Final do ano passado estava trabalhando em uma cidade distante da minha família. Meu trabalho exigia muito da minha saúde mental porque lidava com pessoas em situações de vulnerabilidade diversas. Estava há quase um ano nessa cidade, tinha deixado minha família e meu relacionamento, não conseguia me conectar de maneira alguma com a nova cidade. Era muito solitário, não falava com ninguém que não fosse do meu emprego. O resultado não podia ser outro, entrei em uma depressão profunda agravada por obesidade e um início de alcoolismo. Meu relacionamento acabou, perdi a conexão com meus amigos e familiares. Estava cada vez mais solitário. O suicídio era cada dia mais uma realidade, só pensava em como ia acontecer. Tinha levado minha bicicleta quando me mudei e um dia de muita tristeza e desespero, só queria sumir. Não sei por qual motivo decidi pegar a bike e dar uma volta. Desde então não parei. Comecei a fazer trilhas perto da cidade, trilhas com cachoeira, sempre sozinho. Aquilo começou a promover uma cura absurda, o caminho, o barulho das cachoeiras, os pensamentos que eu tinha quando ia pedalando e entendendo todo o processo que estava passando. Como aquilo foi bom! Serei eternamente grato ao que a bicicleta fez por mim, com certeza não estaria aqui se não fosse o ciclismo. Os pensamentos repetitivos estão cada vez menores e sempre que sinto alguma piora imediatamente vou fazer um pedal. Estou sem beber há 6 meses e não penso em voltar. Perdi 28 kgs e minha autoestima melhorou muito. Ainda existe um longo caminho pela frente mas hoje vejo que estou mentalmente muito mais forte. Fui muito contemplado com esse vídeo, obrigado.
@osmardelira81824 ай бұрын
A bike é o único remédio pra minha depressão, se alguém tiver dúvidas e só começar a pedalar também.
@izabelamor_4 ай бұрын
Eu sou bipolar e tenho momentos de depressão terrível. Oscila entre depressão e ansiedade. Tô engordando e passo o dia todo deitada. Tô até afastada do trabalho... 😢 Não gosto de academia e tô pensando em comprar uma bike. Sempre amei pedalar quando era nova e parei. Essa semana vou mudar isso!!! 🚴🏽♀️🚵🏽♀️
@deuzairsoares72158 ай бұрын
Parabéns Edu pelo excelente vídeo, adorei. Tenho 62 anos e qdo ando sozinho tenho meus momentos de reflexões é mto interessante. Seu vídeo de hoje foi topissimo!
@amandasantos-yo6xh7 ай бұрын
Comecei a pedalar em 2018 depois que a terapeuta disse que eu deveria buscar um esporte. Meu marido comprou bikes bem simples e o nosso grande desafio era ir da nossa casa até à praia (18km) com algumas ladeiras! Lembro que quando conseguir chegar até a praia experimente um sentimento de satisfação que não sentia fazia tempo! Foi libertador e o inicio do fim da minha depressão.
@mguinter8 ай бұрын
Edu, só o fato de você compartilhar com o mundo sobre a sua depressão mostra que a bike te curou. Me identifico muito, pedalo muito sozinho e entendi as entrelinhas, de verdade. Você não tem ideia do quanto seus videos me ajudaram durante um período muito negativo de pré-depressão que tive e escapei porque foquei nos treinos, aprendi a parar a bike e admirar a paisagem, a curtir o momento presente, não o que a ansiedade tenta martelar na cabeça da gente. Só quem já sofreu em uma subida braba sozinho e as lágrimas não eram do esforço sabe do que estou falando. Obrigado por tudo.
@norumo8 ай бұрын
Coragem em se expor não eh para qualquer um. Admiro quem atinge esse nível de conhecimento e empatia. Parabéns, o vídeo eh um dos poucos que geram utilidade publica. Abraços
@jairoarchangelo61898 ай бұрын
Cara de barro faz o vídeo sobre depressão sim vai AJUDAR muita gente.
@rodrigocunha97398 ай бұрын
Falo isso, ciclismo não se limita ao esporte... É uma filosofia de vida... Ótimo vídeo!
