Em 2007, assisti a corrida da F1 em Interlagos, na arquibancada em frente a entrada dos boxes. Lembro bem como é impressionante a velocidade na qual os fórmulas entravam no box e como reduziam violentamente para 60 km/h. A impressão que tive era que não iam conseguir parar.
@tiagogobbi36105 ай бұрын
Então somos dois, amigo! Eu já tinha assistido pela 1a vez em 2005, mas lá do final da reta oposta, e até me emocionei de poder ver a F1 in loco, e ídolos como o Shumi, lembro que até levei um cartaz e ele olhou pro cartaz e fez um joinha pra mim hahe!! A velocidade que os carros passavam era difícil de acompanhar com a visão por algum tempo, mas depois acostumei e até filmava, mas os carros freavam muito em cima da curva, quase na placa de 50 metros, parecia que tinha algum cabo invisível segurando eles hehe!! Depois fui em 2007 ficando na frente dos boxes, a arquibancada grandona, arborizada, acho que é A, depois...>=> ... vejo nas entradas que guardo hehe!! Foi uma honra ver a figuraça Kimi "Iceman" ser campeão, festa pra nós Ferraristas com direito a zerinho do Massa na nossa frente, MDS, eu jamais esquecerei!! E, pelo visto terei de ir novamente em algum GP, já que desde lá, o jejum da querida rossa está longo hein? Heheh!! Enfim, é mesmo muito diferente ver in loco, do que pela TV/vídeo, isso é uma certeza, você ve a agressividade das trepidações do carro, no capacete do piloto, lembro do Massa de Sauber em 2005 quicando loucamente, e as frenagens e acelerações! A saída da junção, naquela subida, é surreal!! Ainda bem que comentasse pois nem ia dizer nada hehe! Aí me empolguei! Abração tmj, nos vemos por aqui!
@jefersoncunha8965 ай бұрын
Pensei a mesma coisa quando vi a primeira vez ano passado. Estava no setor A e parecia que iriam se arrebentar tudo nos boxes.
@joaorfeldmann4 ай бұрын
@@jefersoncunha896 esta bem perto da da curva 1 setor M ano passado, aqueles carros vindo a 300 e pouco e reduzindo tudo para primeira curva, animal, só me arrependo de não ter visto um v8, seria fenomenal as reduzidas de marchas!
@educid85 ай бұрын
A prova de que freios de Carbono são caros é que até pouco tempo atrás a Indy ainda usava os freios com disco de Aço
@FrancisSchonarth5 ай бұрын
Tinha mais haver com a cultura do oval já que freios são pouco usados. Mas pra categoria padronizada não faz muita diferença ao meu ver.
@fabioramalho18375 ай бұрын
Não só a Indycar: em 2022 a NASCAR Cup adotou o novo carro, o Next Gen, e nele estrearam os freios de carbono...
@DanielCruz-sm6bw5 ай бұрын
Os freios da Nascar ainda são de aço
@eduardoliberalesso39705 ай бұрын
Tão caros que fogem da proposta da própria formula 1 de ser um laboratório para as montadoras testar tecnologias e implementar nos carros de rua. Ouso até mesmo dizer que é uma questão que está prejudicando a categoria, freios com capacidade de frenagem absurdas, o que dificulta as ultrapassagens. Freadas antes realizadas a 100 metros da curva, hoje são feitas a 50 e isso dificulta e muito as ultrapassagens. Ao meu ver, poderiam substituir esses freios por freios de cerâmica por exemplo que são mais viáveis e com uma capacidade menor de frenagem. Poderiam ser facilmente implementados em carros de rua e diminuiriam a capacidade de frenagem dos carros de F1, aumento as possibilidades de ultrapassagens nos finais de reta, por exemplo.
@alessandrograsseschi70075 ай бұрын
Indy esta mais ligada na janela de temperatura que eh mais baixo doq o ideal de um carbono-carbono doq ao seu valor
@RaphaM.5 ай бұрын
Apenas "duas palavras" sobre esse vídeo: "PARA BENS"!!! 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
@alexsa12825 ай бұрын
Se vc pegar o comentário de qlqr piloto, após pilotar um F1 pela primeira vez, eles sempre dizem q a frenagem é algo impressionante.
@fabriciomartinssouza5965 ай бұрын
O Adm explica melhor que muitos professores "especialistas" nas aulas de engenharia mecânica.
5 ай бұрын
É impressionante o talento do ADM para fazer vídeos! Tinha que da curso.
