Engraçado que minha colega levou a carta e falaram que iriam descontar dela, ai ela falou vou mandar meu advogado aqui pois ele disse que a carta me dispensa de cumprir o aviso, e não foi descontado dela e ela não cumpriu.
@andrezasilvestre11043 ай бұрын
Ela foi demitida ou pediu demissão?
@Ilsonxavierr8 күн бұрын
Em caso de pedido de demissão, mesmo que o empregado comprove a obtenção de novo emprego, ele precisa cumprir 30 dias de aviso prévio. Caso não cumpra o aviso, a empresa pode descontar o valor do aviso prévio das verbas rescisórias do funcionário (artigo 487 da CLT, no seu parágrafo segundo). Salvo previsão em contrário em CCT OU ACORDO COLETIVO, proibindo o desconto. Ou ainda, o empregador de livre e espontânea vontade dispensar o cumprimento do aviso prévio (nesse caso não desconta, nem paga). Colaborou Ilson Xavier.
@leonina_Assiah29623 күн бұрын
Tirou a dúvida que eu queria. Obrigada.
@Italo-qr9ix5 ай бұрын
Estava buscando essas informação, ajudou muito, melhor video !❤
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
Fico feliz em saber que o vídeo foi útil para você! Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas, estou aqui para ajudar. Não se esqueça de curtir o vídeo e compartilhar com quem você acha que pode se beneficiar também
@RitaFerreiraFeitosa5 ай бұрын
Doutor muito bem colocado as explicacoes obrigado
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
Eu que agradeço
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
se inscreva no canal!!
@cacarabim5691Ай бұрын
Será pedido de demissão? Rescisão do contrato de trabalho por minha parte? Recebo fgts integral? Caso saia do novo emprego posso receber SD?
@Lidia-yw8vh6 күн бұрын
Eu já comprei uma parte do aviso prévio e achei outro emprego como que eu devo agir a empresa pediu para mim fazer uma outra carta de demissão
@pedrohenriquesanches6 күн бұрын
Elabore uma nova carta confirmando sua demissão, mencionando o aviso prévio já iniciado e a data de saída acordada. Entregue à empresa para formalizar
@oliverguerreiro4 ай бұрын
Lindo e inteligente ❤
@rodrigodomingos34514 күн бұрын
Me ajudem! E se a empresa não permitir que o empregado que pediu demissão cumpra o aviso prévio? Como fica essa situação
@robertoxavier986912 күн бұрын
tenha isso documentado, tem que pedir que o empregador assine isso ou ate documentado pelo whatsaap
@pedrohenriquesanches10 күн бұрын
Se a empresa não permite que o empregado cumpra o aviso prévio, ela está dispensando o trabalhador dessa obrigação. Nesse caso, o empregador deve pagar o aviso prévio indenizado ao funcionário, ou seja, o valor correspondente ao período do aviso será incluído na rescisão, como se ele tivesse trabalhado. Essa situação ocorre quando a empresa decide que não é necessário que o empregado continue trabalhando durante o aviso prévio. É importante que essa dispensa seja formalizada por escrito para evitar problemas futuros. Caso você esteja nessa situação, certifique-se de que tudo esteja documentado e, se houver dúvidas, procure orientação jurídica. 😊
@lucdjacy7 ай бұрын
Estou com dúvida na rescisão por Jornada de Trabalho Parcial, doméstica, o eSocial calculou as férias proporcionais só de 18 dias e não de 30 dias.
@LucasZani-gw2jy2 ай бұрын
Eu nao entendi, se eu nao quiser cumprir o aviso previo, eu recebo ferias (estão atrassadas) e recebo os dias que ttabalhei (antes de entregar a carta de demissão)? Ou todo esse valor eu pago a empresa or nao cumprir 30 dias de aviso previo?
@pedrohenriquesanches2 ай бұрын
Se você não cumprir o aviso prévio, a empresa pode descontar o valor correspondente a 30 dias de salário. Você receberá pelas férias atrasadas e pelos dias trabalhados antes da demissão, mas perderá o valor do aviso prévio não cumprido.
@DECOLANDONEGOCIOS4 ай бұрын
Doutor meu empregado pediu demissão por motivo de ter passado num concurso, e precisa entrar no outro emprego imediatamente e não vai cumprir aviso. Nesse caso o sindicato pode me impedir de descontar da rescisão, por ser motivo de passar em concurso? Pois vai fazer falta e não deu tempo de treinar outra pessoa…
@Ilsonxavierr8 күн бұрын
Nessa situação, não seria descontado o valor do aviso prévio das verbas rescisórias, havendo previsão na CCT OU ACORDO COLETIVO, proibindo o desconto. Caso não haja previsão na CCT OU ACORDO COLETIVO, proibindo o desconto do aviso, pode descontar sim. Artigo 487 da CLT, no seu parágrafo segundo. Colaborou Ilson Xavier.
