Fui diagnosticada agora, aos 49 anos. 49 anos de sofrimento e muitas mascaras....hoje sou eu mesma. Sem máscaras. Sou mais feliz! Entendi como meu cerebro funciona, aceito as limitações, faço terapia focada no treinamento de habilidades sociais. Sigo em frente como eu sou.
@leamaass7443 ай бұрын
Preciso de um diagnóstico, com quem você consultou ? Qual especialista ??
@tainanasouza3373 ай бұрын
Eu tenho diagnóstico de autismo e TDAH ah 2 anos, e não sei oq fazer, pra mim só me deixou mais confusa.😢 Fico me perguntando se isso ou aquilo q me acontece e autismo ou personalidade, por exemplo certas coisas q me "agridem" auditivamente e autismo ou mania, certos tecidos q me deixam desconfortável etc...
@LucianaRodrigues-qi8jz3 ай бұрын
@@leamaass744 passei por uma.consulta com um psiquiatra, ela me fez perguntas(muitas) então me encaminhou para um psicólogo com pedido de investigação para TEA. Levou um mes investigando, fazendo vários testes para descartar outras "patologias" e laudou tudo, entreguei ao psiquiatra que diagnosticou o TEA. Deu trabalho porque é cansativo!!!! Fiz tudo pelo plano, aqui na minha cidade.
@Moranecosta3 ай бұрын
@@leamaass744neuropsicólogo
@Lia.56SN3 ай бұрын
Eu fui diagnosticada agora com 28. Fiquei bem chateada achando que eu recebi um diagnóstico super tarde, meu médico disse que ele foi na verdade super cedo pra uma mulher, o que me deixou mais de cara ainda 🙂
@adrielly-l7n3 ай бұрын
Ha muitas coisas sobre autismo que ainda nao conhecemos
@ritadecassiaenes99222 ай бұрын
Bom dia! É necessário e urgente a pesquisa profunda sobre as causas possíveis, tendo em vista o aumento significado nos últimos 20 anos. Sou professora há 24 anos e vejo esse aumento de casos na sala de aula, mesmo considerando a variante de que há mais investigação e diagnóstico.
@DJhuggo2 ай бұрын
Perfeito! Não sou pedagogo ou biólogo ou ainda psicólogo, enfim da área de saúde .Fui da área jurídica . No entanto observei uma verdadeira "epidemia" de autismo por aí. Abraços
@AnnaPaulaBertoDozzo2 ай бұрын
Exatamente!!!! Comentário perfeito.
@Lia-in1yf3 ай бұрын
Sou estudante de biologia e autista, sempre achei possível que o microplástico seja um importante contribuinte para o desenvolvimento de doenças e transtornos mentais. A poluição plástica é de fato um assunto que precisa ser urgentemente debatido em sociedade, a maioria das pessoas não sabe que o microplástico está na água, no ar, nos alimentos, até mesmo no leito materno. Acredito, que é chegada a hora de começarmos a cobrar das empresas e indústrias, que adotem políticas sérias de combate ao uso de substâncias químicas prejudiciais a saúde, em seus produtos e embalagens.
@dianacastro72093 ай бұрын
Parabéns, vamos
@jamueI3 ай бұрын
NO AR?????
@mayconrralves3 ай бұрын
Elas irão fazer com o quê? É muito fácil dizer o que fazer, o difícil mesmo é realmente fazer. O mundo moderno teria que ser resertado, e provavelmente 90% da humanidade morrido para podermos seguir todos os mantras ambientalistas. Não estou falando que não há problemas, só que não há também nenhuma solução. Casos como o chumbo na gasolina são fáceis de resolver, deixar de usar plástico impossível.
@garfk7813 ай бұрын
@@jamueI é paranoia .
@deiadeinha51853 ай бұрын
Verdade. Não entendi nada do que vc disse
@shirley20603 ай бұрын
Eu tive que estudar para entender o que estava acontecendo com meu filho. Posteriormente procurei especialistas em TEA para adquirir o laudo. E sim, foi tudo muito caro! Pagamento particular para equipe (psiquiatra, neurologistas, neuropsicologa, psicopedagógico, nutricionista). Tô sem carro😅, andando a pé 😅. Tá tudo certo, tá tudo bem 😊
@cyl8413 ай бұрын
Parabéns! É uma pena que para dar o melhor ao filho, uma mãe tem que abrir mão de tantas coisas. Mas assim é o amor é a responsabilidade: a nossa escolha sempre serão nossas crianças ❤
@sueliaparecida61703 ай бұрын
Mas foi por uma boa causa, e logo, logo DEUS HÁ DE RETORNAR UM CARRO 🚗 MARAVILHOSO PARA VOCÊ!
@giseleperes84053 ай бұрын
Eu entendo o que você passou e passa, mas te garanto que tuuudo passa 🙏 Desejo a você e seu Filho Saúde, Sabedoria, Vitórias, muita Luz e Paz 🙏 Deus os Abençoe Sempre 🙏🙌
@jackneiva3 ай бұрын
Esse país precisa melhorar pra dá qualidade de saúde e vida pra sua população. Esse tratamento deveria ser gratuito e de qualidade.
@Sandramariahh3 ай бұрын
ACHO UM ABSURDO OS BRASILEIROS SEREM OBRIGADOS A PAGAR TANTOS IMPOSTO E A SAÚDE PÚBLICA SER TÃO RUIM PARA QUEM BANCA TUDO NO PAÍS. BANCAMOS TODO LUXO DOS GOVERNANTES E SOMOS TRATADOS COMO LIXO . TRABALHAMOS TANTO PARA SUSTENTAR OS CORRUPTOS E MORREMOS NA FILA DE UM HOSPITAL , IMPLORANDO POR ATENDIMENTO PARA OS MÉDICOS QUE PAGAMOS O SALÁRIO DELES . QUANTO MAIS POBREZA , MENOS ALFABETIZADOS E AUMENTO DA MASSA DE MANOBRA QUE SE CALAM E SEGUEM ESCRAVIZADOS .... NESTE PAÍS , TRABALHADOR É ESCRAVO E BANDIDO É REI , PODE TUDO ! VAI VER QUANTO CUSTA AOS COFRES PÚBLICOS , SUSTENTADOS COM O SUOR DO TRABALHADOR . TUDO ERRADO NESTE BRASIL 😡😡😡
@mysticmoon44113 ай бұрын
sofri a minha vida inteira, desde a infância enfrentando meu próprio inferno. Lembro-me que não gostava de ir a escola devido a grande quantidade de pessoas, barulho e falta de socialização, sempre fui a 'esquisita' da turma que gostava de brincar sozinha e não interagir com ninguém, devido a isso, sofri muito bullying. Fiz o tratamento errado a minha vida inteira, pois fui diagnosticada com bipolaridade e depois borderline e hoje aos 28 anos, depois de anos de TCC minha terapeuta me recomendou uma avaliação neuropsicológica. Resultado: autista nível 2. Não me comunico muito bem, mas amo escrever, pois consigo me expressar bem dessa forma. Lucelmo, poderia fazer um vídeo sobre o autista no mercado de trabalho? Esse está sendo meu maior desafio atualmente, visto que não consigo permanecer em emprego nenhum.