@igorzdradek16145 ай бұрын
3:13 vc ta certo, quando querem se referir aos tambores de freios nos caminhões é usado os termos “campana" ou “panela"
@fenanofefo68455 ай бұрын
Esse vídeo foi tão bom que eu sequer senti os 20 minutos passarem!
@antoniostancati60033 ай бұрын
Rodrigo, como sempre, todos os detalhes através da história. Isso é fascinante! Seu canal é, de longe, o mais completo sobre F1, o melhor e que mais detalhes trás sobre o que não se conhece "ontem" e hoje. Obrigado
@rknwolf4 ай бұрын
A cada vídeo, uma nova aula; melhor canal sobre F1
@oswaldooliveira448Ай бұрын
Assisto seus vídeos por amar o automobilismo e gostar demais da facilidade de entendimento de seus comentários. Vc é uma pessoa que todos da nossa turma aqui de Bauru SP, da nossa turma que não perde um GP, como simplesmente o melhor, the best. Parabéns garoto, continue evoluindo 🎉🎉🎉
@dorivalsantos41245 ай бұрын
Ou, eu já sabia muito de formula 1 (história e tals) mas aqui nesse canal, to aprendendo muito véi, muito bem explicado. bom demais
@edsonvolpe85145 ай бұрын
Sim. Caminhões usam freios a tambor até hoje. Os antigos chamavam os tambores de atrito de campana. No Brasil os freios a disco em caminhões não são unanimidade. Devido aos nossos brutos andarem muito em estrada de terra, os motoristas não gostam de freio a disco. Fora que se os discos estiverem quentes e passar numa poça de água, o choque térmico empena o disco e o caminhão fica travado no lugar por dias até o socorro chegar. Os tambores não faz isso e ainda não entra sujeira e pedras. Não há diferença de poder de frenagem entre um e outro na maioria das situações a que caminhões estão submetidos.
@joaovictorlima40355 ай бұрын
Rodrigo no próximo vídeo: "hoje vamos falar do parafuso das rodas"
@rigel87555 ай бұрын
Vídeo válido ksksk
@robsonmarques66995 ай бұрын
Não provoque, pois ele arranjará materiais suficientes para roterizar, gravar, editar e publicar o vídeo Vamos Falar dos Parafusos das Rodas? kkkkkkkkk
@jeancarlosns5 ай бұрын
E gostaremos haha
@XgamesK5 ай бұрын
@@robsonmarques6699 eu acho que ele tá falando sobre como era antigamente e os de hoje, tipo antigamente eles usavam um martelo/marreta slw para tirar os parafusos para trocar os pneus e hoje eles usam um aparelho específico. Posso tá fazendo analogia errada sei lá.
@luansantosjgtc5 ай бұрын
Kkkkkkkkk @@XgamesK
@cassioconceicao89275 ай бұрын
Mais uma masterclass (mesmo que resumida)! parabens pelo conteúdo e pela qualidade de sempre! 👏👏
@klebersodatti5 ай бұрын
Valeu!
@tiagogobbi36105 ай бұрын
Quem já assistiu a F1 in loco, in situ consegue perceber quão surreal são as frenagens!! Eu assisti pela 1a vez em 2005, mas lá do final da reta oposta, e até me emocionei de poder ver a F1 in loco, e ídolos como o Shumi, lembro que até levei um cartaz e ele olhou pro cartaz e fez um joinha pra mim hahe!! A velocidade que os carros passavam era difícil de acompanhar com a visão por algum tempo, mas depois acostumei e até filmava, mas os carros freavam muito em cima da curva, quase na placa de 50 metros, parecia que tinha algum cabo invisível segurando eles hehe!! Depois fui em 2007 ficando na frente dos boxes, a arquibancada grandona, arborizada, acho que é A, depois...>=> ... vejo nas entradas que guardo hehe!! Foi uma honra ver a figuraça Kimi "Iceman" ser campeão, festa pra nós Ferraristas com direito a zerinho do Massa na nossa frente, MDS, eu jamais esquecerei!! E, pelo visto terei de ir novamente em algum GP, já que desde lá, o jejum da querida rossa está longo hein? Heheh!! Enfim, é mesmo muito diferente ver in loco, do que pela TV/vídeo, isso é uma certeza, você ve a agressividade das trepidações do carro, no capacete do piloto, lembro do Massa de Sauber em 2005 quicando loucamente, e as frenagens e acelerações! A saída da junção, naquela subida, é surreal!! Ótimo vídeo como sempre, ADM, não sabia desse freio a disco de ferro fundido, sabia dos de tambor mas não esse "hibrido" e não imaginava que os freios traseiros fossem direto no sistema de recuperação, imagine como se regula isso, ou não, hehe!! Abração tmj, até mais! :))
@fernandofirebol74115 ай бұрын
1a vez que andei num Porsche meus amigos perguntarrm. __ E aí, anda ? __ Se anda, vocês tem que ver o que freia ! realmente impressionante, quase imagino um F1.
