45:08 É por isso que a gente não explica mais nada. Eles não querem saber.
@a.tal.de.jack.cardoso7 жыл бұрын
Juliana Luna, linda! Ver esta mulher falar me deu esperança. Esperança de ver os seres humanos, independente de cor ou credo, seguindo a diante. Olhando para trás com o mais absoluto respeito pela cultura e história de suas raízes, porém entendendo que hoje em dia, vivemos outros tempos, com outras doenças, que não são curadas com remédios antigos. O racismo nunca vai ser extinto, infelizmente...assim como bulling e o restante de maldades que fazem parte da personalidade de algumas pessoas. Mas hoje, graças a luta de muitos e apoio de muitos outros, podemos viver em um país onde NÃO EXISTEM LEIS BASEADAS NA COR DA PELE DE NINGUÉM. Estamos num período onde só restou debater quem é mais negro ou menos negro, pois todos somos descendentes miscigenados. Uns com a pele mais escura, outros com a pele mais clara (pardos). Não acho justo, porém, colocar todos aqueles que não são negros, numa caixinha nojenta de racistas. Agir desta forma, apenas acentua ainda mais o preconceito entre SERES HUMANOS baseado na cor. Se você é branco, deve entender que seu povo massacrou os negros e que vc terá que pagar pelo que eles fizeram. ISTO É JUSTO? Ninguém tem o poder de dizer o que podemos ou não fazer, como índios, negros ou brancos. Precisamos viver AGORA e agora eu acredito que a luta seja pela EDUCAÇÃO...
@edsonassis75677 жыл бұрын
Gostei da parte em que se fala que, quando for usar turbante tem procurar que saber o que significa. Seria legal usar isso em todos os produtos, tudo que for adquirido por qualquer pessoa deve ser vendido com um pequeno livro de historia, deixaria todos mais cultos ( considerando que todos leiam).
@FlavioLopezRock4 жыл бұрын
Kkkkkkk. Gostei da ironia
@dinabrandao36144 жыл бұрын
Quem foram os premeiros povos a usarem turbantes ?
@LucianaSantos-jp5jq7 жыл бұрын
Falta vocês fazerem um programa sobre a Dandara que tiraram o turbante dela na festa e jogaram cerveja nela e não foi discutido na mídia..
@vandasdigo63077 жыл бұрын
Falta de vergonha na cara tambem falta
@vitor43057 жыл бұрын
Nunca vai haver, porque falar disso é escancarar aquilo que as pessoas encontram prazer em serem: racistas.
@CarlosAugusto-si9oc4 жыл бұрын
O fato dela ter câncer, também é muito ignorado.
@dinabrandao36144 жыл бұрын
Gente usem o que quiserem e se se sentirem ameaçados denunçiem
@leticiamartinez87904 жыл бұрын
Concordo
@rosemeirecardosodossantos44094 жыл бұрын
QUER TER RESPEITO, RESPEITO O PROXIMO ,O BRASIL É DE TODOS NÃO EXISTE MAIS ESCRAVIDÃO TODOS SOMOS IGUAIS,
@raissapereiraribeiro95913 жыл бұрын
A mina me solta que sofreu preconceito por ser branca meu Deus do céu
@vidadosamuca96133 жыл бұрын
Sem condições.
@csinstalacoes66002 жыл бұрын
Só quem sofre sabe. O mal de alguns negros, não são todos, é achar que só eles sofrem preconceitos e racismo.
@Dante82497 жыл бұрын
"Quando é o Branco é legal, quando é o negro é ruim"....Vejo isso com música afro em salvador-BA. Música afro só serve quando Daniela Mercury, Claudia Leite e Ivete Sangalo cantam...Quando canta o bloco afro...é ignorado, não toca na rádio, não se ouve.
@washingtonpereiraneto78967 жыл бұрын
Macaco Fabiano Esse pessoal quer causar por isso é ingnorado.
@Dante82497 жыл бұрын
NÃO se fez entender!
@danyramos24505 жыл бұрын
olha o caso do Elvis no U.S.A roubou a música negra e famoso até hoje.
