VALOR SUBJETIVO | Respondendo Comentários EP #83

  Рет қаралды 9,202

Marxist Orientation

Marxist Orientation

Күн бұрын

Пікірлер
@pedropaulo3993
@pedropaulo3993 4 жыл бұрын
Sei lá, o jeito que o Gustavo humilha os liberais é especial demais
@lucasschneider7031
@lucasschneider7031 4 жыл бұрын
Nader Silva sei lá o jeito que o henrido humilha o gustavo é especial demais
@pedropaulo3993
@pedropaulo3993 4 жыл бұрын
@@lucasschneider7031 quem é esse tal de cohmido?
@pedropaulo3993
@pedropaulo3993 4 жыл бұрын
@@lucasschneider7031 É algum estilista do SP Fashion Week?
@cruyff-i1c
@cruyff-i1c 4 жыл бұрын
LUCAS SCHNEIDER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK sim sim a forma que ele explica valor por dor e prazer eh humilhante mesmo, so que pra qualquer ser humano com sinapses no cérebro
@vinisete
@vinisete 4 жыл бұрын
@@pedropaulo3993 vai la tentar humilhar o henrido nos comentários do vídeo resposta que ele fez kkk. sua chance
@TheJulioChaul
@TheJulioChaul 4 жыл бұрын
Tenho um economista na família...recorrer ao "argumento prêmio Nobel" é um padrão...
@jeandelcastillo8786
@jeandelcastillo8786 4 жыл бұрын
@@RBNdevilshark agora economia é pseudociência?.........por favor você vive do que porra? Estuda o que?
@jeandelcastillo8786
@jeandelcastillo8786 4 жыл бұрын
@Freedom Satellite é ciência sim. Porra o que você acha que é ciência social? O quê você acha que significa a palavra ciência?
@jeandelcastillo8786
@jeandelcastillo8786 4 жыл бұрын
@Freedom Satellite cada besteira que falam hoje em dia, vocês comunistinhas chegaram ao ponto de virar negacionistas
@H518742
@H518742 4 жыл бұрын
Avisa o teu primo que não existe premio nobel de economia, existe sim um prêmio do banco sueco em homenagem ao Alfred Nobel que é dado aos economistas.
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 4 жыл бұрын
@@RBNdevilshark Sim, não existe prêmio Nobel de economia. Existe o Nobel Memorial Prize, que é um "premio Nobel" fake criado pelo banco central da Suécia. É uma piada mesmo
@mauriciozara
@mauriciozara 4 жыл бұрын
33:18 Gustavo, obg. por responder. Só esclarecendo: quando citei que a relação custo x preço de venda estaria em mais de 100%, tomei como base estimativas de custos que existem na internet (e.g. sites como investopedia, highsnobiety, etc) que mostram que o custo das peças de um Iphone 11 Pro Max, por exemplo, gira em torno 490 dólares enquanto seu preço de venda estaria em torno de 1099 dólares (diferença de 124%). Se descontarmos o custo da mão-de-obra chinesa ($3,15 por hora ou 75 dólares para produzir um Iphone), essa diferença ainda estaria grande, cerca de 94% de ganho, longe dos 37% de lucro bruto (produção) atribuídos à Apple pelo site finanzen. É claro que este valor da internet não contempla outros custos de produção, como: trabalho abstrato de design, trabalho abstrato de desenvolvimento de software, etc. Provavelmente são estes custos de trabalho abstrato que fazem com que o percentual de lucro da empresa caia. Os custos operacionais (como você bem apontou NÃO compõe o valor dos produtos), dos quais as ações de marketing fazem parte, no caso da Apple giram em torno de 13%, 34 bilhões de dólares, fazem com que o lucro operacional da empresa caia para os atuais 24,32%. Abç.
@aefmarcenaria
@aefmarcenaria 4 жыл бұрын
O jeito em que Gustavo explica assuntos tão complexos é tão singular e tão simples, que dificilmente resta dúvidas. Maratonando pela segunda vez, todos os vídeos do canal.
@neivacrespim9434
@neivacrespim9434 3 жыл бұрын
"Dificilmente resta dúvidas" kzbin.info/www/bejne/r6vWhGh6dp6cr5I Assista essa resposta, tem 9 minutos, ele usa bonecos para refutar ele, nesse vídeo resta um total de 0 dúvidas, só se vc tiver uns neurônios a menos.
@emersonvero9800
@emersonvero9800 4 жыл бұрын
gustavo eh do Prog Rock eu sempre soube. da o play no close to the edge ali parceiro.
@marcos4369
@marcos4369 4 жыл бұрын
Sempre quando alguém fala sobre valor subjetivo, eu lembro da propaganda das Casas Bahia: "Quer pagar quanto?", que até processo rolou.
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Hahahahahahaha
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 4 жыл бұрын
melhor comentário kkkkkkk
@Ravi-kd2vi
@Ravi-kd2vi 4 жыл бұрын
São os extremismos! Assim como dizer que valor não é subjetivo.
@mateusarndt7950
@mateusarndt7950 Жыл бұрын
hheheheha.
@1gameplay788
@1gameplay788 10 ай бұрын
​@rodrigogier261é sim.
@jocianefranca1181
@jocianefranca1181 4 жыл бұрын
Melhor canal do KZbin. Gustavo, machado dos ancaps. Continue com os vídeos, meu namorado adora
@antoniocgb
@antoniocgb 4 жыл бұрын
Gustavo, vc está corretíssimo de não "debater" com pessoas que não estão ao seu nível... continue respondendo apenas aos questionamentos relevantes... vc está fazendo um excelente trabalho.
@oanonimogreg6487
@oanonimogreg6487 4 жыл бұрын
As desculpas desconexas que os Ancaps e austrolibertários inventam para justificar suas ideias loucas sobre livre mercado, que nem mesmo liberais Mainstream concordam são de me fazer rir . É até estranho saber que eu um dia já concordei com esse tipo de pensamento. Ainda bem que você postou esse vídeo 5 horas antes do início do Yom Kippur, porque se não eu não teria conseguido assitir e todo mundo iria sentir a minha falta aqui nos comentários.
@gabrielyansen6281
@gabrielyansen6281 4 жыл бұрын
Eu te amo, mas deixe de ser trotskista, pf
@oanonimogreg6487
@oanonimogreg6487 4 жыл бұрын
@@gabrielyansen6281 para quê ? Para idolatrar um ditador que eliminou boa parte do alto escalão Bolchevique por causa de ego ferido ? Por favor, não !
@gabrielyansen6281
@gabrielyansen6281 4 жыл бұрын
@@oanonimogreg6487 O "alto escalão eliminado" foi o mesmo que escolheu Stálin
@powerzoldyck5670
@powerzoldyck5670 4 жыл бұрын
@@gabrielyansen6281 Genocida não tem vez. O cara matou milhões de pessoas, inclusive socialistas que discordavam de algumas ideologias de seu governo. Stalin foi um maluco extremista do mesmo nível de Hitler.
@multslash
@multslash 4 жыл бұрын
@@oanonimogreg6487 "por causa de ego ferido" kkkkkkkkk
@leandromtm
@leandromtm 4 жыл бұрын
Quem não entendeu Marx vai sempre ficar sempre confundindo "valor" e "preço". O preço se dá no mercado, e pode sofrer variações por ação de muitos fatores tais como como oferta e demanda, mas a convergência do preço na totalidade do processo é determinada pelo "valor" que é determinado objetivamente não no mercado, mas sim no processo global de produção daquela mercadoria.
@neivacrespim9434
@neivacrespim9434 3 жыл бұрын
Não confunde, a teoria do valor subjetivo diz que o valor influencia o preço. É não que é a mesma coisa. Vc só faz um troca se vc e a outra pessoa acha que vale a pena, portanto, se vc fizer uma troca vcs dois saem ganhando, por isso não é verdade que "se tem um Rico é porque tem um pobre", essa frase só é aplicável quando há estado, pois no livre mercado, o pobre é uma pessoa que não sabe fazer trocas boas. O estado limita o tipo de troca que certas pessoas podem fazer, por isso beneficia algumas pessoas e prejudica outras, exemplo, vc é bom em plantar milho, e eu sou bom em plantar arroz, o estado pode simplesmente criar uma milhobrás, ou impedir vc de fazer milho de alguma forma, daí vc não pode usar essa sua habilidade de plantar milho e fica pobre, mas ao mesmo tempo que o estado faz isso, ele pode me deixar livre para plantar meu arroz e eu fico rico. Daí vem o marxista " UAI, COMO PODE ESSE PLANTADOR DE ARROZ TER MAIS QUE AQUELE CARA??? O ESTADO DEVE RESOLVER ISSO FAZENDO UM ARROZBRÁS"
@leandromtm
@leandromtm 3 жыл бұрын
@@neivacrespim9434 sério? O valor influência o preço? Essa é a grande descoberta da teoria do valor subjetivo que merece estar no topo da sua resposta? Antes de toda a divagacao posterior com afirmações vagas que nada têm que ver com o tópico em questão? "O valor influência o preço..., eureca". Além do que para o argumento de que existe a possibilidade de livre mercado, e que mesmo nesta hipótese, o pobre é pobre por que não sabe fazer troca não dá nem para elaborar uma resposta cordial. Vou parar por aqui.
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
@@neivacrespim9434 Cara, qual foi a droga que te daram ? Você perdoe-me, mas um pensamento desse não é possível de ser levado a sério.
@aff2001
@aff2001 11 ай бұрын
Diz isso para a bolsa da Gucci que custa 50mil.
@1gameplay788
@1gameplay788 10 ай бұрын
​@@Prof.Biocássiocorrigindo: me acho o ápice da inteligência humana e na minha totalidade da minha sabedoria não devo responder esse ser afinal eu não sei a resposta 👌
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 4 жыл бұрын
A grande questão que os neoclássicos não conseguem responder é essa: o que determina a taxa de lucro média da classe capitalista como um todo. Porque que é 20% e não 5%, ou 1000%? Foi um acaso?
@ronaldogollo8462
@ronaldogollo8462 4 жыл бұрын
Na real, essa pergunta foi genial pela simplicidade.
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 4 жыл бұрын
@@ronaldogollo8462 Obrigado! Essa questão está no cerne da teoria do valor. Se não me engano o Marx escreve um pouco sobre isso no livrinho dele "Salário, Preço e Lucro". Mas enfim, quando você entende realmente essa questão da igualação da taxa de lucro (coisa até bem antiga, que o Smith e Ricardo já haviam notado, mas não sabiam explicar), você vê que a teoria do valor subjetivo não faz o menor sentido, pois se essa taxa de lucro não fosse objetivamente determinada (i.e. na esfera de produção) seria possível "escolher" taxas de lucro médias diferentes simplesmente mudando as avaliações subjetivas dos indivíduos no mercado. Mas isso não tem como, a conta não bate: se alguém vende mais caro alguma coisa, outra pessoa vai ou deixar de vender, ou vender mais barato, pois aquele primeiro vendedor terá tomado uma parcela maior do mercado, e sobrará menos pra gastar com o segundo. Isto é, não tem como simplesmente todos os preços crescerem igualmente de forma a subir a taxa de lucro média apenas pela mudança de avaliação (imagina que por exemplo todo mundo passe a valorizar mais TUDO que existe), sem mudar a exploração na esfera de produção.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 4 жыл бұрын
Perfeito. Claro que a determinação da taxa de lucro possui outros elementos que não o mero fato das mercadorias serem (socialmente no capitalismo) valores. Mas se os valores fossem subjetivos, simplesmente não existiria taxa média de lucro. Ao menos não como alto atuante no mercado.
@luimollossi661
@luimollossi661 4 жыл бұрын
Genial, camarada!
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
O que determina é evidentemente o preço do produto no mercado, juntamente com seu concorrente. Se o custo de fabricação é 10 e o mercado vende em média por 15, temos um lucro de 50%. No caso, se eu aumentar para 20 irei perder clientes para meu concorrente, assim sou obrigado a vender na média do mercado. Ao contrário, posso tentar abaixar o preço para conseguir mais clientes, mas supondo que eu abaixe para 14 e não tenha nenhum efeito prático. Então temos o ponto aqui: abaixo não é rentável, acima também não. Assim o padrão do mercado é similar, devido claro a elasticidade de demanda.
@Lukpard1
@Lukpard1 4 жыл бұрын
Um dia eu estava andando pela rua olhando para o chão e achei uma nota de 100 reais, logo como não trabalhei para obtê-la, ela não vale nda certo ? hahahah Refutei Marx sou um Jênio !
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Ótimo exemplo, cara!
@kauatorres9893
@kauatorres9893 4 жыл бұрын
Como eu acho que é ironia nem vou responder kkkkkk
@Lukpard1
@Lukpard1 3 жыл бұрын
@@Prof.Biocássio Burro, não sabe oq é ironia, nem do q está sendo tratado, o assunto é valor não posse, anta.
@1gameplay788
@1gameplay788 10 ай бұрын
​@@kauatorres9893nem tem o que responder.
@alancosta4760
@alancosta4760 Жыл бұрын
Imagina se o "valor subjetivo" definisse o preço médio... Bom, não teria preço médio, não teria nada 😂
@rodinellifagundes702
@rodinellifagundes702 4 жыл бұрын
Excelente vídeo, precisa saber melhor a diferença entre preço e valor, estou com dúvidas, ou no canal já tem um video que já fala do tema agradeço!!!
