Daí a mana fala um monte de coisa importante pra um caralho e o povo branco vai se incomodar o termo "branquitude"... Gente a discursão é muito mais na frente!! Parabéns pelo vídeo Nat, muito obrigada por dar a cara a tapa em pró de toda nossa população negra. Já lhe disse uma vez e vou dizer de novo, você é um dos meus principais inventivos a estudar, se capacitar e ser menos uma pra estatística!!
@lucasf81807 жыл бұрын
tenho orgulho ser da branquitude kk
@Rafael-vh8oi7 жыл бұрын
Você está se apropriando de uma tecnologia "que não lhe pertence", favor se desligar imediatamente.
@sophiaclarkh7 жыл бұрын
Você não entendeu o video, assiste de novo.
@87Arthus7 жыл бұрын
Quando o movimento deixar de ser chato, eu deixo tbm ?ok
@LarissaVeloso-Planttubber7 жыл бұрын
Mais do que bem dito, Lindinha. Eu sou branca e confesso que ouvir e ler o termo "branquitude" dói. Mas precisamos muito sair da nossa zona de conforto. Há coisas muito mais importantes acontecendo.
@rosygrandheel2237 жыл бұрын
Gente eu acho que entendi.. Apropriação Cultural no contexto do vídeo é o fato de a Industria Cultural estar se apropriando de elementos da cultura negra, porém, sem relatar o significado dos mesmos, e na hodiernidade é importante pra os negros brasileiros que você conheça os significados dos elementos culturais e os insiram em um todo, pois tudo tem uma raiz histórica.. ou seja, que você entenda a influência da cultura negra no nosso pais, e isso é extremamente valido e interessante, pois muito da cultura negra é desvalorizado.
@jaquelineferreira15507 жыл бұрын
HoldOn exatamente...agora explica isso pra quem nunca estudou sociologia academicamente? A indústria cultural transformou o turbante em um bem de consumo, agora é cool usar.
@camillaterrone80347 жыл бұрын
HoldOn deviam fixar seu comentário aqui pra todo mundo lê.. as pessoas já chegam armadas e nem fazem questão de tentar entender o que ela diz no vídeo e de ir pesquisar um pouquinho. Seu resumo foi ótimo!
@jaaolincoln7 жыл бұрын
HoldOn muito obrigadooo, ainda estava martelando oq significa afinal e vc clareou minha mente ❤❤
@PistolitaBR7 жыл бұрын
Seu comentário foi a finalização para eu entender tudo o que fiquei na dúvida. Obrigada! Comentário brilhante.
@thesunsetea7 жыл бұрын
HoldOn Um beijo na testa pela emoção de um comentário bom desses! *abraço virtual* e por um mundo SÓ com pessoas de pensamento lindo iguai a vc e a Ná, linda, poderosa e empoderada que acabei de conhecer nesse vídeo maravilhoso de explicativo!
@lorelayfox7 жыл бұрын
Quando essa polêmica surgiu eu rezei pra vc fazer um video e olha: MARAVILHOSA!
@italozen13937 жыл бұрын
Para Tudo Loreley!!! Amo vc
@barbara1210carol7 жыл бұрын
Gente morri, Lorelay te adoro, bom te ver por aqui
@limarodrigo17 жыл бұрын
SJW sao tudo cagado da cabeça
@asunflowerrain7 жыл бұрын
hauahau eu tbm lorelay!!
@naiarafreitas34497 жыл бұрын
Para Tudo estava aguardando também! Vi alguns artigos, mas nada como ela...
@cpadua1235 жыл бұрын
Vamos aprender com Martin Luther King: "Eu tenho um sonho de que um dia as pessoas não vão ser julgadas pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho de que um dia os descendentes dos escravos e os descendentes dos donos dos escravos possam se sentar juntos na mesa da fraternidade." Esse sabia tudo de racismo e de um ideal pelo qual lutar. Por isso ele é um herói da luta contra o racismo.
@rosavermelhaa4 жыл бұрын
Falou tudo!!!
@euvoutuvais58254 жыл бұрын
Por isso eu sou contra o movimento da apropriação cultural
@LucasSantos-st2lr4 жыл бұрын
Eu quero convocar aqueles que coadunam com essa teoria para um debate. Mas eu logo aviso, quando eu entro em um debate, é para humilhar, para fazer com que os familiares do meu adversário sofram e agonizem com sua miséria. Mas se eu for derrotado reconhecerei minha derrota e vergonha.
@priscilamiranda3493 жыл бұрын
Legal amo turbates alias estou usando temnho três 💋
@alukenyneinda2 жыл бұрын
Sim, e os brancos mataram-no.
@_eterea7 жыл бұрын
quanto ódio e dor você tem moça. espero do fundo do meu coração que você evolua espiritualmente, tudo de bom pra ti
@jilvaniabazzo92297 жыл бұрын
Você compreendeu o que ela falou???? Creio que não.
@_eterea7 жыл бұрын
Jilvania Bazzo compreendi, por isso que eu comentei flor
@fogueteastronauta5127 жыл бұрын
Jilvania Bazzo entendemos sim,e vou fazer um resumo aqui: "merda,merda,merda,mais merda,um pouco mais de merda,mais uma caganeira,mais uma cagada,e por fim,uma diarréia."
@MarcusIIFerreira7 жыл бұрын
Disseram duas vezes em uma semana pra moça cortar o cabelo porque era feio e ela não pode ter ódio no coração? Sério mesmo?
@fogueteastronauta5127 жыл бұрын
Marcus F II vai dizer que é bonito?eu tenho o cabelo lisinho,e mesmo assim quando tá feio ficam falando pra eu cortar,a diferença é que eu não saí por aí disseminando discurso de ódio
@augustosales1126 жыл бұрын
Sou afrodescendente e acho que, para combater o preconceito, nós negros devemos agir de forma melhor do que os preconceituosos. Pontos do vídeo. 1 - expressões do tipo "Vocês branquitude" (1:31) e (8:31) é semelhante aqueles que falam "Esses negrinhos", se aproprie das qualidades dos ofensores, não dos defeitos. 2 - Os negros trazidos para o Brasil se tornaram mais unidos justamente por conta da política dos escravagistas de separar as nações negreiras, que eram inimigas entre sí na Africa. Prova disso é que tribos negras vendia os escravos de guerra aos portugueses, que por sua vez os traziam para o Brasil. 3 - A beleza do Brasil é que ele foi construído, tanto culturalmente quanto estruturalmente, através do esforço de vários povos (brancos, negros e índios), o negro construiu (7:10), mas foi em conjunto com outros. Portanto o mérito é de todos, melhor é dizer "Nós negros, também construímos esse país", dessa forma eu me torno semelhante aos outros, nem melhor nem pior. 4 - O futuro da humanidade é a Unidade Cultural (7:22), daqui a 500 anos, todos serão bi linques, e mais 5.000 anos teremos uma só língua e uma cultura que será a fusão de todas as qualidades dos povos atuais e da antiguidade. 5 - O maior trunfo do Brasil foi mostrar ao negro que o seu semelhante na cor, embora de outra etnia, é seu amigo. Resgatar as tradições dos nossos antepassados é algo importante, mas devemos estar abertos a transforma-las se adequando a um mundo em transformação. 6 - Um dia perguntaram a Gandhi se ele perdoou todas as ofensas de seus inimigos. Ele respondeu que não, pois ninguém nunca o ofendeu, por isso ele não devia perdoar ninguém. Hoje, em vez de vê o preconceito dos que tentam me ofender, eu procuro ver a pobreza de princípios e valores morais de tal indivíduo que assim o faz. E de que forma eu posso ajudá-lo a enxergar melhor, sem utilizar as armas ofensivas que ele porta.
@Carvalhomek6 жыл бұрын
augusto sales ❤
@erickrocha4116 жыл бұрын
Falou tudo ❤
@esterdnegreiro6 жыл бұрын
augusto sales você sim falou muito mais do que em todo esse vídeo. Parabéns! Que hajam mais pessoas por aí como você.
@morganadonatti94416 жыл бұрын
Sensacional o que tu comentou
@morganadonatti94416 жыл бұрын
sabrina vaguinha assim como se alguém branco falar que tem orgulho de ser branco, é racismo. Agora se uma pessoa negra falar é bacana? Somos todos um povo , se usamos termos pra uma raça, usamos pra outra
@brunamaria96877 жыл бұрын
Não, não foi didático. O termo apropriação cultural é uma coisa, identidade cultural é outra coisa. É fato que a cultura de africanos ao chegar no Brasil foi apaga a força, foi executada de diversas maneiras, mas hoje, anos e anos após a escravidão, estamos falando sobre como acabar com o racismo no Brasil, como a identidade da cultura afro brasileira é ignorada e marginalizada. Como negra sei que quando estou de turbante sou ridicularizada e quando uma mulher branca usa turbante ela é fashion, mas não sinto que ela está se apropriando da "minha" cultura, porque sou afro brasileira e ela não está me dominando e nem ao menos me ridicularizando. Eu sinto que a minha identidade cultural que vem da minha ancestralidade africana esta sendo marginalizada e ridicularizada pelo sistema de Produção do Mercado, que faz com que a sociedade como um todo crie um estereótipo preconceituoso do que é ou não bonito. A luta maior nao está nos objetos de identificação cultural, está em acabar com o racismo e a cultura afro ser respeitada quando produzida por negros.
@Ilovetaylorswift12027 жыл бұрын
Falou tudo.
@hughy8977 жыл бұрын
Acabar com o pensamento livre de cada um é censura. Atacar uma pessoa por sua cor tambem é contra a lei. Porem, nesse video ela usa palavars para segregar e insultar brancos. Alem disso, os argumentos dela são uma besteira. O samba é a mistura de um monte de coisa. A nossa comida tambem. Falar que é afro brasileiro e tomar isso como se fosse algo que faça a melhor ou diferente de outros é BURRICE. Depois, se vier debochar dos white-power acreditando nessas coisas você estará sendo hipocrita.
@Draicus7 жыл бұрын
Bem, vou ser curto e grosso, isso aqui é o Brasil, a única cultura que as pessoas daqui entendem é o sexo, funck, futebol e o roubo. Se você tirasse a roupa enquanto fala, seu vídeo teria mais de 1 000 000 de views e likes.
@rcmartins7 жыл бұрын
eu parei de ver o video na parte "pessoas negras vieram pra cá e foram escravizadas" hahahah... mal ela sabe que os escravos eram escravizados na própria África, por outras tribos de negros africanos... esses que não escravizavam somente negros, mas europeus, árabes, etc...
@paulomachado40517 жыл бұрын
Bruna Maria concordo, mas aí, a luta pelo fim do racismo só vai começar quando acabarem com as cotas raciais. E o que mais dói é que essa garota aí do vídeo é formadora de opinião, tendo em vista que claramente, se você assistir ao vídeo sobre apropriação cultural feito por ela sei lá quanto tempo atrás, externa seu ódio pelo que sua mãe "sofria"
@brendalima10165 жыл бұрын
Esse tipo de pessoa que chega abordando os outros na rua (como os caras que você mencionou) tem que aprender a cuidar da própria vida. Se não gostam, o problema é deles, você não tem a obrigação de uma mudar algo que é parte de você, que você tem orgulho, para agradar a opinião de gente alienada que nem ti conhece. Siga firme e forte, não deixe que a opinião desse povo te abale.
@canalglamour4207 жыл бұрын
seu conhecimento cresceu seus argumentos estao otimos! voce cresceu parabens Ná ♡
@vlogsinuteisquandoder67997 жыл бұрын
ELA AMADURECEU DEMAIS NESSE DEBATE NÉ AMEI CADA DIA VENERO MAIS E MAIS ESSA MOLIER
@sofial12417 жыл бұрын
Canal Glamour DA ATE UM ORGULHO DELA NO CORAÇÃO
@darktrevon107 жыл бұрын
Canal Glamour vídeo bosta cheio de racismo,marxismo...
@aintnogirlievlog7 жыл бұрын
racismo????? marxismo????
@deniseleuterio7 жыл бұрын
Marxismo puro. Isso nunca acaba bem. Acho? a história diz isso.
@CanaldoVoid7 жыл бұрын
Sim, pode. Cultura não é propriedade, ninguém pode se apropriar dela. Além do que "meu corpo minhas regras", não gostou? O problema não é meu.
@taciricci30097 жыл бұрын
Canal do Void Gente juro que não compreendo. Ela fala com tanto odio Branquitude ....rs Jesus. Cadê a busca pela igualdade.?
@lucianaprateslu567 жыл бұрын
ata
@leticiaribeiro30797 жыл бұрын
Ela fala branquitude como se fosse negritude ... não é ofensa ...
@dieniferkatrine90477 жыл бұрын
não vejo gente branca falando "vocês da negritude"
@ju24057 жыл бұрын
Katherine Clerici verdade, se eu chamo meus colegas negros de negritude vão me chamar de racista e vão fazer o caralha quatro, agr se falarem branquitude é normal
@isabellelima94077 жыл бұрын
"Branquitude" Querida, vc tem MUITO sangue branco. E isso é lindo! Vamos aceitar nossa miscigenação e parar de separar as raças.
@mayconsantos35537 жыл бұрын
Isabelle Lima Por mais pessoa como vc, Parabéns!!!
@eduardomonster44557 жыл бұрын
Isabelle Lima
@palhacoTC01237 жыл бұрын
Exato! Somos um país mestiço. E já está demonstrado que raças não existem. Toda cultura conquistadora extingue a cultura anterior infelizmente. Não aconteceu apenas com as culturas africanas. Seu cabelo é lindo e vc é muito estilosa. uma linda mulher fruto do lindo caldeirão que é o Brasil. A abolição da escravatura ainda tem muito pouco tempo. O tempo nos fará cada vez menos racistas, cada vez mais misturados. È o que eu acredito apenas. A minha pele pode parecer bem branca e o cabelo que me restou é verde, mas ttb tô junto e misturado!!! kakakakakaka bjo!
@analara31877 жыл бұрын
Isabelle Lima se fosse uma branca falando "negritude" ela tava morrendo
@felipeotto69677 жыл бұрын
Isabelle Lima não é o fato de haa vamos deixar isso de lado, não vamos separar os povos, pois somos todos iguais, para uma pessoa negra que viveu a vida inteira sendo separado, discriminado e apontado, não é fácil falar em mixigenação, tem preconceito sim, existe separação sim... e não vamos ser hipócritas de dizer que é tudo igual e a vida é linda.
@yasmincarvalho98215 жыл бұрын
Pelo o que eu entendi, ela só está tentando explicar que apropriação cultural é um processo onde a INDÚSTRIA CULTURAL expõe a cultura do negro em pessoas brancas e, só a partir daí, ela é valorizada. Ou seja, antes, enquanto pessoas negras usavam constantemente turbantes, dreads, tranças, etc, essas coisas não eram valorizadas, e só passaram a ser depois que pessoas brancas apareceram nas mídias/redes socias usando. Ela não diz que você, branco, não pode usar dread, trança ou turbante. Ela só tenta dizer que ela não pode ligar menos pra o que você tem na cabeça. :) Usem o que quiser, seja preto, branco, pardo, vermelho, amarelo... mas o que ela falou é verdade, bjs.
@joaotavares0784 жыл бұрын
ou seja, antes os brancos não valorizavam e agora valorizam...