@leandrosilveira98015 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos sobre o assunto, contemplando diversidades da questão, ouvindo muitas vozes importantes nessa polêmica e talvez nesse assunto da apropriação, de maneira geral! Obrigado!
@dironasi7 жыл бұрын
O tenso de tudo isso é que ninguém está pedindo exclusividade no uso/prática disso ou daquilo. A discursão da Apropriação cultural é um pedido de respeito. Não sabe brincar? Não desce pro play.
@Resgatium3 жыл бұрын
Pedido de respeito ???? Se tá falando sério ??? Estamos em um País livre !!!! LIVRE !!!!! E CADA UM USA OQUE QUISER , DA FORMA QUE QUISER , E NÃO PRECISA DAR SATISFAÇÃO A NINGUEM !!!!!! FICOU CLARO ???????
@LadyDeath20247 жыл бұрын
Não consigo entender como uma reportagem pode ser tão boa e tão ruim ao mesmo tempo. Gente que sabe o que está falando, como o prof. Mário Sérgio Cortella e a profa. Sylvia Caiuby Novaes dando lição sobre o que é apropriação cultural e vem gente como a Djamila Ribeiro falando "vcs estão se apropriando de nossa cultura então a gente quer a nossa parte". Vocês quem? Cultura de quem? Todos merecem dignidade e respeito mas segregar pessoas por culturas diferentes é tão absurdo quanto qualquer outro preconceito. Aí essa Beatriz Caixeta diz que a influência dos povos antigos blá blá blá, o mundo começou na África então é tudo nosso... Sim, o povo africano tem que ser respeitado, mas quem disse que quem usa o turbante o desrespeita? Caramba, parem de ser chatos porque nossa origem, distante ou não, é a mesma! Nosso país é multicultural (graças a Deus) e somos livres para vestirmos o que quisermos. Aí, vem a maravilhosa Juliana Luna e lacra com a ideia de igualdade e amor. Como podemos fazer com os outros o que não queremos que façam conosco?
@sarahg5584 жыл бұрын
Quero ver eles criminalizarem isso, eles batem na tecla dizendo que não tem controle sobre isso, por que ele querem ter controle. Mas todos nós sabemos que isso é impossivel de ser criminalizado, só o que eles podem fazer no máximo é tentar intimidar as pessoas.
@euvoutuvais58254 жыл бұрын
Por isso o movimento não funciona, sou totalmente contra, pq gera ódio e preconceito, com que direito 4 mulheres no metrô pedem pra outra mulher tirar o turbante?
@csinstalacoes66002 жыл бұрын
Fernanda, pra mim de todos os comentários que eu li, o seu foi o mais top. Parabéns pela mensagem que vc deixou 👏👏👏
@mgrproj7 жыл бұрын
Lindas e sábias palavras da artista Juliana Luna aos 12 minutos.
@marlontoquedalambada4 жыл бұрын
De todos os vídeos que vi falando sobre este tema, este foi o que mais gostei. Recomendo. Vamos enaltecer a cultura negra.
@feliperebellosc7 жыл бұрын
bela reportagem. parabens aos profissionais e aos entrevistados.
@meubrasilpower50997 жыл бұрын
parabens por vc ser um idiota assumido kkkk vota no luladrão tbm ??
@mfb12763 жыл бұрын
Amei a reportagem, única coisa que me deixou chocada foi ver a menina falar que sofreu racismo sendo branca. 😐
@tiagobatistafreitas7 жыл бұрын
Está com problemas de auto estima? Procure um psicólogo! Vai lutar pelo que você quer e pare de culpar os outros pelas suas frustrações! Povo problemático...
@Cale-seCale-se3 жыл бұрын
Nossa voz não será calada! Justo, mas escolha bem as palavras.
@portaodare3 жыл бұрын
Tem que haver respeito antes de tudo.
@milena_moura Жыл бұрын
Que abertura bem feita 😊
@RiderSet7 жыл бұрын
NUNCA VI... Ninguém chamar ninguém de "POLACA AZEDA".
@LucianaSilva-ym2zm7 жыл бұрын
gosto dos docs de vcs!
