RÚSSIA E UCRÂNIA | Como ser ANTI-IMPERIALISTA EP

  Рет қаралды 11,717

Marxist Orientation

Marxist Orientation

Күн бұрын

Пікірлер: 214
@Jhonatan_TX
@Jhonatan_TX 2 жыл бұрын
Tem um livro Chamado Globalização e Fragmentação do Mundo Contemporâneo, que eu li no 2°Periodo de Geografia que eu realata eu bem os dados de como ocorre o imperialismo pelos paises dominantes. Agora com sua GRANDE sabedoria, Gustavo, eu comecei a ver mais essas relações em vies marxista. Assim como a mais valia global, os modos operantes feitas pelos grandes agentes dominantes. Obrigadoo!
@HugoMascv
@HugoMascv 2 жыл бұрын
Mto bom o vídeo. Eu gosto qnd vc fala das coisas mais na prática assim, pq a gnt vê se aplicando os conceitos q vc pasa nos vídeos mais teóricos. Acredito q conforme o canal vai acumulando um contexto, esses assuntos surgem mais e dá gosto de ver. Obrigado pelo video
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
muito feliz com o retorno
@lauresharafi7770
@lauresharafi7770 2 жыл бұрын
Assunto muito importante. Escutando com atenção.
@matheusrocha8901
@matheusrocha8901 2 жыл бұрын
Parabéns Gustavo Machado o vídeo foi impecável. Você tem um grande poder de síntese porque domine muito a base de conhecimento sob o qual se articula a ação dos países ditos imperialistas. Um grande abraço.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
muito obrigado
@mandi.rebeldia
@mandi.rebeldia 2 жыл бұрын
Tema importantíssimo!
@jonatamarchese7317
@jonatamarchese7317 2 жыл бұрын
Grande Gustavo, sempre oportuno e didático, auxilia muito! Na temática do capital financeiro e apropriação da mais-valia uma questão muito interessante é o funcionamento dos fundo de pensão e suas modalidades de apropriação "extra" do que é produzido pela massa de trabalhadores. Como eles participam do jogo especulativo e agem em interesse contrário aos trabalhadores visando manter a estrutura "capenga" do sistema capitalista. Só pra descontrair: teve presidenciável que participou da conferência de um banco de investimentos recentemente que falou assim: "Por essa Karl Marx não esperava, os maiores capitalistas do mundo viraram os fundos dos trabalhadores, grande conquista da socialdemocracia, que é essa convergência entre os valores da equidade e da justiça social e da eficiência econômica que só a livre iniciativa (somente ela) pode nos oferecer"
@distoria3980
@distoria3980 2 жыл бұрын
Gustavo, você é um professor fantástico!
@elderlourenco-biomusica3644
@elderlourenco-biomusica3644 2 жыл бұрын
Agradeço por compartilhar excelente conteúdo, agora estou divulgando e as plataformas dificulta compartilhar. O capital não deixa este tipo de conteúdo avançar.
@evandrohenrique5106
@evandrohenrique5106 2 жыл бұрын
Maravilha Gustavo!
@alexandrepat9705
@alexandrepat9705 2 жыл бұрын
Obrigado pela clareza de posicionamento, Gustavo.
@felipedealmeidabarbosa
@felipedealmeidabarbosa 2 жыл бұрын
24:29 - "Hegemonia sobre o conhecimento técnico necessário(segredo comercial)" Aqui estão inclusos os direitos autorais e as patentes, ou estas são uma ferramenta institucional e arbitrária para prolongar as vantagens obtidas pelos segredos comerciais? Ainda não terminei de ver o vídeo, porém estou adorando. Edit: a pergunta é respondida 28:02.
@lorranneves2020
@lorranneves2020 2 жыл бұрын
Excelente vídeo! Como sempre desmistificando um assunto tão essencial nesse momento, do ponto de vista internacional.
@filipeterra2603
@filipeterra2603 2 жыл бұрын
Me considero um social democrata centrista mas seus vídeos são muito bons e muito importantes para um debate concreto e sério no campo progressista (seja o mais "social liberal" seja o socialista), parabéns pelo conteúdo!
@julianasantos8129
@julianasantos8129 2 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo! Como sempre contribuindo com seus vídeos para nosso entendimento. Sobre o tema imperialismo, como está Cuba dentro desse contexto? Obrigada desde já.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
Cuba é um país com uma burguesia nacional fraca. A "elite econômica" vive mais de sugar o Estado. A maior parte da propriedade privada do país está nas mãos das multinacionais europeias e canadenses.
@mahrianajuana
@mahrianajuana 2 жыл бұрын
Voltei. Vendo de novo porque sou meio sequelada e quero entender de verdade a bagaça. Valeu gustaaaaa
@MacacoArrogante
@MacacoArrogante 2 жыл бұрын
Já fizeram algumas observações que eu gostaria de ter feito, então vou apontar duas coisas: 1) Colocar a "geopolítica" como fator secundário nessa disputa entra em contradição com o vídeo anterior (já que a ideia de legitimar uma "grande Rússia" - enfatizada no vídeo anterior - É uma concepção fundamentalmente geopolítica). 2) Muitas vezes, os marxistas são acusados de "economicismo". Apontar, genericamente, a apropriação do valor excedente do trabalho na dinâmica da economia global como explicação para o que está acontecendo é, no mínimo, dar razão a essas acusações. Isso não explica NADA (ou muito pouco) sobre esse conflito em específico.
@hugomarinfumagali8804
@hugomarinfumagali8804 2 жыл бұрын
Olha, dizer que a disputa pela apropriação do excedente produzido não explica nada, ou muito pouco, dentro da lógica do sistema capitalista é apenas demonstrar que não se entende nada, ou muito pouco, sobre o capitalismo
@MacacoArrogante
@MacacoArrogante 2 жыл бұрын
@@hugomarinfumagali8804 Eu não tenho nenhum problema com a explicação geral do vídeo sobre o fenômeno do imperialismo. Meu problema é que apontar a natureza genérica da questão não diz nada sobre a especificidade do acontecimento.
@eustaquiocastro5566
@eustaquiocastro5566 2 жыл бұрын
Penso que o video deixou bem claro que o Putin não está atacando as bases do que sobredetermina o Imperialismo (controle econômico financeiro) ele apenas esta disputando quem ira se apropriar da mais valia gerada na Ucrania e nesse caso não contribui em nada para a emancipação e conscintização da classe trabalhadora, nem na Ucrânia, nem na Russia e em nenhum lugar do mundo. Pelo contrario, a guerra esta ajudando a fortalecer o sentimento de fortalecimento pro Otan. É um tiro no pé.