@petterkrieck89258 ай бұрын
Por favor fala como foi sua cura,acredite muitas pessoas enfrentam essa mesma luta
@izabelamor_4 ай бұрын
Eu sou bipolar e tenho momentos de depressão terrível. Oscila entre depressão e ansiedade. Tô engordando e passo o dia todo deitada. Tô até afastada do trabalho... 😢 Não gosto de academia e tô pensando em comprar uma bike. Sempre amei pedalar quando era nova e parei. Essa semana vou mudar isso!!! 🚴🏽♀️🚵🏽♀️
@Maria-b7h7p8 ай бұрын
Parabéns que Deus continue te abençoando sempre 🙏🏽
@ricardomachado48608 ай бұрын
Apoiado em cada palavra. Saúde mental é a palavra chave.
@luizdeitos8 ай бұрын
A humanidade do Edu deixa todo conteúdo q ele produz como algo sem precedentes nessa rede. Que os deuses iluminem sempre o caminho dele e de sua família. 👏👏👏🙏🙏🙏
@JulioSilva-cc2me2 ай бұрын
Pensa em tudo e em nada ao mesmo tempo, é fantástica essa meditação
@jarbasestanislau23388 ай бұрын
Parabéns Edu! Sua forma de mostrar o lado de pedalar com prazer , curtir a natureza, o pedal e as amizades é muito bacana! Seus vídeos motivam demais! A alguns dias me vi pedalando na região de Aruaba sozinho e pude sentir como é bom ter um tempo só seu! Tenho 46 anos e sai de 150 kg para 102 após uma bariátrica que não teria sucesso se não fosse o pedal me fortalecendo. Consegui neste dia 80km e chegar em casa só com sentimento bom no coração! Continue motivando a galera! Seu trabalho é muito bom!!!!
@DaniloCarreiro8 ай бұрын
Edu Cara de Barro, gente fina, sua história ajuda muito outras pessoas vlw demais
@Pedaltrilhasemergulho8 ай бұрын
Uma coisa que esta sendo ótimo para a mente é caminhar descalço na areia da praia! Pois além da visão do mar e a sensação de bem estar por causa do sol e do exercício também o magnetismo da terra que é Benefício só é absorvido se estivermos descalço. Eu vi sobre isso no canal do dr Lair Ribeiro e também umas experiências onde usaram um frequêncimetro mostrando que o corpo absorve mais magnetismo descalço e calçado essa absorvição é quase nula! Ciclismo principalmente fazer trilhas na mata ajuda tanto a parte mental quanto caminhar ou correr na praia mas não traz essa questão de absorver o magnetismo da terra. Já pedalar na cidade no meio do trânsito é algo que traz mais stresses e depressão os que benefícios mentais! Não tem como a pessoa voltar pra casa tranquilo passando riscos constantes no trânsito,levando fechadas ,sendo xingando e vendo pessoas caminhando na ciclovia e muitas vzs entrando na nossa frente! Por isso pra mim somente o MTB no meio da natureza é que traz benefícios mentais!
@edcarlosrb8 ай бұрын
parabens pelo conteudo e por ter coragem de expor uma condição tao pessoal. mas como começar a pedalar se um dos sintomas da depressao é a falta de ânimo?
@ucosta8 ай бұрын
Parabéns Edu pelo canal, gosto muito do teu trabalho. Uma breve história: eu te seguia até março de 2020 ai sofri um acidente de bicicleta fazendo uma trilha, tive um traumatismo craniano moderado e parei de andar (motivos pessoais e familiares). Fiquei muito chateado com isso, sempre que olhava algumas pessoas de bicicleta ficava com saudades de andar, mas não tinha tomado coragem ainda, principalmente por causa da família que ficava muito preocupada só em eu falar que voltaria. Com isso acabei largando tudo de bike, vendi e doei roupas, sapatilha, algumas peças sobressalentes que tinha e quase vendi minha bicicleta (uma Soul SL329 2019). Ainda bem que não vendi, este ano chegamos a um acordo e recomecei a pedalar, que satisfação eu fiquei, melhor ainda quando encontrei teu canal e tuas dicas, foi muito bom. Um forte abraço e continua este teu trabalho de informar e entreter a gente com ciclismo.
