022 a academia brasileira junto com uma adevogada feminista baniram um livro baseado no filme " A Vida é Bela. " acho que o livro se chamava ABC da Liberdade ou talvez tenha sido só o nome que ficou apelidado, mas o caso é que autores e editoras foram sim a favor de scensurar um livro a ponro de banir do país só porque o autor fez o mesmo que um filme fez no passado; mas obviamente os hipócritas disseram que no caso do filme premiado é arte.
@MeneLauSantos4 ай бұрын
@@dinhoalpha836 Como eu escrevi, não existe "censura privada", neste caso, a academia brasileira entendo que seja uma instituição pública. Mas eu duvido que no Brasil você não consiga comprar qualquer obra e ler qualquer obra. É mais uma "censura moral" digamos assim. Veja o caso da Biografia do Roberto Carlos, essa sim censurada pela justiça. Foi até engraçado, o idiota do Roberto Carlos encheu um caminhão com os livros recolhidos nas livrarias. E o PDF comendo solto, kkk...e obrigado pela réplica!
@anielicolaco1831 Жыл бұрын
Já li este livro, e amei. Marçal Aquino é top. 🥰👏
@jonaspierobon4804 Жыл бұрын
Vdd
@RicardoMdeLara Жыл бұрын
Isto abre um precedente ruim. Daqui a pouco, vão querer censurar qualquer outro livro que não esteja de acordo com a ideologia política/religiosa dos políticos da região. Talvez, censura não seja o nome apropriado para o ocorrido.
@polly9429 Жыл бұрын
Exatamente!!! Hj é um livro aqui, amanhã outro ali. Hj é um humorista aqui, outro ali. Qdo menos percebermos, a censura estará de volta! O pessoal n sabe o perigo que é abrir esses precedentes!!! 😡😡
@dramocraciapodcast5436 Жыл бұрын
Se você lesse mesmo, teria compreendido que o que aconteceu não foi uma censura. Qualquer pessoa pode ler e comentar sobre o livro livremente, ele não foi alterado nem proibido. Apenas foi retirado de uma lista de leituras obrigatórias. Ou você acharia ruim que uma escola fosse impedida de colocar 50 tons de cinza como paradidático obrigatória para crianças de 10 anos? Foi o mesmo que aconteceu aqui.
@polly9429 Жыл бұрын
@@dramocraciapodcast5436. De novo com essa falsa simetria!? Querer comparar a situação com fazer crianças de 10 anos lerem 50 tons!? Me poupe vc querer achar que adolescentes de 17/18 anos n poder ler esse livro do Marçal. Ainda é arrogante e grosseira na forma de falar, como se fosse a dona da razão. Deve ser estudante de letras! Pobre geração que n foi preparada pra vida, viu. N podem ler uma simples história de ficção. A vida tem muito a proporciona-los. Tenho até pena.
@stefaniecristina2024 Жыл бұрын
Concordo com eles terem retirado da lista, quem quer lê, que leia, mas não se torne obrigatório algo pornografico em uma 'lista obrigatória'. Fala sério, por isso que a tendência é a decadência da humanidade.
@rosi6926 Жыл бұрын
Pois eh... pior pra mim são as "piadas" criminosas do leo lins...inclusive, sobre tragédias coletivas que ainda não cicatrizaram, como a da boate....
@ericksilva7640 Жыл бұрын
“Atrás de todo paladino da moral, vive um canalha!”, Nelson Rodrigues.
@meirepereira1973 Жыл бұрын
Exatamente.
@pamelaalencar2996 Жыл бұрын
Perfeito!
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
Eu penso o contrario… eu concordo com a Isa
@ericksilva7640 Жыл бұрын
@@thegreatgoat4375 , mas, eu também concordo com a Isa. A minha discordância é com o motivo alegado pelo deputado bolsonarista, que, em nenhum momento, citou questões pesadas de gatilho. Porque se a questão é a pornografia ou palavras de baixo calão, o ex-presidente que ele apoiava falava palavrão abertamente e fazia piadinhas de cunho sexual na frente de crianças. Ou seja, esse deputado é um metido a moralista sem moral, e se enquadra na frase de Rodrigues.
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
@@ericksilva7640 ah entao vc concorda que o livro deva ser retirado como obrigatorio do vestibular, vc apenas nao concorda com os motivos que o deputado citou. Entendi.
@egidiocampos1918 Жыл бұрын
Abençoada Professora Isabella Lubrano, Boa tarde n'O Salvador e Senhor Jesus Cristo! Que analise preciosa a senhora apresenta! E que justificativa tão equilibrada e saudável sobre o porquê da exclusão da lista de obras obrigatórias em fase pré-vestibular... Raramente vi uma leitura tão cirurgicamente delicada, necessária e precisa de uma obra. Eu fiquei fã da senhora! Sucesso!
@Posoares3 Жыл бұрын
Totalmente contra a censura! Marçal Aquino é um excelente escritor e ótima pessoa. Não aos reacionários!!!
@otavioalbinoneto8012 Жыл бұрын
não gosto
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
Vc nao entendeu. O livro nao foi censurado. Apenas foi retirado do vestibular de medicina. Exemplo de censura verdadeira por exemplo foi o que aconteceu com o livro O caso dos dez negrinhos da Agatha Christie.
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
@@thegreatgoat4375 foi uma censura branda. o deputado queria lacrar em cima de pautas moralistas e pediu a censura do livro, a universidade acatou embora tenha usado outros argumentos. Você acha que alguém obriga a ler livro no Brasil? a maioria das pessoas vai para a universidade sem ler nada só pega resenha.
@edmilsonfactor1223 Жыл бұрын
q censura?
