No video

Feminino e psicanálise: patriarcado, Luce Irigaray e diferença sexual pt. 1

  Рет қаралды 1,513

Lacan por Alana

Lacan por Alana

Күн бұрын

Este vídeo tem como base o livro "Freud e o patriarcado" de 2020, editora Hedra. Comento uma primeira parte do texto " Sequelas patriarcalistas em Freud segundo Luce Irigaray: sexualidade feminina e diferença sexual", p. 363 - 367.
Nesta primeira parte, procuro evidenciar o contexto de fundação psicanalítica. O que podia a mulher em 1900? Traços estes que acompanham a psicanálise até hoje, 2021.
Há na psicanálise, autoras feministas (!!!), que consideraram a hegemonia fálica problemática. Entre elas, Karen Horney, Catherine Clément, Helene Cixous e claro, Luce Irigaray. As três ultimas, fundaram juntas o Movimento da Escrita Feminina, entendendo que a escrita é justamente o lócus de mudança.
Sendo todo o conhecimento produzido de forma falo+ logos cêntrica, é preciso que a mulher escreva. Escreva sobre si e sua sexualidade, já que, para a psicanálise a sexualidade de ambos os sexos é estudado pelo mesmo prisma fálico.
Mais em @psicalanisando no Instagram.

Пікірлер: 26
@vitorializo2811
@vitorializo2811 2 жыл бұрын
adoro assistir vc falar seus estudos e ideias...
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Vi 💝 obrigada pela presença
@OnnetJp
@OnnetJp 2 жыл бұрын
Encontrar seu canal foi reconfortante. Os debates de gênero e sexualidade e psicanalise são temáticas que muito me interessam. Compartilho com você da percepção de que a teoria psicanalítica é utilizada para reeficar a cisheteronormatividade enquanto universal.
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Oi Paulo! Que bom que se sentiu assim a respeito dos conteúdos aqui do canal, seja sempre bem vinde!
@NataliGonzales
@NataliGonzales 2 жыл бұрын
Obrigada Alana por trazer esses pensamentos e suas críticas, não estudo psicanálise mas me interesso por esse assunto, não entendia muito bem porque essa teoria de inveja do falo parece ainda acolhida e aceita, isso sempre me afastou da vontade de aprofundar conhecimento em psicanálise, houve um tempo em que eu achava que todo mundo concordava com todo esse papo do freud e isso me repelia, simplesmente não me dava interesse estudar melhor uma teoria que conseguia colocar muitas coisas relevantes pra no fim atribuir tudo isso ao penis hahahha pelo menos era essa a visão superficial que eu tinha, que bom que temos pesquisadoras como você pra colocar esses pontos críticos nessas narrativas :)
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Natali!! Seu comentário é precioso, com certeza não é a única que se afastou da teoria por este aspecto contraditório. Vamos assim, remando pro sul, na certeza de que há aspectos valiosos e outros aptos a crítica, nisso que chamamos de psicanálise. Eu que agradeço, e é pra esse tipo de movimentação que produzo os vídeos, abrindo diálogos e refrescando conceitos. TMJ
@Zzenyon
@Zzenyon 2 жыл бұрын
Espero esse próximo capítulo, você me mobilizou a pensar
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Oi Felipe! Logo logo pt. 2, fico feliz demais com seus comentários 🙏
@vitorializo2811
@vitorializo2811 2 жыл бұрын
💗💗💗💗💗
@marciorezendefilho6851
@marciorezendefilho6851 10 ай бұрын
Um deleite! Ótimas provoc(ações) a serem pensadas no fazer psicanálise.
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 10 ай бұрын
Massa, obrigada!
@wilsoncastellodealmeida5069
@wilsoncastellodealmeida5069 2 жыл бұрын
Meus parabéns Alana. Sucesso. Aproveito para apresentar-lhes meu livro "Fontes do pensamento de Jacques Lacan" Summus Editorial São Paulo 2021
@psiandersonalexandre
@psiandersonalexandre 2 жыл бұрын
Nossa é tão revigorante ver uma pessoa falar sobre essas concepções heteronormativas que se encontram em Freud e Lacan. A gente vê como se trata sempre de um ajuste e nunca de uma nova formulação que não justifique discursos excludentes pautados na diferença sexual. Perfeito viu suas colocações e a leitura que vc fez. Me senti mt representado
