Inscrições para o Workshop gratuito de medo de voar: medodevoar.com.br
@Aythur2 жыл бұрын
Vai ter um vídeo especial De ep1000? E se, sim oq vai ser?
@marwanderley2 жыл бұрын
Eu te amo homem! Sempre bom ver seu ponto de vista sobre tudo! Sou sua fã! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😉
@paulogoncalves23332 жыл бұрын
EU TENHOOOO MEDOOOOO DO PREÇO!!!
2 жыл бұрын
Lito. Saudações! Não concordo com sua opinião sobre eles não terem sido racistas, mesmo com os dados que você mostrou do alto índice de acidentes da Lion. Considerando esses dados que você compartilhou me afirma agora que eles tentaram tirar aproveito dessa situação e tirar o deles da reta. Se eu não tiver errado a Boeing já havia aware dos riscos Eu fiquei muito chateado com a Boeing! Pois sempre tive uma preferência da Boeing ao invés da Airbus 👀 hahaha Enfim.. muito obrigado pelo conhecimento compartilhado e também com o entretenimento oferecido. Abraço. Fábio
@franciscomatheusmoraes97392 жыл бұрын
poderia nos explicar,quando um espaço aéreo é fechado,qual o tamnho do transtorno e, qual o tamanho do prejuizo diário qando um espaço aéreo é fechado?
@ronaldolealdossantos68642 жыл бұрын
Não foi um erro. Foi um crime.
@claudioheling67082 жыл бұрын
Meu amigo sabe me dizer se esse documentário é dublado vou assinar a Netflix novamente só para ver esse documentário
@vin7382 жыл бұрын
@@claudioheling6708 tem dublado sim
@claudioheling67082 жыл бұрын
@@vin738 muito obrigado meu amigo pôr responder já vou ativar a minha assinatura hoje só para ver esse documentário
@ronaldolealdossantos68642 жыл бұрын
@@claudioheling6708 todo conteúdo da Netflix tem dublado. 👍👍
@claudioheling67082 жыл бұрын
@@ronaldolealdossantos6864 bom saber meu amigo eu sou apaixonado por tudo que envolve aviação
@lucianosantanamelo2 жыл бұрын
A Frase do Sullivan é determinante: Um piloto não deve compensar uma falha de projeto
@alinematos90312 жыл бұрын
@@bardes18 mas uma aeronave não deveria ter esse tanto de incidentes
@giosan12 жыл бұрын
Pensar que o lito falava que era implicância da China kkkk
@minguera5982 жыл бұрын
No final, faltou passar o pano com rodo
@alvaro82922 жыл бұрын
Deve sim, desde que seja possível. E no caso, era, como as investigações demonstraram e como outros pilotos de 737MAX fizeram antes e depois deles. Não vejo Lito passando pano pra ninguém, só informando que houve diversos fatores contribuíram para o acidente.
@oospagheti2 жыл бұрын
mas o despreparo de um piloto em algo que ja é procedimento normal e bem conhecido desde os anos 80 pode agravar uma falha de projeto, como agravou nos 2 acidentes.
@henriquecavalcanti12002 жыл бұрын
O mais absurdo foi ver que a Boeing não comunicou aos pilotos que haviam implantado o MCAS nos aviões para que não houvesse mais informações para os pilotos
@jhonys152 жыл бұрын
Como foi dito no próprio documentário, se comunicassem a existência desse dispositivo teria que haver treinamento dos pilotos para lidar com ele, e a própria empresa não queria de forma alguma fazer treinamento, queria só entregar o jato e pronto.
@henriquecavalcanti12002 жыл бұрын
@@jhonys15 o mais caro para uma empresa aérea é o treinamento dos pilotos, tanto que colocaram o MCAS como não sendo um sistema novo e sim um adição a outro sistema de vôo
@williamdasilvaperete28372 жыл бұрын
A FAA tb tinha que ter sido investigada do pq não proibiu os voos do max... A mão de quem foi molhada?
@henriquecavalcanti12002 жыл бұрын
@@williamdasilvaperete2837 nunca saberemos, mas certamente deve ter sido de algum diretor grande na FAA
@armandoferreira87902 жыл бұрын
@@williamdasilvaperete2837 a questão é que o FAA não tinha muitos recursos humanos para as suas atividades pelo que em alguns casos, como neste da Boeing, delegou na empresa a analise e supervisão dos projetos das aeronaves. Não foi um caso de corrupção mas um caso de falha de supervisão do regulador.
@dellatrixofc2 жыл бұрын
Pra mim o mais impactante foi saber que existia somente 10s de recuperação antes de uma falha catastrófica, isso em hipótese alguma deveria ter sido aprovado
@da1234502 жыл бұрын
Pois é, mesmo que os pilotos fossem treinados para usar o MCAS, eles não teriam tempo de salvar o Max em caso de acidente
@pedrolubarino34302 ай бұрын
Simplesmente criminosos
@lourajosy2 жыл бұрын
"Ele nos olhou, mas não nos viu" a frase de um dos parentes das vítimas que diz muito sobre a frieza do CEO e, consequentemente, sobre a poltíca da Boeing. Como é enojador o que acontece nos bastidores de Wall Street.
@albertoalmeida9682 жыл бұрын
Esta frase é realmente marcante.
@robson_mig2 жыл бұрын
Calma boneca
@professorcaveirinha47842 жыл бұрын
menos, menos....tá muito sensível, tia
@MrCxmx2 жыл бұрын
Tem razão
@MrCxmx2 жыл бұрын
@@robson_mig Respeita seu troxa
@igormartins30682 жыл бұрын
Uma empresa implantar um sistema em um modelo e não comunicar aos pilotos é inconcebível para mim. Isso é omissão de uma informação extremamente relevante. Inaceitável isso!
@JCCoutoBrasil2 жыл бұрын
Olá Lito! Saudações aeronáuticas! Me chamou atenção o documentário constatar que o MCAS foi projetado para receber informações e dados somente de um dos sensores de ângulo de ataque. No mesmo instante, lembrei o quanto você fala e afirma (com toda razão) que, na aviação, a segurança é sempre o fator primordial e, principalmente, na redundância dos sistemas e aviônicos, especialmente, no tocante aos sistemas de navegação e operacionalidade das aeronaves.
@jorge_7812 жыл бұрын
Isso se chama correria para não perder todos os clientes pro A320Neo. Mas o pior foi a gambiarra de tirar a necessidade de treinamento dos pilotos que saiam do 737-800/900/900-ER para o Max, de forma a não espantar possíveis compradores. Isso resultou em mais de 300 mortes, fora o prejuízo material dos compradores. Cadeira elétrica seria a pena adequada a todos os envolvidos.
@marciorocha84532 жыл бұрын
Essa também foi a minha impressão do documentário. Achei que foram perfeitos em apontar as falhas da Boeing, e continuo acreditando que a empresa sabia dos riscos e mesmo assim fez a aposta. Não entendi por que o Lito insistiu em dizer que não foi o MCAS que derrubou as aeronaves, mesmo depois de todos os documentos que a Boing apresentou, sério, não entendi esse posicionamento.
@josuepereira93252 жыл бұрын
@@marciorocha8453 Porque o Lito defende que nunca um acidente acontece por apenas 1 motivo.
@IgorOS16052 жыл бұрын
@@marciorocha8453 o Lito apenas repete o posicionamento dos órgãos de investigação.
@beyondinsanitybr2 жыл бұрын
@@marciorocha8453 se fosse o MCAS somente, pq o avião voou 17 meses sem nenhum acidente? Não era pra ter caído no primeiro?
@AnaLuiza-mj3qo2 жыл бұрын
Num resumo, a Boeing lidou com completo descaso sobre esses dois acidentes! Cada frase de algum familiar quebrava meu coração e ver que eles só não queriam gastar com os treinamentos dos pilotos chega a doer. O ex- CEO ainda saiu rico dessa situação e a Boeing ainda pagou muito pouco em multas visto a quantidade de vidas que foram perdidas!