@lunaaba3 ай бұрын
Vou fazer sim.
@alguemnoyoutube18113 ай бұрын
Se vc tiver um filho autista e ele for autista tbm e não gostar de ir a escola, como vc agiria? Não levar ele a escola?
@clarinhafranca67323 ай бұрын
@@alguemnoyoutube1811 É A ESCOLA QUE TEM QUE SE ADAPTAR AO AUTISTA
@Luciana.psicologa.catolica2 ай бұрын
Busque algum trabalho em que vc atue utilizando o seu hiperfoco. Apresente seu laudo e peça dispensa do trabalho presencial ou adaptação à um ambiente em que vc não precise trabalhar c o público. (Sou psicóloga clínica) Espero ter ajudado. Boa sorte!
@macatuto3 ай бұрын
Recebi meu diagnostico ano passado, depois de 40 anos....entendendo me melhor e muito o que aprender ainda!
@alanlealferreira49293 ай бұрын
eu achei muito bom ver sua explicação, passa mais tranquilidade em entender que esse tipo de pesquisa ainda não tem valor conclusivo e que não devemos ficar alarmados, eu imagino uma reportagem da globo por exemplo quanto sensacionalismo seria feito com os microplasticos ...
@rivahelenarifan15003 ай бұрын
Eu parei de usar microondas há muitos anos e principalmente armazenar alimentos prontos em embalagens plasticas para depois esquentar em microondas. Dei preferência as embalagens tipo Pyrex para guardar os alimentos e prefiro quando vou esquentar em panelas inox. Dá mais trabalho, mais gastos, mais eu prefiro. Sei que pode não ser tão acessivel para todos. Mas lembrem-se que antigamente as pessoas esquentavam as comidas no fogão normalmente apesar de usarmos antigamente as panelas de alumínio e depois teflon. Sei lá, são coisas que eu penso muito e sempre converso e tento passar para as pessoas dentro das suas possibilidades.
@elitavieira28613 ай бұрын
Tá certa. O alumínio tbm, está em estudo, né?! Como vc disse, infelizmente, os pirex e o inox, não são acessíveis às pessoas de baixa renda. 🤷🏻 Interessante é q eu, (sessentona), fiz muito uso de latas de embalagens até para ferver e beber água. As x fico refletindo sobre isto - não tenho nenhum caso de autismo na minha família - pelo menos por enqto.
@valeriaandrade73763 ай бұрын
Aqui em casa, nós também não usamos o microondas e faz tempo. Não dá nem para comparar a comida feita ou esquentada em uma panela com a comida do microondas. A da panela é muito mais saborosa, o calor se mantém por mais tempo e não fica emborrachada 😉💕
@h.sara.correia3 ай бұрын
Eu faço o mesmo há anos 👏🏼👏🏼
@carladopaodequeijo21163 ай бұрын
Eu concordo com você,não que não existia,mas que aumentou muito isso aumentou sem sombra de dúvidas, 2 casos na nossa família, mais uma turminha que os pais faz de conta que não vê.
@liviamouras3 ай бұрын
As panelas inox já não são mais indicadas devido a liberação de níquel. Hoje recomendam panelas de aço cirúrgico 316L
@victorlima33743 ай бұрын
Faz um videos sobre as certezas de hoje. Assim as pessoas vao alinhando os pemsamentos futuros baseados na linha de raciocínio.
@wilkerbonfa9743 ай бұрын
Ainda se debatem a respeito da definição e do diagnóstico... imagina compreender as causas! Estamos engatinhando nesses processos.
@lunaaba3 ай бұрын
Está correto!
@wilkerbonfa9743 ай бұрын
@@lunaaba sou Dentista e atendo PNE em Rio Branco _AC. É um desafio diário, e seus conhecimentos compartilhados tem me auxiliado muito mesmo nessa caminhada!
@lurt43153 ай бұрын
Excelente! Muito obrigada.
@griceliacarneiro20593 ай бұрын
Muito obrigada, Dr. Lucelmo! Como sempre trazendo conhecimento e informação de qualidade. Parabéns! ❤🩵
@rosanacalamaripereira98893 ай бұрын
Tenho 53 anos tenho um filho autista, um tio autista, um irmão e vários sobrinhos. Como associar esse estudo ao autismo do meu tio e do meu irmão q na época deles nem plástico existiam com tanta facilidade.
@Elizabete4223 ай бұрын
A causa não é o plastico..
@sabrinaalmeida85533 ай бұрын
Pois é tem autistas desde a 2° guerra. Nem tinha plástico na época, a causa deve ser outra...
@melquesedekcastro74803 ай бұрын
Isso pode ser um fator contribuinte, porém, não a causa em si. Talvez o uso de agrotóxicos na agricultura e também os alimentos geneticamente alterados, uma vez que os alimentos são modificados para melhor resistirem ao meio ambiente e aos inimigos naturais, são muitas as possibilidades a serem ainda investigadas. Porém nós sabemos que afeta muito mais aos meninos que as meninas de forma geral.
@saitamablz15123 ай бұрын
@@sabrinaalmeida8553 falando sobre aumento mas nessa epoca tinha poluição de residuos do petroleo que e plastico basicamente e muita poluição de chumbo
@karenpadovez35383 ай бұрын
Acredito que não é só o plástico mas todos os produtos que consumimos tem conservantes para não estragar com facilidade sendo assim é química para o nosso corpo deveríamos comer o mais natural mas nem o que vem dá terra é natural com esse tanto de agrotóxicos estamos perdidos só Jesus na causa 😢😢😢
@joaof43293 ай бұрын
Não são os acidos graxos polininsaturados, mas sim outra substância que se liga a eles. Os acidos graxos são essenciais na formação do sistema nervoso do feto.
@djquakerpsv3 ай бұрын
já sobre o BPA a muito tempo é associado ao TEA e outras coisas, inclusive ao câncer, mas tem gente que acha que tudo isso é "teoria da conspiração" até que finalmente lá na frente surge um "estudo" onde alguém bate o martelo, afinal isso é o que muitos falam quando dizem para não usar recipientes plásticos no micro-ondas, pesquisando vemos que sim, de fato isso varia da qualidade do plástico, porem tem recipientes plásticos que se aquecidos em apenas 40ºc já tornam BPA suspenso e em contato com alimentos este certamente é um veneno para o organismo, e que nesse caso citado no video pode interferir até no feto.
@myrian83282 ай бұрын
Adorei esse vídeo porque ajuda as pessoas perceberem que não se pode confiar em uma pesquisa só pq foi publicada. É necessário saber analisar a qualidade do artigo. Há os que não acreditam na ciência e os que acreditam em qualquer artigo. Parabéns.
@isoletecristina74463 ай бұрын
Obrigado Dt.Lucelmo por compartilhar esse conhecimento das pesquisas! 😊🌻🌻🌻
@leonardogomes71653 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
@monicacerqueira63623 ай бұрын
Prof. Lucelmo, obrigada por compastilhar conhecimento ❤
@alessandrarodriguesnunessa393 ай бұрын
Obg pelos esclarecimentos Lucelmo, informacoes confiáveis como as suas sempre ajudam.
