Рет қаралды 76,001
Curso Online de História da Filosofia: hotm.art/histo...
Conheça nossos outros cursos: filosofiatotal...
------------------------------------------------------------------------------
Escola Austríaca de Economia - Friedrich Hayek
------------------------------------------------------------------------------
Friedrich August von Hayek nasceu em Viena em 1899. Em 1917 foi oficial de artilharia no exército austríaco. Depois de ter combatido na Itália, no fronte do Piave, volta para Viena, onde se inscreve na Faculdade de leis. Em 1921 laureia-se em leis, e em 1923 em ciências políticas. No mesmo ano vai para a América; aí, na Columbia University de New York, frequenta as palestras de W. C. Mitchell sobre a história do pensamento econômico, e participa também do seminário de J. B. Clark. Em 1927, em Viena, funda, junto com Mises, o "Instituto austríaco para a pesquisa sobre o ciclo econômico". Dois anos depois, em 1929, Hayek consegue a livre-docência em economia e publica seu primeiro livro: Teoria da moeda e teoria da conjuntura.
Em 1931, a convite de Lionel Robbins, Hayek faz quatro palestras sobre o tema Pregos e produção, na London School of Economics. Obtém aqui um lugar de professor e assim permanece na Inglaterra, decidido antagonista de John Maynard Keynes, por dezoito anos. Em 1935 Gottfried von Haberler atrai a atenção de Hayek sobre a Lógica da descoberta cientifica de Karl R. Popper. Hayek encontrou na obra pensamentos muito próximos a algumas reflexões suas sobre a natureza da ciência. Por isso convidou Popper na London School para ler seu escrito Miséria do historicismo. Foi este o início da amizade que durou toda a vida.
De 1937 é o ensaio Economia e conhecimento, em que Hayek expõe pela primeira vez sua ideia da divisão do conhecimento entre milhões e milhões de homens. Um de seus livros mais conhecidos, Rumo a escravidão, aparece em 1944: nele Hayek mostra cruamente as raízes socialistas do nazismo e a inconsistência total das bases teóricas do próprio socialismo. Entre 1941 e 1944 Hayek escreve os ensaios que depois, em 1952, confluirão (com o acréscimo de um escrito sobre Comte e Hegel de 1951) no livro Abuso da razão, obra com a intenção de lançar descrédito sobre a ideia cientificista segundo a qual o homem pode mudar as instituições segundo seus planos, a vontade.
O tema da dispersão do conhecimento é retomado por Hayek no ensaio de 1945: O uso do conhecimento na sociedade. De 1946 C Individualismo: o verdadeiro e o falso. Outro livro, lndividualismo e ordem econômica em 1947, Hayek, junto, entre outros, a Mises, Milton Friedman e Karl R. Popper, funda a “Mont Pderin Society”. 1949 também foi o ano em que Hayek deixa a London School of Economics para se transferir para a Universidade de Chicago.
Publica A ordem sensorial (1952), um trabalho em que é avançada uma explicação original sobre a relação mente-cérebro. História e política é o título da introdução que Hayek acrescenta ao volume coletivo O capitalismo e os historiadores; em tal ensaio ele salienta o fato de que a tese marxista, segundo a qual a condição da classe operaria teria piorado com o advento do capitalismo, é uma tese completamente refutada pelos fatos. A sociedade livre, obra definida como “um clássico da liberdade” por Sérgio Ricossa, é de 1960. Dois anos depois, em 1962, Hayek volta para a Europa e vai ensinar economia política na Universidade de Friburgo, na Brisgovia. A antologia de ensaios Estudos de filosofia, política e economia é publicada em 1967; em 1978, ao contrário, aparece outra antologia de ensaios: Novos estudos de filosofia, política, economia e história das ideias. Os três volumes da que talvez é a obra mais importante de Hayek, ou seja, Lei, legislação e liberdade, aparecem nesta ordem: 1) Regras e ordens (1973); 2) A miragem da justiça social (1976); 3) O sistema político de um povo livre (1979).
1974 é o ano em que Hayek é condecorado com o prêmio Nobel. Sua obra mais recente apareceu em 1988: trata-se de A presunção fatal. Os erros do socialismo, um livro onde se mostra que o socialismo é o resultado do racionalismo construtivista, e no qual o autor salienta a validade de sua concepção evolucionista das instituições sociais. Testemunha da verificação de suas ideias e de suas previsões sobre a natureza e os desenvolvimentos do socialismo, Hayek morreu dia 23 de margo de 1992 em Friburgo, na Brisgovia.
------------------------------------------------
SOBRE O PROF. ANDERSON
------------------------------------------------
O Prof. Anderson é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Possui o maior preparatório online de Filosofia e Sociologia para o ENEM e Vestibulares com vídeo aulas dinâmicas, material de apoio, muitas questões e simulados.