@beatrizlacerda.11742 жыл бұрын
Exato. Não da para tentar passar pano para a Boing.
@cristianpedrosa915911 ай бұрын
Vcs descobriram agr q a aviação é comercial capitalista e visa o lucro? Kkk por isso tenho pavor?
@rodrigowar2 жыл бұрын
Eu entendo o ponto do Lito e sei que o Max foi totalmente revisado e já está apto para voar com segurança. Porém vale lembrar que, mesmo com mais de de 300 pessoas mortas, o ex-CEO da Boeing saiu dessa muito rico. A multa de US$ 2 bi não foi nada para a empresa, fez cócegas em sua carteira... Isso não é justiça. É descaso com a segurança de todos os passageiros. Se mesmo após isso, nada de mais drástico aconteceu com a Boeing, o que é necessário acontecer para responsabilizar a empresa e seus responsáveis de uma forma realmente contundente? Sei lá... eu fico meio perplexo com esses tipos de injustiças...
@andrecosta79662 жыл бұрын
Acho que qualquer empresa que fizesse uma "cagada" dessas deveria perder seu controle acionário e ser automaticamente estatizada (não porque o governo é bom administrador, mas como forma de punição para a empresa sem acabar com os empregos), além de multas diretas das pessoas envolvidas. Que senão fica muito fácil para a empresa, é só despedir o sujeito que tem a assinatura no recibo e tudo continua a mesma coisa... Tipo, o nome "Boeing" tinha até que acabar; imagine um parente das vítimas vendo a Boeing lançando novos aviões, a Boeing tendo lucros estratosféricos...
@Kaua-ms5pu2 жыл бұрын
@@andrecosta7966 e qual empresa não erra? E qual empresa iria investir em um país em q qualquer momento pode ser estatal? Realmente essa sua opinião foi beeeeem abaixo do que está descrito na realidade
@Pedroselbach2 жыл бұрын
@@andrecosta7966 E se a empresa já for estatal e fizer essa cagada? Assistiu Chernobyl? Quem tem que ser responsabilizado é a empresa, o gerente responsável que tomou a decisão sabendo das informações CRIMINALMENTE e quem está acima dele como co-responsável, pelo menos financeiramente.
@qebertz3852 жыл бұрын
@@andrecosta7966 Você está de brincadeira né?
@petrosgeorgios44382 жыл бұрын
Pessoal que não é da aeronáutica ou aviação exalando lacração
@joaopaulonogueira90142 жыл бұрын
Importante ressaltar que a Boeing violou um princípio básico da aviação: redundância. Como pode colocar apenas 1 sensor pro sistema MCAS?!!!😡
@migue1ruff02 жыл бұрын
Eu fico com uma frase que foi dita durante o documentário: "Não devemos esperar que pilotos tenham que compensar projetos falhos".
@SayonaraNinja3002 жыл бұрын
Desculpe a minha ignorância quanto ao assunto, mas no documentário, o piloto do segundo avião que caiu e fez uma cratera no chão, desligou o mcas não foi? Mas o mcas já havia feito o estrago no avião.
@migue1ruff02 жыл бұрын
@@SayonaraNinja300 sim, o que só reforça o que eu disse. Tudo bem que é como o Lito fala (acidente nunca é um motivo só), mas é realmente estranho 2 aviões modernos caírem sob praticamente as mesmas circunstâncias. Aí entra o que falei antes, pois o piloto pode ser o melhor do mundo, se a ferramenta de trabalho já vier com algum problema, nada disso valerá.
@wellingtonsouza91022 жыл бұрын
@@SayonaraNinja300 Pelo que entendi no documentário para conseguir reverter essa ação tinha um limite de 10 segundos, e no caso o piloto fez depois dos 10
@saracaroline64252 жыл бұрын
@@wellingtonsouza9102 mas se os pilotos não tinham o devido conhecimento da função era de se esperar o quê?
@robertokeller26662 жыл бұрын
Apesar dos estragos causados, a separação traumática da Embraer e da Boeing foi a melhor coisa que poderia ter acontecido pois os respingos desses erros técnicos e administrativos poderiam atingir a empresa brasileira.
@LongnPlay2 жыл бұрын
A única coisa que achei foda no documentário foi na parte das entrevistas de alguns funcionários, todo mundo falava que a Boing tinha mudado depois da fusão, que os caras estavam fazendo um monte de coisas erradas, cometendo varias negligencias e por aí vai. Mas só depois de 2 acidentes, centenas de vidas perdidas é que todas essas declarações e acusações vieram a publico.
@gabrieldacunha45052 жыл бұрын
Mano, é muito difícil falar contra grandes corporações. Um exemplo é a Amazon. Várias pessoas já falaram sobre as condições de trabalho, vários processos, mas mesmo assim muitas pessoas não fazem nem ideia e principalmente o governo americano não faz nada, só dá mais subsídios para a empresa crescer.
@robson_mig2 жыл бұрын
Mas é sempre assim, depois que o barco afunda todo mundo fala que viu o iceberg.
@Mat.Carvalho2 жыл бұрын
A Al Jazeera já havia feito em 2014 um documentário sobre esse suposto desleixo da Boeing na linha de montagem do 787 na Carolina do Sul. Chama 787 Broken Dreams, tá aqui no KZbin.
@andrer.40972 жыл бұрын
essa parte na hora ja achei estranho, pq se vc quer pegar ex funcionário para falar mal vc sempre vai ter! precisa realmente ter os dois lados, se nao fica sem crédito o documentario, apenas para provar o lado dele
@juandamasceno32012 жыл бұрын
Você assistiu o vídeo ? Acho que não.
@brunoliamat2 жыл бұрын
Não é erro: é crime. Documentado fartamente. O acordo de não persecução penal de 2.5bi foi extremamente leniente, beirando o escárnio com todos que morreram e com todos que estiveram expostos aos riscos que a empresa havia mapeado há tempos e deliberadamente ocultado.
@vin7382 жыл бұрын
Perfeito, não foram "acidentes", a boeing praticou crimes.
@guigabr2 жыл бұрын
O problema é que quando se investiga criminalmente uma empresa, ela quebra. os caciques americanos não querem ver a empresa quebrada.
@sandromiranda4312 жыл бұрын
concordo plenamente, Bruno!
@beatrizlacerda.11742 жыл бұрын
A ganancia dos empresarios e acionitas matam pessoas todos os dias, em todos os segmentos empresariais.
@Guilherme659192 жыл бұрын
2,5 bilhões de dólares é pouco dinheiro?
@sergionobre64232 жыл бұрын
Lito, discordo de vc, a Boeing deliberadamente aceitou o risco de acidentes depois do primeiro acidmas. Ela sabia que sem treinamento os pilotos não teriam como salvar o avião no caso de um acionamento errôneo do mcas.
@marwanderley2 жыл бұрын
@@juliano8093 concordo com seu comentário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@Kafyramalho2 жыл бұрын
@@juliano8093, além de mandar para a revisão, treinar os pilotos para esse possível erro do sistema a exemplo de outras empresas aéreas. Como tenho dito, a Indonésia e Etiópia não são países referência em termos de segurança de voo, ademais, eu questiono o porquê desde 2016 nenhum max foi perdido nos EUA e Europa, muito embora haja relato de pilotos sobre erro do MCAS, inclusive aqui no Brasil, com uma aeronave da gol, mas os pilotos contornaram a situação. Isso se chama treinamento e seguimento das regras rígidas das cias aéreas.
@sergionobre64232 жыл бұрын
@@Kafyramalho Gente, se a Boeing não tivesse errado teria todo este problema? Colocar a culpa nestas empresas foi a tática da Boeing, eles não treinaram ninguém para um problema conhecido e vcs querem culpar as vítimas...