@Vituruu3 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo! Ajuda demais na informação.
@mariateresacassel61023 ай бұрын
Estou às voltas com esse assunto, desde que descobri que sou autista: estou pensando seriamente que toda a evidência física do autismo não é a causa, mas a CONSEQUÊNCIA. Algo provoca ruptura dos neurônios e da desconexão entre os hemisférios do cérebro. E esse ALGO é muito intrigante. Me falta oportunidade de conversar com as pessoas e investigar o histórico das famílias para comprovar. Quem convive mais com autistas poderia investigar esses elementos. Já tenho minha teoria, baseada no meu histórico.
@M.a.r.s.h.a.l.l.....3 ай бұрын
Como chegou a esse pensamento?
@elainecadetti39243 ай бұрын
Concordo plenamente. Sou mãe atípica, e minha procura parece não ter fim, parei de ler essas pesquisas, as vezes aceitar é o melhor remédio e viver em paz.
@italograndibrandao3 ай бұрын
Qual a teoria?
@itilinhaalbuquerque55883 ай бұрын
Existem pesquisas para evolução do autismo através de medicação? Sou mãe de autista não verbal..
@brunaclaricer54473 ай бұрын
Maria, estou disponível pra relatar a respeito do comportamento do meu sobrinho. Ele é autista grau 1. Também tenho muita curiosidade sobre o assunto. Se quiser, podemos trocar relatos
@vaniasanchesmarchettiantun66203 ай бұрын
Infelizmente a realidade é: produtos ruins, processados, com conservantes, entre outras coisas prejudiciais à saúde, são os produtos mais baratos e acessíveis às pessoas menos favorecidas. Alimentos saudáveis custam caro e está acessível aos mais abastados. Aí tem pessoas que falam, mas precisa investir na saúde, fato, porém não é a realidade para a maioria, pois tem mais pessoas pobres do que ricos. Quanto aos tratamentos e terapias também não é realidade para a maioria. A desigualdade social é gritante, infelizmente!
@aparecidacarolinacorreia3013 ай бұрын
Obrigada pelo esclarecimento ❤
@brenaajessica3 ай бұрын
Muito bom o vídeo. No meu ponto de vista, totalmente leigo, acredito que o estilo de vida num modo geral, está relacionado diretamente com o aumento do autismo.
@taniamarasilvaoliveira20293 ай бұрын
Bem esclarecedor ! Muito obrigada !
@wellingtondaniel79613 ай бұрын
O que me chama atenção é a quantidade de pessoas se descobrindo autista na vida adulta. Se observarmos os comentários em vídeos como esse, veremos uma enxurrada de comentários de pessoas que se dizem estar no espectro. Pessoas com total compreensão do que são e do que sentem, se expressando perfeitamente bem ao explicar seus diagnósticos. E até orientando os outros como buscar uma avaliação, etc. Ou seja, bem funcionais sem terem nenhum tipo de acompanhamento, sem terapias, sem os devidos estímulos, simplesmente cresceram e viveram normalmente. Pra esses casos eu me questiono como nenhuma delas foram afetadas pela poda neuronal irregular que acontece no autismo, por exemplo. Me questiono também como, sem nenhuma intervenção precoce (até por conta da plasticidade neuronal nos primeiros 6, 7 anos) alguém se desenvolveu tão bem a esse ponto. Não estou minimizando a dor e o desafio de ninguém, mas me parece que o autismo está sendo usado pra diagnosticar qualquer coisa. "Ah, mas estamos falando de um espectro", correto! Mas do jeito que as coisas estão, veremos dois extremos completamente diferentes nesse espectro. E, quando falamos em diagnósticos no modo geral, existem critérios para agrupá-los. E no autismo parece que isso vem se tornando cada vez mais brando, vemos casos de crianças e adultos com dificuldades na comunicação com o mesmo diagnóstico de um médico/médica bem sucedido que se descobriu autista porque não gosta se socializar, por exemplo. Ou pq não gosta de barulho. Uma vez o psiquiatra que me tratava me disse algo muito interessante: quando a pessoa está com o cérebro inflamado, ela desenvolve tantos sintomas que a faz parecer estar em algumas síndromes. Enfim, como eu disse anteriormente, não quero minimizar a dor dos outros, apenas me questiono a forma como estão identificando os casos de autismo nos dias de hoje e que, por muitas vezes, influencia uma visão totalmente distorcida da realidade.
@eu_vanessamiranda3 ай бұрын
Virou moda
@liaSouzalima3 ай бұрын
Eu pensei dessa maneira q vc disse Só não sabia como explicar enfim todos somos autista.
@liegedacosta23143 ай бұрын
Concordo
@rekozmar3 ай бұрын
"Desenvolveu tão bem" é totalmente relativo. Muitas vezes as pessoas sofreram muito a vida toda, mas se acostumaram a viver sofrendo, com dificuldades. Porém, no passado, a pessoa podia aprender um trabalho simples e viver bem. Mulheres podiam ser donas de casa e terem "poucas demandas" cognitivas. Hoje em dia o mercado de trabalho exige muito mais e, muitas vezes, por não conseguirem desempenhar como os demais, os autistas adultos acabam procurando ajuda e sendo diagnosticados.
@clarissasantos6033 ай бұрын
Ninguém com autismo passa bem. As pessoas com TEA passam por muitos sofrimentos e fases depressivas. Esse olhar é de longe. A vida delas é muito difícil.
@CristineBalliego3 ай бұрын
Como farmacêutica, pelo que li do artigo do ácido aracnoico no cordão umbilical, seria interessante um teste dele como marcador de autismo. Hoje o diagnóstico é só clínico e poderia ser um auxiliar para já levar a um acompanhamento precoce. Em nenhum momento me pareceu se causa, ainda mais pela identificação ao nascimento @lucelmolacerda
@lunaaba3 ай бұрын
Exatamente!
@robsonrocha86003 ай бұрын
obrigado pela análise...
@glauciamaria88523 ай бұрын
Tenho certeza que sou autista e não sei aonde procurar, tenho 39 anos, e meu filho de 10 anos foi diagnosticado , achava tudo nele normal, já que parecia comigo
@CarineDS223 ай бұрын
Dra Ana Aguiar, é uma psiquiatra autista que teve diagnóstico adulto também, tem página no KZbin e Instagram
@alinemenezesamaralcarvalho41513 ай бұрын
Vá até um psiquiatra e pede a ele que solicite avaliação neuropsicologica para vc. Fui diagnosticada aos 43 anos depois de meu filho do meio 8 anos ser diagnosticado.
@luizpaulo89603 ай бұрын
Você pode procurar um psiquiatra ou um neurologista e pedir que ele te encaminhe para uma avaliação neuropsicológica. Fiz esse caminho através da minha neurologista. Fui diagnosticado aos 36.