@anaclarasouzasantos63784 жыл бұрын
Aaaah, entendi , obrigada
@juliocesar28944 жыл бұрын
@Yasmin Do Nascimento R T sim mas isso é tipo 1 a cada 10 são poucos os que se importam de verdade com a cultura e religião por trás de tudo isso que bom que vc valoriza e que continue assim. Mas vc se importar não é desculpa para todos os outros milhares que desprezam
@LucasSantos-st2lr4 жыл бұрын
Eu quero convocar aqueles que coadunam com essa teoria para um debate. Mas eu logo aviso, quando eu entro em um debate, é para humilhar, para fazer com que os familiares do meu adversário sofram e agonizem com sua miséria. Mas se eu for derrotado reconhecerei minha derrota e vergonha.
@luizaalexandre7243 жыл бұрын
Explicou mais claramente que a moça no vídeo. Obrigada.
@felps.t7 жыл бұрын
Branco odeia ser rotulado e sentir excluído de alguma forma, né? Basta ler os comentários aqui quanto as palavras branco e "branquitude" no vídeo, se eles se doem e se sentem ofendido com isso, imagina se sofressem a discriminação que todo negro sofre diariamente, depois nós é que somos "vitimistas".
@jaquelineferreira15507 жыл бұрын
Felp .t neh...
@bordeauxcolor7 жыл бұрын
Tem comentário aqui de gente branca que me faz ter vergonha de ser branco. Tá faltando empatia pra esse povo.
7 жыл бұрын
Felp .t eu ia falar isso..kkkkk..tão tudo chorando e incomodado mais com a palavra branquitude do que com a msg do vídeo... povo mais mimizento que esse eu desconheço. Eu sempre digo que se vc nao é aquilo que te apontam, então não vista a carapuça mas ó aqui só tem ego ferido pq se sentiram atingidos e apontados pelo recado do vídeo.
@lucasf81807 жыл бұрын
eu amo ser chamado de branquelo rsrs, minha cor é linda demais
@soukerberus7 жыл бұрын
pior é que tem muitos canais no YT e adivinha...de brancos enchendo o saco sobre esse assunto, ja dizendo que sao coisas de esquerdista e mimimi e que negros isso.....quando na historia desse mundo vc viu um branco admitir que esta errado? é mais facil desmerecer a causa e criar mil descupas do que parar e pensar...putz, é isso mesmo...vou melhorar, vou me dispor a evoluir, se nao por mim por vcs meus irmaos....
@ma5nusz217 жыл бұрын
Nossa... eu realmente queria que o racismo fosse "Mimimi". Queria muito que, gnte negra e pobre obtivesse o mesmo tratamento que gente branca e pobre ,gente rica e negra, obtivesse TB o mesmo tratamento que gente rica e branca. QUEM ME DERA ESSA HISTORIA DE RACISMO FOSSE SÓ "MIMIMI" pq todos somos iguais então....LITERALMENTE TRATADOS IGUAIS E NAO SO NA FRASE BONITINHA QUE TODO MUNDO JÁ DECOROU. Falar e fácil...FODA É QUERER ENXERGAR QUE NAO É ASSIM NA PRATICA. Obrigada por sua força e por ter coragem de ser essa voz.
@oompa-loompa7 жыл бұрын
Depois desse vídeo, acho que só não entende quem não quer. Sempre lembro de uma discussão, num grupo sobre séries, em que a pessoa argumentou que não era preconceito ela achar exagerado personagens negros em posições de poder, era só a realidade. Daí, na visão dela, séries como as da Shondaland (a produtora da Shonda Rhimes) vendiam uma "mentira politicamente correta". O que ela quis dizer foi: que aquelas profissões, aqueles lugares, aqueles bens, no "mundo real", são muito mais comumente ligados a brancos, daí essas séries ignoravam a realidade pra agradar um público "politicamente correto", se fazendo de "boazinhas" e inclusivas. Mas aí você vê marcas querendo fazer algo inspirado em coisas culturalmente ligadas a pessoas negras e você pensa: poxa, legal, várias modelos negras vão, enfim, deixar a posição não oficial de "cota" do desfile, porque, agora, é algo que tem tudo a ver com elas. Daí só tem modelos brancas (nada contra mesmo, não odeio ninguém e nem poderia, sendo que a vida inteira aprendi, direta e indiretamente, que brancos são o ideal, o desejável) com trança e tudo o mais. O designer chama isso de ousar: colocar pessoas brancas fazendo cosplay de pessoas negras. Eu chamo de o "prato feito" fashion, o de sempre, o que a gente mais vê em todas as semanas de moda.
@joanatodanelli1427 жыл бұрын
Só fazendo um adendo ao teu comentário. Esses tipos, os que só estão apenas "apontando a realidade", são os mesmos que dizem não enxergar cor de ninguém, que não precisamos de um Dia da Consciência Negra, já que somos todos gente, somos todos iguais. Curiosamente essas pessoas só enxergam cor quando é pra desmerecer. "Já reparou que os negros, nos filmes, são sempre bonzinhos? Pois é, aí a gente olha pro mundo e vê outra coisa, né? Mas aí, se cê fala, é preconceito, é racismo e tal... Melhor ficar calada." Ouvi isso de uma "colega" de trabalho durante um almoço, quando representatividade virou o assunto da roda.
@Alice-lt2dq7 жыл бұрын
Pedro Henrique Resumiu a apropriação cultural apenas citando o caso as passarelas. 👏
@betawarriors64595 жыл бұрын
Lembrando que a mulher tinha câncer e ela disse que o turbante fazia ela se sentir melhor e mais bonita. '-'
@dianaportelaschrage22403 жыл бұрын
Nossa.. e o povo tirou da cabeça dela? Credo
@wde52483 жыл бұрын
@@dianaportelaschrage2240 Tirou, mas o movimento negro minimizou isso.
@dianaportelaschrage22403 жыл бұрын
@@wde5248 eu entendi oq a moça falou, e sei que eles são os que mais sofrem com isso, mas uma coisa não muda o fato de que as pessoas foram bem idiotas de fazer isso.
@wde52483 жыл бұрын
@@dianaportelaschrage2240 Exatamente.
@silasrodriguesgoncalvesjun51912 жыл бұрын
Se ela se sente bem, que use
@afiaalvim80887 жыл бұрын
Achei desnecessário vc falar "supostamente". Nesse momento, vc desvalorizou o assédio que ela passou. Sim, foi um assédio. Ninguém tem o direito de abordar outra pessoa na rua, para falar da roupa, acessório ou qualquer coisa que esta pessoa está usando. A atitude das meninas que abordaram a moça foi péssima e a sua atitude de tentar anular isso, também foi. Esse tipo de atitude acaba sujando a luta realizada pelo movimento negro.
@isamercedes097 жыл бұрын
Afia Alvim Supostamente sim, até porque ninguém tem provas do que realmente aconteceu. Eu acho engraçado que quando um negro sofre racismo surge gente de todo lugar pra questionar, agora eu não posso duvidar dessa história mal contada dessa guria de Curitiba? Me poupe.
@afiaalvim80887 жыл бұрын
Isabella Mercedes Tb sou negra. E, não duvido que a menina tenha sido abordada, pq já presenciei atos parecidos. Não questionei pelo fato da menina ser branca, questiono pq me incomoda a atitude de diminuir a experiência do outro, sendo branco ou negro. Afinal, seria o mesmo que falar que supostamente a Nataly sofreu os assédios que ela citou, no vídeo e, dizer que aquilo que ela disse foi só pra melhorar o discurso inflamado dela. Não faço isso. Primeiro, pq acredito que cada um precisa ser ouvido. Segundo, pq tb já sofri assédio na rua, com gente pegando no meu cabelo, sei que isso acontece. Conheço o mundo que vivo. Enfim, falta dar mais crédito para as experiências de cada um. A menina tem câncer, não acho que a experiência de ser abordada foi legal pra ela. Diminuir a experiência dela, pra defender minha causa, é ridículo. Sinto muito.
@afiaalvim80887 жыл бұрын
Miss Lia Respondi lá em cima. Se ela não acredita na menina, pq iriam acreditar nela tb, né? Mas, como eu disse, não duvido que tanto a menina, quanto a Nataly tenham sido abordadas. Essas histórias são comuns, no mundo em que vivemos.
@ivanreiss7 жыл бұрын
Um dia desses um senhor foi morto a pancada porque tentou defender um homossexual no metrô. Tenho amigos que relativizaram ao máximo tudo que era possível e teve FILMAGEM! Nego agora quer tumultuar um "supostamente". FAÇAM-ME O FAVOR!
@afiaalvim80887 жыл бұрын
Ivan Reis "Tumultuar"? Falei justamente pela questão que vc disse. Pq vejo pessoas relativizando experiências dos outros, o tempo todo. Relativizam estupros, mortes e outras coisas, pra defender causas. Ela tb relativizou o caso, agiu da mesma forma, no vídeo. Mas enfim, não vou ficar discutindo isso aqui, se quiserem abordar pessoas na rua, abordem. Se quiser continuar atacando, através das redes sociais, pessoas que usam turbante e dreds. Façam. Relativizem a experiência depois e, continuem achando que assim o racismo será combatido.
@biahstephany7 жыл бұрын
Eu não conhecia seu canal, caí de para-quedas no seu vídeo, e gostaria de falar algumas coisas... Sempre tive problemas em entender o racismo. E sempre pensei com mente muito aberta à todas as vezes que ouvi alguém negro dizer que racismo ainda é sim uma realidade no país, (homens normalmente não acham o mundo machista, já que nunca foram uma mulher na equação) por isso, nunca disse nada desmerecendo qualquer pessoa que reclamasse da desigualdade, não sei pelo que ela tem de passar. Mas me incomoda muito, o porquê é aceitável na nossa sociedade atual que exista um orgulho excessivo em ser negro, e exista sequer o termo apropriação cultural. (Estou tentando do fundo do meu coração não ofender ninguém, apenas expressar o que penso, e desculpe-me se isso no seu ponto de vista foi ignorante). O grupo religioso a qual eu pertenço sofreu muito na época do nazismo, na Alemanha, e foi perseguido como os judeus. Foram maltratados, trabalharam forçados, morreram de fome, de doenças, de fraqueza ou por um soldado nazista. Mesmo assim, eu não me sinto no direito de achar um absurdo alemães caucasianos se tornarem da minha religião. Não foram eles que realizaram as cosias terríveis que aconteceram, e também, não é meu lugar achar que eu tenho direito à algo e ele não, entende? Pensando assim, eu não acho justo e fico extremamente triste ao pensar na moça de Curitiba (por exemplo) que viu algo belo em outra pessoa (afinal, a internet, os blogs, o Pinterest, Instagram, nos mostram todo tipo de estilo e servem de inspiração para pessoas de todas as raças, certo?) e querer usar também. Ela achou bonito algo que é de outra cultura, ela não fez como quem trouxe os escravos pro Brasil, que tentaram desaproprialos de suas próprias culturas. Acho que vocês as vezes não contam com o fato de que mulheres brancas no Brasil (e por sinal, meus avós são negros por parte de mãe, e meu avô é de descendência de escravos, mas tenho pele clara e sempre me considerei com branca) não tem cultura de "branquitude"; e por sinal se você se incomoda com racismo, deveria achar racista falar branquitude também. Elas são brasileiras, ponto. Não são brancas brasileiras, são apenas brasileiras. Nosso país é tão misturado, e posso falar com propriedade, nunca conheci uma moça de pele clara que falasse sobre racismo, ou negros, ou algo assim, e não porque não achamos que os negros importam, e sim porque para a maioria de nós, somos iguais. Muitas tem melhores amigos de ascendência negra, índia, japonês, alemã e todas as outras etnias que vieram pro Brasil ao longo dos anos, e isso não faz mais diferença. Eu não posso dizer que vocês não sofrem nenhum tipo de discriminação, mas eu posso afirmar que nunca descriminei uma pessoa negra, mas se fosse eu, a moça de turbante que foi abordada e pediram pra retirar o turbante, eu me sentiria descriminada por ser branca. Afinal, por ter pele clara ela não é digna o suficiente para usar algo que seus ancestrais criaram? O que eu aprendi como pessoa é: fazer à alguém apenas o que gostaria que fosse feito a você. E quando algumas pessoas usam a carta apropriação cultural eu sinto que elas fazem exatamente o que acham ridículo que aconteceu no passado: alguém enaltecendo uma raça, ou uma cultura, acima de outras pessoas ou etnias. Existem níveis, obviamente, mas pensando friamente, foi o que aconteceu quando os europeus se encontraram com os índios, foi o que aconteceu quando os europeus trouxeram africanos para trabalho escravo, foi o que aconteceu com Hitler no poder, é o que acontece nos países baixos entre judeus e muçulmanos, é o que causou guerras, e hoje, é o que acontece na internet. Seja o atual feminismo, que indiretamente se coloca como melhor que os homens, seja esse orgulho negro excessivo de algumas pessoas (eu disse algumas pessoas). Por que é ofensivo ora você, que eu, de pele clara, que nunca te fiz mal de forma alguma, use em meu corpo, em silêncio, algo criado em sua cultura que tem um grande significado pra você? E se não fosse eu, e se fosse uma menina morena, ou então branca, mas com cabelo cacheado, você ia se ofender? se a sua resposta muda, parabéns, mas na minha opinião, o racista é você.
@TrizLuz7 жыл бұрын
Bianca Stephany MENINA VOCÊ FALOU TUDO!!!
@kathrinadalacosta36827 жыл бұрын
Bianca Stephany ler seu comentário inteiro foi a melhor coisa q eu fiz hj
@TheSuelensamir7 жыл бұрын
Bianca Stephany Parabéns pelo texto Bianca. Mais inteligente impossível! Eu lamento que existam pessoas de mentes tão medíocres que jamais entenderão o que você quer expressar. Acho que essa garota quer mais aparecer do que realmente se posicionar por algo. Duvido que ela realmente conheça a história sobre os escravos. Acho difícil ela sair do "mundinho" bisonho que ela vive. Raciocinar não parece ser algo que ela faça.
@carolvazpassos4287 жыл бұрын
Voce disse exatamente tudo oque eu penso sobre o assunto.Foi inteligente no seu comentário, e elegante nas palavras, meus mais sinceros parabéns! Hoje as pessoas so querem se defender com uma fúria extrema sem sequer se colocar no lugar do outro, criando muita polêmica por coisas pequenas (não quero ofender ninguém, só acho que podemos nos preocupar com coisas que tenham um valor mais significativo), e sem se certificar do que é mais importante. Porque se considerar melhor do que outra pessoa só porque ela nasceu num território diferente? Ninguém que nasceu no Brasil pode se considerar uma "raça pura", aqui temos o grande privilégio de ser um país com uma miscigenação linda, com pessoas consideradas as mais lindas do mundo! So espero chegar logo o dia em que todos esses preconceitos e orgulhos raciais (extremos), nao falem mais alto que o amor ao próximo.
@PetrisonRocha7 жыл бұрын
Bianca, use parágrafos. Se não fossem os elogios acima, eu jamais teria coragem de ler essa muralha.
@FernandoSilver7 жыл бұрын
Não existe respeito algum, se não existe respeito à liberdade. Não respeita minha liberdade, e exige que eu respeite você e "sua" história? Todas as culturas devem ser repeitadas, assim como a liberdade de todas as pessoas! Se eu quiser trançar o cabelo como meus antepassados nórdicos eu posso, e se outra pessoa quiser, ela pode também, porque ninguém tem o direito de apitar sobre a liberdade do outro.
