Parabéns pela honestidade intelectual de fazer uma crítica construtiva ao vídeo do Jones, sem deixar de ponderá-la reconhecendo que trata-se de um quadro específico do seu canal, e sem desmerecer o restante da sua produção intelectual. Eu concordo plenamente com você de que o título do vídeo foi infeliz, considreando que não há definição de uma categoria nele. Embora o livro do Carlos Nelson Coutinho e o Sérgio Paulo Rouanet certamente se aprofundem no tema, este vídeo especificamente ficou um pouco raso, mesmo como introdução.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Eu gosto muito de muita coisa da produção intelectual do Jones. Mas eu lamento muito viver em um contexto onde criticar alguém é quase sinônimo de atacar a pessoa ou fazer algo ruim a ela. Felizmente, muita gente também se incomoda com isso e muitos curtem ambos os canais. Eu acho isso ótimo. Estou convencido já e vou ler o livro do Rouanet e em breve fazer vídeo no canal.
@vinikrausz3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno que ótimo! Assistirei com certeza. Para ser sincero eu não era inscrito e nem conhecia seu canal, mas achei a proposta suscitada pelo titulo bem interessante. Eu sou formado em Design Industrial. Na graduação tive bastante indicação de leituras e autores que poderiam ser classificados como pós-modernos e por muito tempo fui bem simpático. Contudo, é flagrante que a abordagem de Modernidade e Pós-Modernidade adotada no campo da Arte e da Comunicação é completamente diferente da abordagem adotada pelas Ciências Sociais, História e Filosifia Embora eu reconheça certa pertinência nessas categorias para descrever certos fenômenos, do ponto de vista epistemológica, que é o me interessa mais, eu prefiro me abster dessa polêmica e procuro, dentro de possível ser mais específica na minha crítica. Uma coisa que particularmente me dá certo "ranço' é aquela explicação genérica do "fim das meta-narrarivas" , que aparece no Lyotard e que, Deleuze e Guatarri reproduziram bastante para criticar o marxismo e a dialética. Eu reconheço diversas qualidades na produção filósofica de Deleuze e Guatarri, mas isso soa para mim como um prenúncio do "Fim da História" do Fukuyama que marcou a ascenção ideológica do neoliberalismo. Da mesma forma que o "pós-modernismio" pode ser reduzido a uma espécie de xingamento, a forma como a Modernidade é retratada por muitos autores também pode ser reducionista, ou mesmo equivocada.
@valentinpetrovsky82403 жыл бұрын
Amando os debates, vou assistir seu vídeo sobre identidade
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Uhullllll. Que bom que está curtindo.
@diegolucavei3 жыл бұрын
Discordar do jones manoel ta virando um quadro no canal.
@raystarrr3 жыл бұрын
Ainda bem que alguém está se dando a esse trabalho. Alguns videos do Jones são um desserviço intelectual. Apesar disso, reconheço a sua relevância na disseminação de certas leituras.
@feline6663 жыл бұрын
mais um motivo pra se inscrever
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Hauauuahuah. Foi por acaso, mas se ele continuar falando dos pós-modernos, vai virar mesmo, porque acho um gancho muito bom para falar do tema e sempre gera engajamento. Porém, não pretendo criticar ele no seu marxismo. Não entendo o suficiente para isso.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
@@raystarrr exato
@ilmaramilhomem7103 жыл бұрын
Menino que bom vc falar da ação de poder dele em tirar a camisa...A primeira vez que fui assistir uma live do Jones peguei ranço pq ele estava sem camisa...Achei desrespeitoso...Hoje vejo que o me incomodou foi o poder que ele esfregou na minha cara...Nós mulheres jamais poderíamos utilizar nem indumentária provocativa pois seríamos descredibilizadas...Agora que eu estava superando meu ranço vc vem e abre outra vez minha mente...rsrsrs...
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Ahhhh eu não quis ser moralista com ele. De fato, ele tirar a camisa e conseguir engajamento por causa disso, ainda que esteja tratando de assuntos acadêmicos, é algo que só faz sentido em um mundo misógino e patriarcal. Uma mulher que fizesse isso perderia sua credibilidade. Mas não foi ele que criou esse mundo e nunca vi ele defender algum discurso machista. Porém, não deixa de ser relação de poder. Algumas pessoas vão olhar e pensar "que gato, vou seguir", outras vão ficar incomodadas e pensar que não tem nada a ver com o discurso que ele está defendendo. Tanto é verdade que não fui nem eu que levantei o assunto. Ele que levantou e volta e meia tem gente levantando nos comentários. É uma estratégia que ele usa e que eu particularmente não acho legal, mas não tiro dele o direito de fazer o que quiser. Afinal, eu luto por um mundo em que as mulheres possam fazer o mesmo, não um mundo que coiba os homens disso. Já passou da hora da gente tratar o corpo humano como algo profano. Porém, enquanto não derrubarmos o patriarcado, não dá pra fingir que as coisas não são dessa forma.
