17. Posição relativa entre Reta e Plano. | Geometria Analítica.

  Рет қаралды 68,243

Professor Aquino - Matemática

Professor Aquino - Matemática

Күн бұрын

Пікірлер: 57
@eduardosilva351
@eduardosilva351 9 жыл бұрын
Trabalho muito bem feito. Aulas muito boas! Parabéns!! :)
@LCMAquino
@LCMAquino 9 жыл бұрын
Valeu Eduardo Silva!
@filipinho1394
@filipinho1394 10 жыл бұрын
Muito bom... Valeu mesmo por montar esses vídeos de ótima qualidade, ajuda muito!
@LCMAquino
@LCMAquino 12 жыл бұрын
Atenção! Note que eu falei que "r1 e π1 são paralelos" e não que "dr1 e nπ1" são paralelos. Ou seja, a reta e o plano são paralelos, mas o vetor diretor da reta e o vetor normal do plano não são. Por favor, veja novamente a explicação do roteiro que foi exibido na videoaula.
@LCMAquino
@LCMAquino 12 жыл бұрын
Sim, eu utilizo a classe Beamer no LaTeX. Inclusive, eu falei sobre isso no vídeo "Geometria Analítica - Apresentação do Curso".
@edsonluizdourado5866
@edsonluizdourado5866 3 жыл бұрын
Adorando as aulas, obrigado por compartilhar.
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Olá Caroline, obrigado por sua sugestão. Mas acredito que neste caso foi apenas um mal entendido, pois o problema foi que você não conseguiu ouvir direito quando eu disse: "Eu deixo como exercício para você o cálculo desse determinante e o cálculo desse produto interno". Eu creio que se tivesse ficado claro que falei "produto interno", então facilmente você encontraria esta videoaula, já que o curso está organizado em uma lista de reprodução (e você pode acessá-la em youtube . com / LCMAquino).
@LCMAquino
@LCMAquino 12 жыл бұрын
Atenção! Note que eu falei que "r2 e π2 são perpendiculares" e não que "dr2 e nπ2" são perpendiculares. Ou seja, a reta e o plano são perpendiculares, mas o vetor diretor da reta e o vetor normal do plano não são. Por favor, veja novamente a explicação do roteiro que foi exibido na videoaula.
@mariaclarasantana2369
@mariaclarasantana2369 3 жыл бұрын
Mt obrigada, finalmente consegui entender o conteúdo!!
@LCMAquino
@LCMAquino 3 жыл бұрын
Que ótimo!
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Olá Caroline, primeiro eu recomendo que você revise o Roteiro que foi exibido na videoaula. Neste roteiro, vimos que se d*n = 0 (aqui o "*" representa o produto interno), então a reta e o plano são paralelos. Em outras palavras, você precisa calcular o produto interno entre d e n. Se este produto interno for igual a zero, então a reta e o plano são paralelos. Calculando então o produto interno (mas sem já igualar a zero como você fez), temos (1,-10,7)*(6,-5,-8) = 1*6 + (-10)*(-5) + 7*(-8) = 0.
@ederaldo0
@ederaldo0 3 жыл бұрын
Claro que eu estou gostando eu estava voando nesse assunto e você me salvou.
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Caroline, para entender melhor esta parte da videoaula, seria interessante que você fizesse uma revisão sobre Sistema de Equações. No canal do meu parceiro Nerckie (no endereço "youtube . com / nerckie") você encontra videoaulas desse assunto. Basicamente, a ideia nesse caso é escolher duas equações entre as três (por exemplo, as duas primeiras) e resolver o sistema para encontrar a e b. Em seguida, substituir estes valores na terceira equação, verificando assim se eles a atendem.
@ronaldobarionieluf8531
@ronaldobarionieluf8531 8 жыл бұрын
Professor, voltei a essa aula, pois nas retas concorrentes há as oblíquas e as perpendiculares. Mas ha também o caso especial das reversas. A diferença é que, nas concorrentes, haverá o ponto de intersecção, o qual pode ser determinado fazendo-se o sistema entre a equação da reta e do plano, correto? Porém, quando for reversa, não haverá esse ponto de intersecção (e essa é a única diferença), mas como demonstrar que não há esse ponto? Pensei nisso, assistindo à aula 26 (ângulo entre reta e plano), quando fui demonstrar que a reta e o plano são concorrentes (mas não reversas)...