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Olá Anderson! Certíssimo. Senti aconchego pela mensagem daqui. Que bom ter te tocado, toca a mim também. Tmj
@annaluisabraga4827
@annaluisabraga4827 2 жыл бұрын
acabei de ler um livro da Luce, muito bom! “este sexo que não é só um sexo: sexualidade e status social da mulher”
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Que legal Anna! É um dos mais famosos e marcantes de sua autoria
@annaluisabraga4827
@annaluisabraga4827 2 жыл бұрын
foi difícil hahaha foi a primeira coisa de psicanalise que li
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
@@annaluisabraga4827 subversiva porta de entrada!
@leandrocoelho7939
@leandrocoelho7939 Ай бұрын
NÃO sou psicanalista, apenas curioso. a) Sobre utilizar outra palavra em vez de "falo": Eu também acho que 99% dos fetiches e/ou parafilias passam longe de serem algo perverso e assim como o falo a galera fica inventando significados diversos. Infelizmente Freud não foi feliz no vocabulário, talvez tivesse mais interesse em documentar as descobertas do que em achar uma palavra que não incomodasse ninguém ao longo dos séculos. Esta ordem de prioridade está errada?? b) Se a inveja do pênis está equivocada, o desejo de "reinventar" a roda sobre o que já está amplamente documentado e comprovado pelo sucesso dos tratamentos e observações ao longo dos séculos não seria exatamente a confirmação da teoria que se critica???
@OnnetJp
@OnnetJp 2 жыл бұрын
A diferença entre o gozo como complemento da falta e o gozo pra além dela podem ser percebidas enquanto performances inconscientes suscitadas pela alienação e separação ? Penso que o binarismo masculino x feminino exclui tudo aquilo que rompe a regra como o corpo intersexual e a não binariedade. Entretanto, tendo em vista que a teoria psicanalítica independe de uma essência metafísica, o que está em jogo são os modos de constituição subjetiva a partir da relação com a falta que não são estáticos e que tem no corpo um artefato de expressão, mas não a totalidade. E aí me vem o questionamento que o uso de terminologias cisheterosexuais servem pra demarcar a reprodução das relações de poder e as limitações dos sujeitos homens cisheterosexuais em pensar o que está além da sua inteligibilidade. Desculpa o comentário longo, mas adoraria saber o que você pensa a respeito. Abraços e sucesso!
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Olha, não sei responder sua primeira pergunta. Os corpos são marcados por diferenças, não só sexuais mas tbm, diferenças materiais e suas consequências, que vão demarcar tbm o gênero (Butler vai dizer que o sexo tem sido tomado como o gênero), como você bem colocou “independentemente de essência metafísica”. Mas sim, o binarismo orienta uma estaticidade que pouco conversa com os corpos transicionários e pós modernos que encontramos na sociedade atual. E é por isso que produzo conteúdos no sentido de desvelar tais amarras conceituais e herenças da psicanálise freudiana!!
@DS-sx7if
@DS-sx7if 2 жыл бұрын
Klein, apesar de ter trago para a psicanálise essa coisa do seio, ela também concordava com a inveja do pênis, fora as teorias sem sentido que ela criava... O que você acha da Klein?
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 2 жыл бұрын
Mas por que “teorias sem sentido”?
@isadoradesousavieira4016
@isadoradesousavieira4016 10 ай бұрын
Qual o seu instagram?
@lacanporalana7172
@lacanporalana7172 10 ай бұрын
oie, é o @psicalanisando
Tips for reading philosophy
13:45
Overthink Podcast
Рет қаралды 384 М.
The CUTEST flower girl on YouTube (2019-2024)
00:10
Hungry FAM
Рет қаралды 39 МЛН
Irigaray on sexual difference
9:35
Overthink Podcast
Рет қаралды 30 М.
Diálogos Impertinentes - A SEXUALIDADE
1:35:07
TVPUC
Рет қаралды 39 М.
Luce Irigaray: matria filosófica
12:23
Filósofas en la Historia
Рет қаралды 613
MARIA HOMEM | FEMININO, FEMINILIDADE E A MULHER
5:37
Maria Homem
Рет қаралды 21 М.
How Do I Communicate With Greater Clarity, Confidence, and Credibility?
35:55
Jayne Latz - The Communication Trainer
Рет қаралды 2,7 МЛН
The CUTEST flower girl on YouTube (2019-2024)
00:10
Hungry FAM
Рет қаралды 39 МЛН