RESPONDENDO AS CRÍTICAS QUE VI, NÃO TANTO AQUI NO KZbin, MAS, PRINCIPALMENTE NO FACEBOOK: 1) Sou irônico 2) Sou debochado (curioso que esse vídeo nem tem deboche) 3) Sou do PSTU 4) Sou trotskista 5) Quero views 6) Faço reaction Confesso todos esses crimes Vi também: 7) foda-se esse debate antigo, tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo , isto não tem relevância (direita, fascismo etc...). Ok. Mas isso se aplica também ao Jones Manoel ou apenas ele está autorizado a falar sobre esses temas e postar os vídeos no youtube? Só pra que eu possa entender. Esclarecido esses tópicos, talvez estas pessoas possam comentar o CONTEÚDO do vídeo. Por que será que não comentam sobre isso?
@lbzera4 жыл бұрын
O próprio Jones, no facebook, o criticou porque teriam acontecido coisas mais importantes no Brasil esta semana para se falar a respeito. Aparentemente, quando ele fez a fala dele e postou no youtube, não aconteceu nada mais importante no país na mesma semana.
@KiasomNogueira4 жыл бұрын
Irmão,é o Brasil .continue ,sou libertário, não sou gay e, dô maior valor seu conteúdo
DOIS COMENTÁRIOS IMPORTANTES 1) Sugiro assistirem, antes ou depois, também o vídeo Socialismo em um só país e Internacionalismo que é pressuposto neste reagindo: kzbin.info/www/bejne/hWa2dmBri8-LfJI 2) Percebi que surgiram algumas confusões quanto ao tema da nação neste vídeo. Repudio o nacionalismo pois ele é uma concepção que autonomiza as determinações e problemas nacionais e, por isso mesmo, não é capaz de levar os problemas nacionais na direção de sua solução, ao contrário, os acirram. Mas as particularidades nacionais e problemas específicos de uma nação são absolutamente relevantes e, penso, apenas podem ser solucionados em uma perspetiva da revolução internacional. Esse é o tema central de meu livro, cujo link se encontra na descrição. Tem um vídeo sobre ele, o primeiro do canal. áudio bem ruim mas dá pra escutar kkk kzbin.info/www/bejne/aWHXnJquir6okLc Não deixem de comentar e deixar as impressões, boas ou más, sobre o vídeo.
@400web4 жыл бұрын
Mas okay, o que é ser Trotkista ?
@rodrigobernardes39382 ай бұрын
É ser um Marxista ortodoxo que preserva o pensamento de Marx de que a classe trabalhadora só pode se emancipar através da sua auto organizaação e não através de um partido político burocrata.@@400web
@elderlourenco-biomusica36444 жыл бұрын
Gustavo, não tenho o conhecimento que você tem, mas sou consciente para observar todos os debates e buscar compreender. Parabéns pela sua postura e ética em trazer o conhecimento.
@gabrielhenriqueramosferrei48353 жыл бұрын
Admiro bastante Jones Manoel e digo q foi um dos divulgadores q me apresentaram marxismo. Gosto muito dos seus vídeos também, e pelo q vi dos seus vídeos vcs dois tem infinitamente mais concordâncias do q discordâncias. Excelente vídeo, convido seguidores dos dois canais a n deixarem de assistir nenhum. Não ao sectarismo
@RitaMiranda172 жыл бұрын
Concordo com você.
@MierzwaBrowАй бұрын
@@GagarinYuriSecond Exatamente, existe uma desunião sem sentido entre os espectros do comunismo. Parece que estão mais preocupados com teorias de pessoas já mortas e que primeiro: não tem como saber nada sobre a realidade do mundo atual. E segundo: mesmo se estivessem vivos não teriam nenhuma ideia da situação de um país como o Brasil, que é um dos países mais particulares do mundo. Muitos comunistas estão mais preocupados com a guerra de ego de "eu estou certo e vc errado", que pra eles parece não importar se tem gente passando fome ou sem moradia. Uma coisa eu sei, temos que marcar bem as pessoas que parecem se preocupar mais com a teoria do que com nossa realidade material, pois em uma possível revolução, serão esses que vão colocar teorias que em partes são ultrapassadas, a frente dos trabalhadores.
@matheusfugita47394 жыл бұрын
Muitos comentários aqui são de pessoas que não aceitam que é possível uma pessoa de esquerda criticar outra de esquerda, Gustavo. Parece que aplaudem só quando você ataca liberais e/ou conservadores. Mas qualquer um que expõe sua visão ao grande pode ser revisado e questionado, sim. O fato de haver outros temas mais relevantes não significa que você só deva falar sobre eles. Há espaço, sim, e MUITO IMPORTANTE, para uma autocrítica dentro da esquerda. Se exigem repertório e argumentação correta do outro lado, não deveriam se importar com alguém do mesmo """time""" exigindo o mesmo rigor. Você expor as falhas de forma profunda e acadêmica é extremamente relevante para esse propósito. Não se deixe abalar pelas críticas.
@genossenpedro8 ай бұрын
isso que os trosko fazem não é autocrítica, é autofagia. Deveria PELO MENOS te chamar a atenção que a direita compartilha várias narrativas que vocês usam. Vocês são capacho e cadelinha da direita, vocês são desagregadores. O lado bom eh que vocês são uma minoria muito minúscula e brigam entre si constantemente, não tem a menor capacidade de organizar nada
@viniciussouza45997 ай бұрын
quem diria que anos depois você estaria atacando de forma tão desqualificada o Gustavo hein Fujita
@matheusfugita47397 ай бұрын
@@viniciussouza4599 cada palavra aqui está mantida. E eu nunca o ataquei de forma desqualificada, mas sempre com educação e rigor. Já que você fez a acusação, cairia bem agora a prova que a justifique.
@luiscesar65644 жыл бұрын
Sim, é necessário desmaacarar essa suposra neutralidade do stalinismo no debate.