@gustavomateus11333 ай бұрын
O problema é ter que depender do SUS graças a Deus aqui no interior do estado de São Paulo o SUS em relação à atendimento é rápido, porém é difícil conseguir um especialista bom na área e que goste do trabalho porque eu já consultei com um médico que não deu nem importância para oque eu falava me tratou super ma… é particular é muito caro 2.000 reais pra cima, 2.000 reais é só o meu salário, não consigo pagar, então vou ter que recorrer ao SUS peguei um encaminhamento hj para o psiquiatra, tomara que o especialista seja atencioso, já tô ansioso e muito nervoso para a primeira consulta pq não sei oque tenho que falar e se vou conseguir expressar oque eu sinto, acho que vou escrever uma carta pq eu consigo expressar melhor oque eu quero falar ou oque eu sinto.
@vivaintensamente-l6h3 ай бұрын
Oi vc precisa consultar um neurologista ou psiquiatra, também uma neuropsicóloga aqui em Curitiba tem a clínica HUMANITE especializados em TEA, TDAH e outros ..
@leonardogomes71653 ай бұрын
Divulgado e compartilhado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
@jessicaindia62523 ай бұрын
Já evoluímos, afinal em 1970 se dizia que a mãe não deu amor suficiente a criança.
@jonaspcosta3 ай бұрын
E, mesmo assim, tem gente em 2024 dizendo absurdos cientificamente parecidos com o da mãe geladeira.
@deniseme20243 ай бұрын
@@jessicaindia6252 em 2023 tb!
@lilianemaraamorimniehues64193 ай бұрын
Não acredito na genética...pois quando falam de genética é novamente culparem as famílias...com certeza algo lesiona o cérebro...desde infecções via muitas coisas...inclusive medicamentos químicos... alimentação poluída com químicos...a muito tempo intoxicação vias diversas...
@MarianaSilva-nx6fx3 ай бұрын
@@jonaspcostaou a mãe super protetora
@dcgkmlo3 ай бұрын
Fantastica analise!!!! Muito boa mesmo
@silviagodoy79683 ай бұрын
Ótimo vídeo. Obrigada Dr.
@TiaRomba-u6c3 ай бұрын
Não sabemos todas as causas exatamente mas sabemos de uma coisa: ESTA AUMENTANDO!! Os tontos insistem em dizer que sempre existiu essa grande quantidade mas que eram escondidos da sociedade, mentira!! Existia mas era poucos e casos leves, é indiscutível que está aumentando e piorando, por algum motivo. Temos também a educação que não busca corrigir e melhorar a maioria dos casos que poderiam ser amenizados, o cérebro é incrível e pode se adaptar e aprender tudo, ou ficar atrofiado, só depende se voce educa ou mima ele.
@TiaRomba-u6c3 ай бұрын
Basta conversar com qualquer professor e tirar suas conclusões, ta aumentando e piorando, tem muita criança que chega se comportar igual bicho, é agressiva, e ficam passando pano com essa história toda, depois vira um marginal e vão fazer o que?, repito que uma educação correta resolve MUITOS CASOS de “autismo” desde intolerância a comida (que geralmente não se aplica a salgadinho e refrigerante) até a agressividade e incapacidade de viver em sociedade.
@AnacampStore2 ай бұрын
Fato . Não sei pq querem tapar o sol com a peneira
@saitamablz15122 ай бұрын
Antigamente nao tinha diagnóstico calma ai tia😂
@dudacanesso39193 ай бұрын
Vídeo excelente
@evanimagno13843 ай бұрын
Se for investigar história familiar vai descobrir que tem mae ou avó narcisista, acredito que tenha relação por a incidência de autista em família que tem histórico de abusos narcisistas é alarmante!
@Adrialque3 ай бұрын
Eita... faz muito sentido! 😮
@sementesdefedivina3 ай бұрын
Isso é culpa de ninguém!
@jessms20963 ай бұрын
Será? Não percebi esse padrão nas famílias que conheço.
@Lisablou3 ай бұрын
Faz sentido 😮
@Lisablou3 ай бұрын
Sou filha de mãe narcisista vou pesquisar sobre isso
@luizav3 ай бұрын
Sempre ótimas reflexões!!!! Quando comentam dessas pesquisas, já mando o link dos vídeos do canal 👏🏻👏🏻📚💯🙏🏻
@metodomaisservice3 ай бұрын
Parabéns pelo posicionamento
@karenroberta73483 ай бұрын
Olá, então quer dizer que a mae na gestação pelo fato de ter tomado aquelas cápsulas de vitamina ( que vem acido fólico, acidos graxicos...) pode ter causado autismo no bebê? Eu tomei aquela vitamina materna e ainda tomei acido folico por fora, por orientações médicas, e meu filho é autista nível 1 de suporte.
@karenroberta73483 ай бұрын
Vomitava muito na gestação, não conseguia comer, e a única comida em que eu menos passava mal, era a comida da minha sogra, ela mora muito longe da minha casa, e então ela mandava comida pronta em vasilhas de plástico, somos do nordeste ( Teresina- PI) será que por conta da temperatura do nosso clima aqui ser muito quente, pode ter acontecido alguma interferência no plástico, na absorção desse alimento, ou eu tô viajando na maionese Dr. ? Lhe conheci em um evento aqui da OAB- PI em uma das suas palestras, um grande abraço.
@lunaaba3 ай бұрын
Não tem nenhuma relação com isto, são outras coisas. Além disso, não é conclusivo. Isso que você tomou é benéfico.
@angelicasilva19033 ай бұрын
A capsula são de gelatina
@MARIASILVA-fn6no3 ай бұрын
B9 é metilfolato só que é o princípio ativo é isto que devemos tomar só que os médicos mandar tomar ácido fólico que é metilfolato mais alguma coisa sintético junto. A B9 é importante para tubo neural do bb . Mas como disse tem que ser o princípio ativo metilfolato e não ácido fólico pois nem todos tem exima para transformar o ácido fólico em metilfolato
@julianapalomares49913 ай бұрын
@@MARIASILVA-fn6nosim eu mesma fui em um medico naturopata que me explicou desta maneira e já qdo estava no terceiro mes de gravidez nao tomei mais acido folico. Ele e doutor Lair dizem ser um dos grandes causadores do autismo.
@ligiaavelino38362 ай бұрын
Intoxicação por metais pesados e até toxoplasmose . Tenho toxoplasma a nivel cerebral descobri há pouco tempo, e minha filha está em investigação de autismo, porém hj acredito que seja toxoplasma, já que a mãe transmite aos filhos.
@sabrinaalmeida85533 ай бұрын
Vou sugerir fazer um vídeo do ranking do autismo no mundo. Ouvi dizer que a Coréia do Sul é a número 1, um país altamente industrializado e não pegam sol pois culturalmente a pele mais clara é considerado mais esteticamente bonita. Penso que de repente algum hábito que tenham ou alimentação possa dar uma luz da causa
@lunaaba3 ай бұрын
Eu não faço porque as pesquisas desses vários países não são passíveis de comparação, porque tem metodologias totalmente diferentes.
@karenschuber10713 ай бұрын
Excelente interpretação dos artigos!! Devemos ser bem criteriosos na leitura, infelizmente, nem tudo que é publicado, é bom.
