Eu sou particularmente apaixonada pelo bom narrador intrometido. Se ele não for confiável então, nossa, é puro amor. O problema é que um bom narrador, seja de que tipo for, precisa de um bom autor, o que não se encontra com tanta facilidade. Alguns exemplos de bons narradores intrometidos: Brás Cubas, Alex (Laranja Mecânica) e o narrador do Victor Hugo. Tenho certeza que todos esses autores que citei e muitos outros extremamente competentes se dedicam muito a criar esses narradores maravilhosos. Tem gente que acha que é só escrever que o narrador se cria, mas a gente sabe que não é bem assim de verdade.
@viltoreis8 жыл бұрын
Eu diria que é impossível escrever uma boa história sem ter um bom narrador :)
@homem-panqueca4272 Жыл бұрын
Você não é Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas esse narrador funciona, mas é uma exceção, então não se iluda nem tente justificar seus erros
@digocr6 жыл бұрын
Senti falta de mais exemplos do que é se meter, além de "O protagonista não esperava aquilo". Quais seriam outros exemplos? (Achei o tema super interessante)
@pitagoras21908 жыл бұрын
Legal. Gostei da dica. Abriu minha mente...
@viltoreis8 жыл бұрын
A gente discute e vai aprendendo uns com os outros :)
@grangalvao Жыл бұрын
Deixa rolar, seja você mesmo...
@douglasmct7 жыл бұрын
Na trilogia Dragões de Éter, um dos grandes problemas (de vários) é justamente o narrador. Insuportável, intrometido, ele se acha mais importante que seus personagens e sua história, e se intromete o tempo todo, atrapalhando a narrativa, que já não é lá essas coisas.
@sdaiane223 жыл бұрын
Como mencionaste Saramago, que é uma das minhas inspirações, gostaria de saber sobre escrever parágrafos contínuos, ou, sem quebras de parágrafos, que é estilo desse escritor e muito me agrada. Se puderes falar a respeito, agradeço.
@viltoreis3 жыл бұрын
Na literatura, pode tudo. Mesmo com um estilo mais opaco, o Saramago conseguiu ter muitos leitores, mas para um escritor desconhecido, é um pouco difícil conseguir quem o leia escrevendo assim. É preciso de muita convicção que é este estilo que se quer praticar para prosseguir.
@sdaiane223 жыл бұрын
@@viltoreis obrigada pelo esclarecimento. Realmente, assumir um estilo, especialmente para quem inicia, deve ser muito desafiador. Mas... Desafios são das coisas atraentes nessa jornada, né?😉
@samanthajhonson19663 жыл бұрын
Spoiler em sua própria história.
@viltoreis3 жыл бұрын
Bem por aí!
@matheusbaeryon8 жыл бұрын
Já li muitas histórias em que os escritores se metem na história, principalmente no wattpad, onde geralmente as histórias são atualizados por semana, então quem escreve gosta de criar aqueles ganchos pros leitores voltarem na próxima semana. "Ele achou que tudo tinha acabado, mal sabia que só eetava começando." Admito que me incomoda um pouco, pq você vai ler com a expectativa de que algo aconteça, diferente de chegar no momento de acontecer e BOOOM! Uma surpresa. Pode ser uma surpresa o acontecimento, mas você já esperava por algo do gênero. Diferente de deixar em aberto e gerar a dúvida, "será que acabou ali mesmo ou esse problema vai voltar?". Porém essa é a minha visão, talvez existam pessoas que gostem de ler e escrever situações assim, já eu não gosto.
@viltoreis8 жыл бұрын
Acho que este exemplo que você deu, Matheus, é um exemplo de um gancho mal feito, ou forçado. Particularmente (e aí é questão de gosto), gosto quando o autor termina um capítulo criando expectativa para o próximo, mas isso pode ser feito através da ação. Ex.: alguém inesperado entra no cômodo e o capítulo acaba. É óbvio que vamos virar a página para saber o que vai acontecer.
@ruhribeiro4 жыл бұрын
Eu super concordo, já li histórias com esses ganchos em todos os capítulos e acabei achando chato demais. Parei de ler com um tempo por q eu criei expectativa pro próximo e nada acontecia a não suspence atrás de suspence q não dava em nada.
@bellanine8 жыл бұрын
Ótimo video como sempre!!! Nunca tinha me atentado no autor intrometido que faz comentários às narrativas. E de fato, se a pessoa não sabe fazer, esquece, a leitura fica uma droga!!! Mas falando de narrativas, essa semana fui ler um YA em segunda pessoa. Como foi ruim!! Certeza que a autora não sabia a técnica porque toda a hora a linha de pensamento era cortado, a ação não funcionava... Péssimo!! Eu adoraria ver escritores que de fato escrevem bem em segunda pessoa
@viltoreis8 жыл бұрын
a segunda pessoa é um tempo bem difícil de escrever. Só vi dois autores bem sucedidos, o Kafka e o David Foster Wallace, mas ambos fizeram isso em poucos contos.