@FernandoSilver7 жыл бұрын
E não venha me dizer que eu estou "individualizando" ... eu falo em nome da sociedade e dos seres humanos!! Quem individualiza, é quem segrega e separa a condição de direito do indivíduo baseado em cor, credo, sexo, sexualidade, etc... e não sou eu que estou fazendo isso em um vídeo de 11 minutos.
@thejessicamake7 жыл бұрын
Fernando Silver vc assistiu p vídeo? em momento algum ela disse que brancos não podem usar turbante e nem trançar o cabelo rs
@FernandoSilver7 жыл бұрын
Só não enxerga quem não quer. Eu vejo uma menina bonita, bem educada e bem vestida.. provavelmente de classe média, querendo puxar para si todo o sofrimento de milhões de pessoas com a pele muito mais escura do que a dela, e muito mais pobres do que ela.. e ao mesmo tempo, afirmando que ela decide quem tem esse direito... ela decide quem pode e quem não pode lutar essa luta.. quem pode e quem não pode usar "símbolos de resistência". Isso não é nada, senão, segregação e propagação do ódio. Eu não separo negros e "branquitude" ... eu vejo apenas seres humanos.
@micaelmoreirasouza4937 жыл бұрын
Fernando Silver concordo com você!!! Imagina eu como perdido estou , tenho tanta descendência. Sou descendente de judeus, portugueses, indígenas ,africanos. Meu bisavô foi criado pelas nagos , outra parte veio do porto os judeus tradicionais , meu avô era quase índio pra mim verão todos em conjunto , uns até acham que sou meio árabe . Acho que não tenho obrigação de andar ou vestir como eles , os judeus eram novos cristãos em minha familia , imagina só porque meus antecedentes eram judeus tradicionais eu devo ser . Percebi que essa tese de apropriação vem crescendo e se perdendo com um todo ....
@dannyarvad7 жыл бұрын
você tem antepassado nórdico? uiaaaa
@jaisavanusten12 жыл бұрын
sou branca e mãe de crianças negras, gosto de usar tranças assim como a minha filha que ama ser negra e também já entende muito sobre a história das tranças e o movimento negro. É uma luta grande que meus filhos e todas crianças negras precisam se preparar para ocupar um lugar na sociedade com muita consciência para ajudar a mudar os discursos da indústria perversa
@nicodiveira7 жыл бұрын
Daora esse piercing aí no nariz, pena que você e mais milhares de pessoas que usam piercings estão contribuindo para o esquecimento das culturas indianas, indígenas, maias, egípcias, dentre outros. Afinal quem usa piercing e alargadores são tidos como estilosos na sociedade, mas índios que usam alargadores e outros tipos de acessórios são marginalizados e hostilizados. Pff.
@shailisb63757 жыл бұрын
Nícolas de Oliveira Fora que esse piercing é uma moda ridícula. Parece aquele bagulho que colocam no touro.
@carlostheodoro54467 жыл бұрын
Nícolas de Oliveira observou bem. aula de apropriação pra ela.
@kiaboazul7 жыл бұрын
falou tudo ai, Nícolas!
@DiegoArmando137 жыл бұрын
No dos outros é refresco
@caiolunardi74907 жыл бұрын
Oi amigo, assiste de novo que acho que você assistiu errado.
@eduardaquerido74307 жыл бұрын
AWOMAN NATÁLY NERI!!! Estava esperando você falar sobre isso! Vc arrasa muito, sempre aprendo muito com você! obrigado por fazer isso ❤❤❤ beijao
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Fico feliz por ter aprendido, de verdade!
@GabrielFerreira-dg1ft7 жыл бұрын
Fácil falar quando se está atrás de um computador muito fora da realidade hem. E pra variar é patricinha hahahaha
@Alice-lt2dq7 жыл бұрын
Sillas Gomes, Realmente né. 😂😂 (Nem era pra rir, mas não aguentei)
@eduardaquerido74307 жыл бұрын
onde foi que errei? kkkkkk
@larissavasconcellos18187 жыл бұрын
Aprendo sempre com vc!! E muito, vc dá uma baita aula e cada video seu é um aprendizado!
@ferrecam5 жыл бұрын
AAAAAAAAAAAAA que maravilhosa
@MammaExausta7 жыл бұрын
Oi :) Eu sou branca e tenho muitas dificuldades em entender a apropriação cultural. Seus dois vídeos estão me ajudando a sair da ignorância. Gosto da sua abordagem, por vezes bem ácida, mas bem necessária. Parabéns e obrigada :)
@lorenarollim89117 жыл бұрын
carla melani é spam, galera. Ignorem.
@gustavoandrade1627 жыл бұрын
sou branco de tranças, respeito sua opinião!
@naillahsaideamade35725 жыл бұрын
Venha aqui na África e vista o que quiser, ninguém vai mexer com você. pelo contrário, as pessoas vão gostar de ver isso.
@ph33204 жыл бұрын
@@Isa-nc1iv por isso ela a convidou, ué
@Alohannye4 жыл бұрын
E os brancos que descendem da ancestralidade negra?
@Conrado.t4 жыл бұрын
meu sonho:Morar na África
@animavigsa3 жыл бұрын
Eita q nao tão nem sabendo interpretar mais..
@gabrielrenanamantedeaviao.7503 жыл бұрын
@@Conrado.t na Somália de preferência :)
@nekumonono53644 жыл бұрын
PS: quando eu escutei vc falar branquitude eu tive duas reações muito estranhas, a primeira foi "caramba pq eu tô sendo afastada desse jeito?" E segundo foi depois de eu me tocar que pro Branco é normal ouvir e falar o termo negritude com tanta naturalidade que eu comecei a rir me tocando disso. Q coisa bizarra é a vivência que eu tenho.
@sommelierdefofoca4 жыл бұрын
Eu n acho normal nenhum dos dois. Para mim a cor da pele é só uma característica, igual a cor dos olhos. Por isso acho bobo enaltece-la ou desmerece-la, e ainda mais bobo separar as pessoas em dois grupos só por causa disso. No fim o movimento negro acaba pregando só o afatamento entre as pessoas, pois eles pregam que os negros são diferentes.
@ledafreitas29704 жыл бұрын
@@sommelierdefofoca disse tudo 👏👏
@karyscristina5274 жыл бұрын
@@sommelierdefofoca O movimento negro só quer fazer com que as pessoas entendam que Negros devem ser valorizados e não se afastar. Não é que eles "pregam que os negros são diferentes" eles só querem colocar em evidência o que foi por muitos anos rejeitado e que agora precisa de atenção. Se eu estiver errada ou ter sido o momento errado desculpe-me pelo incômodo cara. Mas oh quem separa não são bem os negros.
@paulolimadelima91014 жыл бұрын
Com normal ela quis dizer "comum" deixem de ser tretosos
@Hugo_game14 жыл бұрын
@@karyscristina527 Pois não ta funcionando não em...
@rebeccamarques27757 жыл бұрын
Meu Deus amadoooooo! amei amei amei! essa semana fui SUPER ATACADA por falar sobre apropriação cultural no meu Facebook. A branquitude conservadora veio tudo nos meus comentários chorar, e disseram que, se fosse assim, eu não poderia me chamar Rebecca pois era um nome de origem hebraica e eu sou brasileira. obrigada Nataly, eu amo seu canal e você é uma inspiração 💙💙💙💙
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Os argumentos que estão saindo pra tentar desmoralizar as nossas discussões são os mais criativos possíveis. É triste ver a galera se rebaixando tanto intelectualmente e fazendo falsas simetrias! Enfim, fico feliz demais por ter ajudado Rebecca, beijos!
@rebeccamarques27757 жыл бұрын
A Ld tá só se igualando a esses caras que ficam chorando. chora mais amigão! pq por muito tempo queriam que os negros fossem extintos!
@rebeccamarques27757 жыл бұрын
Afros e Afins aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa socorro 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍 tô morrendo 💚💚💚 amo você 💚
@felipeibrahim7 жыл бұрын
Eu ia comentar, mas vi uns comentários aqui que sem-or. Vou me restringir a desejar saúde pra você, poderosa Nátaly. Porque, nossa, precisa de muita boa saúde pra guentar esses desafios e se manter tão maravilhosa. Beijos e os melhores desejos de saúde plena!
@LarissaVeloso-Planttubber7 жыл бұрын
Tá osso mesmo... Força aí moça!
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Obrigada Felipe! Saúde aqui está plena e eu cheia de força pra continuar falando! Mas muito obrigada pelas boas energias
@giovanam297 жыл бұрын
Assunto interessante... resolvi assistir até pq não sabia nada sobre esse B.O da branca com turbante e tals..... PORÉM, me parece que essa moça sustenta uma "acidez" tamanha, se mantém numa defensiva tão impressionante e precisa tanto usar a palavra "branquitude" que acaba invalidando e desviando todo o possivel conteúdo do vídeo. Uma imaturidade evidente que beira a agressividade.... embora muito natural da insegurança juvenil que lhe cabe. Uma pena. Um pouco menos de arrogância e mais doçura cairiam melhor.
@JorgeRaymond7 жыл бұрын
Vale citar que ela se perde tanto na exposição do fato, visto que foi preciso efetuar várias edições. Ao final, só faltou ela dizer explicitamente que a garota de Curitiba sentiu na pele o que os negros sentem todos os dias. Poderia ter se saído melhor, se tivesse deixado a opinião pessoal de lado e ter apenas abordado o assunto de forma imparcial.
@giovanam297 жыл бұрын
JORGE RAYMOND Te confesso que abri o vídeo pela mais absoluta curiosidade e até achei graça quando percebi que não se tratava de um tutorial de moda - minha primeira impressão lendo o título. Não fazia idéia de que, em pleno século 21, enquanto o mundo "pega fogo", alguns jovens estivessem se dando ao trabalho de "polemizar" sobre assuntos tão irrelevantes. Achava que esses conceitos tivessem "morrido" lá pelos idos da década de 60, talvez.....resolvi comentar pq salta aos olhos o despreparo, falta de informação e infantilidade da geração que têm acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia. Existe tanta informação disponível e ao mesmo tempo, um vazio imenso em termos de conteúdo. Quando disse que o assunto era interessante, me referia ao fato de que hoje todos aderem ( ou não) às mais diversas características de cultura e comportamento sem que isso precisasse ou devesse ser tratado como "apropriação cultural". Quanto às considerações errôneas, agressividade quase teatral, caras e bocas, perda do foco no assunto e demais descompassadas da menina, que seja dado o devido desconto, uma vez que trata- se de uma quase criança com aspirações a adulta e a um conhecimento que pouco detém, diga- se de passagem, tentando desesperadamente trazer os holofotes pra si.
@biancagermer75147 жыл бұрын
Acho engraçado porque o termo "negritude" leva sempre a uma parada legal, roda de pagode, ou qualquer coisa divertida pra enaltecer a raça negra, nem sei o que significa "branquitude" mas pelo modo que ela falou me pareceu pejorativo e ofensivo. ta aí uma pessoa que se prende tanto em viver a vida falando mal dos outros que esquece a própria vida. Acho que cada pessoa se veste e se comporta do jeito que quiser, se um branco quer usar turbante, se um negro quer alisar o cabelo e pintar de loiro qual o problema? fiquei confusa com esse vídeo, no final não sei se ela é contra ou a favor.
@amandaad57977 жыл бұрын
Giovana M também percebi isso..
@giovanam297 жыл бұрын
Bianca Germer e Amanda AD Lamentável não é? Eu até fui buscar outras fontes e outros canais para me inteirar sobre o assunto e fiquei gratamente surpresa ao ver que a maior parte das pessoas (independente da etnia) estão "nem ai" para o que cada um usa ou deixa de usar, acredita ou deixa de acreditar.... em síntese, a menina é - como diria Cazuza - uma "metralhadora cheia de mágoas " com um conhecimento histórico digno de um estudante do ensino infantil.
@gesscb5 жыл бұрын
Esse vídeo é perfeito e explicativo, só não entende quem não quer. Obrigada por informar 💛
@musicalkidsescolademusicap26694 жыл бұрын
Já peço perdão se estou ofendendo alguém, mas sempre quis entender mais de apropriação cultural e ainda fico um pouco confusa, principalmente quando levamos em conta miscigenação.... por exemplo: se uma pessoa tem uma pai negro e uma mãe branca e coincidentemente nascer branca ela só poderá expressar elementos culturais de acordo com a cor da pele que ela nasceu mesmo tendo ancestralidade africana? E isso se torna ainda mais complexo se considerarmos que a grande maioria da população brasileira é miscigenada...
@blackislandking7 жыл бұрын
Te Amo! Cada vez mais você ilumina as minhas ideias. Aqui eu vejo que não estou sozinho e que não sou um louco que pensa que "tudo é racismo ". Obrigado!
@alguemnanet15757 жыл бұрын
Murillo Henrique você não está sozinho não ligue para esses comentários de quem nunca soube o que é passar por um situação de discriminação racial e quer tá dando paupite
@jeffricardini7 жыл бұрын
ai ai vamos lá...... houve esvaziamento da cultura. SIM. Há um problema na na industria se apropriando de certos signos esvaziando de significado e colando na capa de revista. Okay, posso concordar que apropriação cultural é sobre a sociedade, é sobre hierarquia e relações de poder. Você mesma falou, não sobre o que os brancos usam, eles podem usar o que quiser, acho justíssimo. Apropriação cultural ser um um papo teórico, num nível acima do individual, tentando ver a sociedade de um ponto de vista mais amplo, enxergar problemas e tentar resolver isso de alguma maneira, ou no minimo denunciar isso pra não passar despercebido. Acho justissimo!! O ponto é, vc falou tudo isso, apropriação cultura não é sobre individualidade, não é sobre o que a pessoa branca usa. Logo, as mulheres que foram la e reclamaram com a branca de turbante, estavam erradas, bem como a enxurrada de ataques que ela recebeu na internet também. Também o monte de casos que aparecem todo dia na internet de uma pessoa falando que a outra não devia usar isso, de gente perguntando na internet se pode não usar X ou Y. Se a apropriação cultural é isso que você disse, essas pessoas estão erradas. Por que vc não fala isso? Por que ninguém dos movimentos fala isso??? Isso ajudaria a focar os "ataques" nos "alvos" certos, faria as pessoas pararem de discutir com a mulher de turbante na rua, e começar a boicotar a marca que coloca a mulher branca de dred na embalagem. Enfim, resumindo, queria que alguém do movimento negro (alguém do movimento, ou a própria autora do vídeo, não alguém que discorde de tudo q ela disse, e que vai vir com os msm argumentos de sempre, esses eu já conheço, esses eu já sei. ) me explicasse isso, por que é difícil de entender. Se apropriação cultural é sobre grupos, sobre social, sobre relação de poder entre classes e não sobre os indivíduos, por que NUNCA os movimentos dizem que pessoas que estão focando nos indivíduos estão erradas, por que o movimento não faz uma autocritica com essas pessoas, pra elas mesmo entenderem melhor o que você acabou de falar e pararem de reclamar com pessoas aleatórias na rua, ou na internet. Por que?
@L1llyth7 жыл бұрын
Fiquei com a mesma indagação! Ela falou, falou e não disse que o movimento tá focando nas pessoas erradas.
