Eu adoraria um vídeo sobre a Dialética da Natureza. Ainda não li, mas gostaria de saber a razão de tanta gente enxergar essa obra como problemática.
@luscelmaoccraice4 жыл бұрын
Adoro suas aulas! Revejo-as até! Muito obrigada.
@mahrianajuana4 жыл бұрын
Eu tô "maratonando" esse canal. Hahahahahaha
@Marcio_Luiz_arquiteturA2 жыл бұрын
Sensacional !!!!
@rodrigomacedo2434 жыл бұрын
Vídeo absolutamente necessário.
@fabioalmeida59094 жыл бұрын
Marx e Engels eram tipo Chris e Greg.
@MeltingIcecapsDrawmybabyUps4 жыл бұрын
Se for le o capital com voz do Chris Brown na cabeca a culpa eh sua.
@emersonsilva8604 жыл бұрын
Batman e Robin
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Two and a half man
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Glauber Rocha em suas cartas ao mundo fala que queria fazer um filme em que os dois seriam gays e o ator que ia fazer Marx seria dirk borgade
@amotaba3 жыл бұрын
Greg e Chris
@dannielmss4 жыл бұрын
Vc poderia fazer um vídeo de analise da Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Claro
@mrshirleydocinho3 жыл бұрын
@@orientacaomarxista bora
@amotaba3 жыл бұрын
@@orientacaomarxista top!
@helioricarton8578 Жыл бұрын
O "sandy e junior" das ciências sociais
@fernandoduraes14 жыл бұрын
o que acha do filme O Jovem Marx (2017)? faz um vídeo sobre, seria bacana!
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Boa ideia. Mas ainda não assisti.
@fernandoduraes14 жыл бұрын
@@orientacaomarxista assista, pô
@eduardoilianov16784 жыл бұрын
Gostei muito deste canal. Bem fundamentado e com profundidade na abordagem dos temas. Parabéns! Continue firme na luta camarada!
@vitormachado91064 жыл бұрын
Gustavo, se puder fazer um vídeo explicando melhor o conceito de ontologia em Lukács e de que maneira pode-se falar de uma determinação ontológica da teoria marxiana, acho que seria fantástico. Afinal, é um tema meio cabeludo dada toda a incompreensão que recai sobre o termo "ontologia" ao longo da história da filosofia, e acho que a tua didática esclareceria muitas dessas confusões. Grande abraço, camarada! Continue firme, seus vídeos são sem igual!
@augustopouchain4874 жыл бұрын
Amigo, bom dia. Ótimos comentários, sempre.
@martinzamora38224 жыл бұрын
Boa análise. Parabéns pelo trabalho!
@pike2364 жыл бұрын
Olá, tudo bem, em um vídeo você fala de um livro que é bom para compreender a teoria do valor trabalho, mas não lembro qual era e nem o vídeo que citou. Poderia me falar o nome?
@karolinaneznamy4 жыл бұрын
não foi o do Isaak Rubin? "A Teoria Marxista do Valor"?
@pike2364 жыл бұрын
@@karolinaneznamy Acho que era esse mesmo. Obrigado.
@MacacoArrogante4 жыл бұрын
Tá tá, entendi. Mas a pergunta que não quer calar é: quem tem a barba mais maneira? Ótimo vídeo, camarada
@andersonmorais32994 жыл бұрын
Para mim é o Engels. kkkk
@guilhermeocastro4 жыл бұрын
a do Engels é chave demais. Não é uma discussão. É cientificamente provado.
@alucardmorning7083 жыл бұрын
A do engels é mais alinhada com um bigode grosso de fios longos já marx tem mais volume na barba é uma competição das boas
@guilhermeocastro4 жыл бұрын
Muito bom camarada. Sobre o fim do vídeo, o livro da origem da família, da propriedade privada e do estado....você tem obras mais atualizadade sobre o tema para indicar?
@marcosoliveira83304 жыл бұрын
Grande Gustavo, seria legal ver um vídeo seu comentando Dialética da natureza de Engels, texto recém lançado pela boitempo.