@andresalgado93754 жыл бұрын
Fala como stalinista, anda como stalinista, cheira a stalinista, mas jura que não é stalinista.
@millerteodoro77452 жыл бұрын
Cheiro de ferrugem
@ehgbhmgАй бұрын
STALINISMO NAO ESISTE!!! o nome autorizado pelo comitê do diretório acadêmico é "McSismo-Lemmynismo"
@Zecostajr4 жыл бұрын
Os trotskistas são diferenciados. Parabéns pela clareza. Não sou marxista. Cheguei aqui por causa de Domenico Lusardo.
@CleitonNorton12 сағат бұрын
Trotkista é derrotista. Sempre foram. Esse sujeito ajudou muito a CIA e os Nazistas. Camaradas que se filiam a Trotsky equivale aos pobres de direita que se filiam a Bolsonaro!
@geovany5604 жыл бұрын
Eu via o Jones, inclusive gostava, mas agora n consigo ver só 1 min de vídeo sem conferir tudo que ele fala!
@luan638364 жыл бұрын
Eu também. Eu sempre assistia ele, mesmo estranhando/discordando essa posição dele de supervalorizar Stalin. Eu sempre fico com o pé atrás com marxistas que endeusam Stalin demais.
@vitoria_leonida3 жыл бұрын
@@luan63836 mds o cara endeusa o Stalin? Ele tá comendo m3rd4? Pq o q esse Stalin fez matando milhões de pessoas. Como digo: nenhum regime totalitário é bom e esses bando de 1di0t4s defendem. Se esse tal de Jones vivesse no regime de stalin seria o primeiro a morrer. Mds.
@carlosacjuni253 жыл бұрын
@@luan63836 no meu caso basta eu perceber que o marxista não está dando a devida relevância às atrocidades de Stalin, já fico com o pé atrás.
@BrunoModigliani3 жыл бұрын
Verdade, mas também é verdade que Jones Manoel faz muitas críticas profundas, adequadas e necessárias às desumanidades do capitalismo. O bom entendedor deve saber filtrar os limites do discurso.
@joaopauloferreira25304 жыл бұрын
Eu criticava a teoria da revolução em Trotsky, mas sabia que tinha algo errado em uma suposta defesa de "expandir a revolução a partir da Rússia", tendo em vista a realidade da época. Seu vídeo foi bem esclarecedor e Trotsky não é nada superficial como parece, pelo contrário, é bastante complexo. Parabéns pelo vídeo, camarada, seu canal deve ser mais difundido e conhecido por ser um serviço essencial a nós, marxistas.
@rebecatigre76084 жыл бұрын
Que canal incrível! Como eu só fui conhecer agora?
@valteraugusto66173 жыл бұрын
E eu,que só conheci agora,um ano depois de vc!
@pedrosilva7708 Жыл бұрын
@@valteraugusto6617 e eu um ano depois de você, vamos ver quem aparece aqui ano que vem
@ThaisBBSouza Жыл бұрын
@@pedrosilva7708 kkkkkkkkkkkkkkk conheci hoje...vamos ver quem será o próximo..rsrs
@gamertechbroficial Жыл бұрын
Conheci no finalzinho do ano passado kk
@dankatzz8 ай бұрын
conheci essa semana e não consigo sair daqui! só falta ele voltar a fazer os videos
@isacoliveira96434 жыл бұрын
O stalinismo foi um importante agente da contrarrevolução em diversos países (Espanha, Grécia e Itália, por exemplo) e o próprio Jones (que é um stalinista) reconhece isso (ainda que timidamente) no vídeo. A tomada do poder pela classe trabalhadora, com a consequente organização da ditadura do proletariado (e não do partido) tem que começar por algum país e/ou região. Acho que não há dúvida quanto a isso. O que se coloca é que se ela ( a revolução) não se espalhar logo (principalmente por China, Japão, Coreia do Sul, UE e EUA) vai, mais cedo ou mais tarde, morrer no túmulo da burocracia, como a história já demonstrou exaustivamente. (URSS, Cuba, Coreia do Norte, China, etc..). O fato do Jones não ter tocado no assunto internacionalismo proletário é uma consequência natural do jeito de pensar stalinista. Na cabeça dessa gente, até parece que a revolução tb não vai ter que se espalhar pelos EUA e pela UE, por exemplo. Eles precisam, a todo custo, do monstro do "imperialismo yankee" assombrando os trabalhadores para rechaçar o internacionalismo proletário e, assim, manterem viva a ideologia stalinista.
@Gabriel-mf7wh4 жыл бұрын
Eu concordo até a parte da assombração do imperialismo. O imperialismo existe e é o maior entrave para a revolução. Trotsky era um anti-imperialista veemente
@karolinaneznamy4 жыл бұрын
@@Gabriel-mf7wh acho que o ponto do Isac, com o qual eu tenho acordo, é que o stalinismo agita que TUDO que eles não gostam é o "imperialismo yankee", e com isso joga uma porrada de revolução aos leões. evidentemente o imperialismo é uma ameaça maior do que inclusive as burguesias próprias nos países semi-coloniais
@marciosoares4274 жыл бұрын
Ao que pareceu aqui, a leitura de Jonas Manoel de Marx, Engels e Lenin é mediada por algum filtro teórico que ele adquiriu “de fora”; ademais, indica uma compreensão muito parcial desse autores.
@brunoschiaffarino54344 жыл бұрын
Exatamente.
@wilianaalmeida4 жыл бұрын
Losurdo
@comu1572 жыл бұрын
Aí pecou com o materialismo. Muito (pra não partir de um absoluto abstrato) vem de fora meu caro, minha mãe estendendo roupas na minha infância é um aspecto do filtro téorico "de fora".
@gagarinkaio4 жыл бұрын
O Jones tem uma arrogância incomum quando fala da obra marxiana, mesmo quando expõe as costuras históricas e teóricas de maneira simplista. Parabéns pelo vídeo, espero ver mais desses pra correções necessárias para as más intenções dos militantes do PC.