@MacacoArrogante
@MacacoArrogante 2 жыл бұрын
@@eustaquiocastro5566 Que a ação da Rússia não seja anti-imperialista, isso eu concordo. Que o motivo maior dessa ação seja um econômico, isso é que me parece difícil sustentar. Será que se apropriar da mais-valia ucraniana é tão fundamental pro capital russo que compense toda a mais-valia que eles irão perder devido às sanções econômicas do Ocidente? Tendo em vista isso, não me soa bem que o principal motivo dessa invasão seja um meramente econômico. Aí que entra a "geopolítica" (que o Gustavo menosprezou).
@MacacoArrogante
@MacacoArrogante 2 жыл бұрын
Na verdade, se eu não deixei claro, o que me incomodou no vídeo foi esse tom de "ah o imperialismo é X na tradição marxista, por isso é incabível apoiar a posição da Rússia ", como se isso, por si só, invalidasse os vários pontos trazidos por quem defende a posição russa contra a OTAN.
@jeanmagno16
@jeanmagno16 2 жыл бұрын
já me organizando para assistir ao vídeo nesse fds... parabéns.
@heliomedeiros3955
@heliomedeiros3955 2 жыл бұрын
Excelente analise
@thaizmartins329
@thaizmartins329 2 жыл бұрын
Oi Gustavo ! Sou nova aqui no canal .. menos de um mês acompanhando . E estou gostando muito . Conheci o canal após a sua participação no programa Pensamento Crítica do IELA . Assisti seu vídeo ontem , o que vc indica a live com o Diego "Russo". Gostaria de poder assistir outros conteúdos com ele .Não o achei em nenhuma rede social , nem mesmo aqui no KZbin. Saberia me informar se ele faz parte de algum canal ou rede social?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Olá Thaiz Martins, Fico muito satisfeito com seu retorno. Que seja de meu conhecimento o Diego não possui canais no youtube ou algo do tipo. Infelizmente...
@thaizmartins329
@thaizmartins329 2 жыл бұрын
Pena! Obg 😌
@veronicaalves6611
@veronicaalves6611 2 жыл бұрын
@@thaizmartins329 Boa noite . No site do PSTU você encontra artigos do Diego
@jeanmagno16
@jeanmagno16 2 жыл бұрын
Penso que seja essa aqui: kzbin.info/www/bejne/pWWZloWaaMuGiNU
@leandronhangatu3474
@leandronhangatu3474 2 жыл бұрын
Mais um excelente video!! A abordagem mais lúcida e embasada que ouvi até agora!!
@alexandreali2290
@alexandreali2290 2 жыл бұрын
Gustavo, depois desse vídeo, mudei de opinião sobre a Guerra da Ucrânia. Confesso que estava "torcendo" pela vitória Russa, talvez como forma de deter a política capitalista ocidental que, em outras épocas, colonizava e explorava sob o jugo dos seus exércitos e hoje, pela dominação econômica e cultural. Agora vi que a apropriação do trabalho do povo depende de que esfera de influência o país se encontra, pode ser a Russia ou a China; ou a UE e os EUA. A impressão que tenho, vendo as mudanças econômicas e sociais dos países que estavam sob a esfera da antiga URSS, foi de que a vida, na maioria desses países, melhorou muito. O Nosso problema brasileiro é que está difícil de resolver!! Só com um bom "pé na porta" do clubinho da elite brasileira egoísta e apátrida e dos seus representantes políticos. abraço
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 2 жыл бұрын
O que o Gustavo falou sobre o imperialismo é tudo correto, porém nada se encaixa na Rússia. A Rússia é um país atrasado, não imperialista; é um país que exporta matéria prima bruta! O imperialismo é um consórcio de países avançados que dominam os grandes monopólios que controlam a economia; que não inclui a Rússia. O grande problema do Gustavo é que politicamente ele segue os ultraesquerdismo do PSTU que acha que qqr mobilização popular é uma revolução proletária e cai nas mentiras da imprensa. A Ucrânia depois da tal revolução de 2014, ou melhor, um golpe mesmo, numa operação da CIA, onde as milícias nazistas como o batalhão Azov foram fortemente armadas, passou a ser não mais um país soberano, mas um protetorado norte americano. Ou seja, essa invasão russa na Ucrânia é, objetivamente, uma luta contra o imperialismo, mesmo que ideologicamente a Rússia não seja anti-imperialista. Vou deixar aqui um trecho de uma entrevista do Trotsky onde ele fala sobre em qual lado devemos ficar numa luta entre um país atrasado e o imperialismo "Existe atualmente no Brasil um regime semi-fascista que qualquer revolucionário só pode encarar com ódio. Suponhamos, entretanto que, amanhã, a Inglaterra entre em conflito militar com o Brasil. Eu pergunto a você de que do conflito estará a classe operária? Eu responderia: nesse caso eu estaria do lado do Brasil "fascista" contra a Inglaterra "democrática". Por que? Porque o conflito entre os dois países não será uma questão de democracia ou fascismo. Se a Inglaterra triunfasse ela colocaria um outro fascista no Rio de Janeiro e fortaleceria o controle sobre o Brasil. No caso contrário, se o Brasil triunfasse, isso daria um poderoso impulso à consciência nacional e democrática do país e levaria à derrubada da ditadura de Vargas.(5) A derrota da Inglaterra, ao mesmo tempo, representaria um duro golpe para o imperialismo britânico e daria um grande impulso ao movimento revolucionário do proletariado inglês. É preciso não Ter nada na cabeça para reduzir os antagonismos mundiais e os conflitos militares à luta entre o fascismo e a democracia. É preciso saber distinguir os exploradores, os escravagistas e os ladrões por trás de qualquer máscara que eles utilizem!"
@alexandreali2290
@alexandreali2290 2 жыл бұрын
@@Gabriel-mf7wh Jonh Mac Cain esteve pessoalmente na Praça Maidan na chamada Revolução Laranja. Li no livro A Desordem Mundial do Moniz Bandeira. Tudo da mesma forma: ONGs, Mercenarios, Sanções do Ocidente, grupos nazistas, imprensa mentirosa..
