Li O Mundo Assombrado pelos Demônios ainda no começo do meu ensino médio e mudou completamente minha percepção sobre o mundo. Grande Sagan.
@PedroAgnello3 жыл бұрын
Obrigado pela recomendação
@mcenkisl78852 жыл бұрын
Idem
@4ugust0xD2 жыл бұрын
Caralho, aconteceu exatamente o mesmo comigo
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Livrinho tosco... Como q o povo se impressiona com isso? Eu ja fui fa desse cara com 13 anos quando eu era ateu militante
@tulioreri Жыл бұрын
@@ericcartman8921 bacana heim, quer biscoito?
@sergiosouza43524 жыл бұрын
Estou lendo Minha Vida, de Trotsky, e avalio que é uma excelente obra, tanto do ponto de vista literário, quanto aprendizado da história. Trotsky não romantiza sua história e o acontecimentos; mostra suas próprias contradições e de todas as pessoas citadas. É uma grande obra!
@jacobinonegro4 жыл бұрын
Dos livros que já li, é certamente aquele que mais impactou minha vida. É não apenas um livro que traz grandes aprendizados históricos, mas também políticos.
@Vouempurrar4 жыл бұрын
Por favor, faça um vídeo dizendo o que é ser um trotskista. No que ele se difere das outras vertentes. Obrigado
@PedroNeto19874 жыл бұрын
Eu acho, e é apenas achismo, que quando você se diz trotskista, quer dizer que a Revolução Russa acabou a partir de Stalin. Ou seja, Stalin era um anti-comunista. Já os stalinistas são aqueles que acham que Stalin fez o que tinha que fazer, e com todos os "erros" ele foi sim um representante do comunismo mundial. Stalin comandava na base do terror. Trotsky era contra. Os stalinistas dirão que essa história de "terror" é propaganda imperialista. E por aí vai. Mas isso é tudo que sei e não posso opinar além disso.
@lcteodoro104 жыл бұрын
Vc não acha que precisamos solicitar ao CAMARADA Gustavo, com a sua ILUMINADA sabedoria sobre MARX, que faça um vídeo abordando a belíssima, invejável e atual DEMOCRACIA CHINESA? Abçs revolucionários!!
@fabioalmeida59094 жыл бұрын
@@lcteodoro10 A China democracia? Ta doidão de ácido, mane?
@JV-zg1jv4 жыл бұрын
@@fabioalmeida5909 Né? Kkkkkkkkk
@joaogabriel-hk3pn4 жыл бұрын
@@PedroNeto1987 nada haver, absolutamente nada haver, stalin defendia o socialismo de um país so, fortalecer a urss para entao tentar converter outros paises, mantendo a urss como a maior potencia socialista, tanto q rompe com a china apos a mesma desenvolver um bomba nuclear sem autorizaçao de stalin, trotsky defende a revoluçao permanente, alcançar o comunismo so é possivel se todos os paises do mundo se tornarem comunistas, querendo espalhar o socialismo por todo mundo
@vitorfraga80864 жыл бұрын
Já dou o like antes de assistir
@Filid4 жыл бұрын
Sugestão maravilhosa! Para continuar lendo sobre o tema, sugiro o livro “O Ano 1 da Revolução Russa”, de Victor Serge. É mais um autor cuja qualidade da escrita é invejável, e tem os méritos de fazer uma análise da revolução que foge às propagandas, sejam favoráveis ou contrárias. Aliás, aproveitando o ensejo. Bem que você, Gustavo, podia fazer uma pressãozinha para a Editora Sundermann republicar várias das obras do seu catálogo, sobretudo as do Trostsky. Faz anos que eu aguardo uma reimpressão! Não se encontra diversos livros essenciais do Trotsky nem mesmo em sebos! Só para citar alguns livros que não se acha em lugar nenhum: 1. Em defesa do marxismo - Trotsky 2. A moral deles e a nossa e Questões do modo de vida - Trotsky 3. Stalin - o grande organizador de derrotas - Trotsky 4. Revolução e contrarrevolução na Alemanha - Trotsky 5. O partido bolchevique - Pierre Broué 6. Sexo contra sexo ou classe contra classe - Evelyn Reed 7. Direito de classe e revolução socialista - Piotr Stuchka E por aí vai... Acorda, Editora Sundermann! Tem muita gente procurando por esses e outros livros há anos fora de catálogo!