@borgesdasgerais Жыл бұрын
Não sei se entendi bem este tal intrometimento do autor na história. Porém, não sei se é o caso, como em alguns autores brasileiros pré modernistas onde li que, no meio de uma "grande emoção" no livro, eu ligadão como se estivesse a viver tal momento, e o autor para e diz: "e aí, leitor..." e faz seu comentário que pra mim sujou tudo, porque eu gosto de ler um bom livro ou uma boa história e me perder lá dentro, como se uma grande verdade fosse!!! Rsssss
@viltoreis Жыл бұрын
É mais ou menos por aí. No caso de alguns desses autores, podia ser uma tendência da época, mas fazer isso hoje, soa bem estranho.
@andrade3288 Жыл бұрын
Eu sou um narrador intrometido e gosto de ler escritores que tem essa voz. Não acho que seja tão ruim ou maçante. Há beleza em todo tipo de estilo.
@viltoreis Жыл бұрын
Para cada "regra", sempre haverá uma excessão.
@homem-panqueca4272 Жыл бұрын
Não, não tem beleza nenhuma, você só tá tentando justificar seu erro
@homem-panqueca4272 Жыл бұрын
Que mau gosto, hein? Desse jeito cê não vai muito longe
@andrade3288 Жыл бұрын
@@homem-panqueca4272 Kk que deprimente. Quem te humilhou assim pra você ser tão patético?
@claudianeduarte10308 жыл бұрын
Como você disse, dá uma ideia de amadorismo, também me incomoda um pouco quando o narrador intrometido não é bem construído. Machado de Assis sabia fazer de um jeito único e que dava um toque peculiar à história. mto bom o vídeo!!👍👌✍
@viltoreis8 жыл бұрын
Machado é Machado, haha. Obrigado por assistir
@samueldesouzamatos22325 жыл бұрын
Amo todos os seus vídeos, Vilto! Faz um vídeo novo sobre roteiro. Obrigado!
@viltoreis5 жыл бұрын
Obrigado, chefe. Sobre seu pedido, respondi no seu outro comentário.
@razinhafalcao6 жыл бұрын
Dos autores contemporâneos, curto muito Markus Zusak e o conheci como a maioria das pessoas provavelmente, através de "A menina que roubava livros". Me apaixonei e acabei lendo os demais livros dele. Tem um que é bem conhecido também, que se chama "Eu sou o mensageiro", se me permite um spoiler bem do final, - sério, alerta de spoiler - ele se mete na história de um jeito bem diferente, como nunca tinha visto em outro romance. O autor literalmente visita o narrador como um personagem, insinua algumas coisas sobre o processo criativo e tal. Achei que ficou uma coisa meio turma da Mônica, quando o Mauricio de Souza aparece nos quadrinhos. Eu curti. Achei bacana, Zusak é um fofo, na verdade.
@viltoreis6 жыл бұрын
Se você gostou, Raisse, é por que deve ter funcionado. Obrigado pela indicação!
@jonahtahnluidgi87746 жыл бұрын
Muito bom o teu canal. Sucesso e um abraço de Portugal
@viltoreis6 жыл бұрын
Valeu, meu caro! Obrigado por comentar.
@Oitavoatelie8 жыл бұрын
Esse livro é 10, um dos melhores que já li! O autor explica vários conceitos, exemplifica, e em seguida, faz uma análise do que foi citado, demonstrando a utilização dos recursos narrativos "na prática", observando um trecho de uma de suas obras ou de outros autores. Super recomendo! Se não me engano, a um tempo atrás fizeram um vídeo aqui no canal dando sugestões de alguns livros ( dentre eles A arte da Ficção). Chegando na livraria, comprei, e não me arrependo Valeu Homo Literatus pela dica
@viltoreis8 жыл бұрын
Opa, que bom que curtiu! Vou tentar fazer mais indicações de livros assim. Valeu por acompanhar o canal :)
@UniversoParticular7 жыл бұрын
tô viciado no seu canal. kkk
@imnotguyfawkes66318 жыл бұрын
Eu conto o ponto de vista do personagem, porém sempre usei a "técnica do trevessão" para explicitar o pensamento do próprio personagem( não com intuito de me intrometer). Não sei se o que fiz é errado, porém eu acredito que depende muito da narrativa também.