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Sim alexandre. fico feliz com o retorno. A união europeia só aparentemente melhorou a vida de seus países membros. A conta veio depois. Grécia, Portugal, Irlanda etc se afundaram total. A alemanha foi a grande beneficiada.
@joseguilhermecagnin8069
@joseguilhermecagnin8069 2 жыл бұрын
Gustavo. Boa noite. Pode passar a referência na qual Lênin conceitua *capital financeiro*?
@guilherme_de_souza
@guilherme_de_souza 2 жыл бұрын
Lenin trata disso no livro “O Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo”.
@joseguilhermecagnin8069
@joseguilhermecagnin8069 2 жыл бұрын
@@guilherme_de_souza Muito obrigado, camarada! Estou pesquisando sobre financeirização da moradia, e tenho certeza que o conceito de Lênin vai me ajudar!
@miromendesbernardes
@miromendesbernardes 2 жыл бұрын
boa, valeu.
@albertocarlospereira1952
@albertocarlospereira1952 2 жыл бұрын
Pode falar de novo o título do livro e onde encontrá-lo ???
@lucaslimamarques
@lucaslimamarques 2 жыл бұрын
show!
@amotaba
@amotaba 2 жыл бұрын
Vídeo magnífico. Gustavo, duas sugestões de vídeos: um sobre Engels (tu fala bem pouco dele no canal) e um sobre sua opinião sobre Mao Tse-Tung (q tu falou num vídeo antigo que achava ser o pior estalinismo possível).
@mahrianajuana
@mahrianajuana 2 жыл бұрын
Gustavo: o brabo
@renatodossantos4600
@renatodossantos4600 2 жыл бұрын
Muito bom
@inominado1774
@inominado1774 2 жыл бұрын
Pensei que ia comentar que a superprodução e o subconsumo de um mercado que condicionam a sanha imperialista de reestabelecer o equilíbrio pelo custo dos outros.
@victoroliveira285
@victoroliveira285 2 жыл бұрын
Excelente explanação, tempos trágicos que vivemos onde o óbvio parece inalcançavel.
@homemmacaco2084
@homemmacaco2084 2 жыл бұрын
Engajamento
@mahrianajuana
@mahrianajuana 2 жыл бұрын
Metendo o loco no algoritmo
@dalesmonteiro1484
@dalesmonteiro1484 2 жыл бұрын
Ótima análise
@almei-sueh
@almei-sueh 2 жыл бұрын
Engajamento.
@viralataavulso
@viralataavulso 2 жыл бұрын
Vende na Shopee. Quero comprar!
@ewertonvieira9925
@ewertonvieira9925 2 жыл бұрын
Boa. Sugestão de tema: falar sobre o conceito de sub-imperialismo (já seguindo o fluxo desse vídeo). No futuro talvez comentar algo sobre o Plano Real, é um assunto cheio de confusões e complicado para maior parte da população. Em sala de aula então, vish :)
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Excelentes temas.
@diogooliveira3584
@diogooliveira3584 2 жыл бұрын
gustavo, muito se fala nos paises europeus com "alto IDH", mas q nao sao centrais no capital. Poderia indicar uma analise sobre como esses paises sustentam um "estado de bem estar social", imagino eu, por essa dinamica do capital financeiro. e fugindo um pouco, existe dado e analise sobre o peso do capital fechado no BR e no mundo?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Olá Diogo, é um tema muito interessante. Infelizmente, não conseguiria responder o que penso por aqui. Certamente está associado a tudo que falei no vídeo, mas com elementos históricos específicos do desenvolvimento desses países. Vou pensar em um material relacionado para o futuro
@viniciusmasseroni1110
@viniciusmasseroni1110 2 жыл бұрын
Gustavo, sobre o que tu falou entre os minutos 14-15: conheces o trabalho do João Márcio Mendes Pereira, "o banco mundial como ator político intelectual e financeiro"? Acho que vale muito a pena, trata justamente desse assunto.
@israelmoreira6896
@israelmoreira6896 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Poderia falar mais sobre a revolução ucraniana? Ela foi um movimento de emancipação? Será que ela representou um avanço para a classe trabalhadora ucraniana?
@arthurmtrin
@arthurmtrin 2 жыл бұрын
Gustavo, os nfts poderiam ser vistos como o capital fictício q Marx descreve no cap 25 do livro 3? Faça um vídeo sobre isso!
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
debate interessante. Me parece sim ser um capital fictício. Uma espécie de título de propriedade, uma variante das ações.
@denisbeck
@denisbeck 2 жыл бұрын
Lembrei do "Projeto Nacional" do Ciro Gomes e sua trupe. Quando eu vejo alguns trabalhadores honestos do PDT defendendo isso com unhas e dentes sinto uma certa pena.
@EduardoReis360
@EduardoReis360 Жыл бұрын
Um ano depois encontro esse vídeo ótimo, muito bem explicado e o mais triste que é uma guerra promovida e financiada pela burguesia russa onde quem morre são a classe trabalhadora da Ucrânia, até agora já foram entorno de 300 mil mortos incluindo soldados russos, o outro desalmado do Zelensky já teve a chance de aceitar um acordo e recusou, a vida dos trabalhadores parece ser a última das preocupações.
@samuelsouza5684
@samuelsouza5684 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo, como vários outros que vc produziu. Você desistiu da série mortes do CAPITALISMO? Pois vc produziu o mortes do CAPITALISMO AMÉRICA e parou.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
desisti não hehehe
@claudiomelo5299
@claudiomelo5299 Жыл бұрын
boa noite, os livros História da Revolução Russa (Tomo I e II) de TROTSKY, esta toda a literatura do autor? os outros livros são extraídos dos livro "História da Revolução Russa (Tomo I e II)"? são os livros da Sundermann!
