Outro dia eu deixei cair agua no chão e meu filho (ele tem 3 anos) olhou pra mim com toda ternura e falou: "molhou, mas a gente seca, mãe. Ta tudo bem, ta bom?!". Eu senti uma baita alegria, orgulho do como estou tratando meu filho. 😊
@Penelope.26 Жыл бұрын
Que fofura! 😍🥰 Você encheu ele de beijo depois disso, né?
@kmendes2878 Жыл бұрын
@@Penelope.26 sim, sim, sim🥰😍
@olimpiadiana6305 Жыл бұрын
Você está indo bem ! Continue assim ❤
@canaldodinhozinho Жыл бұрын
Pequenos gestos que antes p nós seria uma punição derrubar água, antes era motivo de uma surra , agora a criança pode olhar nos olhos do adulto e falar ,casa vez mais estamos nos tornando sociáveis, tolerantes, tenho fé na próxima geração
@Andreia-dz8hp Жыл бұрын
E você merece esse tratamento ❤
@pabloOliver1993 Жыл бұрын
a coisa mais cruel que um adulto pode fazer é impedir uma criança de sonhar e ser quem ela quiser ser.
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Mas a gente tem muito medo. Pq na adolescência muitos se perdem. E o Brasil foi construido pra estragar jovens.
@luamisteriosadaamazonia2024 Жыл бұрын
Concordo perfeitamente e entendo pelo simples fato de que isso aconteceu comigo. Estou passando por uma grande reconstrução pessoal, profissional e em especial espiritual.
@juligoncalves Жыл бұрын
@@luamisteriosadaamazonia2024sim, eu tbm. 😊
@ClaudiaSantos-gp8ko Жыл бұрын
Cresci acreditando que eu não era merecedora de nada. Estas crenças limitantes me acompanharam ao longo da vida e afetaram minha vida profissional, afetiva e emocional. Desde os meus 8 anos de idade tenho insônia, tive anorexia e depressão na adolescência sem nem ter noção do que era aquela angústia.
@Jessi-m1w Жыл бұрын
@@ClaudiaSantos-gp8ko Nossas histórias são um pouco parecidas. Desenvolvi insônia bem cedo, tanto é que hoje em dia minhas olheiras são bem proeminentes. Sinto muito pelo o que aconteceu, espero que você se recupere logo e seja feliz!!
@jessicaraylane3659 Жыл бұрын
Sinto isso na pele. Ter sido tão podada, criticada e repreendida q hj sinto q tenho uma trava com a minha própria expressão. Aprendi q a crítica é um assassinato psicológico q diariamente ano após ano vai destruindo sua autoestima e autoconfiança. Infelizmente muitas pessoas acabam criando seus filhos com muita cobrança, crítica, agressividade e acham q estão educando quando na verdade estão deixando o emocional daquela criança em frangalhos. É o famoso apanhei e nunca morri, não morreu mas carrega lá sua ansiedade, sua baixa autoestima e até sua depressão. A violência não está só em um grito ou um tapa, mas em palavras ditas com intolerância, criticismo, julgamento e desamor. As dores de um tapa com o tempo passam, mas as dores de palavras cruéis ficam reverberando no seu psicológico por anos.
@denisevegana Жыл бұрын
Concordo. Palavras (e a forma como é falado) podem doer muito mais do que um tapa.
@paulamaria4869 Жыл бұрын
Concordo.
@mylla8582 Жыл бұрын
Seu desabafo é mais pura verdade. Pena que os pais na ânsia de acertar, acabam destruindo o psicológico de seus filhos. Ninguém deveria ser pai/mãe sem antes fazer um curso que ensine as boas teorias da pedagogia. Sei que há um pouco de exagero nisso, mas é assim que eu penso. 🌺❤️
@mariaaparecidaabbate8825 Жыл бұрын
Verdade os pais não são seres perfeitos!
@ClaudiaSantos-gp8ko Жыл бұрын
@@mylla8582 Ninguém faz curso, é verdade, mas colocar amor ou não nas tuas ações é uma escolha.
@dumbenby7003 Жыл бұрын
Para a minha mãe sempre foi assim: ou você faz perfeito, ou é o fim do mundo. Uma vez fui cortar um pepino em cima da tábua de legumes para ser mais fácil, e o jeito que ela gritou comigo falando que o pepino tem que cortar na mão, apoiando com o polegar... parecia que eu tinha botado fogo na casa. Esse foi só um exemplo de como tudo tinha que ser do jeito dela ou tava errado. Hoje entendo que isso provavelmente se deve aos próprios traumas dela, mas as feridas na minha autoestima ainda estão aqui, estou tentando curar.
@domingassantos3670 Жыл бұрын
Entendo
@lanezedezede5877 Жыл бұрын
Ela reproduziu o que entendeu da infância dela. Depois do episódio tenta conversar em outro momento que ela n precisa gritar era só ensinar que queria daquele jeito!
@lanezedezede5877 Жыл бұрын
@@ivi8060 Dra Anahí me ensinou sobre romantização de laços familiares. Que pessoas são boas ou más independente de ser mãe, filha, avós. Simplesmente pessoas. Se vc tiver uma mãe ruim vc n precisa conviver com ela e tudo bem!
@paznomundo4549 Жыл бұрын
A minha mãe gritava 2 horas se cortasse a banana redonda pra fritar tinha que ser de comprido .
@analucas2237 Жыл бұрын
Até me veio lágrimas nos olhos, sei o que é isso, o que mais ouvi na vida foi "tá errado", só por não fazer do jeito dela(mãe). Por essas e tantas outras situações, hoje eu não consigo me realizar em nada, por não ter autoconfiança, autoestima, me sinto incapaz e incompetente (aliás palavras que já ouvi).
@primula2682 Жыл бұрын
Culpar uma criança por situações das quais ela não tem maturidade para saber que a culpa não é dela é uma das coisas mais cruéis que um adulto pode fazer a uma criança.
@devassena Жыл бұрын
por que culpando o inocente ,se tira das costas a sensação de peso do seu próprio erro . muitos pais que culpam o filho ,e pq o errado e ele .
@Fernanda-yr2ry Жыл бұрын
Quando era criança minha cachorra estava no cio e eu sem querer deixei ela sair na rua e ela engravidou, lembro da minha mãe me xingando por anos e dizendo q era culpa minha aquilo, eu devia ter uns 8/9 anos, até hj quando lembro dela brava sinto coração bater forte 😰 e olha q já faz mais de 20 anos… ela dizia “eles vão morrer de fome na rua e a culpa é sua”, e mesmo anos depois ela falava “se vc n tivesse feito tal coisa né … não teria acontecido”
@PeX218 Жыл бұрын
@@Fernanda-yr2ryVocê deveria dar uma bofetada forte na cara dela e falar “se você não tivesse dito isso, não teria levado um corretivo”. Mas ficam aí achando que mãe é um anjo ou que tem sangue azul e caga cheiroso…
@Fernanda-yr2ry Жыл бұрын
@@PeX218 coitada, eu era só uma criança
@thaynasilva9092 Жыл бұрын
Gostaria de sair do lugar que me adoece... Aos meus 28 anos, vivo nessa situação até hoje. Eu e meu irmão sempre fomos os filhos de ouro que nunca deram trabalho, todos elogiavam, mas só Deus sabia como era em casa. Eu nunca podia brincar na rua, nunca podia ter amizades, não podia conversar com meninos, quando fazia algo errado era no grito e na humilhação... Hoje sinto dificuldade de fazer amizades, tenho baixa autoestima, não sei demonstrar sentimentos, sinto minha vida travada pois tudo o que eu fazia e as vezes ainda faço, é esperar que eles aprovem uma decisão minha e me deem o devido apoio. Tenho muita ansiedade e não consigo resolver meus problemas pois fui criada na dependência. Hoje o tratamento com gritos e humilhação não mudou, continua a mesma coisa... Muitos pais acreditam que sustentar filhos basta, mas a raiz de todos os males vem da infância. E se o ciclo não for quebrado isso irá passar de geração em geração.
@devassena Жыл бұрын
vc disse tudo .
@Biabrasilia Жыл бұрын
Arrume um meio de se sustentar e um lugar para morar que não seja perto demais deles, aos poucos você vai adquirir + confiança, eu já passei por isso e hoje quando olho para trás sempre me pergunto pq não sai da casa da minha mãe mais cedo já que era financeiramente independente desde os 20 anos, acabou que só saí com 26 anos por causa das minhas inseguranças.
@deborasoaresaraujo8028 Жыл бұрын
Disse tudo
@thaynasilva9092 Жыл бұрын
@@devassena 1. No momento estou terminando minha graduação. 2. Sim, inconscientemente eu fujo de conversas. 3. Constantemente, sempre acho que nunca vou prestar para alguma coisa é me cobro muito quando faço algo e não sai do jeito esperado.
@PeX218 Жыл бұрын
@@thaynasilva9092Com todo o respeito, mas 28 anos já é idade pra ser avó, e você ainda vive como adolescente. Arrume um trabalho e tenha seu espaço, seu domínio. É simples, mas não é fácil, mas também longe de ser impossível. Tome as rédeas de sua vida
@victoroigres9792 Жыл бұрын
Nossa, eu fui essa criança na infância. Não tinha ninguém pra me ouvir, não podia me expressar, sempre fui silenciado e no fim isso afetou todos os meus ciclos da vida. É muito angustiante crescer assim
@wallacesousuke1433 Жыл бұрын
Sofri muito com um pai narcisista e uma mãe cheia de ansiedade e superprotetora, vivi como prisioneiro em casa a maior parte da vida, hoje n consigo me virar e sofro de ansiedade social e generalizada extrema, nem emprego tenho
@victoroigres9792 Жыл бұрын
@@wallacesousuke1433 Eu super te entendo, meu querido. Tenta ver atendimentos em universidades, é o q tenho feito pra tratar minha saúde mental e reverter esse quadro, vai te ajudar também
@wallacesousuke1433 Жыл бұрын
@@victoroigres9792 atendimento em universidades? Eu vivo numa cidade pequena de Sergipe, não sei como seria o processo aqui, só me resta ir ao SUS local, ou ter de pagar por psicólogo particular. Que tipo de terapia/tratamento vc faz?