@tyjuva3 жыл бұрын
Eu ainda não sei o que é pós moderno(não tinha interesse, mas agora estou curioso e começarei a estudar), entretanto, no *senso comum das pessoas com quem convivo,* o termo pós moderno é a pessoa que se diz de Esquerda, mas ignora a pauta trabalhista.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Esse é o senso comum dos marxistas sobre os pós-modernos. Para os liberais, são pessoas que odeiam a verdade, a razão e a ciência. Na realidade, são pessoas que são céticas a ponto de questionar até mesmo as ferramentas que usamos para analisar o mundo.
@taisbaldon3 жыл бұрын
Jura? Esta é nova p mim.
@vinikrausz3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno não diria que seja o senso comum dos marxistas. É o ssnso comum de uma fração muito especifuca, geralmente com viés trabalhista, nacionalista e reformista ou o típico "esquerdista" no sentido Leninista, que fetichista símbolos revolucionaria, e acha que quanto mais criticar pós-modernos e liberais, mais de esquerda será. Em ambos os casos, são pessoas que não estudaram o suficiente nem a Modernidade e nem a Pós-Modernidade. As críticas de marxistas influenciados pelo Carlos Nelson Coutinho, sem dúvida são sujeitas a critica, mas eu não chamaria de senso somum.
@MTd23 жыл бұрын
Isso não é verdade. Pós modernismo é uma coisa vaga, pelo que posso perceber. Não consigo ver um padrão em que haja uma quebra histórica com várias tradições que irradiaram a partir do que se chama de Realismo (não digo Iluminismo) aqui no Brasil. No Realismo se põe em discussão o caso de que "razão" não tem uma base empírica e que a primazia do empirismo é a base da ciência enquanto que a razão é auxiliar no processo. Note que Kant era um grande astrônomo antes de ser filósofo. E Marx está na base do que chamamos Realismo, com a descrição mais nua e crua da realidade que nos rodeia e a tentativa de chegar a verdade por trás da inquirição dos fatos brutos. Como se tem um questionamento da razão, é de se esperar que haja uma irradiação de tradições que vão considerar o que seria "conhecimento" ou não. A história do conhecimento seria outro tópico. Mas não vejo como isso invalidaria o Marxismo. É normal que se tome como base pensadores que produziram durante tempos de guerra, tal como Lênin, e tente se transpor tudo o que disseram, sem considerar a pressão de completa aniquilação. Pós modernismo pode ter sim pauta trabalhista e inclusive Guattari fez uma clássica entrevista com o Lula, que o ajudou a projeta-lo internacionalmente, em 1983. Note, eu sou Marxista Leninista e anti revisionista (ou seja, seria esperado que eu repudiasse ainda mais o Pós Modernismo). Mas como eu pesquisei o assunto por algum tempo. Não vejo nenhum motivo para enquadrar "pós modernismo" como antítese à luta de classes.
@DoxaeEpisteme3 жыл бұрын
Faz algum tempo que acompanho o seu canal. Admiro muito o seu trabalho. Contudo, aqui vai uma pequena crítica construtiva. Você fez exatamente como o Jonas Manoel. Digo mais, não agregou nenhuma informação nova. Repetiu quase todas as falas do Jonas. Gosto muito do trabalho dele. Mas gosto ainda mais do seu. Resumo da ópera, você está devendo uma definicão descente do que é pós modernismo. Forte abraço e Vitória sempre.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Opa. Saudações você por aqui. Também gosto bastante do seu canal. Concordo que não agreguei muita coisa, prometo compensar em breve com os vídeos que vou lançar falando da pós-modernidade, de maneira até um tanto a partir do meu próprio pensamento, embora embasando em alguns autores. Estou devendo e vou pagara a dívida, hahaha. Grande abraço.
@TheSpendTime3 жыл бұрын
desde o vídeo de Foucault, os vídeos do Biblioteca crítica poderiam ser um tweet
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Até concordo. Mas fazer vídeo gera movimentação no canal dele, e ele certamente deseja engajamento. Nem julgo. Apenas aproveito a oportunidade pra fazer vídeo também, hahah.