@gustavosilvacm89322 жыл бұрын
Endosso com entusiasmo sua proposta de sugerir essas obras à Editora Sundermann. Acrescentaria "1905", " A Revolução Traída" e "Minha Vida", todas de Trótsky. E, para quem gostou de "O Ano 1 da Revolução Russa, de Victor Serge, sugiro "Memórias de um Revolucionário", do mesmo autor, publicada pela Companhia das Letras.
@precisamosfalarsobre54774 ай бұрын
Camarada você não faz ideia como seu comentário é importante tive que ler muita besteira até chegar nesses livros
@mozartgrisi4 жыл бұрын
Excelente vídeo!! Uma pequena correção na descrição: o nome do livro do Carl Sagan é "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" e não "O Mundo e seus demônios".
@evertonandre87004 жыл бұрын
Muito bom Gustavo! Sem contar o fato que em diversos momentos é preciso enxugar os olhos lacrimejados haha
@nairacout4 жыл бұрын
Obrigada pela super dica, Gustavo! Estava querendo estudar sobre a revolução russa e não sabia por onde começar.
4 жыл бұрын
É uma obra monumental.
@tcperez4 жыл бұрын
Eu comprei uma edição da Livraria do Senado, mas ainda não li. Vou ler em breve.
@Lukpard14 жыл бұрын
Eu estava pre te perguntar isso, como e por onde começar a estudar a revolução russa, vi esse livro sendo citado na série sobre Trotsky no canal do PSTU, diga-se de passagem mt boa, mas depois dessa sua apresentação e leitura do texto do livro estou decidido a adquirir o livro e começar esse estudo, agr só falta o dinheiro kkkk, mas vlw pela indicação, abrax !
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Não irá se arrepender. É um clássico no mais amplo sentido da palavra.
@lcteodoro104 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Vc não acha que precisamos solicitar ao CAMARADA Gustavo, com a sua ILUMINADA sabedoria sobre MARX, que faça um vídeo abordando a belíssima, invejável e atual DEMOCRACIA CHINESA? Abçs revolucionários!!
@carlospinto54023 жыл бұрын
"Memórias de um Revolucionário" de Victor Serge também possui uns capítulos imperdíveis sobre a Revolução Russa.
@ivantargino45573 жыл бұрын
Maratonando os vídeos do canal aqui, não sei se já comentei esse. Caso contrário, fica o registro pra aumentar o engajamento rsrsrs
@eduardolara46214 жыл бұрын
Engraçado, eu tb li os volumes do livro no balaio, a caminho do trabalho rs. Assim como alguns livros de Lênin tb. Livro épico!
@MarcosMattos4 жыл бұрын
Estou lendo o Minha Vida, autobiografia de Trotsky, da Sundermann. Fantástico!
@leandroadriano27344 жыл бұрын
Há o livro A Revolução de Outubro, de Trotsky, que foi escrito poucos meses depois da tomada do poder e publicado em 1918. É um livro escrito no calor do momento dos acontecimentos. Depois vem esta obra mais detenida da revolução russa. Excelente sugestão e acessível em relação a preço já que a editora sundermann muitas vezes fazem promo.
@luciogregorio56034 жыл бұрын
Massa! Precisava de um livro assim pra refletir sobre revolução
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Melhor que esse não vai encontrar.
@carlg.friedman56024 жыл бұрын
Grande citação. Parabéns camarada.
@carlg.friedman56024 жыл бұрын
Uma das obras que forjou minha visão de mundo. Li aos 18 anos em inglês, aos 27 em espanhol.
@YUR14024 жыл бұрын
Excelente video.
@priscilafraga93174 жыл бұрын
Mais um vídeo incrível!!!
@franciscolira66374 жыл бұрын
Cara, que vídeo fantástico, eu n tinha visto esse vídeo seu aindakkkk. Acabei de ler recentemente a revolução de Outubro do Trotsky, a forma como ele finaliza o livro é de uma beleza literária gigante! Primeiro livro que eu li dele e realmente é isso msm, o cara era um monstro da escrita
@viniazv4 жыл бұрын
Muito bom!
@betocomuna21054 жыл бұрын
Excelente dica.
@lucassirino14694 жыл бұрын
Parabéns Gustavo, Trotsky era um homem fantástico e extremamente corajoso. Eu gostaria de saber o que você acha do escritor Tariq Ali?