@gabrielmarcos93127 жыл бұрын
Jefferson Ricardini É porque cara eu vou te dizer. As pessoas são COVARDES, e so querem ouvir aquilo que "acham certo". Um exemplo um cara do PT falar mau do lula ou alguém do PMDB falar mal do Fernando Henrique. Ou seja, vc e eu nunca iremos ouvir isso porque essas "pessoas" são simplesmente injustas, imorais e COVARDES. Como a autora desse video mostrou de uma forma bem CLARA que ela é apenas mais uma COVARDE.
@rafinha17667 жыл бұрын
UP? tb achei q faltou ela falar algo mais direto. faltou o ponto do titulo. algo mais claro eu vi o video e entendi por partes. mas ainda to perdido...
@AlessandroSantanaOficial7 жыл бұрын
Sabe o que é foda nega, é que os movimentos negros nunca se esforçam pra mostrar o que os negros fizeram ou fazem de bom muito pelo contrario fazem sempre o negro parecer um coitado e esse caso foi só mais um eu ensino o contrario eu ensino que a cabeça deve estar sempre erguida e que o estudo e auto estima devem fazer agente crescer e não os xiliques os lideres desses "movimentos" só representam a si mesmos e ja perceberam que esse é um ótimo jeito de ganhar dinheiro em cima de mentes fracas, o racismo exite mais tambem existe o revide seja pela lei seja pelo punho e isso é o que tento passar aos jovens que me seguem , o estudo é a melhor arma o chororo não , abaixar a cabeça não e tentar se vitimizar NUNCA( Á e foi mal pela falta de pontuação no texto)
@Carvalhomek6 жыл бұрын
Canal do Negão ❤
@jaciracosta93626 жыл бұрын
Isso acaba por desmerecer a luta.
@deniseanastacio30715 жыл бұрын
Exatamente o que eu penso, essa mentalidade vitimista que insistem em fazer os negros sentirem, só piora a vida deles, o que eles precisam fazer é provar a si mesmos que eles são úteis e tem valor, precisam se amar e sentir que são capazes de vencer na vida por seus próprios esforços. Eles não precisam que todos olhem pra eles como coitados, não precisam de que outros admitam que eles foram injustiçados, injustiça ocorre com qualquer grupo social desde que mundo é mundo. ficarem com o pensamento negativo de que todo mundo vê eles como inferiores, só vai reforçar um complexo de coitado, e esse sentimento pode tornar alguns em arrogantes, que sentem q merecem tratamento especial, e outros em depressivos, em busca da aprovação dos outros o tempo todo.
@tamara74155 жыл бұрын
Canal do Negão é o melhor canal do KZbin!
@talitasantos41965 жыл бұрын
@@deniseanastacio3071 Eu to te lendo aqui falando e falando... " eles negros" "eles não podem" " eles não devem" ochi mulher tu é negra? sente na pele qualquer tipo de dor, alegria, preconceito, desafios, culturas. Qualquer coisa que se de nome de "gente negra" você sente isso na pele que habita todos os dias? Porque ai que está, vi um muito gente branca aqui falando como se soubesse, porque as pessoas gostam de roubar até isso dos outros, o direito de saber e de sentir a vida delas. E eu estou falando isso independente da cor da pele. Pare com isso se isso não te diz respeito e se você for negra para de falar " a luta deles" e se coloque mais mulher se tu for negra te que falar "a nossa luta"
@luizastuker90214 жыл бұрын
A primeira vez que eu vi esse vídeo eu não gostei, mas hoje com a cabeça mais aberta e mais madura, eu percebo que é um vídeo maravilhoso demais cara. Essa mulher é completamente perfeita!!
@vinsales59266 жыл бұрын
O turbante era comum nas nações islâmicas e hindus(também era usado por judeus)originalmente. O turbante era comum apenas no norte da África (onde predominava o islão).O turbante chegou aqui no Brasil não graças aos negros escravizados(pois os escravos africanos que viam pro Brasil eram do Congo,Moçambique,Angola e Cabo Verde,vendidos pelos próprios líderes africanos das tribos e reinos locais)mas sim graças a família real portuguesa,durante a viagem de transferência da corte de Lisboa para o Rio de Janeiro,ocorreu uma infestação de piolhos na nau onde estavam a princesa real(Dona Carlota Joaquina de Bourbon),suas amigas,cortesãs e criadas.Elas tiveram de raspar o cabelo para imspedir uma maior infestação,e esconderam a "careca" com turbantes,antes de aportarem no Rio os naus do Príncipe Regente e da Princesa aportaram na Bahia,e as mulheres baianas acharam que os turbantes eram moda,tantos as brancas quanto as negras usaram turbantes,até que entre as brancas o turbante saiu de moda porém as escravas e as negras libertas ainda usavam os turbantes de Dona Carlota(que era espanhola). O turbante é mais árabe-hindu do que africano na verdade.
@suzymachado74986 жыл бұрын
Wenceslau falou td
@GiovanaIensen6 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@iedabrito48666 жыл бұрын
essa moça do vídeo deveria ler esse comentário
@sophiabrabazonne39606 жыл бұрын
Seria apropriação cultural eu como brasileira usar tamancos holandeses? Não
@triviagoddess6 жыл бұрын
Falou tudo!
@cogumelosficticios52205 жыл бұрын
Tenho dreads a 10 anos, sou branco, nunca passei por nenhuma discriminação por causa dos meus dreads, mas essa nova geração do brasil esta chata, estive na África nos lugares mais pobres da africa, e simplesmente adoraram meus dreads, não sofri nenhum preconceito, me aceitaram muito bem e fiz dreads em muitas pessoas la, vi sorrisos, vi alegria, felicidade, e pessoas que amaram meu trabalho. Vão fazer o bem para as pessoas e parem de chatice, espalhe o amor, a paz o bem os africanos são seres humanos sensacionais e sem preconceitos, enquanto isso o brasileiro que nunca pisou na África acha que sabe de tudo. Vivam o presente somente no presente a vida acontece com amor e paz.
@Najain5 жыл бұрын
Você deve ser lindo 😘😘 adorei suas palavras tbm
@luac.s41205 жыл бұрын
mas amor, n é sobre vc
@CAIODAVIOFC5 жыл бұрын
É esquerdagem...e a tendência é piorar, sou negro e quando eu vejo isso me dá nos nervos, mas fazer oque né? ( Mano que legal...eu arranho um Swahili ❤… ainda não tive a oportunidade de ir a África mas vou sim!!! )
@CAIODAVIOFC5 жыл бұрын
@@emycris183_ não precisa...concordo 100% Porém, esse tipo de militância é típica de apenas um lado, não é rótulo, é fato, e só pela sua reação não preciso dizer muita coisa.
@KAIIPIRA5 жыл бұрын
Essa mina eh parda Ítalo-Brasileira velho e quer pagar de negra ignorando as raízes européias dela
@henricallegari85027 жыл бұрын
O mais engraçado q para um africano "raíz", vc nem seria considerada PRETA. Limite essa sua "BRANQUITUDE" garota hahahahhaa
@annuduhshoah5537 жыл бұрын
Dá pra ver que ela é parda
@allanoliveira28097 жыл бұрын
Ela seria considerada branca. Se for assim, mais de 80% da população brasileira é negra, pois tiveram algum antepassado negro, mesmo que hoje não possuam quase, ou nenhum, traço dos africanos.
@beatrizmendonca71657 жыл бұрын
gente vão assistir o vídeo de colorismo dela. eu tbm não concordo com tudo o que ela diz, mas mesmo discordando dela eu não desrespeito a opinião dela. não precisa esculachar ela só pq não concorda
@henricallegari85027 жыл бұрын
beatriz mendonça Mas ela ficou debochando o vídeo td das pessoas que pertencem a essa tal "BRANQUITUDE"(?).
@beatrizmendonca71657 жыл бұрын
ela tbm sempre fala negritude. de novo: não concordo com tudo o que ela disse, mas respeito. Ela faz ciências sociais, e não só isso (pq fazer faculdade às vezes não significa nada) mas dá pra ver que ela estuda bastante.
@thorytaylor15095 жыл бұрын
Man... esse vídeo maravilhoso e vejo um monte de gente comentando um monte de abobrinha... e aí eu penso “estamos em pleno século XXI mas a luta tá longe de acabar”
@joeverson7 жыл бұрын
muito bom teu vídeo! como Antropólogo, essa discussão sobre cultura é realmente muito complexa e tem muito pitaco que serve de cortina de fumaça pra muito racista. Aliás, adorei o novo penteado! Continue assim e força sempre, irmã
@NatalyNeri7 жыл бұрын
+joeverson como não é algo definido a galera usa tudo da forma que quer! Fazendo com que saiamos como ignorantes! Obrigada pela força!
@Cueiodasputaria7 жыл бұрын
nao tem nada de complexo cada um usa oq quiser , ou vivemos numa ditadura?
@PesteNegro7 жыл бұрын
Tava demorando pro Brasil ter o momento "Me deixa ser branco em paz" que, na verdade, é só a atualização sincera do "Classe média sofre". Obrigado por esse vídeo, Nataly e tô/sou apaixonado pelo seu cabelo.
@jln01157 жыл бұрын
Douglas Agyemang Animal, eu sou branco, moro em morro, sou pobre e não concordo com esse vitismo, acredito em estudar e trabalhar duro pra crescer na vida
@PesteNegro7 жыл бұрын
Joao Leandro o problema na verdade é exatamente esse, achar que todos os problemas relacionados à atitudes de brancos dizem respeito a você ou a todos os brancos. É o mesmo lance que acontece quando mulheres criticam homens e quase que instantaneamente, um monte de homem começa a se defender. É importante nós como homens entendemos que quando uma mulher critica nossas atitudes, não é para fazer a gente se sentir bem ou mal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida DELAS, doa a quem doer. O mesmo acontece quando alguém critica atitudes tomadas por pessoas brancas. Não importa se vc age ou não assim. Se vc tá nessa pra mostrar que é boa gente você entendeu tudo errado. Existem pessoas com desvantagens, algumas maiores e outras menores e o seu incômodo não tem papel determinante nas mudanças que precisam acontecer para que essas diferenças sejam sanadas ou pelo menos amenizadas.
@eduardo-a.p.7 жыл бұрын
o problema na verdade é exatamente esse, achar que todos os problemas relacionados à atitudes de negros dizem respeito a você ou a todos os negros. É o mesmo lance que acontece quando homens criticam feministas e quase que instantaneamente um monte de feminista começa a defender. É importante para as feministas entenderem que quando um homem crítica a atitude delas, não é para fazer elas se sentir bem ou mal. O objetivo é melhora a qualidade de vida deles dia a quem doer. O mesmo acontece quando pessoas criticam atitudes tomadas por pessoas de movimentos raciais. Não importa se você age ou não assim. Se você está nessa para mostrar que é boa gente você entendeu tudo errado. Existe pessoas com reais desvantagens e limitações físicas, umas maiores e outras menos é o seu incômodo com coisas fúteis e militantes não tem papel determinante nas mudanças que precisam acontecer para que essas diferenças sejam sanadas ou pelo menos amenizadas agora que eu mudei as pessoas do texto tenho certeza que o ponto de vista também vai mudar afinal de consta só vou ver meu umbigo.
@PesteNegro7 жыл бұрын
Eduardo A.P. Em nenhum momento deixei implícito que acredito que todos os problemas relacionados a atitudes de nós negros dizem respeito a mim ou a todos os negros. Copiar meu texto além de preguiçoso mostrou que vc ou não leu tudo o que escrevi ou está com dificuldades sérias de interpretação. Abraços!
@eduardo-a.p.7 жыл бұрын
Eu só provei o ponto de vista fácil, usei exatamente as mesmas palavras mudando os protagonistas do assunto só pra ver que ia ter um peso duas medidas ;) Abraços amigos
@PauloHenrique-ve6vt7 жыл бұрын
muito, muito obrigado por esse vídeo
@anderson.cruz087 жыл бұрын
Paullo Ferretti Ela é incrível. Esse vídeo me deixou sem palavras. Eu estou ter que assistí-lo algumas vezes pra entender ao máximo toda essa quantidade de informação que ela conseguiu passar num vídeo de 11 minutos. Ela é incrível!
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Estamos no youtube pra isso, Paullo!
@MariaMadalena-bw2xd2 жыл бұрын
Maravilhoso...como professora estou realizando leituras e pesquisas sobre "tudo" da cultura negra para poder "ensinar" meus alunos, claro do meu lugar de fala, pois sou branca e sei que há muito a aprender. Foi um prazer ouvir você e suas explicações, assisti seu video várias vezes para criar uma aula importante e impactante por uma geração antirracista.
@ayumikodama46997 жыл бұрын
Então eu que sou asiática posso usar um turbante na rua mas uma branca não? Por que se for para uma branca ser parada na rua todas as vezes que usar um turbante, isso significa sim que as pessoas estão julgando que ela não pode. E mesmo que a maioria não saiba da cultura tem uma minoria que sabe muito bem sobre. Eu não sou 100% japonesa ou italiana ou africana. Eu sou uma mistura de países e culturas diferentes . Será que eu não posso ter a liberdade de me vestir da forma que eu acho adequado? Mesmo que a minha aparência não "corresponde" com o sangue africano que pode até ser pouco mas que corre pelas minhas veias?
@mathnk7 жыл бұрын
Ayumi Kodama Ayumi sim.. vc pode usar... porem tem o detalhe que. vc nao entendeu.. a nathaly disse q o problema e a indústria usando isso de maneira descarada somente pq ficou cool se vestir como negro mas não pode ser negro.... a indústria dá moda se aproveita e usa isso pra vender mais... da mesma forma de eu ser negro-indigena nao poder usar hanbok ou kimono,hakama sem estar em algum evento específico oriental... tipo alguma cerimônia budista ou xintoísta... sim vc pode usar.. mas tome consciência de que muitos afrodescendentes sao ridicularizados e rexasados por sua origem... da mesma forma que as/os orientais sao ridicularizados por sua origem... aposto que vc ja ouviu muita gracinha pelo fato de vc ser oriental ... espero q eu tenha lhe ajudado
@ananunes7 жыл бұрын
tão bom ouvir uma mulher preta e acadêmica disseminando esses conceitos com tanta propriedade! #partiu esfregar na cara dos meus amigos acadêmicos-brancos-descolados
@rafaelablackcat64307 жыл бұрын
Ana Carolina Nunes ela não e preta ... e só olhar o rosto e pele e nítido que não e ... mas a colocação dela foi muito boa !
@laracos7 жыл бұрын
moça plmdds eu não acredito que vc falou isso, ela não é preta? De que cor ela é então? pq branca ela não é
@rafaelablackcat64307 жыл бұрын
Lara Cristina ah ta o mundo e dividido entre , pessoas pretas e pessoas brancas ? Eu sou preta ALTO TEOR DE MELANINA na pele e posso dizer Preta a não e mesmo olha o nariz e boca da moça ? A COOOR dela , e preta aonde SENHOR!? RS só rindo. A e cabelo cacheado não faz de ninguém preta não ta ? Tem varias pessoas um tom mas claro que essa moça e são cacheados tmb ... Ficou óbvio agr ?
@laracos7 жыл бұрын
olha moça sua ignorância esta em um nível tão alto que eu prefiro nem discutir contigo, mas é muito triste perceber que o racismo existe até na própria comunidade negra, achei que fosse mito.