@LCMAquino
@LCMAquino 8 жыл бұрын
Olá Ronaldo, note que não existe reta "reversa" a um plano. Se a reta não tem interseção com o plano, então ela será paralela a este plano. Montando um sistema de equações usando as equações da reta e do plano, teremos três situações: (i) o sistema tem uma única solução (nesse caso, a reta e o plano serão concorrentes); (ii) o sistema tem infinitas soluções (nesse caso, a reta está contida no plano); (iii) o sistema não tem solução (nesse caso, a reta e o plano são paralelos).
@ronaldobarionieluf8531
@ronaldobarionieluf8531 8 жыл бұрын
entendi. Grato mais uma vez!
@raphaelsalles4526
@raphaelsalles4526 11 жыл бұрын
no item (b) do exercicio porque que r tem que passar por esse ponto (-2,1,1)?
@leticiagarciagoncalves8095
@leticiagarciagoncalves8095 8 жыл бұрын
Professor, no exemplo 2 (8:33) é pedido que r passe pelo ponto (3,1,4) e seja oblíqua a pi. Portanto, ser oblíqua ao plano pi significa que tem pelo menos um ponto de interseção, certo? Através dos dados, como eu faria para encontrar esse ponto de interseção entre a reta e o plano?
@LCMAquino
@LCMAquino 8 жыл бұрын
Olá Letícia, sim, como a reta deve ser oblíqua ao plano teremos um ponto de interseção entre eles. Aos 9:33 nós demos uma resposta possível para o Exemplo 2 a). No caso, a reta r de equações paramétricas x = 3 + t, y = 1 + t, z = 4 + t. Se você deseja determinar a interseção desta reta com o plano 2x - 5y + 7z + 2 = 0, basta seguir os passos: 1) substitua x, y e z na equação do plano por, respectivamente, 3 + t, 1 + t e 4 + t; 2) resolva a equação em t que você obteve no passo 1); 3) substitua o valor de t encontrado no passo 2) nas equações paramétricas da reta e você terá o ponto de interseção desejado.
@leticiagarciagoncalves8095
@leticiagarciagoncalves8095 8 жыл бұрын
Muito obrigada, professor! Suas aulas estão me ajudando bastante. Parabéns pelo trabalho!
@merckv4948
@merckv4948 12 жыл бұрын
professor, no instante 6:14 desse video o senhor fala que os vetores são paralelos pois o produtor interno foi zero. Os vetores não seriam ortogonais?
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Sem problema!
@LCMAquino
@LCMAquino 12 жыл бұрын
No momento, o curso de G. A. ainda não chegou nas cônicas. O vídeo que você viu não é meu.
@robsondaniel7635
@robsondaniel7635 8 жыл бұрын
excelente aula muito boa
@pedrobrito1749
@pedrobrito1749 9 жыл бұрын
Muito bom, gostei.
@vitoriav.650
@vitoriav.650 8 жыл бұрын
Olá, suas aula têm me ajudado bastante, mas estou com uma duvida; para definir se dois vetores possuem a mesma direção, deve-se encontrar k tal que (a,b)=k(c,d), mas como resolvo isso? Para mim não ficou claro, no exercicio 2, como chegou ao resultado k=1. agradeceria se pudesse me explicar o passo a passo de como fez. Muito obrigada!
@LCMAquino
@LCMAquino 8 жыл бұрын
Olá +vics vics, você pode resolver da seguinte forma: 1) monte a equação a = kc, de onde você obtém k = a/c (supondo c não nulo); 2) monte a equação b = kd, de onde você obtém k = b/d (supondo d não nulo); 3) compare os valores encontrados para k. Se eles forem iguais, então os vetores possuem a mesma direção. Caso contrário, não possuem. Exemplo: v = (1; 4) e u = (2; 6). Note que de (1; 4) = k(2; 6) obtemos 1 = 2k e 4 = 6k. Isolando k em cada equação, obtemos k = 1/2 e k = 2/3. Como esses valores são diferentes, temos que os vetores v e u não possuem a mesma direção.
@vitoriav.650
@vitoriav.650 8 жыл бұрын
+LCMAquino Muito obrigada pela explicação ! Agora está mais claro.
@merckv4948
@merckv4948 12 жыл бұрын
e também no momento 8:22 o senhor diz que os vetores são perpendiculares, não seriam paralelos?
@AchillesBastosJunior
@AchillesBastosJunior 10 жыл бұрын
Bom professor, já quebrei a cabeça com uma questão. Determine o valor de m e n para que a reta r: (x,y,z)= (n,2,0) + t(2,m,m) esteja contida no plano pi: x - 3y + z = 1. Vc saberia responder?