@pedroirio12344 жыл бұрын
Gustavo por favor, você que tem contato com a editora sundermann. Fazer uma campanha de publicar mais Trotsky. Comparando com as publicações argentinas, estamos muito atrasado. Destacaria os livros: 1905; Terrorismo e Comunismo; Os cinco primeiros anos da Internacional Comunista; Os Escritos Militares; Para onde vai a Inglaterra; Para onde vai a França e os textos sobre a revolução espanhola.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Olá Pedro. Sem dúvida novas obras do Trotsky seriam bem vindas. Mas que eu saiba a Sundermann é a Editora que mais publicou Trotsky na América Latina. São mais de 10 títulos
@pedroirio12344 жыл бұрын
@@orientacaomarxista não tinha essa informação. Mas sempre acompanho as publicações argentinas no site www.ceip.org.ar/ Eles também publicaram muita coisa boa. Vou ficar na torcida para sundermann publicar. Abraços
@lcteodoro104 жыл бұрын
Vc não acha que precisamos solicitar ao CAMARADA Gustavo, com a sua ILUMINADA sabedoria sobre MARX, que faça um vídeo abordando a belíssima, invejável e atual DEMOCRACIA CHINESA? Abçs revolucionários!!
@luizfelipebrandao62384 жыл бұрын
O vídeo ficou muito bom. Poderias fazer mais sobre trotskysmo?
@9002gui4 жыл бұрын
Começando hoje a leitura. Não messa edição. A de lelivros que tinha na amazon.
@fernandopessoa17484 жыл бұрын
O pensamento de Trótsky é atual e necessário nos dias de hoje.
@lcteodoro104 жыл бұрын
Vc não acha que precisamos solicitar ao CAMARADA Gustavo, com a sua ILUMINADA sabedoria sobre MARX, que faça um vídeo abordando a belíssima, invejável e atual DEMOCRACIA CHINESA? Abçs revolucionários!!
@oanonimogreg64874 жыл бұрын
Cheguei mais rápido do que Stalinista inventando teorias bizarras sobre o Trotski
@Vouempurrar4 жыл бұрын
Me mande um vídeo me explicando o que é o trotskismo. O que o difere das outras vertentes. Pfvr. Obrigado
@bondedochapo72864 жыл бұрын
hahaha
@joaogabriel-hk3pn4 жыл бұрын
livro sobre trotsky e o trotskismo
@joaogabriel-hk3pn4 жыл бұрын
esse mete o pau nele, entao n sei se é do agrado
@simao86104 жыл бұрын
mais rapido que isso so trotskista acredinando em historinha anticomunista kkkkkkkkkk
4 жыл бұрын
Me intrigou uma coisa nessa história, como é possível alguém ler num ônibus em movimento? Eu fico suado e com enjôo só de tentar ler algo no celular dentro do ônibus.
@MacacoArrogante4 жыл бұрын
Faz tempo que queria ler sobre a revolução, vou usar essa recomendação de incentivo.
@fallenangel99374 жыл бұрын
mamaco
@Mr346John4 жыл бұрын
Boas traduções são sempre importante. Obrigado pela dica. :)
@ewertonvieira99254 жыл бұрын
Tenho a edição da Paz e Terra, mas está pra ser lido ainda, bom saber que é um livro tão bom.
@thaisrabello60594 жыл бұрын
Boa! Ajudando o algoritmoy
@sonialima26794 жыл бұрын
O capítulo sobre a psicologia do Czar e da Czarina também me impressionou.
@brenogabriel55512 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho e divulgação de livros tão brilhantes e necessários ao nosso entendimento. Queria perguntar duas coisas: Qual a editora do livro e se o tomo III já está no tomo II, porque a editora do Senado publicou em III. Quero adquirir a obra e estou com essa dúvida. Saudações.
@oconfessor784 жыл бұрын
Gustavo, acho que seria muito importante fazer um curso sobre o pensamento de Trotsky, nos moldes do curso sobre O Capital. Resgatar a relevância do pensamento dele é um imperativo!
@lcteodoro104 жыл бұрын
Vc não acha q precisamos solicitar ao simpático CAMARADA Gustavo, com sua ILUMINADA sabedoria teórica, q faça um vídeo nos esclarecendo o porquê que a INIGUALÁVEL e GENIAL teoria do nosso querido MARX, infelizmente até hj ainda não implantada fielmente? Não seria porque é genial demais? Abçs revolucionários
@oconfessor784 жыл бұрын
@@lcteodoro10, talvez porque pessoas iluminadas, como você, embora sendo escravas do capital, defenda seus grilhões com unhas, dentes, alma e paixão, acreditando nas falácias do empreendedorismo e coisas do gênero. Sair da caverna é tarefa para os corajosos. Sugiro estudar um pouco mais, camarada. Abraços de luz!