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Realmente, a maioria das confusões partem dessa dúvida. O conceito de valor não é fácil de entender, tem que quebrar a cabeça mesmo, cara... Até hoje confesso que não absorvi direito. Mas tem os videos do canal na playlist do curso do capital. Lá tem vídeos falando sobre valor e vídeos falando sobre preço. Agora um só, diferenciando os dois, não tem. Seria um ótimo tema!
@rodinellifagundes702
@rodinellifagundes702 4 жыл бұрын
A idéia é fazer os dois juntos e diferenciando, as informações que eu adquiri é sensacional, só arranjo confusões, porque eles ficam admirados de nunca ter ouvidos essas coisas ficam nervosos liberais. Valeu 👍
@wallacyorientacaoaustriaca5620
@wallacyorientacaoaustriaca5620 4 жыл бұрын
U
@Marabiza
@Marabiza 4 жыл бұрын
Xará mano faz um vídeo off topic sobre rock progressivo, to vendo o Close to the Edge nos relacionados aí!!
@bernardoguerra833
@bernardoguerra833 4 жыл бұрын
Essa é fácil: "The Piper at the Gates of Dawn"
@bernardoguerra833
@bernardoguerra833 4 жыл бұрын
@@paulotheodoro7175 dado lugar foi ótima. Ele pirou e a galera o substituiu. David Gilmour, como compositor, é um ótimo guitarrista! 😉
@bernardoguerra833
@bernardoguerra833 4 жыл бұрын
@@paulotheodoro7175 sim, sim. Listas são uma grande bobagem, na verdade. Eu curto o Syd Barret porque ele fazia música fora da caixinha. E não estou falando das letras não. Melodias, ritmos e harmonias completamente anti intuitivas. Depois dele sair, a banda fica mais prog. Eu, pessoalmente, curto mais psicodelia. Tenho um limite mensal pra escutar progressivo. Já psicodelia, não.
@bernardoguerra833
@bernardoguerra833 4 жыл бұрын
@@paulotheodoro7175 daí podemos perceber que, diferentemente da teoria do valor, preferências musicais são subjetivas 😎
@ronaldocasabranca
@ronaldocasabranca 4 жыл бұрын
Eu gostaria que você explicasse os lucros do mercado financeiro, os juros bancários. Como se forma valor e preço nestes setores.
@samuelmartins886
@samuelmartins886 4 жыл бұрын
Acho que isso é um tema do livro 3 d'O Capital, então não sei se ele vai entrar nesses temas tão cedo
@MacacoArrogante
@MacacoArrogante 4 жыл бұрын
Marx é genial, não por ser MAIS UM teórico da economia, mas justamente por se voltar contra isso. A crítica marxiana é eminentemente filosófica, não econômica. É uma crítica a própria possibilidade de uma apropriação científica da economia capitalista - e isso antes mesmo de existir uma “““ciência””” econômica enquanto tal (na época o que havia era a chamada “Economia Política”).
@cruyff-i1c
@cruyff-i1c 4 жыл бұрын
@Macaco Arrogante A crítica impiedosa de tudo que existe.
@jeandelcastillo8786
@jeandelcastillo8786 4 жыл бұрын
Fato.....é filosófica e não econômica....logo não tem prática implícita para abster aa necessidades da população
@cruyff-i1c
@cruyff-i1c 4 жыл бұрын
@jean del castillo a crítica é justamente sobre a economia não ser capaz de fazer isso, GÊNIO
@jeandelcastillo8786
@jeandelcastillo8786 4 жыл бұрын
@@cruyff-i1c uau e ela não tem feito bom trabalho né, a porra de moeda que você usa, foi marx que estabilizou? A economia é uma ciência social que estuda a relação de trocas entre o ser humano por isso esta sempre em desenvolvimento, pois o ser humano é caótico, por natureza, e a economia tem feito um bom trabalho nos últimos anos ao lado das outras ciências procurando perceber o ser humano........agora me chamar de Génio quando teu Deus Marx não sabe nem que porra é escassez é muita ironia
@jeandelcastillo8786
@jeandelcastillo8786 4 жыл бұрын
@@cruyff-i1c agora você falar que pessoas têm usado mal as teorias econômicas aí sim......pois alguns são idiotas políticos negacionistas
@regismarat9303
@regismarat9303 4 жыл бұрын
Sugiro ao Gustavo que faça vídeo sobre o marxismo de José Chasin.
@mrshirleydocinho
@mrshirleydocinho 4 жыл бұрын
Estou aguardando por esse vídeo tbm
@edu5250
@edu5250 4 жыл бұрын
Só sei que nunca pediram minha opinião pra decidir preço nenhum :D
@josesausen6375
@josesausen6375 4 жыл бұрын
Hshsushaushaushaauahaua
@estandoanonimo5779
@estandoanonimo5779 4 жыл бұрын
¹ O "Rayban Predator 2" triplicou a demanda e subiu de 1.6 milhão para 6 milhões de dólares em vendas pq foi usado no filme MIB. É razoável compreender a desproporcionalidade tanto do aumento da demanda por causa de marketing q não é custo de produção mas é incorporado nela. Qnto do mínimo esforço pra encaixar a cena do óculos nas filmagens q não representa um milésimo dos custos de filmagem. E exemplos como esse existem aos milhares no mundo da publicidade. E publicidade não é um evento ocasional na divulgação de um produto ou marca, ela é tão constante na vida da empresa qnto qq outro setor. E sim, seus resultados são desproporcionais tanto ao próprio esforço qnto em comparação ao restante do trabalho desprendido na produção do q vem a compor/representar a marca (me desculpem os publicitários ;) ² Se vc tomou como regra comparar a taxa de lucro anual de empresas considerando o seguimento que elas atuam simplesmente para demostrar similaridade das "de luxo" com as "populares". Bom....fornecedores e Insumos são completamente diferentes. Processo produtivo é completamente diferente. Gestão e custos de posicionamento no mercado é completamente diferente. Público alvo não é o mesmo e portanto marketing tbm é completamente diferente e por aí vai. Sendo assim, essa comparação é arbitrária pq em nada elas são iguais. Aliás, isso inclusive levanta uma questão cuja resposta pode ser um fator SUBJETIVO em escala monumental q seria o alvo em lucros de uma empresa ser arbitrário, dado pelos desejos inconscientes de seus acionistas em se satisfazer com os números em comparação a quem eles consideram concorrentes, (só na cabeça deles) ³ Mesmo q consideremos q uma pepita de 2 kilos atravessou a história tendo seu custo médio de extração variando pouco (o q não é vdd, haja vista q na época q o ouro era encontrado em meio a seixos nos leitos dos rios ele tinha um valor descabido aos custos de extração) podemos retirar da sua fala 18:22 q o q importa não é o custo ocasional mas sim o custo médio, considerando que não é o trabalho individualmente realizado para produzir aquele produto, mas o trabalho socialmente médio para produzir aquele produto no mercado. Daí podemos usar o mesmo raciocínio para dizer q não importa a subjetividade do indivíduo para determinar o preço do produto. Mas sim, o resultado no mercado da média dessas decisões de compra ou não. Isso sim é a demanda. Óbvio q não tem como debater a relação oferta/demanda no universo individual. Parece-me q existe uma confusão implícita com relação a formação de preço por barganha (individual) e preço por demanda. Uma coisa é simplista e a outra e macro. Por fim. Me chamo Allan, infelizmente não tenho formação acadêmica nenhuma, então desculpem a falta de uso de termos mais técnicos, não tenho pretensão de ofender ninguém e ficarei feliz em ter minha contribuição no debate , rebatida sarcasticamente e saudavelmente assim como o Gustavo sempre faz. Vlw
@Ravi-kd2vi
@Ravi-kd2vi 4 жыл бұрын
Quer dizer que a empresa pode sair por aí produzindo tudo, colocando o preço que quiser, que vende?
@rodrigoappendino
@rodrigoappendino 4 жыл бұрын
Talvez porque demanda não é a opinião de uma pessoa só. E tem lugares onde você consegue negociar o preço.
@estandoanonimo5779
@estandoanonimo5779 4 жыл бұрын
@@rodrigoappendino não entendi sua colocação.
@genilsonsantos97
@genilsonsantos97 10 ай бұрын
Chega a ser engraçado, um cara que sabe microeconomia, assistir seus vídeos, continua você faz os economista rir bastante kkk
@luis2949
@luis2949 4 жыл бұрын
Valores subjetivos existem, eles não determinam os preços, alguns deles podem determinar se um produto irá ou não ser comprado por um individuo, mas aí vem mais uma lacuna para compreensão da diferença entre um estudo da sociedade e um estudo dos indivíduos: o entendimento do individualismo teórico, que normalmente tá pressuposto nesses "liberais". classificando a sociedade como sendo a mera soma dos indivíduos, e toda realidade social como sendo apenas e somente parte dos indivíduos, o resultado disso é a negação de partida de qualquer elemento (seja objetivo, seja subjetivo) da sociedade. Até o dialogo fica inviável dessa forma, pois é fácil entender o que estão dizendo, e até o pq estão dizendo o que dizem, o difícil é fazer eles confrontarem a realidade do complexo que é a sociedade, o entendimento de que os indivíduos nascem com estruturas já determinadas, que mesmo que necessitando dos indivíduos, não é capaz de se reduzir a eles. Daí para avançar dentro do debate sobre a relação dos mercados com os indivíduos é outro passo, pois enquanto vc tenta apresentar o entendimento do estado das artes do que sabemos o que a sociedade é, eles fazem coro com suas rezas em voz alta, bem no "espirito protestante", com aleluias mais fortes a cada tentação do inimigo... Então, se valorizo a simplicidade, e isso possa implicar que daí eu vou ou não comprar uma certa mercadoria, passa longe de explicar pq aquela mercadoria tem aquele preço: como marxista fica evidente que não foi por minha causa que aquela mercadoria tem aquele preço, e que existem determinadas estruturas (como um conjunto de empresas) que produziram aquela mercadoria e fizeram com que elas chegassem até o acesso que posso escolher ou não ter, e se o preço corresponde a algum valor - e corresponde - ele foi valorado em determinado momento pelas estruturas determinadas, e acho que para um liberal estou cometendo vários pecados, e nesse momento deve haver algum rezando para mão invisível tocar meu coração.
@carlosa9318
@carlosa9318 4 жыл бұрын
A preferência das pessoas determina o valor na medida em que este último é o resultado da quantidade de energia psíquica média socialmente necessária para se fazer a escolha do produto. Essa é a teoria subjetiva-objetiva do valor ou teoria unificada do valor.
@precisamosfalarsobre5477
@precisamosfalarsobre5477 5 ай бұрын
Eu acho incrível os vídeos sugeridos quando o Gustavo faz react kkkkkk tem de tudo um pouco, já apareceu Regis Tadeu em uns 2 vídeos, agora entrevista de luta livre
@luiz1616
@luiz1616 4 жыл бұрын
Gustavo, gosto demais de seu canal.
@danilobucker
@danilobucker 4 жыл бұрын
Me parece que há uma confusao entre o que é valor, preço e custo.
@Lukpard1
@Lukpard1 4 жыл бұрын
Não em Marx.
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Na exposição?
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Ou nos comentários?
@valente1004
@valente1004 4 жыл бұрын
Pra começar, seguindo a linha deles, não deveriam chamar de "valor subjetivo", determinado por um sujeito... mas um "valor social". E a outra, a renda é ignorada por eles nas preferências. Não observam que a escolha efetiva é baseada na renda de cada um.
@radagastthebrown8591
@radagastthebrown8591 4 жыл бұрын
Seguindo este argumento o preço determina a exclusão das classes sociais de rendas inferiores, as quais não podem adquirir esse bem,no entanto quando se lança determinado produto o objetivo e atingir o maior público possível para se obter o máximo lucro, não faz sentido para o empresário estimular a compra de apenas uma classe social. Se assim o fosse não existiriam linhas de crédito das mais variadas possíveis com prestações de até 90 vezes...
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
"a renda é ignorada por eles nas preferências" faltou nas aulas de restrição orçamentária? Você não escolhe somente entre ter um carro, escolhe entre um carro ou o dinheiro. E dentro desse dinheiro que você possui está a sua lista de opções. Dizer que a renda não é levado em conta só tem duas saídas: está sendo desonesto ou desconhece o assunto.
@gabrielfranca3813
@gabrielfranca3813 4 жыл бұрын
Todo o seu vídeo poderia ser resumido em uma pergunta: como preferências subjetivas, que são incomensuráveis, podem gerar preços mensuráveis quantitativamente? Preferências subjetivas são, de fato, incomensuráveis cardinalmente, no entanto podem ser expressas de maneira ordinal, e esse é o ponto chave da questão. O requisito necessário para o acontecimento de uma troca é a valoração subjetiva inversa das partes, ou seja, o bem ou conjunto de bens recebidos devem estar acima dos bens dados na escala de preferências. Isso significa que, na medida em que maiores quantidades de bens (moedas, por exemplo) são exigidos em uma troca, chega um ponto em que os bens dados, por ser exigido um montante maior, passam a ter lugar mais elevado na escala valorativa do que os bens que seriam recebidos. Esses pontos de ambas as partes são chamados de elasticidade de oferta e de demanda, sendo assim, o preço (fato histórico mensurável quantitativamente, porém derivado das preferências individuais, como demonstrado acima) tem, necessariamente, que estar em algum lugar entre esses dois pontos, caso isso não se verifique, não há troca e, portanto, não há preço.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
Para acontecer uma troca é necessário valor subjetivo. Cada produto vai ser mais necessário que outros e uma flutuação no preço vai impactar mais ou menos na quantidade de produtos demandada. Que isso tem a ver com a questão inicial? Você parte do pressuposto de que "O requisito necessário para o acontecimento de uma troca é a valoração subjetiva inversa das partes". Mas não demonstra como isso se dá. Apenas assume que é assim e ponto. E a partir disso, discorre de algumas conclusões empíricas observáveis na realidade, como a elasticidade da demanda. Nem mesmo a pergunta inicial que vc levantou no começo do comentário foi respondida.