@Iva.... Жыл бұрын
@@otavioalbinoneto8012 não leia. 😂😂😂
@kika6530 Жыл бұрын
Agora me surpreendi com a sua opinião. Esses políticos deveriam se preocupar com a miséria deste país, corrupção, trabalho escravo etc. Mas eles adoram é causar mesmo. #censuranao
@GustavoOliveira-ic7oj3 ай бұрын
Se preocupar com educação você está ajudando no combate a corrupção, miséria e trabalho escravo.
@miriamapocalypse2251 Жыл бұрын
Pra vc que SÓ leu o titulo do video: O livro nao foi censurado para o publico em geral. APENAS deixou de ser leitura obrigatória para o vestibular.
@otavioalbinoneto8012 Жыл бұрын
Exatamente, quem quiser esse lixo pode, só não é conveniente que caia no vestibular.
@albertocarlospereira1952 Жыл бұрын
@@otavioalbinoneto8012 Sou contra leituras obrigatórias em geral , embora deteste ainda mais qualquer tipo de censura.( Mesmo que seja contra os muitos "lixos" que a gente é obrigado a ouvir como , por exemplo , música sertaneja)
@polly9429 Жыл бұрын
@@otavioalbinoneto8012. Oxe! E pq n seria conveniente pra cair no vestibular!? Explica aí! 😏🙄😒
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
Foi censura, procure saber o que o autor achou sobre isso.
@polly9429 Жыл бұрын
Não deixa de ser censura! O Deputado Fed. n pediu a censura do livro pensando na saúde mental dos estudantes n, ele nem leu o livro! Aquele ignorante só deve ler a bíblia mesmo! Ele só pediu pq o achou pornográfico. Foi censura sim!
@reginaldobittencourt878 Жыл бұрын
Eu fiquei, sem dúvida - aliás, obviamente - interessado em ler esse livro, Isabella, e pretendo adquiri-lo mês que vem. Mas não posso concordar com a censura dele. Sim, eu acho que para certas coisas existem idades apropriadas; mas, pelo que deu pra depreender do livro - pelo que você descreveu -, acho, sim, que - tendo-se a idade média do vestibulando entre 17 e 20 anos, - esse livro é adequado. Não se pode esquecer que a adolescência é um ensaio geral da vida adulta, e um adolescente de 17 já estará, pelo menos em teoria, familiarizado com a maior parte das perversões e sordidezes da sociedade humana. A maioridade legal é aos 18 anos: e, se você concorda (concorda?) que uma pessoa com essa idade já está autorizada pelo Estado a ter acesso a drogas - me refiro ao álcool e ao tabaco -, ter acesso à pornografia (sem querer entrar na discussão do mérito da indústria pornográfica) e ser responsabilizado legalmente por seus atos, não vejo por que uma pessoa dessa idade não possa entrar em contato com uma realidade como a que você descreveu. Se uma pessoa tem - pra usar o termo que você usa - gatilhos que esse livro pode detonar, certamente não será esse o tipo de pessoa que vá poder entrar no turbilhão de emoções e vivências que uma vida universitária sempre põe diante de seus estudantes - e não falo dos conteúdos de sala de aula! A vida em uma universidade é uma prévia da vida em sociedade em sentido amplo, só que em miniatura. E, se uma pessoa não possui estrutura emotiva para encará-la, talvez seja o caso desta pessoa precisar de tratamento profilático com um psicoterapeuta, ou, na hipótese menos desejável (mas às vezes inevitável), de acompanhamento psiquiátrico; a vida de universitário não é para ela. Uma pessoa tem de estar preparada para o que está por vir; ainda mais se for ser médico! Não, não posso concordar com a sua posição, principalmente quando você admite que a obra tem valor literário . Talvez você vá se indignar, mas me parece que você concordaria com a opinião desse mesmo deputado há cem anos atrás, o livro sendo "O Cortiço"... Que é bem pesado, mas não deixa de constar de muitas listas de livros pro vestibular.
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
Você tem razão. As pessoas querem escapar da ficção mas eu quero ver escapar da vida, a ficção só retrata o que acontece na nossa realidade.
@polly9429 Жыл бұрын
Perfeito o seu comentário!! Se pudesse, eu o curtiria 200x.❤👏👏👏
@vitoriaserpa624 Жыл бұрын
🎯
@Mulhergostaedehomemrico Жыл бұрын
@@leandroqueiroz1213 ficção é mero escapismo da realidade. E tem muita besteira quando se for comparado com histórias reais.
@Mulhergostaedehomemrico Жыл бұрын
Ficção nao é documentário, é só uma historinha inventada por algum maluco e é ele cria a realidade que quiser. E tem umas bobagens chatas e sem graca quando o autor quer passar uma mensagem. O livro de ficção quando entretém fica melhor.
@guilhermetosoni9258 Жыл бұрын
O jovem que está prestando medicina já deve ter conhecimento de realidade do que ocorre em partes do Brasil.
@marta_2022 Жыл бұрын
Concordo. Tem começar a ter conhecimento de aspectos sombrios da vida para saber lidar com as pessoas. E nada como a literatura para iniciar.
@rosi6926 Жыл бұрын
Não só medicina... 😂😂😂 Na vdd, esse povo acha que pode "proteger" de tudo... isso, pela opinião do zap... principalmente de fakeadores bolsonaristas... que nem o inútil do congressita que foi contra um projeto de lei - QUE NEM LEU - pq foi proposto por outro partido político.... lamentável
@cintia_l286711 ай бұрын
A preocupação dela é com os gatilhos gerados nas vítimas, ainda mais pq muitos adolescentes já têm transtornos mentais ou podem se reconhecer nas histórias
@dadloraed4 ай бұрын
Melhor comentário , é esse o ponto, e por outro lado, se não está à vontade com narrativa de sexo como pode vir a ser médico?