@rodrigoappendino4 жыл бұрын
Isso de achar que as instituições são eternas eu aprendi por experiência própria. Eu percebi depois de ler o mínimo sobre esses assuntos que a política não é tão engessada assim.
@klavdjojuvinsky70814 жыл бұрын
A dica foi excelente!!! Apesar da história no livro, se dar num passado relativamente distante, a ideia, a alma motriz de uma revolução ou das revoluções, se faz presente na obra de Trotsky de uma forma bastante atual. Uma revolução! E nunca, no Brasil, estivemos tão necessitados de uma revolução, ou seja, de uma mudança brusca na história atual. Diante de tantos fatos, principalmente, aqueles ocorridos após a eleição de Bolsonaro, vemos diariamente a destruição paulatina, como um pesadelo sem fim, de várias garantias, direitos e conquistas de benefícios para os pobres, que acarretam um stress constante afetando assim a vida de todos em especial a vida das populações mais necessitadas de serviços públicos. Um exemplo desses pesadelos, é a constante tentativa de privatização do fornecimento de água. Este tema é muito bem descrito no video do sociólogo portugues Boaventura de Sousa Santos, que também critica a tentativa de continuarmos um modelo civilizatório que utiliza o capitalismo como a forma ideal de sistema econômico. Vale a pena dar uma olhada: kzbin.info/www/bejne/fKLIo4J_mtZ2nqM
@lcteodoro104 жыл бұрын
Vc não acha q precisamos solicitar ao simpático CAMARADA Gustavo, com sua ILUMINADA sabedoria teórica, q faça um vídeo nos esclarecendo o porquê que a INIGUALÁVEL e GENIAL teoria do nosso querido MARX, infelizmente até hj ainda não implantada fielmente? Não seria porque é genial demais? Abçs revolucionários
@ladis.de.aruanda--LITCI-org4 жыл бұрын
Lerei com certeza.
@ebemaria284 жыл бұрын
Gustavo, dos clássicos russos, li dostoiveski o crime e o castigo, e guerra e paz de Tolstoy. Mas troski não , mas me animastes a le-lo. Se não encontro em biioteca, vou compra-lo.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Vale muito a pena. Sobretudo a tradução que indiquei. Sobre Dostoiveski e Tolstoy dispensa comentários.
@cursopassarinho4 жыл бұрын
Parabéns pelo canal. Em meio a tantos jovens influenciadores de direita falando bobagens do tipo "Brasil é um país socialista", é ótimo ver um canal assim. Uma dica/pedido: jogar uma luz melhor nos vídeos, vi que melhorou som e imagem, mas vc ainda está escuro demais, Iluminar ajuda a manter a atenção, principalmente dos mais jovens... som e luz conta demais, mais do que vídeo, que vai hoje em qualquer celular. Valeu, continue firme!
@guntherbachmann10804 жыл бұрын
Muito necessário também para o presente é o livro "Como esmagar o fascismo" de Trotsky também. Gustavo, se você puder fazer um vídeo seria ótimo
@Ajajakksks8 ай бұрын
af achei a versão do senado tão barato kk já ia comprar
@marinsmateus4 жыл бұрын
Nossa, que massa! Deu vontade de ler!
@thiagoferreira72534 жыл бұрын
Um livro fenomenal!!!! É ao lado do Mediterrâneo de Braudel um dos grandes livros de História Econômica & Social da primeira metade do século XX. Sua tese central é a teoria do desenvolvimento desigual e combinado dos tempos históricos. Pois a história não é uma linha reta, mas, o desenvolvimento dialético das contradições de uma determinada sociedade
@guntherbachmann10804 жыл бұрын
A obra de Trotsky é imprescindível para se descobrir o que ocorreu realmente com o projeto humanista da revolução russa, e onde se começar rumo ao futuro
@lcteodoro104 жыл бұрын
Vc não acha q precisamos solicitar ao simpático CAMARADA Gustavo, com sua ILUMINADA sabedoria teórica, q faça um vídeo nos esclarecendo o porquê que a INIGUALÁVEL e GENIAL teoria do nosso querido MARX, infelizmente até hj ainda não implantada fielmente? Não seria porque é genial demais? Abçs revolucionários
@fabriccioproduction4 жыл бұрын
Gustavo, você poderia fazer um vídeo sobre a Revolução Chinesa? Tenho muitas dúvidas inclusive sobre as fontes aonde buscar informações. Parabéns pelo trabalho!!
@andersonwillian42284 жыл бұрын
Muito bom! Quero ler!