@gabrielfranca3813
@gabrielfranca3813 4 жыл бұрын
@@marcelgiglio a valoracão inversa é um requisito necessário da troca, pois a troca se dá exatamente por você atribuir uma utilidade maior àquilo que você está recebendo do que o que está dando, de forma que aquilo que você recebe é considerado por você como mais adequado para atingir os fins que você pretende atingir. Se você atribuir ao bem que você tem em mãos maior capacidade de alcançar os fins pretendidos do que o recurso que você poderia obter por meio da troca, então a troca não se realizaria. Isso deveria ser óbvio enquanto requisito universal de qualquer troca.
@user-by5hn5nc5b
@user-by5hn5nc5b 4 жыл бұрын
@@gabrielfranca3813 👏👏👏👏
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
@@gabrielfranca3813 Ok, um potencial consumidor subjetivamente decide se quer comprar naquele preço. Mas quem define o preço? Porque o preço orbita em torno de um determinado valor? E porque a taxa de lucro é parecida entre empresas de um mesmo ramo, ainda que com preços muito diferentes?
@gabrielfranca3813
@gabrielfranca3813 4 жыл бұрын
@@marcelgiglio como eu ja falei o preço vai orbitar entre a elasticidade de oferta e de demanda, e é definido tanto pelo demandante quanto pelo ofertante. Sobre a questão que você falou do lucro, me parece algo contingente, mas eu não sei te responder se isso ocorre ou não.
@leonardofariasflorentino7657
@leonardofariasflorentino7657 4 жыл бұрын
parabéns pelo vídeo, gustavo! excelente como sempre!
@tuliofaria3418
@tuliofaria3418 4 жыл бұрын
Alguém, por favor, me responda essas dúvidas. Como a teoria do valor-trabalho explica o valor de um lote de terra? Como ela explica o valor de grandes obras de arte que foram produzidas com uma pequena quantidade de trabalho, mas que alcançam preços extremamente altos?
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 4 жыл бұрын
A lei do valor vale apenas no capitalismo, especificamente nos mercados. Um lote de terras não participa de um mercado uma vez que só existe ele com as suas características - qualquer outro lote obrigatoriamente ocupa outro espaço de terra, portanto não compete em um mercado. O mesmo vale para obras de arte. um quadro pode ser vendido por valores altos simplesmente porque não compete num mercado, nenhuma obra concorre com ela (se houver uma obra em franca concorrência, obviamente, o preço tende para seu valor) Esta é a maneira como eu vejo, mas marxistas em geral defendem uma teoria da renda da terra que enxerga a terra como mercadoria específica no capitalismo assim como a força de trabalho e o dinheiro
@Fernando-xo5dv
@Fernando-xo5dv 2 жыл бұрын
@@jorgemachado5317 a lei do valor explica o lote de terra sim. N esqueça que a lei do valor tb é a transformacão do v de uso em Mercadorias no capitalismo. Então se o lote vira mercadoria logo ele está dentro da lei do valor.
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 2 жыл бұрын
​@@Fernando-xo5dv Nesta época meu entendimento da teoria do valor era mais voltado para os liberais clássicos. Por isto defendi que as terras não concorrem entre si. Ainda hoje não avancei na compreensão da renda da terra, mas pelo que entendi esta parte da terra realmente não se explica da maneira convencional pq a renda da terra entra como fator de produção, uma mercadoria diferente das demais mercadorias EDIT: Claro, como toda mercadoria os lotes de terra têm valor de uso e valor. Mas não sei exatamente como o valor de uso da terra funciona. Acredito que o valor de uso seja permitir a produção de trabalho na própria terra. Sendo assim, os lotes entrariam como renda pois transferem o valor do trabalho socialmente médio na forma de renda
@rafaelsouza8616
@rafaelsouza8616 Жыл бұрын
A terra pode ter um preço mesmo sem ter trabalho aplicado nela, uma terra virgem pode ter um preço por conta do preço ser algo ideal/imaginário. Leia a seguinte passagem de Marx falando sobre a forma-preço; Ela também "pode abrigar uma contradição qualitativa, de modo que o preço deixe absolutamente de ser expressão de valor, embora o dinheiro não seja mais do que a forma de valor das mercadorias. Assim, coisas que em si mesmas não são mercadorias, como a consciência, a honra etc. podem ser compradas de seus possuidores com dinheiro e, mediante seu preço assumir a forma-mercadoria, de modo que uma coisa pode formalmente ter um preço mesmo sem ter valor. A expressão do preço torna-se aqui imaginária tal como certas grandezas da matemática. Por outro lado, também a forma-preço imaginária, como o preço do solo não cultivado, que não tem valor porque nele nenhum trabalho humano está objetivado, pode abrigar uma relação efetiva de valor ou uma relação derivada desta última." - MARX, 2017, p. 177. Referências: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
@brunobacote1
@brunobacote1 4 жыл бұрын
Só pelo fato de o custo ser um fator objetivo que se impõe sobre alguma atribuição de valor, já se pode concluir que o este não é subjetivo, apesar de poder haver alguma subjetividade.
@NobleMarcos
@NobleMarcos 4 жыл бұрын
Estou mais perto de explicar exatamente o que não me convence mas ainda falta muito.
@lucas.lima.brandao
@lucas.lima.brandao 4 жыл бұрын
Muito bom ver o gustavo respondendo esses comentários completamente arrogantes dos liberais, que acham q tao ensinando alguma coisa de útil kkkkkkkk
@CiclistaComunista
@CiclistaComunista 4 жыл бұрын
Os Ancaps são engraçados porque eles falam frases que as vezes estão certas e por isso eles não sabem explicar nada.
@wallacyorientacaoaustriaca5620
@wallacyorientacaoaustriaca5620 4 жыл бұрын
refute valor subjetivo
@TjmDr
@TjmDr Жыл бұрын
43:00 Quem fez a pergunta não esclareceu, ele quis dizer sobre grifes que vendem roupas rasgadas como moda, e custam caríssimo, coisas que viram até piada, roupas extremamente caras, mas com uma estética de roupa velhas, rasgada
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 4 жыл бұрын
Comentário do engajamento
@thima1984
@thima1984 4 жыл бұрын
Puxa saco.
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 4 жыл бұрын
@@thima1984 e você está aqui participando do algoritmo 😘
@thima1984
@thima1984 4 жыл бұрын
@@hugomarinfumagali8804 Valeu puxa saco do Gustavo.😂😂😂
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 4 жыл бұрын
@@thima1984 😘
@thima1984
@thima1984 4 жыл бұрын
@@hugomarinfumagali8804 Vai lá dá uma lambida no saco do cara.kkk
@danilobucker
@danilobucker 4 жыл бұрын
Em 15:30 Gustavo diz que se aumentar a demanda pelo celular de 200 ele não vai aumentar de preço mas sim aumentará a quantidade ofertada. Seria por que as fabricas operariam em produçao sub-maxima?
@mrbr4587
@mrbr4587 4 жыл бұрын
Sim. Fábricas quase sempre operam abaixo de sua quantidade produtiva máxima.
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 4 жыл бұрын
Não é bem isso. O preço aumenta, mas é momentâneo: o aumento do preço atrai outros competidores para produzir esse tipo de celular, pois eles buscam a taxa de lucro acima da média. Isso faz com que consequentemente os preços voltem a baixar para próximo dos 200 reais, porém agora a quantidade produzida é maior.
@antioedipus72
@antioedipus72 3 жыл бұрын
talvez seja uma pergunta ruim mas: se eu vou numa casa de cambio e compro um dolar, o dinheiro que eu acabei de empregar na compra desse dolar agora expressa o valor do mesmo? ou expressaria o valor da ultima mercadoria que teve seu valor expresso no dolar que eu comprei?
@orfeumaranhaomoreirabarros9113
@orfeumaranhaomoreirabarros9113 4 жыл бұрын
Eu acho que algumas pessoas que colocam comentários em seus vídeos não os assistem.
@TMatheusMuniz
@TMatheusMuniz 4 жыл бұрын
Sua arrogância é muito bonitinha.
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Falta o "respondendo comentários" do vídeo de Kronstadt já que muita gente te acusou de fazer uma leitura rasa e mentir em vários pontos. Esperamos um posicionamento seu sobre uma alegação tão séria que vai de encontro ao padrão de honestidade e profundidade com que estamos acostumados a ver os temas sendo abordados aqui, que é com certeza a maior qualidade do canal. Se tiver errado, não esperamos menos de você do que uma humilde retratação. Vou continuar insistindo nisso até sair uma resposta.
@gutocardoso1977
@gutocardoso1977 4 жыл бұрын
Seria interessante uma elaboração mais aprofundada sobre o assunto. O Gustavo não é de fugir do combate. Tomara que aconteça.
@Lukpard1
@Lukpard1 4 жыл бұрын
Ele não vai responder aos comentários do vídeo sobre Kronstadt.
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
@@Lukpard1 Por quê?
@gustavokarsten5227
@gustavokarsten5227 4 жыл бұрын
Ficou feio pra ele aquele vídeo mesmo. Não boto muita fé que ele vá responder mas não custa insistir.
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Não tem problema nenhum errar. Nem mesmo errar feio, quem nunca, né? Só espero que caso tenha errado mesmo, que se retrate logo. Se não o fizer será uma baita duma hipocrisia, afinal ele não espera que todos que estamos aqui aprendendo com o conteúdo dele sejamos honestos e reconheçamos nossos erros para que isso seja possível? Como que uma sociedade progride se as pessoas se apegarem aos seus erros quando eles são apontados? Ou ele acha que o professor tá além desse processo e que as interpretações dos filósofos sobre o mundo são mais importantes do que suas ações para mudá-lo? Que perceba que não é só uma mera questão moral que condena a percepção de qualquer pessoa sobre os próximos conteúdos que ele abordar aqui: é um péssimo cartão de visita para aqueles que entrarem em contato com o canal pela primeira vez por aquele vídeo e verem todo mundo chamando o cara de mentiroso nos comentários, quantos não vão desistir de acompanhar o canal ali achando que só vão perder tempo assistindo a um conteúdo que não vai esclarecer mas confundir? E o público anarquista que geralmente é mais aberto ao diálogo com comunistas mas que muitos nunca mais vão passar perto daqui; não seria melhor manter essa linha de conversa aberta? Agora se no diabo do vídeo tiver um card de uma retratação, seria bem melhor, manteria a coerência entre o que a pessoa fala e como age, demonstraria a grandeza do cabra e manteria o público do canal.
@henriqueabreu4436
@henriqueabreu4436 3 жыл бұрын
Gente, questões como a do CD/DVD possuem outra variável... Depois de atingir um certo lucro, vira reserva técnica para empreitadas futuras... Muitas não tão vantajosas como a anterior. A empresa faz uma "gestão de portfólio" até atingir uma determinada média de lucro.
@joaomendes5248
@joaomendes5248 3 жыл бұрын
Como monta essa planilha?????
@JoaoHenrique02
@JoaoHenrique02 17 күн бұрын
Gustavo, comparando tecnicamente o celular top de linha da Apple com o da Samsung, costuma-se ver que em muitos quesitos a Samsung tem melhor desempenho, seja desempenho bruto, qualidade de câmera e funcionalidades de software. Ainda assim, um celular da Apple sempre custa bem mais. Isso seria consequência de demanda? Ou pode ser que eles tenham um preço acima do trabalho social médio, depreciando relativamente outros produtos?
@daniloluiz1048
@daniloluiz1048 4 жыл бұрын
Gustavo é uma das pessoas que eu convidaria pra um churrasco
@wallacyorientacaoaustriaca5620
@wallacyorientacaoaustriaca5620 4 жыл бұрын
Marxista passa fome
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 4 жыл бұрын
Razão e Revolução do Marcuse é bom?