@jonaspierobon4804 Жыл бұрын
Ja lemos esse livro no nosso Clube de Leituras aqui de minha cidade. Livro muito gostoso de ler e rendeu boas discussões. Recomendo muito a leitura.
@rosi6926 Жыл бұрын
Tks pela indicação! Daqui a pouco, vão trocar a lista de livros do vestibular pelas mensagens mentirosas do whatsap....
@leandroreys7158 Жыл бұрын
Você é brilhante! Você me dá esperanças!!! Vida longa a você e ao seu canal...🌹🌹🌹
@lotusleiturapoetica2402 Жыл бұрын
Belíssima explicação Isabella, realmente este livro é bem discutido sobre o seu pêso e gatilhos, e o seu conceito sobre o assunto é aplausível. Grato Isabella!📚📖✨👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
Vai ter que censurar um monte de livros então.
@leandromagalhaes1645 Жыл бұрын
Discordo do deputado e da Isabela. Existem gatilhos na vida no dia a dia. As pessoas não podem ser blindadas disso por mais queiram vc sai a rua anda pelas calçadas e se depara com gatilhos diversos. Vai pra vida e isso vai estar lá. Se formos por esse lado ninguém pode estudar história pra fazer vestibular quantos gatilhos existem em um livro de história. Mas cada um tem sua opinião e essa e a minha.
@carolinamello23 Жыл бұрын
Inacreditável!! Esse é um dos livros mais lindos que já li 🤍
@akatiq Жыл бұрын
foi uma leitura muito sensível pra mim, os temas abordados trazem reflexões fortes, é uma ótima leitura e concordo com você.
@esterzinhamoreira Жыл бұрын
Mas no segundo ano do ensino médio, os alunos leem "noite na taverna", pesadíssimo tb. Marçal é fantástico.
@rogeriogoncalves4991 Жыл бұрын
Canibalismo deve estar de boa para esse deputado.
@verildasantos232 Жыл бұрын
Concordo com ela sobre os gatilhos que o livro pode despertar em um adolescente, que deve ser a maioria dos vestibulandos. Minha filha na adolescência leu As Vantagens de ser Invisível, por conta do lançamento do filme baseado no livro, era uma temática adolescente e ela já tinha idade para assisti-lo, mas ela pediu para eu ler e conversar com ela sobre passagens que ela não compreendeu bem por ser um assunto delicado que estava descrito de forma muito sútil. Eu li e conversamos sobre o assunto .Não despertou nenhum gatilho, mas era uma situação muito delicada envolvendo relações familiares de quebra de confiança, e isto a tocou de alguma forma. Foi importante a gente discutir aquele assunto por conta do livro. Hoje ela é professora de educação infantil e lida muito com questões de conflitos familiares. Minha filha é uma ótima pessoa e uma professora muito afetiva e profissional com os alunos e suas famílias. A literatura ajuda muito na formação humana das pessoas. Quanto ao deputado!, ele é um hipócrita, provavelmente não leu o livro, só ficou na resenha, se ficou, e não age como um ser humano, no seu ofício. Não tem EMPATIA nem respeito pelos seus eleitores. Ganha nosso dinheiro para espalhar discórdia, ofensas e fake news.
@mariadaconsolacaoconsoland5095 Жыл бұрын
Sou contra a censura! Um vestibulando deve ter maturidade para ver por escrito o que ele vê nos noticiarios. e na vida real!
@edwirgesdeoliveira7203 Жыл бұрын
A forma como a censura aconteceu foi bem equivocada, pq se baseou em elementos muito pontuais da moralidade (questionável) do deputado, mas eu concordo com a Isa. Há assuntos q, por mais q façam parte da dura realidade, eu não consigo consumir na literatura ou cinema, e eu tento respeitar isso em mim em benefício da minha saúde mental. Acho q mesmo com maturidade há d se ter boa noção daquilo q pode nos afetar psicologicamente.
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
@@edwirgesdeoliveira7203 mas se você não tem maturidade para ler um livro como o do Marçal Aquino pode se dizer que tem maturidade para se estar na universidade? Vários livros cobrados pelas universidades bem mais pesados que esse, esse livro é mais leve que as novelas de hoje em dia kkkk
@pedroborges6127 Жыл бұрын
@@edwirgesdeoliveira7203no caso, você está falando de uma fragilidade sua, pontual. E isso é um problema sério, porque restringe muito o tipo de livros que poderiam ser indicados como leitura obrigatória.
@cbcb-zr3jb Жыл бұрын
Deve ter...
@edwirgesdeoliveira7203 Жыл бұрын
@@leandroqueiroz1213 eu sou formada há 15 anos e depois me graduei novamente em outra área. Na época, as leituras obrigatórias q fiz pro vestibular foram tranquilas. Mas cita essas leituras mais pesadas de q vc falou. Fiquei curiosa.
@paulorobertovolpatto5852 Жыл бұрын
Excelente análise. Principalmente vinda de você, que diferente do político moralista e lacrador, sabe interpretar uma obra e avaliá-la com competência e sabedoria.
@alegria2109 Жыл бұрын
Quando leu a primeira vez não percebeu nada disso. Agora concorda com a censura por ter temas sensíveis. Gatilhos não são exclusividade de jovens, adultos tbm tem. Quando mais cedo for identificado e tratado, se for o caso, menor trauma e angústia para carregar ao longo da vida.