@raphaelgoesfurtado47024 жыл бұрын
Muito bom!
@augustopouchain4874 жыл бұрын
Seria possível um comentário, ou leitura, sobre Ideologia?
@matheussilvaunknownperfil63342 жыл бұрын
Engels fala no livro 'Do socialismo utopico ao Socialismo cientifico" que ele e marx(principalmente) nunca tiveram a intenção de fazer uma teoria geral da historia, inclusive é isso que ele critica no anti during
@amotaba3 жыл бұрын
Fiquei curioso para ver um vídeo seu sobre "A Origem da..." e "A Dialética da Natureza"
@KomissarLohmann4 жыл бұрын
o que?? Duas pessoas diferentes não são mesma pessoa?!! Pirei agora cara…
@alyssonaquino174 жыл бұрын
É muito comum o pessoal inclusive citar frase do Engels como se fosse do Marx. Outra coisa comum é ver gente que leu muito Engels e nada do Marx, mas que acha que leu igualmente.
@marlonwhistner4 жыл бұрын
Realmente tem muita gente que só lê o Engels. Acho que o Gustavo explica um pouco do porque. Engels é mais sucinto e tem uma forma de exposição de mais fácil compreensão, mas isso também pode gerar confusões. Muita gente lê Engels porque parece mais fácil. Confesso que talvez me enquadre nisso... Kkk... Mas nem tanto.
@F727624 жыл бұрын
Claro Marx era um filósofo superior a Engels, por isso que o que escrevia tinha mais complexidade, Engels apenas sempre ficou à sombra do seu amigo, o grande Karl Marx.
@alucardmorning7083 жыл бұрын
@@F72762 ettado
@amotaba3 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@romuloaps4 жыл бұрын
Gustavo, pretende fazer um vídeo sobre ecossocialismo? vc falou que o Engels estudava sobre as ciências naturais tb, tem a ver?
@bernardoguerra8334 жыл бұрын
acredito que Ciências Naturais tenha a ver com Física, Biologia e Química...
@prof.guilhermehowes4 жыл бұрын
Muito bom
@Fabiowsousa4 жыл бұрын
NUNCA FIZ ESSA CONFUSÃO ENTRE UM E OUTRO, MAS SEMPRE ACHEI QUE UM ERAM DOIS EM RELAÇÃO A JOSÉ ORTEGA & GASSET 🤣😂🤣😂🤣😂 ASPIRANTES SÃO FODA!
@paulo_marques4 жыл бұрын
Hahaha
@Amelia-mm8rc4 жыл бұрын
Na verdade, eles namoravam. Sei que o vídeo já é antigo, mas preciso deixar isso claro, eles eram namorados. Não tenho provas concretas, mas as biografias me levam a certeza que essa amizade era na verdade um casal. Inclusive, sabemos que o Engels andava se engraçando com o Max Stirner... E será que o Marx andava com o Bakunin antes do namoro com Engels? [esse texto é humorístico]
@MarcusWilheim Жыл бұрын
Eu estava pensando q era sério e já ia mitar KKKKKKKKKK, eu concordo!
@CHcronologiahistorica4 жыл бұрын
kkkkkkkkkkk....o amigo sempre com o cafezinho durante o vídeo...
@lucaspalmaa4 жыл бұрын
Gustavo, tenho uma edição aqui de Lutas de Classes na Alemanha da Boitempo atribuída aos dois como autores, que você não citou. Qual a história dessa obra? Abraço!
