@prof.sandrolivramento4809 Caro Sandro, eu fico muito feliz com comentários positivos (claro! rs) mas quando vem de um professor é ainda mais especial para mim, pois sei que um professor consegue perceber nitidamente o cuidado e o rigor com as informações transmitidas. Abraço, Eudes.
@williamsaraiva45623 ай бұрын
Muito bom. Até que enfim, alguém para falar a verdade! Parabéns!
@eumesmoaquidenovo-q6r3 ай бұрын
Video excelente também
@joaocarlosmanarelli3333Ай бұрын
Muito bem colocado
@cesarlagreca80766 ай бұрын
Sua abordagem na elucidação da formação e desenvolvimento das ciencias é espetacular; desmistifica a noção que a maioria das pessoas tem a respeito da genialidade....realmente ela não aparece do Nada e sim da formação e junção de "infinitas" peças com um gigantesco quebra-cabeças...abs e obrigado pelos seus videos.
6 ай бұрын
@cesarlagreca8076 Cesar, muito obrigado pelo seu feedback. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@cesarlagreca80766 ай бұрын
Com certeza farei a divulgaçao! abração
@humbertoaugusto80767 ай бұрын
A frase de Newton se aplica perfeitamente ao caso de Einstein e a Relatividade Especial: “Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes”
@universocalculado46397 ай бұрын
É porque a ciência funciona assim , nenhum cientista faz uma grande descoberta do zero , pois toda grande descoberta na verdade resulta do trabalho de muitos cientistas .
@linecker947 ай бұрын
@@universocalculado4639 Quem chegou mais próximo disso foi Srinivāsa Rāmānujan. Esse foi longe de mais com o pouco que tinha.
@rubiomunizdutra35377 ай бұрын
Tô chegando aos 90 e ainda aprendendo!!!
@jbastos67787 ай бұрын
Newton foi o maior de todos
@cienciastecnologia11203 ай бұрын
Show
@dal27356 ай бұрын
Muito esclareceredor, e claro apos a aula excelente, não é dificil perceber qtos gênios ficam no anonimato
@geovanilopesdias46026 ай бұрын
Coisa boa ver o canal crescendo aos poucos, professor. Proposta e qualidade cada vez mais refinada e o compromisso com a rigorosidade é sempre constante. Fico imensamente feliz, como professor de Física e Química, ter este canal como um bastião de compromisso para com o pensamento científico sem cair nas simplificações rasas doutros canais de ciência. Isso, de fato, lhe dará (talvez) um crescimento mais vagaroso, mas o Brasil precisa disso. Sucesso!
6 ай бұрын
@geovanilopesdias4602 Caro Geovani, muito obrigado por esse comentário tão elogioso e circunstanciado. Espero que minha motivação continue firme para que eu possa continuar com esse projeto. Abraço, Eudes.
@claudiogomes24937 ай бұрын
Eudes, parabéns pelo trabalho e também muito obrigado. Tenho assisitido a tudo que posso e continuarei revendo porque além de instrutivo é prazeroso. MUITO OBRIGADO!!!
7 ай бұрын
Grande Claudio, eu que agradeço sua presença aqui. Espero que você possa indicar esse conteúdo para todos seus amigos interessados! Abraço, Eudes.
@claudiogomes24937 ай бұрын
@ indiquei, o pessoal do NAPNE do IFTO Gurupi traduziu para libras, dá uma olhada: kzbin.info/aero/PLPvve_pwY9Ed5AHmyD-UgICmq7p_cFViF&si=8qATXwR80vnd0Ded
@joacirsoledade87065 ай бұрын
Bem elucidativo
@OP20737 ай бұрын
Excelente esclarecimento. Educadamente, sem desmerecer ou ofuscar, um vídeo que merece todos os créditos. Parabéns, Verve Científica.