@fraufuchs95552 жыл бұрын
@@sergionobre6423 mas creio que apontar erros que vão além da Boeing não retira em nada a responsabilidade dela. Se duas pessoas cometem um crime juntas, ambas são responsáveis, apontar quem cometeu qual parte do crime não inocente a outra pessoa.
@jmarcolino19782 жыл бұрын
A questão não é essa, o documentário não deixa claro quem deu as ordens. Terrível! Ninguém foi punido, gastaram bilhões para não sofrerem sanções que arruinariam ainda mais a cia mas não sabemos e nunca saberemos quem deu as ordens. Lamentável!
@Indyanara_s2 жыл бұрын
Acho válido também distribuir parte dessa demanda de “culpa” ao órgão regulamentador (FAA) que liberou a aeronave como aeronavegavel. Pouco se falou sobre a participação do FAA durante a aprovação da aeronave inclusive para retorno e liberação para voo.
@EdinhoKunzler2 жыл бұрын
Salve, Lito! Venho do passado e trago algumas considerações minhas sobre o dito (e o não dito) no documentário: 1 - A vista grossa que o FAA fez durante todo processo de certificação do MAX, delegando-o quase que totalmente à própria Boeing, passou completamente batida. A meu ver, aqui ocorreu uma falha gravíssima, e que ultrapassa a esfera da companhia e chega até os órgãos do governo dos EUA; 2 - Uma dúvida, que não precisa ser respondida: e se o primeiro MAX a despencar dos céus, ao invés de ser o da Lion Air, fosse um da Southwest? Será que teria que acontecer pela segunda vez para que o modelo fosse groundeado? 3 - O histórico de segurança operacional impecável do 787 não esconde os problemas que persistem na linha de montagem do modelo. Vários aviões tiveram de retornar à linha após a conclusão da montagem para "reparos", e a entrega de novos aviões segue suspensa; 4 - Quando da divulgação dos e-mails internos da Boeing na investigação do senado estadunidense sobre os acidentes com o MAX, os fóruns gringos destacaram outra questão: mensagens trocadas entre funcionários sobre problemas similares enfrentados no desenvolvimento do 777X, especialmente a opção por fornecedores "mais baratos" em detrimento daqueles de maior qualidade. Talvez esteja aí a explicação para os sucessivos atrasos do programa, e o acompanhamento minucioso do FAA deste processo (o que é o ideal, diga-se)... Enfim e em todo caso, mesmo conhecendo bem as histórias desses dois acidentes, não tem como não considerar chocantes algumas das informações trazidas a público pelo documentário. E a julgar pelas "pendências" que ainda pairam sobre o 787 e o desenvolvimento do 777X, infelizmente parece mesmo que a Boeing colocou a produção de aviões comerciais num degrauzinho abaixo na sua escada de prioridade$...
@daniellobato9842 жыл бұрын
E os pilotos da Lion que tiveram um problema com MCAS no dia anterior e o avião não caiu.
@luizinyzt2 жыл бұрын
Ótimas colocações!👏👏👏
@luisb12302 жыл бұрын
Sobre o ponto 2, nenhum modelo de avião da companhia e país que for vai ser groundeado somente por um único acidente, menos ainda com investigação em curso.
@EdinhoKunzler2 жыл бұрын
@@daniellobato984 O acionamento do MCAS era totalmente aleatório e imprevisível. Assim como o computador comandava sua ação por parâmetros que só ele recebia, ele também poderia cessar sua ação independentemente do que os pilotos fizessem. No caso do acidente como o avião da Ethyopian, sequer constava algum problema com o sensor de ângulo de ataque, e a tripulação também desligou o o stab trim, conforme recomendando pela Boeing. Ainda sim, a atitude que o MCAS impôs ao avião não pode ser revertida pela tripulação. Esse avião jamais deveria ter sido considerado operacional da maneira como foi, com todos esses "poréns".
@EdinhoKunzler2 жыл бұрын
@@luisb1230 O Concorde foi groundeado após seu único acidente fatal. E o A320, quase foi groundeado logo após uma de suas primeiras aparições oficiais, devido a um acidente num vôo de demostração.
@deborafranca47772 жыл бұрын
Um dia eu li a frase: "sua vida diante do capital de nada vale". E é a única coisa que paira na minha cabeça desde que vi esse documentário.
@Eduardo-ir9ww Жыл бұрын
Vide a Pfizer
@felipegl982 жыл бұрын
Excelente Lito. Mas triste em ver a imprudência da Boeing, FAA e Companhias em manter a operação do Max depois do 1º acidente por erro no código do MCAS antes de corrigi-los, assumindo o risco da probabilidade. O segundo acidente com a mesma falha não poderia ter acontecido! Repetir erros na aviação é menosprezar vidas.
@RafaelMendes932 жыл бұрын
Nossa ein, que análise precisa dos fatos, porque tu não vira CEO da boeing e resolve todos os problemas? Falar do futuro é fácil, quero ver resolver um problemas desse no olho do furacão
@felipegl982 жыл бұрын
Agora entendi o que são os "Aerochatos" que sempre dizem kkk
@filipe52392 жыл бұрын
@@RafaelMendes93 Cara, ele quis dizer que foi imprudência manter o 737 voando depois do primeiro acidente; fato que poderia ter evitado o segundo acidente. O próprio Lito falou que, ao colocarem os motores mais a frente da asa do avião, o mesmo tinha a tendência de elevar o nariz! Então, o maior erro com certeza está nesse projeto lixo, que deveria ter sido aposentado!
@luispaulloss2 жыл бұрын
@@filipe5239 só falou merda pqp kkkkkk
@luispaulloss2 жыл бұрын
Se o projeto fosse ruim, já deveria ter havido mais acidentes, coisa que não aconteceu
@Evandro1822 жыл бұрын
Nesse doc a gente sente um pesar pelas vítimas e no vazio que deixaram em suas famílias. Deve ser muito difícil superar um trauma de perder alguém assim
@alinematos90312 жыл бұрын
Acho que o fator que fez a Boeing continuar com o projeto foi a Airbus ter ultrapassado a Boeing no mercado. Airbus ultrapassa > ações da boeing desvalorizam > empresa precisa de um produto novo pra competir com a rival e recuperar perdas > projeto feito às pressas para atender os acionistas
@ricardobezerra23892 жыл бұрын
Como é que o CEO não pode ser responsabilizado pelos 2 acidentes? Provavelmente, ele tinha ciência dos problemas, e se calou. Como prêmio, recebeu uma aposentadoria de milhões de dólares!!! Absurdo!!
@ANTONIOAUGUSTOSANCHESFILHO-m4n10 ай бұрын
Eh, quase Leva o nosso K390! Miséra!...
@simaop57912 жыл бұрын
Assisti o documentário ontem! Fiquei impressionado com a falta de caráter da criminosa Boing sem mesmo responder por tal crime
@eduardosilvajunior10132 жыл бұрын
"Saudações Aeronáuticas!" Assisti, Lito! Não enviei nada antes, pois vi sua informação sobre este vídeo de quinta. Fiquei aguardando logo após ver seu anúncio sobre o mesmo no canal. Não vou discutir contigo. Ainda mais pela sua qualificação profissional. Quem sou eu, um Técnico em Eletrotécnica e bacharel em Ciências Contábeis para debater contigo. Porém, como inscrito no canal e te acompanhando a anos, vi logo no início deste vídeo que você colocou, e não aceitou, somente o MCAS como responsável pelo acidente, mas aprendi aqui, que há ELOS, que fazem os acidentes acontecerem. Sendo assim listarei os elos que vi: 1- criação de um sistema sem redundância; 2- falta de treinamento para pilotos; 3- falta de conhecimento sobre sua instalação; 4- nada de informação sobre como agir em caso de falha no manual do avião; 5- omissão de um problema já detectado. Não estou esquecendo dos demais que listou! Bom! Acho que os que listei, são todos relativos EXCLUSIVAMENTE a instalação do MCAS, não?! Opinião de um leigo. Não sei se lerá, se responderá, mas já estou esperando diversos comentários sobre o meu dos ENTENDIDOS de aviação. "Um forte abraço e até o próximo voo."