@andredikabulla81414 жыл бұрын
Proponho um debate
@JV-zg1jv3 жыл бұрын
Debate é pra política. Filosofia se investiga e discute
@charleselindberg2 жыл бұрын
Podia fazer uma reação ao vídeo do História Pública sobre Leninismo x Trotskismo.
@brunoborchartt74744 жыл бұрын
Parabéns Gustavo, descobri seu canal a pouco tempo e estou vendo todos os vídeos. trabalho incrível!
@homemsemqualidades87504 жыл бұрын
Gostaria de ver um debate entre você e o Jones.
@marinielgalvao52594 жыл бұрын
Será que você poderia indicar uma bibliografia legal pra gente entender todos esses processos históricos? Pode ser até uma tese bacana. Grato!
@Solange6462 Жыл бұрын
Maravilhosa a sua didática,pegando ponto por ponto,ficou mais interessante pra gente entender.
@fernandesdasilva26074 жыл бұрын
Realmente é preciso destruir essa fossa chamada Stalin.
@josefstalin28034 жыл бұрын
COM TROTSKI LÍDER A URSS LUTARIA DE CARA COM CAVALARIA CONTRA TANQUES E AVIÕES...
@josefstalin28034 жыл бұрын
ALIÁS OS NEOLIBERAIS OS CAPITALISTAS TIPO BOLTON ODEIAM O STALIN MAS NÃO O TROTSKI...
@josefstalin28034 жыл бұрын
IGUAL A VC...
@HreAlves4 жыл бұрын
Kkkkkk olha como o cara é fã boy do Stalin
@Fernando_Tricolor4 жыл бұрын
Quanto mais batem no Stalin, mais admiro sua fantástica liderança e total desprezo pela classe burguesa que geram até hoje uma campanha sem fundamentos documentais que visam demonizar um VERDADEIRO ESTADISTA...
@fernandorighi93303 жыл бұрын
Parabéns. Honestidade intelectual é imprescindível nos tempos em que vivemos.
@deborasousa16903 жыл бұрын
Tem que desmascarar mesmo eses lobos em pele de cordeiro. Muito bom.
@guimbinha4 жыл бұрын
Rapaz... eu já suspeitava que o Jones era stalinista por um vídeo em que ele praticamente idolatra o Stálin como grande e único herói da segunda guerra. Desencanei de ver vídeos dele. Obrigado por me dar certeza de que ele é stalinista mesmo!! Agora sei que não tô perdendo grande coisa.
@claudemircstco4 жыл бұрын
E Losurdo é a referência mais utilizada por ele, então quando assistir o vídeo sobre o Stálin do Losurdo, compreendi o motivo.
@felipeginigini4 жыл бұрын
@César Ferrari o mesmo problema de ser fascista.
@Raiz33544 жыл бұрын
Stalin era fascista...
@renansanti13694 жыл бұрын
@@Raiz3354 Como Stalin seria fascista amigão? Explica isso aí melhor, quero entender seu ponto, porque ao meu ver, a única categoria que pode haver de semelhança entre o Stalinismo (período a qual Stalin governou e não um adjetivo a pessoas) e o Fascismo é a violência, de resto nada.
@wilianaalmeida4 жыл бұрын
O Mais triste é que ele quando mais Jovem era Trotskysta, aí leu Losurdo dentro do PCB...
@PedroaCabral4 жыл бұрын
propaganda do brasil paralelo no seu vídeo! hahahahahaha
@mauriciopiresnatorp94193 жыл бұрын
@Pedro Cabral “Brasil para lesados”, definindo com mais exatidão.
@marxmattos92324 жыл бұрын
04:30 esse é o papel da esquerda, quem não gosta de crítica que vire conservador.
@danic13784 жыл бұрын
Lembrei-me da “A Crítica da crítica crítica”.
@joaomarcelo73273 жыл бұрын
carai pai, mastigou e cuspiu o cara
@Fabiowsousa4 жыл бұрын
Segunda vez que assisto, assistirei mais!
@elderlourenco-biomusica36443 жыл бұрын
A melhor maneira de ter a certeza, é lendo o livro. Porque a opinião de cada um colocado nas plataformas, fica bastante perigosa pois 99% dos brasileiros não recebem educação de qualidade para ter pensamento crítico.
@bentodasilva61864 жыл бұрын
Gostaria de ver um vídeo seu sobre Nahuel Moreno e a "atualização do programa de transição"
@talisdeoliveira69454 жыл бұрын
Melhor canal sobre teoria Marxista do KZbin
@pstutrotsky4 жыл бұрын
Que surra acachapante ! Parabéns ao camarada Gustavo Machado. Seu canal Orientação Marxista é de suma importância para o restabelecimento do marxismo. Continue nessa empreitada !
@jarbasrocha48384 жыл бұрын
Em breve a nossa sonhada revolução na base de Leon Trotsky vai sair. Provaremos que o cavanhaque do gostoso do Leon Trotsky até hoje é moda Internacional e o bigode de Stalin ficou apenas em um único país....
@Gabriel-mf7wh4 жыл бұрын
@@jarbasrocha4838 para de falar merda, só podia ser stalinista butthurt
@DNRJ461BSB4 жыл бұрын
Como pode ser surra, sendo que sequer é um debate?
@mauriciopiresnatorp94193 жыл бұрын
@Fabrício Rocha Ooutro dia o professor Paulo Ghiraldelli, em seu canal no Yotube, andou criticando essa mania de vocês, tanto stalinistas como trotskistas, de tratarem uns aos outros como “camaradas”.
@mauriciopiresnatorp94193 жыл бұрын
@@jarbasrocha4838 Cara, sem nenhum preconceito, mas é sério mesmo, o amigo acha o “camarada”Trotsky “gostosinho”, quando ele era mais jovem, até os 30-40 anos mais ou menos? KKKKKKKKKKKKKKKKKK!Por favor, não me interpretem mal! Tenho uma biografia dele com sua foto colorida na capa, com aqueles olhos arregalados e penetrantes como todo bom escorpiniano tem, muito do gosto de alguns gays, não necessariamente você, que fique claro.Ih! Vão me xingar...