@vandasdigo63077 жыл бұрын
mal gosto
@gilmarpereira42857 жыл бұрын
+Papagaio racista, fascista, machista, homofóbista Vai comentar outras coisas infeliz.O que vc esta fazendo aqui
@vandasdigo63077 жыл бұрын
Onde esta a placa "Proibido estar aqui !" ? MAL GOSTO
@maureenreis647 жыл бұрын
Nesse documentário as pseudo pessoas do movimento negro que a discriminaram ,,,,ninguém achou para constatar o outro lado, e pelas contradições de onde aconteceu essa situação, primeiro era em Curitiba e agora foi no metro em São Paulo. Também acho que vc pode usar o que quiserem, mas ja está da hora do sujeito não negro se posicionar quanto aos seus privilégios e entender que esses privilégios adubam o racismo estrutural de nossa sociedade....o lugar de fala do racismo não é o mesmo, mas está na hora de começar a perceber qual é seu lugar de fala nessa mesma questão, pois geralmente é o agente causador, seja consciente ou inconscientemente. Quando nos apropriamos da cultura alheia no mínimo devemos ter RESPEITO pelos sujeitos dessa outra cultura.
@mariokitanadeakis50117 жыл бұрын
Isso é falta do que fazer sim? Baseado no que uma entrevistada do documentário disse, o turbante não é uma cultura negra e sim branca. Não era os senhores brancos que obrigavam seus escravos a usar o turbante por conta do cabelo, dos piolhos, sujeiras e etc? Os negros não usam por cultura, por ser uma pratica deles e sim por imposição dos seus donos. Tem nada a vê com cultura negra. Então vocês tem que revindicar o tronco que era onde onde negros eram amarrados para apanhar, o chicote e outras coisas mais. Nesse caso, vocês tem que sair proibindo de se fazer feijoada, pois essa sim é de cultura negra e em especial dos escravos. Alguns tipos de dança.. em fim Mas esse tal turbante aí... nada a vê com cultura negra Esse Brasil está uma merda, insuportável Tanta discussão atoa
@matildedossantos39767 жыл бұрын
tremendo babaca nunca viu imagens de bantu e yorubas, nigerianos, angolanos, mozambicanos usando turbante, seu babaca?
@eduardodelima67514 жыл бұрын
@@matildedossantos3976 Foram eles que inventaram?Se não foram estão se apropriando culturalmente...
@leandrosilveira98015 жыл бұрын
Me parece que a maioria dos que criticam e desaprovam o conceito de apropriação cultural, o fazem com base em uma visão liberalista, na sociedade. Acredito que essas pessoas estão ignorando um senso de coletivo do qual elas mesmas usufruem/dependem e deverão se dar mais conta disso, quando forem injustiçadas, precisarem contar com esse senso/compreensão e o mesmo lhes faltar. Outra possibilidade é que já sejam assim porque não tiveram esse apoio, quando precisaram no passado. De todo modo, creio que o liberalismo não é o melhor caminho para a grande maioria.
@luisasalles33327 жыл бұрын
E negras pintar o cabelo de loiro?
@lorena_aparecida7 жыл бұрын
Luisa querida, cabelo loiro não representa resistência, ou luta, apenas uma característica, e uma característica que nunca foi vista como inferior e sobrevive até hoje
@matildedossantos39767 жыл бұрын
affff tem que ser muito ignorante ...
@lourisvalcavalcantequeiroz14317 жыл бұрын
Não sei como tem pessoas que falam tanta abobrinha,ningue é dono de nada,fim de papo.
@matheuscastro79057 жыл бұрын
Muito cientista BRANCO falando sobre significado da cultura negra. Faltou muito gnt q domine de fato o conceito de apropriação cultural pra n falar tanta bobagem.
@eduardodelima67514 жыл бұрын
Apropriação cultural nada mais é do que um eufemismo para segregação racial,o negro criou tal coisa o branco não pode usar,o branco inventou tal coisa o negro não pode usar...
@vandasdigo63077 жыл бұрын
foda-se a apropriação ! Uso o que eu quiser, o dono sou eu !