@rafaelablackcat64307 жыл бұрын
Lara Cristina não flor , não e racismo e só a verdade a moça nao e preta só isso , simples e só olhar ela que você ver , ela não e escura pretinha , ela e no maximo mestiça nossa qual a dificuldade !
@TheStephaniebrasil7 жыл бұрын
Sinceramente, acho isso uma encheção de saco! Usa quem quer. Ninguem tem o direito de dizer oque o outro deve ou não usar. Se for assim não posso usar meu cabelo loiro pq sou negra. Num tenho paciência!
@KarolDaFlame7 жыл бұрын
Stephanie Gonçalves voce querer apreciar a cultura de um povo BELEZA mas se apropriar é DIFERENTE!!! As pessoas precisam aprender isso urgente
@leandrogulrt7 жыл бұрын
bonkai é impossível se apropriar de um bem que não é escasso.
@kauaneheloizacorrea52257 жыл бұрын
moça veja o vídeo de novo e Leia sobre novamente foi dito várias vezes sobre que não é a questão usar a questão é a maioria se apropriando e esquecendo a história por trás daquilo que é usado pela indústria. você pode ter seu cabelo loiro porque ninguém sofreu algo ou deixou algo pra marcar a cor loira do cabelo é só mais uma cor, não tem uma história por trás, não tem sofrimento, verdadeiro. É sobre história história história. É sobre a perda de significado das coisas que valem muito. Eu também estou pouco me fodendo pra indivíduo branco que usa dread turbante, isso tudo é sobre significado. Entenda moça é sobre os negros serem sempre os menosprezados por usar algo e quando um branco usa tudo bem é bonito. Tem que ser bonito em todos, todos merecem respeito ainda mais quando falamos de Cultura. cabelão loiro não é cultura, aprenda!
@leandrogulrt7 жыл бұрын
História nada mais é que um produto enviesado, e deve ser encarado como tal.
@cecibarretto83264 жыл бұрын
Nátaly faz um vídeo atualizado sobre apropriação cultural aprofundando mais o assunto? Tenho mt interesse em saber mais informações sobre o tema! E acho q ainda é um assunto confuso pra muitas pessoas. Gostei do vídeo ♥️
@CarlosSantos-ow7db7 жыл бұрын
A única pessoa que soube falar sobre Apropriação Cultural de forma educada, sem gritar na minha cara. É assim que se dialoga! Obrigado mesmo por tudo o que você falou. Sério. Aprendi mais, entendi mais.
@gabigranzotto30007 жыл бұрын
Carlos Santos Achei um comentário que me representa, passei por vários vídeos sem entender direito e nesse entendi completamente! Gratidão! 👏🏻😉💕
@adamkalebe33947 жыл бұрын
Se um branco fizer um vídeo com argumentos contrários aos seus e usando termos como negritude o que acha que aconteceria? Por que todos que são a favor da apropriação cultural estão usando o supostamente para esse caso sendo que quando ocorre um ato de preconceito que gera revolta no movimento ninguém procura saber da legitimidade do caso? Eu não concordo com apropriação cultural, sou de Fortaleza-Ce se eu gostar de tomar muito chimarrão a um nível que comesse a vender e virasse uma febre aqui, isso não vai fazer com que os gauchos deixem de tomar ou que isso seja removido da sua cultura o mesmo vale pro baião de dois daqui que pelo o que sei é muito famoso em SP e vários outros exemplos não só de cultura gastronômica.Ninguém pede permissão a um estadunidense para usar um jeans,para um italiano para comer pizza....o povo dono dessa cultura é que tem que mantela viva e não se importar que outros povos simpatizem com ela!
@thiagorodrigues30767 жыл бұрын
Adam Kalebe perfeito comentário... eu entendi a opinião da moça do vídeo, mas não concordo com a forma como ela trata os brancos. Achei grosso e só colabora com mais polarização no Brasil. Como você disse, imaginemos se fosse um branco falando da forma como ela falou...
@anapaulaestandislau73477 жыл бұрын
Nossa eu ia falar exatamente isso... Branquetude? se fosse ao contrario?
@renatagoncalves13767 жыл бұрын
ela tá falando sobre anos de opressão e objetos sagrados ou com valor muito forte para povos oprimidos, religiões oprimidas, culturas oprimidas sendo tomadas por povos opressores e tendo seus significados esvaziados para se tornarem simples objetos fashions. vc tirou todo o significado do que ela falou e banalizou comparando com chimarrão, jeans e pizza.
@adamkalebe33947 жыл бұрын
Renata Gonçalves Primeiro que não importa se é chimarrão, açaí, pizza ou o que for, o termo usado foi apropriação cultural e não simbolismo e significado por trás dá "tal" cultura, nem tudo tem que ter a ver com resistência e empoderamento para ter valor,isso não tira a legitimidade ou torna uma cultura menos importante que a outra!E se fizesse quem seria o juiz pra dizer qual cultura é mais importante ou mesmo qual não pode ser "apropriada" você? que argumento arbitrário! Foi só um exemplo se aplica a qualquer coisa mas vamos lá pro baião de dois. O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada "baiano". A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o "Rei do Baião", o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX. A origem cearense do prato é atestada também pelo folclorista Câmara Cascudo, citando como referência a obra de 1940, Liceu Cearense, de Gustavo Barroso. O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais. É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia. Faz parte da história cearense e foi inventado principalmente para render mais do que os dois separados no caso o arroz e o feijão pois tudo era e em muitas cidades do interior continua sendo tudo muito escaço, o mais básico como água e comida muito escaço então isso representa a história e luta de um povo pra sobreviver do jeito que der a seca, mas um paulista gostar do prato de forma nenhuma me ofende como cearense ou vai tirar o meu acesso a esse prato ou vai retirar essa cultura do Ceará pelo contrário acho até que valoriza nossa cultura levando até a quererem conhecer mais de nossa cultura e assim trazendo a deles também e isso é maravilhoso e não venha me dizer que não existe preconceito contra nordestino que você sabe muito bem que existe e muito, agora justamente essa é a melhor forma de combate-lo. Assim como o baião rende mais que seus ingredientes separados com o povo é a mesma coisa, esse tipo de ideologia só serve para nos separar pense sobre isso e novamente digo isso é só um exemplo mas se aplica a qualquer cultura não só a gastronômica e não importando a sua origem ou o que representa o raciocínio é o mesmo. E NOVAMENTE pergunto Se um branco fizer um vídeo com argumentos contrários aos seus e usando termos como negritude o que acha que aconteceria? Por que todos que são a favor da apropriação cultural estão usando o supostamente para esse caso sendo que quando ocorre um ato de preconceito que gera revolta no movimento ninguém procura saber da legitimidade do caso? Isso é Racismo disfarçado de vitimismo! Pessoas chorando por algo que não sofreram cobrando de pessoas que não praticaram!!
@renatagoncalves13767 жыл бұрын
Adam Kalebe cara, você escreveu uma bíblia por causa disso, é sério? acabei não lendo inteiro, mas li início e fim e simplesmente digo: não se faça de idiota, pois ficou bem claro sobre o que ela estava falando: coisas com valor, importância, que são esvaziadas do significado para se tornar algo fashion. e claramente você não entendeu O BÁSICO, que é: apropriação cultural é quando uma cultura OPRESSORA tira o valor de coisas SAGRADAS ou com VALOR MUITO FORTE de uma cultura OPRIMIDA. entendeu? OPRESSORA tirando de OPRIMIDOS. não é alguém que escolhe quem pode e quem não pode, são fatos, história. brancos na história: opressores. negros na história: oprimidos. você assistiu o vídeo dela? porque fica difícil levar a sério se você não ouviu uma palavra sequer da explicação dela. antes de discordar você precisa pelo menos ouvir e entender para saber o que falar depois.
@casanova97637 жыл бұрын
É sempre bom ver vários pontos de vista sobre diversos assuntos, ainda bem que todos têm pontos de vistas diferentes. Eu mesmo vi um vídeo sobre esse assunto, e pensei que aquele pensamento era o certo, porém, o seu me fez ver outros lados da história. Ótimo vídeo!
@fsmicael4 жыл бұрын
Se a pessoa branca usa algo da cultura negra, não pode ser só pq ela admira a cultura?
@biancasilva81723 жыл бұрын
Assiste o vídeo de novo. Eu precisei assistir esse vídeo umas 5 vezes ao longo de uns 2 anos pra finalmente entender direito (claro que lendo mais conteúdo sobre o assunto durante esse período né). Apropriação cultural não é sobre um indivíduo branco usar um objeto da cultura negra, é sobre uma indústria cultural valorizar esse objeto SOMENTE quando está sendo usado por um branco, e quando um negro usa é feio, é sujo, é inferior. É aí que tá o problema. Você pode usar o que você quiser, o grande apelo feito é pra que você se conscientize sobre esse problema e ajude na luta contra ele, seja espalhando essas informações, seja valorizando quando uma pessoa negra usa esse mesmo objeto, seja apontando esse racismo quando você ver ele acontecendo.
@Xxxtentationq63 жыл бұрын
Se a pessoa quiser usar alguma coisa só porque ela comprou e considerando que ela trabalhou e pagou, ela não pode?
@M4th3u54ndr4d32 жыл бұрын
Fora que turbante não é algo exclusivo das culturas africanas subsaarianas. Os primeiros turbantes surgiram na Suméria, que hoje está no território do Iraque. A diferença é que no caso da África subsaariana, este item é usado exclusivamente por mulheres Babilônia, Assiria, Pérsia, Israel, Egito, Arábia, Afeganistão, Armênia, Tunisia, Marrocos, Libia, Argelia, Iêmen, Turquia, todas estas regiões já usam turbante a mais de 4 mil anos. O turbante é um item nascido no Oriente Médio.
@smbd78352 жыл бұрын
E ainda não entenderam a mensagem do vídeo
@anjinhas2s246 Жыл бұрын
@@Xxxtentationq6 tu assistiu o vídeo?
@vanessasilva33417 жыл бұрын
Eu era tão ignorante sobre apropriação cultural, que bm q procurei me informar antes de espalhar ideias erradas, li alguns artigos e vi seu vídeo, esclarecedores. É fácil se achar dono da razão vivendo em uma bolha. Obrigada.
@meubrasilpower50997 жыл бұрын
que mundinho de merda a senhora vive heim precisa de uma youtuber pra abrir a mente kkkkkkkkk esquerda cada dia mais pagando mico !
@vanessasilva33417 жыл бұрын
Todo mundo precisa de informação para entender algumas coisas. Ou vc nunca muda de opinião, nunca estuda ou le artigo? Informação sempre é bem vinda. Sabe pq existem campanhas de conscientização sobre causas variadas? Pq sempre podemos agregar algo ao nosso conhecimento, sempre podemos evoluir e quebrar nossas próprias ideias estreitas sobre a vida.
@ytrillo7 жыл бұрын
Idem mais o video me deixou com duas duvidas, uma sobre a africa do sul, isso seria apagar a cultura, apropriação cultural la? e o outro é sobre quem fala que nao existe apropriaçaõ cultura, acredita na religiosa..
@renanhartwellwhite1037 жыл бұрын
vanessa silva "Eh fácil se achar dono da razão vivendo em uma bolha", então pelo jeito vc escolheu o caminho facil e se enfiou numa bolha pra nn enxergar oq essa mulher realmente prega
@Shank._.7 жыл бұрын
vanessa silva "eu era tão ignorante" é, as pessoas nunca abandonam seus hábitos kkkk
@MrRossbi7 жыл бұрын
Agradeço todos os dias, a existência de Nátaly Neri, nessa Terra.
@PrimaYuurinTM7 жыл бұрын
Robson Bié agradecer a Deus por ter dado o ar da vida ngm agradece
@MrRossbi7 жыл бұрын
Prima Yuurin™ ata
@fogueteastronauta5127 жыл бұрын
Robson Bié Deus é muito bom,ah n,perai,ele não existe.
@flavioplayer29717 жыл бұрын
L4ranjA SWaG a ciência diz que existe um Criador, vcs marxistas são tão atrazados.
@fogueteastronauta5127 жыл бұрын
Flavio Player kkkkk,marxista?ser ateu n é marxismo não,e a ciência não diz que DEUS existe(no caso o Deus bíblico),ela diz que existe um CRIADOR,não é a mesma coisa
@ricardopanceri7 жыл бұрын
Mas que kit de pessoa absurdamente maravilhosa! Confesso ter tido dificuldade em prestar atenção nesse assunto tão importante ao me deparar com essa novidade de black que foi pra mim. Impecável. Prossiga, estou aprendendo.
@DiegoPaja5 жыл бұрын
Sou uma pessoa com o kit homem, hétero, cis, classe média e estou aqui para dizer que tu tem razão em tudo o que disse. Estou aos poucos mudando minhas visões e o conteúdo desse vídeo foi muito importante para combater a ignorância que tenho enraizada sobre vários assuntos relacionados com o tema. Obrigado! De coração. Tu me ajudou a me fazer uma pessoa melhor.
@viajantedasestrelas98777 жыл бұрын
Pelo fato da suposta vítima ser branca e da agressora ser negra, está tudo certo, afinal faz parte da dívida histórica, e por mais que autora do vídeo diz que não aprova o ato, também não condena o ato, o que chega a ser engraçado vindo de uma pessoa que diz sofrer preconceito constantemente. Devo concluir, o seguinte, atos de preconceito de negro para branco são toleráveis pela dívida histórica e os atos de preconceito de branco para negro são o pior dos crimes da humanidade ou algo do tipo, francamente. Para de passar a mão na cabeça de quem faz merda, se um negro foi racista com um branco essa conduta não deve ser tolerada em nome de uma dívida histórica escrota. Obs: Eu não sou Branco.
@jordan5547 жыл бұрын
divida histórica kkkk o cara que inventou isso fumou a mesma maconha que o marx quando disse que o povo deveria desejar ficar desempregado kkkk
@prisp.25897 жыл бұрын
Atos de crueldade de brancos para negros acontece no Brasil desde a colonização, jovem, e ficou tão "normalizado" que branco não sente, pois só quem apanha não esquece. A dívida histórica existe e eles continuam a pagar. Aliás, você não é branco, não deve ser negro também, pois não deve existir um negro nesse mundo que não tenha sofrido constantemente preconceito por parte de outros povos.
@KyuLegendas27 жыл бұрын
Sacrilégio Distro Eu NUNCA e aí? E quem apanhou não fomos nós, mas sim nossos avós/tataravós escravos. Parem com esse discurso RIDÍCULO de ódio e vitimismo.
@jordan5547 жыл бұрын
+Sacrilégio Distro ve se algum judeu cobra divida historia pra algum alemão, estude a historia da escravidão e vc descobrira que alem dela ter sido criada por africanos (egito antigo) esse regime continua até hoje em países ditatoriais de la,aliais se não fosse os brancos europeus a abolição da escravatura jamais teria existido, cobrar divida histórica de um branco brasileiro é tão ridículo quanto achar que o turbante faz parte da cultura negra, ah e eu sou mais negro do que essa garota de nariz fino do video!