@DiegoRuggeri3 жыл бұрын
Tem algum vídeo onde você define pós modernismo?
@DiegoRuggeri3 жыл бұрын
Ou tem algum texto introdutório que você recomende?
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Até tem, já fiz vídeo sobre o que é a pós-modernidade. Mas nele eu apenas comento a definição clássica presente em Lyotard. Eu pretendo lançar uma playlist essa semana para fazer vários vídeos sobre o tema. Sempre foi a intenção do canal e acho que chegou a hora.
@Thiago30Pacheco3 жыл бұрын
9:30
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Hauauahuhuahauahu, fui até ver qual era o momento do vídeo e ri muito também. kkkkkkk
@elainenunessilvafernandes68643 жыл бұрын
Agora entendi... "Falar do Jones Manuel costuma ser pop".. e dá ibope né? 😉🤣
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Sim. E quando ele está criticando o pós-modernismo, é sempre algo que me diz respeito. Unir o útil ao agradável, porque não né?
@bernardo_canellas3 жыл бұрын
Gostei do vídeo. Não gosto de usar designações... "pós-moderno", "moderno", embora trabalhe com autores franceses em Análise do Discurso. Agora, gostei bastante da crítica à Razão em termos lucaksianos. Aguardo mais vídeos para ouvir mais sobre...
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Pois é. Eu compro o termo pós-moderno justamente porque assumiram ele como palavrão. Eu gosto de questionar as críticas que fazem aos pós-modernos e entender de onde elas vieram. Venho notando que raramente estas críticas são provenientes dos textos dos pós-modernos que dizem criticar. No mais, o conceito de razão é bastante controverso e vou produzir vídeos sobre o assunto em breve.
@bernardo_canellas3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno Até me lembrou Proudhon, que assumiu a alcunha de anarquista pelas mesmas razões. É vero, pós-moderno, assim como positivista, é palavrão e um saco de gatos. A depender se esse palavrão é dito por lucaksianos, por popperianos ou por habermasianos, os gatos dentro do saco variam. Já citei Sokal e Bricmont em um artigo, justamente para argumentar que muitos popperianos (pessoal da biologia aqui no youtube, pessoal do podcast Fronteiras da Ciência, Ronaldo Pilati...) não parecem ter lido esse livrinho controverso na integra.
@Simone150973 жыл бұрын
Excelente 👏😀👏😀👏👏👏 é isso mesmo
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Que bom que gostou.
@taisbaldon3 жыл бұрын
Eu vi o vídeo do Jones, a quem acompanho faz um bom tempo. E concordo, é apenas uma indicação de leitura.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Total. Eu usei e usarei como gancho para fazer vídeos. Inclusive, li o texto indicado e em breve teremos vídeo sobre ele.
@wevanysantos58303 жыл бұрын
Cara, suas análises e didática são ótimas. Contudo, já é a segundo vídeo que vejo uma crítica à fala do Jones. E tipo, de boa, é da hora ver outras perspectivas, mas eu acho que tu não sacou a ideia do Jones com o parada de “Biblioteca crítica”. Tu até cita isso no vídeo, mas depois continua a tratar o vídeo dele como se fosse um coisa fechada. Ficaria mais interessante se tu só lesse a parada que ele indicou e fizesse a crítica ao texto apontado suas contradições e conceitos e tal. Uma vez que sua ideia é contribuir para o debate, isso com certeza enriquecería muito mais.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Concordo. Na verdade, eu estou assistindo as palestras da Angelica Lovatto e lá eu encontro muito mais espantalhos do que no Jones Manoel. Só que o Jones Manoel fez um vídeo de 7 minutos. A Angélica tem seis lives de uma hora cada um. O mesmo vale pro texto citado. É bem rápido ver os sete minutos do vídeo do Jones e fazer um vídeo. Ler o texto e citar ponto por ponto, algo que ele também não fez, é uma tarefa mais complicada. Enfim, na hora de definir o que fazer para produzir vídeo, nem sempre dá pra fazer tudo que eu gostaria. Eu juro que se eu pudesse ler todos os textos que gostaria de ler e tivesse tempo de fazer todos os vídeos que gostaria de fazer, tudo seria mais fácil. Mas não dá, ehehe.