@balcambal97694 жыл бұрын
show de bola. Fiquei muito motivado para ler essa obra. Muito bom esse quadro de indicação de leituras. Estou lendo o "O que é o Marxismo" que tu indicou e é uma obra muito boa mesmo. Abraço camarada
@cordeiromotaalexandre40384 жыл бұрын
Há uma edição das obras completas de Trotsky como a MEGA p. Ex?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Infelizmente não. Mas tem muitas coisa publicada. Tem uma especie de obras completas em espanhol mas apenas do período de 29 a 40. Os Escritos
@cordeiromotaalexandre40384 жыл бұрын
@@orientacaomarxista 👍🏾👍🏾
@Tefery-nd5of4 жыл бұрын
Gostaria de um vídeo sobre a China
@carlossamir91993 жыл бұрын
Faaaala Gustavo... se puder, claro, que contra ponto você faria entre a revolução russa e o que de fato ela se tornou no sentido de perseguição e execução de seus opositores, como bem descreve George Orwell... O que ele relatou do que aconteceu na Rússia ( já que o livro aborda o que ocorreu lá usando de artífice de um “país fictício”) não ocorreu? A revolução russa ( seu sistema e seus métodos) foi “boa”? Abraços
@joaovitor-lp2cn4 жыл бұрын
Gustavo, já leu algum livro do Ken follett? como por exemplo, Queda de Gigantes?
@JoseSantos-xh9mp3 жыл бұрын
Tem um livro bem menor "revolução de outubro" do mesmo autor. O livro "Rumo à estação Finlandia" tambem é bem legal mas é provavel que não agrade a todos. "!0 dias que mudaram o mundo", também gostei.
@acinonix Жыл бұрын
Olá! Na sua recente ida ao podcast "À Deriva", você disse que a primeira guerra mundial parou para combater a revolução russa. Tem alguma referência que mostre bem isso? Obrigado!
@vicenterocha26984 жыл бұрын
Gustavo tu já viu a série do Trotsky ? Não tive coragem, se viu, faz um vídeo sobre
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
O que ouvi dizer a respeito foi suficiente pra saber que não verei um só episódio.
@paulagonzalez1384 жыл бұрын
Eu acabei de assistir, totalmente deturpada
@nyxolaz4 жыл бұрын
Você poderia fazer um vídeo sobre o trotzkismo do porquê ele ser tão mal visto entre a esquerda revolucionária
@diegoalves25144 жыл бұрын
Que tal fazer um vídeo sobre a Lei do desenvolvimento desigual e combinado?
@LucasTrombiniLopes3 жыл бұрын
Li a versão em pdf do Senado. Concordo em boa parte com o que foi dito aqui, tenho que discordar ligeiramente sobre a narrativa: realmente, o talento de Trotsky é grande, mas embora há trechos que li como se fosse um livro do G. R. R. Martin, de repente Trotsky quebra a narrativa voltando no tempo e/ou entrando em debates teóricos profundos. Li os 3 volumes seguidamente, foi pesado. Não me arrependo nem um pouco, entretanto. Na minha ignorância eu nem mesmo sabia que aconteceram 2 revoluções russas em 17. P.S.: Concordo também com a quebra da versão romantizada de revolução, mas no caso russo, as bases lançadas pela revolução de 1905 (que eu também desconhecia) são muito importantes (como a pré-disposição em formar sovietes). P.P.S.: A obra deixa um gostinho de 'quero mais', eu queria muito que ele escrevesse sobre a guerra civil e a execução do tzar (sobre isso, tive que ler um pedaço de um livro direitista nauseante).
@LuisFelipe-zx6uu4 жыл бұрын
Por favor, faça um vídeo sobre Mao.
@faelmestre3 жыл бұрын
Fiquei sabendo desse caso do Sagan após ler o "Mundo assombrado por demônios" recentemente. Foda demais !
@mahrianajuana4 жыл бұрын
Oh eu aqui de novo ✌🏽
@marcosouza40324 жыл бұрын
Qual a tua opinião sobre a série da Netflix sobre Trotsky?
@ravel65214 жыл бұрын
Oi Gustavo Machado
@zelopes19124 жыл бұрын
Salve
@pedro_reoli14 жыл бұрын
Gostaria de saber se existe o volume III desse livro na Editora Sundermann, pois no link que você mandou só consta o vol I e II, mas na editora Senado Federal contém 3 volumes.