@AirtonSilpe Жыл бұрын
Parabéns pela análise do livro, da situação envolvendo o infeliz deputado e pela empatia com vestibulandos e pessoas sensíveis aos assuntos sensíveis do livro!
@cavalheri1galdeano Жыл бұрын
Estou muito curiosa para ler essa obra, da qual nunca tinha ouvido falar. Ainda tenho muito a explorar dos nossos autores nacionais. A trama do livro me lembrou muito o filme "As pontes de Madson", um fotógrafo que chega na cidade e se apaixona por uma mulher casada, mas claro, sem as camadas que este livro traz. Vou ler.
@thalesbessa7862 Жыл бұрын
Será que o histórico de navegação do "nobre" deputado poderia ser disponibilizado online? A hipocrisia é sem fim dessa corja
@rosi6926 Жыл бұрын
Com ctz!
@rmfaudiostudio11 ай бұрын
Não fala o que não sabe
@diegohahn22617 ай бұрын
Sobre o histórico desse deputado, o que dá pra dizer é que, entre outras, disse que africanos não têm capacidade cognitiva... e que o filho de uma colega deputada devia levar um tiro na cabeça para ela sofrer... o que esperar então de um sujeito assim?
@andrevalle3560 Жыл бұрын
Achei muito interessante a sua resenha sobre o livro. Na minha opinião, nenhum livro deve ser censurado, como também nenhuma forma de expressão, pois se assim o fizermos, em pouco tempo estaremos queimando livros e pessoas nas praças públicas. O que aliás já aconteceu várias vezes na história da humanidade. Mesmo assim, achei o seu ponto de vista muito sensato e concordo plenamente com você, mesmo que ainda não tenha lido o livro. Gostei muito do seu Canal e com certeza já estou inscrito. Tenha uma Vida Próspera e Iluminada. Fique em Paz.
@CamilaCecchin Жыл бұрын
Esse título jamais chamaria minha atenção, mas depois dessa polêmica comprei 😅😂 e percebi que o autor é o autor de um dos meus livros preferidos da coleção vaga-lume
@vitorvinicius4513 Жыл бұрын
Grrrr! Que absurdo! Quantos livros mais vão ser censurados, desvalorizados ou esquecidos? O povo não respeita a literatura brasileira (que vimos que é gigantesca, do clássico ao contemporâneo) e também não respeita valores de livros.
@lartvcurehqf Жыл бұрын
"Introdução à prática amorosa" é uma excelente novela de Moacyr Scliar cujo tema é a prática da medicina. É adequado para qualquer vestibular, mas está quase totalmente esquecido. É triste a adoção de livros para vestibulares e estudos em nossas universidades.
@arionildopsb885 Жыл бұрын
Caro deputado,uma abominação é dirigir embriagado e matar pessoas.Isso sim é uma abominação.
@Jandersk8 Жыл бұрын
ele sabe disso ?
@LaDecadense Жыл бұрын
Exatamente !!!
@LuisSilva-tj1tk Жыл бұрын
@@Jandersk8a deputada federal por GO , também acusar o deputado por estes crimes.
@gleissonherit Жыл бұрын
tomara que voce garanta seu anonimato, já que pode ser acusado de calunia e difamacao.
@alicesales6499 Жыл бұрын
Canalha vc, heim? Conte direito a história dele, se é que dentro da sua canalhice vc conhece verdadeiramente. Falam de censura e com certeza dão voto pra um ditador. Vcs são patéticos!!!
@marialigiareis3011 Жыл бұрын
Leitura é imprescindível. Obrigada pelo ótimo vídeo.
@PR.13 Жыл бұрын
Não sabia dessa polêmica. Mas que novidade os "defensores da liberdade de expressão" querendo censurar. (Risos). Coincidentemente, este foi o último livro que eu li (se eu não me engano, por indicação sua, num vídeo bem antigo aqui do canal. Eu havia colocado na minha lista de leitura, mas só há pouco tempo decidi lê-lo). Eu concordo em parte com vc. Eu sou grato por ter lido este livro agora, nos meus 35 anos, em vez de quando era mais jovem. Possivelmente não entenderia, não teria gostado tanto. Eu amei o livro, a história, a escrita. Já entrou para a lista dos meus preferidos. Fiquei muito contente de saber que ele é um autor contemporâneo. Viva Marçal Aquino!
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
So pra deixar claro: nao foi censurado… apenas retirado como obrigatorio de um vestibular de medicina
@francescaleonardi52298 ай бұрын
@@thegreatgoat4375eu, medica, achei o fundamento desse livro -lindo- o transtorno mental de Lavinia, que ninguém diagnosticou, ninguem cuidou. Uma vita arruinada pela doença mental. Acho que por vestibulario de medicina seja perfeito. Lindo,lindo, lindo.
@marcosfinis Жыл бұрын
Obrigado Isabela por sua reflexão, me fez ampliar a opinião sobre esta obra...
@BaimaEudes Жыл бұрын
Tem um mito de que a censura ajuda na repercussão da obra e do autor censurados. Acho realmente um mito. A censura não tem nada de bom. Nada compensa a interdição de um livro.
@luna-yin Жыл бұрын
Admiro demais você! Você se posiciona, dá a cara a tapa! Parabéns e obrigada!👏🙏👏🙏
@Mathfg92 Жыл бұрын
Eu tenho que discordar, pois já é obrigatório pro vestibular outros titulos que trazem temas sensível, como o cortiço, vidas secas e capitães da areia.