@sommelierdeconteudo
@sommelierdeconteudo 2 жыл бұрын
mucho bom, obrigado pelas informações e opiniões, e pow, acho que tu devia tentar colocar mais as questões culturais e raciais nessa tua conta ai, vlw
@naomicoura3887
@naomicoura3887 2 жыл бұрын
Me surpreende vc rejeitar o termo geopolítica depois de dizer que é besteira brigar por palavras. Classificaria esse video como um vídeo de geopolítica, onde vc se fundamenta em princípios marxistas para sua análise. Afinal acesso ao mar é algo que causa um impacto na economia de um país, não é simplesmente uma questão militar. Pelo que entendi de Lênin há um bloco de países imperialistas que controla o Capital Financeiro Internacional. Assim como a União Soviética era combatida por esse Bloco Imperialista, não consigo ver a Rússia de Putin como pertencendo a esse bloco, muito pelo contrário. Já a OTAN é uma organização militar desse bloco imperialista que perdura mesmo depois do fim da guerra fria e da URSS. Me parece claro que o bloco imperialista vem ameaçando a Rússia de diversas formas e introduzindo think tanks e bases militares nos seus antigos países aliados. Vejo a Rússia como reagindo a isso, até mesmo com certo atraso e muitas tentativas de evitar o conflito. A Ucrânia entra na história como uma vítima da OTAN, não da Rússia. Afinal as repúblicas do Donbass manifestaram o interesse pela independência após o golpe de 2014. Não podemos subestimar os fascistas armados que apoiam o governo Zelensky e tocam o terror no Donbass há 8 anos, nem a interferência dos EUA para impulsionar esse tipo de conflito interno. Posso até estar equivocado, mas até agora a tal "invasão" parece muito cuidadosa para evitar o ataque indiscriminado de toda a população ucraniana. Não vi imagens de bombardeios de bairros e cidades inteiras como foram as invasões imperialistas em Bagdá ou no Afeganistão por exemplo. A ação da Rússia foi bem explicada, a Rússia faz fronteira com a Ucrânia, é normal que preocupe a associação com a OTAN de um país vizinho e até agora o que houve foi um reconhecimento das Repúblicas do Donbass. Muito boa a sua explicação. Mas para mim equiparar Rússia e Estados Unidos é invisibilizar o Imperialismo como Lênin mostrou. Não se trata de campismo. Se trata de um domínio unipolar da economia global que está em crise e busca disciplinar seus aliados. É preciso impor sanções para conter o desenvolvimento da Rússia e da China. Por isso os EUA interferem em todos os cantos do planeta. Os Fascistas, ou neofascistas como alguns chamam, estão de volta e não é um detalhe na crise ucraniana. O crescimento deste movimento popular reacionário indica que o sistema capitalista, mais uma vez, se aproxima do colapso. É óbvio que não é o povo ucraniano todo Fascista, assim como pintar Putin como um ditador é psicologizar a análise política. No entanto, as organizações de trabalhadores ucranianos foram atacadas por estes grupos e o exército ucraniano tem aproximações com eles. Acho que tanto a reação de Putin, quanto a fuga do Afeganistão mostram um momento de enfraquecimento do bloco imperialista e uma crise no Sistema Capitalista se aproximando. Acho que estamos próximos de 1914. Talvez a Ucrânia seja um palco importante desse conflito de Classes.
@spartacus587
@spartacus587 2 жыл бұрын
Isso mesmo.
@precisamosfalarsobre5477
@precisamosfalarsobre5477 2 жыл бұрын
Ele cita suas posições e acrescenta 2000 mil teses a mais e vc não responde alguma kkkkk pqp
@rafaelalmeida4437
@rafaelalmeida4437 Жыл бұрын
​@@precisamosfalarsobre5477você tem um plano até levar o primeiro murro na cara... a realidade é cruel
@precisamosfalarsobre5477
@precisamosfalarsobre5477 Жыл бұрын
Kkkkkkk marxismo é triste mesmo, o cara estabeleceu seus pensamentos no vídeo é mostrou o quanto você tava errado, qual era a sua ? Partir da resposta dele e refutar kkkk você escreve um outs texto dizendo o mesmo que ele é não comentando a resposta a seu argumento kkkk
@precisamosfalarsobre5477
@precisamosfalarsobre5477 Жыл бұрын
Um ano depois desse seu comentário, capitalismo continua forte, o bloco supostamente anti imperialista ( que só existe na sua cabeça pq a Rússia não é antagônica ao sistema capitalista) está mais enfraquecido que nunca kkkkk vocês não tem anda de materialista, por conta disso toda análise de vocês são um lixo, fazem torcida
@Leo-ud2iz
@Leo-ud2iz Жыл бұрын
Maravilhoso
@marcosviniciusdiaslana799
@marcosviniciusdiaslana799 2 жыл бұрын
Comprei o anuário, e infelizmente não chego, aliás chego e retornou, estou querendo compra-lo, mas com exemplar físico, PDF não e interessante para mim.
@igoralves2712
@igoralves2712 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@gutocardoso1977
@gutocardoso1977 2 жыл бұрын
Gustavo, está dando um problema muito incômodo para quem escuta com fone. É como uma batida no microfone que produz uma pancada grave no ouvido da gente. Já percebi em outros vídeos também.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
vou tentar resolver
@GuilhermetnbCoroa
@GuilhermetnbCoroa 2 жыл бұрын
venho aqui muitas vezes provocar, mas desta vez tenho q deixar o like 👏👏👏
@Henriquephssanttos
@Henriquephssanttos 2 жыл бұрын
👍👍
@hermeneutico777
@hermeneutico777 2 жыл бұрын
Boa explicação, mas negar a geopolítica é esbarrar no economicismo.
@giovanigomes3257
@giovanigomes3257 2 жыл бұрын
Faz um corte dessa parte 🤣🤣🤣22:27 21:55. Tem uma galera viajando achando que somente "A" Geopolítica explica tudo
@eliabeoliveira9965
@eliabeoliveira9965 2 жыл бұрын
Envenenamento do poço.
@sebastiansarapura3287
@sebastiansarapura3287 2 жыл бұрын
Considerar as nacionalizações baixo um governo burguês como progressivas é um tanto complicado. Longe de desenvolver as forças produtivas ou beneficiar a classe trabalhadora, essa apropriação local do valor tende a reproduzir o pequeno capital nacional. Um capital que de outra forma não poderia alcançar a taxa meia de lucro. Tem muitos exemplos disso na América Latina. O que acha dessa consideração?