@AnaJulia-zd9le7 жыл бұрын
Lost ll, a abolição da escravatura não foi um presente branco. A abolição se deveu por questões econômicas. A Inglaterra acumulou capital com a tráfico negreiro, esse acúmulo oriundo do tráfico propiciou a Revolução Industrial. Foi imprescindível forçar a abolição nas Américas para que ela pudesse escoar seus produtos industrializados. No Brasil, a abolição só aconteceu, e tardiamente, porque os grandes fazendeiros do café puderam substituir a mão de obra negra pela branca imigrante. Lembre-se que em finais do século XIX, as teorias raciais estavam em voga. O Brasil queria livrar-se dos negros, logo, foi bem conveniente a abolição. Deixe de ser tolo. Leia mais.
@SirSkullPon7 жыл бұрын
Branca de turbante pode? Pode sim. Acabou a discussão.
@letlashess7 жыл бұрын
Guilherme Santos se ela é negra e usa piercing indiano nao tem porque brancas não poderem usar turbante kkkkkk
@SabrinadeOliveira8146 жыл бұрын
Dá pra ver que vocês não entenderam nada rsrs
@rayanneribeirolino47916 жыл бұрын
Sabrina De Oliveira eu realmente n intendi nada.... pode me explicar?
@Julia-qx6dh6 жыл бұрын
O problema não é o branco usar turbante. O problema é quando um branco usa turbante ser apontado como descolado, estiloso, lindo e um negro quando usa turbantes ser apontado como sujo, fedido. Como a sábia Nataly disse, não se trata de você, por mais que vc queira, se trata de uma sociedade que no passado já quis tirar o significado dos costumes e culturas afro, fazendo a história se repetir novamente.
@maluqueiroz72016 жыл бұрын
Júlia Carolina Mendes isso mesmo, e até esquecer a real funcionalidade de uso do "acessório".
@liliaraquelcarvalho18107 жыл бұрын
10:27 se não se importasse, não teria feito um vídeo desse tamanho pra falar tanta asneira. coitada. você é digna de pena!
@rosimgon2 жыл бұрын
Te achei agora procurando pelo tema para esclarecer uma priminha. Nunca tinha ouvido nada sobre você, a primeira impressão foi excelente. Parabéns pela inteligência, clareza e beleza! 🙋🏻♀️🚩
@brunoinsistente7 жыл бұрын
Eu sou branco e fico grato pelo vídeo. Gente, vocês que são brancos também: não se ofendam porque ela disse BRANQUITUDE. Ela tá dizendo, justamente, para que nós BRANCOS entendamos que existe toda uma estrutura racista e que cometemos, muitas vezes (e até inconscientemente) apropriação cultural. É como ela explicou: podemos usar dreads e turbantes, mas temos de entender o significado desses acessórios. Não podemos usar apenas por ser bonito. Não é feio a gente entender o que é ou não da nossa cultura branca. A cultura negra é linda e por meio dessas manifestações ela mostra seu empoderamento e resistência. A cultura negra sempre foi esquecida e humilhada, o que é um absurdo. Nós brancos fomos e, ainda, somos horríveis. O jeito é apoiarmos a negritude, é lutarmos para a nossa própria desconstrução. É simples. Obrigado pelo vídeo, Nátaly!
@andresaplana7 жыл бұрын
Eu entendi, pelo que ela falou, que só os negros podem usar esses acessórios e, mesmo que os brancos entendam o significado, não é certo usar porque eles não são negros, portanto, estarão se apropriando da cultura negra e levando para a "branquitude" os símbolos da cultura negra. Assim, fazendo com que os elementos dessa cultura deixem de ser relacionados à ela. Foi isso o que eu entendi. Sou branca e ainda tenha muitas dúvidas com relação a esse assunto de apropriação cultural, mas to buscando aprender e entender mais.
@janek.c.c.42956 жыл бұрын
No Brasil, classificar uma cultura pra uma cor é a coisa mais ridícula, sou branca, mas sou descendente de africano, português e indígena. Então não me venha dizer o que posso ou não usar ou cultuar so pela minha cor.
@igordossantosgomes94396 жыл бұрын
Jane K. C.C. exatamente minha namorada é bem branca mas os avós eram negros e ela é constantemente atacada por pessoas que dizem que ela está se apropriando da cultura negra MAS É O CABELO DELA ela n é obrigada a deixar o cabelo liso.
@maria.escura6 жыл бұрын
Bruno Steians achei que eu fosse a única pessoa branca que viu o vídeo e não ficou ofendida
@JoaoAntonio-hy3up6 жыл бұрын
Vc não é branco é pardo não minta ;) e esse tema é mto besta.
@polyanaliima7 жыл бұрын
Simplificando o vídeo: a apropriação cultural não é sobre brecar a branca de dread/turbante, é contra o SISTEMA. O sistema que permite que a sociedade enxergue a mulher branca de turbante como fashion e a negra como suja e cabelo "ruim". O intuito é que tanto a mulher branca, quanto a negra sejam vistas como bonitas, porque a impressão que dá é que a mulher branca conseguiu embelezar uma coisa "daquela cultura suja e preguiçosa". É ter mulher branca de turbante, mas ter na revista, também, a negra de turbante e dreads, e que ela seja tão fashion e trend quanto a branca. É a busca do respeito pela cultura afro.
@0a300-s5c7 жыл бұрын
Ela usava turbante simplesmente por nao querer mostrar acabeça sem os cabelos. Puta que me pariu que gente chata dos infernos. Tem que pedir licença pra usar algum adereço agora? Entao ranquem suas roupinhas de marca norte amaericana ou europeias , andem descalços e com vestes da cultura exclusiva de voces, tire esses brincos e adereços ocidentais, remova essa pintura do cabelo, ou seja, se livrem de tudo que é da "branquitude" incusive essa camera asiatica que voce usa pra filmar seus videos e o youtube uma plataforma criada pela branquitude. E pronto. Ou será que somente nós que não podemos nos "apossar" de algo "seu"?
@NarutoHpkague7 жыл бұрын
Se é para polemizar a questão do que é fashion ? Então pergunto, porque é mais frequente o casamento de pretos com brancas ou pretas com brancos do que pretos com pretas ?
@polyanaliima7 жыл бұрын
O esvaziamento da cultura negra pelos brancos foi tão grande que nos tornamos preconceituosos, esse orgulho negro ele ganhou destaque e nos trouxe essa vontade de amar e assumir que nós somos há pouco tempo, mas os padrões de beleza impostos pelos brancos na sociedade não atingem somente os brancos, atingem N etnias, que também acreditam que a beleza está nos biotipos europeus, não é à toa que tantos negros tentam esbranquecer, asiáticas fazem cirurgias para aumentar os olhos, etc. Mais uma vez: é uma imposição do sistema, não das pessoas.
@polyanaliima7 жыл бұрын
Acho que você não viu o vídeo nem leu o comentário: A LUTA NÃO SE TRATA DO BRANCO DE TURBANTE, MAS DO SISTEMA. E todas essas coisas que você citou não foram apropriadas, foram empurradas, forçadas goela abaixo dos negros e índios: desde a forma de agir, até os nomes e crenças, fomos esvaziados. Quando você ver a negra com o cabelo loiro e liso ela não está se apropriando da cultura branca, ela está se adequando ao que a cultura dominante exige (sabendo que existe negro com cabelo loiro e cabelo liso natural). Existe lugares que não aceita mulheres/homens com cabelo afro por exemplo, mas como somos sempre os exagerados.......
@NarutoHpkague7 жыл бұрын
Olá Poliana, tudo isso que você diz é verdade, mas discordo da parte em que diz que é uma imposição do sistema. O racismo já foi imposto por lei, não é mais, a mídia influencia, cria moda, mas dizer que a mídia impõe é dizer que o ser humano não tem inteligência, vontade própria nem responsabilidade pelas suas escolhas. Vejo os jovens da periferia dominados pela moda do funk dos mais apelativos, se envolvem com as drogas e praticam sexo precocemente. Isso é responsabilidade dos pais, tanto que jovens de classe média e alta tem os mesmos problemas, diria até ser culpa da sociedade, pois esta tem demonstrado que é contra criminalizar o uso das drogas, que é justamente o que promove o consumo e consequentemente o tráfico. Vai tentar argumentar com os jovens de hoje que maconha é uma droga, ninguém pensa que ao comprar está dando dinheiro "poder" aos traficantes, tudo o que querem é que as drogas sejam legalizadas.
@jessicavlog60367 жыл бұрын
Eu não tenho conhecimento sobre esse tema, mas eu discordo, sou branca mas amo a cultura negra, eu vivencio uma parte da cultura negra através da dança (a cultura hip hop) e dentro desse ciclo tem pessoas com características diversas, como branco, negro, homossexual, enter outros, e todos respeitam suas diferenças. E é maravilhoso vivenciar tudo isso, por que independentemente das pessoas que estão no mesmo ambiente da pra ver o amor envolvido. Então se você ama algo não importa a cor da sua pele. E do mesmo modo que existe mulheres brancas que usa um turbante sem sabre o significado dele, também existe mulheres negras que também usa sem saber o significado por que ta na moda. O que queremos é uma sociedade com igualdades e direitos iguais, e você falando assim mostra que quer continuar sendo diferenciada pela sociedade e continuar sofrendo preconceito.
@maumauleme32688 ай бұрын
Que lindo seu cabelo, o movimento de tá muito legal é a primeira vez que te vejo sem trança!
@taianeribeiro41257 жыл бұрын
NÃO SEI SE VOCÊ LERÁ MEU COMENTÁRIO (espero que sim, rsrs). Gostaria muuito que você fizesse um vídeo com indicações de livros que foram importantes p/ sua formação. (ou me respondesse no meu comentário; já ficaria feliz demais
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Esse vídeo está quase saindo do forno, aguarde! :D
@viniciovp4ever7 жыл бұрын
Não é por nada não moça. Mas pelo que eu entendi esse vídeo foi feito principalmente para pessoas brancas que te questionam. Se eu estiver certo, não é meio tosco você se referir o tempo todo aos brancos com "branquitude" de forma bem pejorativa, quando seu intuito é educar e esclarecer as pessoas? É aquele tipo de postura daquele professor babaca que chama seus alunos de burros e fala dfícil sem explicar, pra se sentir superior...
@TheBeatriz907 жыл бұрын
VinxRodrigues Senti o mesmo. Geralmente não costumo nem comentar nesses lugares. Pois como sou parda, os negros costumam dizer que eu não tenho direito a dar opinião. Mas como você falou exatamente o que eu pensei vim agradecer por falar isso por mim. Não vou dizer que não há racismo, isso seria idiotice. Mas enquanto pessoas dos dois lados ficarem criando barreiras entre todas as culturas, realmente fica bem difícil a coisa avançar.
@marianaleibniz37837 жыл бұрын
Você é branco? Por isso se sentiiu ofendido? Nope, branquitude != pessoa que no BR é classificada como branco.
@joaquimoliveirasasha74727 жыл бұрын
ELA FOI RACISTA PORCARIA, DIVIDIR AS PESSOAS POR COR DE PELE É RACISMO....AINDA MAIS NO TERMO PERJORATIVO QUE ELA INSINUA NESSE VÍDEO LIXO.
@carolgommers88757 жыл бұрын
é, não tem como negar que ela usou o termo como ironia, pra tirar um sarro, tipo uma vingancinha mal planejada. Disdiz tudo que ela fala. Hipócrita.
@Rizoleta0017 жыл бұрын
E.C. Junior, vc sabia que essa garota que vc usa como referencia cresceu num país diferente? Apesar de a guerra civil angolana ter acabado em 2002, o negro é valorizado por lá. Quando ela ligava a tv em Angola, via negros como protagonistas, isso se repete no cinema, no teatro e até na presidência da república. Ela não faz a mínima ideia do que é ser negro e crescer como negro no Brasil. Não faz a mínima ideia do que é ser uma criança negra numa escola brasileira. Ser negra não significa que vc saiba o que é ser negro no Brasil e do que é crescer negro no Brasil. Sendo assim, ela não serve como referencia para a causa do negro por aqui.
@Mel-bs8tz7 жыл бұрын
A pessoa vem me expor um assunto realacionado a APROPRIAÇÃO CULTURAL num país MISCIGENADO, onde, existem brancos de cabelo crespo e negros de cabelo liso. Usamos tantas coisas da cultura oriental, por exemplo, e até hoje não vi NENHUM deles colocando vídeo pra reivindicar isso ou aquilo. Até porque eles tem coisas mais importantes para se preocupar...
@andersonbrazxd7 жыл бұрын
Natália Carvalho e nao precisa ter etiqueta, a nao ser que seja de familia europeia 100% branca, mas se eh brasileiro carrega traço africo no dna. independente se a pessoa tem a pela negra escura, mulata ou branca. so eh dificil para as pessoas brancas preconceituosas enxergarem em sua brasilidade a herança negra e os negros ativistas entenderem que eles nao sao os africanos q sofreram com a escravidao e aculturaçao. Como a propria menina do video, onde ela carrega nitidamente traços "brancos" e se enaltece falando "meus antepassados" como se ela fosse de descendente direta de negros africanos.
@andersonbrazxd7 жыл бұрын
Paola B o tom de pele dela nao veio da africa a pele parda surgiu aqui no brasil com a miscigenaçao
@Mel-bs8tz7 жыл бұрын
Anderson Braz Acho que tem gente precisando estudar mais sobre a história do Brasil.
@andersonbrazxd7 жыл бұрын
Paola B nao importa! indepente do tom de pele dela ela nao eh negra, muito menos afro- descente direta a diversas rons de pele que dizem a respeito de miscigenaçao de um povo. eu nao sou do tipo que fala: " passou de branco eh negro" existem diversas etnias no brasil graças a um enorme processo historico.
@Mel-bs8tz7 жыл бұрын
Eu por exemplo, sou branca e loira de cabelo CRESPO, filha de pai branco Alemão e mãe negra Brasileira. Mesmo sendo branca puxei os traços de negros como o cabelo, os labios e o corpo. Gente, tem de tudo nesse Brasil, aqui é o PIOR lugar pra se falar de apropriação cultural.
@GzuisOficial4 жыл бұрын
Vc é foda Nat, acabei de conhecer seu canal e virei fã 🙏🙏
@marioliveira20937 жыл бұрын
você è incrivelmente maravilhosa! Super embasada em tudo que fala e coerente!
@natalicosta52667 жыл бұрын
Nataly, seu vídeo foi ótimo! Muito esclarecedor, muitíssimo bem embasado e, ao contrário dos muitos comentários, NÃO é racista. Estou chocada com os inúmeros comentários de ódio. Mas não se cale, não se deixe abater: sua luta é a luta de milhões!
@luanvictor20657 жыл бұрын
Natali Costa Eu sou branco tô com vergonha das white tears aqui falando que a mulher é racista, ou que brancos foram escravizados também.
@jadetrindade44747 жыл бұрын
não é racista mas é segregador, ela se contradiz muito no momento que ela não gosta que diferenciem as pessoas por cor de pele mas ela mesmo faz isso usando o termo "branquitude" e provavelmente usa tbm o termo "negritude"
@luanvictor20657 жыл бұрын
Jade Trindade Mas ele disse em outro vídeo que negritude e branquitude são palavras das ciências sociais
@jadetrindade44747 жыл бұрын
são palavras das ciencias sociais que promovem a segregação, eu não gosto de nenhuma das duas palavras e é a minha opinião.
@Bulletproofzombie1997 жыл бұрын
Primeiramente, tire esse piercing no nariz, originalmente usado pelos índios norte-americanos. Isso é apropriação cultural também, sabia?
@biazacha7 жыл бұрын
Na verdade esse tipo de adorno tribal tem em vários lugares do mundo, inclusive em partes da África.