@valeriaalves72592 күн бұрын
Minha conversão é a seacon
@lucdjacy7 ай бұрын
Professor, por favor, qual seu canal do Telegran para dúvidas? ou do Instagram?
@regisjr6643 ай бұрын
Estou a 4 anos e 9 meses ,a empresa recolhe as taxas de inss e fgts mais nao estao depositando ,nao paga horas extras vao 100% pra banco de horas,estou insatisfeito queria saber se é passivo de rescisão indireta
@pedrohenriquesanches3 ай бұрын
Sim, a situação que você descreveu pode ser passível de rescisão indireta. A rescisão indireta ocorre quando o empregador comete faltas graves que tornam impossível a continuidade do vínculo trabalhista, como: Não pagamento de salários ou depósitos de FGTS: Se a empresa não está realizando os depósitos de FGTS, isso é uma infração trabalhista. Horas extras não pagas: Se as horas extras estão sendo convertidas em banco de horas e não estão sendo pagas conforme a legislação, isso também pode ser considerado uma violação dos direitos do trabalhador. Se você está insatisfeito e acredita que essas condições são insustentáveis, é recomendável que busque a orientação de um advogado especializado em Direito do Trabalho. Ele pode ajudá-lo a avaliar melhor a sua situação e orientá-lo sobre os passos a seguir, incluindo a possibilidade de requerer a rescisão indireta e os direitos que você pode ter ao fazê-lo.
@pedrohenriquesanches3 ай бұрын
Gentilmente, se inscreva no CANAL
@elizeusantana13695 ай бұрын
Valeu doutor 🎉
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
Eu que agradeço
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
Peço gentilmente sua inscrição no canal
@Luanbdsantos6 ай бұрын
Me tira uma dúvida. Amanhã começava meu aviso prévio mas amanhã eu começo o trabalho no novo emprego e tenho a carta de novo emprego, a empresa que estou saindo é obrigada a me pagar com 10 dias ou só com 30 ?
@pedrohenriquesanches6 ай бұрын
olá tudo bem? Apenas os dias restantes. Att
@pedrohenriquesanches6 ай бұрын
Peço, gentilmente, que se inscreva no canal.
@lillaaraujo72602 ай бұрын
Tem que esperar o tempo do aviso prévio? Pra poder receber ? Ou 10 dias depois da carta de novo emprego?
@jakelinesoares26114 ай бұрын
Se trabalho 5 anos, peço as contas, quantos dias de aviso prévio tenho que trabalhar pra não pagar indenização?
@pedrohenriquesanches4 ай бұрын
Quando o trabalhador pede demissão, ele também deve cumprir o aviso prévio, que, de acordo com o artigo 487 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é de 30 dias. No caso de demissão por iniciativa do empregado, o aviso prévio não aumenta com o tempo de serviço, ao contrário do que acontece quando a demissão é iniciativa do empregador.
@jmmotivacao96945 ай бұрын
Então um exemplo. PEDI DEMISSÃO. É estou cumprindo o aviso. É uma empresa chamou para trabalhar.. Sou obrigada a terminar o aviso prévio... Sei que vai descontar.. Mas vai descontar tudo??
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
Se você está cumprindo o aviso prévio: Não haverá desconto total do seu salário. Descontos: Só ocorrerão se você não cumprir o aviso. Nesse caso, a empresa pode descontar o valor correspondente aos dias não trabalhados.
@pedrohenriquesanches5 ай бұрын
Peço gentilmente sua inscrição no canal
@leandroboia55092 ай бұрын
Pedro, eu tenho um novo emprego, e quero apenas cumprir metade do tempo, pode ser?
@pedrohenriquesanches2 ай бұрын
Sim, você pode cumprir metade do aviso prévio. O restante do tempo será descontado das suas verbas rescisórias, conforme a legislação.
@flaviaandradeprates1284Ай бұрын
E como funciona a baixa na carteira? É dada na data do último dia trabalhado,ou tenho que aguardar até o final do aviso prévio?@@pedrohenriquesanches
@Alexandroaquinobjj4 ай бұрын
Boa tarde, Dr. Ao apresentar a carta do novo emprego, muda-se essa questão do aviso prévio: cumpriu ou não cumpriu?
@Ilsonxavierr8 күн бұрын
No pedido de demissão, mesmo que o empregado comprove a obtenção de novo emprego, fica na obrigação de cumprir 30 dias de aviso prévio sem redução da jornada de trabalho ou faltar os últimos 7 dias corridos. Caso não cumpra o aviso, a empresa pode descontar das verbas rescisórias. Artigo 487 da CLT, no seu parágrafo segundo. Colaborou Ilson Xavier.