@Natlyization4 жыл бұрын
Seria interessante se você fizesse um vídeo sobre a Coreia Popular, pois intriga muito! Eu inclusive sou intrigada com esse país.
@ernestofamorim Жыл бұрын
Opa resposta muito atrasada, mas alguém que manja bastante é o Lucas rúbio, ele foi no a deriva
@bruno_0902 Жыл бұрын
A Coreia Popular já abandonou qualquer resquício de marxismo faz tempo. A ideologia Juche, vigorante no país, rejeita o materialismo histórico-dialético e apenas abraça algumas considerações econômicas do Marx. Tô falando isso baseado nos próprios defensores da Coreia Popular, que logicamente, baseiam-se nos escritos de Kim Il Sung e Kim Jong Il.
@rodrigomacedo2434 жыл бұрын
Muito bom a resposta ao vídeo.
@paulokofpv4 жыл бұрын
Cara, tu jantou o Jones Manoel
@condessademimimi81503 жыл бұрын
Comentário nojento.
@condessademimimi81503 жыл бұрын
Se não concorda com o Jones, convide o a uma roda de conversa ou a uma live. Você precisa incentivar os esquerdistas a se unirem (pra que a esquerda consiga se fortalecer) e nao a ficarem medindo quem é o melhor, quem sabe mais, etc.
@JesuínoPescador3 жыл бұрын
@@condessademimimi8150 Mas o Jones sempre corre do debate com o Gustavo. Ele nunca aceita o convite da "roda de conversa"
@guilhermem49963 жыл бұрын
Esse negócio de a esquerda tem que se unir é uma das maiores falácias que existem. É sempre uma desculpa para acabar com a crítica dentro dos movimentos.
@matalllika1714 жыл бұрын
Necessário esse embate contra a deturpação e o revisionismo.
@Shoujofan4 жыл бұрын
Cheguei aqui pelo canal do Henry Bugalho. Fiquei curiosa sobre a sua formação. Sei que você está fazendo doutorado, mas sua área é História?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Minha área é filosofia política (mestrado e doutorado em curso), mas trabalho em um instituto de assessoria econômica para organizações dos trabalhadores (sindicatos etc).
@Shoujofan4 жыл бұрын
Orientação Marxista sou formada em História. Cheguei a imaginar que pudéssemos ser da mesma área. ☺️Vou seguir seu canal. Assisti três vídeos em cadeia. abraços!
@anacristinaoliveira68944 жыл бұрын
Felizmente as falsificações do vídeo foram desmascaradas.
@thiagomelro29053 жыл бұрын
comentário do engajamento maneiro muito grato pelo seu trabalho nas redes
4 жыл бұрын
Gustavo, fantástico esse react, muito bom mesmo, seu trabalho é muito importante aqui no KZbin. E convenhamos, desmascarar Stalinistas tem todo um gosto especial, né não? Grande abraço.
@bulbasaursupremacist66903 жыл бұрын
você tem textos para conhecer melhor a teoria revolucionária de trostky, livros para ler em ordem?
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
1) História da Revolução Russa. 2) Revolução Traída. 3) Minha vida.
@BobyLetys4 жыл бұрын
pra cima deles!!
@84Mabi4 жыл бұрын
Usar a revolução Francesa sem caracterizá-la burguesa é um dos primeiros deslizes do stalinista.
@pedroh32073 жыл бұрын
Ele se torna burguesa após a fase jacobina. Seu erro é tratar algo em essência invés de olhar enquanto momentos formado pelos contraditórios.
@swift17933 жыл бұрын
@@pedroh3207 Não, ela é burguesa desde o seu âmago, pois foi influenciada por autores como Rousseau, Montesquieu, Voltaire, todos amplamente difundidos na classe intelectual da época (que estava imiscuída na classe nobiliárquica e industrial)
@pedroh32073 жыл бұрын
@@swift1793 Então meu caro, a revolução teve suas contradições. Dizer que ela É remete a uma Ontologia ou visão naturalista das coisas. A revolução começa com a burguesia e o PROLETARIADO agindo em conjunto, após o desenrolar dela a burguesia vem a trair o proletariado durante a revolução. Você pode citar a teoria a vontade, mas não pode ignorar a práxis ainda mais quando se aborda algo cheio de contradições como uma revolução.
@Oanjoexterminador4 жыл бұрын
Excelente vídeo, mesmo não concordando com todas as suas posições, esse vídeo-resposta foi importantíssimo pra esclarecer uma série de posições problemáticas que o Jones defende nesse vídeo.
@KiasomNogueira4 жыл бұрын
Mano,você tá um velho gato .To dando o toque ,sem brotheragem
@isacoliveira96434 жыл бұрын
"Sem brotheragem" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@daniellebre14 жыл бұрын
hahahahahahhaa
@franciscovieira56604 жыл бұрын
kkkk
@helgafever7684 жыл бұрын
É tão excitante dois homens se pegando 😋
@pocilga1556 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkk
@dcslucido3 жыл бұрын
Gustavo, Achei uma colocação do Jones Manoel interessante. Em qualquer revolução até hoje, no início, as pessoas estão cheias de energia pra agir e pra questionar a si e a tudo, mas esse ESTADO DE ÃNIMO se arrefece e as pessoas e o seu conjunto, tendem a se ACOMODAR e tocar a vida de modo mais regular, introjetada e mais "calma", largando a participação na tal "DEMOCRACIA DIRETA". Me pareceu uma colocação e observação bem pertinente. Ele faz essa colocação pra justificar a burocratização da escolha das direções em todos os âmbitos, na URSS de Stalin.
@antoniomariagravata16643 жыл бұрын
Gustavo, me beija. O seu canal é ótimo. Obrigado pela partilha. Jones Manoel e outros charlatães de esquerda tem de ser expostos. A desonestidade intelectual deles só traz danos para o debate político.