@victoroigres9792 Жыл бұрын
@@wallacesousuke1433 Ahh,, cidade pequena é mais difícil mesmo. Mas eu fiz o seguinte, eu fui no SUS e falei com a psicóloga, e ela me indicou atendimentos nas faculdades, com o custo bem baixo. Eu só consegui atendimento através disso, mas devem tem psicólogos q atendem remotamente também
@wallacesousuke1433 Жыл бұрын
@@victoroigres9792 aqui tem um centro com psicólogo, psiquiatra, mas só atendem uma vez por mês, minha irmâ acha muito pouco. Nunca tentei remotamente. O que piora é que além do psicológico eu tenho problema no coração, prolapso mitral, algo assim, aí fico morrendo de medo de sair e ter um treco kkk aí as coisas que sinto nunca sei se é o coração, a ansiedade, ou ambos juntos.. Como vc tá hoje em dia?? COnsegue levar uma vida relativamente normal?
@allice_angell Жыл бұрын
Uns crescem se sentindo inferior, e outros crescem ansiosos por ter a vez de humilhar alguem
@fadep2024 Жыл бұрын
“O sonho do oprimido é um dia se tornar o opressor “ Paulo Freire
@meeeeet_lye Жыл бұрын
Pessoas mau amadas infelizes que não conseguem se sentir bem sozinhas aí aproveitam dos outros em condições de necessidade para se sentirem bem jogando seus problemas e humilhando , parasitas
@balaiodeassuntos Жыл бұрын
@@fadep2024 “Do oprimido” é muita gente. Pecou pela generalização.
@rodomar4241 Жыл бұрын
Vdd. Cada um reage de um jeito ..
@Natybsg Жыл бұрын
Sim. E aí, se deparam com uma criança chamada "filho", com quem podem fazer isso sem ser condenados e escondidos dentro de casa. Tem pai e mãe que faz por maldade e ausência de empatia SIM!
@regina3030 Жыл бұрын
Minhas emoções nunca foram válidas, isso fez com que ficasse muito controlada, adestrada e infeliz.
@janesoares7089 Жыл бұрын
Hj entendo porque sou assim,fui escrava da obediência as meus pais, e sempre achei que poderia levar o fardo de todo mundo,e isso me destruiu em parte,ainda bem que te achei Dra mariza, te admiro muito.
@UmNome320 Жыл бұрын
O que você fez?
@weltonoliveira4708 Жыл бұрын
Cresci achando que qualquer desobediência a autoridade dos pais era errado, mas a verdade é que eles também são seres humanos, assim sendo, também são falhos. Na minha família ficou claro que quem desobedeceu onde deveria se desenvolveu melhor Mas o grande fato é que eles estavam criando filhos para um mundo que não existia mais
@lorenaoliveira7447 Жыл бұрын
@@weltonoliveira4708 sim exatamente
@nelialvanoz5751 Жыл бұрын
Imagina quando essa criança é filha de criação. O tanto de problema que carrego comigo e ainda tenho que ouvir que devo ser grata 😢
@janesoares7089 Жыл бұрын
@@nelialvanoz5751 que o senhor te abençoe minha querida,e que vc fique bem procure algo que te faça feliz e se apegue a isso,as vezes coisas bem simples nós completam,como ler por exemplo.
@tatianateixeiratavares Жыл бұрын
Eu cresci com a sensação de não existir, de não saber quem eu sou. Só depois de fazer terapia eu entendi que sofri bulling no ambiente familiar. Eu sou uma pessoa tímida e reservada e me diminuíam por isso, principalmente na minha adolescência em que acabei me isolando e deixando de ter uma vida normal. Me tornei uma adulta insegura e medrosa, agora que estou um pouco melhor, depois de algumas sessões. 😔
@tatianateixeiratavares Жыл бұрын
@Geillis Obrigada! Também me identifiquei com a sua história. Sucesso na sua vida 🥰😘
@jordaniaferreirademelo1747 Жыл бұрын
Nossa me identifiquei com a situação de vocês, ainda hoje tenho dificuldade com o falar .
@marimoraes5823 Жыл бұрын
Eu me identifiquei com seu relato, tenho 45 anos, isso me afeta até hj.
@samara2860 Жыл бұрын
Estou exatamente assim
@bn0102 Жыл бұрын
Dependendo do psicólogo (a) não resolve nada! A minha psicóloga diz que o narcisismo é bom e que estou agindo igual criança, e isso não é verdade! Se a pessoa cresce sem vencer aqueles traumas e medos, humilhações, xingamentos, gritos que ouvem quando criança é óbvio que fica aquela espécie de "criança ferida' ou seja, adulto com as feridas daquelas época.
@carolgoesbrazenglish Жыл бұрын
Tem pais q seguem tratando os filhos desse jeito mesmo depois q eles ficam adultos... E fazem igual com os netos... E sofrem quando esses filhos e netos se afastam deles... Eles não tem noção disso
@reneezmp Жыл бұрын
Quando eu era criança meus pais brigavam muito, todos os dias, de gritar sem parar um pro outro. Lembro de um dia, por volta dos 4 ou 5 anos, que comecei a gritar junto falando que queria mudar de família. E lembro deles espumando de ódio me colocando pra rua à noite dizendo que era pra eu achar outra então. Fiquei lá não sei quanto tempo. É minha primeira memória de desespero e medo e rejeição.
@Natybsg Жыл бұрын
É que a criança não pode se defender. Tem pessoas que fazem por maldade sim, e essas pessoas se tornam pais e se tornam mães; formam famílias e convivem com elas.
@TheCoffeeCat Жыл бұрын
Sempre fui muito mal tratada pela família da minha mãe. Ela é narcisista oculta e faz campanha difamatória sobre mim desde a minha infância. Só sei que me tratavam pior que filha de empregada, e em viagens prolongadas pra junto da família (meus verdadeiros pesadelos), só quem ligava pra mim eram justamente as filhas das empregadas, que se tornavam minhas amigas. Minhas primas, só faltava baterem em mim. E digo que até hoje tenho a tendência de colocar as necessidades das outras pessoas acima das minhas. A sensação de inferioridade é real, e não tem afirmação positiva de auto-amor que tire.
@aquelaquevocenaoconhece1145 Жыл бұрын
Me vi nesse comentário.
@rosimarianascimento9826 Жыл бұрын
Eu também.É.triste.
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Triste.
@paulaalbuquerque695 Жыл бұрын
Meus pais e minha mãe pior. Foi pior. Hoje rompi com quase toda a família, porque escolhi a mim e te digo, se escolher é um exercício cotidiano, vc tem que se maternar. Mas eu tinha a noção de que deveria me acolher então eu o fiz. Se eu soubesse a felicidade que me causaria, teria rompido com familiares antes. Primeiro passo é tirar sua família do pedestal.
@ivi8060 Жыл бұрын
O Corpo Guarda As Marcas de Bessel Van Der Kolk é um livro sobre Trauma excelente e está me ajudando muito.
@PriscilaSwami Жыл бұрын
Infelizmente luto dia apos dia pra curar o trauma que minha família deixou em mim qdo era criança
@alvinaguedes284 Жыл бұрын
a superação,a melhora é um dia de cada vez,tudo muito natural,sem impor muitas regras.afinal é vc que tem que se sentir bem com as mudanças e não os outros,na verdade a gente só muda, quando não nos deixamos ser influenciados por ninguém.foi só que comecei a mudar.quando a opinião do outro ficou de lado e eu preferi arriscar na minha opinião.eu quero que vc realmente se supere e o mais legal é quero que seja feliz,
@nutrisemdietas9035 Жыл бұрын
Faça terapia . Procure uma linha cognitiva comportamental que vai mais rápido !
@ivi8060 Жыл бұрын
O Corpo Guarda As Marcas de Bessel Van Der Kolk é um livro sobre Trauma excelente que me indicaram e está me ajudando bastante.
@milarosenrot Жыл бұрын
Minha querida, eu tbm sofri coisas horríveis com literalmente todo adulto da minha família, pai, , mãe, avós e tios e tias. Vivi anos me culpando por ser quem eu sou com depressao… enfim o que eu queria mesmo dizer é que me arrependo de não ter procurado um psicólogo antes, estou há 3 meses fazendo terapia 1 vez por semana e minha visão de mundo e sobre mim mesma mudou completamente. Mas não é mágica, tenha paciência que demora pra ver os resultados. Vou continuar fazendo terapia por mais um bom tempo pq quero atingir o meu potencial máximo. Por favor procure também. Você vai conseguir curar suas feridas também. Fica em paz meu anjo.
@irmaonetodasilva2754 Жыл бұрын
@Priscila , entendo sua dor , também fui vítima de uma família disfuncional. Algo que tem me ajudado muito a superar é ter feito terapia com um terapeuta da TRG, metodologia terapêutica criada pelo professor Jair Soares. Recomendo muito.
@alicemaidanadasilva8200 Жыл бұрын
Comigo aconteceu dos meus pais passarem todas as dores deles para mim, fui a mais afetada por ser a filha mais velha. Era exatamente o pensamento que eu tinha: vou ficar quietinha no meu canto para eles não terem mais aborrecimentos, me anulava completamente em prol da "harmonia da família" e não adiantou de nada. Depois dos 20 percebi o quanto isso tinha feito eu ser uma pessoa sem personalidade e sobrecarregada. E sobretudo não conseguir compartilhar esse sentimento com a minha família, tenho dificuldade de falar sobre isso, quando tento me expressar não compreendem e saio por vitimista, então nunca mais me expus pra eles. Meus irmãos mais novos que foram mais "poupados" desse inferno são mais saudáveis psicologicamente estão seguindo com a vida. Enquanto eu estou toda quebrada só o caco emocionalmente tentando colar os pedaços, me reconstruindo um dia de cada vez. Obrigada pela abordagem desse tema.