@joseorsi19202 жыл бұрын
Parabéns
@FrancisNovello2 жыл бұрын
Só vou discordar do Lito sobre essas pesquisas internas na Boeing... A gente sabe como funcionários acabam sendo direcionados pra ser positivos quando estão na empresa, até por medo de perder empregos e cargos. Também acho que a série não coloca que foi totalmente abandonado qualquer procedimento de segurança e controle, mas que eles eram acelerados em prol dos lucros e em detrimento da cultura anterior à fusão. E essa questão de retirar o MCAS do painel, etc... Não dar treinamento, Lito, parece ter sido uma decisão de alta gestão, para poder agilizar o projeto dentro da perspectiva de lucros acima de segurança, não foi um gestor qualquer... Mas essas ponderações realmente foram excelentes...
@Yyz73642 жыл бұрын
Concordo plenamente, como falar mal de um produto ou de uma conduta da empresa na condição de empregado da mesma, e necessitando desse emprego??? E na questão dos lucros, sempre as cabeças de alguns testas de ferro devem rolar pra que qualquer a sujeira não atinja a alta cúpula, leis que regem o planeta...
@marcelo70262 жыл бұрын
Com certeza foi decisão da alta gestão.. e quando o documentário fala em "pressao de wall street" eu entendo que é pressão sobre os bonus que esta alta gestao receberia e nada mais. ou seja, dinheiro no meu bolso é mais importante que a sua vida !! como sempre.. infelizmente..
@seucanal85132 жыл бұрын
Não sei em que empresa trabalham, mas estas pesquisas são confidenciais.
@raquelferreira69762 жыл бұрын
@@seucanal8513 rsrs muito inocente se vc acha q ninguém sabe quem esta respondendo as pesquisas Mesmo sendo confidenciais
@claytoncamargo79992 жыл бұрын
@@seucanal8513 responder sim ou não, duvido que quem sabe de coisas graves sinaliza nos campos abertos destas pesquisas, e outra, por amostragem já se sabe que área respondeu mais negativamente, que área mais positivamente e não precisa de muito pra saber que o que deu nota 1 em vez de nota 10 é o que mais reclama normalmente, com estatística se descobre tudo.
@vanessahatke8902 жыл бұрын
O contexto de mercado do MAX era completamente diferente do 787, nao da para comparar as duas situacoes. O MAX sofria forte pressao do A320 NEO, isso foi largamente explorado no documentario. Ja o 787 era um aviao completamente novo que teria mais a frente como maior competidor o A350, que tambem sofria com atrasos no desenvolvimento. O board da Boeing assumiu um risco inaceitavel se colocando em uma posicao arrogante, culpando operadores pelos erros acreditando que o mercado engoliria isso.
@samueldedeus54662 жыл бұрын
Perfeita!
@ThamirysGomes2 жыл бұрын
Siim!! Pensei a mesma coisa. Ele ignorou um ponto principal do documentário que deixava claro o porquê a Boing decidiu prosseguir com o projeto kkkkkk Porque queriam voltar a ser o número 1° a todo custo!! Achei o documentário bem completo sim e muito bem explicado.
@gdalzochio2 жыл бұрын
Lito, faltou vc falar da FAA que aprovou o projeto da aeronove e não impediu ela de voa.
@vagnersilverio94012 жыл бұрын
Trabalho na área de Qualidade há quinze anos Lito e sou um grande fã do seu canal. Uso, inclusive no meu dia-a-dia de trabalho para analisar falhas baseando-me em análise de causa de acidentes aéreos. Por experiência, quando a Qualidade é silenciada por qualquer condicionante, o cliente final sempre é penalizado. O documentário fala sobre pressões de investidores e os Airbus estrangulando a Boeing. Achei o documentário, sensacional! Assim como seu canal! Parabéns!!
@MarceloSantos-bu3yk2 жыл бұрын
Isso prova q o barato sai caro eles quiseram economizar em treinamento e o preço disso foi inestimável dado ao fato de quantas vidas foram perdidas. É lamentável.
@filipe52392 жыл бұрын
Essa frase faz sentido em outro fator! O próprio lito falou que, ao colocarem os motores mais a frente da asa, o avião tinha a tendência de elevar o nariz e que o MCAS iria corrigir isso. Lito também falou que fizeram essa alteração, por que eram motores melhores e mais econômicos, por influência da competição com o A320. Então essa ganância toda gerol isso, pois esse avião deveria ter sido aposentado a tempos.
@HumorDemais2 жыл бұрын
Sinceramente, conhecendo o Lito eu achei que ele iria passar um pano pra Boeing, mas conhecendo também o Lito eu sei da responsabilidade que ele tem ao falar de aviação. Parabéns Lito, análise perfeita do documentário. Aprendi aqui contigo que o mais importante de procurar culpados, é procurar formas de aprender com os erros e melhorar como um todo a aviação. No entanto, nesse caso específico eu também senti falta de dar nomes aos bois. Ficou um pouco vaga a concretização dos fatos. Obrigado pelo vídeo! Um abraço e saudações aeronáuticas.
@freitaspitangui8682 жыл бұрын
"O documentário só mostrou o depoimento de EX-FUNCIONÁRIOS que denunciaram o fato de serem impedidos de reclamar mas não mostrou o lado dos ATUAIS funcionários dizendo que tá tudo bem". Por favor né, é claro que quem ainda trabalha lá fica de bico fechado pra não perder o emprego.
@natalia_bom2 жыл бұрын
Exatamente
@classicosdampbedopoprockin3024 ай бұрын
O Lito as vezes se comporta quase como um porta-voz da Boeing. Ao proceder assim, com essa narrativa, favorece a cúpula da empresa. Quem fez a história da Boeing foram os inúmeros trabalhadores, engenheiros, técnicos. E como você falou, de fato os funcionários que estão na empresa jamais iriam se manifestar publicamente com críticas. Só sendo ingênuo para acreditar na "cultura de autocrítica" das empresas. No mundo corporativo não funciona assim. Um empregado, ainda mais do controle de qualidade, quando se manifesta criticamente, contraria os interesses máximos da empresa, que é o lucro a curto prazo, custe o que custar.
@aloesvitorino40522 жыл бұрын
Lito, você não é infalível, mas, devemos levar em conta a sua experiência, que não é pouca. Parabéns pelo seu trabalho.
@leenzrefdev2 жыл бұрын
Eu quase chorei com as famílias em volta do buraco causado no 2° Acidente...
@felima20092 жыл бұрын
Ah Lito, você está aliviando para a Boeing. Concordaria com você se a Boeing tivesse oferecido documentação técnica e treinamento em simulador COMO A LION AIR PEDIU antes do acidente para culpar os pilotos sobre o acidente!!! Haver uma funcionalidade sem redundância que possa causar uma recuperação catastrófica após 10 segundos sem que os pilotos tenham sido treinados antecipadamente é exigir de mais dos pilotos, é querer que eles adivinhassem algo em um momento extremamente critico.
@andersonandrade29192 жыл бұрын
Tenho certeza que no momento em que a boeing soube do acidente, já sabia o que teria ocasionado a queda
@cgbryt2 жыл бұрын
Gente, para quem tem medo de voar faz o seguinte: compra uma passagem doméstica, trecho curto, na gol. A gol enche aqueles aviões deles até os tubos. Daí, quando levanta voo, o negócio vai se sacudindo todo parecendo uma panela de pressão prestes a explodir! Vai batendo lata, mesmo. Eu vôo já 40 anos e nunca tive medo de voar. No entanto, no último voo que eu fiz pela gol, antes da pandemia, eu pensei: este negócio vai cair. Não é possível 😳. Enfim, se vc conseguir aguentar a decolagem da gol, nunca mais terá medo de voar. Ou a pessoa infarta ali, ou perde o medo de vez! 😆😆
@aldecyquaresma42092 жыл бұрын
Tudo bem que as empresas não constroem aviões para cair, mais é nítido que elas visam o lucro a todo custo, isso significa vidas, eles estão preocupados em vender e vender, só pra lembrar o processo da P&G, em Flynt nos EUA, Lito você é um cara inteligente, sabemos que a maioria das grandes empresas só fazem alguma coisa quando descobrem o que em por traz de muitos eventos, até lá eles já mataram milhares de pessoas!