@felipesimabukuro4 жыл бұрын
não sei nem se ele defende o socialismo em um país só, pq ele confunde a defesa do estado operário com nacionalismo (que ele chama de "questão nacional")
@wilianaalmeida4 жыл бұрын
Questão Nacional é um termo bem comum dentro do Stalinismo.
@gizelianascimento25074 жыл бұрын
@@wilianaalmeida Lenin usando o termo "Questão Nacional": www.marxists.org/portugues/lenin/1913/05/10.htm www.marxists.org/portugues/lenin/1917/05/12-01.htm www.marxists.org/portugues/lenin/1920/12/30.htm Também sou marxista-leninista e reinvindico Trostky como um grande revolucionário. Mas a tese de "Revolução Permanente", é completamente INSUSTENTÁVEL e não precisa usar uma palavra do que o Stalin ou Bukharin falava, basta ler Lenin.
@MarcosRodriguesPsicologo4 жыл бұрын
Porque esse povo pega no pé do Trotsky?
@derekbehr83653 жыл бұрын
Pq ele diz que o fim não justifica os meios, e pergunta o que justifica o fim?
@Antonio-lv8zb4 жыл бұрын
Parabéns pelo canal, excelentes leituras e discussões.
@davidrobertomedeiros29563 жыл бұрын
E pior que o Jones Chorumel continua desonesto nessas falsificações históricas e ainda mais arrogante. Só quer biscoito e engajamento; não quer debater a sério.
@amotaba2 жыл бұрын
Excelente vídeo, Gustavo
@ferperez15243 жыл бұрын
tomei um banho de conhecimento.
@marcelopetroncari16774 жыл бұрын
Eu curto esses vídeos de polêmicas, maaaas.....nesse caso ficou muita coisinha irrelevante e poucas boas polêmicas (como o fato de Jones não abordar a proposta de Bukharin pra questão camponesa). As vzs parece ficar uma disputa mais individual do que teórica....penso que seria melhor pro debate se vcs se dedicasem às questões de maior importância.
@aiacossukyo61154 жыл бұрын
Exato mano, esquerda ta virando briga de comadres.
@All6usto4 жыл бұрын
@@aiacossukyo6115 tá virando? hahah haha ha haha ha haha 'welcome to the desert of the real, neo'.
@aiacossukyo61154 жыл бұрын
@@All6usto pois é... isso é mó tenso bixo.
@Carimbo5754 жыл бұрын
@@aiacossukyo6115 o pior é que nem é uma discordância amigável. Tem gente nos comentários chamando o Jones de charlatão, de stalinista... como se fosse ele o problema
@aiacossukyo61154 жыл бұрын
@@Carimbo575 Oque causa o enfraquecimento da própria esquerda.
@mahrianajuana4 жыл бұрын
Sensacional. Adoro o Jones. Mas vc tbm eh incrivel. Ambos expõem os conceitos e críticas marxistas de maneira excepcional.
@anacristinaoliveira68944 жыл бұрын
Valeu, Gustavo!!!!
@walderymesquita65594 жыл бұрын
Esse vídeo deveria ser exibido na plataforma do site xvideos
@cansadoyt4 жыл бұрын
Claramente Preobraženskij defendendo a taxação dos mais ricos
@haronbarberio93652 жыл бұрын
Esse é um dos maiores espancamentos intelectuais da internet
@brunofeitosa24504 жыл бұрын
Cara, você está de parabéns. Mas o que realmente me fez ficar por aqui, foi a lucidez de compressão do tempo presente. Continue com os vídeos esclarecedores. São eruditos, refinados e ferinos. Porém, foda-se! Arrocha meu querido.
@FatimaRasalka3 жыл бұрын
Up
@Jjtuo4 жыл бұрын
Eu penso que os dois movimentos não se excluem. O nacionalismo só terá força de lei através da expansão da revolução. Somos um país dependente, ou seja, não produzimos tudo o que consumimos. A teoria marxista da dependência explica isso. Seriamos uma nação isolada diante do mar-capitalista. Um dos fatores do colapso da URSS foi ter se aderido a um modelo de socialismo burocrático de Estado, além de não terem aplicado, por exemplo, a teoria da revolução permanente do Trotsky
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Penso que a concepção e ideologia nacionalista se opõem e se contrapõem na medida que subordina as determinações universais do capital as determinações nacionais. Agora, as demandas e problemas nacionais são importantíssimas. E qualquer marxismo que as ignore não servirá, segundo penso, para nada. O marxismo não rejeita os problemas e particularidades nacionais, antes, ao contrário, é a única via que permite resolvê-las. Mas é um tema que merece tratamento minucioso e a parte.
@VinnyDrugs4 жыл бұрын
Eu gosto do Jones mas as vezes ele sai um pouquinho da realidade.
@lightman3794 жыл бұрын
2:16 pfv não me obriga a fazer essa piada asuhashuashuas to me segurando aqui mas a 5 série ta batendo forte
@luizfelipebrandao62384 жыл бұрын
Sem tempo para comentar a contento, passo só pra alimentar o algoritmo.
@marisasilva43564 жыл бұрын
Alguém tem link pra essa carta do Marx de 1959 dirigida a Engels? Não achei na Net :(
@MarcelodeItapecerica4 жыл бұрын
Vídeo muito interessante, bem pontuado! Quando puder vou ver de novo para entender melhor o debate.
@fcvgarcia4 жыл бұрын
Professor FERA! obrigado por mais um vídeo excelente, Gustavo!
@danilo52504 жыл бұрын
olá Gustavo, gostaria de um vídeo sobre revolta de kronstadt, as revoltas camponesas e os Makhnovistas. Qual foi a posição do Stalin, Trotsky e Lenin?. Talvez nessa questão voce e o jones tenham a mesma posição. Saudações.