@jaquelinemoura3287 Жыл бұрын
Me descreveu
@giselekaiser9511 Жыл бұрын
Passei também por isso com uma mãe narcisista que só gritava e pegava às minhas coisas para dar a quem não precisava sem me consultar.
@mariannaleao9234 Жыл бұрын
Somos duas
@jesuseasalvacao1584 Жыл бұрын
@@giselekaiser9511 Minha mae tbm era e ainda é assim narcizista mesmo depois de mais velha nunca mudam,quando eu trabalhava eu ganhava já uma mixaria ela pegava todo o meu pouco dinheiro,e tbm ela mechia nas minhas coisas dizendo que eu estava escondendo alguma coisa dela,eu não tinha o que esconder dela,ela fazia e falava MTS coisa errada e eu não podia cotraria lá ela,que eu já apanhava,e MTS vezes de graça minha história e longa mais leve a Deus,isso e uma doença...
@ana7celia Жыл бұрын
@@giselekaiser9511 essa foi a minha vida 😢
@mileneapereira Жыл бұрын
Quando criança eu desabafei que era abusada pelo "meu irmão", minha mãe disse que aquilo era "normal" porque viviamos no interior e aquilo era uma brincadeira... inclusive disse que foi abusada quando jovem, porém não teve relação sexual porque saiu correndo naquela situação. Novamente me senti a pessoa mais triste e imcompreensível, muitas vezes quis dar fim em tudo... Sou adotiva, então vivi muitas negações ao longo da minha infância... Hoje vivo muito bem na minha solitude, não ter validação e pseudo amor das pessoas me tornou uma pessoa livre! prefiro lidar sentimentalmente com bichos, pois são mais humanos.
@lanezedezede5877 Жыл бұрын
Caramba Que bom que vc tá bem! Vc resignificou sua vida!
@nataliamoreira134 Жыл бұрын
Vc tem contato com essas pessoas, mãe e "irmao"?
@andreamendoncadeoliveira764 Жыл бұрын
Tb prefiro os bichos. São mais gratos, mais amorosos
@mirella7673 Жыл бұрын
Acho que ser "humano" não é um elogio
@Nancy-uk6eq Жыл бұрын
Você está certíssima.
@loopcriativo8727 Жыл бұрын
Quando criança eu era muito tímida, travada e era fortemente criticada sobre isso. Apresentava alto grau de dificuldade em fazer amigos na escola e sempre me peguei me comparando com qualquer pessoa até mesmo da escola e me considerando abaixo, sempre somente fazendo o que eu achava que se fizesse minha mãe ou as pessoas aprovariam, caso contrário por mais que eu quisesse, eu não fazia. Não dei trabalho pra minha mãe, como ela mesmo diz, era quietinha, hoje sou a adulta que tem autoestima baixa, ansiedade e que ainda têm dificuldade de fazer amizades, ser quem eu sou e permitir uma autenticidade com medo da crítica porque quando criança todas as minhas tentativas em ser autêntica foram podadas com nãos e opiniões negativas. Isso me prejudica demais e mesmo com terapia é difícil de “me livrar”. Pais, deixem seus filhos opinarem, errarem, pelo amor de Deus. Se não têm capacidade não sejam pais, aquelas crianças se tornarão adultos na sociedade😊
@battfla6948 Жыл бұрын
Você já fez uma avaliação para saber se está no espectro autista?
@PeX218 Жыл бұрын
Eu era assim também e ainda tenho traços até hoje. A solução que encontrei veio da bravura. Melhor ser visto como um anti-herói impiedoso do que como um plebeu sarnento e passivão. Você que lute
@brunoximenes2454 Жыл бұрын
Sua história é exatamente igual a minha. Sinto muito por vc amiga 🙏
@kate-oliveira Жыл бұрын
Isso é real, aconteceu comigo e até hoje tenho seqüelas... A história do copo nossa idêntico, se eu e minhas irmãs quebrassemos algo era o fim do mundo, não podíamos bater palma, mastigar chiclete e fazer aqueles estralos era proibido. Vim aprender andar de bicicleta (com rodinha) aos dez anos, afinal era muito difícil pra mim que não faço nada "direito". No tempo que morei com minha mãe ela nunca nos ensinou a cozinhar porque mexer com fogo era muito perigoso eu não ia conseguir... nem tenta! Ja adulta, anos depois de sair de casa e conseguir ir vencendo essas concepções limitantes, resolvi comprar meu primeiro carro com muito esforço, e escutei: vende esse carro, isso não é coisa para você, é muito perigoso e arriscado. É muito prejudicial ser criado dessa forma.
@CarlosAlberto-up6pt Жыл бұрын
Muitos pais distroi vida dos filhos, e aí depois de adultos não sabem porque se tornaram um Zé ninguém.
@devassena Жыл бұрын
vdd
@wallacesousuke1433 Жыл бұрын
Eu 100%, 34 anos e um completo Zé ninguém sem nenhuma conquista na vida
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
Quando você ver aquele idoso no asilo sem receber sequer uma visita, pode pesquisar que coisa boa ele não fez.
@nutrisemdietas9035 Жыл бұрын
Pra quem está lendo esse comentário eu quero dizer que eu sinto muito pela sua dor e compreendo mas hoje vamos correr atrás de nós cuidar porque DEVEMOS ser a pessoa mais importante da nossas vidas. Eu imagino que aqui deve ter muitas pessoas filhos de pais narcisistas ou disfuncionais e que hoje carregam grandes traumas. Vamos ficar no presente : procure uma terapeuta ( eu sugiro a cognitiva comportamental) que vai mais rápido e desenvolva um grande amor por si mesmo a ponto de se curar e transbordar na vida das pessoas e aprendendo com o passado .
@deborasoaresaraujo8028 Жыл бұрын
Verdade
@t.almeida681 Жыл бұрын
Eu fui essa criança. Muito elogiado só por ser homem.
@katia1697 Жыл бұрын
Sou mãe. Estou aqui tentando entender se eu fiz algo q colaborou com a baixa- autoestima da minha filha... Ser mãe é difícil! Atender todas as demandas, em todos os aspectos, dos filhos, é difícil e nem sempre conseguimos ser tão racionais e lidar tão bem assim com as situações. Eu estava preparada para cuidar do físico da criança, nunca imaginei que o psicológico fosse tão trabalhoso. Agora é bastante discutido, na época não! Foi no começo da internet. Havia revistas, mas as teorias sobre educação e o foco também passam por transições.
@devassena Жыл бұрын
eu tenho uma técnica ,tudo o que passei de dor ,trauma e sofrimento eu procuro nao aplicar nos meus filhos .eu nao vou bater em ninguém na frente dos outros para me sentir superior , eu nao vou bater pq uma boa conversa resolve . tenho 3 . 17 ,20 e 21 anos . pensa em uma turma tranquila ,boa e que me acha diferente .
@katia1697 Жыл бұрын
@@devassena fico realmente feliz por você! 😊 Tive uma infância pobre mas muito feliz. Essa técnica uso com todo mundo: não faça nada a ninguém o que não gostaria que fizessem comigo. Mas mesmo assim cada criança tem uma personalidade diferente, assim como todos os envolvidos na formação dela. Então acredito que não exista uma fórmula mágica, uma receita de bolo, um manual de criação. Veja: antigamente havia o programa da Super Nani. Tempos depois já vi declaração de uma adolescente que qdo pequena foi criada com esse método, de cantinho de reflexão e como isso a abalou emocionante. Já participei de uma palestra em que a mulher tinha 2 filhos. O primeiro ela criou com limites de gastos, ele cresceu e virou consumidor compulsivo. O segundo ela fez diferente pq teve mais condições. A teoria dela é: dê tudo o que seu filho pedir, que qdo crescer ele se tornará econômico. É a conclusão que ela tirou com a criação dos filhos 🤷🏻♀️ Será que funciona para todas as crianças?
@patydodoug Жыл бұрын
Eu te entendo. Nunca tive dificuldade em cuidar das minhas filha na infância. Mas foi só entrar na pré adolescência, que estou totalmente perdida. É muito difícil!!
@famberna Жыл бұрын
Por que vc não pergunta isso aos seus filhos? Talvez seja esse o caminho, para que vc obtenha a resposta.
@katia1697 Жыл бұрын
@@famberna Obrigada pela empatia. Já conversamos, ela não me culpa, é um doce de filha, sempre está a me proteger. Ela acha que a falta de autoconfiança é devido ao bullying na escola, mas sei que eu poderia ter sido melhor como mãe. Não soube lidar muito bem com o temperamento dela e eu vivia estressada por problemas familiares, então há coisas de que me arrependo muito.
@Mylenabr Жыл бұрын
Nós não “somos” as opiniões nem ilusões dos outros ao nosso respeito (incluindo os pais) O problema é q não somos instruídos a olhar pra nós; é dito q tem q ser assim, por causa disso e daquilo, é assim q é a vida, as pessoas têm q ser assim… e por aí vai!!! Nascemos em um mundo onde os “padrões” já estão formados e somos ensinados a entrar na “forma”
@daniwyro6860 Жыл бұрын
Pais dão tapas nos rostos de suas crianças sabendo que não poderão fazer nada, são indefesas, pequeninas e frágeis. Elas não se defendem, e se tentarem, irão sofrer "as consequências pela falta de obediência". Ser espancado na infância dói demais, ver seus irmãos serem agredidos também dói muito mais. Eu sei as consequências da agressão na infância, por isso não quero isso para meus irmãozinho. Que a justiça seja feita quando o Senhor voltar
@saycog1084 Жыл бұрын
Prometer, não cumprir e nem explicar. Nunca pedir perdão a uma criança.