@vitorcarvalho8584 Жыл бұрын
Isso é uma coletanea de texto dos dois, nao uma obra escrita em conjunto
@gabrielbrg56934 жыл бұрын
quando vi o vídeo pensei nas mesmas coisas. apesar do Gramsci comentar que eles não são a mesma pessoa e tem posições divergentes em certos aspectos, eu comecei a reparar isso quando li os grundrisse e Marx mostrando percursos históricos diferentes dos povos germânicos, gregos e latinos e do oriente próximo, enquanto o Engels parece tratar os modos de produção como sucessão necessária ainda que ele comente que isso não é verdade, então me parece que a posição dele é ambigua. em todo caso isso explica em parte a diferença deles em relação a Russia. Mais recentemente comecei a pensar que isso forma uma coerência, o pensamento de Engels tem uma unidade própria. reparei que Engels dá mto mais importância ao desenvolvimento das forças produtivas reafirmando a tese clássica é que elas se desdobram num tipo de relações de produção adequadas ao seu estágio. Enquanto Marx no capital e já nos manuscritos preparatórios do capital dizia que são as relações de produção o elemento determinante, que as forças produtivas a tecnologia são qualificadas e recebem seu conteúdo das relações de produção. essa diferença parece pequena mas no caso do Marx como são as relações de produção que dão conteúdo as forças produtivas não é o desenvolvimento delas que explica os diferentes modos de produção, podendo, portanto sociedades trilharem caminhos completamente distintos. Se como engels diz as forças produtivas que produzem as relações de produção a elas adequadas a evolução é mto mais prescrita e linear. Ou seja, para mim existe esta diferença estrutural entre os dois, não é uma diferença pontual, mas diferentes concepções de fato. desculpa se me alonguei
@SlupkoJ4 жыл бұрын
Ae, cara. O que acha do Austro-Libertarianismo?
@DiegoGuilhermePereiraRibeiro4 жыл бұрын
Conteúdo bom, mas essa faixa do estudiantes é sacanagem meu kkk
@gabrielmachado40604 жыл бұрын
Gustavo, tem um trecho de um livro do Perry Anderson (Linhagens do Estado Absolutista, p. 23, nota 12, 1974, Editora Brasiliense) em que ele, quando tecendo uma crítica a Engels, diz que os juízos históricos deste são muito superiores aos de Marx. Você concorda com isso? E mais, o que você acha do Perry Anderson enquanto historiador? Você recomenda algum outro que seja melhor/mais rigoroso do que ele? Valeeeu! A passagem é a seguinte: "Em geral, é possível encontrar passagens tanto de Marx como de Engels onde o absolutismo é entendido de forma mais adequada que nos textos analisados atrás. (Por exemplo, no próprio Manifesto Comunista há uma referência direta ao “absolutismo feudal” : Selected Works, p. 56; ver também o artigo de Marx “Die moralisierende Kritik und die kritisierende Moral, de 1847, em Werke, vol. 4, pp. 347, 352-53.) Seria surpreendente se fosse de outro modo, dado que a conseqüência lógica de se batizarem os Estados absolutistas como burgueses ou semiburgueses seria negar a natureza e a realidade das próprias revoluções burguesas da Europa ocidental. Mas não restam dúvidas de que, em meio a uma confusão recorrente, a tendência principal de seus comentários ia no sentido da concepção do “contrapeso”, com o seu deslizamento concomitante na direção da de pedra angular .Não ha necessidade de escondê-lo. O imenso respeito intelectual e político que devemos a Marx e Engels é incompatível com qualquer complacência para com eles. Os seus erros - tantas vezes mais esclarecedores que as verdades de outros - não devem ser eludidos, mas localizados e superados. E aqui é necessário fazer uma advertência adicional. Há muito, tem sido moda depreciar a contribuição relativa de Engels à criação do materialismo histórico. Para aqueles que ainda se acham inclinados a aceitar esta difundida noção, é preciso dizer tranqüila e escandalosamente: os juízos históricos de Engels são quase sempre superiores aos de Marx. Ele possuía um conhecimento mais profundo da história européia e uma compreensão mais segura de suas estruturas sucessivas e relevantes. Não há nada em toda a obra de Engels que se compare às ilusões e preconceitos de que Marx era, às vezes, capaz neste campo, como a fantasmagórica Historia Diplomática Secreta do Século XVIII. (A supremacia da contribuição global de Marx à teoria geral do materialismo histórico não precisa ser reiterada.) A estatura atingida por Engels em seus estudos históricos é, precisamente, o que faz com que valha a pena chamar a atenção para seus erros específicos."