@silva.fabio.g
@silva.fabio.g 2 жыл бұрын
Estive em dúvida se deveria ou não comentar este vídeo e o outro de ontem, mas não resisti e optei por tecer algumas críticas. Inicialmente compreendo esta análise exclusivamente focada em contrapor às opiniões de muitos da esquerda que consideraram este conflito como parte de uma luta anti-imperialista, fato que, na minha visão, nunca foi. Neste ponto o vídeo foi bem sucedido. No entanto, pelo fato de ignorar toda a conjuntura geopolítica, esta análise do conflito ficou um tanto quanto esvaziada. Ignorar o fato de estarmos numa antevéspera de um possível conflito nuclear que poderá dizimar toda a vida humana no planeta, torna esta análise puramente teórica, no campo das idéias e dos desejos - o que me parece uma contradição da tradição Marxista, não? Ignorar o fato deste conflito ser fruto da tentativa expansionista dos EUA/UE/OTAN de manter seu controle bélico por todo o mundo em vista de estar perdendo espaço no campo econômico para a China e outros países, somado ao fato da possível adesão da Ucrânia à OTAN ser algo inadmissível pela Rússia e que este risco iminente ser o real gatilho do conflito. Ignorar o fato de que a mudança de regime na Ucrânia em 2014, como bem mostrado pelo Jornalista Glenn Greenwald (kzbin.info/www/bejne/amfFq6OlZ8uDitk), pelo Noam Chomsky e outros analistas ter sido uma manobra dos EUA ao ponto deste país escolher qual seria o sucessor do presidente deposto. Chamar o golpe de "Revolução Ucraniana" é um erro no meu entendimento, pode até ter havido um genuíno movimento de trabalhadores em algum momento, mas foi algo que serviu imensamente aos interesses americanos. O conflito não favorece a classe trabalhadora da Ucrânia ou do mundo, muito pelo contrário, mas apenas esta questão não nos permite ignorar todo o contexto geopolítico e suas consequências para o mundo.
@ebony5076
@ebony5076 2 жыл бұрын
Perfeita colocação. É exatamente isso
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
Todos os elementos que você trouxe (iminencia da guerra nuclear, expansionismo militar da Otan, ascensão de governos de ultra-direita) são os inimigos do povo trabalhador. E só o povo trabalhador é que pode ter uma vitória contra esses ataques. Putin é dirigente de um dos maiores aparatos da contrarrevolução mundial. Ele é parte do problema, não da solução. É claro que as revoluções podem ser derrotadas. Isso não significa que devem ser disputadas, e não temidas. Porque é a única forma dos trabalhadores tomar o poder e mudar esse sistema.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
@Henrique A Se tiver uma revolução na Rússia, tanto a Otan quanto o Putin estarão Unidos para sufocar ela em um banho de sangue. A melhor forma de ter vitória é que os povos de toda a região se unam nessa luta, e conquistar apoio internacional dos trabalhadores. Se os trabalhadores apoiam que Putin massacre os ucranianos, como vão convencer os ucranianos a apoiar sua luta contra Putin no futuro? As opressões dividem a classe trabalhadora. Inclusive a opressão nacional.
@lucianosilva-oz6vh
@lucianosilva-oz6vh 2 жыл бұрын
Vejo que muitos grupos de esquerda criticam a revolta de 2014, mas por qual outra via seria possível à classe trabalhadora obter o controle do Estado, se não a partir de uma revolta popular? Pode até ser que essa revolta tenha sido apropriada por grupos nacionalista/neonazistas, mas o certo seria os grupos da esquerda radical disputarem esse processo e não ficar do lado da Rússia, que não tem pretensão NENHUMA de iniciar uma transição para outro sistema produtivo, muito pelo contrário, Putin é abertamente anticomunista e conservador.
@TheSpendTime
@TheSpendTime 2 жыл бұрын
camarada, tu conhece algo do que Toni Negri chama de "Império"? Ja vi gente defendendo uma nova perspectiva que colocaria em xeque o conceito de imperialismo pq já estaríamos vivendo um chamado Imperio, por conta do fluxo de capital "desconhecer pátrias mãe". Particularmente vejo vários problemas aí, a começar com a separação entre Estado nação e fontes de capital que, embora se possa fazer no nível analítico, no movimento real são indissociáveis. Outro ponto que parece descartar essa desterritorializaçao do capital - por isso o fim do imperialismo - é esse fluxo de transferencia de mais valia global que tu descreve nesse vídeo, é como se as periferias do sistema, as centralidades, xs trabalhadorxs sumissem, é como se a propria luta de classes deixasse de existir
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Dentre outras coisas, esta guerra vem acabar com esse conceito do Negri. O capital não é, primariamente, um movimento nacional, mas se finca nele como pode.
@isabela6006
@isabela6006 2 жыл бұрын
engajamentário
@danilometall
@danilometall 2 жыл бұрын
Acho quer o termo geopolítica, hoje se refere mais ao relacionamento entre países, do que barreiras geográficas no sentido mais literal da palavra.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Estou ciente. Mas é um recorte que analisa as relações internacionais sob um prisma equivocado. Ainda falarei com mais detalhes a esse respeito.
@franciscoalexandresammarti5276
@franciscoalexandresammarti5276 2 жыл бұрын
🙌
@rib_6940
@rib_6940 2 жыл бұрын
Gustavo, por qual motivo os seus vídeos quando postados em grupos no Facebook não geram miniaturas com a estampa e o título do vídeo?
@alvoroco
@alvoroco 2 жыл бұрын
Eu fiquei com uma dúvida em uma coisa. O que aconteceu na Ucrânia em 2014 não foi parecido com o que aconteceu no Brasil em 2013? Tudo bem que era o povo nas ruas e obviamente não era todo mundo nazista, mas o resultado disso não foi negativo de qualquer forma?
@vitorrosachaves3170
@vitorrosachaves3170 2 жыл бұрын
Pois essa é justamente minha dúvida também. O povo ter ido às ruas é uma coisa, tem o motivo de serem iludidos pela propaganda americana também, como ocorreu no Brasil esse bando de gente que se acham de direita. Um bando de neoliberal por todos os lados. Fora a tomada do poder através de golpe. Esse discurso legitimaria inclusive esse governo de milicos, pois foi o povo quem decidiu.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
É bem parecido, apesar de que lá foi bem mais massificado e radicalizado. Mas todo processo revolucionário é assim. A gente só sabe que ele vai acontecer, inevitavelmente. Só não sabemos quando começa, nem como termina. A maior parte das revoluções são derrotadas. Isso é mais um motivo para disputar esses processos, e não para se colocar contra eles. Os socialistas devem estudar cada luta e entender o que causou a derrota, para, no próximo, elaborar uma política melhor para a vitória.