@MaosCriativasRc Жыл бұрын
Eu fui extremamente tolhida quando era criança, e hoje sou totalmente descompensada, tenho síndrome da impostora, acho que não faço nada direito, que não mereço nada... É tão ruim 😥
@olimpiadiana6305 Жыл бұрын
Também seria bom os pais saberem primeiros socorros. Por que a criança vai se machucar durante esses explorações do ambiente
@viniciussolitario7910 Жыл бұрын
" pq q eu sou assim/ pq eu faço isso" são as coisas que mais me pergunto. Eu tenho bastante ansiedade social, eu acho que tá todo mundo me olhando, que minha aparência é feia, q vão achar isso. Sinto até vergonha de ir nos lugares ou comprar algo, medo de as pessoas me verem comprando algo ( lanche, alguma besteira) e eu n sei como reagir, não q eu seja uma pessoa ruim, que não dividi as coisas
@viniciussolitario7910 Жыл бұрын
Eu tenho 17 anos agr, e sempre me pergunto de onde isso vem, na infância, não lembro MT, mas acho que entre 7 a 9 anos, eu não era assim, eu fazia muitas coisas, ia comprar coisas que meus pais mandavam. Depois viajei para casa da minha vó, após a separação dos meus pais, tinha uns 11 anos
@viniciussolitario7910 Жыл бұрын
Lá na escola de lá, era bem interior, eu morava num sítio e etc. Lá na escola eu sofria MT bullying, eu não era a melhor pessoa, tipo eu podia " zoar" alguém, mas não no nível que eu sofria, todo mundo tirava onda de mim. A escola tinha alguns espaços, vários buracos na parede, não que a escola fosse velha, mas que o designer da parede era assim, aí aparecia as vezes algumas pessoas e ficavam falando, me zoando, chamando de apelidios
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Vc deve ter sofrido marcaçào cerrada. Não sinta culpa. Melhore sua auto estima..
@jaquelinemoura3287 Жыл бұрын
Mais ou menos assim ,comigo
@devassena Жыл бұрын
e o que implantam nas nossas mentes .
@claudiamartins7200 Жыл бұрын
Acho que o mais dificil foi não poder externar meus desejos,medos, pensamentos, sentimentos. Por que eles não tinham importância e eu não poderia criar mais problema do que já existia, pelo contrário. Cresci sem saber o que eu queria, sem saber me expressar, sem saber quem eu era, a única coisa que eu sabia fazer bem era servir aos outros. E agora quando minha mãe foi pra casa de repouso, quando o casamento acabou e minha filha é adulta, tenho espaço pra saber o que quero fazer e estou me dando a liberdade de fazer o que eu quero. Estou cuidando de mim, e isso é muito estranho pra mim. Tenho que me focar pra continuar me cuidando e me descobrindo todos os dias. Antes tarde do que nunca.
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Eu também ando bem estranha. Depois de viver inferno
@Fernanda-yr2ry Жыл бұрын
Vc ainda deu sorte da sua mãe estar na casa de repouso, se não era mais um peso p vc carregar
@saycog1084 Жыл бұрын
Desconta-se muito na criança as frustrações da vida adulta. Tem gente que parece ter filho só pra usar dessa forma.
@samanthaabreu782 Жыл бұрын
Eu fui aquela criança diminuída pra caber, na escola eu sempre me esforçava pra fazer o melhor e ninguém nunca via, nunca recebi um elogio pela minha vontade de fazer as coisas, e sempre via os amigos fazendo o mínimo e recebendo inúmeros elogios, hoje sinto que tenho dificuldade pra colocar projetos em prática e me expressar, tenho sempre a sensação de não ser vista.
Жыл бұрын
E tem gente por aí pregando que tem que oferecer dificuldade aos filhos para eles ficarem fortes. Olha o absurdo. Mas você ainda pode se reerguer, trabalhe seu autoconhecimento
@lurdesvale1233 Жыл бұрын
Os pais sabem o que fazem e, por vezes, fazem mal porque lhes dá prazer. Não vale apena seremos líricos. O discernimento de cada um influência a vida de todos.
@vaniasouza237 Жыл бұрын
Faz sentido. Se eles aprenderam de tal modo e sentiram dor, não me parece adequado reproduzir...
@mylla8582 Жыл бұрын
Mas sim: é reprodução. Ninguém dá o que não tem dentro de si. Se os pais não foram crianças amadas pelos seus, obviamente não saberão amar. No mínimo, terão muita dificuldade pra fazer diferente. É só minha opinião. 😜
@cristianemazzarocris9542 Жыл бұрын
@@mylla8582 exatamente isso, e como disse Jesus, PAI, PERDOE OS, POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM .Não sabem pois só estão reproduzindo o que um dia aprenderam como certo, da nossa parte é perdoá-los, ama-los e seguir em frente clamando a Deus ppr nossa cura,o sangue de Jesus tem poder para isso.
@devassena Жыл бұрын
exatamente
@devassena Жыл бұрын
@@mylla8582 mas pode fazer o contrario nao? pq se eu recebi coice , eu dou aos meus flores . eu faço bem diferente . minha caçula tem 17 e ja me disse : vc e tao boa com a gente , eu explico a eles que minha infância foi um pandemônio .
@fabianalacerda5685 Жыл бұрын
Passei por isso na infância. Cresci insegura, baixa autoestima, dificuldades pra me relacionar com as pessoas e tomar decisões. Fui a criança boazinha, achava q iriam gostar mais de min se eu fosse assim.
@olimpiadiana6305 Жыл бұрын
Eu te entendo
@reginapinheiro02 Жыл бұрын
A comparação com outras pessoas, outras crianças... é terrível
@starliner1649A Жыл бұрын
Amanhã é meu aniversário, quero ficar sozinho, desejo não ter nascido. Desperdicei os melhores anos de minha vida com pessoas que nunca mereceram minha dedicação.
@marilialopess1 Жыл бұрын
Feliz aniversário.Desejo tudo de bom para você!Não pense assim.Recomece! 🧠👍🏾
@starliner1649A Жыл бұрын
@@marilialopess1 Obrigado...recomeçar qualquer coisa aos 64 é desanimador ... de qualquer modo agradeço.
@devassena Жыл бұрын
as vezes e o que tento ... parabéns atrasado p vc ,mas de coração .
@analuciacordeiro7336 Жыл бұрын
Criança não tem que querer,fala do pai 😢
@Daniela2009ist Жыл бұрын
Exemplos do que aconteceu comigo: minha mãe não tinha paciência nenhuma e durante uma lição de português, ela se irritou e foi até o quarto dela e pegou a arma do meu pai e ficou apontando pra minha cabeça e gritava a resposta certa. Eu tinha 6 anos. Ela adorava me chamar de coisas horríveis, fazia me sentir uma intrusa, inconveniente, estranha... Só aos 13 anos descobri que fui adotada. Mas sempre soube, nunca me senti pertencente a família. Hoje, ainda continuo com essa sensação de não pertencer a nenhum grupo, tenho dificuldade de criar vínculos, de confiar nos outros, tenho dificuldade de me expressar (ela me desmerecia total). A crueldade dela foi intencional sim.
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
É grave, hei? A ponto de apontar uma arma pra sua cabeça, é grave a coisa.
@thaynaradamaceno6171 Жыл бұрын
Meu deus😮
@irenevss8531 Жыл бұрын
Sou filha temporã, me lembro q wuando criança sempre deixava as coisas caírem, ou eu mesma tropeçava e caia muito, e algumas vezes quebro alguma coisa na minha casa ou na casa de alguém...e até hoje minhas irmãs falam: cuidado, não levem sustos a Irene está na cozinha!!! Muitas vezes meu pai reunia os 9 filhos para conversarem sobre o nosso futuro e o que ia deixar pra gente. Eu quando pequena não ligava pra isso, e nunca falava nada... Quando tinha 12+/- anos, meu pai chamou os filhos para "conversamos" sobre nosso futuro, o que muitas vezes acabavam em brigas homéricas de um ficar sem falar com outro! E nesta reunião eu resolvi dizer o que pensava sobre o assunto, e a minha irmã mais velha de todos disse quem é vc pirralha para se meter em nossos assuntos. E eu disse: sou tão filha quanto quanto vc é: prazer eu sou a filha caçula... Minha irmã ficou muito sem graça e a partir daí eu participava de todas as reuniões. Secretamente meu pai me disse: parabéns vc quebrou a crista dela😮... Mas depois q meu pai se foi de uma hora pra outra eu passei a carregar o fardo da família que é sobre a divisão de bens, e é bem ruim pois não gosto de ser a que decide tudo, só porque eu tive mais estudo.
@BrunaMartins-ct7rm Жыл бұрын
Quando eu era pequena eu passei por "muitas mãos". Tive muitos cuidadores diferentes, sempre trocando. Hoje em dia eu penso que quando era criança nunca pertenci a lugar nenhum. Eu sempre fui a criança que só tentava não atrapalhar ninguém. E hoje em dia ainda sou, na verdade...
@sandramaramartinssoares1454 Жыл бұрын
Bem eu, muito triste
@PeX218 Жыл бұрын
Visite um orfanato.
@topppppp7871 Жыл бұрын
Putz!!! 🤦🏻♂️ Passei muito por isso tudo... 🤦🏻♂️ Foi assim que meus pais me criaram... Passei por tanta coisa... Minha imagem pessoal comigo mesmo era muito ruim. Acabei criando um monte de maneiras de conseguir mudar essa imagem que acabei me tornando uma pessoa tipo "especial". Kkk Busquei ficar bom em um monte de coisa, muita musculação, muita dedicação, muito estudo, fiquei bom em seduzir garotas, me tornei um pouco narcisista mas já tem tempo que tenho desmanchado esse narcizismo... Enfim. Me me sentia tão inferior que me tornei bom em um monte de coisas... Me sentia inferior e busquei a todo custo crescer, ser bom nas coisas... Na infância aceitei muito desrespeito... Sinto que ainda tem em mim um pouco daquela imagem ruim, e crença de não merecimento. Mas isso tem mudado muito e sou uma pessoa muito mais bem resolvida hoje.
@lilian3650 Жыл бұрын
Marisa, eu percebo que passei muitos anos tentando me encaixar em um grupo, lugar...hoje aos quase 60 anos, me dei conta de que pertenço a mim.
