Рет қаралды 2,357
Faaala, Psi 🤓
Precisei atualizar a plataforma onde a Academia SerPsi está hospedada e infelizmente não será mais possível acessar gratuitamente a Academia SerPsi e consequentemente não poderá mais emitir os certificados.
Portanto, infelizmente os certificados não estão mais disponíveis gratuitamente 😔
Mesmo que você tenha começado um dos grupos e não tenha terminado ou se terminou, mas esqueceu de emitir.
Mas calma, os Grupos de Estudos continuam disponíveis gratuitamente, só que você terá que assistir pelo KZbin.
REFORÇANDO: Continua tudo gratuito pelo KZbin, porém você não vai mais ter acesso aos certificados.
Os grupos do Telegram também estão desativados.
Você pode assistir esse vídeo para entender melhor essa mudança 👇🏼
/ cw3x7x6jtua
Sexta aula do Grupo de Estudos em Terapia do Esquema focado no Livro Terapia Focada em Esquemas - Ricardo Wainer.
Para participar é só seguir as regras dessa postagem: / cfo43lyr35v
O que vamos estudar nessa aula?
Muitos pacientes demonstram pouca percepção de seu próprio funcionamento por conta da característica egossintônica dos esquemas, de modo que podem ter dificuldade de identificar e expressar seus problemas. Além disso, a formação dos EIDs antes do desenvolvimento da linguagem dificulta para o paciente codificar em palavras a sensação esquemática.
O acesso aos EIDs pode ser bastante difícil e exigir do profissional muita habilidade para desativar as estratégias de enfrentamento desadaptativas utilizadas pelo paciente a fim de se proteger do sofrimento emocional causado pelo esquema.
Alguns casos podem precisar de poucas sessões, enquanto outros podem demandar mais tempo - sobretudo aqueles pacientes que utilizam maciçamente estratégias de hipercompensação e evitação.
Uma postura terapêutica atenta, acolhedora, validadora e empática facilita o acesso aos EIDs, pois possibilita que o paciente se sinta seguro e compreendido no seu sofrimento emocional.
Na TE, a busca pelo entendimento do funcionamento esquemático do indivíduo compreende a relação das suas dificuldades atuais com a história de vida, sempre com um olhar atento às necessidades emocionais não supridas na infância, aos EIDs desenvolvidos e às estratégias de enfrentamento utilizadas para lidar com os esquemas nucleares.
Desse modo, o terapeuta deve realizar uma profunda e precisa compreensão de caso, utilizando, para isso, diversos métodos de avaliação.
A avaliação deve ser multifacetada e personalizada, usando medidas vivenciais, comportamentais, interpessoais e de autoavaliação. O uso de questionários e o acesso por imagens mentais de vivências nocivas do passado são recursos muito utilizados; entretanto, outras estratégias também são fundamentais, entre elas a relação terapêutica.
♦️ Whatsapp Academia SerPsi:
wa.me/message/...
♦️ Meu Instagram
/ diegolimagomess
♦️ Conheça a Academia SerPsi
academiaserpsi...