@relvasanalytics7852
@relvasanalytics7852 4 жыл бұрын
Gostava de fazer um comentário sobre o comentário da pepita de ouro de 2kg. O comentador falou sobre uma pepita encontrada ao acaso e a resposta foi sobre os custos de extração de ouro e eu gostaria de acrescentar que ouro encontrado ao acaso também tem custos para poder ser transacionado. Ninguém no mundo compra nada em ouro que não tenha um contraste oficial ou um documento laboratorial que confirme a veracidade do produto e a sua pureza. A primeira despesa começa o documento do laboratório, logo que se obtém o documento do laboratório surgem outros dois problemas, primeiro o ouro encontrado na natureza não está em estado absolutamente puro e segundo uma pepita não pode ser contrastada. O ouro vai ter que ser fundido e refundido até que sejam retiradas as impurezas o que quer dizer que vão desaparecer cerca de 400 gramas dos 2kg iniciais, isto partindo do principio que a pureza do ouro dessa pepita seria 800 em 1000. O custo de fundição, afinação e calibração do ouro é elevado e é um valor importante a retirar ao lucro de que quem encontra uma pepita de 2kg pensa ter, assim como vai ser o custo da contrastação das barras de ouro resultantes da fundição, que implica voltarem novamente ao laboratório porque agora a pepita de 2kg já não existe mas sim 14 barras com 100 gramas cada uma, cuja afinação da pureza inutilizou o documento anterior e é mais outro custo acrescido. A seguir é necessário vender o ouro, se optar pelas lojas de compra e venda de ouro ou ourivesarias elas são o fundo da cadeia do negócio do ouro e dificilmente se consegue um preço por grama superior a 60% da cotação oficial. O comprador de ouro que mais paga e que está ao alcance de um comum mortal é um banco e um banco vai-lhe pagar em função do valor médio da cotação do ouro nos último 5 anos, o que poderá chegar a 80% da cotação oficial. Para entender o que é a cotação oficial do ouro é preciso saber que ela não representa diretamente ouro físico mas sim títulos ou ações de valor de ouro, ou seja uma empresa financeira ou um banco têm no seu cofre 500 kg de ouro, emitem títulos ou ações sobre esse ouro e são essas ações que vão ser transacionadas, os compradores apenas vão lidar com papel com o valor do ouro não com o ouro fisicamente, o seu lucro é a flutuação do mercado do ouro. Embora a cotação do ouro do mercado financeiro regule o mercado do ouro físico este mercado é muito mais instável que o forçam a valores diferentes e substancialmente mais baixos. Parece-me que consegui explicar que alguém que achou um pepita de ouro com 2kg na realidade só encontrou cerca de 800 gramas de ouro vendável, os outros 1.2kg foram consumidos pela força de trabalho para o tornar transacionável. Parabéns Gustavo pelo seu trabalho, o seu canal é uma referencia importante sobre o Marxismo. Um abraço de Portugal
@diegorodrigues5330
@diegorodrigues5330 3 жыл бұрын
Ta aí um comentário inusitado. Detalhes sobre uma transação que jamais imaginei como se dava. Pqp, mesmo se achar dois kilos de ouro terei que suar tudo isso? Com tanto trabalho e esforço quando eu transforma lo em dinheiro já nem valerá a pena carregar o peso.
@relvasanalytics7852
@relvasanalytics7852 3 жыл бұрын
@@diegorodrigues5330 ...e esqueci um pormenor no comentário, faltou o valor dos impostos! ...logo que o documento laboratorial confirme que o produto encontrado é ouro tem que obrigatoriamente ser declarado ao fisco. O valor a pagar varia conforme os países, em alguns casos chega a 80% do valor total. Por alguma razão a quase totalidade dos comerciantes de ouro preferem transacionar ouro usado já devidamente contrastado e pronto a vender do que investirem em extração. Respondendo à sua pergunta se achar 2kg de ouro tem que suar isso tudo ...a resposta é sim! ...e mesmo tendo muito trabalho e uma grande despesa é um bom negócio, porque você "encontrou" a pepita e supostamente não teve grandes custos para extrai-la. Você não pode pensar em 2Kg mais sim em 800 gramas e 800 gramas a $35US a grama (preço pago por qualquer banco neste momento) são $28,000US, se tiver que pagar 50% de imposto ainda vai ficar com $14,000US, o que não é nada mau para uma coisa foi "encontrada". Eu não me importava nada de "encontrar" uma pepita dessas de 3 em 3 meses e ter esse trabalho todo.
@H518742
@H518742 4 жыл бұрын
Gustavo, você poderia falar um pouco mais das preferências? Nos livros de História do Pensamento Econômico, como Brue, eles afirmam mesmo que não é possível medir a subjetividade, implícita na teoria do valor utilidade (como eles chamam o valor subjetivo, que nasce lá com o Bentham, eu acho). Mas eles afirmam que é possível ordenar as preferências, e que é isso que o indivíduo faz, quando escolhe comprar uma mercadoria e não outra. Mas de fato, não consigo localizar na literatura nenhuma passagem sobre porque o preço de equilíbrio é um e não outro. Obrigado pelos vídeos primorosos que você faz!
@Trexfreestyle1991
@Trexfreestyle1991 4 жыл бұрын
Faz um video sobre a ontologia do ser social de luckacs
@TheJulioChaul
@TheJulioChaul 4 жыл бұрын
Não questionar bem os pressupostos não é prova de baixa sofisticação?
@brunnogurgel3076
@brunnogurgel3076 4 жыл бұрын
Não. É só uma sofisticação sobre bases erradas. Como uma belíssima casa toda artrsanal, construida num morro que tem deslizamento: a casa não faz o menor sentido de ser construída ali, não há nada que possa ser feito para evitar os deslizamento mas mesmo assim, a cada ano vão lá e reconstroem a casa.
@nildocabral6695
@nildocabral6695 4 жыл бұрын
Por favor, faça um comentário sobre os BRUZUNDANGAS de Lima Barreto.
@Felipekimst
@Felipekimst 4 жыл бұрын
tenho uma duvida. Digamos que tem uma empresa de mineração ou sei lá, qualquer empresa que invista infinitos recursos na esperança de achar ouro e uma pessoa que foi passear no rio e acidentalmente, vamos dizer, que encontrou uma pepita de ouro. Por que o preço da pepita de ouro da pessoa pode sim ser cotada pelo valor do mercado? Embora o tanto de trabalho empregado pra uma coisa ou outra tenha sido totalmente diferente, quem achou a pepita no rio pode querer vender para alguém no mesmo preço que a empresa que gasta rios para achar, não?
@drowzeerutherford6037
@drowzeerutherford6037 4 жыл бұрын
Mas porque achar seria tão fácil quanto se empenhar para achar? Ou ouro não existe no mercado e ele venderá a um preço abaixo ou ele vai se balizar no mercado, mas o próprio vai vender ao mercado que provavelmente vai comprar dele muito abaixo do preço. Não entendi. Isso já existe e se chama garimpar. Não entendi bem a pergunta nem recursos infinitos. Existe algo em estatística que se chama esperança. Não veria uma empresa investindo alto em algo que o risco é altíssimo a um alto custo para um baixo ou médio retorno. Se fosse assim, as empresas investiriam na loteria.
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 4 жыл бұрын
Não entendi. A pepita estava jogada no chão dando sopa?
@Felipekimst
@Felipekimst 4 жыл бұрын
@@jorgemachado5317 no rio.
@Felipekimst
@Felipekimst 4 жыл бұрын
@@drowzeerutherford6037 infinitos recursos foi só um jeito de falar, meu caro. Tipo, o trabalho empregado para realizar essa tarefa é muito custoso, com capital humano, máquinas etc... Mas o outro não teve esforço e o preço pode ser o mesmo na hora de vender.
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 4 жыл бұрын
@@Felipekimst Então, não tenho a menor ideia e como funciona o garimpo, mas tenho a impressão que não basta ficar na beira de um rio peneirando como nos filmes. Mas o fato é que o valor contido na pepita será necessariamente o valor socialmente necessário para a extração. Mesmo que o sortudo venda a pepita a 1 real e tenha lucro, ainda assim todo o esforço da empresa em fazer aquela pepita ir parar na beira do rio ainda se converte em prejuízo. Não é como se a empresa não tivesse perdido a pepita. E sempre vai valer mais a pena para o sortudo simplesmente ir ao mercado e vender a pepita exatamente por um valor próximo à média de mercado (o que será uma expressão objetiva do valor socialmente necessário contido nela)
@YUR1402
@YUR1402 4 жыл бұрын
Gustavo, o que você acha sobre a análise do Bourdieu sobre artigos de luxo? É algo compatível com o pensamento marxista? Agrega na análise de Marx? Obg.
@sandrofluzaoa3408
@sandrofluzaoa3408 4 жыл бұрын
Obrigado Pofessor!
@joaopedroferreirasilva9126
@joaopedroferreirasilva9126 4 жыл бұрын
A sensação que eu tenho é que, o pessoal que fez as críticas ao seu vídeo anterior não assistiu por completo.
@m.robespierre7528
@m.robespierre7528 3 жыл бұрын
Não entendi Gustavo... O valor nao é algo que nós damos a um objeto? O ouro por ex, teria valor numa sociedade onde nao se valoriza ouro ou o mesmo valor que tem hoje se fosse abundante na natureza? Outra coisa, se nao existisse raça humana, o ouro e outros objetos não teriam valor, certo? Desculpe, sou ignorante no assunto, é a primeira vez que vejo ele ser abordado
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
Não. Valor é existe na coisa, mas isso acontece apenas referente ao capitalismo.
@gabms6320
@gabms6320 4 жыл бұрын
Refogado pelo henrildo
@multslash
@multslash 4 жыл бұрын
Refrustado pelo henraldo
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 4 жыл бұрын
Resfriado pelo Aroldo
@gabms6320
@gabms6320 4 жыл бұрын
@@hugomarinfumagali8804 heforildo pelo rengado
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 4 жыл бұрын
@@gabms6320 HAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUA
@Beowulf21985
@Beowulf21985 3 жыл бұрын
Se existe uma OFERTA de um item e uma DEMANDA de 100x, como então calcular o valor que pode ser cobrado por ele? temos 100 pessoas querendo o mesmo item, logo quem pagar mais fica com o item, oferta e demanda, agora levando em consideração que temos 10 itens e uma demanda de 1x agora sim o item teria seu preço definido pelo trabalho necessário para produzi-lo.
@gio.01098
@gio.01098 3 жыл бұрын
Oferta e demanda afeta sim o preço, isso não é negado. A teoria do valor marxista diz respeito a análise do modo de produção capitalista em seu conjunto, diz respeito ao funcionamento geral do modo de produção capitalista, não diz respeito a análise de situações isoladas. O seu próprio exemplo diz respeito a um momento particular, mas quando entra a concorrência, disputa, comparação dos preços no mercado, tendendo para um preço médio, ai seu exemplo não serve mais para dizer o porquê quando se estabelece equilíbrio entre oferta e demanda, e portando oferta e demanda deixa de ter atuação significante no preço, o preço de um carro (no geral) tende a ser maior que de uma bicicleta por exemplo. Em situações e momentos particulares pode acontecer virtualmente de tudo, mas qual o funcionamento na sociedade capitalista em seu conjunto? É isso que a análise marxista procura responder.
@goresss
@goresss 4 жыл бұрын
a page Camarada Bruno tá fazendo uns comentários seus sobre Stáli, gostaria de ver tua resposta
@lexluthorjf
@lexluthorjf 4 жыл бұрын
Show de bola!
@chico23451
@chico23451 4 жыл бұрын
Mas se o valor subjetivo não explica o preço, pq quando a demanda está alta e a oferta baixa, o preço sobe?
@leonardofariasflorentino7657
@leonardofariasflorentino7657 4 жыл бұрын
o preço aumenta pq o capitalista pode cobrar mais caro. isso ñ prova q o valor é subjetivo.
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 4 жыл бұрын
É que o mesmo questionamento pode ser feito de volta: Se o valor médio socialmente necessário e objetivo não explica o preço no qual se expressa, porque a taxa de lucro média dos capitalistas orbita com pouca variação os 20%? Porque um capitalista não lucra 2% e o outro lucra 10000%? Que elemento é comum em todos eles se o valor é subjetivo? Me parece que há elementos de preferência pessoal que cumprem algum papel nesta situação que você cita, mas em geral o mercado tende a equilibrar a oferta e demanda, certo? Ou esta parte do liberalismo estava errada?
@gustavokarsten5227
@gustavokarsten5227 4 жыл бұрын
O preço pode aumentar ou diminuir, mas vai orbitar entorno do seu valor. Se esse valor fosse subjetivo, a coisa toda seria volátil, e não é, justamente por conta do fato de encontrar um lastro em processos objetivos.
@Vinuken07
@Vinuken07 4 жыл бұрын
Eu entendo ser relativamente simples a sua explicação, Gustavo. Os comentários favoráveis à teoria do valor subjetivo foram uma miríade de malabarismos e sofismas, pois para o indivíduo atribuir algum valor a uma mercadoria, ela precisa, antes, ser produzida, oras. Ou seja, primeiro se produz e, para tanto, se gasta, de tal sorte que os sujeitos precisam aceitar o valor já colocado objetivamente em função dos custos de produção. Primeiro vem o valor objetivamente dado na mercadoria; depois, as variações de mercado a depender da oferta e da demanda. Quanto à explicação, se houver alguma imprecisão, corrija-me, mas creio que seja esse o cerne da questão.
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
Errado. Está "excluindo" o valor subjetivo do criador da mercadoria. Primeiro há essa preferência, depois a valorização, e só depois há a ação e a criação de alguma mercadoria. Em segundo lugar, um bem produzido não tem necessariamente valor. Ela precisa ser consumida no mercado, como diz Marx: “o valor de troca é a expressão necessária ou a manifestação do valor” pg 13. E para ser vendido no mercado, evidentemente, a mesma precisa ter uma valorização subjetiva dos indivíduos anteriormente. Ou seja, supondo aqui que exista algum valor objetivo, ele só irá existir de forma posterior ao valor subjetivo. Em terceiro, custo de produção e trabalho socialmente necessário não determinam o preço ou valor da mercadoria.