@leti_ci_a Жыл бұрын
Não vi o video ainda mas só o título me deu um choque. Me sinto exatamente assim. Faço terapia e tomo remédio a anos. Me sinto inferior o tempo todo. Me sinto uma falha da natureza. Ainda hoje tive uma crise de choro por isso. Sinto culpa por tudo, até quando tropecei uma vez pedi desculpas pra quem passava na rua.
@alvinaguedes284 Жыл бұрын
Na infância e adolescência fui muito insegura,tímida por demais,mais agora na idade adulta estou me conhecendo melhor e vendo capacidades que a tes eu não observava,devido a complexo de inferioridade mais hj já superei muitas coisas que antes me faziam sofrer demais,hj me amo,me admiro,sou minha fã,me respeito ,me valorizo e ninguém mais ninguém mesmo consegue me colocar pra baixo,em certo momento não digo que um comentário desagradável não mexa com minha estrutura,as vezes pequenas coisas nos incomodam um pouquinho.mais logo dou a volta por cima e me levanto com uma força bem maior que a que eu tinha antes a fé, perseverança e o amor próprio é o meu combustível pra seguir vida adiante.
@cleidesilva5385 Жыл бұрын
Que bom que você superou! Eu ainda estou na luta. Já melhorei bastante, mas ainda há muito para ser superado.
@Rorobertarobis Жыл бұрын
Se aceitar e se amar faz mágica na vida de uma pessoa.
@edilzasouzasilva1391 Жыл бұрын
Estou agindo exatamente assim tbm !Depois de algum tempo de psicoterapia,estou superando meus traumas !
@direitafeliz2324 Жыл бұрын
Parabéns e continue assim. A vida é curta demais!!!
@alvinaguedes284 Жыл бұрын
Vi todas as mensagens obrigada pelas palavras e vim aqui especialmente dá o meu incentivo pra quem como eu entrei nessa fila da superação, não superei tudo , mesmo porque ninguém é 100 cento tudo ok, mais posso afirmar que melhorei e continuo buscando melhoras afinal a vida é um eterno aprendizado.boa noite a todos,e vamos lutar pelas superações,o impacto das mudanças não tem preço, só muita gratidão a Deus
@milabarbozaleao Жыл бұрын
Coloquem isso na TV no almoço de família
@barbararamoscavalcante628 Жыл бұрын
Porque na minha família vc só pode ser perfeito, se vc erra em algo vc está completamente sozinha. Vc é uma coisa pra gerar estatus não é um filho. Nunca me sentí realmente aceita nem amparada, nem apoiada em nada.
@tanias5937 Жыл бұрын
É um ciclo....que triste, tudo começa na infância...precisamos de terapia para enxergarmos tudo isso e não repetimos essas atitudes que minam o desenvolvimento humano.
@vaniagoncalves4843 Жыл бұрын
Na minha infância adolescência, adulta já, sofri tanto que muitas vezes tive vontade de desistir de viver,...me achando inadequada diziam que eu era muito branca, muito frágil, meus olhos claros tinha que usar óculos (pra esconder .. segundo essas pessoas) senão era isso ou aquilo entre muitas coisas, quando eu estava doente me deixavam lá sem remédio sem nada, cresci com muito trauma, casei achando que meu marido ia me traí,me tocar de casa... imagina tivemos dois lindos filhos vivemos harmoniosamente por muito tempo, percebi que as pessoas tem inveja da gente aí nos rebaixa até abaixo do chão... hoje se alguém falar que sou branca demais sou isso sou aquilo eu falo tudo que ela é tbm...
@ynglid Жыл бұрын
Nossa exatamente o que aconteceu comigo. Eu era branca demais precisava pegar uma praia. Que eu era frágil tbm não podia ir nos passeios de família. Já chegaram a dizer que eu sou um núcleo da família onde só existe eu. Fiquei muito traumatizada.. Depois tive muitas espinhas e foi um prato cheio pra me colocarem abaixo do chão. É tudo inveja.
@vaniagoncalves4843 Жыл бұрын
@@ynglid verdade, tudo inveja dessas pessoas que não conseguem ser a gente,ter a nossa força, cada um é do jeito que é, Deus criou assim e assim eu vou ser , resposta que dei a uma pessoa que veio fazer pouco caso de mim "em que a cor da minha pele ou minha saúde vai mudar sua vida?"calei a boca da fulana sem gritar, eles querem a gente pra baixo,mas não dou esse prazer a ninguém nem a minha mãe se viva estivesse...brilhe a vossa luz disse Jesus,a luz está dentro de nós é só deixar brilhar
@mylla8582 Жыл бұрын
Aprendi cedo sobre a inveja, graças a uma Mana mais velha do que eu. Ela me ensinou que ninguém tem o direito de apontar nossos "defeitos físicos". Que só quem gostaria de ser exatamente como eu é que fica nos desdenhando. E o nome disso é inveja Que bom que eu tinha apenas 13 anos e ao ficar triste, por uma colega ter dito em uma roda de amigas: se fosse você não sorria nunca. Perguntei a ela: por quê?! A resposta foi: porque vc tem a boca muito grande. Ao contar pra minha Mana ela me perguntou quem era essa colega. E me disse: pode ter certeza que ela queria ter dentes como os seus. O que ela lhe disse é a mais pura inveja, porque o seu sorriso é lindo. E nunca esqueça: gente feliz jamais vai sentir necessidade de menosprezar quem quer que seja. Só pessoas amarguradas, azedas, são capazes de machucar alguém. Lição de vida. Aprendi pra todo o sempre!! 🙏🌺❤️
@vaniagoncalves4843 Жыл бұрын
@@mylla8582 👏👏👏👏👏👏🙏
@Michelle-LS Жыл бұрын
Engraçado, quando era pequena, todo mundo dizia que eu era muito inteligente, que eu era bonita... não cansavam de repetir. Hoje, adulta, continuam repetindo a mesma coisa. "Vc é linda", "parece uma boneca"... "vc é muito inteligente"... mas a realidade é que não gosto de receber elogios, me acho feia, me sinto muito incapaz em tudo, não gosto de trabalhar porque me sinto burra, não consigo aprender as coisas porque sinto que estou sendo julgada, observada e acabo errando coisas simples, que saberia fazer até bem... acho que todos a minha volta nunca erram nada, porque não são burros como eu... cada vez que erro me sinto um lixo. Se eu só ouvia e ainda ouço coisas boas, não entendia pq me sentia assim... mas algumas lembranças me fizeram pensar... quando adolescente, minha mãe não me deixava ajudar com as coisas de casa, se qualquer um fizesse uma tarefa pra ela, ela reclamava e dizia que a pessoa não sabia fazer nada direito, e que só ela sabia fazer como se devia. Se eu não fazia as coisas de casa, ela dizia que eu era preguiçosa... mas eu não fazia porque tentava fazer e ela dizia que estava tudo errado e fazia tudo de novo. Ver ela fazendo tudo de novo e dizendo que eu não sabia fazer nada era humilhante, então deixava de fazer pra não sentir essa sensação ruim... por mais que eu visse que ela fazia isso com qualquer pessoa que quisesse ajudar, ou seja, que o problema estava nela, eu não conseguia mais me ver como capaz. Ela me elogiava para as pessoas, mas em casa me tratava assim. Não culpo ela, ela teve uma criação muito austera, e era uma boa mãe, mas tinha um perfeccionismo e não percebia que poderia estar fazendo mal. Essa simples atitude dela acabou impactando tanto que paralisou toda a minha vida adulta.
@moricoumori59575 ай бұрын
Me ensinaram que eu não tenho valor nenhum e que vim só pra obedecer os outros, agora que virei adulto estou ficando raivoso com tudo e frustrado. Me mudei pra fazer faculdade e senti todo o peso disso, não conseguindo ter habilidades sociais básicas, agora que estou melhorando por exposição
@edeh1979 ай бұрын
Criança e um ser humanos e merece todo o nosso respeito e amor.
@olimpiadiana6305 Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Adoro esse canal! Na infância meu pai disse que eu precisava dar uma desfibrilada no coração pra ter ânimo e criar sangue no corpo... Até hoje eu penso por que não fugi de casa; ou me alistei para adoção.... A verdade é que eu tinha anemia ferroptiva e só fui descobrir aos 27 anos.
@andreia2727 Жыл бұрын
Para ser pai ou mãe, acho que deveria ter um rede de apoio psicológico. Eu acho que estou fazendo as coisas certas, mas vejo a minha filha de 12 anos cada vez afastada de mim. Acho até que ela me odeia. Ela disse que sou chata e controladora. Os horários definidos para uso de jogos e celular nunca são suficientes. Ela não consegue cumprir os acordos. Tenho vontade de bloquear a linha do celular e bloquear o notebook de vez. Ela pediu para fazer judô, mas não quer ir na sexta-feira. Fica inventando desculpas. Eu sei que é para ficar jogando. Estou exausta. Sou professora, faço outra graduação EAD, cuido da casa. Só recebo críticas e olhares de ódio. Sinceramente, eu entendo as pessoas que optam por não ter filhos. A minha infância foi péssima. Meu pai tinha uma relação abusiva com minha mãe. Ele era alcoólotra e esquizofrênico. Eu tinha raiva da minha mãe por aturar aquilo. Eu era esquisita. Não interagia com meus colegas, estava sempre sozinha. Teve uma vez que acho que estava desenvolvendo uma síndrome do pânico ou algo do tipo. Toda vez que eu precisava sair de casa, eu me sentia mal. Parecia que eu ia morrer. Eu mal conseguia caminhar. Sentia como se todos estivessem me olhando. Eu sabia que aquilo não era normal. Então passei a frequentar a biblioteca pública da escola, para pegar livros de autoajuda. Acho que isso me ajudou. Eu tinha uns 12 anos e era muito pobre. Minha vida só ficou boa na fase adulta. Eu passei em um concurso público aos 19 anos, trabalhei muito e sigo estudando. Porém, acho que muita coisa ficou embaixo do tapete. Talvez seja a hora de buscar ajuda.
@bocadeouro2023 Жыл бұрын
Até adulto tem incapacidade de lidar com as emoções... Imagina criança...