@caradebarro8 ай бұрын
Que coisa meu amigo, parabéns pela volta por cima e pelo retorno. Não faz ideia de como fico contente em ver relatos assim, de verde. Muito obrigado! Obrigado por compartilhar conosco tudo isso!
@rtbmarcos8 ай бұрын
Obrigado por falar sobre esse assunto tão difícil! Também estou atravessando esse momento e assim como vc, estou me agarrando ao ciclismo para combater esse mal que me aflige tanto! Ainda faço uso de medicamentos mas o pedal tem me ajudado muito! Muito obrigado por abordar esse assunto! Deus te abençoe sempre!
@edsonsantos86738 ай бұрын
Cara tô passando por essa depressão e tá difícil de aguentar
@joaoalexandrebatista65058 ай бұрын
Parabéns Edu ! Você acertou em cheio. Em primeiro lugar a fé e oração que são pílulas diárias de graça. E essa atividade nossa de Montain bike que você trás com tanta beleza, nos desintoxica a mente e alma. Deus abençoe e continue te dando força e sabedoria. 🙏🏽📖
@helenocoutinho6724 ай бұрын
A bike salvou a minha vida
@andreaparecidotrombeta97268 ай бұрын
Passo por esse processo no momento. Processo de reconstrução a partir do ciclismo. Tudo que vc relatou faz sentido.Ótimo vídeo.Siga com Deus
@joaojuliani40055 ай бұрын
Basta ver a mudança que ocorreu também com o padre Marcelo Rossi. De como o esporte independente da sua modalidade ajuda a resgatar vidas destroçadas por problemas de ordem psíquica por exemplo. É óbvio que dependendo do grau de estado emocional em que a pessoa se encontra é preciso um acompanhamento profissional como de um psicólogo por exemplo..
@Luanthiengo8 ай бұрын
Até tu, Brutus? Kkk Insider tá investindo pesado 👏
@rodrigohasslerlopes57008 ай бұрын
Excelente mestre Edu todos nós passamos por momentos não agradáveis em fases diferentes, Deus abençoe!🚲🚲🚲
@Maria-b7h7p8 ай бұрын
Que lugar lindo 🤩
@sidneisoarescm8 ай бұрын
Edu, praticamente tudo que vc disse eu já senti e vivi. Muito útil esse conteúdo como fonte de inspiração e cura - além dos benefícios óbvios do esporte... O espero que vc faça o vídeo de seu processo de recuperação, mesmo sabendo o quanto vai ser difícil - mas tenho certeza: vai ser lindo ver este história de superação. Mas não se trata "só de uma história" trata-se de um momento de agradecimento e satisfação à todos que deram suporte, de uma forma ou outra, bem como a oportunidade de ajudar muitas pessoas que tiveram e continuam com problemas, com depressão e por quê não dizer, salvar vidas, de pessoas, relacionamentos e famílias.
@leandrorogerio3526 ай бұрын
Eu assisti esse bike packing inteiro.Comia macarrão com atum toda noite. Show !
@caradebarro6 ай бұрын
kkkkk que massa mano!
@VamosDeBikeVideoFoto8 ай бұрын
Todos nós passamos por isso. Ainda mais nesse mundo que estamos ligados por tecnologia. Força e Resiliência.
@andreluisbarbosa74988 ай бұрын
Cara to passando por isso pedalava direto até uns 2 anos atrás mesmo assim fiquei pior e acabei ficando parado me tratando agora to voltando de novo pedala com pedais leve por enquanto mas espero que dessa vez eu melhore. Mas tudo que você falou no vídeo eu passei e passo por isso não é fácil espero que você faça mais vídeos assim porque tem muitas pessoas passando em silêncio com esses problemas.