7 ай бұрын
Olá OP, ficou feliz que tenha sentido isso! Pois fui realmente muito cuidadoso com esse roteiro para não desmerecer nenhum dos personagens envolvidos. Abraço, Eudes.
@wtongeral6 ай бұрын
Caraca, agora tive uma ideia da superficialidade de meus conhecimentos sobre o tema: nunca tinha ouvido falar de Larmor e Voigt!
6 ай бұрын
@wtongeral Caro Wtongeral, muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que tenha expandido seu conhecimento por meio dos meus vídeos! Abraço, Eudes.
@thisisamerica74907 ай бұрын
Nunca tinha olhado por esse ponto de vista, excelente vídeo!
@wesleypererekatinocosilva45117 ай бұрын
E muito prazeroso seus vídeos Eudes...
7 ай бұрын
Caro Wesley, fico muito feliz com esse elogio! Espero que continue nos acompanhando e recomendando nosso trabalho. Abraço, Eudes.
@gilbertoamigo72057 ай бұрын
Já ouvi que ele reinventava alguns conceitos. Outros antes dele já haviam publicado alguns conceitos que ele utilizava sem que ele tivesse conhecimento disso.
7 ай бұрын
Olá Gilberto, obrigado pelo contato. Quanto à Relatividade Especial, é como eu disse (aliás, como os historiadores da ciência hoje advogam), ele deu contribuições originais, mas não fez tudo. Quanto à Relatividade Geral, eu a concebeu sozinho, mas a matemática necessária já havia surgido décadas antes. Vamos falar disso mais à frente. Abraço, Eudes.
@eliakimlima65167 ай бұрын
Muito bom o video!
@Bruno-bert7 ай бұрын
Porque toda vez que tento entender relatividade eu fico com a sensação que é uma analogia mas não é o que realmente acontece.
7 ай бұрын
Caro Bruno, se você me acompanhar por mais 3 ou 4 vídeos dessa série, sinto que conseguirei te mostrar o que realmente esse teoria significa. Abraço, Eudes.
@Bruno-bert7 ай бұрын
@ vou até o fim sim, dessa e de outras séries. Tenho ciência da importância da teoria da relatividade, e também de algumas comprovações na prática. Mas fica uma sensação de que falta algo ainda. O fato da luz não ter referencial por exemplo. A distorção no espaço tempo resolve o problema. Mas parece que falta algo.
@marccellovieira7 ай бұрын
A forma que eu consigo explicar a Relatividade é a seguinte: "Existe um princípio universal na natureza, chamado PRINCÍPIO DA RELATIVIDADE, em que todas as leis da natureza se apresentam da mesma maneira para quaisquer observadores. Para que este princípio seja obedecido na natureza, as grandezas físicas devem se transformar de determinadas maneiras de um observador para outro, e certos fenômenos devem ocorrer, tudo para que o Princípio da Relatividade seja obedecido". Neste caso as coordenadas espaciais, temporais, velocidades, momento linear, energia,força, campos elétricos e magnéticos, densidades de cargas e de correntes elétricas, etc, devem se transformar de determinadas maneiras, de um observador para o outro, para garantir que o princípio seja obedecido. Além disso, podemos dar exemplos de fenômenos que devem ocorrer na natureza, para garantir que o Princípio da Relatividade seja obedecido, entre estes: 1) Invariância da velocidade da luz. 2)A não conservação da massa em colisões de partículas, devido à relação E=mc2. 3) A existência de partículas de massa nula. 4) O efeito Doppler. 5) A curvatura da trajetória da luz diante de massas em escala cósmica, como requisito da Gravitação ser compatível com o Princípio da Relatividade. 6) A existência do spin das partículas quânticas, como requisito da Mecânica Quântica ser compatível com o Princípio da Relatividade. E muitos outros.
@marccellovieira7 ай бұрын
Podemos falar mais resumidamente que a Relatividade trata do seguinte problema: Das consequências das leis da natureza serem as mesmas para todos os observadores. É como se as leis naturais se mobilizassem e conspirassem de determinadas maneiras, para sempre possam se manifestar da mesma maneira para todos os observadores.