Жыл бұрын
Por isso que sempre digo que uma criança na vida da gente é uma baita oportunidade de se rever
@mariaamorim8459 Жыл бұрын
Passei por isso na infância.hoje quando recebo carinho me sinto sem graça.
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
Minha mãe mesmo, foi tão maltratada na infância, que quando recebe algum carinho ela fica incomodada.
@consertou2338 Жыл бұрын
Ouvi minha vida inteira que todo mundo era melbor que eu. Primos, colegas de escola....pior: fisicamente . Todo mundo era mais bonito , mais forte, mais tudo. Hoje me afastei dessas pessoas tóxicas e vi que eu tenho muitas coisas boas. Ainda bem que nao acreditei no que me falaram. Preciso trabalhar muito isso ainda. É uma vigília constante.
@PeX218 Жыл бұрын
Tá, mas e se, você sendo bom, ainda assim for inferior? Qual o problema? Vai ter que se matar pra agradar papai e mamãe? Acho que não né
@carolgoesbrazenglish Жыл бұрын
Ainda bem que ainda tenho tempo de perceber o que minhas filhas precisam... Amor e negociar as diferenças
@mariaeugenialamounierramos5483 Жыл бұрын
Fui muito repreendida na minha infância, fica calada, vc não sabe, fica quieta, não mexe ai, vai dormir....vc está dando muito trabalho.....me tornei uma pessoa invisível dentro de casa...calada , no meu canto,....assim não incomodava ninguém...Sou adulta hoje, mas até hj, fico com meus problemas , seguro as minhas vontades, pois não posso incomodar ninguém.
@nayarajanna Жыл бұрын
Deveria ser um vídeo que todo mundo que deseja ter filhos teriam que assistir antes. Lógico que somos seres humanos, falhariamos em alguns pontos mas, acredito que já seria um grande passo para próxima geração.
@brayan_barbieri Жыл бұрын
Eu vim de um lar onde eu não podia dançar como eu queria, vestir o queria e até a espessura da minha voz era um problema para os que conviviam comigo. Eu era excluído de ficar com a minha irmã quando ela levava as amigas em casa, era exposto para a família inteira caso fizesse algo de errado, detinham minha liberdade de opinião e por tempos, pela minha infância toda, sempre fui julgado e criticado pelos familiares, principalmente, pela minha genitora narcisista. Hoje tenho 15 anos e já posso sentir os efeitos que esses traumas me causam. Eu me sinto um peso na minha família e nas minhas amizades, preciso constantemente que as pessoas reafirmem que ainda querem estar na minha vida e/ou talvez que me amam, tenho fobia social, acabei desenvolvendo depressão por incongruência comigo mesmo, não consigo me expressar publicamente e tenho uma ansiedade forte junto de um perfeccionismo extremo. Me corrijo a todo tempo e socialmente sempre tento agir "como uma pessoa normal". Sinto que morro a cada dia que se passa, e agora na terapia, até o final do mês estarei tomando remédios para acalmar meus pensamentos obssessivos intrusivos, minha depressão e a ansiedade. É sufocante, é dolorido... não sinto vontade de viver, ao mesmo tempo que não sinto nenhum sentimento dentro de mim. É como se eu estivesse oco por dentro. Só carne, ossos e mais nada. Eu não me reconheço e tenho muita insegurança em começar novos relacionamentos, principalmente em me socializar com pessoas do mesmo gênero que eu. Sinto que sempre vão me abandonar, então só espero que assim façam e não consigo confiar em ninguém. Me dói muito viver assim. Eu só queria morrer, mas nem coragem para isso eu tenho... já estou tratando isso com uma psicóloga. Espero ficar bem...
@Anna_s.a Жыл бұрын
Quando era criança meus pais eram cruéis. Sempre fui colocada pra baixo e sempre me falavam que eu não chegaria a lugar nenhum. Quando ambos morreram quem foi ficar no hospital no fim da vida? Não foi o filho bom, foi a filha que não era boa o suficiente, mostrei que sim sou boa o suficiente para ignorar minhas dores e no fim fazer meu papel de filha.
@devassena Жыл бұрын
e sempre assim .
@user-ap1925iss6 ай бұрын
Espero que Deus me ouça e afaste de mim toda negatividade que existe em você. A primeira atitude de um politico(a) é a ética. O respeito pela coisa pública e pelas pessoas é fundamental! Não incomode os outros com ameaças e imposições. Você precisa buscar ajuda médica!
@glauroo.junior83 Жыл бұрын
Até hoje isto acontece. Outro dia, na festa de aniversário do meu primo, minha tia chegou pra mim e disse "Glaurinho (eu tinha 62 anos na época), que Deus te dê muito juizo". Eu respondi: Olha tia, juizo eu tenho de monte, que Deus me de gostosura, que está faltando....
@PeX218 Жыл бұрын
“Que Deus te dê inteligência, tia querida”
Жыл бұрын
😅adorei!
@biaLimmaB3 ай бұрын
Escuto cada comentário de gente falando sobre "educar" criança. Muita dó das crianças, infelizmente tb fui muito maltratada e humilhada pela minha família, carrego sérios problemas emocionais e de socialização, atrapalha muito no meu trabalho inclusive
@brunamaria1429 Жыл бұрын
Passei por todas essas situações na minha infância. Convivo com a ideia de que "se as pessoas me conhecessem de verdade, jamais gostariam de mim". Só percebi isso quando arrumei um cãozinho e esse pensamento veio na minha cabeça.
@PeX218 Жыл бұрын
Já eu penso “se as pessoas me conhecessem de verdade, gostariam de mim”. Mas eu também faço jogo duro. Não me abro tão facilmente, então sou mau-interpretado mas, fodasse, quem quiser achar que sou um monstro, que ache. Não me importo mais
@mariaeduardaneris3209 Жыл бұрын
Eu tenho um pensamento secreto de " vocês me tratam assim porque eu ainda não consegui me libertar, mas quando eu tiver liberdade, vou voar", além de ter a sensação muito forte que enquanto viver sobre o teto dos meus pais nunca poderei ser totalmente eu mesma, ou arranjar um namorado, por isso to estudando bastante pra poder evoluir e partir de maneira tranquila tanto pra mim quanto pra eles...
@nails_n_nature Жыл бұрын
Me identifiquei 100% com esses pensamentos. Quando eu fui no mercado com meu pai quebrei uma garrafa de vinho, tanto meu pai quanto meu irmão me deram bronca, meu irmão era muito puxa-saco dele e também inventava coisas que eu não fiz só pra ver meu pai me dar broncas... Tive um pai excessivamente autoritário e eu tinha muito medo dele... eu não podia nem me expressar, minha autoestima é 0, até hoje minha vida é travada, não consigo sair do lugar.
@PeX218 Жыл бұрын
Tu tem a faca e o queijo na mão mas tem medo de usar. Cresça e defenda-se!
@wanessagonzaga6297 Жыл бұрын
Esse vídeo me descreveu todinha. No meu caso, tenho um pai super narcisista, ele sempre foi muito critico na minha vida com muitas cobranças, sinto que ele nunca gostou de mim, por ser filha única ele sempre cobrou minha mãe a ter mais HOMEM na casa pra ser que nem ele. Em situações onde minha mãe estava por perto ele ainda era maleável, mas quando ela não estava era muito triste. As memórias que tenho dele na infância é o de fazer as coisas obrigado por minha causa, do tipo, me buscar na escola, ir nas reuniões isso quando ia porque sempre esteve muito ocupado. Ja chorei várias noites por determinadas situações e ainda choro, até por ciúmes da minha mãe estar muito comigo, frases de se coloca no ser lugar, olha quem fala, isso que você tá fazendo não vai dar em nada. As vezes ele chega batendo o portão, falando alto, jogando panela na pia e eu tentando estudar, tento conversar com ele mas ele não responde, qualquer opinião minha que vai contra os ideais dele me diz que sou rebelde e que não vou para o céu. Fora de casa ele é um amor, não existe pessoa mais trabalhadora do que ele, me ignora mas liga pra mãe dele, minha vó, contando sobre como ele trabalhou naquele dia e como esta cansado e da gargalhada, fingindo que não me vê quando estou chorando, nunca me pediu perdão. Minha mãe tenta apaziguar falando bem baixinho pra ele não se alterar e não criar mais confusão mas ele nem escuta e já muda de assunto. Ela me fala que ele é assim mesmo e que devo amar ele :( Coisas assim me fizeram ser uma pessoa amargurada, insegura e sozinha. Quero muito me formar logo e deixar ele em paz, conseguir crescer pessoalmente e viver minha vida.
@suelioliveiraconsegui7946 Жыл бұрын
Amiga o seu pai e ruim ,mas o meu e ainda pior ,não presta pra nada , meu pai bateu demais em mim , sempre mandao autoritário ,falava que eu era feia e me vestia mal , que meu cabelo era horrível, que eu era burra, que eu nunca ia ser alguém na vida , nao deixava eu sair ,mas nunca me levou nem pra tomar um sorvete e nunca me deu nada , muito violento, agressivo ,me explorava o tempo todo ,me ameaçava de me botar na rua se eu engravidasse sem me casar . Enfim sofri muito ,as mas lembranças ainda continua ,ele só me cobrava , nunca foi em uma reunião da minha escola , nem em uma formatura, nunca me parabenizou por nada ,a única coisa que ele fez foi entrar comigo na igreja pra me casar ,só isso mesmo , enfim sobrevivi e preciso perdoa .lo .
@stephaniediana6773 Жыл бұрын
Imagino que seja difícil... Espero que consiga sair desse ambiente. Força!
@protegidapordeus669 Жыл бұрын
Imagino que oque passaram nao foi facil, sofri muito tbm por causa de pessoas na familia e ainda nao sei o porque de me tratarem assim mais peço que Deus as ajude a sair destas situações e cure as feridas em vcs, e se precisarem conversar estou aqui ❤.
@moacirsoares2596 Жыл бұрын
Eu me sinto assim, sofro de complexo de inferioridade.