@LCMAquino
@LCMAquino 10 жыл бұрын
Olá Achilles, para tirar dúvidas sobre exercícios que estão fora das minhas videoaulas, por favor visite um fórum mais geral como o www.ajudamatematica.com. De qualquer modo, aqui vai uma dica: para r está contida em pi, deveremos ter (2, m, m)•(1, -3, 1) = 0 e n - 3(2) + 0 = 1.
@AchillesBastosJunior
@AchillesBastosJunior 10 жыл бұрын
LCMAquino obrigado, deu pra resolver aqui.
@CyberneticEagle
@CyberneticEagle 8 жыл бұрын
professor em 6:42, como descobriu os pontos 2, -1, -3?
@LCMAquino
@LCMAquino 8 жыл бұрын
Olá +RizukeGoldslein, precisamos escolher algum ponto da reta r1 (pode ser qualquer ponto!). No exercício foi dada a equação simétrica de r1, que é (x - 2)/1 = (y + 1)/(-10) = (z + 3)/7. Se escolhermos x = 2, a primeira parte da equação ficará igual a 0. Agora pense no seguinte: quais valores devemos escolher para y e z de modo que as outras partes também fiquem iguais a 0? Ora, precisamos escolher y = -1 e z = -3. Portanto, um ponto de r1 pode ser (2; -1; -3). Se você quisesse escolher outro ponto, bastava seguir o mesmo raciocínio. Por exemplo, se escolhermos x = 3, a primeira parte da equação ficará igual a 1. Agora quais valores devemos escolher para y e z de modo que as outras partes também fiquem iguais a 1? Seria y = -11 e z = 4. Ou seja, outro ponto de r1 pode ser (3; -11; 4). Eu espero que isso tenha ajudado. Se a dúvida continuar, por favor comente aqui.
@CyberneticEagle
@CyberneticEagle 8 жыл бұрын
+LCMAquino Muito obrigado pelo esclarecimento professor, vou aplicar esse novo conhecimento e refazer a questão
@viktorjohannes1725
@viktorjohannes1725 11 жыл бұрын
vc teria ou conheceria algum tutorial nos mesmos moldes em outros conteúdos como cálculo ou física?
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Para acessar meu curso de Cálculo, por favor entre na página do canal em kzbin.info. Quanto a Física, eu não criei videoaulas. Além disso, eu desconheço um material para Física nesses moldes.
@rafaelbrasiliense7676
@rafaelbrasiliense7676 Жыл бұрын
professor, no último exercício minha resposta foi a seguinte: se r pertence a pi, então o vetor diretor de r é perpendicular ao vetor normal de pi, ou seja, o produto escalar entre eles é zero. Assim, um vetor diretor possível para r é (-1, 1, 1). Está correto? Posso fazer dessa forma?
@LCMAquino
@LCMAquino Жыл бұрын
Sim, você poderia seguir esse raciocínio para justificar que d = (-1, 1, 1) é um possível vetor diretor de r (lembrando que existem outras infinitas possibilidades). Agora basta você usar a informação que r passa pelo ponto (-2, 1, 1) e você pode montar uma equação para essa reta.
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Ora, porque é solicitado assim no exercício! A ideia no exercício é exatamente que seja dada um exemplo de reta r que tenha duas características: (1) passa pelo ponto (-2, 1, 1); (2) pertence ao plano pi.
@MateusAlves12
@MateusAlves12 10 жыл бұрын
Professor em que vídeo aula tem explicando sobre equações planar ?
@LCMAquino
@LCMAquino 10 жыл бұрын
Em nenhuma delas. Eu não abordei neste curso a equação da reta na forma planar.
@samyblanco01
@samyblanco01 7 жыл бұрын
Professor, boa noite, quando saberemos quantas possibilidades de escolha nós temos? No primeiro exemplo só escolhemos X, já no segundo exemplo letra B escolhemos x e y...
@LCMAquino
@LCMAquino 7 жыл бұрын
Olá Samantha, desculpe-me, mas eu não entendi sua dúvida. Poderia por favor explicar mais? Além disso, diga qual é o momento (minuto e segundo) da videoaula onde surgiu a dúvida.