@Kbro-003 жыл бұрын
Eu estou curioso sobre suas observações para o vídeo da Angélica Lovatto, especialmente porque estou tentando entender o que são esses estados histórico-filosóficos, se é que pode ser dito assim. Mas alerto que não é um só vídeo, é uma série que ela vem apresentando, introduzindo essas críticas ao pós-moderno e pós-estruturalismo.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Eu também estou curioso. Ela é uma acadêmica renomada e, todavia, eu só estou encontrando desonestidade intelectual da parte dela. Já assisti há duas lives de uma hora cada uma e ela fez um monte de críticas aos pós-modernos e até agora NENHUMA CITAÇÃO. Aparentemente ela está bem confortável em dizer "Foucault diz isso", não citar, sem Foucault nunca ter dito o que ela disse que ele disse. Eu vou assistir todos os vídeos antes de opinar, então pode demorar um pouco. Mas está sendo ótimo. Eu não imaginava que marxistas poderiam ir tão longe pra criticar a pós-modernidade. É de um maniqueísmo incrível. É quase como se Lacan, Foucault, Weber, Nietzsche, Deleuze, Durkheim, Derrida, Butler e afins tivessem se trancado num quartinho e falado "como podemos fazer para a burguesia vencer e os proletários se ferrarem?"
@samuelsausanavicius81573 жыл бұрын
Angélica Lovatto foi minha professora, estou curioso para ver o vídeo resposta. Parabéns pelo trabalho.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Ahhh é? Vixi. Ela fala bem, tem uma didática interessante, mas não me pareceu nem um pouco honesta intelectualmente.
@vinikrausz3 жыл бұрын
Qual é a sua posição sobre o texto "Jamais fomos modernos" do Bruno Latour?
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Pra ser bem sincero, na época em que li não entendi muita coisa, hehehe. Talvez o dia em que eu reler eu consiga me posicionar direito, mas estou seguindo um rumo de leituras que não tá me levando pra esse lado não.
@hiagojardim60524 ай бұрын
"nunca vi uma crítica séria à pós-modernidade", porra, le Fredric Jameson
@iluminismoposmoderno4 ай бұрын
Já li. Não ajudou muito.
@hiagojardim60524 ай бұрын
mas é inegável que é uma crítica séria, bem construída e q n bate em espantalhos
@5driedgrams3 жыл бұрын
Eu sabia que esse vídeo ia sair hahaha
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Hahahaha, tinha que sair né? Espero que algum dia o Jones se proponha a falar de maneira mais rigorosa sobre o tema. Seria um gatilho interessante para mim. Até lá, vou procurar outras pessoas comentando sobre o assunto também.
@5driedgrams3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno aproveitando o embalo, o que tu acha do livro "Pós-estruturalismo" do James Williams? É uma boa introdução?
@Thiago30Pacheco3 жыл бұрын
9:14
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
auhauahuahua.
@BruRobson3 жыл бұрын
Eu realmente adoro ver o parquinho pegar fogo.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Hauhauhaua. Quem não gosta né?
@JoaoPSLuz3 жыл бұрын
Gosto bastante o vídeo dele fazendo críticas a Djamila.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Acabei de comprar "local de fala" dela. Em breve farei algo comentando.
@pedrotopalpizarro43013 жыл бұрын
Gabriel, gosto muito tanto dos seus vídeos como dos do Jones. Tendo em vista que o biblioteca crítica é um quadro apenas para indicar leituras e não para explicar alguma coisa não seria mais proveitoso se vc fizesse vídeos criticando os textos indicados ao invés de criticar os vídeos indicando os textos ? Digo isso pois senti que tanto esse vídeo como o ultimo respondendo o Jones acabaram ficando demasiadamente superficiais e não trouxeram uma contribuição significativa para o debate. Desde já deixo meus parabéns pelo bom trabalho com o canal e te desejo todo sucesso do mundo !!!
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Olá amigo, muito obirgado pelas dicas. Eu li o texto do Rouanet e vou fazer vídeo sim. Mas é que quando ele faz um vídeo explicando o que é o pós-modernismo e apenas indica leituras que supostamente desmontam a pós-modernidade, alguma resposta rápida é necessária. Agora lendo o texto, vi que ele nem tem críticas reais a pós-modernidade, o autor é quase um pós-moderno. O Rouanet faz um espantalho do que seria pós-modernidade, faz as mesmas críticas que os pós-modernos fazem a modernidade e se diz um "neomoderno". Tudo uma questão de jogos de linguagem.
@ViniciusSPinto3 жыл бұрын
Tu disse q acha problemático o titulo do video do jones pq no fim ele nao explica. Mas você fez a mesma coisa. Nem leu o texto do Rouanet, nem comentou sobre a palestra da angelica. E ficou inclusive na arrogância do "se botasse parágrafo de qualquer coisa eu refutaria". NOSSA Q REFUTADOR No fim só ficou no papinho de "nossa como eu queria que ele comentasse mais assim ou assado para eu poder criticá-lo, mas ele nao me ajuda a criticar". Qual é o seu objetivo?