@mariaalicedaniapedroza36673 ай бұрын
Espero que descubram logo uma cura. Quando isso acontecer, aposto que as pessoas vão abandonar rapidinho essa ideia de se "aceitarem" e vão preferir passar por um tratamento médico para acabar logo com esse sofrimento.
@LoAlmeida3 ай бұрын
Não existe cura pro autismo pois é uma condição e não uma doença…
@mandalamistica3 ай бұрын
Quanta ignorância 😂 É um transtorno de neurodesenvolvimento e não uma doença. Além disso, a ideia de sofrimento pra você não é a de todo mundo.
@Pinóquia3 ай бұрын
@@mandalamistica pare de ser intolerante. Ela está relatando um sofrimento e vc chamando a pessoa de ignorante. Ignorância é acreditar em "mandala mística".
@mariaalicedaniapedroza36673 ай бұрын
@@mandalamistica Como você deve saber, o autismo pode causar inclusive a incapacidade de se expressar verbalmente. O raciocínio verbal, através de palavras, é uma das principais marcas do pensamento humano, responsável pelo desenvolvimento de nossa cultura, se manifestando através da arte, religião, ciência e socialização. Um transtorno que impede indivíduos de desenvolverem essa habilidade ou é uma doença ou é algo pior ainda. E basta você procurar na internete e descobrirá inúmeros depoimentos de autistas descrevendo o quanto essa condição os limita e causa sim muito sofrimento.
@griceliacarneiro20593 ай бұрын
Ham? Que texto é esse? Francamente... É incrível o valor de uma mensagem como esta. Que é saber que existem pessoas preconceituosas, arrogantes e ignorantes a um nível absurdo. Francamente... Autistas nasceram neurodivergentes e não doentes.
3 ай бұрын
Penso... Como evitar? Pq nao da pra gnt fantasiar que ta td bem ter...
@mirleydamazio6283 ай бұрын
A única ajuda para evitar, é fazer aconselhamento genético, mas isso não garante que pessoas neurotípicas não tenham filhos autistas. Caso a pessoa não queira gerar filhos com alguma síndrome cromossômica ou genética é preciso evitar ter filhos. Eu acredito ser portadora de gens do autismo, por ter tido antepassados com sintomas e ter tido dois filhos autistas. Eu não fazia idéia disso. Se eu soubesse, não teria tido filhos, apesar de amar meus filhos. É que eu acho pesado demais para uma pessoa, ser portador, e eu não queria ter passado esses genes à frente. ❤❤❤
@flordocampodocampo80243 ай бұрын
@@mirleydamazio628concordo com você ! Acho q todos nós deveríamos fazer aconselhamento genético antes de decidir ter filhos. Para analisar as chances .
@morticiusmorticius3 ай бұрын
Mas aconselhamento, apesar de ajudar, não é garantia
@millaclt3 ай бұрын
Eu acredito que alimentação ajuda muito. Tentar ao máximo um alimentação natural e livre de industrializados
@user-564r78dgg3 ай бұрын
@@millaclt isso é mito
@francunha17753 ай бұрын
Eu acredito que todos tenham valor, não acho que o autismo é exclusivamente 1 coisa só, até mesmo que existem vários tipos de autismo, eu tenho para mim que é algo metabólico.
@lunaaba3 ай бұрын
Com certeza são muitas coisas distintas.
@alinev.55893 ай бұрын
Uma dúvida @Luna ABA normalmente os artigos trazem e-mail dos autores, você poderia perguntar a eles para trazer as informações, até por ser um comunicador sobre o tema de grande alcance, provável que dariam até entrevista a você para sanar essas questões que não conseguiu entender . 😊
@narhafb3 ай бұрын
Boa noite Lucelmo, já te vi pessoalmente em uma palestra aqui na minha cidade, na conscientização do autismo! Falando sobre esse assunto das causas do autismo, tenho dois filhos, um de 11 anos e outro de 5 anos, os dois são autistas diagnosticados! O mais velho grau 2 de suporte e o mais novo grau 1 de suporte! Acho importante essas pesquisas, assim como você! Não acompanho sinceramente, apenas aqui no seu canal! Na minha família, por parte de mãe, acontece algo que me levanta suspeita, já comentei sobre isso com a médica geneticista que acompanhava meus filhos, mas ela disse não ter nada haver... Enfim, o fato é que tenho dois primos com filhos autistas, um deles tem uma menina grau 3 de suporte, e o outro um menino grau 2 de suporte! Os meus avós (por parte de mãe) são primos de primeiro grau, e essas crianças autistas da família , já são a terceira geração (bisnetos), será que isso tem alguma coisa a haver? Espero que você veja o meu comentário! E dê uma opinião sobre isso....
@lunaaba3 ай бұрын
Provavelmente não há relação,l.
@larissaneves13243 ай бұрын
Olá, os avós do meu esposo também são primos de primeiro grau. E eu desconfio que meu filho tenha TEA Nivel 1 pois tem muitas características. Tenho q sobrinha autista nivel 1 (filha da minha irmã) e outra sobrinha autusta nível 3 ( filha da minha cunhada irmã do meu esposo) eu achava que pudesse ter relação com essa questão dos avós dele serem primos de primeiro grau também. E tenho mais 1 sobrinho de 3 anos que apresenta muito sinal, mas os pais se recusam a buscar ajuda, meu filho de 1 ano e 10 meses fala bem mais palavras que o meu sobrinho, interaje muito mais, pregunto as coisas pro meu sobrinho ele nunca responde, tipo o que a vaca faz, ele não responde, só senta no chão se for em w, teve atraso de fala, começou falar após 2 anos, tem dificuldade pra dormir e é muito seletivo com comida. Enfim... Eu acredito que seja autismo pelo muito que pesquisei. Meu filho tem muita caracteristica tambem, mas tem ansiedade e estamos tratando a ansiedade pra ver se ele vai continuar apresentando os mesmos sinais já que a agressividade dele pode ter relação com a ansiedade e/ou depressão infantil. Antes eu era leiga no assunto autismo, não tinha acesso, fui ter acesso quando minha sobrinha foi diagnosticada e quis saber mais sobre. Mas vamos tentar correr contra o tempo pra ajudar meu filho...
@narhafb3 ай бұрын
@@larissaneves1324 pois é, acho bem estranho e bem suspeito, mas eu não sou especialista no assunto... Então , achismos não são evidências né Mas é mais um caso pra ser observado! Mas sempre ouvi dizer, da boca de médicos, que parentes muito próximos, tipo primos, têm grandes probabilidades de terem descendentes com alguma deficiência... Não sei se a intelectual também pode acontecer nesse caso, talvez sim!
@FernandaNascimento-ko8nu3 ай бұрын
Entenda. Pessoas com grau de parentesco, caso se reproduzam, podem ter genes causadores de determinadas condições em comum, justamente por serem parentes. Então a ideia é que se ambos tenham algum gene em comum, há uma probabilidade maior de que este gene se manifeste nos filhos já que a variabilidade genética é menor entre eles. Diferentemente de 2 pessoas sem grau de parentesco, há uma variabilidade maior de genes e portanto, a probabilidade menor de alguma característica específica se manifestar. Então é probabilidade. E sim, pode ser que 2 primos procriem e não aconteça nenhuma manifestação genética específica (mesmo a probabilidade sendo maior) pode ser que 2 pessoas de famílias distintas tenham um gene em comum e o filho nascer com alguma condição específica.