@charlespereiracosta26714 жыл бұрын
Gustavo tudo bem? Uma ideia de conteúdo. Poderia fazer um video critica ao Filme de Karl Marx e Engels???? Eu assite e nao sei dizer se é fidedigno. Embora ouvi críticas
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Olá Charles, obrigado pela sugestão. Sinceramente, ainda não assisti. Mas pretendo fazê-lo em breve. Aí cabe uma boa resenha a respeito
@beybladepaulobastos3 жыл бұрын
Oi Chrisegreg!
@filipeskiter48854 жыл бұрын
Gustavo, assisti quase todos os vídeos do canal até agora e queria aproveitar este vídeo pra sugerir um tema. Vc poderia fazer um vídeo sobre a Ideologia Alemã. Parece-me que o conceito de ideologia de Marx é um dos mais deturpados e mal compreendidos. Assim como valeria também fazer um vídeo sobre a obra de Althusser, e as críticas que ele recebe. O quão próximo ou distante ficou sua teoria em relação à de Marx.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Obrigado Skiter. Ótimo tema, adicionado a lista.
@marlonwhistner4 жыл бұрын
Pô nunca te pedi nada. Mas fala mais sobre as diferenças. Acho esse tema muito interessante e parece uma tradição herdada do stalinismo simplificar ou suprimir essas diferenças. Outra coisa, alguns lukacianos vão pelo caminho inverso, afirmando que praticamente se deve descartar as contribuições de Engels. Acho muito bizarro, porque é quase como se Lukács conhecesse Marx melhor do que o Engels.
@lbzera4 жыл бұрын
Que lukácscianos fazem isso? Me parece que é algo que vai contra o próprio Lukács.
@marlonwhistner4 жыл бұрын
@@lbzera tem uma afirmação do próprio Lukács que afirmava que os livros de O Capital do Marx editados pelo Engels não serviriam pra muito, porque o Engels teria alterado demais os textos. E já li alguns caras sendo ainda mais radicais, afirmando que a obra do Engels seria o motivo das simplificações posteriores no marxismo. Um desses é o Sérgio Lessa. Já vi ele falar isso em uma palestra e em algum vídeo no KZbin também.
@marlonwhistner4 жыл бұрын
@@lbzera a afirmação do Lukács que eu menciono aparece algumas vezes, de diferentes formas na Ontologia do ser social I.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Ok Marlon Whistner. Farei um vídeo com mais detalhes.
@KiasomNogueira4 жыл бұрын
Tá mais bonito man
@franciscolira66374 жыл бұрын
Ezequias Nogueira wtfkkkkkkkkkkkkkk
@marlonwhistner4 жыл бұрын
Não mente pra ele. Só a verdade é revolucionária... Kkk
@rafaelalmeida69084 жыл бұрын
O marxismo tão somente serve para analisar a sociedade capitalista. Basta ver a irrelevância do marxismo na Antropologia do modo geral. Tentativas de compreender os diversos tipos de sociedade e suas respectivas organização social a luz do Marxismo não tiveram sucesso. Comento isto, pois foi mencionado as análises de Engels e noutros vídeos de Marx sobre determinados povos. Caso alguém tiver alguma referência de antropologes marxista, por favor me traga.
@Filid4 жыл бұрын
O objeto do estudo do Marx é a sociedade capitalista e, por consequência, o método por ele abordado serve de análise à sociedade capitalista, querer transpor esse método para outras sociedades é garantia de problemas. Me recordo de ter visto no youtube uma aula do José Paulo Netto que ele abordava a questão, e mencionava vários autores não marxistas que faziam análise de sociedades antigas muito melhores que marxistas que utilizavam o tal "materialismo histórico". Aliás, sobre o tema do "materialismo histórico", o próprio Gustavo fez um vídeo a respeito: kzbin.info/www/bejne/oXXWdYKdeNZ7grM
@nelson8893 жыл бұрын
Vale a pena procurar pelo Maurice Godelier e o Alain Guerreau (esse não é antropólogo, mas estuda formações pré-capitalistas à luz do materialismo histórico dialético)
@carlosayresayres5997 Жыл бұрын
OLAVO TEM RAZÃO.