@Vinuken07
@Vinuken07 4 жыл бұрын
@@mateus3139 Não sei se entendi a parte do valor "subjetivo" do criador da mercadoria e a preferência desse criador por ela? Ou você quis dizer, em vez de valor, o interesse de consumo sobre a mercadoria que se dá subjetivamente, na medida em que seu objetivo é ser consumido por sujeitos?
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
@@Vinuken07 bom, você disse que para alguém atribuir algum valor ela precisa antes ser produzida. Isso não é necessariamente verdade porque temos o mercado futuro, onde bens são valiosos por sua espectativa futura. O próprio mercado de empréstimos funciona assim. Mas voltando ao que eu disse: partindo do fato que valor é importância, os produtores precisam primeiramente dar importância e produzir esse recurso para o mercado. Ou seja, primeiro o valor é subjetivo. Após a produção ela não é uma mercadoria e não tem valor nas definições de Marx, a mesma precisa ser vendida no mercado. Para tal é necessário a importância dos consumidores para enxergar utilidade no produto. No fim, o valor subjetivo é anterior a qualquer valor objetivo.
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
Você está correto. O cara está só tentando atrapalhar o teu entendimento: valor é criado na produção, e valor subjetivo não existe.
@JeanPinheiro-nc2pl
@JeanPinheiro-nc2pl 4 жыл бұрын
Passando mais rápido q o Senna, pra dar aquele like, mais comentário pra impulsionar no algoritmo do yt!
@andree9891
@andree9891 4 жыл бұрын
Gustavo, na pergunta do cd e dvd acho que o rapaz se referia ao fato de que um cd ou dvd não necessita tanto trabalho para ser feito se comparado à própria gravação do filme. Hoje existem empresas que conseguem produzir muitas cópias de dvd e cd com uma certa facilidade, nesse sentido, cada cópia vai custar bastante caro, mesmo que o trabalho para fazer essas cópias não coincida com o preço. Foi o que entendi do comentário do camarada, que ele falava sobre o preço das cópias, mas mesmo assim nâo faz sentido. A produção de dvd e cds originais depende de maquinário pra cópia, pessoas para gerir esse maquinário, custos de distribuição, custas para confecção da capa, custos de projetistas etc etc. Sem contar que na produção do filme, a empresa já visualiza o público alvo, se não há então o filme nem acontece. Assim, o dvd e o cd entram como a forma de se obter o lucro que já era esperado no momento da produção (em que esta já calculava dados bem objetivos, roteirista, atores, cenário, figurino, etc etc).
4 жыл бұрын
14:40 Se ninguém quiser o de dois mil seu preço ira abaixar e talvez continue sendo produzido caso comece à vender. A questão é tão trivial que eu é que não devo ter entendido a questão. Qualquer um pode entrar no mercado com um preço exorbitante e abaixa-lo até encontrar a sua maior margem de lucro, encontrando assim o preço e o valor de vendas que mais lhe beneficiam. Utilizando para isto exatamente o gráfico que você tanto crítica. O preço ser encontrado somente de forma empírica é prova da subjetividade do preço (depende da constatação do valor dado pelo conjunto de sujeitos que consomem tal produto), qualquer preço antes do deste produto no mercado é especulação.
4 жыл бұрын
@@kauatorres9893 Que VT? Se for valor de troca é o valor subjetivo dado pelo mercado (SUJEITOS que desejam tal produto de forma particular, SUBJETIVA).
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
No gráfico de Oferta e Demanda existe um ponto de equilíbrio de preços e demandas. Porque cada produto tem seu preço? E como esse preço flutua com o passar dos anos? Isso o Valor Subjetivo não responde. Um mesmo produto deveria ter vários pontos de equilíbrio diferente ao mesmo tempo, dependendo da subjetividade de cada par de compradores e vendedores. O conjunto de mercadorias deveriam seguir padrões aleatórios de distribuição desse ponto de equilíbrio, e não seguindo exatamente a quantidade de trabalho inserida nele. Você não está demonstrando em lugar nenhum como essa subjetividade influencia nesse gráfico.
4 жыл бұрын
"E como esse preço flutua com o passar dos anos?" De acordo com o valor subjetivo que as pessoas dão ao produto. "Um mesmo produto deveria ter vários pontos de equilíbrio diferente ao mesmo tempo, dependendo da subjetividade de cada par de compradores e vendedores." E tem. Compare os preços no Capão Redondo e no Jardins. "O conjunto de mercadorias deveriam seguir padrões aleatórios de distribuição desse ponto de equilíbrio, e não seguindo exatamente a quantidade de trabalho inserida nele." E seguem. Como não perceber que locais datas e condições diferentes mudam a demanda e oferta dos produtos? "Você não está demonstrando em lugar nenhum como essa subjetividade influencia nesse gráfico." Uma reflexão básica de qualquer preço te levaria a entender que quanto maior o preço menor o número de pessoas querendo adquirir tal produto, enquanto até o dito popular diria que de graça, até injeção na testa. A curva característica dos gráficos que aparecem em diversas literaturas são baseadas na coleta de dados empíricos na procura pelo ponto de equilíbrio que proporciona mais lucro para quem vende. Qualquer feirante tem a habilidade de procurar este preço sem maior dificuldade.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
@
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
@ voce está apenas afirmando que o valor subjetivo faz os preços se alterarem. Não está demonstrando nem explicando como isso acontece. Sob quais condições. Apenas exige "uma reflexão básica". Ok, então coloque essa reflexão em palavras. Comparar produtos em locais e épocas diferentes não é comparar o mesmo produto. Se vc compara o mesmo produto você vê justamente os pontos de equilibro do gráfico de oferta e demanda. Agora vai negar os dados? Quero ver a demonstração de ligação entre o ponto de equilibrio e o valor subjetivo. "uma criança de 10 anos", "um feirante", "uma reflexão básica" não são argumentos.
@chico23451
@chico23451 4 жыл бұрын
Agora entendi o problema, a teoria do valor subjetivo não explica o preço, só o quanto vai ser produzido
@saulodoamordivino
@saulodoamordivino 22 сағат бұрын
Galera faz força pra não entender e ainda vem com uma empáfia da poha achando que tá dando aula kkkkk
@catarse8099
@catarse8099 4 жыл бұрын
Uma impressão que tenho é que o conceito de "trabalho social necessário", defendido pelo Gustavo, é tão subjetivo, no sentido de inquantificavel, variavel, arbitrario, quanto o conceito de "preferências individuais", defendido pelos liberais. Não fica claro como esses valores se formam em nenhuma das duas explicações, mesmo que em alguma análise o trabalho social necessário venha antes das preferencias individuais.
@NobleMarcos
@NobleMarcos 4 жыл бұрын
Eu assisto um cara no youtube que vive de arrumar computadores apple queimados. Ele mostra porque a marca é físicamente inferior a concorrência mais barata, designs ruins onde peças dispensáveis queimam e desativam toda a máquina onde qualquer concorrente teria redundância ou mitigações. Fora a fragilidade enorme com umidade.
@diegoy805
@diegoy805 4 жыл бұрын
Opa Gustavo tudo bem? então vou tentar bater no ponto de onde realmente vem certo cálculo para aumentar o preço de determinado produto com base na demanda, tentando preencher essa lacuna que o Sr tem, creio que essa seja sua principal dúvida, se não, uma das mais importantes em relação ao mercado. Deixo de antemão que não possuo nenhuma formação na área (economia, história) tenho 17, e estudo esses assuntos por diversão, deixo mais uma coisa clara, que apesar de não ser marxista, admiro muito seu trabalho, de fato vc é o primeiro marxista que eu genuinamente respeito, seja por oratório ou conhecimento dentro de sua "crença", além claro do Gustavo, qualquer um que queira rebater os pontos aqui levantados, só comentar abaixo, n vou criar uma ampla discussão aqui é claro, mas assim q tiver tempo eu tento responder. 1- O ponto central envolvido nessa sua lacuna (vou reafirma-lo, pra confirmar que entendi oq o Sr quer dizer) é essencialmente de não o pq de se aumentar o preço e de sim como é feito esse aumento de preço tenho em vista a demanda por um produto ou serviço. Bom, aqui eu deixo uma resposta que talvez incomode um pouco, creio que pela falta de precisão cirúrgica, assim como um calculo matemático que o senhor quer, esse aumento é puramente um balanço da demanda, nada há de precisão, explicando melhor minha resposta imagine o seguinte: --- Exemplo: ---- Determinada pessoa vende determinado produto ou serviço por um preço x, de repente, seja por recomendação dos próprios consumidores, essa pessoa começa a perceber que seu produto ou serviço começa a ser mais demandado, e a resposta óbvia que o Sr ja sabe, ela vai aumentar o preço, agora vejamos o pq --- Pois bem, vendo essa demanda crescente, ela com toda e absoluta certeza irá aumentar os preços de seus produtos e esse aumento é pura e simplesmente um balanço, ele vai cobrar um certo preço que cubra seus custos, assim obtendo certo lucro, porém esse preço não pode ser muito acima do que as pessoas estão dispostas a pagar, pq assim o mesmo levará prejuízo uma vez que ja aumento a produção para atender certa demanda. É isso, não há tanta complicação, a resposta que o senhor busca ao querer achar um preço x, que vale realmente aquilo devido certa demanda, simplesmente não existe. Aqui eu tento preencher essa lacuna, peço desculpa se não o consegui, tratei especialmente do caso de preço em relação a demanda. Abrç continue com seus vídeos, e peço que faça mais react de vídeos contrários ao que o senhor pensa, e deixo minha opinião a respeito desses vídeos, o sr poderia deixar o vídeo rolar inteiro e dscp voltar pra bater ponto a ponto, eu particularmente prefiro assim, não sei o resto do pessoal
@Lukpard1
@Lukpard1 4 жыл бұрын
O último vídeo foi o velório e esse é o enterro !
@danilobucker
@danilobucker 4 жыл бұрын
Gustavo, o preço do arroz subiu devido a flutuações cambiais. Vc acha então que o valor do arroz subiu?
@kauatorres9893
@kauatorres9893 4 жыл бұрын
Que?Claro que não, oferta e demanda ou variações monetárias não mudam as relações sociais de produção
@wallacyorientacaoaustriaca5620
@wallacyorientacaoaustriaca5620 4 жыл бұрын
@@kauatorres9893 Se o preço é antecedido pelo o valor, logo o preço subir tbm demonstra o valor subindo(utilidade marginal)
@diegorodrigues5330
@diegorodrigues5330 3 жыл бұрын
Não dê bola pro boboca de escola austriaca aí de baixo. Preço que antecede valor eh uma afirmação muito estranha. O que nortearia o preço então antes do primeiro item ser vendido? O preço subiu. Ponto. A escassez fez a curva de demanda subir, elevando o preço de equilíbrio e a taça relativa de lucro. O mercado então se volta para produção de mais arroz visando essa taxa superior, e os preços acabam por se aproximar do seu valor novamente. Como uma tira de borracha, quanto mais o preço eh puxado para longe do seu valor, mais o mercado tende a puxa lo de volta. Gustavo demonstra isso no vídeo dos artigos de luxo.
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
@@wallacyorientacaoaustriaca5620 Quanto vale dois reais nos teus desejos marginais ? Kkkkkkkkkk
@Rafael-wt6yx
@Rafael-wt6yx 4 жыл бұрын
Correios urgente!
@tomasdepaivacardoso9579
@tomasdepaivacardoso9579 4 жыл бұрын
lá vai o like antes do play
@italocostermani
@italocostermani Жыл бұрын
melhor conteudo marxista do youtube
@tomasdepaivacardoso9579
@tomasdepaivacardoso9579 4 жыл бұрын
Gustavo, em algum dos teus vídeos você diz que acha o Mao uma figura deplorável (ou algo do tipo) mas acabou não justificando, vai sair um vídeo sobre isso?
@Beowulf21985
@Beowulf21985 3 жыл бұрын
você chamou isso de debate?
@edmaroliveira4329
@edmaroliveira4329 4 жыл бұрын
Vamos construir um exemplo de mesmo na economia em voga, que se dedica a garantir funciinamento do mercado de forma eficiente, as preferencias das pessoas nao tem papel nenhum desconectado das estruturas objetivas e relativas da economia: Imagine que em uma cidade do interior existe uma concessionaria vendendo ferraris e outra carros populares. Mesmo que a imensa maioria prefira uma ferrari, os mais vendidos serão os carros populares.
@edmaroliveira4329
@edmaroliveira4329 4 жыл бұрын
Isso acontece por que a renda da população, de cada trabalhador é objetiva, tem variaçoes pequenas, mesmo para os empresarios da regiao. Isso explica pq nao existe venda de carros de luxo no interior. As ptoprias concessionárias, assim como outras empresas pesquisam a renda da populaçã, atividade economica da regiao, cultura, etc. As proprias empresas capitalistas buscam critérios objetivos e subjetivos para suas atividsdes de mercado.