@jussaralotti53253 ай бұрын
Estou falando um estudo Quero saber como foi o parto de vocês
@leonardogomes71653 ай бұрын
Realmente Enviei para você a japonesa😊😊😊
@santosmariane3 ай бұрын
3:15 uma mãe com três filhos diagnósticos de tea severo majs dislexia.outra com tea atraso na linguagem e outro com atraso leve ou autismo leve e tdh .. é possivel que eu seja também?????
@lunaaba3 ай бұрын
Sim, sempre é uma possibilidade, é bom avaliar.
@glacioni3 ай бұрын
Nem sei o que pensa 😊
@ale_loops_3 ай бұрын
Podia falar sobre o diagnóstico tardio em mulheres na parimenopausa...Os hormônios flutuam, fica mais difícil regulação, a dificuldade em se autoregular....
@julielach3 ай бұрын
Eu tenho certeza que eu sou autista, mas não tenho condições de buscar diagnóstico particular e no SUS é impossível. Estou desde o ano passado tentando passar com psiquiatra e até hoje não consegui. Meu pai tinha um comportamento atípico e era bem nítido, mas nunca teve diagnóstico sobre que distúrbio era esse . Enfim nossas vidas foram muito sofridas e só há dois anos atrás comecei a entender muitas coisas
@gabidivina19433 ай бұрын
Bom dia querida, vim dizer que consegui meu diagnóstico de autismo, através do Caps, demora sim... mas vale a pena, meu diagnóstico demorou dois anos, mas saiu, e não paguei nada. Tmb estou recebendo tratamento e medicação gratuita. Boa sorte :)
@nazarenaceli27113 ай бұрын
Procure faculdade de psicologia,eles tem ambulatório para atendimento gratuito com supervisão
@ivandossantos90733 ай бұрын
@@gabidivina1943Problema que não vejo vantagem em ter diagnóstico.
@gabidivina19433 ай бұрын
@@ivandossantos9073 tratamento gratuito meu bem... eu estou fazendo terapia para os problemas do masking e para lidar melhor com convulsões por super estimulo graças a entender o pq disso estar acontecendo... é minha escolha, mas me fez muito bem.
@tatianacantinho99293 ай бұрын
Muito obrigada. Aprendemos sempre imenso consigo Professor. Um grande beijinho de Portugal❤
@theam.machado11743 ай бұрын
Uma pesquisa e um resultado não bate o martelo sobre a variável em questão, mas levanta pontos a serem abordados em estudos futuros. O autismo pode ser multicausal e mesmo estudos com pequenas amostragens são válidos na atualidade.
@theam.machado11743 ай бұрын
Eu creio que o SUS no Brasil, na atualidade, é muito bom. Ainda que não proporcione um teste específico para autismo, contribui para o diagnóstico clínico de casos mais evidentes/severos e a orientação parental.
@gebalsamo7943 ай бұрын
Interessante, que mesmo sendo estudos frágeis em metodologia etc…, ainda assim sejam aceitos e publicados. Assim a comunidade científica vai avançando. Tendo fontes para novos estudos. 😊
@lunaaba3 ай бұрын
Exatamente
@bluebutterfly3392Ай бұрын
Eu acredito que tenha a ver cm a poluição, micro plástico, adulteração dos alimentos...
@rosana97233 ай бұрын
Pois é! Qual será a correta?
@sobreplantasetal3 ай бұрын
Já sofri tanto q nem importo mais com causa...
@luisgustavopaduafreitas72773 ай бұрын
Existe pesquisas ligadas ao excesso de acido folico. O Sus da dose acima do recomendado. O que influencia
@user-564r78dgg3 ай бұрын
@@luisgustavopaduafreitas7277 ??
@fsmelo13 ай бұрын
Lucelmo, o que você acha sobre essas novas descobertas sobre os problemas intestinais como possível causa do autismo, TDAH e afins ?
@lunaaba3 ай бұрын
Não tem nada robusto em relação a isso. Muita gente faz estardalhaço em cima de pesquisas de qualidade muito ruim.
@ledamaekawa90793 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@DesertoFlorido-J3 ай бұрын
Não sei se já tem pesquisa sobre esperimentos genéticos mesmo, analisar família com histórico com tTEA, pois lá atrás teve já alguém na família que tinha, depois outra geração já teve mais , vem vindo as gerações da memda família...e isso ?
@lunaaba3 ай бұрын
A base é genérica sim.
@JulianaVieiraribeiro-s7e3 ай бұрын
Quais experimentos vc pode citar?
@DesertoFlorido-J3 ай бұрын
@@lunaaba olhando para meu caso e meus filhos eu vejo isso. Eu procuro analisar e pesquisa na família mesmo. Muitos sem laudo. Mas qdo converso cm avó. Vejo até que lá ela já tinha tio, etc... Hereditário.uma parte tem TDH outra Autismo.
@CAPinheiro103 ай бұрын
o Governo americano está aconselhando as gravidas a evitarem se alimentar alimentos contaminados com um tipo de herbicida. Estes são usados na colheita da soja, milho e outras lavouras.
@CAPinheiro103 ай бұрын
Coloquem no Google acadêmico: pregnancy gliphosate autism. Tem um estudo chinês.
@meyrismarnobre94863 ай бұрын
Professor Lucelmo, a nível Brasil, nós temos estudos, ou pesquisas voltando para "descobrir a cura " por exemplo!?? Paz e bem, para todos nós 🙏!
@lunaaba3 ай бұрын
Não, temos para descobrir formas de diagnóstico mais precoce e também algumas para intervenções.
@evechris97233 ай бұрын
Pra descobrir a cura, primeiro teria que descobrir a causa
@rafaelisidoro69533 ай бұрын
Eu tenho 40 anos e fui diagnosticado com autismo suporte 2 faz 2 meses. Tudo muito confuso, estou tentando a aprender a me conhecer.
@mandalamistica3 ай бұрын
Meu marido é autista e o nosso filho também. Foram gerados em úteros diferentes 😂😂 A questão é genética e ponto.
@ms_silver70333 ай бұрын
Acho q ele se refere a minoria q é de causa ambiental.
@stephaniecoutinho34653 ай бұрын
Sinceramente eu acredito que o fator ambiental que determina se o fator genético irá aparecer. Podem falar várias coisas. Mas há muitos anos que nosso ambiente está sendo afetado por agrotóxicos, alimentos modificados, falta de alimentacao limpa e por fim modo de interação do indivíduo com o ambiente. Isso percebi quando meu filho era bebê se eu dá-se alimentos que não fossem orgânicos dava para ver logo a diferença nas fezes e em outras crianças a mãe tbm falava. Genteeee já tá sendo encontrado micro plástico em testiculos masculinos. Gente a partir de qual ano começaram a ver sobre o impacto disso tudo no corpo e se foi era divulgado? Cara eu aprendi mt coisa com a nutricionista nutri genética que atendeu meu filho tudo faz mt sentido
@mariateresacassel61023 ай бұрын
@@ms_silver7033 Não acredito em causa ambiental. É uma má construção dos neurônios. tenho a sensação que eles são tracejados, as informações chegam muito lentamente no cérebro
@linda768913 ай бұрын
Não é como vc quer que seja ou pensa que é...para isso existem as pesquisas.