@polly9429 Жыл бұрын
Exatamente! Fora a porrada de escritores americanos do gênero fantasia que os jovens amaaamm, e trazem temáticas extremamente pesadas. E a galera não só lê, como baba o ovo deles, os tornam celebridades, e os ajudam a fazer fortuna (já com autores nacionais). Mas forte mesmo é o livro do Marçal, que pode dá gatilho pros pobres jovens vestibulandos. Coitadinhos! 😏🙄
@axelmelofajardo5802 Жыл бұрын
Maravilhoso teu canal... hoje quase chorei ao ver sobre o fim da livraria cultura. sempre tive muito afeto com as livrarias e tenho minha biblioteca no melhor local de casa... minha filha recebe mesada por livro lido.... meu pai me ofereceu o tesouro da juventude e os contos dos irmaos grim.. minha formacao foi essa... em 82, comecei a mexer com computadores... hoje sou um misto de mundo digital e livros que li.... obrigado
@moniqueoliveira8894 Жыл бұрын
Desculpe Isa, mas discordo completamente da censura. Confesso q não conhecia o livro e acabei lendo por causa da sua resenha. O livro é simplesmente MARAVILHOSO!!! Ele nos apresenta um Brasil q muitos não conhcem.
@AndréCastro-g9j5 ай бұрын
Apresentou opiniões coerentes, relevantes e razoáveis, sem contaminar com defesas ideológicas baratas e oportunistas. Parabéns.
@humberto8377 Жыл бұрын
Não se pode censurar nada por um julgamento moral particular. Isso é absurdo
@PedroHenriqueA20 Жыл бұрын
A censura no Brasil está cada vez mais evidente. Vivemos isso nas eleições e ainda estamos a viver isto
@edmonferreira2031 Жыл бұрын
sabe quando a gente gosta de uma pessoa e depois a gente se apaixona? é eu com vc. totalmente sensata.
@biabolada Жыл бұрын
Isabella, se você pudesse montar uma lista leituras obrigatórias pra vida, quais seriam os livros escolhidos? Podia fazer uma lista dessa
@homerolopesvaz5084 Жыл бұрын
Concordo com o deputado em grande parte. Mas preciso dizer que sua explanação foi fantástica. Quem dera nosso país tivesse muito mais pessoas esclarecidas assim para orientar de maneira sensata e desvinculada de ideologia os nossos jovens.
@cardosoclaudionor564411 ай бұрын
O que não deveria haver é essa coisa de Lista de Livros Obrigatórios... isso não tem nada a ver com formação de leitores, não acrescenta nada - a maioria dos candidatos ao vestibular lê apenas resumos...Os cursinhos se especializaram nisso. Isa, jamais defenda a censura. Mantenha sua coerência extraordinária e lúcida. Os jovens que façam seus protestos, que se recusem a ler. Os livros só fizeram mal ao Dom Quixote. Amo esse canal❤.
@joaocandidomartins Жыл бұрын
"Um livro não é, de modo algum, moral ou imoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo". (Oscar Wilde)
@dramocraciapodcast5436 Жыл бұрын
Então tudo bem colocar como paradidático obrigatório 50 tons de cinza para crianças da 5° série, certo?
@Lucianorv Жыл бұрын
@@dramocraciapodcast5436 Nossa! Falando desse jeito parece uma criança. Você já sabe a resposta.
@dramocraciapodcast5436 Жыл бұрын
@@Lucianorv eu só quero deixar evidente que ninguém aqui está falando que o livro é imoral ou ruim, apenas que não é adequado, e a decisão da universidade foi não manter obrigatória a leitura.
@joaocandidomartins Жыл бұрын
@@dramocraciapodcast5436 É de se presumir que os candidatos ao ensino superior detenham maturidade, discernimento e repertório cultural suficientes para encarar qualquer leitura e consigam extrair dela alguma interpretação. Mas se já partem da premissa de que existem leituras "adequadas" e "não adequadas", pode ser que o problema esteja com tais pessoas e não com as leituras. Por outro lado, cabe ressaltar que a sugestão para que o livro em questão fosse suprimido do vestibular partiu de um político que se identifica explicitamente com princípios conservadores, logo, não causa espécie que ele tenha iniciativas obscurantistas. Qualquer tentativa de banir leituras deve ser combatida. Por óbvio que se espera que as leituras propostas tenham alguma consistência, que não exponham erotismos exacerbados de forma gratuita, com o mero intuito de chocar. Não é este o objetivo de um exame vestibular, mas também não parece ser esse o caso do livro em discussão. Não seria equivocado supor que o político que questionou a moralidade da obra soltou a proposta de exclusão apenas para ter repercussão entre seus seguidores, igualmente moralistas, mas obteve concordância por parte da faculdade, o que é lamentável, para não dizer outra coisa.
@dramocraciapodcast5436 Жыл бұрын
sim, é verdade, candidatos ao ensino superior, pessoas de 17 anos, já devem ter maturidade para encarar qualquer tipo de leitura. Por que então não submetê-los a Tolstoy, Dostoiévski, Sheakspeare, Lima Barreto, Graciliano Ramos, que de fato possuem algo a acrescentar à nossa civilização e a esses jovens em formação? Qual a utilidade da obra citada no serviço que eles prestarão à nossa nação? E não entendo bem qual o problema de tratar algumas coisas como adequadas ou inadequadas, se vivemos num país onde a classificação indicativa é aplicada há décadas e nenhum movimento protestou contra ela.
@marciam7516 Жыл бұрын
quão bom termos alguém com visão tão clara e abrangente nos orientando sobre uma questão literária. Parabéns pelo canal.
@jaimecamposcruz832411 ай бұрын
Obrigado deputado, fico agradecido: não conhecia e nunca tinha ouvido falar dessa obra, mas decide: vou lê-la.obrigado, fica em paz com sua consciência
@beellasm Жыл бұрын
A leitura desse livro foi avassaladora. Tenho um carinho enorme por ele.