@luanbabuza22807 ай бұрын
Top 👏👏
@zaira4portela4 ай бұрын
Brasil tem N gênios ❤🎉😮
@mateusdexter7 ай бұрын
Parabens! Dúvida: no livro do Abraham País, ele sustenta que o Einstein não tinha conhecimento do "fracasso" das experiências de Michelson e Morley. Isso me intriga... como ele não exitou em abandonar a ideia do Eter? Vejo especulações. Mas não li nada que tenha sustentação em evidências.
7 ай бұрын
Mateus, controvérsias sempre vão existir. Há historiadores que defendem o contrário (veja lista de referências na descrição). Mas note que o problema de Michelson-Morley, já havia sido publicado há 18 anos Einstein entrou no jogo em 1905. Todos os físicos de destaque da época já conheciam esse problema em aberto (inclusive o tradicional e tão distante da relatividade Lord Kelvin), você acha mesmo que Einstein tão versado nas ideias de Poincaré e Lorentz, passados 18 anos, ele ainda poderia não ter tido conhecimento desse experimento? Isso seria muito implausível! Abraço, Eudes.
@dadpinheiro27 ай бұрын
Prezado prof. Eudes, sem desmerecer o trabalho de Einstein, gostaria de lembrar que o conceito de espaço-tempo foi proposto por Hermann Minkowski (professor de Einstein em Zurique). Responder
7 ай бұрын
@dadpinheiro2 DadPinheiro, obrigado pelo comentário. Na verdade o espaço-tempo já veio implícito, nas Transformações de Lorentz (desde que consideremos as velocidade da luz invariante). Nesse sentido, o conceito já existia antes de Einstein e ninguém via, tendo sido ele que o interpretou corretamente. Mas claro, como vou mencionar mais adiante nessa série, foi Minkowski , não Einstein, quem formalizou (matematizou) o conceito. Abraço, Eudes.
@marccellovieira7 ай бұрын
Henri Poincaré, no seu artigo clássico sobre a dinâmica do elétron, lança também as bases do que depois seria o espaço-tempo de Minkowski, como por exemplo, a ideia de quadrivetor.
@marccellovieira7 ай бұрын
Isso. Nas próprias transformações de Lorentz já vinha implícito o conceito de espaço tempo, embora Minkowski tenha explicitado esse conceito. Pelo próprio fato da velocidade da luz no vácuo ser invariante por transformações de Lorentz, e também pelo comprimento espacial e intervalos de tempo não serem invariantes a separadamente, isso já é a manifestação do espaço de Minkowski.
@oswaldomello90567 ай бұрын
Sensacional. E. Reproduzir, requer ética. Obrigada. Abraço.
@franciscojsphalff44267 ай бұрын
" Afinal Quem foi o autor ( E = m . c 2 ) ? Einstein ou Poincaré " 😶🤔😕 ?????
7 ай бұрын
Francisco, muitos outros pesquisadores já vinham estudando a dinâmica do elétron mesmo antes da Relatividade, e um embrião dessa relação de equivalência já existia antes para casos específicos. Como dito no vídeo, tudo que Einstein fez foi pegar essa forma e generalizar (sem demonstrar) para todos os sistemas possíveis. Abraço, Eudes.
@marccellovieira7 ай бұрын
Poincaré faz uma interpretação eletromagnética para essa relação da massa com a energia, relacionando a energia da onda eletromagnética com uma massa efetiva. Já Einstein faz uma interpretação mais generalizada desta relação, no sentido da massa estar relacionada a energia, sendo esta energia não necessariamente eletromagnética, mas qualquer forma de energia. Podemos dizer então, que os dois cientistas deram contribuições importantes para a relação da massa com a energia, sem nenhum dos dois ter um protagonismo maior em relação ao outro.