@luizandrade20982 жыл бұрын
No ramo da aviação, para obter lucro e vender é necessário ser seguro. A marca ficar associada a insegurança é pena de morte.
@jlairao19642 жыл бұрын
Olá Lito....a cada video assistido, eu fico mais e mais impressionado com com a sua facilidade em explicar toda a parte técnica/funcional da aviação em termos que, nós simples usuários, possamos entender....registre meu sincero respeito e agradecimento ao seu apaixonante trabalho.
@sexta-feira2 жыл бұрын
Lito um dia queria pedir pra você fazer um comparativo dos 2 documentários do acidente da JAL123 . Um documentário japonês e outro americano mas versões completamente diferentes um do outro principalmente o fator culpado. O maior acidente de um único avião ainda eh lembrado todos os anos aqui no Japão porém o governo nunca assumiu a responsabilidade pela demora no resgate das vítimas.
@andreiaitami4602 жыл бұрын
Up
@rcnumber12 жыл бұрын
O Japão já assumiu que foi um erro grave em não aceitar ajuda imediata dos militares americanos logo após o acidente. O Lito já fez uma análise (não comparativo) sobre o voo 123. Uma coisa que percebi, os japoneses não cólica coloca coloca coloca culpa em ninguém. Eu só fiquei sabendo dos detalhes do reparo falitico na analise do Lito. Em outras análises só fala que o acidente ocorreu por causa de um reparo mal feito.
@sexta-feira2 жыл бұрын
@@rcnumber1 Assista os dois documentários sobre o acidente aqui mesmo no youtube e nele a JAL tentou responsabilizar a Boeing antes de sair o resultado da análise mas depois teve que indenizar as famílias das vítimas e pedir desculpas a público, o engenheiro chefe da JAL se suicidou e o presidente da época pediu demissão. Mas a questão que eu coloco aqui é que o governo japonês não assumiu a culpa em nenhum momento quando recusou ajuda do exército americano que já estava sobrevoando o local do acidente e mandaram eles se retirarem porque o resgate seria feito por parte do governo japonês que só apareceu no dia seguinte 14 horas depois da queda, algumas pessoas ainda se encontravam vivas mas com a demora faleceram. A JAL reconheceu sua falha mas o governo japonês nunca fez isso. São duas coisas completamente diferentes.
@fernandomoll75542 жыл бұрын
Que bom que existe o canal Aviões e Música, parabéns Lito Souza e equipe.
@caios1002 жыл бұрын
A questão do Email enviado da Lionel Air questionando sobre se seria necessário treinamento adicional para os pilotos e a boeing respondendo que não de uma forma pejorativa até aconteceu ?
@BCN11752 жыл бұрын
Quanto mais escuto o Lito e vejo seus vídeos..mais admiro sua pessoa..ele é o cara!👏👏👏👍👍👍😊
@christiondias2 жыл бұрын
Lito, talvez eu esteja enganado, mas no documentário fala que o voo da Etiópia o MCAS foi deslifado sim. Outro ponto, e sobre a narattiva construida no voo da Indonésia que os pilotos não tinham conhecimento do MCAS e nem treinamento, qual o peso disso na culpa dos pilotos ? Sobre ter que reagir em 10 segundos sobre um sistema que não conheciam e não tinham treinamento. Abraços
@marcelzagonel70682 жыл бұрын
Mas o Lito disse que eles não desligaram o Autothrottle, em momento alguma falou que não desligaram o MCAS. =)
@lohamfernandes46432 жыл бұрын
Eles desligaram se não me engano foi o compensador. .. o Lito falou sobre o AutoTrottle
@fernandogimenez41052 жыл бұрын
Segundo o documentário foi desligado só que não no tempo requerido, até 10 segundos após acionamento, e aí a aeronave ficou irrecuperável.
@Parc_Ferme2 жыл бұрын
Bem lembrado Christion, o FO da Ethiopian desligou o Stab Trim ( compensador elétrico), que era justamente o procedimento para "desligar" o MCAS ( é a parte que o capitão entrevistado fala "god damn O garoto fez tudo certinho.") Porém, como o compensador estava no limite, a pressão aerodinâmica foi muito superior a força humana que os pilotos podiam fazer para ajustar o compensador manualmente ( aquela rodinha que fica no meio). Não entendi TB essa questão do autothrotle, foi novo pra mim tb.
@vin7382 жыл бұрын
@@fernandogimenez4105 vdd, horrível tentar colocar a culpa nos pilotos qnd nem eles sabiam com oq estavam lidando e com o tempo que tinham que reagir.
@emidiogueiros13472 жыл бұрын
Muito sensato o seu comentário, Lito. Esperemos que os erros cometidos não se repitam.
@Yyz73642 жыл бұрын
Não foram erros, foram crimes, seriam erros se com a prática deles, não se obtivesse vantagens.
@ldjalx202 жыл бұрын
Exatamente
@jan_zyon2 жыл бұрын
Pois é, eles já sabiam que tinha cometido erros, o grave foi tentar omitilos, isso sim foi inaceitável, imperdoável e impagável.
@MariBuenoS2 жыл бұрын
Pois é, eu também não gosto da palavra "erro" neste caso. Erro remete a culpa e, neste caso, eu não vejo culpa, mas dolo eventual.
@lucasdolivramento2 жыл бұрын
@@MariBuenoS É difícil acreditar nas decisões tão burras, de uma empresa que já teve paralisação mundial com os 737 antigos anos antes. Quem fechou a ordem pra um sistema desses se basear só em um sensor em pelo sex XXI? Se descoberto os responsáveis deveriam pagar na prisão tamanha irresponsabilidade.
@cris3434342 жыл бұрын
Também acho a mesma coisa;colocaram uma “bomba-relógio” nesses aviões,e ficaram contando com a destreza dos pilotos para desarma-la.A redundância que é algo tão importante na aviação,passou longe nesse projeto.
@marilias.bezerra30542 жыл бұрын
Vi o documentário, e já vim correndo pra cá e vi todos os teus vídeos relacionados ao caso e termino vendo este. Seus esclarecimentos me deixaram mais lúcidas sobre estes acidentes, sinto falta do relatório final do voo da Etiópia, não sei se já foi divulgado. Seu canal é show Lito!
@tjls2 жыл бұрын
O cinismo e a frieza do presidente da Boeing durante todos os problemas mostra o quão escravo do dinheiro o homem pode se tornar.
@vandeicolsabino14662 жыл бұрын
Boa tarde Lito....acompanho seus vídeos e admiro seu trabalho, de transmitir aos que são usuários de aviões , a ideia de segurança....mas é importante entender que uma aeronave não depende só de UMA única pessoa para ser operada . Abraços.
@joanaangotti26432 жыл бұрын
Imprensa livre é sempre a chave. Acham que isso só acontece com o setor de aviação? Vamos falar das farmacêuticas? Só lucro importa.
@audreywelter43602 жыл бұрын
Amei! Assisti o documentário e em seguida já procurei seu parecer. Você presta um serviço enorme à aviação querido Lito!