@edmaroliveira4329
@edmaroliveira4329 4 жыл бұрын
Teoria liberal nada mais é que um fazendeiro que planta o ano todo ignorando fatores como estsçoes do ano e caracteridticas da semente. tem apenas fé que uma hora suas plantas vao nascer, nao importa o desperdício. Essa fé do fazendeiro, claro, é alimentada por um vendedor decsementes, que ganha muito com a ineficiencia das atividades do fazendeiro
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
@@edmaroliveira4329 meu Deus, descobriu a restrição orçamentária ontem e quer refutar a teoria subjetiva do valor? Gostei da coragem. Vamos lá: no seu exemplo você conseguiu mostrar que a valor é subjetivo. Você tem uma lista de necessidades, onde tenta satisfazer as mais importantes. Como recursos são escassos você está tendo que escolher, escolhe entre dinheiro ou o bem. Você está escolhe entre 25 mil ou um carro; da mesma forma escolhe entre 200 mil ou uma Ferrari; Mesmo que sua preferência seja pela Ferrari, o preço da mesma torna mais rentável obter um carro popular. A restrição orçamentária só mostra que você tem outras necessidades mais importantes com seu dinheiro, de forma que a Ferrari fica como um preferência abaixo. Você não compara só uma Ferrari, só um carro, você está a todo instante escolhendo entre ter um recurso ou ter o dinheiro. No caso você mostrou que o valor o dinheiro de uma Ferrari é mais valioso se aplicado em outros lugares.
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
@@edmaroliveira4329 sobre o restante do seu comentário: é assumido por grande maioria dos economistas, inclusive os neoclássicos, que o custo de produção é orientado n pela expectativa de venda futura. Como você mostrou que as empresas buscam "critérios objetivos", ninguém dúvida disso. O que você está atacando mesmo? Só mostrou que não domina o assunto.
@edmaroliveira4329
@edmaroliveira4329 4 жыл бұрын
@@mateus3139 Assista ao vídeo depois leia minhas colocaçoes. Pegar o bonde andando leva a confusao.
@adilsonsantiago3806
@adilsonsantiago3806 4 жыл бұрын
Gustavo eu acho que você explana muito bem os assuntos, você está entre os melhores marxistas de serem ouvidos, que fala com muita propriedade, que dispensa comentários. Eu não ousaria questionar os seus conhecimentos, com certeza você conhece muito mais do que a mim e a maioria que te questiona. Acredito que na visão capitalista não se busca explicar e sim assumir as definições conforme você mencionou. Parece que o capitalismo não precisa de explicação profunda, basta você querer fazer capitalismo, não que isto seja sustentável, e tão simples assim. Eu me lembro quando eu tinha apenas uns 12 anos, eu estudava pela manhã eu fazia capitalismo pela tarde vendendo sorvetes (picolé) pelas ruas. Eu vendia uma media de 50 sorvetes por dia o que dava uns R$ 20,00 líquido nos valores ou preços atuais. O meu recorde de venda foi 201 palitos em dia de sol num balneário com pessoas de classe média baixa, fazendo uns R$ 80,00. O produtor me supria enquanto eu vendia. E o dia que mais ganhei dinheiro eu vendi apenas 70 palitos, numa apresentação de ginástica rítmica com um público de classe mais alta, somei uns R$ 100,00 líquido naquele dia, só não ganhei mais porquê a produção era longe. Onde está o preço e o valor do sorvete? Claro que você não trabalha com a ideia particular de um produto e sim com o objetivo sistêmico. Acredito que nestes dois humildes parágrafos você consegue evidenciar a maioria dos conceitos subjetivos e objetivos apresentados no vídeo, de preço, demanda, valor... inclusive o equilíbrio e o caos... Que uma criança de 12 anos sem nenhuma explicação teórica sabia praticar. Na verdade, eu tenho muita dificuldade de entender tanto argumento subjetivo. Não somente eu, inclusive os seus amigos marxistas, nem precisa falar dos capitalistas. E o povo consumidor e vendedor do trabalho, entenderia? Veja o nível das argumentações que você recebe. Pergunta-se, qual é a objetividade de explicar este tanto de subjetividade? Desconstruir o capitalismo ou converter as pessoas ao marxismo? Tantas pessoas não entendem Marx, pelo alto grau de complexidade, intelectualidade e subjetividade ou pela falta de objetividade do autor e de quem o estuda? Falar que as pessoas não entendem Marx, parece muito obvio. A compreensão da ignorância é mais objetiva em colaborar para as pessoas converterem ao marxismo, ou para construir o valor subjetivo intelectual, criando ainda mais uma barreira entre a teoria e a pratica? Eu, sinceramente não sei qual é o pior, mais de 150 anos de saltos e erros dos economistas sem conseguir explicar nada, ou milhares e milhares de paginas escritas, argumentos e mais argumentos coerentes e muito bem explicados, porém incompreendidos. Muito obrigado.
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
Eu começaria dizendo que você nunca foi capitalista quando criança
@edmaroliveira4329
@edmaroliveira4329 4 жыл бұрын
teoria do valor subjetivo diz o seguinte: joga uma roleta e uma hora vai dar o numero que vc apostou. mal sabem eles que a roleta pode ser inclinada e essa realidade objetiva mantem as bolinhas sempre nos numeros do lado inclinado. A inclinação, poderiamos chamar de valor trabalho.
@mateus3139
@mateus3139 4 жыл бұрын
Na verdade essa "inclinação" Marx mesmo admite que não ocorre geralmente. Valor trabalho não determina pequenas oscilações de preço fora do seu valor, apenas assume que existe. O mesmo então responde que essa constante no preço ocorre no longo prazo, olhando através de vários períodos. Quais são esses períodos? É impossível saber, Marx apenas que irá ocorrer. Então pegue sua pipoca e espere porque essa inclinação pode demorar 1 século para ocorrer. E isso se torna infalseável, basta dizer que não ocorreu o prazo para o preço se estabelecer no seu valor. Passado o tempo basta dizer que o trabalho socialmente necessário mudou. É muito fácil ser marxista, nem precisa estudar.
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
@@mateus3139 parece que esse comentário foi banalizado pelo vídeo do Gustavo sobre o valor ser ou não subjetivo usando dados de empresas.
@mateus3139
@mateus3139 3 жыл бұрын
@@Prof.Biocássio tem a sua explicação?
@lixialong8036
@lixialong8036 2 жыл бұрын
Mateus, vc q n entendeu nada. A teoria do Marx n foi feita para determinar preços
@lixialong8036
@lixialong8036 2 жыл бұрын
E Marx apenas assume que as mercadorias vão ser vendidas pelo seu valor apenas como abstração pra provar que mesmo vendendo as mercadorias pelo seu valor, ainda é possivel ter lucro, ou seja, é possivel ter lucro sem retirar valor de outros capitais.
@LuisFernando-bn6wt
@LuisFernando-bn6wt 4 жыл бұрын
Ótimo!
@doblotoon
@doblotoon 4 жыл бұрын
se houvesse de fato esse suposta superfaturamento da Apple, isso poderia ser justificado pela incapacidade de reproduzir um aparelho da marca sem ser dela msm?
@mahrianajuana
@mahrianajuana 4 жыл бұрын
Oh noes aí de novo!
@cruyff-i1c
@cruyff-i1c 4 жыл бұрын
Imagina a quantidade de ideologia que tu tem que comer no café da manhã pra ficar enchendo a porra do saco tentando medir aspectos incomensuráveis.
@gf.ferreira
@gf.ferreira 4 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkk
@benjaminpacce
@benjaminpacce 9 ай бұрын
Genial
@diegonogueira8222
@diegonogueira8222 4 жыл бұрын
To gostando desse semi/debate. Vamos lá Primeiramente, gostaria de elogiar a postura do Gustavo. Deu pra ver q não se trata de picaretagem, apenas trata-se de uma perspectiva diferente de observar a realidade. Assim como eu e outros libertários temos o vicio de olhar as coisas por uma lente voltada para ética libertaria, o Gustavo aparenta observar o mundo pela lente do valor, tal proposto pelo marx (não que as duas sejam antagônicas/opostas. Apenas são fundamentalmente diferentes). Tanto ele quanto eu vemos as coisas até suas últimas consequências a partir de perspectivas distintas. Logo, é no mínimo, esperado, que cada lado procure justificar seu ponto de vista. Entao segue o jogo Em nenhum momento, pelo menos no meu entendimento, percebi que as teorias que versam em torno do valor subjetivo realmente buscam entender os processos internos (sociais ou não) por trás da composição do valor de uma mercadoria, pq não é essa a finalidade. A grande reflexão por trás do valor subjetivo se dá apenas (volto a frisar, de acordo com meu entendimento) no âmbito de ALOCAÇÃO DE RECURSOS ESCASSOS. Inclusive, isso está no primeiro paragrafo de meu comentário. E essa, nada mais é, do que a mais importante reflexão que consigo imaginar. E eis que aí está o problema na solução proposta pelo marxismo (pelo menos até onde eu entendi), onde haveria uma alocação racional dos recursos, e não um mecanismo impessoal como o mercado. Entao sim, o valor subjetivo é importantíssimo, pois um dos seus postulados é que justamente não há como alocar recursos sem uma dinâmica de preços que sinalize as preferencias temporais das pessoas. Empresas só conseguem fazer isso pq há um mercado sinalizando onde que um produto é mais demandado, de acordo com o preço que o mercado lá está disposto a pagar. Não é à toa que em todos, TODOS os locais que tentaram implementar políticas de controle de preços levaram a escassez de produtos, simplesmente pq não há como dizer aonde que tal coisa é mais demandada, além de "des-incentivar" os produtores a abastecerem aquela região. Como você mesmo disse, se algo está mais caro em algum canto, significa que as pessoas lá estão dispostas a pagar mais la. Os empreendedores veem nisso uma oportunidade de lucrar mais e logo suprem essa demanda, até que o preço tende a voltar para em torno do tal equilíbrio (que é definido pela taxa media de lucro daquele setor, bem como os custos médios daquele segmento). Logo, uma demanda foi satisfeita e o mecanismo do mercado atuou de forma efetiva para satisfazer aquelas demandas, da forma mais rápido que se possa ocorrer. . Mas então eu to assumindo que liberais/libertários não ligam para os processos sociais e pela suposta exploração do trabalhador através do roubo da mais valia? . E a resposta é: Não posso falar pelos outros, mas pelo menos pra mim, Sim. Porque simplesmente NÃO importa! Porque, em nenhum momento, houve agressão. Não houve coerção, não houve violação de propriedade privada, simplesmente não há roubo pq os trabalhadores concordaram em vender sua força de trabalho pelo salário. E a consequência disso é que o tal valor que eles agregam nas linhas de produção nada mais são que custos de produção, que encarecem o produto. Esse é o tal trabalho abstrato proposto por marx, nada mais do que um nome refinado para chamar custos com mão de obra, onde cada setor tem uma média desses custos, de acordo com o nível de capacitação que os trabalhadores têm que ter para suprir àqueles postos. Quanto mais capacitação os trabalhadores têm que ter e quanto menos trabalhadores possuem essa capacitação, mais cara a mão de obra será e mais caro tenderá a ser o produto resultante daquele trabalho. E a média desse custo, que é agregado nos produtos do setor, é o tal trabalho abstrato e define a média de preços desses produtos, que só aparece quando esses diferentes produtos são comparados uns com os outros pelo mercado. “Processos sociais”, “mais valia”, “divisão da mais valia”, “trabalho abstrato”, nada mais são que termos criados por marx para denominar coisas já conhecidas no capitalismo, porém, dando uma representação que apela para o emocional, visando despertar o revolucionário das pessoas, para que elas sintam que estão sendo exploradas, roubadas, injustiçadas, alegando que alguém está tirando algo delas que pertence a elas. Sendo que, na verdade, todas estão ali simplesmente pelo fato de que concordaram em estar ali por livre e espontânea vontade. . Dai, LÓGICO, vão vir aqueles tais falando: “mas se essa pessoa não aceitar o trabalho, ela morre de fome. Logo, ela foi obrigada pelas circunstâncias”. Olha, n vou aqui chegar e dizer que miséria é algo bom, pq de fato, não é. Mas é fato de que, em toda a historia da humanidade, existiram pessoas miseráveis e, pelo que eu consiga observar, ainda será uma mazela que perdurará por muitas décadas, talvez até séculos. Isso não significa que, se há alguém oferecendo uma oportunidade para que aquela pessoa não morra de fome, ela está explorando aquela pessoa. Muito pelo contrário, aquele empreendedor está oferecendo uma alternativa para que aquela pessoa não sofra a miséria em suas últimas consequências. Outrora, antes do capitalismo se desenvolver, as pessoas literalmente definhavam de fome em literalmente todos os cantos do mundo. Hoje em dia, a miséria está localizada em algumas regiões do globo e, inclusive, em processo de extinção. É sabido, em diversos estudos realizados, que a taxa de pessoas abaixo da linha da miséria vem caindo ano a ano, e isso só foi possível pelo advento tecnológico que o capitalismo proporcionou. Nunca na historia da humanidade, a proporção de pessoas miseráveis foi tão baixa e em franco ritmo de queda. . Finalizo aqui dizendo que você pode muito bem distorcer tudo o que eu falo aqui, para colocar em uma ótica na qual o empreendedor na verdade é um burguês capitalista safado que está explorando a massa trabalhadora, que já nasceu em situação de vulnerabilidade e tem que aceitar trabalhar por salários baixos, enquanto q o capitalista nada em dinheiro, visando causar uma agitação social e indignação. Na prática, isso não altera os fatos. E o fato é que a pobreza, ano após ano, só diminui. E é sabido que países que adotam posturas mais liberais tendem a ter um desenvolvimento muito mais elevado, bem como elevação de indicadores sociais. Basta olhar o Hanking da liberdade econômica do banco mundial e comparar com os dados da onu em IDH. É fácil observar que os países que mais possuem desenvolvimento social e/ou obtiveram um crescimento social nos últimos anos está correlacionado com a liberdade econômica que aquele país oferece ou vem oferecendo. Fatos são fatos. Claro que ainda existe muita coisa errada em nossa sociedade, onde grande parte dela só ocorre porque existem organizações coercitivas chamadas de ESTADO para fomentar políticas que geram escassez e miséria, mas eu verdadeiramente acho que a liberdade está caminhando, ainda que em passos curtos, para ser a tal “saída” do modelo capitalista vigente, que marx tanto falou. Porém, nada de planejamento central racional dos recursos, justamente o contrário. Apenas o mercado regulando pra onde os recursos vão, com todos se associando ou não se associando livremente, com o respeito a propriedade privada como sendo o núcleo das diretrizes da nossa sociedade, não importando o modelo que seja adotado. O modelo defendido por vocês já se mostrou em diversas ocasiões na história moderna, ser um fiasco que só gera justamente mais daquilo que vocês tanto sonham em acabar. Só resta a vocês aceitarem a realidade, por mais dura que seja. . PS: imagino que para pessoas como Gustavo, que dedicaram boa parte da sua vida se dedicando a estudar essas teorias, deve ser extremamente doloroso aceitar a realidade. Afinal de contas, eu não consigo nem imaginar o que seria dedicar anos da minha vida em algo fadado ao fracasso, quem dirá alguém que chegou a escrever teses de doutorado relacionado ao tema. Entao não o julgo em relutar a aceitar a realidade. Provavelmente eu no lugar dele, negaria até o último segundo a possibilidade de que tudo que eu defendo está fundamentalmente equivocado. Então não falo aqui direcionado ao Gustavo, falo vocês expectadores do canal. Acordem antes que seja tarde demais, antes que vocês sejam devorados por esse mesmo sentimento que domina os acadêmicos viciados em suas próprias teorias.