@Alex_mortz7 ай бұрын
Eu sempre achei notável, mas ao mesmo tempo estranho, afirnar que Einstein fizera sem nenhuma contribuição, toda a teoria sozinho. Ora sem contar com os trabalhos imprescindíveis e fundamentais de James Clark Maxell,Max Plank, Hendrik Lorentz,Henri Poincaré entre outros grandes fílosofos Naturais, como Galileu Galilei pelo implemento do referencial, talvez a teoria não pudesse ser concebida.
@Isagi_egoista7 ай бұрын
A prova é de Einstein. Porém, todo cientista e pessoas em geral, naturalmente, são fruto de um contexto histórico.
@recuperacaorecuperacao73297 ай бұрын
💢Tu não entendeu! .. Não é isso não, cara! 👀🙄
@recuperacaorecuperacao73297 ай бұрын
@@vitormarum2452 💢Tu acha que o cara sabe oq ta falando? Vê a escrita porca dele, sem sentido, sem coerência, sem pé nem cabeça.. Esse tipo de "gente" vem reforçar propaganda Sionista sem nem saber de Física, nem de História, nem de Geopolítica, nem de pohaNehuma! Enfim..
@assimeselheparece83007 ай бұрын
Apesar de está certo, conforme o livro "A teoria perfeita: Uma biografia da relatividade", senti que o apresentador tem uma certa inveja do EINSTEIN. O fato é que todos os cientistas que entraram na HISTÓRIA UNIVERSAL são cães chupando mangas, são incrivelmente inteligentes, além de nossa imaginação.
7 ай бұрын
@assimeselheparece8300, inveja nenhuma! Aliás, quem sou eu para querer me equiparar a Einstein! rs Sou apenas um grande admirador dele e reconheço (provavelmente você reconhece também) que a Relatividade Especial, entre os grandes trabalhos de Einstein, não chega a ser o mais importante. Só pra citar outros mais profundos: ele concebeu a Relatividade Geral, e com muito esforço, talento (e apoio de colegas) a matematizou; ele provou a existência do átomo - que naquela só Boltzmann acreditava - ao resolver um problema secular, o movimento Browniano, e ainda como bônus confirmou a validade da Física Estatística (que estava nascendo!). Ele justificou fisicamente a hipótese ad hoc de Planck, sobre o quantum de luz. Diante de tantos feitos, não nego veementemente qualquer tipo amargura em considerar os méritos de uma descoberta a que realmente chegou na frente, que já estavam fazendo isso antes dele. Fique comigo nesse série e na próxima (sobre Física Quântica) que você vai apreciar ainda mais tudo que Einstein fez pela Física. Grande abraço, Eudes.
@gabrielsventura777 ай бұрын
Me parece óbvio que o Einstein partiu de um conhecimento científico acumulado que veio antes dele, mas isso não diminui em nada a genialidade dele pois esse conhecimento científico acumulado estava lá pra todo mundo e incontáveis cientistas tentaram resolver, sem sucesso, os problemas que o Einstein resolveu tendo o mesmo conhecimento científico acumulado que ele teve como base.
@marccellovieira7 ай бұрын
Nestes artigos antigos, lá do século XIX e começo do século XX, não se tinha o rigor de hoje que se tem na questão das citações. Então pode ter acontecido muito bem, de Einstein ter usado conhecimentos anteriores, como o que foi obtido no experimento de Michelson-Morley, sem necessariamente ter a obrigação de citar esses trabalhos em seus artigos, e isso não tira em nada seus méritos.
@nunomaroco5837 ай бұрын
Olá, brilhante, grandes avanços fazem-se em conversas.....
@ismaelcristiano85807 ай бұрын
O conhecimento científico é um processo dialético
7 ай бұрын
Olá Ismael, penso que não. Essa noção poderia ser aplicada à Filosofia, mas não à ciência que se desenvolve testando hipóteses e descartando teorias falhas. Abraço, Eudes.