@barbosdavi2 жыл бұрын
Lito, mto boa a analise! Faltou comentar sobre alguns assuntos que vi serem bem críticos, como o fato da boeing coagir a FAA, órgão regulador dos EUA... pressionando e as vezes impondo fatores para liberação dos seus projetos
@ricardojose22682 жыл бұрын
Acho fantástica a serenidade das análises do Lito. Seus comentários são embasados em fatos e dados e não em achismos, e isto talvez não satisfaça a ânsia de alguns em querer notícias bombásticas ou polêmicas. Parabéns Lito! Cada vez mais sou seu fã (porém com discernimento). Abraço!!
@diegosam6662 жыл бұрын
E Lito, da uma olhada depois na série da Natgeo que chama “Tragedias Aéreas Recriadas” o primeiro episódio é sobre justamente o acidente da Lion Air. Vale a pena ver. Abraço !
@igorcaetanocosta2 жыл бұрын
Voei num Max há duas semanas exatas! Mto bom! E voei sabendo, pois sempre olho antes quais aeronaves são escaladas.
@acrl.2 жыл бұрын
Lito, me desculpe, depois de todos os documentos finais mostrando que a boeing já sabia sobre o problema, sobre o MCAS, e mesmo assim queria culpar totalmente os pilotos. Depois da boeing fazer um acordo para não ser processada, depois dos depoimentos de ex-trabalhadores, incluindo com perseguições , vc acha que os funcionários diriam o que? Que a boeing é culpada, e que as denuncias são verdadeiras. Na verdade por isso que o documentário não divulgou nomes de gerentes de produção e segurança que Assinaram e liberaram o avião para voar, mesmo com todos os avisos de riscos, vai culpar o elo mais fraco? acho que o documentário focou na pessoa principal, o presidente, que mesmo depois de tudo, ainda ganhou uma pensão de 65 milhões de dólares após se demitido. Principalmente em relação o segundo acidente, a culpa foi total da boeing, ela sabia que o sistema que ela sempre temeu problemas , e continuou negando, e tentando culpar exclusivamente os pilotos e companhia aerea. Acho que em relação ao documento final, que mostra que a boeing sabia dos problemas do MCAS, e que o tempo de reação de do máximo 10 segundos, para uma perda irrecuperável, também ficou claro, isso ficou claro a exclusiva culpa da boenig. Acho que esse é o ponto principal, nesse caso a boeing foi sim a única culpada nós dois acidentes. Ou no mínimo culpada pelas as primeiras 20 pecas responsável pela acidente. Em relação aos não problemas com o 787, pode ter sido sorte, a boeing achava que tinha 6 meses para resolver os problemas do 737 max, e não teve, o segundo acidente com 5 meses. No caso de possíveis problemas com o 787, ela pode ter tido esse tempo, para resolver possíveis problemas, sem apresentar ao publico. Vale lembrar que o 787 foi um projeto novo, e um dos problemas do 737 max, foi ser uma atualização, que devido as limitações do desenho do avião, já começou errado. Vale lembrar que a manutenção em fundamental na avião, e o avião voo 17 meses antes do primeiro acidente, depois o segundo acidente com apenas 5 meses, quem garante que o numero de acidentes, não iria crescer de forma exponencial devido a horas acumuladas do sensor de angulo do nariz de toda a frota em voo.? É por isso que na minha opinião, o foco do documentário, ficou de forma correta em cima da boeing.
@marceloa7152 жыл бұрын
Bom ouvir uma pessoa que conhece muinto sobre aviação,tem um enorme coração e sabre se expressar!
@sol54832 жыл бұрын
Parabéns Lito, não assisti e vendo seus comentários, nem vou assistir. Eu já era sensível, na pandemia, piorou. Fico tão chocada com tudo que acontece, menos com tuas histórias e comentários nos vídeos. Me tranquilizo aqui e é isso que eu quero. Sempre muito profissional, explicativo e claro os teus vídeos!🙏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@aldrinsilva53282 жыл бұрын
Caro Lito, além de todo o seu conhecimento e carisma, o seu bom-senso é algo que eu valorizo. Mostrar um assunto sobre diferentes e desapaixonadas visões é tudo que o mundo precisa.
@fabsmota2392 жыл бұрын
Acabei de ver o documentário e estou extremamente chocada! Até aonde vai a ganância dos seres humanos? Pra mim são criminosos!!! Quantas vidas, famílias destruídas por dinheiro e poder!
@adborges14032 жыл бұрын
Quando assisti o documentário tive a impressão que estava assistindo os vídeos do seu canal. Entendi muitas coisas pelas explicações do Aviões e Músicas. Obrigado.
@SaraSol212 жыл бұрын
Já chego dando like, pelo compromisso e seriedade com que Lito aborda cada assunto 👏🏼👏🏼👏🏼
@flavioreis_66472 жыл бұрын
Meu comentário não tem nada a ver com o vídeo, é que eu me emocionei ao ver o Lito na CNN. Cara você merece estar no topo!
@gabrielprates83852 жыл бұрын
Imporante destacar que o 787 não caiu, mas teve alguns incidentes sérios com as baterias e ficou groundeado por dois meses. Eu acredito que a própria experiência negativa com o 787, do ponto de vista financeiro, impactou o Max, assim como o 777X. O novo 777 não chegará com as mesmas inovações do 787, por exemplo. E, para o Max, a pressão de cortar cada vez mais custos e evitar uma extrapolação do orçamento foram fatores decisivos que levaram as omissões e ao projeto final do MCAS.
@homerofreitas22202 жыл бұрын
Lito, concordo plenamente com o seu comentário não porque sei que você é mecânico, mas porque todos nós sabemos da sua competência ao assunto. Parabéns.
@edgar1213eme2 жыл бұрын
N assistir na Netflix, só vc lito explicando já está ótimo, obrigado por mais um vídeo, até próximo voou ✈️
@damiaopaulino38972 жыл бұрын
Com o conhecimento do Lito e com mais pesquisa o cara ganhar uma grande quantidade de conhecimento... As vezes eu até repito vídeos dele pra ver o que eu pedir kkkkkk
@pedrobariani2 жыл бұрын
Gostei muito do documentário mas gostei mais ainda da análise do Lito. Perfeita,imparcial e muito clara.
@SGFifaBrasil2 жыл бұрын
Lito fala sobre o nível da força aérea russa, para nós sabermos o quão forte ele são
@angelokuhn19912 жыл бұрын
Canal do professor HOC ja falou sobre o poderio militar da russia e demais países
@robson_mig2 жыл бұрын
São mais fracos que a USAF.
@potatouno2 жыл бұрын
@@robson_mig tá mas isso não importa, além de não serem tão mais fracos isso não é uma novidade, acho que ele queria falar sobre como ela está, oque opera, nível de prontidão, e comparação com outros países.
@jonathanreis78092 жыл бұрын
Voce é um poeta aeronáutico Lito! É muito bom ter o conteudo dos seus vídeos como material auxiliar na hora de moldar nossa opinião! Espero que sua equipe continue com o excelente trabalho!
@henriquebaroni34172 жыл бұрын
Estou terminando hoje de assistir, muito bom o documentário!!!! E assustadora as revelações!!!!
@JonasMacaneiro2 жыл бұрын
Seu vídeo me levou a assistir o documentário! Moro em Charlotte e estou viciado no aviões e músicas parabéns Lito
@igoqueiroga2 жыл бұрын
Lito, não foi um erro.. Foi assassinato. Depois do primeiro acidente, a Boing sabia claramente da influência do MCAS no acidente e, mesmo assim, o CEO da companhia foi em todas as tvs descartar qualquer relação com o projeto do avião, enquanto usava a influência nos bastidores para não serem incriminados, usando a narrativa da baixa cultura de treinamento e segurança de voo na Lion Air. O resultado disso foi a queda do segundo avião. A Boing agiu deliberadamente para encobrir um sistema completamente novo, que exigia treinamento específico e ação rápida dos pilotes em caso de falha, que, diga-se de passagem, não era difícil de acontecer já que o sistema usava as informações de apenas um dos sensores. Concordo que nenhuma companhia faz avião pra cair, mas, nesse caso, ficou muito claro q a Boing assumiu o risco de matar. E insistiu no erro mesmo depois do primeiro acidente. Sou fã do seu canal e da sua história na aviação, mas fiquei decepcionado com a sua postura nesse caso. Sempre ouvi falar da sua parcialidade com a Boing, mas não imaginava q ela fosse chegar a esse ponto.