@hevanschultz
@hevanschultz 2 жыл бұрын
O que penso é que, de fato, os brasileiros estavam (ainda está) em uma crise profunda, insatisfeitos e revoltados com as contradições da nossa sociedade capitalista e desigual. Se aproveitando disso, as burguesias brasileiras, também em crise pela diminuição das sias taxas de lucro, se apropriaram das revoltas para produzir um inimigo nacional (PT/Lula), um golpe de Estado e reinstalar um governo de extrema-direita neoliberal. Para ter apoio popular que legitime essa estratégia ideológica, as burguesias atuaram através de notícias falsas, propagandas midiáticas em massa, exatamente do jeito fascista de fazer política.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
​@@hevanschultz Achei que o jeito fascista de fazer política era cometendo genocídio contra setores oprimidos da população, buscando destruir toda forma de organização da classe trabalhadora utilizando métodos de guerra civil. Contar mentiras é o jeito normal de qualquer democracia capitalista fazer politica, não?
@laerteoliveira7923
@laerteoliveira7923 2 жыл бұрын
Digamos que houve realmente uma revolução popular em 2014 na Ucrânia. Neste caso, me parece óbvio que não foi uma revolução motivada pela exploração de mais valia por capitalistas. A maioria da população nem sabe que está sendo explorada e acha normal e até anseia acumular riquezas como fazem os grandes capitalistas. Foi, então, uma revolução não para impedir ou reduzir a exploração do trabalhador e sim uma revolução para acabar com a política pró Rússia. Na cabeça dos revolucionários nem passou a ideia de que uma política pró Europa/EUA poderia ser tão ruim quanto à Pró Rússia. O que parece é que tinham certeza que no outro lado teriam maior liberdade e maior possibilidade de desenvolvimento. Sendo assim, não temos razões para automaticamente ficar ao lado destes revoluciinários. Levando-se em conta a clara intromissão do ocidente na suposta revolução, que contou com o apoio de grupos nazistas e da guerra midiática ocidental, e em vista de catátrofes provocadas em países periféricos que se alinharam aos EUA, me parece aré razoável ficar contra esses revolucionários que nem têm grande noção do que estão fazendo. Houve e há também tragédias provocadas pelos Russos? Parece que sim, mas mesmo assim não se faz revolução para trocar seis por meia dúzia.
@brunoprata4285
@brunoprata4285 2 жыл бұрын
Recomendo a análise política do analista Rui Costa Pimenta no canal do PCO que foi ao ar no último sábado. O RCP faz uma análise bastante oportuna sobre esse tema.
@mrshirleydocinho
@mrshirleydocinho 2 жыл бұрын
Rui Costa? O cara que é contra o isolamento social? Defensor do Neymar? Ele parece um velhinho criador de teoria da conspiração.
@Hist_da_Musica
@Hist_da_Musica 2 жыл бұрын
Dá pra ver o discurso do Putin direto, sem passar pela tradução do PCO
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 2 жыл бұрын
@@mrshirleydocinho assiste primeiro, antes de julgar. Daí você pode tecer suas críticas, se realmente as tiverem
@wilton-m8r
@wilton-m8r 2 жыл бұрын
Galera leva o Rui Costa Pimenta à sério. Kkkkkkkk
@luizfelipedefreitas9880
@luizfelipedefreitas9880 2 жыл бұрын
@@mrshirleydocinho eu pensava que o defensor do Neymar fosse o Navas, goleiro do PSG
@Paulo-zarrdoz
@Paulo-zarrdoz 2 жыл бұрын
Comenjamento
@mahrianajuana
@mahrianajuana 2 жыл бұрын
Ou engajamentário? Salveeeeee 🍻📚
@MarcelodeItapecerica
@MarcelodeItapecerica 2 жыл бұрын
Quero um debate entre o Gustavo e o Rui Pimenta sobre imperialismo, AGORA!
@joseguilhermecagnin8069
@joseguilhermecagnin8069 2 жыл бұрын
Credo! Rui Pimenta? Piada! HAHAHAHA
@pedrocampos2965
@pedrocampos2965 2 жыл бұрын
Dos seculos IX ao XII Kiev era a capital de todas as Russias, a aristocracia a classe dominante dominante não era diferente com as demais Russias do que as classes dominantes atuais. Na "real politics" o que dá pra rir, dá pra chorar !
@silvionunesdasilva3431
@silvionunesdasilva3431 2 жыл бұрын
Bom explicar o imperialismo para aqueles que ainda apenas o veem nos Estados Unidos. Fato que a Rússia quer estender seus tentáculos para o leste da Europa, a qual julga ser o seu "quintal". E em outros países de outros continentes, como Venezuela. Porém, isto não tem nada de anti-imperialismo, a Rússia quer apenas um espaço geopolítico para chamar de seu. O resultado para os que estão na esfera ocidental, russa ou chinesa será a mesma. Grandíssima parte de suas riquezas produzidas fora das mãos trabalhadoras e parte fora do país.
@antoniojosepaniagoneto2395
@antoniojosepaniagoneto2395 2 жыл бұрын
Gggpp e vc 0pp
@SrCoxas
@SrCoxas 2 жыл бұрын
Veja, é compreensível que a disputa no leste europeu seja uma disputa inter-capitalista que não trará avanços diretos para a classe trabalhadora ucraniana, mas mesmo assim há motivos para apoiar as ações russas: impedir que o imperialismo americano e europeu possam agir sem oposição. As pessoas que eu, anedoticamente, vejo apoiando a Rússia são pessoas que não necessariamente apoiam a guerra da Ucrânia, mas sim o papel de oposição ao Ocidente que a Rússia comumente faz no cenário global. Se a Rússia for derrotada, e se ela perder espaço no leste europeu, significa que ela terá menos margem para enfrentar as forças ocidentais em outros lugares do mundo também. Esse tipo de intervenção de forças capitalistas competidoras pode também conservar ou até aumentar a soberania do países explorados, já que a disputa inter-capitalista pode levar uma das forças capitalistas a apoiar a força política local que promove maior soberania no país (exemplo disso pode ser o caso da Venezuela, onde os EUA tem interesse de derrubar o governo e possivelmente instaurar um governo mais liberal que amplie a retirada da mais-valia, enquanto Rússia e China apoiam a manutenção do atual governo, que apesar dos defeitos mantém um grau maior de soberania do país). Por último, o caminho que a Ucrânia estava rumando era de entrar debaixo do imperialismo ocidental, unindo-se a OTAN e a UE. A intervenção russa não estagnou esse processo, mantendo a Ucrânia no meio do caminho e, portanto, dando mais espaço para que a classe trabalhadora pudesse se impor? Esse tipo de apoio pragmático, essa tentativa de se manobrar a situação ruim para uma situação menos ruim para trazer um mínimo de benefício para os trabalhadores, não ajuda o proletariado? Enfim, espero que você tenha entendido o que eu quis dizer. De qualquer maneira, aprecio seu canal e o conteúdo que você traz.