@polly9429 Жыл бұрын
Tenho esse mesmo sentimento com relação a ele. Amo tanto!!!❤
@joseaguiar913 Жыл бұрын
O mesmo aconteceu com Paulo Freire. O filósofo da educação estava restrito apenas ao nicho acadêmico universitário. Com a repercussão das falas dos bozotrouxas, o autor voltou a ser discutido com mais intensidade fora dos círculos acadêmicos. Vá a qualquer livraria e veja a disponibilidade de livros desse autor.
@ademirpivatto2464 Жыл бұрын
LULISTARETARDADO
@liviapoleze412 Жыл бұрын
Adoro quando a Isa traz alguma treta para o canal 😂😂😂 e concordo com sua opinião, Isa. Livros com temas muito sensíveis podem ser bem complicados para pessoas com pontos sensíveis. Temos que ler com delicadeza e consciência, talvez pra vestibular não seja o melhor mas o importante é que gerou curiosidade nas pessoas para procurarem o livro de um autor nacional
@leandroqueiroz1213 Жыл бұрын
Quero ver escapar da vida real.
@cristinagimnez829211 ай бұрын
Traz pero no mucho, ela sempre fica em cima do muro. Poucos dão a cara pra bater.. a maioria tem medo do cancelamento.
@ArturSampaioimenes Жыл бұрын
Até agora vi poucos vídeos dessa página. Mas, apenas por este, posso apostar que em breve ouviremos muito sobre a apresentadora. Positivamente, é lógico. Parabéns! Conhecimento, intelecto, sensibilidade e cultura. Um excelente caldo!
@bardobardo3479 Жыл бұрын
Lembro bem de uma menina do meu colégio com 13 anos se suicidou, parece que tinha algo a ver com algum livro que ela estava lendo, lembro que o rapaz que assassinou john lenon tb estava sendo influenciado fortemente por um livro. Não vou entrar no mérito de livretos sobre romances ou aquelas novelas sexuais antigas que vendiam nas bancas de jornais. Mas acho que temos que ter um cuidado redobrado no tratar literário de um indivíduo instável emocionalmente como adolescentes e adultos com problemas psicosociais. Cansei de ler relatos aqui sobre como alguns livros mudaram as perspectivas e forma de viver, de se vestir, comer, beber de algumas pessoas. Tem tantas nuances que acho que era mais necessário melhorar o ensino público pra difundir a metodologia de partilhar idéias através de clubes de livro, pois a interpretação de vários textos pode se tornar complemente subjetiva a vivência de cada um. Não conheço esse livro e nem pq foi proibido mas delegar alguns materiais pra menores numa etapa tão estressante e decisiva da vida de um jovem pode não ser a melhor escolha, e realmente precisamos focar na instrução e construção de texto. Imagina quantas pessoas pobres não tem métodos melhores pra contar suas histórias de vida senão uma reles publicação numa rede social? Ela pode até ser mal nterpretada e atacada ainda mais...
@erichtristinideloyola9206 Жыл бұрын
Parabéns pela sua opinião!!! ...e parabéns ao deputado!!!! ...perfeito
@meirepereira1973 Жыл бұрын
Se foi censurado por bolsonarista, vou comprar e ler.
@edmilsonfactor1223 Жыл бұрын
censurado?
@sheilajacob8633 Жыл бұрын
Vou comprar também
@veranunesbastos1519 Жыл бұрын
Se um bolsonarista lhe proibir de se jogar de um prédio, você irá fazê-lo, só pra ser do contra? Quanta falta de maturidade!
@gabrielaferrara4233 Жыл бұрын
Aproveita e veja se aprende a ler!!!!!!! Um pouco de cultura, menos ignorância, Amém!
@tatianebarbosa9831 Жыл бұрын
E quando os bolsonaristas condenam pornografia infantil, você também vai lá e consome? Doente!
@manueloliveira583110 ай бұрын
Mesmo na noite mais triste em tempo de sevidão há sempre alguém que resiste há sempre alguém que diz não. Do poeta português Manuel Alegre. Cordiais saudações de Portugal
@vanderleialvesdossantos2334 Жыл бұрын
Eu gosto quando acontecem estas censuras. Eu descubro muitos livros assim. Tenho uma quantidade enorme de livros proibidões nas minhas estantes. 😂
@marianeide9845 Жыл бұрын
Kkkkk eu tb
@donmaikurosawa150011 ай бұрын
O livro não está proibido, debiloide. Só foi questionada a obrigatoriedade dele em um vestibular.
@cafecomlari9763 Жыл бұрын
Falou tudo, sua postura de entender o lado oposto foi perfeita! Como palavra isolada censura sempre nos remete ao pior dos cenários, mas é importantíssimo entendermos o contexto da crítica! Parabéns pela inteligência e também pela maturidade de trazer sua opinião sem medo❤
@Janeadvsucesso Жыл бұрын
Certa vez, quase apanhei do pai de um aluno do 3° ano por estar analisando junto com as minhas turmas, o livro "Capitães de Areia", que estava na lista do vestibular da UFMG. O diretor e outros professores tiveram que segurá-lo, tamanha a sua fúria. Ainda insatisfeito, ele fez uma forte campanha para a minha demissão, sob a alegação de que eu estava incentivando a leitura de pornografia e o uso de palavrões. Felizmente, a maioria dos pais das outras turmas ficaram do meu lado. Claro, houve pais que bateram palmas para ele. Uns 4 ou 5. Minoria, mas houve. Sem dúvida, foi uma triste, aterrorizante, lamentável, absurda e traumatizante experiência😰. Na minha opinião, os conservadores, só o são, porque têm medo de enfrentar seus "monstros" internos. Os progressistas têm conflitos. Não monstros. Por isso, mais corajosos diante de variados temas lamentáveis e, na maioria, repugnantes, mas que, infelizmente, existem. Sem conhecê-los não há como enfrentá-los de verdade e, muito menos, de combatê-los. De nada adianta varrê-los para debaixo do tapete. E a literatura pode e deve usar o seu "poder-dever" de despertar os alienados para a realidade. Mas, sem dúvida, concordo com você. Este livro não deveria ser indicado para adolescentes, que é o caso da maioria dos vestibulandos.