@murilomelo49055 ай бұрын
Certeza que vai ser mais um excelente vídeo… vou assistir a aula agora, profexô Rodrigo
@maga7173Ай бұрын
Grato, excelente trabalho.
@italogalaxys45715 ай бұрын
É uma pena hoje não poder ver o show dos freios, sobretudo em corridas noturnas.
@gabrielmelo21435 ай бұрын
F1 tem os melhores freios do mundo, Excelente vídeo!!
@helenoflorindodasilva44875 ай бұрын
Cada vídeo, uma aula... Esse ADM é o cara viu...
@marcosfreirealves93645 ай бұрын
Muito bom, Adm! Parabéns, novamente!
@erikmoreno93775 ай бұрын
Melhor canal pra fazer merchan
@dariosaoleao53895 ай бұрын
Muito bom esse episódio Adm, meus parabéns.
@JoseSantos-mm9xz5 ай бұрын
Excelente conteúdo!! Parabéns!!!
@carthaguia5 ай бұрын
Lendo no anuário de fórmula 1 de 1984 do jornalista Francisco Santos, o mesmo cita que se perdia 14 quilos em optar por freios de carbono. A empresa francesa SEP que era a fornecedora deste sistema (empresa citada pelo adm que fornecia os freios para o avião Concorde) fornecia também além da McLaren, para Lotus, Ferrari e Renault. Mas só a McLaren conseguiu resultados satisfatórios já que seu engenheiro entendeu como ninguém como dissipar/desviar das peças vizinhas do conjunto de freios o altíssimo calor gerado por esse conjunto de freios de carbono.
@Questão_nacional5 ай бұрын
Ótimo vídeo ADM. Por curiosidade procurei a pastilha DS-11 e parece que ela é usada até hj em motos.
@guibospe4 ай бұрын
Quando você comentou sobre o depoimento dos pilotos de F1 de que a coisa mais impressionante nela eram os freios, lembrei do dia em que um amigo me emprestou seu Audi TT RS, o qual tive a mesma sensação.
@BrunoHenrique-uv5xq28 күн бұрын
SPLASH AND GOOOOO!!!!
@leonammilhomem66565 ай бұрын
Tem uma entrevista de um piloto italiano bem desconhecido chamado Giorgio Villena, que testou pela Minardi em 2000 e mais impressionado do que com as velocidade e downforce, a capacidade de frear que um carro de F1 foi o que deixou chocado
@RadeticDaniel4 ай бұрын
Tem entrevista do George Russell no ano que foi campeão da F2 falando a mesma coisa depois de testar a Williams em um treino livre da F1
@JosielGD4 ай бұрын
Eu tive a oportunidade de correr num simulador da Aston Martin e realmente o que mais impacta não é a aceleração em si mas o quão rápido ele consegue reduzir a velocidade em um curto espaço de tempo, em muitas curvas da pra frear na beira do Deus me livre e ainda fazer um bom apex 😮
@Ricknas385 ай бұрын
Quando andava de Kart, eu tive aquela experiencia de os freios falharem, e fui reto na curva entrando nos pneus do guardrail. depois, nunca mais fui o mesmo.
@Marcos_Paulo_PZ5 ай бұрын
Uns anos atras eu assisti um doc, se nao me engano no Discovery Channel, em que um engenheiro da Ferrari comentava que o principal motivo dos carro não chegaram ainda mais rapidos no fim das retas (isso na decada de 2000) era o tamanho da roda, que impedia uma melhor frenagem e tbm impedia que eles fizessem um disco que freio maior.
@rfellipe45 ай бұрын
excelente vídeo, parceria boa demais adm
@CarlosJVilla5 ай бұрын
Mais do mesmo... fico impressionado com a qualidade das matérias que você nos presenteia....👏👏👏👏
@Leo_19755 ай бұрын
Sempre um excelente conteúdo! Parabéns!
@boipc5 ай бұрын
18:55 Freios de carbono com pastilhas de carbono so funcionam de forma eficiente quando MUITO quente... a baixo de 300°C é pior do que freio a tambor.
@vandomax90525 ай бұрын
Parabéns. Esse programa é incrível
@DiegoT5 ай бұрын
Você é muito bom cara, parabéns
@casmarques104 ай бұрын
Excelente vídeo (freios) {Salvador Bahia}
@upscross4 ай бұрын
ótimo conteúdo
@rodrigosmurf5 ай бұрын
Muito bom com sempre o conteúdo, meu xará.