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
Putin estaria se opondo ao ocidente se tivesse atacando o imperialismo. Ele está só fazendo o trabalho sujo de derrotar a vanguarda revolucionária ucraniana. Quer apenas colocar a classe de joelhos, de forma obediente e matar quem ousar levantar a cabeça. Não tem nenhuma ameaça ou enfrentamento ao imperialismo. Fazendo uma analogia... Não importa se o morro está no controle do CV, do PCC ou dos milicianos, os moradores da favela estarão sendo oprimidos da mesma forma.
@rnamensageiro3478
@rnamensageiro3478 2 жыл бұрын
essa invasão na Ucrânia só a aproximou ainda mais do "Ocidente", não seja boboca o putin cometeu suicídio, a Ucrânia mais do q nunca está correndo pros braços da UE (já mandou carta pedindo pra entrar imediatamente e a UE aceitou) E ainda q vc ache q a Ucrania precisa estar no "time do Oriente", vc acha q eles tem q ser forçados a isso com bomba? Vc acha q quem tem q fazê-los de refém é a russia? Pelo amor de Deus...
@marcelgiglio
@marcelgiglio 2 жыл бұрын
@@rnamensageiro3478 Esse pessoal não está preocupado com o povo ucraniano. Para eles, a classe trabalhadora não é sujeito da política, é só objeto.
@Rafael-wt6yx
@Rafael-wt6yx 2 жыл бұрын
Sim, ninguém deve tentar impedir de que o imperialismo da Otan estenda seus tentáculos à Ucrânia. Tem que deixar a classe trabalhadora ucraniana à mercê dos nazis e do pessoal da Otan. Certinho!
@StraightFromBrazil
@StraightFromBrazil 2 жыл бұрын
A Rússia não deve se defender?
@MarcosRodriguesPsicologo
@MarcosRodriguesPsicologo 2 жыл бұрын
Gustavo é o terror do gado Putinista
@brunomexicano7559
@brunomexicano7559 2 жыл бұрын
Dá like meu povo.
@andrezinhochaves1
@andrezinhochaves1 2 жыл бұрын
Hello, Google
@DAVISILVA-xb5zh
@DAVISILVA-xb5zh 2 жыл бұрын
Então você tá falando que você é contra o , comércio internacional? Pois nem todo pais vai possuir tudo que vão precisar fazer algumas trocas
@MasterM3dina
@MasterM3dina 2 жыл бұрын
Ensina o TV 247 sobre isso tb! Abraço
@Fernando-xo5dv
@Fernando-xo5dv 2 жыл бұрын
já ouviu falar na tese de q n tem mais imperialismo e sim império?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Simmm. Negri e sua turma. Considero-a profundamente equivocada.
@Fernando-xo5dv
@Fernando-xo5dv 2 жыл бұрын
@@orientacaomarxista simm ..essa galera usa da tese do trabalho imaterial....
@Fernando-xo5dv
@Fernando-xo5dv 2 жыл бұрын
@@orientacaomarxista exoterismo puro..
@W.Rothschild7382
@W.Rothschild7382 2 жыл бұрын
No vídeo anterior de Gustavo Machado já tem gente dizendo que o gustavo está sendo patrocinado pela CIA para ser a favor da ucrânia 😂😂
@gut.6925
@gut.6925 2 жыл бұрын
O Trotsky n disse pra apoiar as nações oprimidas pelo imperialismo?
@eliabeoliveira9965
@eliabeoliveira9965 2 жыл бұрын
O imperialismo russo, exportador de gás e petróleo, está oprimindo a Ucrânia.🤭
@gut.6925
@gut.6925 2 жыл бұрын
@@eliabeoliveira9965 então o Brasil tbm é imperialista, já q vendemos matéria prima? Kkkkk
@eliabeoliveira9965
@eliabeoliveira9965 2 жыл бұрын
@@gut.6925 tu não é o Gustavo Machado, com certeza não é. 🤣🤣🤣🤣 Talvez, o Brasil promova um "subimperilismo"(Segundo Ruy Mauro Marini) contra alguns países países vizinhos, assim como a alguns países da África. Mas imperialista mesmo, é os EUA, que faz com que países como França e Alemanha não tenham autonomia, nas suas políticas internacionais.
@ZHike360
@ZHike360 2 жыл бұрын
Eu legitimamente acho que esse evento quebrou a esquerda brasileira. Metade fica isentona, a outra fica achando que ser pró-imperialismo russo é ser anti-imperialista. Parabéns ao Gustavo por manter uma postura nuançada sem uma imparcialidade condescendente que venho vendo em muitos canais...
@danic1378
@danic1378 2 жыл бұрын
Penso q existe esquerda dentro do capitalismo, somente para q ela mantenha a “social democracia” burguesa vigente. A esquerda dentro do Capitalismo, favorece ao Capital, se ao Capital não interessa os conflitos humanos (objetivo como lucro) mas estes são inevitáveis tamanha a contradição, para “equilibrar” (não encontro outra palavra, embora não pense q equilibrar seja a mais adequada) as massas e evitar o período revolucionário (consciência do proletariado, a luta de classes).
@ZHike360
@ZHike360 2 жыл бұрын
@@danic1378 eu acredito na redução de danos dentro do capitalismo. Tipo, se formos para viver em uma sociedade capitalista, que ela seja o menos opressora possível. Mas isso, sem dúvida, incentiva uma estagnação. Acho que o maior problema dessa galera mesmo é que eles encasquetaram (Não sem razão nenhuma) de que os EUA são o inimigo, não o estado burguês. Uma parada étnica, cultural. E isso é muito burro.
@pedrohoffmannjunior2915
@pedrohoffmannjunior2915 2 жыл бұрын
O SEU VÍDEO ESQUECEU DE INCLUIR AS TRANSNACIONAIS NESTE ESQUEMA DE EXTRAÇÃO DA MAIS VALIA MUNDIAL.
@G.C.S113
@G.C.S113 2 жыл бұрын
Off: Você poderia fazer uma consideração sobre a "esquerda identitaria"?