@primatalunar
@primatalunar 10 жыл бұрын
Professor não entendi pq o senhor escolheu o ponto (2,-1,-3) porque esse ponto pertence a reta r ? 6:54
@LCMAquino
@LCMAquino 10 жыл бұрын
Aos 6:40, você poderia escolher *qualquer ponto* da reta r1 para verificar se ele está no plano pi1. Como a equação da reta r1 é dada por (x - 2)/1 = (y + 1)/(-10) = (z + 3)/7, um ponto fácil de obter é (2; -1; -3) (ou seja, x = 2, y = -1 e z = -3). Note como esses valores deixam a equação da reta verdadeira: (2 - 2)/1 = (-1 + 1)/(-10) = (-3 + 3)/7 ==> 0/1 = 0/(-10) = 0/7 ==> 0 = 0 = 0. Apenas para dar outro exemplo, temos o ponto (3; -11; 4). Note como a equação também fica verdadeira: (3 - 2)/1 = (-11 + 1)/(-10) = (4 + 3)/7 ==> 1/1 = (-10)/(-10) = 7/7 ==> 1 = 1 = 1. Agora tente encontrar outros pontos.
@robsondaniel7635
@robsondaniel7635 8 жыл бұрын
+LCMAquino tb fiquei com a mesma duvida então fiz uma represntação grafica (desenho mesmo) então percebi que pode-se escolher aleatoriamente qualquer das duas coordenadas para se obter a terceira que esteja de acordo com a equação do plano
@leticiadantas9079
@leticiadantas9079 9 жыл бұрын
Muito bom, valeu mesmo! :]
@dalvanirramos7791
@dalvanirramos7791 6 жыл бұрын
boa a aula
@luigikempsonakiyamajapones5657
@luigikempsonakiyamajapones5657 10 ай бұрын
Professor eu só queria saber como foi encontrado o -2 em: dr2=-2npi2? Abraço!!!
@LCMAquino
@LCMAquino 10 ай бұрын
Foi encontrado através da observação de que pegando a primeira coordenada de dr2 e dividindo pela primeira coordenada de npi2 vamos obter -2. Em seguida, observa-se que se multiplicarmos cada uma das coordenadas de npi2 por -2 vamos obter as coordenadas de dr2.
@luigikempsonakiyamajapones5657
@luigikempsonakiyamajapones5657 10 ай бұрын
@@LCMAquino Professor, muito obrigado pela explicação e por ter tirado tempo p responder!!! Forte abraço!!!
@pauloruaskate321
@pauloruaskate321 6 жыл бұрын
melhor video
@LCMAquino
@LCMAquino 6 жыл бұрын
Valeu Paulo! :)
@TheFlaviopira
@TheFlaviopira 7 жыл бұрын
Showq
@vitoriav.650
@vitoriav.650 8 жыл бұрын
me desculpe, essa questão é do vídeo anterior !
@LCMAquino
@LCMAquino 11 жыл бұрын
Olá Caroline, obrigado por sua sugestão. Mas acredito que neste caso foi apenas um mal entendido, pois você não conseguiu ouvir direito quando eu disse: "Eu deixo como exercício para você o cálculo desse determinante e o cálculo desse produto interno". Eu creio que se tivesse ficado claro que falei "produto interno", então facilmente você encontraria esta videoaula, já que o curso está organizado em uma lista de reprodução (e você pode acessá-la em "youtube . com / LCMAquino").
18. Distância entre Pontos. | Geometria Analítica.
9:12
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 28 М.
15. Posição relativa entre Retas. | Geometria Analítica.
13:40
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 120 М.
$1 vs $500,000 Plane Ticket!
12:20
MrBeast
Рет қаралды 122 МЛН
#behindthescenes @CrissaJackson
0:11
Happy Kelli
Рет қаралды 27 МЛН
Вопрос Ребром - Джиган
43:52
Gazgolder
Рет қаралды 3,8 МЛН
16. Posição relativa entre Planos. | Geometria Analítica.
13:19
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 70 М.
14. Equações do Plano. | Geometria Analítica.
14:34
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 148 М.
Episódio 143: SGA - Como identificar uma cônica por meio de sua equação?
11:52
Professor Carlos Ropelatto
Рет қаралды 5 М.
26. Ângulo entre Reta e Plano. | Geometria Analítica.
14:08
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 35 М.
13. Equações da Reta. | Geometria Analítica.
14:05
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 116 М.
27. Ângulo entre Planos. | Geometria Analítica.
13:55
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 41 М.
24. Distância entre Planos. | Geometria Analítica.
12:49
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 46 М.
23. Distância entre Reta e Plano. | Geometria Analítica.
11:39
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 46 М.
07. Produto Interno. |  Geometria Analítica.
13:52
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 139 М.
09. Projeção Ortogonal. | Geometria Analítica.
12:05
Professor Aquino - Matemática
Рет қаралды 129 М.
$1 vs $500,000 Plane Ticket!
12:20
MrBeast
Рет қаралды 122 МЛН