@graciebarrapassos-sudoeste35848 ай бұрын
Muito bom (como sempre), levando a uma reflexão muito além da primeira camada que muitos enxergam e não usufruem do esporte! 👏🏻👏🏻 Parabéns pelo posicionamento e quem sabe não vem por aí uma história de inspiração que com certeza vai atingir almas que estão necessitadas. Mas cabe a sua decisão, parabens desde já! 🙏🏻👊🏻🚵🏻♂️👊🏻🙏🏻
@alvanirodrigues12318 ай бұрын
Eu amo assistir tudo o conteúdo, pois é de extrema importância para cada um de nós. Obrigado Edu👏👏👏👏👏
@cristianopsiesporte96437 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo! Excelente vídeo! Vou mandar para meus pacientes. 💪🧠
@jaimevezzotti7 ай бұрын
Parabéns! Como você ajuda falando de sua experiência pessoal!
@Aabreup8 ай бұрын
Edu, boa tarde! Em 1° lugar parabéns pelo seu canal e os conteúdos publicados. Os seus videos que eu assisti que não são todos do canal fazem todo sentido pra mim. Meu objetivo hoje é conseguir pedalar 100km por vez. Gostaria de fazer uma cicloviagem. Esse é o meu projeto. Bom! O intuito dessa mensagem é pra você me da uma força pra conseguir esse objetivo. Grande Abraço
@veinhotech8 ай бұрын
Ah, resolvi até comprar ainsider com seu cupom. Valeu!
@cleimar_jb8 ай бұрын
compartilha sim....si libertar ,e vc falando sobre , pode ser a faisca que alguem ainda esteja precisando.... parabens pela vitoria
@Eliel_costa8 ай бұрын
top esse video Edu,a bike mim curou e mim cura ate hoje
@elek30268 ай бұрын
Edu cara você é exemplo cara seus vídeos nossas conversas mesmo pela plataforma da Internet você passa conhecimento motivação e humildade. Guerreiro spartano você shooow parabéns pelo sucesso.
@antoniovladimirmtb8 ай бұрын
Eu vivo isso hoje
@patrickmuniz82458 ай бұрын
Parabéns Guerreiro !
@eduardoforgerini29698 ай бұрын
Parabéns!!! Cara de barro "Edu" vídeo sensacional, sua coragem, simplicidade e facilidade em tratar assuntos complexos me faz admira-lo cada vez mais! Deus esteja sempre contigo! Abraço
@mariomartinelo6395 ай бұрын
meu DEUSSSSSSSSSSSSSSS parabébs d+ vlw muito a pena todos os videos
@jairoarchangelo61898 ай бұрын
Parabéns pelo excelente vídeo
@leandrosetubal17598 ай бұрын
Que Deus te abençoe sempre
@laudemarpereira59238 ай бұрын
Excelente vídeo! Temos que compartilhar
@veinhotech8 ай бұрын
Excelente vídeo. As histórias de vida sempre são inspiradoras. Conte depois a outra história que vc falou. Abraço.
@sabinosp70398 ай бұрын
Muito bom. Parabéns
@claudineichamorro73508 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo!
@sidneyfreitas22138 ай бұрын
Boa!
@pulganabike16488 ай бұрын
Excelente video!!!
@franckjlisboa32988 ай бұрын
Como sempre, mais um excelente vídeo, parabéns.
@Ednarmac8 ай бұрын
Parabéns. Belíssimo seu depoimento.
@thiagoalegre86458 ай бұрын
👏👏🙏🙏🙌
@aoinves8 ай бұрын
Eu pedalo 12 hrs semanais mas continuo tendo as crises de ansiedade principalmente nos treinos de z4
@MrSurfing4ever8 ай бұрын
Ansiedade deveria bater no Z5, no momento que vc começa vomitar sangue, antes disso é crítico
@almeida46198 ай бұрын
Tenta pedalar apenas na Z2 , vai melhorar 🙌
@carlosspohr8 ай бұрын
Correr ou pedalar TODOS os dias são a minha rotina de descanso mental diário ❤
@maioyoutpremium6 ай бұрын
Rapaz, esse negocio dessa camisa já está enchendo o saco!!cheio de blogueirinho oferecendo essa coisa
@rodrigohasslerlopes57008 ай бұрын
Excelente mestre Edu todos nós passamos por momentos não agradáveis em fases diferentes, Deus abençoe!🚲🚲🚲