@anjonocoliseu4 жыл бұрын
Essa edição são dois livros. O livro 2 contém os volumes 2 e 3
@danieletais41874 жыл бұрын
130 ☹️
@adiel71634 жыл бұрын
Engajamento!
@Pryncipala11 ай бұрын
Oi, estou interessada em ler o livro de Trotsky, pode me dizer que edição é essa? Obrigada!
@OMundoquesomos4 жыл бұрын
kkkkkkkkkkk eu cheguei a ficar triste por que o ônibus tava chegando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu já tive essa sensação também.
@PJAVianna4 жыл бұрын
Eu também. A mente estava em outro lugar e ao chegar ao ponto, ela volta para o mundo de poluição, estresse e violência.
@fallenangel99374 жыл бұрын
Essas estradas estão muito boas hein?! Na minha cidade é impossível ler com ônibus jogando os passageiros ao teto.
@gabriell2674 жыл бұрын
Muito obrigado, Gustavo! Certamente vou ler essa obra quando tiver a oportunidade. Ainda sobre algumas bibliografias que ajudam na compreensão de processos revolucionários, sugiro a leitura da obra "Diário de um Combatente" de Che Guevara. Abraços comunistas!
@Off-onOff-on Жыл бұрын
👏🏻
@BobyLetys4 жыл бұрын
como fazer a revolução?
@iosefkoba49404 жыл бұрын
Vc me convenceu, vou lê " A história da revolução russa de Trostky "
@Paulo-sb4de4 жыл бұрын
Sabe o que tem de comum nos dois ?
@Neurastenia34 жыл бұрын
Até o PAULO FRANCIS assumia que tinha o Trotsky como influência literária
@Rick-vi8hh4 жыл бұрын
Paulo Francis acabou em nada no final da vida. Infelizmente, pois era um grande jornalísta.
@seantaylor61424 жыл бұрын
Gustavo, tu tens origens argentinas? Tem uma faixa do Estudiantes de la Plata ali. Ótimo vídeo como sempre!
@ravel65214 жыл бұрын
Eu gosto da Argentina
@kleginaldo4 жыл бұрын
O que ele tem é mau gosto pra time de futebol. Torce pro Estudiantes e Cruzeiro
@pedrobessa14744 жыл бұрын
Sempre quis saber
@trasibleon4 жыл бұрын
Estudou lá
@rmm87384 жыл бұрын
É melhor que o 18 Brumário?
@Rick-vi8hh4 жыл бұрын
Eu tenho 5 livros do Carl Sagan, ele é meu ídolo na ciência.
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Kkkk vc é fã de my litle poney também?
@Lukpard14 жыл бұрын
UP
@williamrihs70764 жыл бұрын
Sendo cruzeirense torce pro estudiantes poem a faixa do SPFC
@betocomuna21054 жыл бұрын
Gostaria que vc falasse da participação dos anarquistas na Revolução Russa e seu aniquilamento do processo.
@marcelgiglio4 жыл бұрын
editorasundermann.com.br/catalogo?s=anarquismo+e+comunismo Gosto desse livro aqui que discute profundamente a diferença teórica e comenta alguns casos que aconteceram durante a revolução russa.
@2010Serra4 жыл бұрын
Olá, professor. Eu assisti Trotski no NetFlix, condiz com os eventos?
@German11844 жыл бұрын
Acho que não.
@luisrobertoaraujodasilva48424 жыл бұрын
Uma pergunta, Gustavo: Existe uma edição da SUNDERMANN desta obra de 2017 (em 2 volumes) e existe esta edição que tu mostraste no video, da Sudermann em dois volumes de 2007. Trata-se da mesma tradução? Posso comprar os livros da edição de 2017 que sera igual a de 2007?
@gustavosilvacm89322 жыл бұрын
Prezado Gustavo Machado: Meu exemplar da "História da Revolução Russa" foi publicado pela Editora Saga (Rio de Janeiro 1967), em três volumes. Li-os todos avidamente em 1972, aos vinte e cinco anos, depois de ter devorado a biografia em três volumes escrita por Isaac Deutscher ("Trotski: o profeta armado", "Trotski: o profeta desarmado" e "Trotski: o profeta banido") e a autobiografia "Minha Vida". Essa edição da "História da Revolução Russa" é tradução de uma tradução americana de 1932, portanto, os inevitáveis tropeços inerentes a toda tradução devem ter ter sido elevados ao quadrado. Ainda assim, é obra literariamente extraordinária, que eu não compararia a Dostoiévsky, como você fez, mas a Tolstói, porque, como escreveu Paulo Francis certa vez "(Richard) Wagner é como Dostoiévsky: em ambos a chatice é inseparável da grandeza", opinião com a qual concordo em gênero, número e grau. Já Tolsoi ... Além de ter sido "um dos maiores, senão o maior crítico literário da história da Rússia", palavras de Isaac Deutscher, Trotski foi um escritor excepcional e autor (único, a meu ver) da Revolução Russa, vez que a imaginou e escreveu a respeito em 1907 ("A Revolução Permanente") liderou-a em 1917 e defendeu-a magistralmente a seguir. Na minha opinião (parcialíssima, como se vê), Trótsky é a maior figura histórico-política do Século XX. Churchill, Roosevelt, De Gaulle são apenas figuras menores, Stálin e Mao "coveiros da revolução". Parabéns pelo vídeo.