@rodrigues49207 ай бұрын
Maravilha
@renatofernandes87 ай бұрын
Não adianta ! Einstein é Einstein.
@pghcosta7 ай бұрын
Essas são as palavras que lhe ensinaram a repetir, pois Einstein é uma fraude. O dono da Teoria da Reatividade é Henry Poincaré. Pesquisa na imundice do Google que você vai saber....
@mariosouto26687 ай бұрын
Claro que adianta! O conhecimento sobreescreve a ignorância, ampliando os seus horizontes, aumentando o seu repertório e fazendo com que você dê mais um passo adiante, tirando-o da posição de repouso e da estagnação intelectual. "A tradição é a personalidade dos idiotas!"
@zaira4portela4 ай бұрын
Cuidado com vira-lata
@felipefeliziani71357 ай бұрын
Justiça histórica!
@luisaugustobonilha82107 ай бұрын
Oi Eudes! Ótimo vídeo! Gostaria de saber qual a opinião que o próprio Einstein tinha dessa discussão. Newton admitia ter precisado dos ombros de outros grandes para chegar onde chegou. Outro fator importante é que Einstein envolveu-se em assuntos geopoliticos complicados depois, como o apoio a criação do Estado de Israel, embora nunca tenha deixado de condenar os excessos praticados para este fim, vitima que fora da perseguição dos nazistas. É um aspecto fora do tema eu sei, mas explica um pouco o fato de terem o transformado em uma espécie de "líder" e de símbolo para uma causa, e que depois disso, foi cada vez mais midiatizada. Justiça porém seja feita, Einstein era um humanista e quem já leu suas máximas e sabe de sua atuação pela paz mundial sabe que ele ia muito além da ciência.
7 ай бұрын
Luis, quando idoso Einstein não se preocupava tanto com Relatividade, era muito mais focado nos problemas da Mecânica Quântica bem como numa possível teoria unificadora. Então, tenho motivos para crer que ele nunca tenha se preocupado com essa questão de prioridade sobre a Relatividade Especial, já que pouco tempo depois sua fama explodiu mundialmente devido a Relatividade Geral. Abraço, Eudes.
@Tulerpio7 ай бұрын
Citicou Einstein a torcida cai de pau furiosa...😊
@Bruno-bert7 ай бұрын
Eudes, fora do tema, mas se um dia puder fazer um vídeo sobre a radiação cósmica de fundo 👍
7 ай бұрын
Bruno, esse tema eu devo abordar (ainda que superficialmente) mais ao final dessa série, lá na frente... Abraço, Eudes.
@Bruno-bert7 ай бұрын
@ fico na expectativa 😃. Já vi alguns vídeos a respeito mas veio muitas questões a respeito.
@orlandodearaujosilvasilva13807 ай бұрын
Dizem até que ele plagiou poncare
@phil_leboeuf7 ай бұрын
Quem diz isso discorda do próprio Poincaré, que nunca acusou Einstein de plágio e, pelo contrário, escreveu uma carta para a UTH de Zurique em 1911 onde recomendava Einstein para trabalhar lá. Na carta, entre os vários elogios que Poincaré teceu a Einstein, ele escreveu "O Sr. Einstein é um dos pensadores mais originais que eu já conheci [...]". Repare que o termo "original" é simplesmente o oposto de "plagiador".
@BladeRunner11387 ай бұрын
Está série sobre a relatividade está sendo fantástica.
7 ай бұрын
Valeu BladeRunner, grande abraço! Eudes.
@pghcosta7 ай бұрын
_Einstein_ é tão picareta, que a fórmula dele (E=CM2) foi resolvido e elaborado por sua segunda esposa, que era matemática... Depois disso, ele se separou da sua mulher...
@amarosavary2207 ай бұрын
Sem qualquer comprovação factual .