@mariaeduardaneris3209 Жыл бұрын
Minha mãe precisou de muito apoio emocional depois de ter eu e meu irmão, éramos crianças adoentadas, estávamos sempre na emergência, e ela foi mãe solo pq meu pai achava que comprar o básico para dentro de casa era suficiente, além das traições e surtos de bebedeira dele. Por conta disso, TUDO que eu fazia acabava sendo tópico na casa de minha vó, e sempre acabava da mesma forma eu no meio da sala com toda família me julgando, gritando e repreendendo isso além do bullying e violência física que sofri. No geral minha infância foi sim feliz, amo minha mãe e sei q ela precisou de ajuda, mas esses momentos aqui e ali me marcaram muito, hoje percebo pois cresci com medo de errar e ser colocada no meio da sala novamente, de falar, de tentar, de ser humana, basicamente, pq fui moldada para não faze-lo, minha psic. já disse que agora eu sou crescida, posso me defender e deixar as coisas para traz, mas é um processo doloroso e difícil ainda mais quando as marcas disso se mostram no dia a dia...
@josyrodrigues1884 Жыл бұрын
Agora entendo porq me sinto tão mal por muitas coisas , essa semana fiquei doente e fiquei mal por meu namorado não me dar tanta atenção briguei com ele e fiquei mal a semana toda pensando em como eu tratava ele quando ele estava doente, sempre perguntando se ele tinha tomado os remédios se tinha melhorado se tinha conseguido comer ,só que na minha vez não obtive a mesma atenção e isso me deixou tão mal... E hoje assistindo esse vídeo entendo o porq de ter ficado mal Foram traumas de quando era mais nova de quando ficava doente e meu pai me via deitada com febre alta e não me comprava um remédio , e isso de repetiu por muitas vezes e eu nunca entendia o porq ele me tratava assim não cuidava de mim, não se importava e hoje vejo que tenho muitos traumas e agora entendo o porq😪 Mais já marquei bom a psicóloga e vou superar todos esses traumas 🙏
@andrezareginacassolattodea7825 Жыл бұрын
nossa, eu uso justamente o exemplo da diferença de tratamento entre uma criança e um adulto quando quebram um copo.
@sabrinah4561 Жыл бұрын
Queria saber formas saudáveis de extravasar a raiva! Fui criada por um alcoólatra que chegava em casa brigando. Meus pais não estavam nem aí se estavam brigando na frente de uma criança. Agora eu sou meio estourada e, nossa, me tratam como se eu fosse a endomoninhada quando falo mais alto.
@lanezedezede5877 Жыл бұрын
Tenta n reproduzir o que te fizeram. Vc é melhor que isso. Faz alguma atividade pra te fazer extravasar tudo que tem dentro de vc. Bjsss
@joiceleopoldina5402 Жыл бұрын
Procura um esporte que te ajude a extravasar essa Raiva.
@islaoliveira280 Жыл бұрын
É tão difícil depois de adulta enfrentar essas dificuldades, entender que sou sim capaz e tenho sim inteligência!
@bunnylucy4 ай бұрын
Até os meus 20 e poucos quando morava com os meus pais eles gritavam comigo de como tinha que fazer as coisas, a minha irmã também. Mudei de cidade, para poder viver, para poder fazer minhas escolhas sem ser criticada e humilhada.
@loucherobim36176 ай бұрын
A forma como fui criada está muito presente em mim ainda, que já passei dos 50. Eu faço terapia há uns 30 anos e ainda tenho muito o que trabalhar, para tirar a influência negativa que carrego pela forma que fui criada. Muita rigidez e pouco diálogo, por exemplo.
@Sorymilbra Жыл бұрын
Totalmente identificada com este vídeo. Lhes comparto por exemplo que somente aos meus 42 anos identifiquei que tinha odiado sempre o louro como tempero dos alimentos, mas eu comia silenciosamente porque dentro de mim sempre senti que o meu direito de reivindicar alguma coisa era negado. O louro é só um teminha de dezenas de emoções, preferências, perspectivas, opiniões que eu nem deixava aparecer por um medo paralizante perante a vida. Hoje em dia está tudo muito melhor para mim e em consequência para meu filho. Sou mais empoderada, aprendi a dizer NÃO, me permito existir com amor e ternura para comigo mesma. Custou oito psicólogos nós últimos vinte anos e ainda me falta um monte de caminho, mas não troco por nada esse despertar. É possível a gente se encontrar viajando ao centro de se mesmo. Gratidão como sempre Marissa. 😍🙏🌟🎀
@paulosergio...11 ай бұрын
Faz total sentido, os pais, muitas vezes, passam cargas pessoais para os filhos sem perceber o caos que esta causando na vida da criança.
@angelascazziottagloria8364 Жыл бұрын
É pq a criança é dependente dos adultos, Não precisa nem ser criança, qdo estamos numa situação de dependência geralmente nos tratam assim
@fernandadeoliveirabarbosa1425 Жыл бұрын
Estou buscando meu valor, mas é muito difícil. Eu antes de nascer, esperavam que eu fosse um menino. Eis que nasceu uma menina, no caso eu, e tenho muitas lembranças de que a minha irmã é a mais inteligente. Sempre o que dava errado a responsabilidade era minha. No trabalho sou sempre julgada por me dedicar muito. Nos relacionamentos já ouvi de uma pessoa que mulher de vida mais “livre” é melhor em todos os aspectos. Hoje estou fazendo terapia tentando enxergar o meu valor. E vejo que fazendo terapia eu também fiz mal ao meu filho ouvindo vc dizer, o que eu passei e fiz muita coisa igual com meu filho. Não é fácil mesmo! Tenho medo de não conseguir.
@Nikity7 Жыл бұрын
Eu vejo muitos exemplos aqui nos comentários de mães que estouravam por muito pouco. Temos que levar em consideração que muitas famílias deixam a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos apenas com as mães. Isso gera muito estresse. Infelizmente a mulher não sabe que a responsabilidade pode ser dividida com o outro progenitor. Acredita piamente que as coisas tem que ser assim como foram na sua infância.
@cintiasilva7901 Жыл бұрын
Senti isso na pele na infância e adolescência. Eu não era boa em matemática, tinha bastante dificuldade e tirava notas baixas nas provas. Meu pai, militar e engenheiro, achou que poderia me "ajudar". Ele passou a estudar comigo e a cada sessão de estudo eu saía chorando, com medo e me sentindo um lixo, porque ele gritava comigo, era impaciente, me xingava e falavas as profecias dele de eu não seria ninguem na vida se continuasse assim. Isso ocorreu com alguma frequência dos 9 aos 13 anos. Resultado, sou uma adulta profundamente insegura, depressiva e ansiosa, completamente certa de que não serei capaz de 'ser alguém na vida". Tento lutar contra isso com acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso. Mas, honestamente, não consigo tirar essa voz da minha cabeça que me diz que eu não capaz de fazer nada e que não serei capaz de me sustentar. Tenho 31 anos e me desespero pensando em um futuro sombrio. Uma droga. Quando disse para minha mãe que tinha raiva do meu pai por como ele me fez me sentir ela disse que eu não podia, não tinha o direito de sentir raiva dele. Até hoje ela nega que o meu sofrimento seja algo tão profundo. Enfim, ótimo vídeo! Obrigada.
@lilianmartinsgodinho6367 Жыл бұрын
Verdade sei bem como eu hoje sofro com minhas dores, fui muito enxotada, criticada sou a caçula de dez irmãos, já comecei sendo massacrada antes de nascer, minha mãe foi criticada por todos irmãos, familiares com tantos filhos e uma vida tão difícil como poderia ter mai uma, as vezes penso que minha depressão veio desde a gravidez, dizem que minha mãe só chorava em todo período grávida .
@mirtesmuller9787 Жыл бұрын
Acredito que passa tudo para criança..tua mãe não foi culpada
@giovannitorino3013 Жыл бұрын
Passei por tudo isso na infância. Ouvi as piores coisas e sofri os piores tipos de segregação... Muita terapia e ainda sofro às vezes... Mas aprendendo cada dia a lidar e a superar.
@PeX218 Жыл бұрын
Você vai vencer
@julianaslv2604 Жыл бұрын
Excelente vídeo, difícil ser criado em família disfuncional com pouco afeto e muita crítica, doloroso na verdade, pois existem muitos abusos de todos os lados. Nos anos 90 ou antes, até mesmo professores entravam no bullying contra os alunos, chegando em casa era mais bronca e pancada, enfim, cruel. Fica um sentimento bastante complicado de inferioridade e de inadequação diante de tantas humilhações e desrespeitos que a maioria da população passa ao longo da vida. Muita gente reproduz sem pensar, mas a maioria não está preparada para ter filhos, querem que as crianças já nasçam prontas, perfeitas e impecáveis como robôs sempre obedientes, e isso obviamente não existe. Quem não está preparado não deveria ter filho, que use camisinha, faça vasectomia ou utilize métodos anticoncepcionais lícitos. Agora a maioria simplesmente reproduz sem refletir e joga os filhos nesse mundo violento, hostil, sem amor e sem suporte familiar adequado, ampliando o sofrimento humano, isso é muito cruel.
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
Resumindo: por conta de tanta hostilidade causada por nossos cuidadores, temos uma sociedade completamente doente.
@Ale-rt1uh Жыл бұрын
O problema é quando você se torna adulto e seus pais continuam te tratando como se você fosse uma criança!
@daianelima4454 Жыл бұрын
Não fui criada assim pelos meus pais, mas da transição da adolescência para a vida adulta convivi com uma gestora no trabalho que me rebaixava a nível pessoal mesmo e isso ficou em mim e hoje possuo muito insegurança, sentimento de inferioridade, e digo que tenho medo das pessoas, mas na vdd tenho medo de rejeição
@Natybsg Жыл бұрын
É bem provável que você já tivesse um trauma semelhante na infância, mas não se lembre ou não tenha associado uma situação à outra; daí a provável razão de a situação no trabalho ter te afetado tão grandemente. É possível que essa gestora tenha te escolhido para esse assédio / abuso por te perceber uma vítima fácil - e pela falta de caráter dela, claro. Infelizmente, tem pessoas que se alimentam do desconforto alheio ou usam-no para esconder-se. Estimo melhoras 😉
@PeX218 Жыл бұрын
Você diz que tem medo das pessoas, mas tem medo da rejeição. Ou seja, você quer é aceitação, então na verdade você não tem medo das pessoas, muito pelo contrário. Você quer amar e ser amada. Só que você está se sabotando.