@DarkSYOS3 ай бұрын
A causa do autismo é basicamente um ser humano com funções cerebrais preservadas que não suporta a modernidade 5G Wi-fi celular ondas eletromagneticas e acaba ficando assim, pq nada mais e que hipersensibilidade e isso faz sim parte do ser humano, agora quem nasce na cidade já não nasce com essa sensibilidade
@Penhalopes-r7k2 ай бұрын
De cara, analisando inicialmente o vídeo, se os dois instrumentos são os considerados para precedentes de publicação de pesquisa, qual seria o motivo desse artigo ter obtido espaço, considerando apenas 1? No método, quer dizer que os 3 avaliadores, são autores, sendo 1 principal e outro 2 co. Nem configura conflito de interesse, não é?!?!
@lunaaba2 ай бұрын
É natural que aconteça a publicação, como uma ideia inicial, justamente para que sejam feitas outras pesquisas maiores.
@clauchan13 ай бұрын
Quanto aO uso do plástico deveria ser excluído mesmo, independente de autismo.
@luciod.mariano28293 ай бұрын
E nem precisa de pesquisas, basta visitar o lixão da cidade.
@emanuelefogacaguazi67823 ай бұрын
No caso do 1° artigo, o ácido aracdonico funciona como mediador em processos inflamatórios... Será que realmente tem alguma relação com o autismo?
@lunaaba3 ай бұрын
Ainda estamos distantes de ter certeza.
@guiltonsilva10983 ай бұрын
Acredito demais nessa questão dos microplásticos, será que teremos um caminho sem volta? Não descartando o fator genético, mas nosso meio ambiente e alimentar tá todo destruído. Nos preparamos pra alimentar aos montes mas sem qualidade e sem mensurar os riscos que irão afetar todos no longo prazo.
@jocineycutrim86203 ай бұрын
Para mim é algum remédio indicado para as grávidas durante o pré natal
@juniorsegundo63923 ай бұрын
Tá ficando "quente".
@mahbarcelos30473 ай бұрын
Matou a xarada!!!!
@lucian34653 ай бұрын
No Japão, ricos e pobres frequentam os mesmos hospitais. Opções de tratamentos hospitalares diferem pela classe social e monetária. Todo tratamento hospitalar que envolve crianças, da gestação até inicio da adolescência é gratuito. Provavelmente o hospital que foi feito o estudo é exclusivo para crianças ou hospital faculdade, que particularmente considero ser ótimos. Infelizmente observei que os “estudos científicos” no Japão são tendenciosos. É importante obter informações dos patrocinadores.
@objetivista6863 ай бұрын
Estaria relacionado à correlação entre mães ou pais obesos e risco aumentado de ter filhos autistas ou com outras condições neuropsiquiátricas??
@lunaaba3 ай бұрын
Relação com obesidade eu não sei, não li sobre, mas vou procurar saber.
@objetivista6863 ай бұрын
@@lunaaba eu já tinha lido sobre essa correlação antes. Fiz uma pesquisa rápida agora no Google só para confirmar. Também vi que mulheres obesas tendem a ter mais testosterona que as mulheres que não estão obesas. Não sei se por causa do excesso de peso ou se apresentavam essa característica antes, no caso das mulheres que engordaram. Eu tenho a impressão que, em termos de correlação do espectro do autismo com fatores socioeconômicos, tende a resultar em uma curva em forma de U, onde tanto as camadas mais altas quanto as mais baixas apresentam as maiores correlações, por exemplo, em termos de nível de escolaridade, por exemplo, e com base no que tem sido percebido, desde a alta incidência do espectro do autismo em lugares com muitos cientistas, técnicos da computação e engenheiros como moradores, até à alta incidência que tem sido encontrada com as camadas sociais mais baixas.
@marianaheleodoraserodiolei60942 ай бұрын
Me responde por favor: meu neto tem 14 anos e foi diagnosticado com autismo leve tipo 1 com 3anos de idade! Pois é o pai saiu de Itajuba. ,onde moramos, e já mora nos estados unidos( florida) há 7 anos quer levar o filho pra morar com ele! O neto está terminando a 8 serie! Se o pai levá-lo terá que estudar escola pública como aqui no Brasil! Aqui estuda escola normal com 3 autistas porem com professor de apoio! Importante o pai dele não acredita que o filho é autista! Aqui participa até de psicóloga! O que acontece se meu neto que só fala português e nada entende de ingles como vai se vitrar numa escola publica dos estados unidos? Grata Mariana 72anos Itajubá sul de minas Gerais
@lunaaba2 ай бұрын
Os EUA tem uma estrutura bem melhor em relação ao autismo. No entanto, ele vai precisar falar em inglês, depende das habilidades de linguagem dele.
@marianaheleodoraserodiolei60942 ай бұрын
@@lunaaba será difícil não sabe falar nada de ingles ! Meu Deus como será!!!!!! Deve não sei não ficar sem estudar! Porque aqui no Brasil , certeza absoluta, que de menor não pode trabalhar e nem ficar sem estudar! Grata ! Boa Tarde
@talinypriscilla37273 ай бұрын
Meu filho de 4 anos tem autismo suporte 1 e (SM e TDAH), ai meu filho de 2 anos tem autismo suporte 2 e (TOD). Ai o q me deixou pensativa foi o que o neurologista falou, ele disse q certamente eu ou meu marido tem algum transtorno. Aí fiquei pensando se eu e o marido tiver algum transtorno, todos os nossos filhos vão ter autismo?
@lunaaba3 ай бұрын
Se tiver autismo, é uma grande probabilidade dos filhos terem.
@lidianepauladacunha87753 ай бұрын
Filhos herdam genética dos pais.
@ThaisSantos-cn4uq3 ай бұрын
Não só autismo,pode acontecer outros transtornos tbm!
@myrceateixeira39493 ай бұрын
TEA, transtorno bipolar e esquizofrenia têm a mesma base genética. Provavelmente, seu médico se referiu a algum desses transtornos.
@talinypriscilla37273 ай бұрын
@@myrceateixeira3949 Meu marido tem autismo suporte 1 e eu TDAH.
@rayanebispo63763 ай бұрын
Tem haver sobre o intestino, pois é lá produção dos neurônios
@dianacastro72093 ай бұрын
Vd
@lilianemaraamorimniehues64193 ай бұрын
A pergunta deveria ser o que danifica o intestino? Eu tenho minhas observações...o que causa esses danos não têm muito interesse em ser visto...
@lilianemaraamorimniehues64193 ай бұрын
O que mais está inflamando as pessoas na atualidade?
@adoradordodeussol48433 ай бұрын
@@lilianemaraamorimniehues6419basicamente tudo está inflamando o nosso intestino hoje em dia, e a única forma de corrigir isso é aderindo a uma dieta estritamente natural
@PaulinhoDamacena3 ай бұрын
Explica o aumento de casos.