@adhemarl.f32804 жыл бұрын
Tô em busca de uma visão marxista sem ter que ser trotskista ou Stalinista
@gizelianascimento25074 жыл бұрын
Mas o Jones Manoel não é Stalinista kkkkkkkkkkk.
@abraaocorreavieira96832 жыл бұрын
Leia Marx, Engels e Lênin e tire suas próprias conclusões, se você for pelos canais marxistas você vai sempre encontrar uma visão marxista trotskista ou stalinista.
@powerzoldyck56702 жыл бұрын
Socialistas democráticos ( PSOL ) e o pessoal do Ecosocialismo
@juanrib96643 жыл бұрын
Me considero social democrata, estou estudando o marxismo e gostando, um dia entrei em um grupo com vários seguidores desse J.M. e em um debate sobre posição politica , simplesmente monte de gente falando que eu merecia ser fuzilado porque era um traidor , pense no desanimo, ainda bem que achei esse canal.
@pagodebregaeforro28032 жыл бұрын
Aí depois eles acham ruim quando dizem que a ideologia deles mataram milhões né... Me considero social democrata tbm. Assisto alguns videos assim mas nao me convencem muito, muita coisa que discordo: extremismo, stalinismo, e etc.
@fabiogabriel45932 жыл бұрын
A crítica deles é que a social demoracia sempre se degenera a direita como PSDB que começou social democrata e virou liberal Não concordo com esss crítica, depende de caso a caso
@fabiogabriel45932 жыл бұрын
Sim A burguesia sempre terá condições de virar o jogo Por isso eu defendo uma educação de qualidade e um esforço para maior politização do povo(o povo é muito pouco politizado, muitos nem sabe o que um deputado faz) Pois um golpe só funciona se grande parte da população for manipulada E também uma socialdemocracia tem que sempre buscar o aumento da participação popular na política
@pedrosilva7708 Жыл бұрын
@@pagodebregaeforro2803 po, mas aí você falou de duas coisas que você discorda no marxismo, mas são duas coisas que todo mundo discorda kkkkkk
@emersonsilva8604 жыл бұрын
1:14:50 Ao mesmo tempo, Cuba entrou de cabeça na questão de Angola, que se espalhou pra Namíbia e mesmo para a África do Sul do regime do apartheid. Isso pra não mencionar a participação no conflito entre Etiópia e Somália. Cuba ensaiou até mesmo intervenções na Guiné-Bissau e em Timor.
@felipesopi Жыл бұрын
Essa questão da "colonização interna", segundo a interpretação do Jones, me lembrou o caso brasileiro. A exploração interna da classe trabalhadora como financiadora do desenvolvimento industrial, e da manutenção do poderio agrário.
@felipedomingos64754 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Falta clareza (ou honestidade) no meio marxista brasileiro.
@celiocosta83113 жыл бұрын
Ao reagir a Jones Manoel, sugiro um debate entre você e ele.
@victorsousa1672 Жыл бұрын
1:07:47 O país em transição para a idade média, gostei 😂 Depois se possível faça um vídeo sobre a Coreia Gustavo
@antonioferreira76773 жыл бұрын
Excelente Canal!!!
@pedroalbanez71954 жыл бұрын
Como Trotskysta como vc avalia o texto "A moral deles e nossa"? Os revolucionários tem uma moral "superior" ou "diferente" do resto das pessoas? Pode-se justificar qualquer ato em nome da revolução, baseada nesse outro padrão moral? Parabéns pelo canal da pra ver que vc domina o assunto.
@huandney4 жыл бұрын
Recomenda essa biografia ''Trótski: Exílio e assassinato de um revolucionário'' Bertrand M. Patenaude ?
@brunomilhome26994 жыл бұрын
up
@professorluciojunior399814 күн бұрын
Eu fiz uma resenha dela em meu blog revista cidade sol.
@professorluciojunior399814 күн бұрын
Para Patenaude, “ondas de choque” da II Guerra chegariam até a URSS, onde as massas proletárias se uniriam para derrubar a “burocracia stalinista”. Com isso contava Trotsky, pois nesse momento ele e seus seguidores seriam convidados a liderar a luta para liderar a democracia dos trabalhadores na União Soviética. Mas uma rebelião dessa, depois da chegada de Hitler ao poder, não abriria as portas do país para uma invasão alemã? Igualmente, se essas ondas de choque eram esperadas, explica-se a repressão de Stálin frente a uma possível revolta. No entanto, nega-se que qualquer revolta na URSS tenha tido apoio de Trotsky. Ele é sempre visto como vítima, quase um Cristo, alguém que jamais revidou a todas as perseguições, nem tramou atentados, etc.
@freidenker46023 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@juanrulfomouro76884 жыл бұрын
Boa
@neyjansen2808 Жыл бұрын
Fala Gustavo, tudo bom? Da uma assistida no programa do stalinista Jones Manoel da explicação dele pro fim da URSS e da defesa que ele faz de Stalin contra Kruschev! Na visão dele Kruschev abalou a moral nacional quando atacou Stalin!!!! Você podia fazer um vídeo sobre isso. kzbin.info/www/bejne/pnvOgX5metl0kNk
@davidemanuel80314 жыл бұрын
Não sabia dessa do Fidel de recomendar a não expropriação das burguesias na América Central, mas isso é lógico com a posição inicial dele. Ele so passou a expropriar sua burguesia pra valer quando fracassou a negociação com os EUA e foi preciso se aproximar da URSS.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Exatamente David Emanuel. Ficou famosa a frase dele: "Não façam da Nicarágua uma nova Cuba" (e o sentido era a expropriação)
@davidemanuel80314 жыл бұрын
@@orientacaomarxista e é visto como modelo revolucionário… patético.
@DiegoGuilhermePereiraRibeiro4 жыл бұрын
Foi uma revolução nacionalista, depois se tornou socialista
@wilianaalmeida4 жыл бұрын
O Fidel cita isso até na biografia dele escrita em formato de entrevista com o Ignácio Ramonet
@hugomarinfumagali88044 жыл бұрын
Bom trabalho, camarada.