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Olha, agora que você falou, soou meio arrogante a parte do "refutar". O que eu queria mesmo era provocar. Porque eu vejo muita gente falando dos pós-modernos, do conceito de verdade, razão, etc., sem a mínima compreensão do que eles significam. E sempre que eu vou argumentar, vejo que a pessoa está usando críticas de segunda mão, sem de fato entender o que são as teorias da verdade, por exemplo. Daí vem sempre o clichê de "Ahh pós-moderno não acredita na verdade, ou na razão, ou no sujeito". E não é bem assim. Nesse sentido, eu posso sim esclarecer as coisas e oferecer uma outra perspectiva. E sim, eu respondi ao vídeo do Jones Manoel, não ao texto do Rouanet. Porque é o Jones Manoel que está usando de sua atual influência pra criar um espantalho da pós-modernidade. Mas vou ler o texto do Rouanet e fazer vídeo. Na verdade, eu tenho uma playlist meio parada chamada "pós-modernidades". Vou dar uma ativada nela pra dialogar com as pessoas que estão criticando a pós-modernidade no youtube. Quem sabe não encontro pessoas dispostas a um diálogo interessante né? Meu objetivo é dizer pras pessoas de esquerda que elas são demasiadamente idealistas. Que foucaultianos e marxistas deveriam estar menos preocupados com as divergências e os detalhes dos pensamentos de tais autores e mais preocupados com os pontos em comum que possam nos unir para combater liberais, neoliberais, conservadores, fascistas e afins.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Quando alguém fala em pós moderno, na verdade ela quer se dizer pós marxista. Eu não debato rótulos , tenho vídeos a favor de Deleuze e Derrida. Veja também Paulo Arantes, ele me parece crítico sério desses franceses. Jones também indicou ouro liberal que vc podia debater: Foucault ou o niilismo de catedra, fiz uma resenha dele aqui.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Opa professor, que bom vc por aqui. Eu acho que muitos pós-modernos são pós-marxistas, mas não acho que isso resume o pós-modernismo. Até porque, sem o viés dialético do marxismo, dá pra ser pós-moderno e marxista também. Basta que você entenda que o comunismo é uma das inúmeras possibilidades de organizar uma sociedade e não a síntese de algo. Acerca do Merquior, eu sempre tive ranço e preconceito de sequer ler a sua obra. Mas li alguns textos do Sérgio Paulo Rouanet, como indicado pelo Jones (li mais alguns fora o desse vídeo) e me fez mudar de ideia. Vou ler o Merquior. Vou ver a sua resenha inclusive. Aparentemente, ele tem boas críticas a Foucault além de chamar ele de niilista. O próprio Rouanet se dedica a mostrar que Foucault não é niilista e faz isso com bons argumentos.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno vc está correto no ponto em que diz que Jones e coutinho se apaixonam pelo pequeno poder do PC, sua seita. Jpnetto é outro que vc precisa responder e que também pensa nesse sentido. Ele recusa Oswald e Glauber como pensadores pq estes recusam a razão e o pcb, para ele sinônimos.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno eu sinceramente evito o rótulo pós moderno e sei que Foucault e Deleuze não o utilizam. As pessoas debatem rótulos, não ideias. Eles tem essa alergia da dialética mesmo. Mas não é preciso concordar totalmente, né, não sou o Jones e nem jpnetto, não escrevo para reforçar minha Igrejinha.
@LeandroSDS3 жыл бұрын
Senti sua falta no Sextou
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Também senti. Infelizmente to dando aula a noite na sexta e não tá rolando. Mas terminando o semestre eu vou torcer pra não me darem disciplina sexta a noite (vou até pedir, mas se vão acatar são outros quinhentos, hehehe).
@morylobo23563 жыл бұрын
Há algum tempo venho percebendo essa falta de leitura ou leitura utilitarista muito presente no debate das redes, ta ficando grave a coisa.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Entendo isso como um fenômeno social proveniente das tecnologias. O rigor metodológico não gera muito engajamento.
@TheSpendTime3 жыл бұрын
nesse livro do Rouanet tem um capítulo anterior a esse indicado que se chama Foucault e a modernidade, nele o autor argumenta em favor de que Foucault na real é um autor moderno. Seria massa um vídeo sobre esse capitulo
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Adorei a dica. Li o artigo e achei ótimo. Vou fazer vídeo sobre ele também.