@user-ch9bz8kn3r5 жыл бұрын
Eu sempre quis colocar box braids (tranças) desdos meus 8 anos (tenho 15 hj) mas tenho medo de ofender alguem
@rosemeirecardosodossantos44094 жыл бұрын
nosso país é laico, você é livre para usar o que quiser
@anabeatrizspinardi5712 жыл бұрын
coloca
@luciocornelio17847 жыл бұрын
A apropriação cultural é um não-problema e, se não fosse racista e segregacionista, seria ridículo.
@Dante82497 жыл бұрын
Carnaval de Salvador? hum esse é carnaval do "Apartheid"...Só melhorando um pouco a relação de segregação em 2015, quando o governo do estado patrocinou trios sem cordas.
@ciceroalves26684 жыл бұрын
A intermete só separa as pessoas, daqui a pouco vão fazer um lugar para cada tipo de pessoas.
@deboradias86924 жыл бұрын
Pessoa entrevistada mais sensata e maravilhosa Juliana Luna.
@lrgjb4 жыл бұрын
Galera que preguiça dessa conversa , sou branco e morei no Rio de Janeiro onde no meu bairro 80 % eram negros . sofri desce criança , discriminação/ racismo , sem entender pois não fazia qualquer diferença nas amizades e contatos...mas fui fortemente discriminado ...acho esse tipo de conversa uma chatice uma bobagem , até hj continuo não fazendo qualquer diferença ... para mim se a pessoa tem caráter é bom.... se não tem caráter é ruim..... mais nada ....e na minha vida vi pessoas de todas as raças com caráter e sem caráter ...simples assim ...de resto é tudo resto e bobeiras ....namorei mulheres brancas e negras ...tive filhos com brancas e negras .... e na minha vida na minha cabeça ..nunca entrou qualquer tipo de diferença ...
@csinstalacoes66002 жыл бұрын
Lacrou 👏👏👏👏
@raquelduartesalomao92264 жыл бұрын
É engraçado né! as vilãs da história foi as mulheres negras que pediu pra menina tirar o turbante.. incrível o negro sempre é o vilão!!!!
@tav-ares4 жыл бұрын
Poha, e nesse caso elas estão certas aonde?
@gomes-c4s7 жыл бұрын
A moça de calça jeans falando em apropriação cultural, muita ignorância!
@tradercastro40535 жыл бұрын
Você não entendeu nada, assista de novo.
@esaumanjacoentremundos19967 жыл бұрын
Isso já estupidez, se foram tratados com estupidez mostraremos o contrário não reproduzir essa colonialidade que sofremos.
@addeandrade55267 жыл бұрын
So for pensar assim....seria apropriação o negro alisar os cabelos e pintar de louro.
@tradercastro40535 жыл бұрын
Você não entendeu nada. Assista de novo.
@csinstalacoes66002 жыл бұрын
Se vc entendeu tudo, explica!!
@washingtonpereiraneto78967 жыл бұрын
Cada um usa o que bem entender por isso não sou filiado a nenhum cagador de regras.Nego só passa vergonha quer ser o centro das atenções kkkk
@guilhermecorretorimoveis54934 жыл бұрын
Caraca, definitivamente não gostei do formato e linguagem deste documentário. Parece que só negros sofrem neste país injusto. Injusto para todos. Confundem racismo com preconceito. Confundem preconceito contra pobres com racismo. Istoé um absurdo. Parece que não existem brancos sofrendo, brancos pobres. Caraca estou cansado deste formato de "documentários". Muitos comentários tendenciosos.
@politiksispoker23627 жыл бұрын
Brancos não querem uma cultura de negros, o Brasil sequer tem uma grande influencia Africana fora da Bahia. A maioria dos Pardos não são mulatos mas sim Caboclos. A cultura Brasileira é muito Europeia-Indigena com um toque Africano e Japones. Negros se apropriaram de tudo na música já que na Africa só existiam 4 notas musicais, o Samba é baseado na música Europeia. O turbante vem do Islam, do Oriente médio. A cultura das tranças aqui é indigena e não negra.