@Bulletproofzombie1997 жыл бұрын
Beatriz Zacharias Mas ela é brasileira, não é africana. Seria "apropriação cultural" de qualquer maneira.
@_maciel_rocha7 жыл бұрын
Mochileira das Galáxias mas é descendente de africanos, logo tem todo direito de fala
@_maciel_rocha7 жыл бұрын
e ela não fala que não se pode usar turbante, mas que a indústria da moda banaliza os símbolos afro, usam esses símbolos e não creditam os mesmos e isso é racismo sim. as revistas mostram as mulheres brancas usando esses símbolos e as vangloriam, mas as negras pouco são notadas e quando são geralmente a sociedade as deturpam
@Bulletproofzombie1997 жыл бұрын
Júnior Rocha Ser descendente não muda absolutamente nada, ela vive outra cultura, de qualquer maneira a utilização da cultura dos africanos não terá o mesmo significado pra ela do que pros africanos, já que a realidade deles não é a mesma dela, que é exatamente o que ela está falando no vídeo sobre os brancos.
@ashgabriel0114 жыл бұрын
"A cultura negra é famosa, mas os negros em si, não." Isso descreve esse assunto pra mim. Branco usar Dreads tira a história de luta do povo negro, mas isso não significa q branco não pode usar Dreads.
@larissafreitas98564 жыл бұрын
Aleluia 🙏 um comentário que mostra que a explicação dela não foi em vão 😇
@gabs71043 жыл бұрын
@@matintapere9056 bem colocado, a maioria dos vinkins (se não, todos eles) usavam dreads, sendo que todos eles eram brancos de cabelo claro ou loiro. Eu já me questionei sobre isso várias vezes.
@luanafreitas48693 жыл бұрын
dreads não é exclusivamente da cultura negra
@Badutss.3 жыл бұрын
Um stilo é história de luta? Que piada.
@ashgabriel0113 жыл бұрын
@@Badutss. É um símbolo de uma luta. Piada é você comentar isso, arrogante. Aliás, é "estilo", não "stilo".
@dezumura13826 жыл бұрын
Não quero ver pessoas que não sejam orientais de kimono em tatame. Nem comendo sushi! Se vc não nasceu nos EUA, não use jeans. Turbante tem origem lá pros lados da Índia. Só eles podem usar. Não usem: é apropriação cultural. As pessoas que se dizem negras não querem que quem é tido como branco use turbante. Se for assim, quem se diz negro tem que usar somente roupa típica africana!? Faz sentido?! Cara, a “moça do Paraná” tá com câncer, mas doente é quem milita reforçando segregação.
@hopeshady6 жыл бұрын
concordo
@maymaroni67866 жыл бұрын
Vc viu o vídeo? O que ela deseja é que o belo no branco (a modelo branca de dread) seja um símbolo de valorização da cultura negra, de modo que tb seja valorizado quando a mulher negra estiver usando.
@Recemcasada19966 жыл бұрын
De um oferecimento: não assisti o vídeo até o final, e vim só para polemizar 🙄🙄
@awannamaynah93746 жыл бұрын
Se assistisse o vídeos não escreveria coisas que ela mesma contesta hahaha. Que vergonha
@sofiamelo99996 жыл бұрын
Apenas Dizendo isso do jeans ou do sushi não é assimilação cultural?! acho que você não assistiu o vídeo...
@PapodePreta7 жыл бұрын
Nataly, MUITO OBRIGADA POR ESSE VÍDEO! Só podemos dizer isso mesmo, obrigada!
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Obrigada vocês, meninas, pelo apoio sempre!
@cassioprettz83827 жыл бұрын
Oi galera, seguinte, o objeto de estudo do meu TCC é o Canal "Afro e Afins" desse maravilhosa aqui!!! Eu to aplicando esse questionário pra saber o que as pessoas pensam sobre alguns dos videos mais vistos do canal. Se tu puderes responder: O link é esse: goo.gl/forms/eu5yJOYrpCYRpkzt1 E claro, se tu puderes compartilhar com amigos ou em grupos relacionados, eu agradeceria muito! Também to aberto pra qualquer dúvida e diálogo! Obrigado pela ajuda!
@rodolfoandrade93927 жыл бұрын
Cássio Prettz aluno de uniesquina humanas é foda.... Se vc não tomou pau sua IES é uma piada
@alguemnanet15756 жыл бұрын
Anderson Gomes dos Santos amigo acho que esse pedido você devia fazer pro canal Yo ban Boo , eles sim são e entendem sobre asiáticos
@wellington123rob6 жыл бұрын
Em nenhum momento ela se solidarisa com a moça com câncer...eu ein!
@zakazany19455 жыл бұрын
Ela me pareceu bem narcisista.
@juliosanchez13065 жыл бұрын
meu amor, a questão aqui não é o câncer!
@RMarchiori5 жыл бұрын
@@juliosanchez1306 entao ele q se foda ne?
@kitty90525 жыл бұрын
Pelo contrário "os negros que se sentiram ofendidos tinham seus motivos" a moça do câncer convenientemente é um "mártir da branquitude" palhaça
@jessicaborges71155 жыл бұрын
Sou negra. Muitos negros são super racistas... Você é um exemplo disso. O orgulho negro é muito frágil viu, vamos melhorar.
@nickolascampos26615 жыл бұрын
Negros não são racistas. São vítimas do racismo.
@nickolascampos26615 жыл бұрын
@FodedorDe Gatas você é livre man !!
@Cleainveste5 жыл бұрын
👏👏👏
@bncasantos15635 жыл бұрын
NEGROS NÃO SÃO RACISTAS
@nickolascampos26615 жыл бұрын
@@bncasantos1563 Acho que respondi no seu comentário ao invés do da moça, desculpe se tiver comentado errado.
@lalapipi25277 жыл бұрын
NATALY VOCÊ TÁ MARAVILHOSA!!! MEU DEUS DO CÉU
@dougbablo12717 жыл бұрын
"Esvaziando os nossos elementos de significado" Seus e de mais vários outros povos. Falou bonitinho mas o tom higienista e a dificuldade em compreender que não se trata de elementos exclusivos estragou toda a narrativa, ainda mais pra um discursodificil de ser sustentado já que é infeliz antropologicamente e se baseia na tentativa de criar cercas sociais. Preguiça
@brunoeduardo99547 жыл бұрын
geovanne geskauten engraçado que quando se trata de alguem q faça um comentario totalmente coerente, ninguem curte ou comenta.... super concordo contigo
@larirj887 жыл бұрын
E as negras que alisam os cabelos? Ah cara, deixa cada um fazer o que quiser. Coisa chata gente querendo mandar em gente o tempo todo.
@barbaraf.11697 жыл бұрын
larirj88 cabelo liso não é propriedade branca, índios tb possuem
@WJoseO7 жыл бұрын
larirj88 pelo visto a moça não assitiu o video...
@Dadiris7 жыл бұрын
Turbante não é propriedade negra, asiáticos também usavam.
@Dadiris7 жыл бұрын
E mesmo que fosse, se tiver na loja vendendo eu vou usar e foda-se pro que você pensa.
@WJoseO7 жыл бұрын
Dadiris Agrom Se você prestar atenção no vídeo more, você vai ver que apropriação não é guerrinha de quem inventou ou é dono de alguma coisa, vai alem disso. PAZ
@marialuisalima51324 жыл бұрын
Amo teu canal, você fala sobre coisas que muitos de nós, pessoas brancas nunca passaram e nem passarão, obrigada por esclarecer e compartilhar todo seu conhecimento. Queria que as pessoas entendessem tudo que vc explicou nesse e em outros vídeos. Você contribui muito para refletirmos em nossos pensamentos e sobre nossas atitudes. Obrigada
@HG-un2so6 жыл бұрын
Acho engraçado pessoas que querem combater o odio com mais odio.
@laurafrassetti46685 жыл бұрын
O comentário que fez mais sentido até agora
@AngelaSilva-xo3jv5 жыл бұрын
Eu não acho engraçado, eu acho triste mesmo.
@beatrizcosta20845 жыл бұрын
Vdd
@livianoliveira39915 жыл бұрын
@DC FANBOY Se combate ódio com conversa. Todo mundo aqui é humano e consegue conversar como pessoa descente, é o mínimo pra se estar numa sociedade .-.
@brwavesound90225 жыл бұрын
Essa é a galera do ódio do bem. Pedem igualdade e pregam a separação
@thaisrocha6437 жыл бұрын
Acho que agora eles entenderam obrigada Nataly
@rusalki.8887 жыл бұрын
infelizmente não entenderam ainda tem gente comentando bobagens não absorveram o vídeo
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Só entende quem quiser entender! fora isso podemos mobilizar todo e qualquer argumento que vai entrar por um ouvido e sair pelo outro! Mas pra quem estiver aberto a discutir né, o vídeo tá ai pra isso!
@luaflutuante95796 жыл бұрын
E o respeito entre as mulheres? Onde ficou? Essa mina na suposta situação, obviamente se sentiu “agredida”, claro. Nós mulheres, lutamos tanto para sermos livres e por conta de “apropriação cultural” mulheres negras estão criando discussões por conta de um turbante. Todos sabemos a história sofrida dos negros, sabemos o quão forte eles foram, também sabemos q o Brasil ainda é um país racista, mas não são todos os brasileiros que desmerecem os negros. Há brancos q odeiam racismo, que apoiam e lutam com vcs pra q isso tenha fim, assim como lutam contra homofobia, direitos das mulheres, democracia, etc. Não esqueçam que nem todos usam um turbante ou tranças por “apropriação cultural”, usam pra reconhecer a beleza crianda por negros a anos atrás, usam por que querem usar, por liberdade de expressão... uma coisa certo é que usam por se sentirem bem. O mundo não precisa de “apropriação cultural”, precisamos respeitar as opiniões alheias, o próximo, ter paz.🌻
@AnaCarolina-wm3hg5 жыл бұрын
@João Anon Néh
@lysandracastro99805 жыл бұрын
Minha mãe tem cabelos crespos e pelo ibge é considerada parda (inclusive no último censo a louca do ibge colocou q ela era adotada pq os pais dela tinham olhos claros e ela achou impossível que minha mãe não fosse adotada) eu sou branca transparente com pintas e cabelos lisos! Eu quis usar tranças e ouvi q eu não podia pq não era da minha cultura, como pode não ser da minha cultura se é considerado da cultura da minha mãe por ela ter cabelo crespo??
@sophgoncalves63145 жыл бұрын
Eu acho tão bonito, mas tenho medo de fazer por que sei lá, não quero causar intriga com ninguém.
@sophgoncalves63145 жыл бұрын
@@lysandracastro9980 Sim eu também, a família da minha mãe tem descendência negra, já a família do meu pai é de brancos, eu sou branca e tenho mais afinidade com a família da minha mãe e não posso usar.
@emilymaria66665 жыл бұрын
@@sophgoncalves6314 eu sou branca, minha família por parte de mãe é descendente de negro e índio a família do meu pai biológico é branca e a do meu pai de criação é negra ou seja sou criada por duas famílias negras eu tava pensando em colocar tranças e tal falei para os meus pais e eles acharam uma ideia legal mais depois q vi esse vídeo fiquei meio preocupada é uma pena que o mundo seja tão divido assim
@jubswimmingpool5 жыл бұрын
Muito bem exposto o seu ponto de vista! O que eu vejo muitas vezes, é a falta de conhecimento da maioria das pessoas sobre o assunto, que acabam usando argumentos "cotidianos" para justificar a inexistência da apropriação cultural. É óbvio que existe! E se trata de uma apropriação induzida muitas vezes pela indústria, na qual leva as pessoas que não tem conhecimento pelos seus atos da contribuição para esse tipo de apagamento histórico. Você explanou isso de forma muito clara! O que eu vejo muitas vezes como apropriação cultural também (me corrija se estiver errada), acontece no cenário musical. O hip-hop, tem toda uma razão pela sua insurgência. A crítica ao sistema, a realidade do indivíduo num contexto muito específico! E de repente, vemos o uso do hip-hop ou rap ( sei que existe uma diferença e semelhança), sendo apropriado por "burgueses" para reclamar dos seus "problemas fúteis". Você acha que isso se trata de apropriação cultural? Eu acho que sim. Outra coisa que me faz pensar sobre o assunto, foi o que aconteceu ao longo da história com vários povos. Principalmente os indígenas, quando da chegada dos espanhóis, que usaram a imagem de Imperador Inca, assassinado em praça pública, porque jogou a Bíblia no chão. E depois de ter sido cruelmente assassinado, utilizaram sua face no rosto de Cristo esculpido, para que o povo inca se identificasse com a cultura católica. Simplesmente um absurdo. Essa questão do sincretismo religioso, forçado, é uma forma de apropriação cultural na sua opinião? Beijos
@antonio15817 жыл бұрын
Vitimismo em 8:20... você NUNCA seria chamada disso! Isso é invenção, ódio por ser o que é... sei lá! Você é muito bonita para sofrer qualquer "discriminação". Pelo estudo da mente humana, sabe-se que ao falar de outro ou de algo, por suas atitudes e crenças, revela o que mais se identifica. Podemos inferir que essa ideologia é um reflexo da falta de auto aceitação. Crê de fato que "sofre" algum tipo de discriminação porque a produz, incessantemente. Odeia a individualidade, pois foi doutrinada a acreditar que o coletivo é mais importante do que o indivíduo. O problema dessa história toda é colocar o coletivismo como ponto de identidade. FODA-SE O COLETIVISMO! As pessoas nascem e morrem sozinhas, portanto, nada mais importante do que a individualidade, propriedade e liberdade! Não há turbante, ou QUALQUER ideia que não possa ser utilizada. E quem se sentiu ofendido que monte um grupinho e vá discutir a "apropriação cultural", pois todos têm a liberdade de concordar ou discordar de qualquer ideia. O que não pode mesmo é AGREDIR ou impor sua visão a outra pessoa.
@thamycarvalho5237 жыл бұрын
Não seria muito mais fácil cada um respeitar o amiguinho e cada um usar AQUILO QUE QUISER!!! POXA!! Vamos parar de segregar por cor de pele, por raça, por costume, somos todos humanos, vamos olhar adiante, vamos somar amor, o mundo será melhor assim!
@simonymendes19557 жыл бұрын
Thamy Carvalho .👏👏👏👏👏👏👏
@anacarolinemartines77217 жыл бұрын
ai palmas mesmo!
@dironasi7 жыл бұрын
Vamos usar "AQUILO QUE QUISER!!!POXA!!", desde que isso não ofenda o coleguinha ;)
@brunnafranco39107 жыл бұрын
Pedro ofender o outro? Que eu saiba usar algum adereço, roupa ou o q seja, n diz respeito a ngm individualmente (e Nataly diz claramente q n é a nível pessoal) e agr tem q ser pra n ofender a ngm? q bela contradição! Agr antes de vestir ou usar qqr coisa vou sair fazendo enquete pra saber quem vai se ofender! MORALISMO é a base desses movimentos isso sim! N tem diálogo com extremista mt menos com esse Br q engole papo de apropriação cultural q veio enlatado dos EUA. Vão estudar gente pelo amorzinho 😂😂
@dironasi7 жыл бұрын
Brunna Franco, quando falei sobre ofender o coleguinha, eu também me referi a algo coletivo. Imagine que ao invés de um turbante, a moça estivesse com uma camisa escrito "morte à cultura negra" ou ainda "morte a todos os negros". Acha que isto atingiria apenas "pessoas"? Isto atingi uma grande parcela da população. Particularmente não sou extremista, nem "br q engole papo de apropriação cultural que veio enlatado dos EUA". Mas estou curioso sobre de onde vem o " racismo enlatado" que você anda comendo.