@igoqueiroga2 жыл бұрын
Por sinal, vc pareceu muito mais crítico ao roteiro da série do q aos crimes cometidos pela Boing. Por sinal, houve muito erro de interpretação sua nas análises que você fez nesse vídeo.
@nautikon2 жыл бұрын
Perfeito o seu comentário. Para mim foi crime doloso.
@RANDOMMAKE2 жыл бұрын
Lito, faz um vídeo explicando quais foram os passos tomados para arrumar esse problema, como eles fizeram... o passo a passo mesmo. Achei que o documentário da Netflix ficou incompleto justamente porque deixou de fora a solução do problema....
@geraldorjr2 жыл бұрын
"Se um dos nove (aspectos que contribuíram para o acidente) NÃO TIVESSE OCORRIDO, talvez o acidente não tivesse ocorrido". E pelo menos UM dos nove é de responsabilidade da Boeing.
@jonathan.garbugio2 жыл бұрын
Só assisti o documentário por conta desse vídeo aqui. Gostei muito desse vídeo aqui e também do documentário. Depois de tanto, fui pesquisar a respeito de tudo que foi dito aqui nesse review e você foi bem preciso com suas palavras sobre a parte técnica do documentário. No mais, obrigado por aguçar a minha curiosidade para tal questão.
@paulaforti55042 жыл бұрын
Eu achei que faltou informações no final sobre a assistência da Boeing às famílias. Falou apenas da multa milionária, mas não como esse $ foi empregado. Achei a empresa altamente CRIMINOSA!
@alexhmoraes2 жыл бұрын
Não houve assistência
@ShadowBeta2 жыл бұрын
O estado só queria dinheiro não queria saber de ajudar ninguém nao
@lacerdaph232 жыл бұрын
Eh pelo q eu entendi o acordo foi para o EUA não processar a Boeing
@hannibalclark61112 жыл бұрын
@Luísa Gaspar kkkk
@MrRafaelcarpes2 жыл бұрын
@Luísa Gaspar por conta da falha do Airbus no voo da airfrance q caiu no mar, q foi criado mcas...o sistema não foi o problema...ele funcionou como deveria ...
@tadeutashima92542 жыл бұрын
Ess tipo de decisão não cabe somente a um “gerente”, a direção da empresa vem da diretoria e essa onda de direcionamento afeta na decisão. Na minha experiência as pessoas que tomou essa decisão em conjunto foi: CEO, direc. Comercial, direc. Técnico, gerente geral, gerente a chefia de desenvolvimento, gerente a chefia de engenharia, gerente a chefia de qualidade e gerente de produção.
@nayaradeoliveira91242 жыл бұрын
Mais um vídeo excelente Lito! Acho que todos nós que amam a Boeing saíram gostando um pouco mais da Airbus depois desse documentário kk Mto triste pensar que um avião com esse nível de deficiência foi liberado pra voar nas condições apresentadas.. como vc sempre diz, nenhuma vida na aviação é perdida em vão, e infelizmente foram necessários 2 acidentes fatais para que a Boeing corrigisse os problemas do Max.
@AdrianoMoraes19742 жыл бұрын
Aqui A320 entrou no posto em CGH por causa que um motor acelerou enquanto outro freou.... o maior acidente brasileiro .. então não se empolgue....
@YuriRosas_2 жыл бұрын
@@AdrianoMoraes1974 causa primária do acidente foi do piloto que não colocou a manete em idle.
@lucasfranca57132 жыл бұрын
@@YuriRosas_ EXATAMENTE.
@AdrianoMoraes19742 жыл бұрын
@@YuriRosas_ pois eh... um avião moderno como Airbus, com aquele monte de tecnologia embarcada permitiu que o piloto se confundisse a posição de uma manetezinha de 25 cm e ceifasse a vida de 200 brasileiros. Só não culparam o Sully pq os americanos não deixaram.... Mas aqui os brasileiros, que já tem baixa auto estima, deixaram os franceses culpar os pilotos brasileiros. O UPDATE RECENTE de software invalidou o procedimento antigo usado por anos, e que criou a confusão na cabeça da tripulação naquele dia. NÃO SE EMPOLGUE COM A AIRBUS.
@omagodosgraves2 жыл бұрын
Obrigado pela análise Lito, você é a nossa referência em tudo que remete à aviação! Excelente trabalho.
@capezyo2 жыл бұрын
Doideira...por quê alguns processos de segurança não foram considerados...? Infelizmente os mortos não vão poder se manifestar, isso que eh o mais triste...
@joseluizdemelo57262 жыл бұрын
Parabéns Lito. A minha distância com a aviação é grande. Seja viajando, morando próximo de aeroportos ou... Mas você consegue prender, aguçar nas pessoas a paixão pela aviação. O número de seguidores ja mostra isso. Que Deus conserve você e sua familia com saúde e Paz! Parabéns mais uma vez. Não assisti o documentário.
@fernandadelgadprof2 жыл бұрын
Oi, Lito! Eu assisti ao documentário e o que mais me chamou atenção, além dos fatores citados por você foi o fato de não exigirem treinamento para um sistema até então desconhecido dos pilotos. Ao meu ver, uma omissão desse porte é um risco assumido pela empresa, uma vez que os pilotos "estavam vendidos", sem saber que tipo de pane é aquela.
@jessesantos43072 жыл бұрын
Eu assisti o documentário em pleno voo em um Boeing 737 MAX. Pra mim agora ele é uma avião seguro. Mas é triste saber que vidas foram perdidas tendo como umas das causas o erro tão grave da Boeing.
@jhonataklark68712 жыл бұрын
Sério mano? Eu n tenho essa coragem... dps q acabasse o documentário ia olhar pros lados e qualquer movimento estranho do avião eu ia pedir pra Deus reservar um lugar no céu pra mim kkkkkkkkkk brincadeiras a parte, mto coragem em mn.
@wagner291119772 жыл бұрын
Eu assisti no lançamento é gostei.Sua observações são ótimas para esclarecer assuntos dentro do documentário.