@RodrigoMartins-cj2ch
@RodrigoMartins-cj2ch 4 жыл бұрын
Cara eu tô com uma dúvida, no vídeo o Gustavo falou que o valor subjetivo apenas determina o quanto de mercadorias precisam ser produzidas para suportar a demanda. Fazendo com que o preço continue o mesmo. Mas, se os recursos para produção de mercadoria não forem suficientes para suprir a demanda, então isso irá alterar o preço. Então embora o valor subjetivo não altere o preço diretamente, ele influência no preço através do aumento da demanda, caso a oferta (produção) não sejam suficiente para supri-las.
@Prof.Biocássio
@Prof.Biocássio 3 жыл бұрын
Nunca li tanta abobrinha, devolva meu tempo.
@diegorodrigues5330
@diegorodrigues5330 3 жыл бұрын
Começou o comentário bem, achei que iria em outra direção. Quanto à exposição do libertarianismo não tenho interesse aqui de contra argumentar digitando no celular, mas moto que foi extremamente arrogante dizer " imagino que seja extremamente doloroso para alguém que passou a vida estudando aceitar a realidade". Embora o fenômeno de aceitar que acreditamos em algo falso por muito tempo seja difícil mesmo, como carolas idosos - que perderiam o chão se pensassem que devotaram a vida a uma ficção - aceitar a realidade, imagino que sua realidade, ou melhor, sua descrição de realidade, que desmente seus próprios postulados diariamente e não entrega o que promete, aceitar essa realidade eh justamente o que se deve evitar. Ao contrário do que vc disse, a miséria não acompanhou a história humana, não do jeito que vc insinua, embora sim, escassez e miséria generalizada sim, mas considere uma tribo indígena, pra usar um exemplo palpável e corrente - consegue imaginar uma em que um membro da tribo definha as margens da tribo, mendigando, sem oca, sem poder partilhar dos produtos da caça, sem possibilidade de caça porque não tem arco, sem condições de plantar porque não tem direito a usar um pedaço de Terra? Nesse sentido eh vc que tem que acordar, isso que aí está diante de nós, tem sua lógica interna, não foi criado por Deus, se desenvolveu espontaneamente ao longo do tempo e nada indica que eh 'the ultimate' forma de organização das atividades produtivas. Sim, oferta e demanda regulam preço e ajudam a ajustar alocação de recursos de acordo com preferências, mas veja, não lhe causa estranheza a demanda enorme que existe por moradia, sendo que a economia cresce e cresce, espaços vazios entre cidades são gigantescos, mas ainda sim esses 'produtos' permanecem inacessíveis a tanta e tanta gente? Os bens são apropriados de tal forma que inexiste uma demanda efetiva pra eles, que viram objeto de investimento sem que sejam sequer- em um número escandalosamente alto de imóveis vazios - usados como casas, e sim como meros portadores de valor em potencial. Essa eh uma das distorções que sociedades De mercado produzem e agem contra o interesse de quem faz a economia - nós todos. Mesmo que vc tenha razão quanto ao insucesso das tentativas de regular preço, em última instância nem eh isso que está em questão. Sociedades de mercado são coisa recente, embora sempre tenha havido sociedades com mercados onde excedentes eram trocados. Precificar tudo não poderá jamais resolver todos os problemas monstruosos criados pela sociedade de mercado e sua voracidade por transformação. Bom, te achei inteligente e alguém que pode contribuir e sinta-se bem vinda ao espaço criado por Gustavo aglutinando gente curiosa e sedenta de conhecer mais. Se tiver interesse de uma olhada em yanis varoufakis, tem material abundante no yt, palestra em Ted, se considera um Marxista/libertário, o que segundo ele o deixa confuso, mas ele faz de forma contundente a refutação dos modelos econômicos. Até mais que Gustavo, já que ele eh economista, ele conhece os pormenores da matemática das economias vigentes, e demonstra como elas não descrevem a realidade, como são modelos que funcionam bem porcamente em determinadas circunstâncias. Eu até tô esperando a oportunidade de ver opinião de Gustavo sobre ele, dada sua hetedoroxia.
@ricardobatista1025
@ricardobatista1025 4 жыл бұрын
O preço não é um eterno leilão?
@jblp92
@jblp92 4 жыл бұрын
Fala sobre Karl Popper, seria o vídeo mais instigante do canal.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 4 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/gIWlhKtud96IsKs
@user-by5hn5nc5b
@user-by5hn5nc5b 4 жыл бұрын
Valor subjetivo nunca foi para determinar preços mesmo. Valor em Menger vai além disso, valor é a importância dada aos bens segundo a disposição que temos (ultilidade marginal), também significa a importância que damos a um certo produto de acordo com nossas necessidades , gostos e etc.(valor subjetivo). Valor subjetivo e ultilidade marginal são diferentes. Quando se fala em disposição para pagar por um certo produto, isso significa que um indivíduo necessita valorar de maneira superior o produto que ele quer em troca e abrir mão do seu meio de troca que ele considera menos inportante. Assim a troca é dada por uma não equivalência valorativa. Antes o discurso Marxista era "preço não é valor". Preço nunca foi valor e isso é verdade, mas isso nunca refutaria o valor subjetivo. Você disse apenas o óbvio sobre preços. Rothbard explica o motivo de não se mensurar valor subjetivo:" Para que qualquer mensuração fosse possível, teria de haver uma unidade objetivamente determinada e eternamente fixa, com a qual outras unidades pudessem ser comparadas. Mas não existe tal unidade objetiva no âmbito das valorações humanas. O indivíduo, por si próprio, deve determinar subjetivamente se ele está em melhor ou pior situação em decorrência de alguma mudança sofrida". Ou seja, não há como definir valor de maneira absoluta.Valor não pode ser reduzido a preços, em Menger isso é muito diferente." Mais ainda: utilidade é um conceito ordinal(contrário de cardinal), o que significa que a utilidade não pode ser mensurada cardinalmente. Ela pode apenas ser ordenada em série, como em um ranking. Da mesma forma, alterações na utilidade de diferentes pessoas não podem sermensuradas. Tudo o que se pode dizer é que a utilidade é maior ou menor desde o ponto de vista de um indivíduo".
@joaocarloscarvalhodasilva5269
@joaocarloscarvalhodasilva5269 4 жыл бұрын
Massa!
@matiasb1917
@matiasb1917 4 жыл бұрын
Muito bom.
@rlsxs4ever
@rlsxs4ever 4 жыл бұрын
evocar a sofisticação de uma teoria é um argumento falacioso. tome-se, por exemplo, as numerosas minúcias das várias versões da teologia cristã. são altamente sofisticadas e diversas, mas se baseiam em pressupostos dogmáticos, subjetivos, parciais a um determinado credo etc sobre um ente do qual não se tem qualquer evidência de que exista. em outras palavras, a despeito da enorme sofisticação e do enorme tempo dedicado a elas, são pura empulhação, uma teorização profunda sobre o nada
@rlsxs4ever
@rlsxs4ever 4 жыл бұрын
correndo o risco de falar uma bobagem, dou um exemplo disso que o gustavo explicou no vídeo anterior: há alguns anos, desenvolvi um interesse em katanas. isso mesmo, espadas japonesas (ou feitas à imagem delas, é um assunto cheio de nuances). por questões monetárias e logísticas, ainda não tenho nenhuma, mas de tempo em tempo vou paquerar um pouco as mercadorias nos sites de venda. eis que o preço das katanas varia, obviamente, de acordo com a qualidade do produto. katanas de melhor qualidade são mais caras. mas há um limite na qualidade da lâmina, determinado pela maneira pela qual a lâmina é produzida. a partir daí, no entanto, os valores seguem subindo, chegando a somas proibitivas. por que isso acontece, se a qualidade da lâmina, sua durabilidade, o(s) aço(s) que a compõe(m) são, a partir de um determinado patamar, muito pouco diferentes entre si? a resposta está nas diferenças na produção de cada katana. aquelas que são produzidas industrialmente, mesmo as que seguem padrões de alta qualidade, são mais baratas do que as produzidas artesanalmente, seguindo procedimentos tradicionais. o fabrico da lâmina, se feito usando métodos metalúrgicos modernos, é muito mais barato, sem perda apreciável na qualidade, se comparado com o método tradicional, com o diferencial de ser mais rápido e produzir mais lâminas. aliás, se certas etapas tradicionais são abandonadas, o risco de haver problemas na lâmina é *reduzido*. mas além da lâmina, há também a confecção de seus acessórios (bainha, guarda, envelopagem da guarda etc). neste ponto, ao contrário, quanto mais artesanal a execução, maior a qualidade do resultado final. para o uso da espada (cortar), isso influi muito pouco, mas a repercussão no preço é evidente: quanto mais elaborada a katana, tanto mais cara ela é, porque houve maior tempo de trabalho dedicado a ela. uma katana (shinken) feita com materiais tradicionais, com a lâmina produzida artesanalmente por um ferreiro japonês num forno tradicional (com a devida autorização do governo japonês), com retoques e acessórios de alta qualidade e feitos à mão, o preço chega facilmente a dezenas de milhares de dólares, enquanto que uma espada feita industrialmente, numa forja chinesa, pulando processos desnecessários para a metalurgia moderna, com um controle de qualidade massificado e finalização feita com materiais igualmente industrializados, não passa de uns poucos milhares de dólares e, mesmo assim, mais devido a uma finalização artesanal do que à composição e qualidade (durabilidade, resiliência etc) da lâmina. espadas/katanas de boa qualidade sem finalizações caprichadas podem ser encontradas por 500 dólares ou menos
@pauloantraz853
@pauloantraz853 4 жыл бұрын
Será que vamos chegar a Marte sem entender bem o que vem depois do capitalismo?
@Rafael-wt6yx
@Rafael-wt6yx 4 жыл бұрын
CORREIOS URGENTE!!!
@pedrozeni992
@pedrozeni992 4 жыл бұрын
Rapaz, é incrível como você tem uma Idea fixada de preços kkk. Ponto de equilíbrio nunca muda. Eh fixado. Não depende da subejetividade da alocação dos recursos escassos e a teoria marginal da utilidade. Só dando um exemplo rápido: Placa de vídeo antes do bitcoin tinha um "preço de equilíbrio" daí pessoal descobriu que minerava mais rápido com usando placa de vídeo e essa placa de vídeo aumentou o preço de equilíbrio. Baseado na utilidade marginal. Depois criaram uma placa específica pra minerar que bitcoin e o "preço de equilíbrio" da placa de vídeo mudou novamente. E o que fez estes preços mudarem? A subjetividade de como os indivíduos alocam os recursos escassos. Isso por dedução lógica depende necessariamente do conhecimento que o indivíduo despoe no momento de sua decisão, assim como a sua preferência. Querer achar uma explicação para isso que não seja subjetiva, é insanidade kk. E daí ele usa uma falsa conclusão de que "como se materializa um preço objetivo". Ué, quem falo que o preço é objetivo? Porra se fosse, todo mundo saberia exatamente o quanto vale cada ação na bolsa de valores. Magina que mundo maravilhoso. Vc pega uma ação de software de nuvem abrindo capital pela primeira vez. Daí vc olha e fala "porra, ponto de equilíbrio disso aqui é X" . Pouca gnt aqui tem balls pra precificar uma IPO...