@mentenoteto.penochao2 жыл бұрын
Qual sua conta no instagram? Fiquei com a consciência pesada de seguir só o Jones Manoel por ter fotos sem camisa. kkkkk Parabéns pelo conteúdo, achei as críticas muito pertinentes e construtivas ao Jones.
@iluminismoposmoderno2 жыл бұрын
Hauhuaauha. Minha conta é @daniel.cidade Não terá fotos sem camisa, infelizmente não tenho o físico do Jones, kkkkk. Mas acho justo que ele use as armas que tem, o importante é combater as injustiças e ele faz isso, só erra ao falar de pós-modernismo mesmo.
@zaifonvias Жыл бұрын
Quando você diz sobre "críticos da pós-modernidade", se refere a quem desconsidera estarmos vivendo um momento histórico posterior à modernidade, ou quem considera esse momento o explicando, seja para supera-lo ou não? Existem marxistas dos destes dois lados. De fato dentre estes existem espantalhos sobre o referido objeto, porém, o próprio, quando diz respeito aos autores "pós-modernistas", começa justamente com espantalhos sobre o marxismo. Infelizmente, é um chumbo trocado de decaimento da produção acadêmica.
@kalado1533 жыл бұрын
Legaliza 🌞🌿
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Yeahhh
@gr43t3 жыл бұрын
Porra cara, escutar o Jones Manoel é um prazer. Já escutar tanto choro ... dá não. Assisti o tempo que demorei em escrever este comentário.
@marcosfonzar3 жыл бұрын
Foi uma crítica o que ele fez... não precisa atacar ele pra não concordar com o que disse. Outra coisa, da pra gostar dos dois, e inclusive, não gostar também dos dois.. é tudo muito relativo, e quando não se tem limites políticos ideológicos e você estrutura sua concepção do ser baseado no indivíduo, provavelmente nesse momento você vai conseguir montar uma crítica "construtiva". Enfim, nem sei pq tô aqui em um tom que parece de proteção de um indivíduo, mas que na verdade é de uma ideia de respeito ao ser e, também, desestimulo ao processo de não se voltar à um espantalho somente pra reafirmar pra si o direito se ter razão, porém sem construção. No mais... até mais.
@5driedgrams3 жыл бұрын
Assiste até o final. Daniel é um cara do bem e muito bem instruído sobre o pós-modernismo.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Ok amigo. Faz parte, não tem como agradar todo mundo, não estou nem tentando. Se você curte o Jones, pelo menos não é um reacionário que apoia o fascismo, já fico feliz com isso. Tanto que não vou cair no jogo de te responder de maneira deseducada ou algo parecido.
@drovaris3 жыл бұрын
Vai falar do jones Manoel no sextou, rapaz!
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Hauhauhauahua. Gostaria muito. Infelizmente to com aulas sextas a noite, vou ficar um pouco afastado do sexou. Mas voltarei em breve. :)
@aiacossukyo61153 жыл бұрын
Eu o vídeo já pensando em tu assistindo
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Haahhaahaha. Loucura.
@Tainacavalieri17 ай бұрын
Indico as criticas de Paulo Arantes. É uma linha diferente da do Coutinho. Também é completamente critica, mas talvez você ache mais justa. Formação e desconstrução, ou Um Departamento Francês Ultramar. Também sou extremamente critica da pós-modernidade, que Lyotard define muito bem como o fim das metanarrativas. Não acho que dá para jogar no mesmo barco todos os interlocutores, existem muitas nuances aí. Porém, de um modo geral a pós graduação vive de ranço do marxismo e de qualquer ideia "ultrapassada" de racionalização. Meu horror é empírico.
@homemsemqualidades87503 жыл бұрын
Eu acho que o pós-modernismo não é uma coisa muito bem definida. Quando o vejo sendo criticado, sempre me pergunto o que exatamente estão falando quando se referem a pós-modernismo. Parece que se quer criticar algumas posturas de alguns ditos pós-modernos e aí resumem o pós-modernismo a isso que querem criticar. Agora quanto as criticas a essas posturas, eu concordo com boa parte delas. Inclusive eu já desanimei em debater com boa parte dos grupos identitários na universidade. Se você discorda de algo, já se voltam contra você e você corre o risco de terminar cancelado. Parei de entrar em debates com essa galera e decidi cuidar da minha vida. Não vejo muita margem para o dialogo.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
O pós-modernismo não é algo muito definido. Mas se formos olhar bem, nem o liberalismo, nem o amor, nem a felicidade, nem esquerda e direita, nem o marxismo. Todas as definições estão sempre fluindo e passíveis de serem reinterpretadas. Aceitar isso como algo normal, sem pressupor que um dia iremos encontrar a "essência" dessas definições, já é uma postura pós-moderna. Isso é complexo. A pós-modernidade já lida bem com a impossiblidade de ser definida de uma vez por toda, diferente de outras linhas de pensamento. Mas existe sim uma série de críticas em comum que podem ser abordadas e que a maioria dos críticos nem se deu ao trabalho de entender.