@juarezrezendearaujo7841 Жыл бұрын
Adolescente nao pode ter contato com o que cara pálida?Pobre de gente que pensa como você
@polly9429 Жыл бұрын
Sinto muito que vc tenha passado por isso! Absurdo o comportamento desse troglodita com vc. No seu lugar eu o teria processado. O cara quer lhe agredir por vc ter passado simplesmente um dos melhores livros da nossa literatura nacional. Ignorância é pouco pra esse lixo de indivíduo.
@charlieconservador5323 Жыл бұрын
Foi evidente que vc não sabe o que significa conservadorismo. A ignorância é atrevida
@nilzadaniarama14 Жыл бұрын
@@charlieconservador5323 O problema que me deixa meio a questionar é que ela como professora usa uma experiência para generalizar uma classe ou um grupo. E ainda classifica que os progressistas tem conflitos e o contrário disso são medos das quais na visão dela os conservadores possuem dessa anomalia ou seja , ela cria um estereótipo e caricatura que ela viu de uma pessoa para categorizar um grupo ou classe na qual ela pensa diferente e que ela pode criar teses para pensar que o que ela fala é verdadeiro. Na verdade ela não tem muita diferença daquilo que ela cria como caricatura desde o momento que ela tenta criar caricaturas das pessoas que pensam diferente dela, na verdade ela tem mais medo e conflitos que ela precisa resolver e não pegar uma experiência e querer coletivizar na verdade é o que progressistas fazem infelizmente
@charlieconservador5323 Жыл бұрын
@@nilzadaniarama14 exatamente isso , mas quero esclarecer que , o conservadorismo é uma cultura, uma forma de vida baseada nas costumes e tradições ,e que defende os processos de Evolução e é contrário a processos de Revolução..
@suzanaprioste20214 ай бұрын
Te acompanho, admiro seu trabalho, e agora mais ainda, por essa análise honesta e corajosa, em q defende a qualidade de tal livro como literatura e a importância de seu conteúdo, a relevância das questões q ele aborda, porém o considera inadequado como leitura obrigatória p o vestibular. E isso não por questões morais, mas sim por considerar q contém uma carga emocional um tanto excessiva p o jovem q já vem suportando tanto desgaste físico e mental em época de vestibular. Perfeito. Parabéns!
@conselhosdeprof Жыл бұрын
A história de Lavinia e as questões pesadas me lembrou Teresa Batista cansada de guerra, de Jorge Amado. Outra obra importante para se conhecer as misérias e crueldades no nosso país. Sobre o deputado... dizer que cenas de sexo em um livro é pornografia... aff.
@renatacartaxoagosto Жыл бұрын
Pois é isso mesmo que eu penso. Parabéns pela sua resposta. Acho que muitos aqui não entendem o que é essa censura de livro.
@conselhosdeprof Жыл бұрын
@@renatacartaxoagosto 🙂
@patriciarosa8326 Жыл бұрын
Leiam, é realmente muito bom. Um dos melhores da minha vida
@djgamer1384 Жыл бұрын
VC. CONTOU O LIVRO QUASE TODO...👍🏾😁. NÃO À EXTREMA -DIREITA!! VOU POSTAR A CAPA DESTE LIVRO NAS MINHAS REDES!!😂😂😂
@thegreatgoat4375 Жыл бұрын
A galera ta ficando maluca rs
@cristianekemp6810 Жыл бұрын
NAO À EXTREMA DIREITA TBM… OS DOIS LADOS NÃO PRESTAM.
@rogeriodemagalhaesferreira5 ай бұрын
Parabéns, você está amadurecendo e ficando mais preocupada com a sociedade em geral.
@deisegaia9146 Жыл бұрын
Já li o livro e realmente é pesado e cheio de gatilhos. Mas, é muito bem escrito, dinâmico e tem passagens lindas e muito comoventes... Recomendo muito, embora eu tbm ache que pessoas muitos sensíveis devam ter cautela, só isso. No mais, acho bom que o marketing foi feito por esse "deputado" , esse livro merece ser sempre relembrado.
@gabrielameireles13 Жыл бұрын
Adorei lê esse livro também. Concordo com você que ele trás temáticas fortes e leva a noção de quantas perdas se tem em viver uma vida sem segurança afetiva e social.
@helenavicentini8383 Жыл бұрын
Adorou ler, mas aprender a escrever não, né?
@soniawac Жыл бұрын
A mulher traindo o marido, que é um "pastor"? Que absurdo, isso não existe! Deve ser o verdadeiro motivo da censura 🤔
@waltercosta8884 Жыл бұрын
Eles querem sempre generalizar para atacar o casal tradicional. Sempre chamar um conservador de hipócrita, quando eles, esquerdistas raiz como a Isabela, lê sempre com parcialidade que compromete suas resenhas. Quem sabe um dia consiga deixar toda a doutrinação da qual foi vítima, talvez antes mesmo da faculdade de jornalismo. A esperança é a última que morre...