@andrade3288 Жыл бұрын
não acho que seja errado. Cada um tem seu estilo
@homem-panqueca4272 Жыл бұрын
@@andrade3288 Estilo e fazer errado são coisas diferentes, artista iniciante não tem estilo
@gilbertogilberto80336 жыл бұрын
Gostaria que você comentasse um pouco sobre quais são as características de um romance mal escrito, quais são as falhas a serem evitadas.
@carolinebandeira29288 жыл бұрын
Olha, nunca havia pensado nisso! Muito legal a sua sacada (e a do livro também), é uma coisa que eu de vez em quando presto a atenção mas não havia chegado a uma conclusão dessas. Isso tem muito a ver com diferenciar o contar e o mostrar, e já haviam me falado que eu conto demais, ao invés de mostrar. Vou observar mais isso. Agora vou fazer uma maratona com seus vídeos sobre escrita \o/
@viltoreis8 жыл бұрын
acho que vale um vídeo sobre contar e mostrar, não? e que bom que vai assistir aos outros :) aproveita e assina o canal, haha.
@carolinebandeira29288 жыл бұрын
+Homo Literatus já estou inscrita! Tenho me cercado de pessoas que falam sobre esses assuntos, no KZbin, em blogs e agora em podcast. A imersão nesse mundo ajuda muito a rever os nossos hábitos
@carolinebandeira29288 жыл бұрын
+Homo Literatus e por favor, faça mesmo esse vídeo. É um vício de escrita meu, se posso dizer. A vontade é de sair explicando tudo, mas perde a graça da história hahahaha xD
@renatonascimento44388 жыл бұрын
Mas o autor não é um narrador, seja onisciente ou observador ? Volto a pergunta: O narrador é o autor se expressando na "pele" de uma outra pessoa, precisando de tipo um alterego pra não se envolver? Continuo com essa dúvida!
@homem-panqueca4272 Жыл бұрын
Sério que você tá tentando justificar?
@prontofalei15126 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏
@g.almeida84945 жыл бұрын
Fora este livro. Alguém tem uma boa Indicação para melhorar a forma de contar história?
@viltoreis5 жыл бұрын
"Para ler como um escritor", da Francine Prose, é uma boa dica para isso ;)
@g.almeida84945 жыл бұрын
Agradeço muito :*
@alanlopes34254 жыл бұрын
Likeee
@viltoreis4 жыл бұрын
:)
@jaguardojaguari2 жыл бұрын
achei q vc fosse falar de deus ex machina kkk
@viltoreis2 жыл бұрын
Já tenho um vídeo específico sobre o assunto: kzbin.info/www/bejne/g3-uYX6JmLJnnsk :)
@laurenmaciel27937 жыл бұрын
Vim do cast 💓 amando o seu trabalho 🎉
@juliotimberlake18 жыл бұрын
Que lombada bonita daquele livro da Cosac Naify que me parece um farol num fundo amarronzado.Esse vídeo passou bem rápido (mas bem legal). Eu vejo o Hemingway como um escritor que usa um narrador em primeira pessoa bem seco, e realmente, isso dá uma grande veracidade aos contos e romances dele; e o Gabo com o Memoria de... um narrador bem introspectivo, que também dá uma grande veracidade. Será que é mais difícil um narrador em primeira pessoa cair nesse erro citado no vídeo?
@pc9521a8 жыл бұрын
+Julio soares O livro ao fundo é Anna Karenina.
@juliotimberlake18 жыл бұрын
Vlw!
@viltoreis8 жыл бұрын
Quase impossível um narrador em primeira pessoa cair no erro, até por que esse narrador dá opiniões, emite comentários, então acaba "não sendo" o autor, mas sim o narrador.
@sheebrid7 жыл бұрын
Vilto, muito bom o vídeo! Comprei esse livro lá na época que você indicou nos primórdios do Homo Literatus, hehehe Uma sugestão: você poderia separar excertos dos autores que menciona, para exemplificar em que momentos o autor soube usar a técnica... Beijão
@prontofalei15126 жыл бұрын
C A R A C A 😱 - é tudo o que posso dizer!!!
@viltoreis6 жыл бұрын
Muito obrigado ;)
@jonhmccleef2864 жыл бұрын
Puta merda, vídeo de 5 minutos o cara fala abobrinha por 2 minutos. Foi a primeira sujestão do KZbin aqui, toquei no vídeo mas já desanimei de ver os outros
@viltoreis4 жыл бұрын
Este é um vídeo bem antigo meu, John. E acredito que evoluí neste sentido, mas obrigado pela crítica.
@32josias8 жыл бұрын
ah...saquei, quando é o Saramago não é chato, é engraçado. Massa! Ainda assim gostei muito do vídeo. Parabéns