@faustoadao89784 жыл бұрын
gustavo sua primeira leitura do livro foi com qual das traduções?
@anjonocoliseu4 жыл бұрын
Essa q indiguei. Esses exemplares mesmo q estão em minha mão
@jeannominato41694 жыл бұрын
Cheguei mais rápido que reformista querendo fazer revolução!
@lcteodoro104 жыл бұрын
CAMARADA Gustavo, por favor, faça um vídeo abordando a belíssima, invejável e atual DEMOCRACIA CHINESA, uma inspiração para todos nós. Gratidão antecipada pela sua iluminada sabedoria. Abçs revolucionários!!
@catarse80994 жыл бұрын
O que você quer dizer com 'Literário' quando vc usa esse termo para se referir a esse livro?
@luciogregorio56034 жыл бұрын
Pelo exemplo que ele dá, significa que tem o mesmo valor dramático de um texto artístico. Tipo A república de Platão, é um texto de filosofia, mas têm tanto valor filosófico quanto artístico pelo composição dos diálogos.
@jorgemachado53174 жыл бұрын
literatura não está relacionada apenas à composição artística. Existe literatura científica por exemplo. É apenas uma forma de falar que a obra pertence a um conjunto de clássicos. Provavelmente você pensou em ficção, mas a ficção é apenas um tipo de literatura ou narrativa
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Esse livro poderia ganhar o nobel de literatura facilmente. Alias, alguns livros de história já ganharam.
@catarse80994 жыл бұрын
Refiro-me às propriedades linguísticas formais que conferem literariedade ao texto, tal como Figuras de Linguagem por exemplo.
@daviddevir57354 жыл бұрын
Gostaria que você falasse um pouco dos psicanistas com vieses marxistas. Qual a relação da psicanálise com o marxismo?
@German11844 жыл бұрын
A princípio, nada. Quem fez essa união, na minha opinião frutífera, foi a Escola de Frankfurt. www.encyclopedia.com/psychology/dictionaries-thesauruses-pictures-and-press-releases/marxism-and-psychoanalysis
4 жыл бұрын
*As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força intelectual dominante. Karl Marx*
@Vinicius-nc2ig4 жыл бұрын
Qual o nome da editora desse livro?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Sundermann
@blogmundodeoz4 жыл бұрын
Uma pequena correção camarada (tenho acordo com todo o resto), o livro do Sagan é "O mundo assombrado pelos demônios", que considero o melhor livro dele por bater muito nas diversas pseudociências.
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Ele é a versão piorada do padre quevedo
@tomasdepaivacardoso95794 жыл бұрын
First primeiro o like dps o play
@vvrsoares4 жыл бұрын
Esse link da amazon é o mesmo livro? www.amazon.com.br/História-Revolução-Russa-Queda-Tzarismo-ebook/dp/B0868WBZGQ/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=historia+revolucao+russa+trotsky&qid=1595178664&s=digital-text&sr=1-2
@mrshirleydocinho4 жыл бұрын
Ele indica essa tradução editorasundermann.com.br/livro/36-hist%C3%B3ria-da-revolu%C3%A7%C3%A3o-russa-tomos-i-e-ii--leon-trotsky
@cardinsiaponan4 жыл бұрын
Gustavo, você considera que Trotsky conseguiu construir essa obra com rigor teórico e metodológico do ponto de vista marxista?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Absolutamente. Está entre as maiores e mais importantes obras da tradição marxista. De longe.
@armandohenriqueramosminucc47494 жыл бұрын
Putz , o cara é Trotskista . Agora tudo faz sentido hahahah
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Trosko até o último fio de cabelo!
@pstutrotsky4 жыл бұрын
Qual o problema de ser trotskista? Vc já leu essa obra ?