@matheus_codex954 жыл бұрын
Mudou o corte de cabelo? Ficou bom. Como alguem ainda começando nos estudos do pensamento revolucionário, gostaria de ver um video sobre o racha entre o Stalinismo e o Trotskismo, e como ele se reflete ate hoje nas diferentes organizações e partidos da tradição socialista. Se possível, fale sobre como voce começou seus estudos, quais as visoes que mais te aprazem e como esses conhecimentos teoricos se traduzem em práxis. Salve, Camarada. Abraço
@MarcelodeItapecerica4 жыл бұрын
Boa.
@euricofonseca85144 жыл бұрын
Pelo que sei, Engels é mais estatista que Marx. A maioria das citações usadas no livro de Lenine "Estado e Revolução" são de Engels, na explicação que ele faz da origem do Estado. Além disso, Engels usava um vocabulário mais popular que Marx, ou seja, enquanto que o Marx tende a usar termos mais técnicos, Engels tende a escrever numa língua mais acessível para o povo. Daí crer que no Manifesto Comunista (autoria dos dois) foi Engels que escreveu pelo menos até antes dos tipos de socialismo (utópico, pequeno-burguês, etc). Fica outra ideia que Marx formou-se em Direito e Filosofia (preferindo muito mais esta) e Engels teve formação incompleta (para trabalhar nos negócios do pai). Ambos conheceram-se graças a um artigo publicado por Engels chamado Esboço de uma Crítica da Economia Política nos Anais Franco-Alemães, onde trabalhava também Marx. Tal artigo inspirou Marx a estudar economia, pois graças ao contacto direto de Engels com as classes proletárias da fábrica de seu pai, ele já estava a estudar economistas clássicos como Adam Smith e David Ricardo. Nisto, Marx era mais o ideólogo, o cérebro, enquanto que Engels era o que vinha acompanhando o melhor que possível a sua inteligência, um agente que tanto intervinha nas sugestões a Marx como na publicação das suas obras (como foi o caso do Capital vol. I, em que não fosse Engels a sugerir para publicar logo em 1867, Marx nunca o faria em vida pelo seu perfeicionismo, em encontrar sempre algo para corrigir).
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Eurico. Difícil de comentar todas essas questões nesse curto espaço. Mas brevemente poderia dizer: 1) Existe certamente diferenças em Marx e Engels sobre o Estado. ao menos em alguns de seus aspectos. Mas é um longo debate. 2) Quem escreveu todo manifesto comunista foi Marx. É de dupla autoria porque Marx se baseou em outro texto de Engels (Princípios do comunismo) feito de perguntas e respostas. Mas cada letra da redação final se deve exclusivamente a Marx.. 3) Eu penso que o Estado e Revolução de Lênin é um dos textos mais anti-estatista do marxismo. 4) Certamente Engels tinha mais preocupações pedagógicas do que Marx. Mas isto se deve também ao fato dele ter vivido 12 anos mais tendo que publicar vários textos em um contexto que a Social Democracia Alemã crescera muito. Mas por vezes Engels é mais apressado, chega a certas conclusões sem a mesmo cuidado e cautela que caracterizava Marx.
@euricofonseca85144 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Muito obrigado pela reposta, boa continuação😉
@mauriciorthomaz4 жыл бұрын
por influencia do canal ele li novamente o prefacio da critica da economia politica , principalmente onde está contida a teoria da historia. Para Marx a historia é uma sucessão dos modos de producao asiatico, antigo, feudal , capitalismo e por fim comunismo;Teoria inaceitável porque nao é dialetica. É totalmente arbitrária.Simplesmente inaceitavel.O curioso é que ambos tinham a mesma opinião.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Engels foi o primeiro Stalinista!!! O chasin fazia assim: concordo, Marx, Discordo, Engels!!!