@szveszs3 жыл бұрын
Isso é verdade, eu assisti o vídeo e fiquei assim ... blz, mas e ai?
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Heeheheh, eu também fiquei. Esses dias assisti ele criticando o Local de fala da Djamila e também vi alguns problemas. Aparentemente, se não der pra resumir tudo a luta de classes o Jones não fica feliz (sem querer desmerecer a luta de classes).
@rafaelrosafu8 ай бұрын
Admite que não leu nada que o Jones recomendou e está reclamando e imaginando respostas no vácuo. Não dá pra levar a sério, só click bait.
@luciogregorio56033 жыл бұрын
Acho q muito da briga com os marxistas vem da postura crítica de alguns pós modernos ao Marx. Mas a análise dos pensadores pós modernos é tão mais que isso q é bem o que tu disse. No final, porrada em pensamento pós moderno é espantalho e falta de leitura mesmo.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Concordo. Mas o que eu acho interessante é que, uma vez que os marxistas analisarem as críticas dos pós-modernos a Marx, terão ferramentas para construir um marxismo muito melhor. Na verdade, acredito que alguns autores façam isso. Muitos foucaultianos por aí são marxistas e muitos marxistas levam Foucault a sério.
@joaoboechat76372 жыл бұрын
Foucault era contra o termo "pos moderno"
@iluminismoposmoderno2 жыл бұрын
Sim. Mas isso não faz ele menos pós-moderno.
@israel-manaus-BR_psn3 жыл бұрын
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
@Guigow013 жыл бұрын
Acho q até o Jones ia gostar da sua crítica kkkk Fica claro que não é um ataque.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Espero que sim. Não to aqui pra atacar ninguém, mas para debater ideias. Obviamente, uma provocada é sempre bem vinda né? Senão nem serve pro youtube, hahahah. Mas tenho muito respeito por quem está produzindo conteúdo pra internet, especialmente quem usa isso contra o nosso atual governo.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Primeiro que um marxista tinha que falar em idealismo e materialismo, não em irracionalismo e racionalista. Não são marxistas, são hegelianos...detestei esse livro de roaunet e do coutinho que também é isso, foi usado por ele e jpnetto pra insultar Glauber e Oswald. Irracional pra ele é burro. É o dono da razão. Deve ser por isso que xones gostou.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
De fato a crítica de irracionalismo é bastante ruim. Mas o Rouanet até defende Foucault do irracionalismo, e do niilismo também. Acabei gostando do texto. O Rouanet, se tivesse se esforçado mais, teria sido um pós-moderno. Ao invés disso, decidiu cunhar o termo neomoderno, que não colou, porque quase ninguém ouviu falar, hehehe.
@wereallmadhere3 жыл бұрын
Eu creio que não exista nenhum marxista que não critique o caráter mistificador da pós-modernidade, mas eu não acho a crítica da Angélica Lovato a Foucault (e também a Nietzsche) consistente. Seria então interessante comentar ou reagir a algumas das falas dela.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Estou assistindo a todas as lives dela e farei estas críticas. Não é nem que elas não são consistentes, é que elas ignoram completamente os textos dos autores e trabalham com um Nietzsche e um Foucault que só existem na mente dela.
@wereallmadhere3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno Bom, ela DIZ que suas posições advém de debates em grupos de estudo e ela orienta as teses da Unesp nessa linha. Há uma tese interessante sobre O irracionalismo como ideologia do capital: análise de suas expressões ideológicas fascista e pós-modernista. Ficarei no aguardo de algum vídeo caso tu te disponhas.