@ragnaroknefilins41964 ай бұрын
O que se mais testa mais na F1 são os Freios
@ValcirdasilvaRodrigues5 ай бұрын
Vc e o mago de descobrir matérias ... Agora falta só falar dos combustíveis.... E sua evolução na fórmula 1... Parabéns vc e fod@@@@
@Prof.HermesRodrigues5 ай бұрын
Já teve
@eltadeu4 ай бұрын
Muito bom!
@alexandremacolla82385 ай бұрын
Parabéns Rodrigo!
@iagoramos5335 ай бұрын
Excelente vídeo adm, que tal um vídeo sobre a eletrônica na F1?
@sarahmeirelles15 ай бұрын
meu quadro favorito sem sobra de dúvidas, excelente adm
@gglnetto5 ай бұрын
Pensei que a suposta distribuição de freios da RBR estaria neste excelente vídeo
@AIRTONMORAES-y5j5 ай бұрын
Coqueluxe... Vai na miúda...😂😂😂 Valeu!!!
@pedrodesideriosantos10165 ай бұрын
Já espero ansioso pelo vídeo do volante
@venho.do.passado.5 ай бұрын
Cara imagina a carga de peso, o esforço que todo o sistema de frenagem e suspensão recebem!?!?!? E NÃO QUEBRAM!!!!!!!!!!!!!!!!!! Meu 1° carro com ABS foi um Fiat Mobi, a primeira vez que usei o ABS dele, foi uma barulheira, parecia que algo no carro tinha quebrado tamanho esforço do mecanismo, eu fico pensando nos F1, o esforço é surreal!!!!
@FeliquisGamer-k5k4 ай бұрын
Vídeo Bonito vídeo bem Feito
@zeca_ryan4 ай бұрын
4:30 se não me engano essa vitoria da jaguar foi triste, pois horas antes ela e a mercedes tinham se envolvido em um acidente grave
@raulleite86255 ай бұрын
Que legal é ouvir os poderes mecânicos que não só são entregados pelo motor.
@danielbehnke94075 ай бұрын
Vídeos sensacional como todos desse quadro. E dos outros. Hahahaha
@efraimdias37635 ай бұрын
0:01 atual momento do Like e Hype...
@7guiaugusto75 ай бұрын
show de video
@regisks5 ай бұрын
Ainda novato, Senna no teste na Williams foi avisado dos freios por esses bilhetes.
@eduardoortiz18735 ай бұрын
Boa noite, like deixado!!!!
@legendghost90404 ай бұрын
*É igual o pessoal que dirige Porsche ou Fireblade pela 1 vez, ficam impressionados com o quanto acelera, mas ficam assustados quando percebem o quanto freia*
@marcusviniciusmartinsdasil14083 күн бұрын
Massa mesmo.
@pliniomarcos36565 ай бұрын
Boa!
@siolneiАй бұрын
Engraçado como os vídeos desse canal parecem mais natural com a velocidade em 1,25x ou 1,5x haha
@viniciusmorais61245 ай бұрын
Interessante, o carbono tambem é usado na " saia" dos pistões para reduzir atrito com cilindro...
@koroliev5 ай бұрын
Veja o vídeo de uma entrevista do Piquet onde ele fala do que ele falava de como ele ajustava os freios
@jpverenka20055 ай бұрын
Curiosidade que não serve pra nada: Para efeitos de comparação os freios de um F1 possuem potência equivalente à uma pequena central hidroelétrica, algo em torno de 1 MW de não me engano.
@RodrigoFiladelfo5 ай бұрын
Isso. não é um video de ADM, é um video de CEO !!
@N9VEINFINITO29 күн бұрын
Capel, você esqueceu de colocar a legenda: "CONTÉM IRONIA!"🖖🏽👽🤙🏽
@PeterP3rfeito5 ай бұрын
Faz um vídeo sobre a revanche que a Ferrari teve em cima da Ford após as vitórias em Lê Mans, algo que é pouco conhecido , mas que é uma ótima história
@fernandoribeiro11825 ай бұрын
Bom dia, boa tarde, boa noite... primeiramente; Assistindo de Mococa SP em 27Ago24.
@diegosilva38165 ай бұрын
Não consigo imaginar os pilotos dirigindo carros rápidos, totalmente inseguros e pistas com quase sem nenhuma medida de segurança e utilizando freios a tambor. Nos anos 70 a coisa melhorou um pouco com os freios a disco de aço. Ainda bem que a F1 utiliza os freios a disco de carbono desde a segunda metade dos anos 80.