@Clara-gs8nq Жыл бұрын
nossa, eu sempre me incomodei que mexessem nas minhas coisas sem que eu soubesse e me sempre me chamaram de ruim. isso me trouxe um peso enorme pra minha vida, porque sempre, sempre eu acho que todo mundo é uma pessoa boa, menos eu. infelizmente, são pessoas traumatizadas criando mais pessoas traumatizadas :(
@aemy17 Жыл бұрын
Eu nem vou citar o que passei na infância, pq eu já perdoei todos. Fui maltratada demais, mas hoje entendo que tanto minha mãe, quanto meu pai e a mulher dele eram pessoas com necessidades, emoções doentes e tudo isso. Mas hoje sou mãe de duas meninas e confesso que me vejo reproduzindo algumas coisas. Mas logo me corrijo e sempre procuro melhorar. Eu não quero ser a mãe que minhas filhas precise perdoar, mas tbm não quero ser a mãe permissiva que trata os filhos como amiguinhos e não impõem limites. Eu quero ve-las crescer, se desenvolver dentro das suas personalidades, dos seus sonhos, quero poder proporcionar isso a elas, quero incentiva-las, quero que elas sejam elas e não sintam vergonha disso. Por isso eu perdoei meus pais depois que tive filho, pq é fácil julgar, gente. Mas eles tbm foram crianças um dia. Por isso eu decidi encerrar esse ciclo e desejo que minhas filhas perpetue uma maternidade acolhedora pra sua descendência tbm. Perdoe seus pais, as pessoas que te criaram. Perdoe, gente. O perdão liberta nossa alma. Há uma passagem bíblica poderosa que diz basicamente isso. Aquele que muito foi perdoado, muito ama (Lc 7:47). Então, somos perdoados e amados por Cristo, e por isso devemos dá o perdão aos nossos pais tbm e seguirmos em frente. Assim seremos libertos das nossas prisões e poderemos reconhecer o amor de Deus e dos outros por nós.
@francineramos4885 Жыл бұрын
Tenho pavor aos "Erros" 😢 E de pedir ajuda também, já me ridicularizam por dizer que, não sabe de algo, tipo é visto como vergonhoso falar que não sabe, que não aprendeu que não tem conhecimento, tem que mentir e dizer que sabe 😢 Complicado
@blessed3675 Жыл бұрын
Muitos pais não acabaram nem de se criarem, começam família totalmente despreparados e pior como forma de fuga de sua família tóxica ou pra sair de lares desestruturados.
@callwhistle5 ай бұрын
"EU FUI TÃO ELOGIADA E NÃO SEI PORQUE MAS HOJE TENHO PROBLEMAS..." Muito real, e o pior é que você cresce com problemas e a mesma família te chuta pra fora por estes problemas criados onde? Na criação! Cresci ouvindo problemas dos adultos, muitos pais contam seus problemas do casamento, problemas que tem com seus filhos mais velhos tudo pra criança que nem sabe com que está lidando(se é ruim pros adultos imagina para elas que estão chegando agora ao mundo e precisam de instruções e não ser lixo emocional...), estes pais poderiam aderir a algo como psicólogo, terapia de casal ou falar pra pessoa que eles tem problemas não para a criança, é uma ,maneira acertiva de r4esolver sem causar danos maiores na família. Não falava meus sofrimentos, me importava demais com todos esses problemas e acabou comigo, não com uma simples infância, temos que entender que criança é uma pessoa e a infância conta pra vida toda dela!
@Janumara11 Жыл бұрын
Assim como muitos aqui, me encontrei nesta história. Lido com meus traumas até hoje e, o que acho pior, me encontro, em muitas ocasiões, fazendo o mesmo com meus filhos. Minha mãe criou 6 filhos sozinha. Meu pai faleceu quando eu tinha 8 anos e o caçula 6 meses. Hoje tenho a consciência de que ela nos criou da melhor maneira que pode e sabia. Acredito que a infância dela tenha sido bem pior. Eu a amo e não sinto mágoa. Porém, sinto que tenho uma ferida na alma, cresci me sentindo inferior às pessoas, ao mundo e me sinto empacada na vida. Já pensei até em desistir dela mas...não tenho coragem.
@carolgoesbrazenglish Жыл бұрын
Pausei e fui abraçar minhas 2 meninas
@Ondeforleveamor Жыл бұрын
🥰👏👏
@luiscastrodeoliveiravicent9493 Жыл бұрын
Eu vivi tudo isso e hoje sofro as consequências disso, realmente eu sinto isso! N desejo isso para ninguém!
@emilleloureiro1128 Жыл бұрын
Minha avó que me criou, teve uma situação quando tinha uns 14 anos em que eu estava em casa depois da escola e a responsabilidade de limpar as coisas e fazer o que eu iria almoçar, era minha. Ela chegou mais cedo do trabalho com uma colega, fiquei completamente ansiosa, pois ainda não havia nem almoçado e nem limpado. Tive que fazer comida para nós três, e inclusive, servir o prato dela. A hora que virei as costas, começou a me humilhar sobre a comida, chamou até de lavagem. Hoje sou casada, mãe, sai de casa com 17 anos e ainda assim, quando cozinho e alguma coisa dá errado, eu me frustro num nível absurdo, chego a chorar muito quando é pra alguém além de mim. Fui conseguir associar e lembrar disso na terapia. Até hoje reflete em níveis absurdos essas pequenas opressões. Obrigada pelo vídeo.
Жыл бұрын
Obrigada por contar.
@PeX218 Жыл бұрын
Entre no canal Cozinha Técnica. Nunca mais vai errar a mão na cozinha. Sucesso!
@loopcriativo8727 Жыл бұрын
Eu sou adulta e até hoje quando está em jogo a opinião dos meus pais e a minha coloco a deles em primeiro lugar porque eles nunca colocaram a minha opinião sobre nada na infância num lugar de valor. Até hoje considero a opinião de qualquer pessoa mais importante que a minha porque eu aprendi que o que eu penso está instrinsecamebte num lugar de desvalor assim como aquilo que eu sou em detrimento de outros
@LadyCarvalho33 Жыл бұрын
Me identifiquei com tudo o que a psicóloga falou... Infelizmente, a vida toda fui assim, insegura e agora aos 31 anos é que me dei conta de quantas oportunidades perdidas, de quanta coisa não vivida por medo, sentimento de incapacidade, impotência mesmo... Me lembro que tudo começou quando fui pra escolinha...a professora era muito brava e eu morria de medo dela... Me lembro que uma vez, eu estava muito apertada pra ir no banheiro e não sabia como pedir pra professora, pois tinha pavor dela... então eu aguentei o máximo que pude e quando não deu mais eu, fui até a professora e de cabeça baixa eu pedi a ela pra ir no banheiro... Ela deixou, e eu mais que depressa saí da sala em direção ao banheiro e fui e voltei o mais rápido possível com medo daquela mulher... * Infelizmente desde então fui crescendo cada vez mais insegura, e não entendia porque... * Agora, vendo esse vídeo entendi a raiz do problema... * Inclusive antes de ir pra escolinha, minha mãe me contou que eu era bem falante, e hoje às vezes nem consigo olhar nos olhos de alguém quando vou conversar e hoje me tornei muito calada... * Sempre me reprimi, até pra chorar, choro às escondidas pois tenho vergonha de demonstrar o que sinto... * Tão ruim ter crescido assim...
@PeX218 Жыл бұрын
Acabou. É passado. Recomece. Você vai vencer.
@alexandrealmeida2802 Жыл бұрын
"Educar" é, ensinar o que "não é natural". Tem tudo a ver com a Sociedade (país, cidade e família) que se vive. Logo, todo Ser Humano precisa de ajustes; a forma que os adultos fazem isso é a questão.
@isabelacardoso5679 Жыл бұрын
Quando criança (6-7 anos) eu era muito meiga e carinhosa com algumas pessoas, principalmente as namoradas dos meus tios, via elas como bonecas lindas, quando elas estavam presentes nas reuniões de família eu queria ficar perto delas e elas gostavam de mim. Minha mãe achava que era meiga demais, que iria sufocar aquelas pessoas e me podou, hoje eu tenho extrema dificuldade de demonstrar carinho, não gosto de toque físico, me sinto desconfortável em abraçar os outros. Passei minha infância inteira e até hoje enquanto adulta ouvindo as histórias de dificuldade que minha mãe passou na infância e no casamento ruim com meu pai e é sempre com um tom de "sua vida é ótima e a minha foi ruim, você não sabe o que é passar dificuldade" como se eu tivesse culpa, responsabilidade pela infância e casamento ruim dela. Passei a infância resolvendo meus próprios conflitos/problemas justamente por pensar "que os adultos já têm problemas demais". Minha avó cuidava de mim para ela trabalhar e tudo que ela fazia era alegando, fazia deixando claro que eu estava dando trabalho, eu tentava ajudar e era enxotada com um "sai daqui você está me atrapalhando", com isso aprendi que devo ser autossuficiente, cresci e não sei pedir ajuda/favores, não gosto de receber ajuda, eu tenho que fazer tudo sozinha porque odeio que alguém faça algo por mim com receio de um dia essa pessoa ficar alegando, jogando na minha cara que fez/que pagou. Hoje mãe reclama que eu sou muito fria, desapegada, que não demonstro gostar de ninguém, que ajo como se não precisasse de ninguém, sendo que ela me ensinou a ser assim. Kkkkkkkkk A ironia da hipocrisia. Eu era a criança boazinha, aquela que nunca deu trabalho, mas o preço é caro e eu tô pagando até hoje em pequenas parcelas de sofrimento.