@PedroHenrique-tg2sp
@PedroHenrique-tg2sp 4 жыл бұрын
5:30 eu tenho certeza q esse rapaz estava se referindo a nomenclatura , os economistas se referem a ela como "teoria marginalista ou teoria do valor marginal. n por ser uma suposta empulhação e sim tem livros inteiros de centenas de paginas escritos sobre esse conceito ainda nas ultimas décadas, n é pq vc n se deu o trabalho de procurar q n existem pessoas batendo a cabeça sobre esse assuntos
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
Engraçado que a única explicação para o Gustavo Machado discordar do Valor Subjetivo ou Marginal é ele não ter entendido. Ele faz um esforço de discutir a fundo a questão, mostrando os detalhes e meandros do debate, e a resposta é "ah, mas você não entendeu". Ora, ele ta indo na essência do debate. Se não entendeu, então custa responder diretamente? As respostas dos liberais estão sendo as mesmas dos stalinistas: "Gustavo é rude, não aceita as credenciais dos intelectuais que eu gosto". Ora, então responda ele! Será que é tão difícil assim entrar no debate que tem que ficar desqualificando a pessoa? Se é tão boa assim essas teorias, não deveria ser tão difícil sustentar e defender elas...
@vinisete
@vinisete 4 жыл бұрын
@@marcelgiglio Henrido mostrou todos os erros do gustavo. aki está o vídeo kzbin.info/www/bejne/f6eypXypq8d2irc
@PedroHenrique-tg2sp
@PedroHenrique-tg2sp 4 жыл бұрын
@@marcelgiglio vc colocou dezenas de palavras na minha boca. oq eu disse foi: o Gustavo deu a entender q os economistas q acreditam na teoria do valor marginal a tratam como um incomodo q eles varrem pra debaixo do tapete. essa afirmação simplesmente n é verdade, pegue qualquer livro mais avançado da escola austríaca e vc vai comprovar empiricamente q essa afirmação n é verdadeira.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
​@@vinisete Vou assistir até o final essa live de 2h e 20min, e vou levantar os pontos debatidos. Logo aos 6 min e 20 segundos o cara já diz: "Seria muito mais honesto se o gustavo chegasse aqui e comentasse que ele não conhece o valor subjetivo, e que se ausentou de conhecer, porque acha que apenas a teoria do valor dele faz mais sentido e que melhor responde. Porque ele realmente não conhece o valor subjetivo". Ou seja, também tenta desqualificar o Gustavo. Mas vou assistir até o fim, porque pra gastar esse tempo todo não é possível que fique só nisso.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 4 жыл бұрын
​@@vinisete Bem difícil assistir esse negócio com o pessoal mudando de assunto toda hora. Não sei o que custa ter objetividade no debate. Discutiu das piramides do Egito antigo até uma cobrança a Marx de que deveria ter mostrado que Valor existe. Difícil foi encontrar onde se debateu o que foi levantado no vídeo do gustavo. Vou tentar focar no que o "Henrido mostrou" e nos "erros do gustavo", deixando de lado a conversa de bar que polui o vídeo. Aos 27:35 ele diz que segundo gustavo "o valor de uso e sua subjetividade é requisito para o Valor, mas depois diz que o valor de uso só se realiza após o Valor, isso pra mim é circular". Não vejo circularidade quando isso é dito da seguinte forma: Um produto deve ser útil para que possa ser comercializado, mas para que seja consumido é preciso ser comprado antes. Valor de uso se realizar é ser consumido. Não tem circularidade nenhuma aqui. 49:00 fala que o valor é a comparação entre as mercadorias e que isso se expressa no preço no momento da troca. Daí começa a falar de que ele tem alergia a açaí e ovo, e que subjetivamente, para ele, uma promoção de ovo não seria tão atrativa. Depois ele vem falar que é uma escolha das pessoas pertencer à sociedade ou ir morar numa caverna pra mostrar que existe uma escolha subjetiva em aceitar as condições objetivas da sociedade. Nada disso teve a ver com o vídeo do gustavo, mas achei interessante essa manobra contratualista para tentar subjetivar as coisas objetivas. 59:30 "o valor subjetivo não pode ser auto-contraditório, que seria se eu dissesse que ele é objetivo ou absoluto (...) a valorização só pode ocorrer através do indivíduo e o que ele valoriza vai depender única e exclusivamente dos critérios que ele tem, que também serão subjetivos porque dependem também do julgamento dele. Isso de forma alguma define quais são os critérios existentes e ou que existe um critério absoluto". Depois faz uma citação de Menger para tentar demonstrar que não há auto-contradição como sugere o Gustavo: "Um indivíduo A dispõe de determinada quantidade de um bem e essas tem, para ele, valor menor em relação a outro bem, que é de posse de um indivíduo B. Por outro lado, o indivíduo B também tem uma valoração inversa (...)" isso aqui seria a ligação entre o valor subjetivo e a matematização objetiva. outra citação de Menger "a concorrência dessa transferência recíproca de bens baseia-se em três pressupostos A) um dos indivíduos deve possuir uma quantidade de bens que para ele tenha valor menor que outras quantidades de bens que estejam de posse do outro indivíduo e o mesmo deve acontecer com o outro indivíduo. B) os dois indivíduos devem conhecer e reconhecer essa situação. C) os dois devem poder efetivar concretamente essa troca de bens." Agora eu te pergunto, que que isso tem a ver com o debate? Se as pessoas vão querer ou não um bem, que isso tem a ver com existir um gráfico de oferta e demanda? Dado bens produzidos e seus preços, as pessoas decidem se compram ou não. Ok. Mas porque existem os preços e quantidades da forma como existem? Porque flutuam em torno de um determinado ponto? Porque os bens de luxo não são muitas vezes mais lucrativos? Nada do que gustavo apresentou no vídeo foi discutido. Bom, já passou 1h, se der pra eu continuar vendo depois, eu volto aqui pra ver se tem mais alguma coisa que valha a pena comentar. Mas basicamente eles passam mais tempo falando aleatoriedades nessas lives. Seria talvez uma "teoria do debate subjetivo" em que cada um fala do assunto que lhe interessa mais, e todos só estão sentados juntos no mesmo lugar.
@MoraesAle
@MoraesAle 4 жыл бұрын
Up
@perigoso1111
@perigoso1111 4 жыл бұрын
50 minutos Doismile 7 vem antes de doismile 8.
@adrianop.araujo9714
@adrianop.araujo9714 4 жыл бұрын
Muito interessante ver comentários desse vídeo, enquanto o pessoal de direita tem seus ícones e fetiches os esquerdistas parecem estar carentes de referências, e quando surgem ficam numa babação! O que importa para muitos, me parece, não é uma visão mais apurada da realidade mas sim ter uma referência na qual se grudar para parecer mais inteligentinho nos debatizinhos
@josealdemar7497
@josealdemar7497 4 жыл бұрын
no fim das contas temos é um bando de ideólogos, seja lá de q lado for xD imagina quantas pessoas aqui vieram simplesmente torcer pelo seu preferido? quantas pessoas realmente entenderam o q foi dito no vídeo? quantas pessoas irão levar a sério o q acreditam e verificar nos livros se o q aqui foi dito condiz com o q foi escrito? Quantos irão verificar na literatura que repudiam, qual é realmente o ponto dela? enfim... ideólogos, um bando de ideólogos safados, torcedores e "estudantes" de vídeos. xD
@adrianop.araujo9714
@adrianop.araujo9714 4 жыл бұрын
@@josealdemar7497 é a mesma impressão que tenho
@jorgeguerra3942
@jorgeguerra3942 4 жыл бұрын
Kkkk o adjetivo inteligentinho me faz pensar que vc tb tem um certo idolozinho
@adrianop.araujo9714
@adrianop.araujo9714 4 жыл бұрын
@@jorgeguerra3942 rs serinho? carambinha! ahahaha
@vitotrtty5594
@vitotrtty5594 4 жыл бұрын
Valor subjetivo ou especulação e inevitável quando se vive nesse tipo de ritual liberal, kzbin.info/www/bejne/qnikamNqpNSbg9k. kkkkk. Na verdade e aquela coisa, uma coisa só tem valor se os outros acreditar e aceitar que tal coisa tem valor. Uma coisa seria valor pessoal que um indivíduo tem por uma determinada coisa, tem valor para o indivíduo mas para os outros não. Outra coisa e o valor de manada, nesse caso o indivíduo e programado ou melhor pelo comportamento de manada ele e influenciado a acreditar e aceitar que uma determinada coisa tem valor para ele, nesse caso tanto o indivíduo quanto os outros acham e acreditam que determina coisa tem um determinado valor. Coisa quea fica facil quando enche os indivíduos de comerciais e propagandas ou pela cultura local. Aliás isso me lembra da primeira bolha que aconteceu, A BOLHA DAS TULIPAS, os besta colocava um preço de uma casa, em uma semente de tulipa. E aquela coisa será mesmo que tal coisa vale o que vale, não tem nenhum uso crucial, só serve pra infeite, a mesma coisa acontece com o ouro, apesar de ser raro, e ter certas utilidades, não nessessariamente precisa do ouro, pode ser substituído por outros materiais. Qualquer coisa pode ser uma potencial bolha. A moeda ta mais para uma coisa que movimenta sistema primitivo de comunicação, e no meio social ta mais para um sistema circulatório, principalmente quando se percebe que gastos de um gera o lucro do outro, basicamente o que importa e a Ação, fazer, construir, produzir. E claro que tudo depende da configuração do ambiente social da cultura, ou a soma de Cultura. Depois que começa a especular as coisas, congelando a ação uo focando quase toda atividade em uma área porque acredita que tal coisa tem maior valor, ao de correr do tempo fica praticamente insustentável manter outras atividades, realmente essenciais e cruciais pra manter o crescimento do fungo, da praga, do viruz.E aquela coisa de ESPIRAL DEFLACIONARIA. E aquela coisa todo ser vivo procura sobreviver e se multiplicar, logo logo esse planeta vai viar um Elysium da vida. Ou foca ao consumo e o acúmulo de bens, indo direto para extinção, ou foca ordem e acúmulo de tecnologia, com maior chance de adaptação e maior capacidade de se sustentar.
@yuricapelasso
@yuricapelasso 4 жыл бұрын
To vendo no futuro Gustavo cansar e resolver mudar o nome do canal pra “orientação de Chicago” ou “orientação austríaca”. 😁😂😂
@cruyff-i1c
@cruyff-i1c 4 жыл бұрын
nesse caso cansar seria tornar-se burro então
@yuricapelasso
@yuricapelasso 4 жыл бұрын
caio m. A desfuncionalidade costuma andar com a “burrice”. Se algo precisa de tanto malabarismo teórico pra se justificar, provavelmente é pq não é praticável.... o valor subjetivo e a lógica de mercado qualquer um que joga no mercado, compra ações, bens duráveis e não duráveis, etc.... vê empiricamente todos os dias.
@lucasschneider7031
@lucasschneider7031 4 жыл бұрын
@@cruyff-i1c Na verdade seria justamente o contrario.
@cruyff-i1c
@cruyff-i1c 4 жыл бұрын
@Yuri Capelasso 1) não é porque a teoria marxista é díficil e a de vocês pode ser explicada para uma criança (assim como uma fábula) que isso é um ponto positivo para o SEU argumento 2) essas mesmas pessoas que entendiam perfeitamente a lógica de mercado são as que foram substituídas pelas que foram à falência em 2007-2008?? empiricismo vulgar é triste.
@jorgemachado5317
@jorgemachado5317 4 жыл бұрын
@@yuricapelasso "o valor subjetivo e a lógica de mercado qualquer um que joga no mercado, compra ações, bens duráveis e não duráveis, etc.... vê empiricamente todos os dias" Bom dia. Seu argumento é equivalente logicamente a: o estupro e o assassinato qualquer um que anda pelas ruas, assiste ao noticiário, etc.... vê empiricamente todos os dias Ou seja, não serve para chegar a conclusão nenhuma sobre nada
Por que o capitalismo deu errado? 10 motivos EP #93
44:42
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 32 М.
Respondendo comentários: Socialismo deu errado? EP #44
34:43
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 20 М.
Chain Game Strong ⛓️
00:21
Anwar Jibawi
Рет қаралды 41 МЛН
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН
小丑教训坏蛋 #小丑 #天使 #shorts
00:49
好人小丑
Рет қаралды 54 МЛН
O que é SOCIALISMO? É viável? É possível?  EP #145
38:48
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 27 М.
MERITOCRACIA | Capitalismo NUNCA foi meritocrático EP #68
20:57
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 13 М.
O VALOR | Qual foi de fato a descoberta de Marx VID #13
1:05:12
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 22 М.
VALOR E PREÇO EM MARX | O quadro Mona Lisa EP #118
30:51
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 16 М.
Empobrecimento dos trabalhadores em Marx segundo CARLOS GÓES EP #81
21:39
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 8 М.
CAPITALISMO E ESTADO | Tudo a ver  EP #116
33:48
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 14 М.
DETURPARAM MISES? | Cálculo Econômico, Valor Subjetivo e Preço EP #66
48:09
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 18 М.
Nós somos 99%! MAS, quem é esse nós? Michael Heinrich EP #46
27:15
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 10 М.
VALOR: Subjetivo ou objetivo? Artigos de luxo e grife EP #82
48:56
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 19 М.
MAMÃE FALEI Besteira | Arthur (Des)explica Mais-Valia | REAGINDO EP #50
13:22
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 24 М.
Chain Game Strong ⛓️
00:21
Anwar Jibawi
Рет қаралды 41 МЛН