@DanielSilva-ll6un
@DanielSilva-ll6un 2 жыл бұрын
Lasca é o povo ainda fugir para um pais opressor como USA, vide cuba e etc....
@tobis0112
@tobis0112 2 жыл бұрын
ainda tem pessoas que acreditam em teses marquicistas?
@lucianamouratomas64
@lucianamouratomas64 2 жыл бұрын
Só uma pergunta: da onde você tira a ideia de que na Ucrânia vai ter uma classe trabalhadora com consciência de classe pra tomar os rumos desse processo e ainda ter forças para aprender que devem lutar contra do dois lados ? Esse anseio é puro devaneio! Em um país com neonazistas organizados dentro do governo confortáveis ao ponto de tacar fogo num prédio cheios de comunistas dentro NÃO dá a menor condição para revolução popular. Infelizmente defender isso é loucura, um devaneio seu, não tem espaço pra isso. Não há base nenhuma na realidade pra defender a "terceira via" no caso da Ucrânia, ou ficam na mãos da Rússia ou dos Estados Unidos, infelizmente.
@marcelorosa2507
@marcelorosa2507 2 жыл бұрын
Perfeito,ele mostra todo o seu despreparo para tratar do tema.Logo ele,que adora ridicularizar burraldos........
@Rafael-wt6yx
@Rafael-wt6yx 2 жыл бұрын
Nesse ponto, realmente, parece que uma análise mais material e concreta ficou de lado.
@marcelorosa2507
@marcelorosa2507 2 жыл бұрын
Mas eu vou contactar o alejandro pra gente conseguir desmascarar esse esquisitão .
@Pedroom_Lanne
@Pedroom_Lanne Жыл бұрын
Como ser anti-imperialista defendendo a Ucrânia? Vixi....
@alancosta4760
@alancosta4760 2 жыл бұрын
Se precisa desenhar o que é Capitalismo pra esquerda já sabe que o negócio tá feio, horroroso kkkkkk
@ebony5076
@ebony5076 2 жыл бұрын
Sao vcs q tem uma visao dogmatica de mundo, que n sabem oq é capitalismo.
@alancosta4760
@alancosta4760 2 жыл бұрын
@@ebony5076 tá bom, se você tá dizendo...
@edumagalha2794
@edumagalha2794 2 жыл бұрын
Se sabe o que é, porque não explica?
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
Você não sabe nem que literatura não pode ser fonte primária em pesquisa de história...o que dirá entender que a Rússia, toda privatizada nos anos 90, nao se encaixa nos conceitos de lenin em o imperialismo. Marx não analisa o capitalismo de monopólios e sim o de livre concorrência. Sua análise é toda furada e ignora a geopolítica, em especial a autodeterminação dos povos que está em jogo em donetsky.
@rafaelportela9044
@rafaelportela9044 2 жыл бұрын
A logica nao seria a mesma da dinamica do capital, no capitalismo de monopolio e no teorico de livre concorrencia?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
O livro que mencionei sobre a noção do capitalismo financeiro em lenin e seu embasamento em Marx, responde sua questão. Abraço
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
@@rafaelportela9044 não, o capitalismo de decomposição tem o cartel que leva a guerra e decadência
@rafaelportela9044
@rafaelportela9044 2 жыл бұрын
@@professorluciojunior3998 o que seria capitalismo de decomposiçao? crise? nessa fase de decadencia, o capital nao visa mais o lucro, nao tenta cortar custos e etc? A china estaria nessa fase?
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
@@rafaelportela9044 para o lenin, a crise periódica é marcada pela guerra entre as potências pelas matérias primas e mercados, isso é que gera a decadência e a decomposição. O imperialismo é pra explicar a guerra de 14.
@Gabriel-mf7wh
@Gabriel-mf7wh 2 жыл бұрын
Nada do que você falou sobre o imperialismo se encaixa na Rússia. A Rússia é um país atrasado, não imperialista!
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 2 жыл бұрын
Eu não disse que a Rússia é um país imperialista, mas que o imperialismo é um sistema que engloba dentro dele o capital de todos os países e sua partilha, como participe e sócios desse mesmo sistema. O Brasil não é imperialista, mas os empresários brasileiros não estão fora do imperialismo, mas participam dele.
@analaikos5950
@analaikos5950 2 жыл бұрын
Nada a ver
@LucasFernandes-qw2qe
@LucasFernandes-qw2qe 2 жыл бұрын
Engajamento.
@muchacho35405
@muchacho35405 2 жыл бұрын
Muito bom
@fetolino9234
@fetolino9234 2 жыл бұрын
Engajamento
O mito da Rússia imperialista | RESERVAS INTERNACIONAIS EP #160
32:22
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 9 М.
RÚSSIA  E UCRÂNIA | A opressão nacional EP #156
25:56
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 13 М.
小丑女COCO的审判。#天使 #小丑 #超人不会飞
00:53
超人不会飞
Рет қаралды 16 МЛН
Try this prank with your friends 😂 @karina-kola
00:18
Andrey Grechka
Рет қаралды 9 МЛН
How Strong Is Tape?
00:24
Stokes Twins
Рет қаралды 96 МЛН
LIBERALISMO é crença teológica: Guedes e Constantino explicam EP #42
42:52
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 30 М.
IRÃ é anti-imperialista? - política Irã
12:47
Opera Mundi
Рет қаралды 2,8 М.
As 5 grandes dificuldades para entender O CAPITAL de MARX EP #163
46:16
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 10 М.
DEEPSEEK | Entenda o que realmente está em jogo! EP #219
43:35
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 22 М.
Will Greenland Finally Get Independence from Denmark?
8:58
TLDR News EU
Рет қаралды 277 М.
IMPERIALISMO NO BRASIL | Trabalhadores roubados duplamente EP #179
39:16
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 13 М.
O que é SOCIALISMO? É viável? É possível?  EP #145
38:48
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 27 М.
OS NOMES RUSSOS NOS LIVROS. LITERATURA RUSSA. ANNA KARÊNINA
11:25
Sonhei Que Estava Na Russia
Рет қаралды 10 М.
Nando Moura e os mestres do capitalismo. Endividai-vos, disse Deus EP #52
22:41
Orientação Marxista - Gustavo Machado
Рет қаралды 19 М.
小丑女COCO的审判。#天使 #小丑 #超人不会飞
00:53
超人不会飞
Рет қаралды 16 МЛН