@hugomauricio32215 ай бұрын
adm, faz um video sobre os cambios dos carros? Automático, manual, numero de marchas, etc....
@wagnerneves645 ай бұрын
Primeiro, parabéns pela sua impressionante didática. Segundo, uma pergunta nada a ver com esse vídeo, mas tenho curiosidade: Os pneus atuais traseiros e dianteiros da F1 são iguais? Podem ser usados independente da posição dianteira ou traseira?
@flaviocavallari58415 ай бұрын
Exatamente igual caminhão
@escviolin5 ай бұрын
12:20 olha o pai do ADM.
@othiagofagundes11 күн бұрын
Disco de ferro fundido são usados até hj, em carros de rua.
@robson-i1e5 ай бұрын
O freios tinham sido proibidos em 94 e não me engano. Ainda continuam proibidos.
@ws_miranda584 ай бұрын
os freios não fazem o serviço sozinho, desliga o freio motor pra vc ver se o carro para, com certeza precisariam do dobro de distância pra parar, mas sim, os freios são absurdo mesmo assim.
@evertoncoxa105 ай бұрын
Top
@CarlosSilva-hl9vu5 ай бұрын
top
@LucasNiko-i7k5 ай бұрын
Sim campana é a mesma coisa, podemos chamar de panela também kkkk
@rodrigoribas76225 ай бұрын
Assim como as mulheres têm uma loja de mulher para mulher, nós homens temos um canal “de tiozão para tiozão”. Coqueluche foi fod@. 😂😂😂
@Ni1st5 ай бұрын
só um adendo: abs é na vdd antilock braking system
@marcosherrera4878Ай бұрын
Meu carrinho de rolimã de street slede tem freio a disco como pinças e pastilhas de bike com rodas e pneus de carveboad
@velosorj0075 ай бұрын
Eu conheci este canal , após vc aparecer no Boteco lá do Sérgio. Caso fosse depender do algoritmo,talvez não seria inscrito hj.
@BazilioVieira4 ай бұрын
A vantagem dos freios a disco é o PESO. Uma panela de freio a tambor pesa muito mais que um disco de freio. Se o freio a disco fosse mesmo superior, carreta usaria freio a disco, mas não usam. Carreta usa freio a tambor e PARA. O freio a disco pode ser super dimensionado sem aumentar muito o peso. Freio a tambor é bom. Só que mais pesado. Em aviação, peso é importante. Avião usa muitos discos em cada roda, geralmente, 6, não tem como comparar com carros.
@BazilioVieira4 ай бұрын
É comum usar um carro até 200 mil km sem nunca trocar a lona de freio, e trocar as pastilhas umas 7x no mesmo período
@pedrocemjoke5 ай бұрын
Chiquinho vai Colá no de todo modo e vai Colá bonito. Escrevi isso no mês de junho. Número 43.
@ivanguerra99405 ай бұрын
👏👏👏
@luiztolen62265 ай бұрын
adm na régua 📏
@penelope5285 ай бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼
@Hackao5 ай бұрын
Só um adendo: ABS = Anti-lock Braking System, não Anti Blocking System.
@ZàëRVKA-m4c5 ай бұрын
Sou eng° mecânico e falo inglês, ambos estão certos qto a pronúncia sobre "ABS" em inglês. Ok!
@Hackao5 ай бұрын
@@ZàëRVKA-m4c Também sou engenheiro e falo inglês, não está correto. A definição correta de ABS é a que eu citei, embora o outro termo usado também possa ser compreendido, mas não está 100% correto. Abraço.
@ZàëRVKA-m4c5 ай бұрын
@@Hackao vc está errado, "assim como no brasil, pinça, calipiter, freio, freio a disco, pincão, breque, sistema de freio" eles tbm tem suas elasticidades...viaje mais, ou flexibilize o seu inglês e suas gírias em inglês, amigão! Boa noite.
@jjbenitez895 ай бұрын
O curioso é tempo de fabricação de um disco de carbono. 9 meses 😮
@marccanalle5 ай бұрын
Tem vídeo que fala do combustível da F1??
@raxanci27 күн бұрын
Se vc fala freios ao rubro voce lia a revista portuguesa Auto Motor, e provavelmente leu a materia "Travoes ao Rubro" hahaha
@dudu9995 ай бұрын
ABS na verdade é antilock brake system.
@nilofaria223525 күн бұрын
Uma curiosidade minha, porque hoje os discos de freio não estão mais expostos, parece que o sistema hoje é igual ao freio a tambor. Sei que não é, mas qual o motivo do sistema esta todo fechado numa estrutura externa?