@roquesilva9638 Жыл бұрын
ESQUERDOPATAS são as FEZES SOCIAIS. Uma espécie de... irreciclável da Humanidade!!
@nany5619 Жыл бұрын
@@waltercosta8884acho que é você que vive em um mundo diferente de todos nos. Isso não tem a ver com doutrina, tem a ver com bom senso, oq evidentemente falta pra vocês.
@nany5619 Жыл бұрын
Ora, minha senhora, caso tenha se revoltado com esse livro, então nunca leia Niketche: Uma História de Poligamia (leitura obrigatória da Unicamp), capaz de ter um ataque do coração no primeiro capítulo já.
@idalinawin Жыл бұрын
Normalmente na vida real es o X que trai a mulher e, sabemos que nao es com outra mulher... Censura a ignorância!
@heloisaborilli82883 ай бұрын
Oiii Sou nova por aqui.... Tbm acho inadequado pela obrigatoriedade e compreendo os seus argumentos, atualmente principalmente os jovens só esperam um "gatilho" pra mergulhar em alguma crise muito séria. Adorei conhecer vc, fiquei sua fã, adoro ler desde criança. Amei seus comentários sobre GABO e Cem anos de Solidão.❤
@mariagrazielladeoliveira2391 Жыл бұрын
Mais um vídeo que traz olhos para a sabedoria, como é madura e qualificada essa Isa Bella !! Amo seu canal ❤
@camilophoto68 Жыл бұрын
Ótima reflexão sobre a situação! Parabéns!
@beninhalopes1012 Жыл бұрын
Isa, a melhor booktuber brasileira, disparada na frente! ❤👏👏👏
@antonbastos4612 Жыл бұрын
- Muito bem colocada essa sua objeção ao livro para a finalidade proposta. A argumentação é perfeita. De minha parte, concordo com tudo. Parabéns. _Copacabana, Rio de Janeiro_
@marcelinojunior4602 Жыл бұрын
Deputado, deixe os livros para quem, realmente, lê livros. E, pensando bem, esse foi o melhor marketing reverso da obra.
@edaristimunho Жыл бұрын
Exatamente.
@rosi6926 Жыл бұрын
😂😂😂😂 show! Eles não leem sequer os projetos de leis... que faz parte do ofício... deve ter visto algum vídeo como esse pra levantar uma questão assim...😂😂
@amanda_souza21 Жыл бұрын
Perfeita resenha e novamente, vídeo perfeito! Não conhecia o autor e sua obra, mas com sua análise maravilhosa, já quero conhecer!
@CarlosEduardo-he5rb Жыл бұрын
Meu Deus...já li e não canso de ficar estarrecido com este tipo de notícia e, não tenho como não admitir, meio decepcionado com a Isabella, mas, fazer o quê?
@marciareginamami03 Жыл бұрын
Isa, parabéns pela sua sinceridade! Seu trabalho é incrível. Difícil assistir qualquer vídeo seu e não ficar doida pra ler.
@andreaacciolypaganella8907 Жыл бұрын
Super bem escrito, tema pesado sim, mas questões importantes que precisam de reflexão! E sem falar de um dos melhores títulos de livro que conheço. ( trevas e Idade Média)
@polly9429 Жыл бұрын
Esse título é realmente muito lindo! A capa do livro TB é maravilhosa. Aliás, os livros do Marçal seguem esse padrão, viu. A capa de baixo esplendor é maravilhosa TB.
@danielacamargo253411 ай бұрын
Concordo com você!! Aos 18 anos fui obrigada a ler Lavoura Arcaica, e destestei! Não era o momento para aquela leitura. E depois dele, nunca me interessei por Raduan Nassar. Achei desnecessário um livro daquele pro vestibular de UFU. Podem me julgar preconceituosa. Eu me apaixonei por Machado de Assis, José Alencar, Jorge Amado, Eça de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Aluísio Azevedo...que me levaram aos grandes clássicos universais❣️📚Mas... Censura é algo perigoso. Todos nós precisamos ter espírito crítico, principalmente os jovens. E os são as melhores fonte de conhecimento. Sou de Direita, mas sou contra extremismo! Só perdemos com isso.
@VivaLivros_ElizamaFrancescone Жыл бұрын
13:04 Parabéns pelo posicionamento Isa, concordo plenamente com você, até por que nem todos tem a mesma perspectiva ou maneira de reagir. A questão dos gatilhos deve ser observada ❤️👏👏👏
@leonidasjunior4636 Жыл бұрын
Gatinhos ? Gosto mesmo é dos meus cachorros! Abaixo os gatinhos! 😂😂
@manfriniaguiar6766 Жыл бұрын
Muito bem dito, temos que proteger os "gatinhos" ...
@merciaboaventurasantos Жыл бұрын
Esse "corretor"... 😅
@manfriniaguiar6766 Жыл бұрын
@@merciaboaventurasantos kkk
@VivaLivros_ElizamaFrancescone Жыл бұрын
@@merciaboaventurasantos Exatamente kkkkkkk
@rovain Жыл бұрын
Isabella, concordo com teu ponto de vista. Até fiquei com alguma curiosidade para ler o livro, depois da tua resenha. As listas de leitura obrigatória para vestibular, acho eu, não podem se afastar muito da literatura clássica.
@marilenecoelho8306 Жыл бұрын
Cada um leia o que quer. Eu não gosto de Milan Kundera e muitos adoram. Marcal nunca li mas fiquei curiosa.
@danielbarbosa1217 Жыл бұрын
Fui até atrás do livro depois desse vídeo. Obrigado Isa e obrigado deputado!