@armandohenriqueramosminucc47494 жыл бұрын
@@orientacaomarxista devia "debater" com Jones Manuel, stalinista safado. Trotsky não era flor que se cheire, mas por ter perdido a disputa não teve a oportunidade de matar tanto quanto Stalin e igual que louva Stalin , como Jones faz, devia ser preso por apologia ao crime. Eu ja vi seus videos comentando Stalin, mas um embate entre vocês dois ia ser interessante.
@franciscodantas12564 жыл бұрын
Esse livro de Trotski é referência obrigatória para qualquer pessoa que queira se aprofundar sobre a revolução russa, mesmo que não seja trotskista..
@ateuinforma4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista é só você ver o comentário desse Armando, para notar o que certas pessoas querem. Não tanto para atacar pessoas individualmente, mas porque eles sabem muito bem o efeito no público quando acontece briga de ego. Pessoalmente, eu sugiro que comunique bem sobre os problemas do stalinismo, quando o fizer, sem precisar entrar no jogo de gente como Armando. De resto, mais um excelente vídeo!
@eduardoserrao73724 жыл бұрын
OK, gostei e tudo, sinceramente, e se tivesse mais tempo e dinheiro gostaria de comprar. Mas eu que sou um total ignorante em revoluções, e tenho sobretudo preconceitos (que prezo) sobre o marxismo, gostaria de compreender como é que vc compatibiliza esta ideia de fragilidade, de construção acidentada e como que improvisada da revolução com aquela outra ideia que já ouvi aqui, se não entendi mal, de que a revolução é um processo que deve ocorrer à escala mundial. Com diferentes circunstâncias em diferentes lugares, contextos completamente diversos, a hipótese de a revolução falhar não aumenta assim ao "expoente da impossibilidade"? É uma dúvida sincera, como o é também a minha admiração pelo seu canal. Obrigado.
@marcos43694 жыл бұрын
É exatamente por isso que eu considero o comunismo tão utópico quanto o liberalismo. São construções que têm suas contribuições para a evolução do bem-estar humano, mas quando acredita-se que seria possível materializar isso de forma universal, beira a ingenuidade, a uma vontade, um sonho. Contudo, como já bem escreveu Eduardo Galeando: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Então, excluindo os radicalismos (autoritarismo) de ambas as partes, é sempre bom sonhar com um mundo melhor. Que sigamos caminhando!
@marcelgiglio4 жыл бұрын
A revolução socialista não é inevitável, porque o capitalismo ainda pode levar a humanidade à barbárie e autodestruição. Por um lado a classe luta e faz revoluções sempre. Isso de uma certa forma é sim inevitável. O que falta é uma direção para a classe trabalhadora ter vitória nessas lutas. Por isso, a criação de partidos revolucionários em todos os países é uma necessidade. O limite é mais subjetivo do que objetivo. Pensando estaticamente assim, uma revolução mundial é mesmo mais difícil que uma nacional. Mas pensando o processo em dinâmica, uma vez que uma revolução é vitoriosa, ela serve de exemplo para a classe de inúmeros outros países. usando o termo "expoente da impossibilidade", por mais que ele aumente considerando o panorama mundial, ele diminui a cada revolução vitoriosa. Tanto é assim, que mesmo uma direção contrarrevolucionária como o stalinismo conseguiu ter um peso mundial imenso, mesmo traindo todas as revoluções que podia. O prestígio todo que ganhou foi por ter conduzido revoluções pela metade onde não podia impedir que acontecesse. Imagina se tivesse uma direção de fato revolucionária.
@eduardoserrao73724 жыл бұрын
@@marcelgiglio OK, Marcelo, obrigado. Vc captou bem, acho, o que eu queria dizer (melhor do que eu, hehe, que nem sei bem se entendi o que quis dizer). Eu sou centro, centro-direita... ou talvez centro-direita numas coisas e centro-esquerda noutras, mas penso que é muito importante a disputa ideológica leal. A sua resposta parece dar uma boa ideia, ou faz uma boa interpretação, pelo que me parece, do posicionamento e dos desafios de uma parte da esquerda. Obrigado.
@eduardoserrao73724 жыл бұрын
@@marcos4369 sim, seria capaz de me identificar com muito do que vc diz. Existe esse lado quase romântico que eu aprecio, apesar de ser um social-democrata de centro, ou até de direita, se existir tal coisa. Entretanto acho que é bom apreciar o contributo de todos, sem deixar de criticar o que tiver que ser criticado.