@pedroaugustocosta4872 жыл бұрын
Lito, desculpa! Mas eu sou obrigado a discordar de você! De antemão, eu NÃO tenho NENHUMA experiência com aviação, a não ser como passageiro! Então, eu tenho ciência que a sua capacidade e sabedoria é INFINITAMENTE SUPERIOR à minha! E eu respeito isso! Porém, com todo o respeito, eu acho que a sua análise foi um tanto Pró-Boeing! Talvez por conhecer a fundo a aviação, e eu entendo e respeito isso! Mas, na minha humilde opinião, você querer exigir que um documentário seja 100% focado nas tecnicidades, é um erro! Tem vários exemplos, que eu discordo de você! 1 - O primeiro acidente com o MAX; Disse você, que o Avião NÃO poderia ter levantado vôo, neste ponto, eu não posso discordar de você, pois, como cediço, não tenho o seu conhecimento; Porém, o Documentário deixa EXPLÍCITO que, o Piloto acidentado FOI treinado nos EUA, posteriormente, fez um "treinamento via Tablet", e em NENHUM momento, foi dito a este piloto que o MCAS sequer existia! Ao contrário, a Boeing reiteirou nos DOIS acidentes, que o treinamento para o MAX era o mesmo da versão anterior! Isso, com todo o respeito, foi uma tremenda má-fé por parte da Boeing! Ela SABIA que existia um componente novo; Ela SABIA que ESCOLHEU não treinar NENHUM Piloto, nem ao menos explicar sobre o que se tratava o MCAS; E, PRINCIPALMENTE, ela de forma CRIMINOSA, ESCONDEU essa informação de todos! Inclusive dos próprios Engenheiros da Empresa! Mas, o que fez a Boeing RAPIDAMENTE quando houve o primeiro acidente? Colocou toda a culpa na Tripulação! Antes mesmo das investigações INICIAREM! E, continuaram OMITINDO a existência do MCAS! Lito, me perdoa, fosse a melhor tripulação do mundo, ou a pior, NENHUMA DELAS teria o poder de dedução para adivinhar que, naquela aeronave, existia o MCAS! Então, eu acredito que sim, o que a Boeing fez em um primeiro momento foi dizer CLARAMENTE: A Tripulação da Lion Air foi incompetente! Isto jamais aconteceria nos Estados Unidos da América! Só, que essa foi uma afirmação 100% mentirosa, pois NENHUM Piloto sabia da existência do Sistema! Portanto, se você, faz uma comparação usando os mesmos parâmetros, que são: a) A BOEING OMITIU para o MUNDO a existência de um componente novo, o MCAS; b) A Empresa tinha PLENA Ciência disso; e c) Afirma que o Acidente só ocorreu pois foi em outro País, repito, AFIRMANDO que isso JAMAIS aconteceria com pilotos americanos; Conclui-se, que, a fala foi RACISTA! Não tem como fugir dessa seara, Lito! Com todo o respeito, mas se você esconde uma informação crucial do mundo, e diz em Rede Nacional de Televisão que o acidente só aconteceu por despreparo da Tripulação do Lion Air, e frisa que os Americanos JAMAIS cometeriam o mesmo erro, sendo que os próprios americanos não tinham ciência desaa informação, você LITERALMENTE disse: Eu tenho um sistema que ninguém conhece, eu não apresentei esse sistema para os pilotos EM LUGAR ALGUM DO MUNDO, mas eu GARANTO que nos EUA o acidente não ocorreria, ele só ocorreu por falha da Tripulação do País X! A pergunta que tinha que ser feita ao cidadão era: Como ele poderia afirmar que o acidente não ocorreria nos EUA? Se as informações que os Pilotos Americanos tinham era EXATAMENTE A MESMA que os da Lion Air, que na verdade, era informação NENHUMA? O nome disso, é RACISMO!
@robertodossantosgodoy19602 жыл бұрын
Otima análise do documentário. Que dessas perdas de vida saiam aprendizados para a Boeing e pra aviação de um modo geral. É muito triste ver pessoas perdendo entes queridos por esses erros todos.
@rickteixeira35852 жыл бұрын
a lito Serio isso,a diferença entre o 787 eo Max é que o 787 quando foi criado não tinha concorrente,já o Max foi criado por causa da Airbus ,eles fizeram de tudo para ser aprovado rapidamente,por isso deixaram que o mcass só usava-se um sensor,
@andrealbuquerque72222 жыл бұрын
A decisão foi sem dúvidas da área comercial, vender era preciso, vencer a Airbus ainda mais, o documentário deixou claro que os lucros em bolsa eram a nova meta acima de todas. Conhecemos muitas empresas que fazem isso e deixam sua missão de lado e a qualidade é vencida pela ganância. Pagou o CEO sendo demitido, mas ainda levou uma baba em milhões de dólares como indenização, o preço daquelas vidas foram nessa conta. Lamentável!
@006100able2 жыл бұрын
Vendo vc falar a aviação parece simples! Brilhante Lito. Fantástico sua analise . Infelizmente este nome não apareceu no documentário. Quem ficou com o ônus de tudo foi o CEO, que alias disse no documentário que só tomou conhecimento dos fatos todos ocorridos, após os acidentes. Ele foi bem recompensado por isso. Afinal 62 milhões de dólares não é pra qualquer um. Hoje ele deve trabalhar no mercado de capitais, enquanto muitas famílias podem não ter chegado a um acordo de indenização ?? Parabéns Lito, mas acho que vc tem razão, apesar de tudo foi excelente.
@JJDGRJ2 жыл бұрын
A série não disse quem foi o gerente que assumiu o risco e você também não falou...
@paulocesarroseira56862 жыл бұрын
Muito boa a sua análise. Isso mostra porque seu canal é o melhor, merece um Oscar.
@ariluizcosta89682 жыл бұрын
A questão não é medo de voar, e sim medo de voar Boeing, pois uma empresa que é capaz de omitir mudanças e falhas aos próprios pilotos, e como resultado, mais de 300 mortes, o que esperar disso? Ainda bem que é fácil evitar esse medo, no Brasil apenas a Gol opera o 737 Max8. Então para vôos residenciais, é Azul/Latam!
@sidneyanacleto69672 жыл бұрын
Eu só queria deixar minha opinião, que acho que deve ser da maioria: Indenização por morte nunca é demais e sempre será pouco. Nunca existirá a dimensão da perda de um filho para uma mãe ou pai, etc...... Então quando por uma força de expressão dizemos que " ainda foi pouco o que pagaram " lembremos que nunca existirá dinheiro no universo inteiro que pague a vida de um filho por exemplo. Eu falo isso pq existem pessoas que não são pais ou mães e por mais que se esforcem em saber, só quem tem um filho sabe, só de pensar em perder o filho ou ter um pesadelo com isso, dói tanto, que a pessoa chega a passar mal, só de pensar ou ter um pesadelo com isso. Toda empresa com responsabilidade civil objetiva sob a vida dos clientes, que acaba morrendo com dolo ou sem dolo, merece sim ser punida com rigor absurdo, e a falência da empresa NUNCA SERÁ NADAAAA PERTO DA VIDA DE UMA PESSOA, QUEM DERA DE AVIÕES CHEIOS DE PESSOAS! Valeu Lito, acompanho sempre e seu trabalho é demais! Parabéns!
@AlexandreAlves_OFICIAL2 жыл бұрын
Desculpa Lito, mas quando o piloto é obrigado a compensar uma ação sistemática do equipamento que está operando, mostra claramente que existe erro de projeto e, muito mais, mostra a responsabilidade gigantesca da empresa nas ocorrências.
@tarcisojunior4332 жыл бұрын
Uma análise contundente e extremamente importante. Parabéns Lito!
@sergiovila1879 ай бұрын
Lá está o Lito a defender a Boeing! 😡
@LJHansen2 жыл бұрын
Por isso quis vir aqui ver tua análise sobre o documentário. Você faz uma análise mais detalhada e vendo todos os fatos. Parabéns!
@nascimentoanderson04 Жыл бұрын
Gosto muito do Lito, mas fica claro o viés dele.
@marcosport21292 жыл бұрын
Parabéns lito.. sensacional seu comentário... esclarecedor...como é bom ter um especialista pra explicar assuntos complexos...
@Ricardofreireol2 жыл бұрын
Mas as condições de projeto do 787 e o do MAX foram diferentes, certo? O MAX sofreu uma pressão mercadológica muito relevante, recebeu requisitos inflexíveis para atender. Tenho certeza que esses fatores aumentam a influência da cultura organizacional na qualidade, quando você trabalha sob pressão e com prazos mais curtos é comum que leve a cultura aos extremos e imprima mais dela sob o trabalho. Acho que tbm é importante falar que o risco monetário para Boeing sempre compensou, o projeto sair no tempo daria um retorno muito maior de que a possibilidade pagar multas pesadas. Grandes corporações fazem essa conta sempre, veja o caso da Vale, da Samarco e da Braskem.
@edsonaraujo72122 жыл бұрын
Voei num MAX em dezembro passado. Super tranquilo. Gostei muito do silêncio dentro da cabine. Saímos de São Paulo sob chuva e nem assim houve qualquer desconforto.
@williansimoes2 жыл бұрын
realmente, muita ganancia por parte da Boeing, ganancia na frente da vida humana....