@conradovieira56017 ай бұрын
Mileva! Já existe material mostrando o quanto ela foi crucial para o desenvolvimento do Einstein. Aliás, ela era muito melhor em matemática que ele.
@LeandroRodriguesDryka7 ай бұрын
@@conradovieira5601fonte?
@Rodolfo92295 ай бұрын
Não há provas sobre isso kkkkk
@franciscobruno1325Ай бұрын
Maior plagiador de todos os tempos... ninguém lembra do poicare e lorentz os verdadeiros donos da teoria
@viniciusdelima81927 ай бұрын
Esse canal é muito bom. Dá vontade de estudar Física. Tudo no seu lugar como deve ser tratado.
7 ай бұрын
Grande Vinícius, muito obrigado pelo comentário elogioso! Abraço, Eudes.
@luizhagaia7 ай бұрын
Assim como o rei pele. Einstein e tantos outros grandes nomes da história. Se tornaram célebres por finalizar a ação. Ninguém dá créditos para aqueles que deram início a seja lá o que for. Esses vídeos estão em um patamar muito acima da cultura desse, pais.
7 ай бұрын
Caro Luiz, ficou muito lisonjeado com seu comentário! Muito obrigado. Eudes.
@PauloSergioRamos3 ай бұрын
Me perdoe , mas o Sr esqueceu de referir tbm a esposa dele .
3 ай бұрын
@PauloSergioRamos Olá Paulo, a hipótese de que Mileva Marić tenha contribuído para a Teoria da Relatividade é interessante e provocadora, mas maioria dos historiadores da ciência concorda que as evidências disponíveis não são suficientes para apoiar essa afirmação de forma conclusiva. Abraço, Eudes.
@zaira4portela4 ай бұрын
Cuidado vira - lata
@GothysTonny7 ай бұрын
Percebo em você uma certa amargura ao falar de Einstein e do advento da Relatividade Especial. O vídeo tem alguns anacronismos. Em história o "SE" não existe.
7 ай бұрын
@GothysTonny Grande Gothys, amargura nenhuma! Sou grande admirador de Einstein e reconheço (provavelmente você reconhece também) que a Relatividade Especial, entre os grandes trabalhos de Einstein, não chega a ser o mais importante. Só pra citar outros mais profundos: ele concebeu a Relatividade Geral, e com muito esforço, talento (e apoio de colegas) a matematizou; ele provou a existência do átomo - que naquela só Boltzmann acreditava - ao resolver um problema secular, o movimento Browniano, e ainda como bônus confirmou a validade da Física Estatística (que estava nascendo!). Ele justificou fisicamente a hipótese ad hoc de Planck, sobre o quantum de luz. Diante de tantos feitos, não nego veementemente qualquer tipo amargura em considerar os méritos de uma descoberta a que realmente chegou na frente, que já estavam fazendo isso antes dele. Fique comigo nesse série e na próxima (sobre Física Quântica) que você vai apreciar ainda mais tudo que Einstein fez pela Física. Grande abraço, Eudes.
@luisaugustobonilha82107 ай бұрын
@O que confirma isso é o fato do Nobel que ele recebeu não estar ligado à Relatividade Geral. .
@carlossantos84757 ай бұрын
Me recuso à assistir este vídeo! !
@BladeRunner11387 ай бұрын
Eu me recuso a não assistir!
7 ай бұрын
@carlossantos8475 Olá Carlos, nesse canal tratamos a ciência, o processo científico e a história da ciência com rigor, não com sensacionalismo. Como disse no vídeo, estou dando a Cesar o que é de Cesar. Mesmo assim, supondo que você é grande admirador de Einstein (assim como eu), você ficará feliz com o que vem pela frente ao saber da enormidade das suas contribuições em muitos outros aspectos da Física Moderna. Continue acompanhando tanto a série sobre Relatividade como a próxima série sobre Teoria Quântica. Abraço, Eudes.