@wagnerferreirabrasil4 жыл бұрын
Que tal um tópico sobre Revolução Cubana? O quem era o Che? Herói ou porco?
@professorluciojunior399814 күн бұрын
Um aventureiro eclético com tintas marxistas.
@carlitocruzero4 жыл бұрын
Em um momento ele cita uma carta de marx em 1859 que eu não to achando alguém ae pode me ajudar a achar nela ele diz que marx fica preocupado que a china sufoque uma revolução na europa.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
A carta, na verdade, é de 8 de outubro de 1858. O trecho é o seguinte: “tarefa histórica da sociedade burguesa é a instituição de um mercado mundial”, o que “parece ter sido completado pela colonização da Califórnia e da Austrália e pela abertura da China e do Japão” “a questão difícil é a seguinte: no continente, a revolução é iminente e assumirá imediatamente um caráter socialista. Não estará ela condenada a ser esmagada neste pequeno recanto, considerando que num território mais vasto o movimento da sociedade burguesa ainda é ascendente?” MARX, K.; ENGELS, F. Correspondencia. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1972. p. 107
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
Eu sou o mais perto que ele conhece de mãe. O Dollface não quer casar. Tá perguntando se pode fugir pra minha casa.
@davidemanuel80314 жыл бұрын
Muito bom! Apesar do camarada lá ser muito confuso na exposição dele.
@59rsilva4 жыл бұрын
Gustavo, vc prometeu na descrição o link do artigo sobre István Mészaros e não pôs.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Me esqueci. Inserido na descrição. Segue aqui o link: teoriaerevolucao.pstu.org.br/istvan-meszaros-e-o-socialismo-em-um-so-pais/
@gustavoleao8064 жыл бұрын
É preciso desmascarar o stalinismo clássico (que até faz piada com a morte de Trotsky) e esse "neostalinismo", mais acanhado, que fica dizendo que esse debate tá ultrapassado, que tanto Stalin quanto Trotsky tem contribuições e que ambos são mal interpretados, mas que éum stalinismo ardiloso e tão nocivo quanto seu predecessor. Parabéns pelo vídeo. Queria muito que chegasse ao Jones e que ganhasse mais visibilidade.
@gustavoleao8064 жыл бұрын
@Destruialdramon vi agora o post no Facebook ironizando. Tirou o corpo fora cantando de galo. Fez jus à tradição stalinista, né? Se fosse governo, tinha mandado matar.
@sasenger4 жыл бұрын
Eu sou uma completa ignorante no tema, mas o pouco que segui pessoas e vi posicionamentos no twitter percebi EXATAMENTE isso que você publicou. É um stalinismo que não se posiciona muito, sutil e, como.voce disse, ardiloso.
@ViniciusOliveira-pn7sf4 жыл бұрын
@@sasenger Tão quase me fazendo da unfollow nele
@atps2229 күн бұрын
Mais pequenos = menores 😊
@Leon-fz3gk4 ай бұрын
Jones famoso stalinista de RPG
@-rr37db3--4 жыл бұрын
Seu canal é o melhorzinho que fala sobre Marxismo. Entenda, não estou falando que é bom, mas se comparado com o resto, realmente, se mostra um pouco superior. Queria ver um debate entre vc e um inscrito do seu canal. Sim, um inscrito, um inscrito chamado Olavo de Carvalho.
@Gabriel-mf7wh4 жыл бұрын
Gustavo, curto os seus vídeos e tal mas tenho certas divergências, como por exemplo esses ataques seus à Coréia do Norte. "Retrocedendo à idade média"? É mesmo? Na idade média eles tinham bomba atômica? Parece notícia da CNN, em que ao mesmo tempo a Coréia é o país mais atrasado do mundo e o país mais perigoso do mundo.
@ViniBoneto4 жыл бұрын
Retrocedendo à idade média no sentido em que o regime da Coréia do Norte pode ser comparável às monarquias absolutistas medievais européias, creio que seja isso.
@joaocaetano21294 жыл бұрын
Pstu po
@multslash4 жыл бұрын
Os discípulos de Trotsky todos só criticam a revolução dos outros, nunca fazendo as suas próprias.
@luan638364 жыл бұрын
Também fiquei pensando nisso.
@luiscarlosmarques39464 жыл бұрын
@@multslash Bingo
@PedroHenrique-tg2sp4 жыл бұрын
engraçado,quando é pra debater com os canais de direita marx n dizia qual era a sociedade q ele buscava,mas quando o vídeo é direcionado pra esquerda é estado na cara de todo mundo sem dó nem piedade
@fredericolambertucci4 жыл бұрын
Bom esse tópico de combate a indigência intelectual preponderante. Ps. Não há questão nacional propriamente colocada na Guerra Civil na França, sempre que o Marx está falando da comuna de paris, ele aponta o tempo inteiro o caráter universalista daquela revolução particular. Que ela tenha necessariamente que se processar nos marcos da nação, é uma obviedade.
@monteiro.naluizaКүн бұрын
queria ver a Marilena chaui e jones kkkkkkkkkkk doutora em etica e fa de stalin! aushuahsuahs seria lindo
@andersonmedina76814 жыл бұрын
Essa questão do nacionalismo do século XIX está mal colocada. O nacionalismo do século XIX era o internacionalismo do século XX. Pense como um italiano que via sua pátria rasgada por estados menores e sem importância e era sensível à união nacional. Diferentemente do que se possa crer, essa união não ocorreu sem barreiras. Havia interesses regionais, protecionismos, rivalidades, diferenças classistas, brigas de grupelhos políticos, que eram verdadeiros empecilhos ao avanço da união nacional. Além das guerras. O movimento nacionalista foi um movimento do liberalismo. O último sopro da ideologia enquanto revolucionária de esquerda. O internacionalismo hoje parte de premissas iguais, unir os povos e as economias, aproximar as culturas, porém visam a fins muito diferentes. O nacionalismo contemporâneo, por sua vez, não é aquele do século XIX. Ele se equipararia à resistência dos reinos, burgos e estados apequenados que resistiam ao patriotismo das revoluções liberais. Justamente a força reacionária. Assim, não há contradição entre o nacionalismo antigo e o internacionalismo contemporâneo. Ambos estão inseridos no mesmo movimento histórico, o segundo é a continuidade do primeiro.