@michellisantana87383 ай бұрын
Passou mais de 13 minutos do vídeo tentando desqualificar as pesquisas. Os estudos foram em grupos pequenos, mas tem valor pois podem indicar um caminho p Maia estudos surgirem.
@denis_zanotto3 ай бұрын
Lucelmo, vc deveria analisar estudos relacionando ao consumo de leite e glúten em autistas que tem um impacto MUUUITO maior do que esses dois estudos enviesados.
@lunaaba3 ай бұрын
Já analisei, não tem impacto, quem tem disseminado isso, está totalmente equivocado (propositalmente ou não, não sei).
@exciter83 ай бұрын
A teoria mais aceita é sobre atuação de agrotóxicos
@lunaaba3 ай бұрын
Isso não é aceito por ninguém, é pura picaretagem.
@exciter83 ай бұрын
@@lunaaba tem muita pesquisa gringa sobre isso,o principal suspeito é o glifosato
@BetoOurinhos2 ай бұрын
Tenho um filho Autista de 14 anos, com base no que já li sobre o tema e o que observo da minha experiência de vida, acredito que a questão do autismo está relacionado ao constante aumento de carga de estímulo mental que a sociedade vem sofrendo, cada geração é obrigada a lidar com uma carga de informação superior a geração anterior, e cada geração tem que adaptar seu cérebro aos desafios que a geração anterior passou, nisso surge a mente autista que é uma resposta evolutiva as demandas da sociedade. Isso por si só não significa que o autista tem um "super cérebro" mas sim um cérebro que sofreu modificações para atender as necessidades dos seus antecedentes, e que esse cérebro vai ter que ser calibrado a realidade do momento que o autista vive. Meu pai é muito criativo e hiper racional, eu sou mais criativo e mais racional, meu filho foi diagnosticado com autismo. Eu e meu pai somos hiper estimulados a tomar decisões e resolver problemas dedes criança devido a nossa realidade social e cultural
@autistar_org3 ай бұрын
Me corrija se eu estiver errada, mas a pesquisa australiana foi feita só para meninos/homens?
@lunaaba3 ай бұрын
Está errado, eram meninos e meninas, mas a correlação só foi encontrada nos meninos.
@Boris.Becker.3 ай бұрын
❤❤❤❤❤❤
@l1c14n33 ай бұрын
Tive gêmeos. Um casal. O mesmo útero. Meu filho é autista (Síndrome de Asperger)... Minha filha é neurotipíca
@DandaraSantos3 ай бұрын
Minha filha mais velha é autista. O pai dela desconfiava que era autista e a mãe dele vivia dizendo que a minha filha tinha o mesmo jeito dele quando era criança. Separamos, não tenho certeza se ele recebeu o diagnóstico. Ele casou novamente e teve outro filho e o menino também apresenta sinais de autismo, tá com 1 ano e pouquinho. Em pouco tempo que eu fiquei observando ele eu percebi que era igualzinho a minha filha quando tinha 1 ano: não olha quando é chamado (parece surdo), não olha pra direção que a pessoa aponta, não aponta pra mostrar nada que achou interessante, faz flapping, é bem sério a maior parte do tempo e sorri "do nada".
@calebeheitor54712 ай бұрын
Minha teoria, que causa está na alimentação, eu me alimentei mau na minha gravidez devido hiperinese gravídica, meu filho nasceu autista, na segunda gestação me alimentei melhor e segundo não é autista.
@ferrari07773 ай бұрын
Acho muito estranho, pois conheço gêmeos que um é autista grau 2 e o outro não. Minha filha de 20 anos é super dotada, meu filho de 9 é autista grau 1. E sempre fui chamada de natureba por gostar mais de alimentos naturais.
@francetime59113 ай бұрын
Eu achei confuso ele explicando e sempre dizendo que não conhece o assunto. Se não conheces o assunto, como foi feito, não conhece o hospital, não entende como foi feita a experiência fica difícil explicar sobre.
@pagirassol3 ай бұрын
Eu desconfio que minha irmã de 33 anos , casada, seja autista... mas pelo Sus será muito difícil descobrir 😢vida que segue
@Enki._3 ай бұрын
Mas então... Podem ser mais de um fator que convergem para um mesmo resultado (autismo)
@lunaaba3 ай бұрын
Pode ser sim.
@elvis71013 ай бұрын
Alguns estudos indicam que o autismo pode sim ter relação com a radiofrequência de torre de celulares e micro-ondas
@danielamiguel59913 ай бұрын
❤😮
@edilanedasantamaria27763 ай бұрын
Este estudo qestá muito viesada. Primeiro se a grávida ou o pai são autistas.? Segundo: não tenha casos na família mas a criança nasceu autista. Como sabe, acompanharam a criança?
@adgomes13 ай бұрын
O Psicólogo Simon Baron Cohen é primo do ator e comediante Sasha Baron Cohen, conhecido pelo personagem Borat...
@JonasLeite-dm2fn3 ай бұрын
Acabei de receber o diagnóstico do meu filho autista com TDAH e opositor estou bem preocupada com este diagnóstico
@amandaferrareli26323 ай бұрын
Procure grupos de pais na tua região... é maravilhoso ter com quem trocar figurinhas e desabafar. Siga canais no KZbin sobre o assunto, e aprenda a observar o que é útil para teu filhote, e o que não é. Minha filha e meu filho são tea... e nem tudo que um precisa o outro precisa. A gente vai aprendendo juntando conhecimento com a atenção dada às crianças.
@amandaferrareli26323 ай бұрын
Diagnóstico não é sentença. Diagnóstico é o norte para o caminho a seguir.
@Micaela.133 ай бұрын
Acho importante não se limitar à apenas um médico. Tenho autistas na família, e sou educadora. Nas escolas, é muito comum de vermos alunos com diagnóstico errado. Uma equipe multidisciplinar é o ideal, na minha opinião.
@ceciliaroxo36323 ай бұрын
Calma, com tratamento melhora e chega na independência. Estude bastante pois vc é capaz de ajudar o tempo todo. O amor materno será a solução para muitas coisas
@AdrianaNascimento-gn5nw3 ай бұрын
Entre com a terapia multidisciplinar
@evelynyandiramachicadoquir56483 ай бұрын
Acho que vc está fazendo comentários muito superficiais sobre um artigo que não foi bem compreendido. Sugiro convidar pessoas que compreendam mais a parte biológica para ter uma maior explicação. A exposição a plástico é maior na população de baixa renda porque leva a marmita em tapper de plástico, bebe água em garrafinha de plástico, esquenta o plástico do microondas da empresa. Considero importante ter um estudo aprofundado da informação antes de realizar vídeos, do contrário está fazendo a mesma coisa que os journalistas que vc indicou no vídeo. Mas obrigada pela exposição dos artigos, certamente abre uma janela para quem quiser ir atras e aprofundar o estudo
@elienesantos33803 ай бұрын
Os .japoneses costumam ser muito criteriosos. O correto é obter mais informações sobre a etiologia do autismo.