@phillnavaho28663 жыл бұрын
Chorei de Rir neste seu Vídeo mesmo sabendo que este não foi o real Objetivo dele, realmente as pessoas falam do Pós-modernismo sem ter lido a fundo sobre tal Assunto, o máximo que as Pessoas dizem sobre a Pós-modernidade é no máximo ressaltar as Futilidades do Relativismo cultural do atual momento, sem este saber que as outras Correntes de Pensamento também possuem suas Frivolidades, como as Futilidades do Marxismo, as Futilidades do Positivismo, as Futilidades do Feminismo, e por aí vai.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Haaha, que bom que riu. Não foi o objetivo, mas rir sempre é bom. Sim, eu diria que existem sim as futilidades pós-modernas, mas existe algo ainda mais complexo. É que não tem como entrar nas críticas pós-modernas sem parar, ir com calma, entender o que a tradição diz e depois entender qual o ponto dos pós-modernos. Existe uma impressão de que a pós-modernidade é relativista, não acredita na razão, na verdade e afins. Isso tudo tem um fundo de verdade, mas não é verdade. No final existe uma reviravolta, mas pouca gente chega no final. A gente para nas futilidades e nos espantalhos. Eu diria que é muito, mas muito difícil não fazer um espantalho da pós-modernidade. Você precisa realmente querer. E quase ninguém quer.
@phillnavaho28663 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno, Aproveitando este seu momento de Resposta, tenho uma Dúvida sobre tal Assunto Professor, pois existe algum Pensador da Linha do Pós-modernismo que Desenvolve e Apresenta um modelo de Perspectiva de Mundo, ou seja, um Projeto de Humanidade para o Tema Pós-moderno assim como as Outras Metanarrativas propõem?? Ou neste caso, o Pós-modernismo se Reserva como apenas um modelo de contínuo Questionamento dos Argumentos presentes nos Grandes Discursos?? Grato se Responder.
@LC-iv4dh3 жыл бұрын
É coisa de sojado ...
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Sojado é um termo bem merda né?
@nerdvideo12343 жыл бұрын
Up
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Yeahhhh
@Simone150973 жыл бұрын
Porque os marxistas criam esses espantalhos? Será que eles acham o pós moderno ameaçador ou burguês demais? 😂😂😂😂
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Eles consideram burguês demais, quando na verdade, é a melhor ferramenta crítica contra a burguesia que tem. Acerca dos espantalhos, isso é comum em toda linha filosófica, não é privilégio dos marxistas não. Os liberais fazem umas 10 vezes mais. Os conservadores então...
@joaodecarvalho7012 Жыл бұрын
Tudo é relação de poder? Isso é o que Foucault está dizendo, uns 50 anos atrás, e as pessoas alardeiam como se fosse verdade. Não sei se as ciências sociais concordam com isso. Talvez relações de poder - que imagino serem sentimentos de dominação e submissão - de fato permeiem todas as relações sociais, mas há nelas muito mais que isso. A teoria das fundações morais, que até onde eu sei se tornou o novo modelo moral da psicologia social, identifica 5 categorias fundamentais de emoções morais. Cuidar/machucar, justiça/trapaça, hierarquia (poder)/subversão, lealdade/traição, e pureza/degradação. Há ainda uma sexta, que seria liberdade/opressão, mas pelo menos até poucos anos eles ainda não haviam conseguido identificar quais seriam suas emoções ou intuições fundamentais. Foucault parece ter uma fixação pelo poder. Isso o levou a praticar sexo BDSM e colocar este elemento como o principal de sua visão de mundo. Mas eu me pergunto com bases em que ele chegou a essa conclusão. “Foucault disse que…” não é o suficiente.
@davidrobertomedeiros29563 жыл бұрын
O Jones força a barra em um monte de coisas. Até como historiador, ele distorce os fatos para fazer caber na visão de mundo de quem leu Losurdo e acha que sabe tudo. Até marxistas sérios o refutam. Ver os vídeos dele são potentes soníferos. Em dois minutos já estou dormindo bem. É o Jones Zolpidel.
@raystarrr3 жыл бұрын
Carlos Nelson Coutinho é meio dificil de engolir quando fala de algo que nao seja marxismo. É no limite da honestidade intelectual.
@iluminismoposmoderno3 жыл бұрын
Nunca li. Mas no exato momento estou assistindo lives de uma marxista que não está nem limite da honestidade intelectual e estou um pouco revoltado, hehehe.
@raystarrr3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno tem uma tradição de leitura marxista brasileira que vai toda nessa linha, infelizmente...
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
E eu sou simpatizante do marxismo e também concordo
@lily-alves5 ай бұрын
Algoritmos precisam de identitarismo, ou como vou entregar a propaganda para o público certo? Você tem que ter um perfil. Quem eu sou, óh internet? Faça um teste online grátis! Algoritmos precisam de identitarismo. A filosofia precisa pensar a tecnologia.