@davidemanuel80314 жыл бұрын
Mas isso que foi ditto no vídeo. Há vários tipos de nacionalismos. Na América Latina, por exemplo, o nacionalismo vai ser luta pela independência. Nos EUA, vai ser imperialista, avançando sobre o México e sobre os povos indígenas. Alemanha e Itália, vai ser de unificação.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Concordo com tudo que escreveu Anderson Medina. Tanto que disse que o nacionalismo era, até a guerra franco prussiana, uma bandeira liberal e das esquerdas. Hoje o nacionalismo enquanto corrente política também tem as conotações que falou. Mas não a questão nacional quando entendida no sentido de superação do atraso, liberdade e autonomia para as nacionalidades etc etc Toda minha crítica se deve ao fato dele não precisar o que ele quer dizer por questão nacional. O que ele reivindica e o que não.
@andersonmedina76814 жыл бұрын
@@davidemanuel8031 Sim, eu não disse que estava incorreto, só achei necessário colocar melhor o tema porque causa confusão. Parece contraditório criticar o nacionalismo contemporâneo, da xenofobia, e tecer elogios a algumas revoluções nacionalistas do passado, então achei que a questão deveria ser aberta.
@andersonmedina76814 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Eu estava criticando o posicionamento dele também. Percebi a mesma coisa.
@Antipapatelos2 жыл бұрын
O nome do canal deveria ser "Orientação Trotskista"
@alvoroco Жыл бұрын
Ele fala muito mais de Marx do que de Trotsky, e este último era marxista, então o seu comentário não faz o menor sentido.
@Felipe-te2ej Жыл бұрын
@@alvoroco relaxa. Talvez seja um dos seguidores da galera que reabilitou o grande camarada genocida
@joaocfernandes627 Жыл бұрын
@@Felipe-te2ejEles não reabilitaram, eles tentaram (e tentam?). O que são coisas diferentes.
@stefanifilho4 жыл бұрын
Não concordo com esse formato de conteúdo. ÓBVIO que o canal é seu e vc faz o que quiser. Seria melhor um encontro de ideias... Achei muito ofensivo o que escrevi. Resolvi apagar, estava fazendo o que critico: tretando com quem é aliado. Acredito que tanto vc como Jones possuem muito conteúdo para nos ofertar e esse formato de vídeo não me agrada. Assim: kzbin.info/www/bejne/hWa2dmBri8-LfJI é bem melhor. Enfim...
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Ok Stéfani. Então. Estou aberto a debates e outros formatos. Mas não vejo qualquer problema no formato que utilizei, por várias razões. Em primeiro lugar, preservei o vídeo de Jones Manoel na íntegra, tal como ele publicou, de modo que quem assiste pode julgar se o comentário que faço é ou não uma distorção do que ele disse. Além disso, ele é livre para me responder, se julgar ter sido injustiçado nesse ou naquele comentário. Observe que o debate escrito, a forma absolutamente dominante dos debates mesmo nos dias de hoje, ocorre da mesma forma: vc cita e escreve sobre um determinado autor. Caso alguém julgue o comentário inadequado, pode escrever uma réplica. Compreendo perfeitamente que vc possa não gostar do formato. Mas, mesmo nesse caso, gostaria de deixar claro algo. Este formato se diferencia desse que você colocou como link, por ser muito mais forte. Se o fiz, foi porque julguei ser o mais adequado NESSE CASO. Como ilustra a situação que menciono nesse vídeo a partir do minuto 35, não penso que as minhas diferenças com o conteúdo apresentado pelo Jones Manoel é mera questão de interpretação e opinião, mas de uma análise mal intencionada da parte dele. Este foi o motivo de ter optado por esse formato. De qualquer modo, não vejo como este formato possa ser considerado imoral em nenhum sentido. Espero ao menos ter deixado claro como penso a questão.
@stefanifilho4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista deixou sim. A parte final do vídeo ficou muito boa. Posso estar sendo inocente em acreditar que está ocorrendo apenas uma falta de diálogo entre as divergências. Mas me parece que você e Jones (e a maioria de seus públicos) têm um inimigo em comum definido e possuem uma análise conjuntural precisa do momento em que vivemos, entretanto, ocorre um estranhamento em razão de divergências teóricas, que repito: parece uma trocação de socos que poderia ser mais construtiva se realizada em outros termos. Vale dizer que não estou menosprezando o embate teórico, apenas gostaria de vê-lo em outro formato. Mas olha, só de pensar que você leu o que escrevi num rompante de insatisfação e ainda me respondeu com cordialidade, já valeu a pena. Força aí, continue firme, você faz a diferença!
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
@@stefanifilho Penso que o meu vídeo não faz nada além disso: diálogo. A forma é dura? Sim. Eu bato pesado no conteúdo que ele apresenta? sim. Mas não há nenhum lugar que eu o ofenda ou faça caracterizações individuais ou algo do tipo. Me atento unicamente ao conteúdo do debate. Compreendo que tanto ele como eu temos inimigos em comum. Mas polemizar entre si não impede de combater esses inimigos em nenhum sentido. Tem outra questão fundamental. Em que sentido vamos se vencermos nossos inimigos? Penso que é esse o sentido do debate e, nesse campo, acredito que eu e Jones Manoel estamos em posições e perspetivas absolutamente opostas. Como falo no início do vídeo, as experiências fracassadas pagam um preço muito alto, como demonstra a experiência petista. Não se trata de meras diferenças de apreciação histórica. Trata-se sobre o presente. Grande abraço