@WellingtonAM7 жыл бұрын
Apropriação cultural é a maior besteira dos últimos tempos, se fosse verídico então sugiro que todos paremos de falar português (obviamente), ouvir música e usar roupas de origem estrangeira e por aí vi. num mundo globalizado é de extrema burrice querer que os elementos culturais não se misturem. O triste é que vejo isso forte no movimento negro brasileiro, na África é totalmente o contrário, eles ficam bastante orgulhosos de verem sua cultura disseminada e valorizada. Sou filho de negro com branco e abomino essa forma horrenda de discriminação gratuita e barata!!!! Se liguem!!!
@vincecomuna3 жыл бұрын
Nossa, eu queria MUITO ver aquele video original. Eu lembro de ter visto muitos e muitos anos atrás, mas mesmo naquela época eu tinha uma visão completamente diferente de mundo. Queria ver outra vez pra comparar se os sentimentos que tive naquela época batem com os sentimentos que sinto hoje. E que bom ver que a gente evolui pq eu lembro que eu fiquei super na defensiva com pensamentos de "mas eu não sou assim", achando que o video era um ataque a mim. 😂
@begeovs6 жыл бұрын
E eu que sou *parda* e tava usando turbante e veio umas meninas reclamarem? Continuei usando, gosto e acho bonito, e o cabelo é meu!
@silverco25606 жыл бұрын
o nascimento do turbante não pertence a ninguém. o turbante é usado desde muito antes da revolução industrial, mulheres sempre usaram lenços na cabeça de todas as formas possíveis. eu morei na Polonia por um ano e a QUANTIDADE de mulher de turbante que eu vi é incrível, o mesmo vale pra França. Enrolar um lenço na cabeça não é apropriação de absolutamente nada. Isso foi feito por mulheres e homens em diversas épocas e em inúmeros países. Isso é uma discussão rasa e superficial.
@evangelion02746 жыл бұрын
Ah sim claro, mas usa isso porque acha bonito né? e antigamente que quem usava era TERRORISTA? masa gora os brancos eles só usam por estilo, o mais irônico é que os brancos que marginalizavam os negros por usar Dreads, as mulheres por usar TURBANTE... Mas agora é tudo uma questão de estilo
@Marina-vx1lv6 жыл бұрын
Tio Bertholdt mds migo que bosta, se for por essa lógica negro também não pode alisar o cabelo pq é apropriação branca, me poupe, cada um tem o direito de usar o que quiser...
@evangelion02746 жыл бұрын
Nossa mas foi branco que Inventou o cabelo liso??? érrr... nop, o que eu to tentando explicar é que vocês só usam por estilo e não pelo significado...
@evangelion02746 жыл бұрын
O mais irônico é que antigamente eram vocês (brancos), que marginalizavam os negros por usar dreads, ou chamavam as pessoas que usavam turbante de Terrorista... Mas hoje é só por estilo né?
@GabrielVince7 жыл бұрын
Percebam que o tema "turbante" no começo das discussões aqui, uns 5 ou 6 anos atrás, quando alguns movimentos negros no Brasil importaram dos movimentos negros dos EUA a pauta, o discurso era "estão apropriando da cultura negra". Passado um tempo, o pessoal foi pesquisar de onde realmente vinha o turbante e percebeu que não era exatamente da "cultura negra", mas "africana" - e isso já poderia incluir povos como sarracenos ou aquelas etnias do deserto que não são "necessariamente negras". Quando o pessoal foi pesquisar ainda mais, descobriu que os povos do desertos, que chamamos todos genericamente de "árabes", imitavam os costumes persas e hindus - o que já tira o turbante não só da "propriedade" dos negros como também dos africanos em geral. O que a menina do vídeo faz? Defende o turbante como elemento da "cultura afro-asiática". AFRO-ASIÁTICA. Perceberam a picaretagem? Isso não vai parar. Eles não vão chegar pra você e dizer "OK, erramos, estamos reclamando a propriedade de algo que nem é nosso".
@DrDoomm7 жыл бұрын
Gabriel Vince Exatamente, os negros apropriaram a cultura dos árabes, que por sua vez apropriaram a cultura dos persas e indianos.
@Gejimayuu7 жыл бұрын
esse pessoal não entendeu nada da pauta. cada cultura atribui um significado simbolico ao turbante, de acordo com suas historias e credos. uma coisa é usar esses elementos culturais com respeito, como acontece aos convertidos ao candomblé, outra coisa é ESVAZIAR o seu valor/significado banalizando como mero utensilio de MODA. enquanto a mulher branca for enaltecida em capa de revista de moda por usar turbante, a negra continua sofrendo o racismo e intolerancia religiosa todos os dias.
@FabioFonseca01237 жыл бұрын
Gabriel Vince, é exatamente isso! Ela se perde em seus próprios argumentos. Ela começa tentando se explicar, tentando se desvencilhar das barbaridades que os grupinhos de mimadas como ela, estão fazendo. Mas ela é tão arrogante, que ao longo do vídeo, a revolta infundada a toma novamente e ela se põe de novo em seu altar de presunção.
@elishelena3187 жыл бұрын
Gabriel Vince 👏👏👏
@danielricardo50297 жыл бұрын
Pisa menos Gabriel eu implorooooo.
@Keymstr07 жыл бұрын
Sou negro e discordo, a indústria fazer uso de algo como "cultura afro" para moda, não me deixa nem um pouco comovido. Se tem público para usar algo que outra pessoa decidiu por ela que é bonito, deixe usar. E se você é uma dessas pessoas (que se sente ofendida com esse ato), sinto muito, meu texto não foi feito para você.
@leeticiaab7 жыл бұрын
Cris Oliveira obrigada por dizer o que eu queria, mas não podia porque sou branca, faço parte da "branquitude", que, pela lógica dela, só vim aqui pra distorcer, falar mal do que ela disse só pq ela é negra e eu racista, ah, e sou uma fdp que se apropria de cultura, pq acredito que cada um usa aquilo q gosta, logo eu tbm uso o q gosto, seja de qual cultura for.
@Keymstr07 жыл бұрын
O engraçado é que esses tais negros do BR que reclamam as dores para sí, tem muito do sangue europeu e "branco" nas veias, e o mesmo vale para quem tem aparência caucasiana, ou seja, mesmo se essa tal de "apropriação cultural" fosse levada a sério, pela lógica explicada no vídeo, não seriam eles a ter o direito de usar o tão clamado turbante...
@youllloveme76307 жыл бұрын
Letícia B. Letícia sou bem branquinha e tenho o cabelo crespo?? kkkkkk como eu me defino ?
@josecortez12687 жыл бұрын
Larissa Loren, até já tive discussões relacionadas com o Obama. Ele é branco Tanto branco como negro. 50/50.
@Lobo.artista7 жыл бұрын
Isso que vc disse e basicamente o nossa sociedade capitalista transformando tudo em comercio.
@dougrodrix1835 жыл бұрын
Eu sou miscigenado... Descendente de europeus com nordestinos por parte da família da minha avó e descendente de negros e índios por parte de meu avô, de modo que, apesar da colorificacao, eu me sinto negro. E não, eu não aliso o cabelo para me sentir aceito, aliso porque eu gosto. Eu uso turbante. Eu uso adereços que me lembram que eu tenho origens negras e tenho orgulho disso. Não me sinto mais negro ou mais branco por causa das coisas que eu uso. Eu me sinto conectado à minha história. Hoje , em um restaurante , pessoas exigiram que eu retirasse meu turbante , chamaram de 'toalha de banho molhada '. Não achei necessário fazer cena. Eu senti orgulho de ser o resultado direto de culturas e nacionalidades que se cruzaram e se convergiram no que eu sou. Obrigado por esse vídeo. Foi justamente o que eu precisava hoje.
@felipeyago37147 жыл бұрын
sirvo no exército , e hoje na horário do almoço levantaram esse assunto , eu tentei explicar o que de fato era apropriação cultural inclusive para pessoas negras mas não consegui ser tão didático assim, por fim começaram a fazer um monte de "piadinhas" e entenderam isso como vitimização. 😞 Acompanho seu canal a pouco tempo ,mas, agradeço muito por tudo q já aprendi.
@NatalyNeri7 жыл бұрын
Yago, sempre seremos vitimistas, infelizmente. Se a pessoa não quer entender, você pode mobilizar n argumentos que não vai fazer diferença! Infelizmente acham que a pessoa negra só fala porque sofre demais e ai não tem consciência da realidade de maneira centrada e desinteressada como as pessoas brancas! Mas força! Fico feliz por aprender!
@victorhdmg957 жыл бұрын
Isso é vitimização! ;)
@flavioshinigami79717 жыл бұрын
Isso é vitimização e imbecilidade
@ritaz20087 жыл бұрын
Doutrinação comunista? Isso é o que vc está aprendendo. Cuidado.
@ritaz20087 жыл бұрын
Afros e afins: "maneira centrada e desinteressada como as pessoas brancas". Como vc é preconceituosa! Lembrando que vc tem sangue europeu, logo, está se xingando. kkkkkk
@neusafernandesfilipedasilv60757 жыл бұрын
África é um dos se não "O" continente com maior diversificação de línguas e dialetos no mundo... Só no meu país, Angola, tem por aí umas 6 línguas e mais de 12 dialetos (algumas fontes indicam 20 línguas e 50 dialetos), e muitos deles constituem os "empréstimos" a língua portuguesa; ex: a palavra moleque (mu'leke, na língua) vem do Kimbundu... Se for falar de Africa em si vamos num número absurdo... Bjs Nataly gosto muito do teu trabalho
@leelarissa7 жыл бұрын
Seria muito legal se você fizesse um canal falando sobre cultura, línguas, comidas da Angola
@neusafernandesfilipedasilv60757 жыл бұрын
Gris SGRI já pensei nisso, mas acabo sempre por desistir, gravou vídeo e depois apago porque nada simplesmente fica bom no meu ponto de vista
@leelarissa7 жыл бұрын
Poxa, se você gravar eu certamente vou assistir. Valeu por responder, abraço.
@neusafernandesfilipedasilv60757 жыл бұрын
Gris SGRI de nada, vou pensar nisso com carinho... Valeu pelo apoio
@canalcanal68306 жыл бұрын
Pode, basta ela ter um turbante e querer usar.
@giovannibufalari92296 жыл бұрын
Vc claramente n viu o vídeo. Claramente.
@elaeelaeusoueu5 жыл бұрын
E deve!
@gatosmiam5565 жыл бұрын
@@giovannibufalari9229 claramente ele viu se não não estaria aqui😉😂
@paula-hh8xc4 жыл бұрын
@@giovannibufalari9229 ele viu e ele falou a verdade se a pessoa quer usar usa ue
@SandryellissonLucenaSoares4 жыл бұрын
@@paula-hh8xc kkkkkkkkk
@mariecurie66895 жыл бұрын
Socorro! Estou completamente apaixonada pela Nataly. Tô maratonanado o canal e estou cada vez mais encantada com a simpatia e inteligência dela.
@egermano7 жыл бұрын
Super video!!! Tem gente que sofre analfabetismo funcional que não consegue entender uma virgula que vc falou. Parabéns, seu argumento foi muito bem montado e falado.
@dulcereceitas7 жыл бұрын
O Bruno Germano pedi para minhas irmãs brancas tirarem os seus turbantes, pois não se deve usar, respeitando os negros e sua cultura.
@oalgararaviador55236 жыл бұрын
Acho que ele não é analfabeto funcional: kzbin.info/www/bejne/Y3zKoZl4a5J4eKc
@patriciarp96866 жыл бұрын
O Brasil além de ser um país de um racismo forte, velado e hipócrita, é de gente bem analfabeta mesmo no sentido de funcionalidade cognitiva. Juntou esses dois traços, nossa luta é muito árdua e acho que não estarei na terra pra ver as mudanças.
@flaviamoura56576 жыл бұрын
Eu entendi o vídeo, mas eu não concordo. Sou analfabeta funcional por isso também?
@alecardoso54926 жыл бұрын
O Bruno Germano Espero que isso não inclua chamar gente que não é de total acordo de analfabeto funcional. A interpretação vai muito de como o mundo é apresentado às pessoas desde o início da vida e não é porque ela viu um vídeo agora e não concordou que a mesma não possa vir a mudar de ideia, ou evoluir seu conceito e modo de visão.
@ricardogomes58077 жыл бұрын
Não consigo ver esse vídeo até o final... fico indignado com o povo que insiste em movimentos separatistas. Sou negro, mas antes de ser negro sou um ser humano. Esse movimento negro é uma perca de tempo das grandes e usar termos como branquitude só mostra o tamanho da falta de moral implantada em nossa sociedade. Então nós negros deveríamos nos juntar e voltar todos para a mãe africa para vivermos unidos e felizes? Ou melhor, peguemos uma família negra que mora na Nigéria e trocamos com uma família negra que mora aqui no Brasil e vive reclamando de racismo e apropriação cultural; sabe quando essa família Nigeriana vai querer voltar a Africa? NUNCA. Sabe quanto tempo a família Brasileira aguentaria na Nigéria? Menos de um mês. SIM, o preconceito exste, eu não sou burro em dizer o contrario, mas a luta desses movimentos gays, feministas, negros e outros, são pura perca de tempo. A raiz do problema e a Moral... MORAL!!! #vergonhadomarquiscismo
@ricardobattaglin59757 жыл бұрын
Eu vejo tanto os movimentos negros e feministas como separatistas, onde o objetivo deles parece incitar mais preconceito e criar ódio
@augustduvall69067 жыл бұрын
vcs estão completamente certos! o nome disso é marxismo cultural
@kiaboazul7 жыл бұрын
parabéns pelas palavras
@SayuriTakaio7 жыл бұрын
Ele não é negro ? é você que decide a cor de alguém ? por ele ser mais claro ou ter parentes brancos na família ele deixa de ser negro ?? Me poupe Natan Massala
@ricardogomes58077 жыл бұрын
Obrigado!!! Só vacilei ali no "marquiscismo" kkkkkkkkkk #VERGONHADOMARXISMO
@franciellyricardodias65477 жыл бұрын
Sério, essa guria só fala bobagem. Vocês dão importância a coisas tão fúteis! Nunca consegui assistir seus vídeos por mais de 2 minutos.
@megadebora87 жыл бұрын
ATA
@Thaisrock1007 жыл бұрын
Concordo!
@evellynmorais17757 жыл бұрын
Francielly Dias para de tentar então gata ;)
@VanderOliveira137 жыл бұрын
E o pior de tudo e que o turbante e de origem Persa.
@autoraisanuel7 жыл бұрын
Francielly Dias se ñ consegues assistir os vídeos dela por mais de 2 min então pq continuas assistindo? Se ela só fala "bobagens" como vc disse, ñ és obrigada a assistir nada q ela posta em seu canal. Se vc continua assistindo é pq vc gosta pq a Nataly nem ninguém te obriga. E antes de dizeres q alguém só fala coisas fúteis, tenha a certeza de q o q sai da tua boca é edificante.